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Toyota Corolla 2.020

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1Toyota Corolla 2.020 Empty Toyota Corolla 2.020 Seg 11 Mar - 17:44

KÜLL



Novo Corolla 2020 terá motor 2.0 Híbrido de 180 cv - Brasil

CATEGORIAS: [url=https://www.car.blog.br/search/label/An%C3%A1lise de Usados]ANÁLISE DE USADOS[/url] , SEDAS-MEDIOS , TOYOTA , TOYOTA-COROLLA 73 COMENTÁRIOS


A Toyota do Brasil prepara o lançamento da nova geração do Corolla no mercado nacional para o segundo semestre deste ano. O modelo brasileiro terá basicamente a mesma estética do europeu (modelo das imagens), mas o sistema de energia híbrido será o mesmo usada no Corolla Hatch e Touring Sports europeus, baseada no novo motor 2.0 de injeção direta. No Brasil terá ainda a tecnologia flex. A informação é da revista Auto Esporte.


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Essa é uma novidade no modelo brasileiro, visto que as informações que circulavam até então sustentavam que o Corolla nacional híbrido seguiria a mesma receita do Prius e do Corolla Sedan híbrido vendido nos mercados americano e europeu, que seria o motor 1.8L de 122 cv, flex + motor elétrico. O problema é que esse propulsor do Prius é um tanto anêmico para o nível de preço que o Corolla Híbrido será vendido no Brasil - estimados R$ 125 mil reais.


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Assim, o Corolla brasileiro usará o novo powertrain híbrido lançado no ano passado no mercado europeu para as versões hatch e station. Esse novo sistema híbrido de 2.0 litros desenvolve 183 cv e 190 Nm de torque, e também com a potência adicional de um motor elétrico impulsionado por uma bateria de níquel-hidreto metálico de 80 kW (108 cv) / 650 V que desenvolve torque máximo de 202 Nm a partir de zero rpm.


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Desempenho e consumo

Segundo informações da Toyota, o Corolla 2.0 Híbrido acelera de 0 a 100 km / h em torno de 8 segundos, e atinge uma velocidade máxima limitada de 180 Km/h. O consumo médio medido na norma WTLP é de 27 km/l.


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As diferenças entre os sistemas híbridos de 1.8 e 2.0 litros vão além da deslocamento e da potência. Segundo a Toyota, o sistema 1.8 foi desenvolvido com foco em economia, enquanto o 2.0 prioriza potência e uma movimentação mais dinâmica. Entretanto, o sistema híbrido 2.0 de carregamento automático é completamente novo e pode oferecer excelente eficiência em termos de consumo e condução de entusiasta.


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Esse novo powertrain híbrido de 2.0 litros dá ao Corolla uma sensação de aceleração mais intensa. Quando se liga o carro, o motor a combustão não funciona, apenas o elétrico. Usa-se mais bateria e o motor elétrico que entrega todo o torque sempre, oferecendo uma sensação mais linear do motor e do veículo correspondentes durante a aceleração. 


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O Corolla 2.0 híbrido opera em modo exclusivamente elétrico até 55 Km/h. A partir dessa velocidade entra em operação o sistema a combustão. Isso acontece em operação normal - caso o motorista faça uma arrancada mais esportiva, os dois motores operam simultaneamente desde a imobilidade. Dependendo do modo de condução, o Corolla 2.0 Híbrido pode operar em modo exclusivamente elétrico a até 115 km/h. 


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A entrada em ação do motor a gasolina é feita com suavidade, e ele é desativado automaticamente em declives, sendo que o carro é mantido em movimento com o motor elétrico.


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Uma outra novidade do sistema híbrido 2.0 está na transmissão - que a Toyota chama de "transaxle", no lugar de "caixa de câmbio". O Corolla 2.0 Híbrido conta com shift paddles no volante para seleção manual de marchas - algo não disponível nas versões 1.8. 

Mais esportivo

O Corolla carrega uma herança de mais de 50 anos, mas nesta 12ª geração a Toyota colocou um pouco mais de esportividade - "estilo dinâmico" e "prazer de dirigir / divertido de dirigir" foram os dois principais pilares. Para alcançar esses dois elementos, usaram a nova plataforma GA-C baseada em TNGA.


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O novo Corolla compartilha sua plataforma com a última geração do Prius e C-HR. Isso por si só já parte de uma boa base para a dinâmica de condução graças a uma posição de condução baixa, a um centro de gravidade rebaixado e à suspensão traseira multi-link. No entanto, o Corolla oferta ainda mais desempenho dinâmico.


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Por exemplo, a resposta da direção foi desenvolvida para proporcionar uma melhor sensação de direção, e a suspensão traseira agora apresenta amortecedores recém-desenvolvidos com nova tecnologia de fricção para proporcionar um equilíbrio maior entre a condução e o manuseio.

Dimensões

O novo Corolla 2020 é 2 cm mais baixo, e a distância do capô dianteiro em relação ao solo é 3,5 cm menor. O balanço dianteiro foi encurtado em 0,5 cm, enquanto o traseiro foi aumentado em 1,5 cm. O comprimento total agora é de 4,63 metros, e a distância entre-eixos manteve-se em 2,7 metros. O centro de gravidade está 1 cm mais baixo.


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A carroceria usa aços de alta e ultra-alta resistência, o que propiciou um incremento de 60% na rigidez torcional da carroceria, mesmo tendo ficado mais leve, pois os painéis de porta e do teto tiveram sua espessura reduzida.


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O interior traz uma sensação superior de qualidade em relação ao modelo atual. O espaço para passageiros foi ampliado, e o porta-malas do modelo europeu (sem estepe) é de 470 litros. 


