Novo Corolla 2020 terá motor 2.0 Híbrido de 180 cv - Brasil
CATEGORIAS: [url=https://www.car.blog.br/search/label/An%C3%A1lise de Usados]ANÁLISE DE USADOS[/url] , SEDAS-MEDIOS , TOYOTA , TOYOTA-COROLLA 73 COMENTÁRIOSA Toyota do Brasil prepara o lançamento da nova geração do Corolla no mercado nacional para o segundo semestre deste ano. O modelo brasileiro terá basicamente a mesma estética do europeu (modelo das imagens), mas o sistema de energia híbrido será o mesmo usada no Corolla Hatch e Touring Sports europeus, baseada no novo motor 2.0 de injeção direta. No Brasil terá ainda a tecnologia flex. A informação é da revista Auto Esporte.
Essa é uma novidade no modelo brasileiro, visto que as informações que circulavam até então sustentavam que o Corolla nacional híbrido seguiria a mesma receita do Prius e do Corolla Sedan híbrido vendido nos mercados americano e europeu, que seria o motor 1.8L de 122 cv, flex + motor elétrico. O problema é que esse propulsor do Prius é um tanto anêmico para o nível de preço que o Corolla Híbrido será vendido no Brasil - estimados R$ 125 mil reais.
Assim, o Corolla brasileiro usará o novo powertrain híbrido lançado no ano passado no mercado europeu para as versões hatch e station. Esse novo sistema híbrido de 2.0 litros desenvolve 183 cv e 190 Nm de torque, e também com a potência adicional de um motor elétrico impulsionado por uma bateria de níquel-hidreto metálico de 80 kW (108 cv) / 650 V que desenvolve torque máximo de 202 Nm a partir de zero rpm.
Desempenho e consumo
Segundo informações da Toyota, o Corolla 2.0 Híbrido acelera de 0 a 100 km / h em torno de 8 segundos, e atinge uma velocidade máxima limitada de 180 Km/h. O consumo médio medido na norma WTLP é de 27 km/l.
As diferenças entre os sistemas híbridos de 1.8 e 2.0 litros vão além da deslocamento e da potência. Segundo a Toyota, o sistema 1.8 foi desenvolvido com foco em economia, enquanto o 2.0 prioriza potência e uma movimentação mais dinâmica. Entretanto, o sistema híbrido 2.0 de carregamento automático é completamente novo e pode oferecer excelente eficiência em termos de consumo e condução de entusiasta.
Esse novo powertrain híbrido de 2.0 litros dá ao Corolla uma sensação de aceleração mais intensa. Quando se liga o carro, o motor a combustão não funciona, apenas o elétrico. Usa-se mais bateria e o motor elétrico que entrega todo o torque sempre, oferecendo uma sensação mais linear do motor e do veículo correspondentes durante a aceleração.
O Corolla 2.0 híbrido opera em modo exclusivamente elétrico até 55 Km/h. A partir dessa velocidade entra em operação o sistema a combustão. Isso acontece em operação normal - caso o motorista faça uma arrancada mais esportiva, os dois motores operam simultaneamente desde a imobilidade. Dependendo do modo de condução, o Corolla 2.0 Híbrido pode operar em modo exclusivamente elétrico a até 115 km/h.
A entrada em ação do motor a gasolina é feita com suavidade, e ele é desativado automaticamente em declives, sendo que o carro é mantido em movimento com o motor elétrico.
Uma outra novidade do sistema híbrido 2.0 está na transmissão - que a Toyota chama de "transaxle", no lugar de "caixa de câmbio". O Corolla 2.0 Híbrido conta com shift paddles no volante para seleção manual de marchas - algo não disponível nas versões 1.8.
Mais esportivo
O Corolla carrega uma herança de mais de 50 anos, mas nesta 12ª geração a Toyota colocou um pouco mais de esportividade - "estilo dinâmico" e "prazer de dirigir / divertido de dirigir" foram os dois principais pilares. Para alcançar esses dois elementos, usaram a nova plataforma GA-C baseada em TNGA.
O novo Corolla compartilha sua plataforma com a última geração do Prius e C-HR. Isso por si só já parte de uma boa base para a dinâmica de condução graças a uma posição de condução baixa, a um centro de gravidade rebaixado e à suspensão traseira multi-link. No entanto, o Corolla oferta ainda mais desempenho dinâmico.
