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Volkswagen T-Cross

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Fred
Grilo
6 participantes

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91Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Ter 19 Fev - 16:58

R8V


Administrador

Com a versão atrai trouxa , “ a partir de ...”.

92Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Ter 19 Fev - 22:40

Domingos V


Administrador

Sim, até porque o automático, que seria na prática a real versão de entrada desse carro, adiciona 10 mil a mais! E de equipamento, só muda central e piloto automático, ambas coisas fáceis de fazer hoje em dia e que não justificam tanto acréscimo.

93Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Qua 20 Fev - 17:40

KÜLL



Volkswagen T-Cross 250 TSI: impressões ao dirigir - vídeo



O Volkswagen T-Cross, primeiro SUV fabricado pela marca alemã no Brasil, chega em quatro versões, sendo que neste artigo relacionamos os detalhes da versão topo de gama, Highline - única equipada com o motor 250 TSI, associado com a transmissão automática de seis marchas ASIN.


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O T-Cross Highline tem preço sugerido partindo de R$ 109.990 reais (fevereiro de 2019), mas pode superar R$ 125 mil reais se forem adotados todos os opcionais. No vídeo a seguir mostrados dados de consumo, desempenho e um teste-drive com o modelo.



Desempenho e consmo

O T-Cross Highline 250 TSI Automático, com seu motor 1.4 Turbo de 150 cv associado com transmissão automática de seis marchas, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 189 Km/h. A retomada de 80 a 120 Km/h é feita em 6,1 segundos. 


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São números dignos de carro esportivo, e apesar de muito rápido, ele é também muito suave - com entrega muito progressiva de potência. Mas basta solicitar o acelerador, que o T-Cross acelera vigorosamente.


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Apesar do desempenho excepcional, o consumo é contido. Segundo o INMETRO, 11 Km/l de gasolina em cidade, chegando a 13,2 Km/l em estrada. No nosso teste-drive de 200 km entre São José dos Pinhais (PR) e Camboriú (SC), o consumo médio foi de 14,5 Km/l.


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Esse consumo de 14,5 km/l não deixou de surpreender, dado que durante o percurso o carro foi solicitado, com testes de aceleração e retomadas. 

Dimensões

Este é um SUV com 4.199 mm de comprimento e 1.568 mm de altura (9 mm mais alto que o T-Cross europeu. Na versão Highline 250 TSI, são 11 mm a mais, com 1.570 mm). A distância entre os eixos do modelo produzido no Brasil é também maior: 2.651 mm (88 mm a mais do que a distância entre-eixos do T-Cross europeu).


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O novo SUV oferece espaço surpreendente na cabine - algo característico da plataforma MQB – que permite grande flexibilidade de construção graças aos parâmetros variáveis (entre eles, a distância entre-eixos e as bitolas). A posição de dirigir é mais elevada, típica de SUVs, o que colabora para melhorar o espaço interno. 


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A capacidade do porta-malas do T-Cross é excelente (o volume é variável entre 373 e 420 litros). O encosto rebatível do banco do passageiro dianteiro oferece ainda mais flexibilidade.


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Além de sensores dianteiro e traseiro para estacionamento, o T-Cross também pode ser equipado com o sistema “Park Assist 3.0”, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais – e agora com a função de freio de manobra.

Design

O design é esportivo. A parte dianteira destaca-se por sua altura; o design é carismático, com uma grade ampla e faróis de LED integrados e diferencia-se do desenho do modelo europeu – aqui nota-se a influência direta dos designers brasileiros e da estratégia de regionalização adotada pela empresa.


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Também responsável por essa altura acentuada é a tampa do compartimento do motor. A região inferior da parte dianteira distingue-se por detalhes como os faróis de neblina inseridos de modo marcante.


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Todas as versões do T-Cross são equipadas com luz de condução diurna (DRL) em LED, integrada ao farol de neblina. Haverá oferta de faróis full-LED para o T-Cross – neste caso, a luz de condução diurna encontra-se na própria carcaça do farol.


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Nas laterais, uma linha característica acentuada divide os espaços. Atrás, ela forma uma seção dos ombros impactante, e assinala na traseira um novo elemento de design da Volkswagen: a faixa de refletores estendida transversalmente na parte traseira e emoldurada por um painel preto.