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O painel tem um layout horizontalizado, onde se destaca uma tela tátil de oito polegadas, agora compatível com o Apple CarPlay, mas não com o Android Auto.


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O cluster de instrumentos conta com elemento em TFT de maiores dimensões (7 polegadas), com diversas informações do computador de bordo.


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O Corolla híbrido tem agora seleção de modo de condução (Eco, Normal e Sport), e ainda um botão para manter o carro operando apenas em modo elétrico (com velocidade limitada em 115 km/h). A manopla de transmissão conta com posições P, R, N e D - tradicionais.


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Há ainda uma posição "B", que é usada para regeneração máxima de energia para carregar as baterias em desacelerações e frenagens. 



Conclusão


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Novo Corolla 2020 chega com uma imagem de alta tecnologia graças ao sistema de propulsão híbrido, o qual já vem sendo desenvolvido há mais de 20 anos pela Toyota.


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Esse novo modelo tem características para manter a preferência do público tradicional do Corolla, conservador, e avançar em uma clientela mais jovem, que demanda mais tecnologia e inovações.

COMENTÁRIOS: Para ser bem sincero, até acho cedo para abrir tópico sobre o modelo, mas o fato é que já tem tanta informação sobre o mesmo que em vez de colocar umas tantas no tópicos das revistas e outras tantas no tópico sobre o que vem da internet, neste caso, pensei em já deixar tudo centralizado. Aqui, acho que ainda cabe uma certa aura de especulação, mas o fato é que embora se tenham começado os testes do híbrido flex da Toyota com o Prius, que usa o motor 1.8, quando apareceram os Corolla hatch, a coisa mudou de figura, uma vez que agora inclusive já se confirmou que este modelo na Europa, só com  2.0 híbrido. Por sinal, embora sonho meu, adoraria ver o hatch comercializado por aqui.

2Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Seg 11 Mar - 21:34

Domingos V


Administrador

Sem problemas abrir o tópico, já era hora mesmo. O carro já não tem mais mistério e está praticamente lançado (la fora já lançou)...

Do hatch: me contentaria com uma versão de entrada, aos moldes da extinta GLi básica, de preferência com câmbio manual. Poderia ser hatch ou sedan, tanto faz.

3Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Ter 16 Abr - 17:41

KÜLL



Toyota anuncia produção do Corolla híbrido flex nesta quarta-feira

Nova geração do sedan médio fará sua estreia no segundo semestre e poderá rodar com gasolina, etanol e eletricidade

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Toyota Corolla 2020 Imagem: Divulgação

16/04/2019 16:40

A Toyota confirmou há pouco que anunciará nesta quarta-feira (17), “primeiro veículo do mundo, produzido no País, a ser equipado com propulsão híbrida flex”. Embora não tenha revelado qual modelo é este trata-se do Corolla de nova geração.

O sedan passará a ser fabricado em Indaiatuba no segundo semestre e estrear no mercado brasileiro até o final do ano. A 12ª geração do automóvel mais vendido do mundo foi apresentada no final de 2018 na Ásia enquanto a versão que deverá ser produzida no Brasil, baseada na europeia, foi mostrada em fevereiro.

Construído sobre a nova plataforma TNGA, que já é usada no novo Prius, o Corolla 2020 estreará o inédito motor 1.8 híbrido combinado com um motor elétrico que é capaz de suprir sozinho mais de 50% dos deslocamentos urbanos.

Associado ao uso do etanol, o motor do Corolla híbrido deverá ser um dos mais eficientes e ecológicos do país. Na Europa, o conjunto (sem a opção flex) consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos e atingir até 180 km/h. O rendimento do sedan beira os 30 km por litro de gasolina.

O anúncio do primeiro híbrido nacional com motor flex ocorrerá as 11h em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

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Toyota Corolla 2020
Imagem: Divulgação

4Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Ter 16 Abr - 21:08

Domingos V


Administrador

Não ia ser 2.0? Ou esse é só no aspirado?

Bom, o que importa é preço. Dá para comprar picape diesel 4x4 com o que estão cobrando nas versões de topo dos sedans médios.

Ainda que de propostas completamente diferentes, deve custar o dobro fazer uma picape com chassi separado da carroceria, muito mais aço, muito mais acabamento, o sistema de tração nas 4, o dimensionamento para "aguentar tranco", o motor turbo diesel etc.

Também tem um monte de esportivo na faixa dos 150 mil, com custos maiores que um sedan médio metido a esportivinho.

O futuro da categoria reside aí. Se o Corolla for muito caro, em especial nas versões normais, já era. Hoje eu compraria uma picape ou um esportivo no lugar de um Corolla, se por preço próximo, só de raiva mesmo.

5Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Qua 17 Abr - 12:06

KÜLL



Toyota confirma novo Corolla híbrido Flex para o último trimestre deste ano

Por Marlos Ney Vidal - 17 de abril de 2019

Novo Toyota Corolla híbrido Flex chegará ao mercado no último trimestre de 2019. Modelo construído a partir da plataforma TNGA continuará a ser produzido em Indaiatuba (SP)

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Foto | Toyota/Divulgação

Em solenidade com o governador de São Paulo, Toyota confirma a chegada do novo Corolla Híbrido ao Brasil. Construído a partir da arquitetura Toyota New Global Architecture (TNGA), a n ova geração do sedã médio continuará a ser fabricada em Indaiatuba (SP). A marca também confirmou que o Corolla 2020 será lançado no último trimestre de 2019. Em junho de 2018, a reportagem do Autos Segredos antecipou que o sedã teria a motorização híbrida com tecnologia flex.