Por exemplo, a resposta da direção foi desenvolvida para proporcionar uma melhor sensação de direção, e a suspensão traseira agora apresenta amortecedores recém-desenvolvidos com nova tecnologia de fricção para proporcionar um equilíbrio maior entre a condução e o manuseio.
Dimensões
O novo Corolla 2020 é 2 cm mais baixo, e a distância do capô dianteiro em relação ao solo é 3,5 cm menor. O balanço dianteiro foi encurtado em 0,5 cm, enquanto o traseiro foi aumentado em 1,5 cm. O comprimento total agora é de 4,63 metros, e a distância entre-eixos manteve-se em 2,7 metros. O centro de gravidade está 1 cm mais baixo.
A carroceria usa aços de alta e ultra-alta resistência, o que propiciou um incremento de 60% na rigidez torcional da carroceria, mesmo tendo ficado mais leve, pois os painéis de porta e do teto tiveram sua espessura reduzida.
O interior traz uma sensação superior de qualidade em relação ao modelo atual. O espaço para passageiros foi ampliado, e o porta-malas do modelo europeu (sem estepe) é de 470 litros.
O painel tem um layout horizontalizado, onde se destaca uma tela tátil de oito polegadas, agora compatível com o Apple CarPlay, mas não com o Android Auto.
O cluster de instrumentos conta com elemento em TFT de maiores dimensões (7 polegadas), com diversas informações do computador de bordo.
O Corolla híbrido tem agora seleção de modo de condução (Eco, Normal e Sport), e ainda um botão para manter o carro operando apenas em modo elétrico (com velocidade limitada em 115 km/h). A manopla de transmissão conta com posições P, R, N e D - tradicionais.
Há ainda uma posição "B", que é usada para regeneração máxima de energia para carregar as baterias em desacelerações e frenagens.
Conclusão
O Novo Corolla 2020 chega com uma imagem de alta tecnologia graças ao sistema de propulsão híbrido, o qual já vem sendo desenvolvido há mais de 20 anos pela Toyota.
Esse novo modelo tem características para manter a preferência do público tradicional do Corolla, conservador, e avançar em uma clientela mais jovem, que demanda mais tecnologia e inovações.
Essa é uma novidade no modelo brasileiro, visto que as informações que circulavam até então sustentavam que o Corolla nacional híbrido seguiria a mesma receita do Prius e do Corolla Sedan híbrido vendido nos mercados americano e europeu, que seria o motor 1.8L de 122 cv, flex + motor elétrico. O problema é que esse propulsor do Prius é um tanto anêmico para o nível de preço que o Corolla Híbrido será vendido no Brasil - estimados R$ 125 mil reais.
Assim, o Corolla brasileiro usará o novo powertrain híbrido lançado no ano passado no mercado europeu para as versões hatch e station. Esse novo sistema híbrido de 2.0 litros desenvolve 183 cv e 190 Nm de torque, e também com a potência adicional de um motor elétrico impulsionado por uma bateria de níquel-hidreto metálico de 80 kW (108 cv) / 650 V que desenvolve torque máximo de 202 Nm a partir de zero rpm.
Desempenho e consumo
Segundo informações da Toyota, o Corolla 2.0 Híbrido acelera de 0 a 100 km / h em torno de 8 segundos, e atinge uma velocidade máxima limitada de 180 Km/h. O consumo médio medido na norma WTLP é de 27 km/l.
As diferenças entre os sistemas híbridos de 1.8 e 2.0 litros vão além da deslocamento e da potência. Segundo a Toyota, o sistema 1.8 foi desenvolvido com foco em economia, enquanto o 2.0 prioriza potência e uma movimentação mais dinâmica. Entretanto, o sistema híbrido 2.0 de carregamento automático é completamente novo e pode oferecer excelente eficiência em termos de consumo e condução de entusiasta.
Esse novo powertrain híbrido de 2.0 litros dá ao Corolla uma sensação de aceleração mais intensa. Quando se liga o carro, o motor a combustão não funciona, apenas o elétrico. Usa-se mais bateria e o motor elétrico que entrega todo o torque sempre, oferecendo uma sensação mais linear do motor e do veículo correspondentes durante a aceleração.