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São oito as opções de cores para a carroceria: branco puro, preto ninja, prata sargas, cinza platinum, vermelho crimson, azul norway e as novas laranja energetic e bronze namibia.


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O T-Cross também pode ser equipado com teto solar panorâmico “Sky View” – dois painéis de vidro que abrangem mais da metade da área do teto do carro (a seção dianteira pode ser aberta eletricamente). Coberturas para o painel integram o estilo jovial e completam o interior do veículo, projetado de forma explicitamente generosa para esta classe. Outro destaque no interior do T-Cross é a iluminação ambiente em LED. Há luzes na região dos pés, no centro do console, no painel e nas maçanetas.


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O T-Cross terá disponível o sistema de som “Beats”, de alta fidelidade sonora, com sete alto-falantes (incluindo um sub woofer no porta-malas) e potência é de 300W RMS.

Tecnologia

O T-Cross inclui, opcionalmente, um sistema de Infotainment com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e o painel de instrumentos digital “Active Info Display” de última geração.


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No Active Info Display, os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são instalados em hardware. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet. Sua resolução de 1.280 x 480 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.


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As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados exibidos no console central pelo sistema de infotainment, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável. Além disso, o T-Cross poderá ser equipado com “Seletor do perfil de condução”, para o motorista ajustar a experiência de direção entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”.


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No sistema infotainment Discover Media são exibidos digitalmente os chamados “Off Road gadgets”, como: altímetro, bússola e indicador do ângulo de direção, que proporcionam informação adicional sobre o veículo e os arredores.


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Quatro entradas USB (duas na frente, duas atrás) garantem a conexão ideal e energia suficiente para os smartphones. Todas as versões são equipadas de série com o prático suporte para smartphone localizado no centro do painel, que contará com tomada USB de carregamento rápido.


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O sistema opcional de travamento e partida “KESSY” torna o acesso ao T-Cross mais confortável, enquanto os faróis full-LED proporcionam mais eficiência luminosa e conforto ao motorista.


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Assim como o Virtus, o Tiguan Allspace e o Novo Jetta, o T-Cross também será o primeiro modelo em seu segmento no Brasil a oferecer o “Manual Cognitivo” – que usa IBM Watson para responder ao motorista questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

Segurança

Em decorrência da plataforma MQB o SUV é um dos veículos mais seguros de sua classe – o que é garantido pela utilização de aços de ultra-alta resistência e conformados a quente, pelos seis airbags (dianteiros, laterais e do tipo “cortina”) e uma gama ampla de sistemas de assistência.

Todas as versões são equipadas de série com ESC – Controle eletrônico de estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

O ESC inclui uma série de sistemas de assistência à condução. Entre eles:

HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

HBA (Hydraulic Brake Assist system) – reconhece a frenagem de emergência por meio da velocidade de acionamento e da pressão aplicada no pedal. Então aumenta ativamente a pressão de freio, que é então modulada pela intervenção do ABS. Quando o motorista reduz a pressão no pedal de freio ou ocorrer redução da velocidade do veículo abaixo de um limite mínimo, ocorre o fim da assistência de frenagem.

EDS (Elektronische Differenzialsperre ou Bloqueio eletrônico do diferencial) – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo.

Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), uma exclusividade no segmento. Função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC), o XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas. O XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

O ESC inclui o RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus), sistema que monitora a pressão dos pneus e colabora para maior segurança. O recurso funciona por meio dos sensores que monitoram o modo de vibração e frequência dos pneus, detectando se houve perda de pressão em um ou mais pneus. Manter a pressão correta colabora não só para mais conforto e segurança – também ajuda os pneus a durarem mais e reduz o consumo de combustível, gerando menor emissão de CO2.

Entre os outros recursos de assistência à condução também estão o sistema de “Frenagem Automática Pós-Colisão” (aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente) e o “Detector de Fadiga” (detecta a perda de concentração do motorista e o sistema recomenda uma pausa para descanso).

O detector de fadiga analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo uma parada para descansar e tomar um café.

Conclusão

O Volkswagen T-Cross 250 TSI Highline é um SUV que chega para disputar o segmento de SUV's compactos com credenciais importantes: motor turbo flex e transmissão automática; grande espaço interno; recursos de tecnologia de ponta. A faixa de preços variando entee R$ 84 mil e R$ 110 mil o permite atingir um público amplo de consumidores.

94Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Qua 20 Fev - 17:41

KÜLL



VÍDEO: APESAR DE PEQUENO, VOLKSWAGEN T-CROSS É RIVAL À ALTURA DE CRETA E HR-V

Confira a avaliação completa do Volkswagen T-Cross, que é o mais compacto entre os SUVs compactos



por GUILHERME BLANCO MUNIZ



19/02/2019 17h14 - atualizado às 18h07 em 19/02/2019






Finalmente a Volkswagen tem um SUV compacto nacional para chamar de seu. O T-Cross foi lançado no Brasil mirando Hyundai Creta, Honda HR-V, Jeep Renegade e Ford EcoSport. E Autoesporte já acelerou o modelo para te contar todos os detalhes dele. Assista no vídeo acima nossa análise sobre espaço, desempenho, acabamento, visual e itens de série.

Preços do Volkswagen T-Cross
T-Cross 200 TSI manual: R$ 84.990
T-Cross 200 TSI automático: R$ 94.490
T-Cross 200 TSI Comfortline: R$ 99.990
T-Cross 250 TSI Highline: R$ 109.990
T-Cross 250 TSI Highline com pacote First Edition: R$ 124.840 (Versão do vídeo)
 

VÍDEOS DOS PRINCIPAIS RIVAIS


  • O JEEP RENEGADE É BOM DE CONSUMO E ESPAÇO?
  • O QUE O HYUNDAI CRETA TEM DE BOM E O QUE PODE MELHORAR?
  • OS PRÓS E OS CONTRAS DO NOVO FORD ECOSPORT
  • O QUE FAZ O NISSAN KICKS SER TÃO VENDIDO E O QUE PODERIA MELHORAR?
  • O QUE O CITROËN C4 CACTUS TEM DE BOM E O QUE PODE MELHORAR
  • HONDA HR-V, HYUNDAI CRETA E JEEP RENEGADE SE ENFRENTAM NA DISPUTA DE ESPAÇO


Ficha técnica

T-Cross 200 TSI (1.0 turbo)

Motor: Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 1.0, 12V, comando duplo, injeção direta, flex
Potência: 116/128 cv a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: Manual ou Automático de 6 marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões
Compr.: 4,19 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,56 m
Entre-eixos: 2,65 m
Tanque: 52 litros
Porta-malas: 373 litros (fabricante)
Peso: 1.210 kg

T-Cross 250 TSI (1.4 turbo)

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.4, 16V, comando duplo, injeção direta, flex
Potência: 150 cv a 4.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: Automático de 6 marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões
Compr.: 4,19 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,56 m
Entre-eixos: 2,65 m
Tanque: 52 litros
Porta-malas: 373 litros (fabricante)
Peso: 1.292 kg

Volkswagen T-Cross - Página 7 Materia

VÍDEO: VOLKSWAGEN T-CROSS (FOTO: )

95Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Qua 20 Fev - 17:45

KÜLL



[size=52]Volkswagen T-Cross 250 TSI: Impressões ao dirigir[/size]