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Foto | Toyota/Divulgação

Híbrido Flex

Com a motorização híbrida, a Toyota afirma que o Corolla Híbrido Flex será o automóvel movido a etanol mais eficiente do Brasil e o híbrido mais limpo do mundo. O conjunto é formado por um motor 1.8 que trabalha em conjunto com um elétrico. O câmbio será automático do tipo CVT.

Novo motor 2.0

Chamado internamente de Projeto 360B, a nova geração do sedã médio de maior sucesso no mercado nacional terá ainda novo motor 2.0. O propulsor continuará a ser aspirado, porém, terá injeção direta de combustível. As potências e torque devem ficar bem acima dos números (153/144 cv e 20,7/18,6 kgfm) do motor 2.0 atual. O Toyota Corolla 2020 também ganhará nova transmissão CVT.


Rota 2030

Segundo a Toyota, a tecnologia une a eficiência e o baixo nível de emissões do motor elétrico e a capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbônico de um combustível de origem 100% renovável. O sistema ainda atende aos propósitos do Programa Rota 2030, recentemente sancionado pelo Governo Federal que tem como um dos requisitos estimular a produção de veículos mais eficientes.

Toyota Corolla 2.020 Novo-toyota-corolla-sedan-hibrido-10
Foto | Toyota/Divulgação

Plataforma

A nova geração será construída a partir da plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA). Em setembro, a marca japonesa anunciou o investimento de R$ 1 bilhão para modernização da unidade de Indaiatuba (SP) para produção da nova geração do sedã.

Visual

A dianteira do Toyota Corolla 2020 ganhou linhas mais esportivas, mas, dentro do gosto de seu público. O novo para-choque terá uma enorme grade filetada que ocupa boa parte da porção dianteira do sedã. A logo da marca fica em destaque no centro unindo os faróis que terão formato com boa dose de ousadia.

Por conta da plataforma TNGA, o Toyota Corolla 2020 ficará maior proporcionando mais espaço interno para os ocupantes. Na parte inferior das portas um vinco quebra a monotonia do desenho. Em relação ao Auris, a porta traseira do sedã muda para dar nova caída para coluna “C”.

Toyota Corolla 2.020 Novo-toyota-corolla-sedan-hibrido-11
Foto | Toyota/Divulgação

Na traseira, o Toyota Corolla 2020 recebeu lanternas estreitas que invadem a tampa do porta-malas. Iluminada por LED´s, elas são unidas por uma régua que se estender por cima da placa de identificação. A traseira é curta, mantendo uma certa esportividade no sedã. O para-choque terá vincos e na parte inferior ele abrigará uma reentrância e o escape ficará escondido por uma moldura.

Tamanho

O Corolla 2020 conta com 4,63 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,43 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. No mercado europeu, o sedã tem capacidade para 471 litros de bagagem.

América do Sul

Para os demais países do mercado latino como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia, a marca planeja a comercialização do Corolla 2020 a partir do primeiro semestre de 2020.

https://www.autossegredos.com.br/marcas/toyota/toyota-confirma-novo-corolla-hibrido-flex-para-o-ultimo-trimestre-deste-ano/

6Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Qua 17 Abr - 12:09

KÜLL



Toyota confirma: novo Corolla chega este ano como 1º híbrido flex no mundo

Fabricante chamou o governador de SP para anunciar que sedã médio trocará de plataforma e receberá inédita motorização híbrida capaz de beber etanol

Por Leonardo Felix
17 abr 2019, 11h28


Visual do Corolla híbrido europeu será o mesmo adotado pelo híbrido flex brasileiro (Divulgação/Toyota)


A Toyota confirmou na manhã desta quarta-feira (17), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo estadual de São Paulo), com direito a presença do governador, João Doria, que o primeiro veículo híbrido flex de sua história, e também no mundo, será mesmo o Corolla.

Mais do que isso: ratificou que o sedã médio trocará de geração, ganhando a plataforma modular global TNGA, e que todas essas novidade serão lançadas no mercado brasileiro no último trimestre deste ano.


Design é mais conservador que o da esportiva versão americana (Divulgação/Toyota)

Embora aguardada, a notícia não chega a ser tão impactante para quem acompanha QUATRO RODAS.

Nossa equipe já havia antecipado que o Corolla seria o responsável por estrear a tecnologia híbrida flex da fabricante japonesa, e que a fábrica de Indaiatuba (SP) já estava recebendo atualizações para iniciar o fabrico do modelo ainda em 2019.


Segundo a Toyota, o complexo localizado no interior paulista recebeu R$ 1 bilhão em investimentos para receber a nova matriz veicular que servirá como base para a 12ª geração do Corolla. Nossa reportagem pode afirmar que o lançamento ocorrerá em outubro.



Motor 1.8 trabalha junto a um elétrico cuja energia é regenerada pelo próprio motor a combustão ou durante as frenagens
Motor 1.8 trabalha junto a um elétrico cuja energia é regenerada pelo próprio motor a combustão ou durante as frenagens (Divulgação/Toyota)

Entretanto, conforme revelado com exclusividade pelo então presidente da marca na América Latina, Steve St. Angelo, durante o Salão de Detroit, em janeiro, o motor híbrido flex virá inicialmente importado do Japão.

A Toyota mantém segredo sobre as especificações técnicas do propulsor, mas espera-se pelo uso do mesmo 1.8 de ciclo Atkinson e auxiliado por motor elétrico do Prius, porém com as devidas adaptações para aceitar a injeção de gasolinam, etanol ou os dois misturados.

