Toyota Yaris 1.5 CVT Hatch e Sedã - consumo e preço - Chile Categorias:
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Toyota já vende no Chile a nova geração do modelo médio
Yaris, tanto em versão hatch, denominado de Yaris Sport, quanto sedã. No país andino a oferta de motores é limitada ao 1.5 VVT-i, associado com transmissão manual ou automática CVT Multitronic. Neste artigo relacionamos os preços e dados de consumo.
Os preços do Yaris Hatch e Sedã CVT no Chile estão bem competitivos, e abaixo do que a Volkswagen pede por versões equivalentes do Polo. O Yaris Hatch 1.5 CVT mais acessível (GLi) parte de $ 8,89 milhões de Pesos Chilenos (R$ 51 mil reais), enquanto o modelo topo de gama, Sport, sai de $ 10,190 milhões de pesos.
Para efeito de comparação, o nosso Polo é exportado para o Chile com motor 1.6 e transmissão manual ou automática, oferecido em 3 versões de acabamento. O Polo 1.6 MSI Automático mais barato é o Comfortline, e parte de $ 10,990 milhões de pesos chilenos (R$ 63 mil), enquanto o topo de gama, Highline, custa $ 12,490 milhões de pesos (R$ 71,5 mil).
Os números acima indicam que Polo 1.6 MSI Automático é, em média, 19% mais caro que o Yaris 1.5 Automático.
Todos os Yaris Hatch vem de série com Controle de Estabilidade Controle (VSC) e de inclinação (HAC), além de sistema de ABS mais EDB (Distribuição Electrónica de frenagem).
O motor 1.5 CVT tem consumo indicado pelo fabricante de 13,7 Km/l de gasolina em cidade, e 19,9 Km/l em estrada. Novamente, para efeito de comparação, o Polo 1.6 MSI AT registra 10,4 Km/l em cidade, e 18,7 Km/l em estrada.
Além do Yaris Hatch, a Toyota oferece também, no Chile, o Yaris Sedã, com 28 cm adicionais em relação ao Hatch, com comprimento total de 4,42 metros e entre-eixos de 2,55 metros. O destaque fica para o porta-malas, com, 506 litros, contra 310 litros do Hatch.
Dados Técnicos - Toyota Yaris 1.5 CVT<!--td {border: 1px solid #ccc;}br {mso-data-placement:same-cell;}-->
| Yaris Hatch 1.5 CVT | Yaris Sedan 1.5 CVT | Polo Hatch |
Potencia [cv] | 107 | 107 | 110 |
Torque [Nm] | 140 | 140 | 158 |
Consumo Cidade - Km/l | 13,7 | 13,7 | 10,4 |
Consumo Estrada - Km/l | 19,9 | 19,9 | 18,7 |
Comprimento - M | 4,14 | 4,42 | 4,06 |
Entre-eixos - M | 2,55 | 2,55 | 2,56 |
Largura - M | 1,73 | 1,73 | 1,75 |
Porta-malas - L | 310 | 506 | 300 |
Peso - Kg | 1095 | 1135 | 1083 |
Preço básico (Peso) | $8.890 | $9.290 | $10.990 |
Preço top (Peso) | $10.890 | $10.190 | $12.490 |
Preço básico (R$) | R$50.915 | R$53.206 | R$62.943 |
Preço top (R$) | R$62.370 | R$58.361 | R$71.534 |
ConclusãoOs números oficiais de consumo e preço para o mercado chileno apontam que o Yaris Hatch 1.5 CVT é um pouco maior, em média 20% mais barato e consome menos combustível que o Polo 1.6 MSI Automático.
Entretanto, a aplicação de tais proporções ao mercado brasileiro não é possível por contra de diferenças de estrutura tributária e também o próprio posicionamento de marketing. O Polo no Brasil é vendido com o motor 200 TSI e transmissão automática - o qual paga menos imposto que os modelos com motor 1.5 e 1.8 (prováveis motorizações do Yaris).
COMENTÁRIOS: Tomara que a Toyota tenha a coragem de oferecer o Yaris aqui também a preços melhores do que os do Polo em versões concorrentes.