Ricardo de Oliveira
9 Minutos de Leitura


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A Volkswagen finalmente tem um SUV compacto no mercado brasileiro. Antes tarde do que nunca, a marca alemã adiciona um produto que pretende brigar com os três modelos dessa categoria, mais vendidos no mercado nacional, segundo a montadora. Ou seja, o T-Cross vem para peitar Hyundai Creta, Honda HR-V e Jeep Renegade. O Nissan Kicks também pode ser colocado na lista de rivais.
Com preços entre R$ 84.990 e R$ 109.990, o VW T-Cross pretende assim vender em torno de 50 mil unidades por ano, mais o volume que será exportado para mais de 20 países, incluindo alguns da África. Segundo a VW, o T-Cross não terá imediatamente uma versão PCD, sendo que a aposta da marca não é entrar no mercado corporativo e nem em vendas com benefícios fiscais.
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Feito sobre a plataforma MQB, o Volkswagen T-Cross tem 4,199 m de comprimento e 2,651 m de entre eixos. Com isso, ele oferece porta-malas de 373 a 420 litros de espaço. Para iniciar, a marca coloca o crossover em evidência a versão 250 TSI Highline, que tem motor 1.4 TSI Flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm. O câmbio é o Tiptronic de seis marchas.
Essa variante vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e com máxima de 198 km/h. Além dele, o T-Cross vem com o motor 1.0 TSI Flex de 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, tendo ainda 20,4 kgfm. O motor pode ter câmbio manual ou automático, ambos com seis marchas e oferecidos nas versões 200 TSI, 200 TSI Automático e 200 TSI Comfortline Automático.
De acordo com dados do Inmetro, o T-Cross 250 TSI Highline tem consumo de 11 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. No caso do etanol, o motor 1.4 TSI faz 7,7 e 9,3 km/l, respectivamente.
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Para promover sua estreia no Brasil, a VW adicionou as três primeiras revisões de forma gratuita, assim como um custo de manutenção de R$ 2.001 até 60.000 km. O custo de propriedade em um ano é de R$ 17.259. A marca também oferece uma série de acessórios, entre eles bicicleta dobrável, cooler para bebidas, tapetes, carpetes, entre outros.
Na pré-venda das 800 unidades, que venderam pouco mais da metade no primeiro dia, a Volkswagen oferece taxa especial de 0,99% para plano de financiamento com 50% de entrada e saldo em 24 meses. Quem adquirir um T-Cross nesta fase, leva uma bicicleta dobrável, cooler e o Volkswagen Connect.
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Junto com o lançamento do Volkswagen T-Cross, a empresa comemorou os 20 anos da fábrica de São José dos Pinhais-PR. A unidade que faz Golf, Fox e os Audi A3 Sedan e Q3, recebeu investimento de R$ 2 bilhões para fazer o crossover, sendo uma instalação bem ampla e moderna.
O presidente da VW América Latina, o argentino Pablo Di Si, bem como o governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, ativaram a linha de produção do T-Cross. A imprensa conheceu de perto, parte da linha de montagem do SUV compacto, assim como conferiu a fabricação dos demais modelos.
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Uma nova área de 5.500 m2 foi construída e nela foram aplicados conceitos de Indústria 4.0, com alto nível de automação, incluindo robôs colaborativos, que trabalham junto com humanos. Ao todo foram instalados 239 robôs. O novo carro vai exigir 500 postos novos de trabalho, que serão preenchidos por funcionários em layoff, o regime de suspensão temporária de trabalho. Estes retornam em abril. Com mais de 2,6 milhões de unidades feitas, a fábrica paranaense emprega 2.600 pessoas.
Índice




  • Volkswagen T-Cross – Impressões visuais
  • Volkswagen T-Cross – Impressões ao dirigir
  • Volkswagen T-Cross – Galeria de fotos




[size=43]Volkswagen T-Cross – Impressões visuais[/size]