Dessa forma, o Corola híbrido flex será um híbrido puro, ou seja, sem recarga externa. E a potência tende ficar acima dos 122 cv combinados gerados pelo 1.8 híbrido a gasolina no Prius.

Além disso, a tecnologia permitirá à Toyota obter descontos em IPI e outros incentivos fiscais dentro do programa Rota 2030.


Novo desenho do painel romperá completamente com a geração atual do modelo.
Novo desenho do painel romperá completamente com a geração atual do modelo. (Divulgação/Toyota)

Ainda de acordo com a marca, os índices de abatimento da emissão de CO² na atmosfera com a combinação etanol mais motor elétrico estão “entre os melhores do mundo”.

Caso a tecnologia seja assimilada e aceita pelos consumidores brasileiros, é bem possível – para não dizer provável – que a Toyota decida nacionalizar a produção do motor e inclui-lo em outros modelos.

Vale menção especial um SUV compacto que vem sendo desenvolvido para ganhar o mercado nacional em 2021.

7Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Qua 17 Abr - 12:11

KÜLL



O Mundo em Movimento


Corolla será o primeiro híbrido flex do mundo

Joel Leite

17/04/2019 11h39

Motorização inédita será fabricada em Indaiatuba


Em sua 12ª atualização, o Corolla, sedã, líder de vendas da Toyota, vai ser o primeiro veículo no mundo com motorização híbrida flex e será produzido no Brasil.

O anúncio foi feito hoje no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, com o governador do estado João Doria e o presidente da montadora no Brasil, Rafael Chang.

Os estudos para o desenvolvimento da tecnologia começaram em 2015 pela equipe de engenharia brasileira e japonesa, mas foram anunciados só em março do ano passado e agora, parte para a realização.

O Corolla será fabricado em Indaiatuba, unidade que recebeu R$ 1 bilhão em investimento, com previsão de chegada nas concessionárias do País no último trimestre deste ano. Em 2020 a marca pretende começar a exportar para os países da América Latina como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia.

"A Toyota é entusiasta de motores eletrificados e precursora da disseminação dessa tecnologia. Agora está mais uma vez fazendo história, trazendo a propulsão híbrida flex", afirmou o presidente Rafael Chang.

A Toyota teve o apoio da União da Indústria da Cana-de-açúcar.

8Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Qua 17 Abr - 12:12

KÜLL



[size=40]TESTES E LANÇAMENTOS[/size]








[size=52]Toyota Corolla híbrido flex aparece camuflado em SP e chega em outubro



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Toyota Corolla híbrido flex 2020 aparece pela primeira vez, ainda camuflado, no Palácio dos BandeirantesImagem: Murilo Goes/UOL


Do UOL, em São Paulo (SP)
17/04/2019 11h42


A Toyota apresentou na manhã desta quarta-feira (17), ainda protegido sob camuflagem, o novo Corolla 2020, que será o primeiro automóvel híbrido flex produzido em série do mundo. A marca confirmou para outubro a data de lançamento, antecipada por UOL Carros. A produção permanecerá em Indaiatuba, no interior paulista, que recebeu investimentos de R$ 1 bilhão, anunciados no fim de setembro do ano passado, para produzir a 12ª geração do sedã.
A apresentação aconteceu em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com a presença do governador João Doria. Ele anunciou que a Toyota terá futuramente novos aportes em suas fábricas instaladas no Estado (Indaiatuba, Porto Feliz, Sorocaba e São Bernardo do Campo) e será enquadrada no programa Incentivauto, que prevê desconto de até 25% no ICMS a montadoras baseadas em São Paulo, sob a condição de trazerem novos investimentos e contratações.


Por enquanto, a Toyota não revela detalhes técnicos sobre a 12ª geração do Corolla brasileiro nem dos citados futuros investimentos.
Carro mundial, o novo Corolla foi recentemente lançado na Europa e nos Estados Unidos, trazendo pela primeira vez opção de tração híbrida, combinando motor a combustão com outro, elétrico, para poupar combustível e reduzir emissões de poluentes. A diferença é que nesses e em outros mercados, exceto o brasileiro, o propulsor convencional é abastecido exclusivamente com gasolina.
Somente no Brasil poderá rodar tanto com etanol quanto com o derivado do petróleo.
Conforme já antecipamos, a configuração híbrida do Corolla brasileiro será oferecida como opção topo de linha e vai conviver com versões convencionais, somente a combustão. Ela utiliza a mesma base do Prius, que teve uma unidade experimental convertida para flex como parte do desenvolvimento do sedã híbrido.
Não por acaso, o novo Corolla traz construção sobre a plataforma global modular TNGA, a mesma utilizada no Prius, que segue importado do Japão, abastecido apenas com gasolina.
No caso do Corolla, a configuração híbrida deverá usar o mesmo conjunto do Prius: motor 1.8 de ciclo Atkinson, adaptado para flex, e outro elétrico, gerenciados por transmissão CVT. As baterias não são recarregadas em uma tomada e sim com a própria movimentação do veículo, incluindo frenagens e desacelerações.
No Prius padrão, a potência combinada é de 123 cv, que de fato não é muito. Porém, o destaque fica por conta do baixo consumo de combustível. O Prius é classificado pelo Inmetro como o carro mais econômico do Brasil e, em avaliação feita pela reportagem, a média foi de 17,5 km/l. Resta saber como serão os números com etanol no Corolla híbrido, que irá conviver, como opção topo de linha, com versões de propulsão convencional


COMENTÁRIOS: P.Q.P.!!!! Qual é, afinal, a motorização do modelo?

9Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Qua 17 Abr - 17:34

KÜLL



Toyota confirma novo Corolla híbrido Flex para outubro

Por Marlos Ney Vidal - 17 de abril de 2019

Novo Toyota Corolla híbrido Flex chegará ao mercado em outubro. Modelo é construído a partir da plataforma TNGA e continuará a ser produzido em Indaiatuba (SP)

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Foto | Toyota/Divulgação

Em solenidade com o governador de São Paulo, Toyota confirma a chegada do novo Corolla Híbrido ao Brasil. Construído a partir da arquitetura Toyota New Global Architecture (TNGA), a nova geração do sedã médio continuará a ser fabricada em Indaiatuba (SP). A marca também confirmou que o Corolla 2020 será lançado outubro. Em junho de 2018, a reportagem do Autos Segredos antecipou que o sedã teria a motorização híbrida com tecnologia flex.

Toyota Corolla 2.020 Novo-toyota-corolla-sedan-hibrido-8
Foto | Toyota/Divulgação

Híbrido Flex

Com a motorização híbrida, a Toyota afirma que o Corolla Híbrido Flex será o automóvel movido a etanol mais eficiente do Brasil e o híbrido mais limpo do mundo. O conjunto é formado por um motor 1.8 que trabalha em conjunto com um elétrico. O câmbio será automático do tipo CVT.

Novo motor 2.0

Chamado internamente de Projeto 360B, a nova geração do sedã médio de maior sucesso no mercado nacional terá ainda novo motor 2.0. O propulsor continuará a ser aspirado, porém, terá injeção direta de combustível. As potências e torque devem ficar bem acima dos números (153/144 cv e 20,7/18,6 kgfm) do motor 2.0 atual. O Toyota Corolla 2020 também ganhará nova transmissão CVT.

Toyota Corolla 2.020 Toyota-Corolla-Hibrido-Flex
Foto | Toyota/Divulgação

Rota 2030

Segundo a Toyota, a tecnologia une a eficiência e o baixo nível de emissões do motor elétrico e a capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbônico de um combustível de origem 100% renovável. O sistema ainda atende aos propósitos do Programa Rota 2030, recentemente sancionado pelo Governo Federal que tem como um dos requisitos estimular a produção de veículos mais eficientes.

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Foto | Toyota/Divulgação

Plataforma

A nova geração será construída a partir da plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA). Em setembro, a marca japonesa anunciou o investimento de R$ 1 bilhão para modernização da unidade de Indaiatuba (SP) para produção da nova geração do sedã.

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Foto | Toyota/Divulgação

Visual

A dianteira do Toyota Corolla 2020 ganhou linhas mais esportivas, mas, dentro do gosto de seu público. O novo para-choque terá uma enorme grade filetada que ocupa boa parte da porção dianteira do sedã. A logo da marca fica em destaque no centro unindo os faróis que terão formato com boa dose de ousadia.

Por conta da plataforma TNGA, o Toyota Corolla 2020 ficará maior proporcionando mais espaço interno para os ocupantes. Na parte inferior das portas um vinco quebra a monotonia do desenho. Em relação ao Auris, a porta traseira do sedã muda para dar nova caída para coluna “C”.

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Foto | Toyota/Divulgação

Na traseira, o Toyota Corolla 2020 recebeu lanternas estreitas que invadem a tampa do porta-malas. Iluminada por LED´s, elas são unidas por uma régua que se estender por cima da placa de identificação. A traseira é curta, mantendo uma certa esportividade no sedã. O para-choque terá vincos e na parte inferior ele abrigará uma reentrância e o escape ficará escondido por uma moldura.

Tamanho

O Corolla 2020 conta com 4,63 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,43 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. No mercado europeu, o sedã tem capacidade para 471 litros de bagagem.

América do Sul

Para os demais países do mercado latino como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia, a marca planeja a comercialização do Corolla 2020 a partir do primeiro semestre de 2020.

10Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Qua 17 Abr - 17:49

KÜLL



E até o presente momento, NADA de confirmação de motorização. Vários sites apostam no 1.8 e outros, no 2.0.

11Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Qua 17 Abr - 20:50

Domingos V


Administrador

O 1.8 não usa injeção direta, suponho que um motor mais eficiente a usaria combinando com o ciclo atkinson e ainda unificando várias peças com o 2.0 normal.

Porém, ao mesmo tempo o 1.8 já é desenvolvido faz tempo, seria só adaptar para flex, e talvez a injeção direta não dê grandes ganhos nele.

O que fica mesmo é a dúvida do que afinal foi decidido.

12Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Seg 22 Abr - 16:30

KÜLL



[size=40]TESTES E LANÇAMENTOS[/size]








[size=52]Novo Toyota Corolla trará motores 1.8 híbrido flex e 2.0 flex[/size]







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    [size=32]Toyota Corolla Hybrid Flex: veja as primeiras imagens[/size]


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Alessandro Reis, Eugênio Augusto Brito
Do UOL, em São Paulo (SP)
22/04/2019 10h30
 Erramos: este conteúdo foi alterado



RESUMO DA NOTÍCIA




  • 1.8 híbrido flex é adaptação do motor que equipa o Prius
  • Opção 2.0 flex é evolução do motor puramente a combustão atual
  • Câmbio híbrido também será novidade dessa geração
  • Sedã chega ao mercado em outubro


UOL Carros já pode afirmar: o sedã Toyota Corolla 2020 chega às lojas brasileiras em outubro com duas opções de motorização. A principal delas será o 1.8 híbrido flex, projeto adaptado em relação ao motor existente atualmente no Toyota Prius para usar tanto gasolina, quanto etanol, como auxiliar do motor/gerador elétrico. Além dele, haverá também opção com motor 2.0 flex, puramente a combustão.
Haverá também sistema híbrido de câmbio. Trata-se de uma evolução do atual Multidrive-S (nome da marca para o CVT, automático com sistema de relações continuamente variáveis por polias, com emulação de sete marchas). Chamado de "Dynamic-Shift CVT", utiliza uma "engrenagem de partida", que atua na primeira marcha para transmissão inicial de torque às rodas no momento da arrancada, passando às polias do CVT apenas com o veículo já em movimento.