O Corolla 2.0 híbrido opera em modo exclusivamente elétrico até 55 Km/h. A partir dessa velocidade entra em operação o sistema a combustão. Isso acontece em operação normal - caso o motorista faça uma arrancada mais esportiva, os dois motores operam simultaneamente desde a imobilidade. Dependendo do modo de condução, o Corolla 2.0 Híbrido pode operar em modo exclusivamente elétrico a até 115 km/h.
A entrada em ação do motor a gasolina é feita com suavidade, e ele é desativado automaticamente em declives, sendo que o carro é mantido em movimento com o motor elétrico.
Uma outra novidade do sistema híbrido 2.0 está na transmissão - que a Toyota chama de "transaxle", no lugar de "caixa de câmbio". O Corolla 2.0 Híbrido conta com shift paddles no volante para seleção manual de marchas - algo não disponível nas versões 1.8.
Mais esportivo
O Corolla carrega uma herança de mais de 50 anos, mas nesta 12ª geração a Toyota colocou um pouco mais de esportividade - "estilo dinâmico" e "prazer de dirigir / divertido de dirigir" foram os dois principais pilares. Para alcançar esses dois elementos, usaram a nova plataforma GA-C baseada em TNGA.
O novo Corolla compartilha sua plataforma com a última geração do Prius e C-HR. Isso por si só já parte de uma boa base para a dinâmica de condução graças a uma posição de condução baixa, a um centro de gravidade rebaixado e à suspensão traseira multi-link. No entanto, o Corolla oferta ainda mais desempenho dinâmico.
Por exemplo, a resposta da direção foi desenvolvida para proporcionar uma melhor sensação de direção, e a suspensão traseira agora apresenta amortecedores recém-desenvolvidos com nova tecnologia de fricção para proporcionar um equilíbrio maior entre a condução e o manuseio.
Dimensões
O novo Corolla 2020 é 2 cm mais baixo, e a distância do capô dianteiro em relação ao solo é 3,5 cm menor. O balanço dianteiro foi encurtado em 0,5 cm, enquanto o traseiro foi aumentado em 1,5 cm. O comprimento total agora é de 4,63 metros, e a distância entre-eixos manteve-se em 2,7 metros. O centro de gravidade está 1 cm mais baixo.
A carroceria usa aços de alta e ultra-alta resistência, o que propiciou um incremento de 60% na rigidez torcional da carroceria, mesmo tendo ficado mais leve, pois os painéis de porta e do teto tiveram sua espessura reduzida.
O interior traz uma sensação superior de qualidade em relação ao modelo atual. O espaço para passageiros foi ampliado, e o porta-malas do modelo europeu (sem estepe) é de 470 litros.
O painel tem um layout horizontalizado, onde se destaca uma tela tátil de oito polegadas, agora compatível com o Apple CarPlay, mas não com o Android Auto.
O cluster de instrumentos conta com elemento em TFT de maiores dimensões (7 polegadas), com diversas informações do computador de bordo.
O Corolla híbrido tem agora seleção de modo de condução (Eco, Normal e Sport), e ainda um botão para manter o carro operando apenas em modo elétrico (com velocidade limitada em 115 km/h). A manopla de transmissão conta com posições P, R, N e D - tradicionais.
Há ainda uma posição "B", que é usada para regeneração máxima de energia para carregar as baterias em desacelerações e frenagens.
Conclusão
O Novo Corolla 2020 chega com uma imagem de alta tecnologia graças ao sistema de propulsão híbrido, o qual já vem sendo desenvolvido há mais de 20 anos pela Toyota.
Esse novo modelo tem características para manter a preferência do público tradicional do Corolla, conservador, e avançar em uma clientela mais jovem, que demanda mais tecnologia e inovações.
COMENTÁRIOS: Para ser bem sincero, até acho cedo para abrir tópico sobre o modelo, mas o fato é que já tem tanta informação sobre o mesmo que em vez de colocar umas tantas no tópicos das revistas e outras tantas no tópico sobre o que vem da internet, neste caso, pensei em já deixar tudo centralizado. Aqui, acho que ainda cabe uma certa aura de especulação, mas o fato é que embora se tenham começado os testes do híbrido flex da Toyota com o Prius, que usa o motor 1.8, quando apareceram os Corolla hatch, a coisa mudou de figura, uma vez que agora inclusive já se confirmou que este modelo na Europa, só com 2.0 híbrido. Por sinal, embora sonho meu, adoraria ver o hatch comercializado por aqui.