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O Volkswagen T-Cross com praticamente todos os detalhes revelados foi uma boa surpresa no evento de lançamento bem antes das vendas do produto, que só começam em abril, embora a versão 200 TSI, que tem motor 1.0 TSI de até 128 cavalos e mix de venda estimado bem superior, ainda não tenha sido disponibilizado para testes com a imprensa. Então, espere por um novo evento da VW com essa versão.
Visualmente, o Volkswagen T-Cross tem um conjunto agradável em termos de estilo. Embora tenha somente 4,20 m de comprimento, ele parece maior. Isso se deve muito ao entre eixos longo, o mesmo do Virtus. Com apenas versões Highline e Highline Primeira Edição – que só terá 1.000 unidades – no evento, nós pudemos notar que esta opção tem um layout muito interessante.
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Completo, chama atenção para os faróis full LED com luzes diurnas e lanternas igualmente em LED, grade com elementos cromados, faróis de neblina elevados, rodas de liga leve aro 17 com desenho fluido e para-choque com aplique cinza e nome T-Cross em baixo relevo. Os retrovisores são de bom tamanho e vem com piscas, além de rebatimento elétrico.
O logotipo da marca Beats nas colunas B em preto brilhante chamam atenção, assim como o badge Highline nas laterais. Na traseira, as lanternas em LED com lentes escuras, se fundem com um aplique central, cuja lente é somente decorativa, apesar do efeito visual ser bem interessante. O nome do carro no centro da tampa, reforça a importância do modelo na VW. O para-choque sem escape aparente segue a tendência de acompanhar os carros ecológicos.
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As barras longitudinais, o teto solar panorâmico e as colunas C largas, passam uma boa impressão no T-Cross Highline. Por dentro, o estilo é focado na tecnologia e na impressão de qualidade percebida na região do painel e assentos. Como já visto nos Polo, Virtus e Jetta, há uma ênfase nos itens que os consumidores estão apreciando e não exatamente na aplicação de materiais de primeira linha e acabamento luxuoso.
Assim, os Active Info Display e Discover Media saltam aos olhos com sua boa apresentação visual, mas com aplicações importantes, como os sistemas Google Android Auto, Apple Car Play e MirrorLink, sem contar navegador GPS nativo, câmera de ré, app dedicado para smartphones (Connect) e conexões das mais variadas, desde 4 USB (2 traseiros) até comandos de voz, passando por DVD, SD e Bluetooth para 4 aparelhos ao mesmo tempo.
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O painel em cor clara e com textura 3D diferenciada também ajudam na tarefa, completada por ar condicionado automático, volante multifuncional (que poderia ser o novo do europeu) e uma alavanca de câmbio diferenciada, com indicadores de marcha no pomo. As portas não surpreendem, pois são bem semelhantes às de Polo e Virtus. Já os bancos em couro de dupla tonalidade, dão um aspecto melhor, mas, por exemplo, não possui apoio de braço central atrás.
Teto e colunas em cinza escuro dão uma impressão melhor do ambiente, assim como o teto panorâmico com persiana elétrica. O espaço geral é muito bom, especialmente atrás. O ressalto no piso é baixo e a altura interna é adequada, mesmo para pessoas altas. O banco bipartido ajuda a ampliar o bagageiro, cuja tampa inferior do sistema s.a.v.e. perde sua função com o subwoofer da Beats, que fica junto do estepe. O volume geral é adequado à proposta.
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O T-Cross vem recheado com uma série de itens quando completo na Highline, entre eles Park Assist 3.0 para vagas paralelas, perpendiculares e saídas de vagas, algo novo, assim como frenagem reversa com obstáculo (veículo ou pedestre). Há também Start&Stop, manual cognitivo, sensor de fadiga, modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) e instrumentos off road na multimídia, entre outros.
Mesmo assim, a proposta do T-Cross poderia atender clientes que buscam mais itens de segurança ativa, como alerta de faixa, alerta de colisão, detecção de pedestre com frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo, entre outras. O problema seria o preço, que ficaria ainda mais alto que os R$ 124.840 da versão Highline completa e sem pintura metálica.

[size=43]Volkswagen T-Cross – Impressões ao dirigir[/size]



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São José dos Pinhais-PR – No test drive entre a fábrica da VW no Paraná e o litoral norte catarinense, conseguimos andar num trecho que incluiu serra. O T-Cross 250 TSI pesa em torno de 1.200 kg e com esse propulsor similar ao do Novo Jetta, o utilitário esportivo anda muito mais do que precisaria para preencher sua missão.
Tanto nos modos Normal quanto Eco, o EA211 de quatro cilindros com turbo e injeção direta, oferece respostas imediatas ao acelerador, elevando rapidamente o giro, mas não muito, já que o torque é abundante. A aceleração é vigorosa e pode-se notar a frente querendo sair diante da força generosa.
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As retomadas são excelentes, especialmente no modo Sport com o câmbio em S, fazendo o giro ficar em 4.000 rpm e mantendo o motor cheio nas desacelerações, esperando o comando para lançar o T-Cross em movimento. O ponteiro chega a pouco mais de 6.000 rpm e muda de marcha, dando ainda mais fôlego.
Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 2.000 rpm. No trânsito urbano, gira em torno de 1.500 rpm. O ronco vigoroso do 1.4 TSI empolga, ainda mais que motor e câmbio, de mudanças macias e precisas, apesar das relações altas serem mais longas que o esperado. O T-Cross 250 TSI tem desempenho acima da média do segmento, sem dúvida. Mesmo se compararmos com o Tracker 1.4 Turbo.
A direção elétrica é agradável e precisa, ainda mais no modo Sport, quando fica mais firme. Os freios são mais do que suficientes e dão conta mesmo de uma condução esportiva. O mesmo não se pode dizer totalmente da suspensão, que tem calibragem mais para conforto do que para estabilidade.
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É como no Novo Jetta, mais macia. Entretanto, não gera insegurança em curvas, pois a tendência é atenuada pelo bom conjunto rígido MQB e rodas aro 17 com pneus bem largos. Não decepciona em curvas, mas não espere um conjunto digno de esportivo. A missão é entregar conforto e isso significa mais maciez. Com posição de dirigir elevada, vai agradar quem aprecia isso em SUV.
No geral, o Volkswagen T-Cross 250 TSI é um corredor com mais fôlego que o necessário, tendo um bom controle e oferecendo muito conforto ao rodar. Em seu conteúdo, seu recheio é muito bom, enquanto no acabamento, foca mais no visual do que no material, buscando o que encanta aos olhos. Em dias atuais, mais qualidade nos materiais significa maior preço, infelizmente. E este último, já está bem alto… Agora é esperarmos pelo T-Cross 1.0 TSI, que realmente será o mais emplacado da gama.