Com isso, o funcionamento do CVT em si pode ser mais suave e, portanto, todo o conjunto é menor e mais leve. No exterior, a nova geração do Corolla usa esse sistema emulando dez marchas, mas ainda não temos informação sobre a programação para o Brasil.
Sabemos, porém, que com o Dynamic-Shift CVT e com as duas opções de motorização, o novo Corolla brasileiro seguirá todos os importantes avanços mecânicos dos carros já apresentados no Japão, nos Estados Unidos, na Europa e na China. Isso reforça o caráter global da 12ª geração, que será o primeiro uso em fabricação no Brasil da plataforma TNGA, a mesma do Prius.
Reforça também a ideia de que o Prius deverá deixar de ser importado, ao menos em sua forma atual. A versão Hybrid Flex do Corolla deverá tomar o espaço do Prius, inclusive em termos de valores. O modelo japonês também está em final de ciclo intermediário e só deverá voltar a fazer sentido se tiver grande renovação em sua rotina de alterações.

Híbrido ainda é japonês


Confirmado na última semana, ainda sob camuflagem, em cerimônia de viés mais político que automotivo, o novo Corolla vai carregar o "status" de primeiro veículo do mundo com motorização híbrida flex, conforme adiantado por UOL Carros ainda em 2018. O projeto foi vencedor da categoria "Sustentabilidade" do Prêmio UOL Carros 2018.
Este processo de adaptação e desenvolvimento final do motor 1.8 híbrido flex (ciclo Atkinson) está sendo feito em conjunto pela Toyota do Brasil, Única (entidade que reúne produtores e desenvolvedores de cana de açúcar, etanol e implementos relacionados) e universidades como USP e UnB desde, pelo menos, 2017.
Ainda assim, ao menos neste primeiro momento, o motor 1.8 híbrido flex será importado pronto do Japão, conforme fomos informados por fonte ciente do projeto como um todo.
Somente o motor 2.0 flex totalmente a combustão será produzido localmente. A fábrica de Porto Feliz (SP) recebeu aporte bilionário desde 2016 para esta implementação, como UOL Carros apontou à época. Esperava-se, porém, que o motor híbrido também fosse ser fabricado localmente para melhor desenvolvimento do sistema variante flex. Não é o caso, porém.
Força dos novos motores ainda não nos foram reveladas, mas o 1.8 híbrido flex é uma variante, talvez mais eficiente, do 1.8 híbrido a gasolina do Prius, que rende 123 cavalos de potência, além de 16,6 kgfm de torque. Já o novo 2.0 flex é a implementação local da linha M20A-FKS, com nova construção e injeção direta de gasolina, gerando 170 cv a 6.600 rpm, com torque de 20,9 kgfm a 4.800 giros, na nova geração do Corolla já disponível no exterior.
Para comparar, a atual geração do Corolla feito no Brasil usa o motor 2.0 flex de 153 cv (5.800 rpm) e 20,7 kgfm (4.800 rpm), usando etanol. Neste caso, esperamos um ganho significativo em elasticidade, ainda que a força para saída e arrancada seja praticamente a mesma. No caso do 1.8, não há comparação direta, já que o motor convencional é mais forte (144 cv, 18,6 kgfm), mas bem menos eficiente que o 1.8 híbrido.
De toda forma, UOL Carros também esperava pelo uso do 2.0 híbrido flex, que é uma possibilidade da nova geração.



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Ainda oculto, interior do novo Corolla deve ser semelhante a este do modelo europeuImagem: Divulgação


O que mais o Corolla 2020 terá


Seguindo os passos do carro já visto no exterior, o novo Corolla nacional também deverá usar suspensão do tipo multilink na traseira, substituindo o antigo conjunto de eixo de torção. Com isso, deverá ficar mais confortável, seguro e dinâmico.
Em termos de estilo e dimensões, nosso modelo deverá ser um misto do que já vimos do carro chinês e europeu: cerca de 4,64 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,43 metro de altura, preservando a distância entre-eixos de 2,70 metros do atual. Frente ao modelo atualmente vendido no Brasil, o novo Corolla deverá ser coisa de 2 cm mais longo, 1 cm mais estreito e 4 cm mais baixo, com pequenas variações.
Essa nova geração também permite o uso de sistemas de conforto e segurança interessantes. O pacote tecnológico de segurança "Toyota Safety Sense" está garantido: inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência (com detecção de pedestres e ciclistas), alerta de saída de faixa com assistência de direção e, dependendo da versão, leitura de placas de trânsito e farol alto adaptativo.
Painel digital e sistema multimídia com conectividade com Android Auto/Apple Carplay ainda são dúvida, mas não faz sentido não incluí-los, ainda que como opcional, frente ao que já está garantido.

Fez flagra de um carro?


Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.
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 Errata: o texto foi atualizado
[size=12]22/04/2019 às 11h15
A cidade correta da fábrica da Toyota é Porto Feliz (SP), e não Porto Real (RJ).
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13Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Seg 22 Abr - 16:34

KÜLL



Novo Toyota Corolla 2020: Tudo o que já sabemos sobre o sedã nacional
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ABR 22, 2019 em 12:01


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POR: NICOLAS TAVARES, Repórter


Além da versão híbrida flex, modelo 2.0 terá CVT com simulação de 10 marchas


Com o Yaris se dando bem em nosso mercado, a Toyota volta sua atenção para o seu carro mais vendido e que fez o seu nome no Brasil: o Corolla. A décima segunda geração do sedã muda radicalmente não só para manter a liderança do segmento, como também para fazer frente aos SUVs. Para isso, recebeu design bem mais agressivo, mais equipamentos e terá até versão híbrida flex, rodando com etanol ou gasolina – tudo isso na versão nacional feita Indaiatuba (SP). Veja o que já sabemos sobre o novo Toyota Corolla:

Cara jovem


Procure por Toyota Corolla 2020 e irá encontrar fotos de três modelos diferentes do sedã. Como nas outras gerações, a versão norte-americana adotará linhas exclusivas em relação ao modelo considerado “global” e, para ajudar, eles ainda terão a versão XRE com uma frente inédita. Nos EUA, o Corolla será bem parecido com a variante hatchback, usando faróis e grade semelhante.
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Já por aqui, continuaremos a seguir o design usado na Europa. Fontes já nos adiantavam a informação e a apresentação do carro nacional na versão híbrida confirmou isso. Embora esteja camuflado, é possível notar alguns detalhes, como a depressão na área dos faróis e um elemento vertical nas laterais do para-choque. É possível que ele tenha algumas diferenças leves, já que o estúdio de design da marca no Brasil tem autonomia para fazer mudanças pontuais.


O interior é o mesmo em todas as versões, muito mais limpo e moderno – tiraram até mesmo o clássico relógio digital. Terá tela flutuante para a central multimídia e um quadro de instrumentos com um display de 7” cercado por contadores analógicos. Até mesmo o volante mudou, ganhando desenho mais esportivo e botões novos.

Mais confortável


A nova geração do Toyota Corolla trocará de plataforma, adotando a base modular TNGA, usada também por Prius, C-HR, Camry e o novo RAV4. Ela não mexerá tanto assim nas medidas do sedã, que crescerá de 4,62 metros para 4,63 m, enquanto a largura passará de 1,77 m para 1,78 m. O entre-eixos manterá os 2,70 m. Também ficará mais baixo, reduzindo de 1,47 m para 1,43 m. Até o porta-malas é praticamente igual, com 471 litros (o atual conta com 470 l).
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Ainda assim, o novo Corolla será um carro bem mais confortável. A plataforma melhora o aspecto dinâmico do sedã e ele passa a ser equipado com suspensão multilink na traseira, descartando o eixo de torção do modelo atual. Lá fora, ele ainda é vendido com suspensão adaptativa com seis modos pré-determinados. Por fim, o isolamento acústico foi reforçado, principalmente para o cofre do motor, garantindo maior silêncio a bordo.

Muito mais tecnológico


Embora o Corolla tenha muitos bons atributos, a parte tecnológica não era uma delas. O sedã sempre pareceu um pouco mais velho em comparação aos rivais. Não será mais assim. A Toyota quer passar a sensação de sofisticação logo ao entrar no carro, com um interior "clean" e menos botões. Adota uma central multimídia com tela de 8" no estilo “flutuante”, cada vez mais usada pelas fabricantes. Todos os comandos do ar-condicionado estão centralizados logo abaixo.
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Até o painel de instrumentos está mais moderno. Recebeu uma tela de 7” para o computador de bordo, deixando o conta-giros, o medidor de temperatura do motor e do tanque de combustível com relógios analógicos nas laterais. Acha pouco? Tem mais, pois ele ainda recebe head-up display, freio de estacionamento elétrico e até faróis de LED com função adaptativa.
Lá fora, ele ainda recebe o pacote Safety Sense 2.0, que traz itens como aviso de ponto cego, alerta de saída de faixa, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e alerta de tráfego cruzado. Nossa aposta é que este kit seja oferecido por aqui, mas somente na versão mais cara.

2.0 fica, 1.8 vai embora


Uma das mudanças na motorização do novo Corolla será o fim do motor 1.8. É algo esperado, já que o 1.8 está cada vez mais de lado na linha atual do sedã, oferecido somente na versão GLi, com banco de tecido ou de couro – por R$ 79.990 e R$ 90.990, respectivamente. Já não é tão procurado assim, uma vez que o cliente do sedã médio vai direto para a versão 2.0, que também vem mais equipada.
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Para animar um pouco, o motor 2.0 será atualizado. Ganhará injeção direta, subindo sua potência dos 154 cv atuais para cerca de 170 cv, como aconteceu nos EUA. Seguirá com o câmbio CVT, mas agora com simulação de 10 marchas (são 7 no atual).

Híbrido flex


O Corolla ainda terá uma versão 1.8, mas ela será híbrida. É o mesmo conjunto utilizado no Prius, que combina o motor a combustão e outro elétrico, com 122 cv. Ele foi adaptado para aceitar também etanol, fazendo com que o Corolla seja o primeiro híbrido flex do mundo – até foi apresentado pela fabricante, quando confirmaram a data de estreia.

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17 Fotos

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Tivemos a chance de andar no Corolla híbrido na Europa. O modelo mostrou-se bem eficaz, acelerando de 0 a 100 kmh em 11 segundos e com um médio de consumo de até 23,8 km/l – lembrando que estava com a gasolina europeia, que não tem a mistura de etanol como por aqui.

Quando chega e quanto custará?


A primeira pergunta é a mais fácil de responder. O novo Toyota Corolla estará nas lojas no último trimestre do ano, com apresentação marcada para outubro. Esta janela de lançamento já foi confirmada pela fabricante. É mais cedo do que esperávamos, uma vez que a marca tinha a tradição de apresentar o sedã em março - o que o levaria para 2020.
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O preço é o maior mistério envolvendo o Corolla. Se seguir a tabela de preços da geração atual e os valores praticados por seus rivais, o sedã deve ter valor inicial por volta dos R$ 100 mil. Pode até ser um pouco mais alto, já que o Corolla XEi 2.0 CVT, justamente o modelo mais vendido, custa R$ 105.990. Na versão híbrida, que terá o conjunto motriz importado, o valor deve subir até passar a barreira dos R$ 120 mil. Vale lembrar que o Prius é vendido por R$ 125.450.


Galeria: Toyota Corolla 2020 - Anúncio



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14Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Ter 23 Abr - 20:52

Domingos V


Administrador

"A versão Hybrid Flex do Corolla deverá tomar o espaço do Prius, inclusive em termos de valores" - Ou seja, vai continuar largamente irrelevante. Dá para comprar o CT 200h, um Lexus, por preço parecido. Ainda, se tira um Prius hoje por uns 115 mil na prática.

Essa história de nacionalizar os produtos e eles custarem MAIS CARO que os importados, oferecendo o mesmo ou até menos, já cansou. No caso, o Corolla novo parece melhor que o Prius, tanto em desenho como suspensão e a possibilidade de usar álcool, mas ainda assim fica difícil de aceitar que um carro vindo do Japão custe menos que um feito aqui. Sem contar que na casa dos 130 mil fica difícil justificá-lo, pois temos o Lexus e ainda tantos outros carros interessantes nessa faixa.

Se a proposta é economia, começa mal. Aliás, o Prius sofria do mesmo problema, mas tinha a desculpa de ser importado e com os descontos ele fica MAIS interessante que um Corolla XEi.

De bom, portanto, só a suspensão multi-link. E deu para confirmar, finalmente, que a TNGA não foi usada então na geração que temos disponível hoje - provavelmente ela foi só um face-lift profundo, com aumento de entre-eixos, da velha conhecida plataforma do Corolla 2003.

A pérola fica por conta desse trecho: "Tivemos a chance de andar no Corolla híbrido na Europa. O modelo mostrou-se bem eficaz, acelerando de 0 a 100 kmh em 11 segundos e com um médio de consumo de até 23,8 km/l – lembrando que estava com a gasolina europeia, que não tem a mistura de etanol como por aqui." - Deu para sentir daqui que não andaram e pegaram números padrão. Depois é o povo que faz fake news... smilbg

Por fim, seria TÃO legal se aproveitassem a vinda da TNGA para lançarem versões de entrada do Camry... Mas se fizessem provavelmente cobrariam um preço artificialmente tão alto que nem valeria a pena.

Enfim, viva o carro usado. Tenho certeza que o 2.0 vai ser bom, mas a 105-110 com câmbiozinho CVT obrigatório para mim já não é opção. Compra-se Porsche com esse dinheiro. E para quem faz questão de carro novo tem o Civic a 90 mil com câmbio manual.

15Toyota Corolla 2.020 Empty Re: Toyota Corolla 2.020 Ter 21 maio - 11:53

KÜLL



Novo Toyota Corolla estreia multimídia gigante na China

21 MAIO 2019 em 09:30 17 


POR: NICOLAS TAVARES, Repórter

Variante Levin adota design interior diferente, usando tela de 12,1" na vertical

Na China, o Toyota Corolla é vendido em duas versões. Existe o FAW-Toyota Corolla, com o design da versão global e igual ao que será lançado no Brasil no último trimestre do ano. E há o GAC-Toyota Levin, variante feita por outra joint-venture que adota o visual norte-americano e tem uma exclusividade: a central multimídia é de 12,1" e fica posicionada na vertical, o que significou mudanças no painel do veículo.

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Feito para lembrar carros como os da Tesla, o novo sistema multimídia troca a tela de 8” na horizontal por uma de 12,1” na vertical. O sistema conta com acesso à internet e tem layout diferente, lembrando um tablet. Para colocar uma tela deste tamanho, a Toyota teve que mexer no visual do painel, posicionando as saídas de ar também na vertical, em volta do display, movendo também o botão do pisca-alerta. Este estilo é exclusivo do Levin na versão mais cara, enquanto as demais usam a central menor de 8”.

O Toyota Corolla na versão Levin será vendido com motor 1.2 turbo de 116 cv, além de uma variante híbrida que combina o motor 1.8 aspirado e um elétrico – conjunto que será usado no Corolla nacional, só que aqui preparado para aceitar também etanol (flex). Trabalha com uma nova versão do câmbio CVT que simula 10 marchas.

Por aqui, o Toyota Corolla já foi confirmado pela fabricante para o último trimestre de 2019. Será produzido em Indaiatuba (SP) e terá uma versão híbrida de 122 cv. É uma adaptação do sistema usado pelo Prius, mas com mudanças para que seja flex. Além disso, contará com um 2.0 atualizado com injeção direta, elevando a potência para cerca de 170 cv.

Fotos: Autohome

COMENTÁRIOS: Contextualizando, quem começou com estas mídias verticais enormes, foi a Tesla, sendo que o primeiro carro de uma grande montadora a ter algo similar no ocidente, é a Renault, com o novo Clio. Será que periga termos o item por aqui, afinal, seria visto como um diferencial... Por fim, acho o fim não termos aqui o 2.0 híbrido, como na Europa, faria mais sentido, até pelo fato de facilitar a produção aqui.

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