[size=43]Volkswagen T-Cross – Galeria de fotos[/size]



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96Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Qua 20 Fev - 17:52

KÜLL



ALGUNS COMENTÁRIOS: Pelo site de pré-venda, já esgotaram todas as unidades. 800 pessoas compraram o produto sem ao menos o conhecer. Não faria isso, ao menos em uma marca "generalista". Depois, quanto aos vídeos, no do Car Blog (carro prata), que eu sempre disse ser por demais "VW friendly", o cara fala em porta malas "excelente", mas no vídeo da Auto Esporte (carro marrom), fazem questão de dizer que o carro está exatamente no meio da litragem, quando comparado com seus concorrentes: maior que Renegade e Eco, menor do que Creta e HR-V. Achei um erro não colocarem o Tiggo 5x na comparação, enfim, isso é outro caso. O fato é que fica complicado quando sites de relevância acabam levando o negócio para o bairrismo, para a torcida, Tem que falar a litragem e comparar, como fez a AE; emitir opinião, na base de algo do modelo ser ruim, bom ou excelente, acaba, dependendo do que seja, acaba entrando em muito subjetivismo. Achei o carro caro. É fato que oferece EM TODAS AS VERSÕES 6 airbags, controles de tração e estabilidade e freios a disco nas 4 rodas, mas quando evoluímos em preço, e aí entram outras versões dos concorrentes, o carro perde um tanto do brilho. Não o acho lindo, mas com um bom design, embora como todos os concorrentes, seja um SUV de vitrine.

97Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Qua 20 Fev - 18:22

Fred



0 a 100 em 8,7s e máxima de 189?? Deve ter limitador, né?

98Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Qua 20 Fev - 23:25

Domingos V


Administrador

Essa placa do mercosul no sol é quase ilegível, inclusive confundem-se as letras com outras completamente diferentes da realidade. Só funciona para fiscalização eletrônica.

99Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Qui 21 Fev - 6:11

Fabiano

Fabiano

A estes preços, de onde ele é importado....

http://www.oticainova.com.br

100Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Qui 21 Fev - 17:47

KÜLL



Opinião: Volkswagen com preço de Honda pode ficar atrás da Fiat


FEV 21, 2019 em 12:54

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POR: DANIEL MESSEDER, Diretor Editorial


Política de valores da marca alemã conflita com busca pela liderança


Quando a Volkswagen lançou o novo Polo no Brasil, em setembro de 2017, a marca queria chamar a atenção para uma nova fase da empresa, mais focada no consumidor. Além de prometer 20 novos carros para os próximos anos, a VW foi agressiva nos preços do Polo. Na época, os valores surpreenderam até a Fiat, que havia lançado o Argo meses antes com preços num patamar bem acima do Palio. 

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Polo x Argo: na prática, modelo da Fiat atua abaixo do VW, com foco nas versões de entrada
A tabela do Polo no lançamento era a seguinte: R$ 49.990 na versão 1.0 MSI, R$ 54.990 na 1.6 MSI, R$ 65.490 na TSI Comfortline e R$ 69.190 na TSI Highline. A estratégia deu certo, e o hatch logo entrou na lista dos mais vendidos, superando o Argo em diversos meses. Só que a boa acolhida do Polo logo fez a VW rever seus valores e hoje a realidade é bem mais salgada, a exceção do modelo de entrada: R$ 52.360 na versão 1.0 MSI, R$ 59.150 na 1.6 MSI, R$ 70.480 na TSI Comfortline e R$ 75.820 na TSI Highline.


No lançamento do Virtus, a versão sedã do Polo, os preços já não foram tão atraentes assim. Hoje, o Virtus consegue ser mais caro que o Honda City, um sedã compacto que sempre teve fama de ser... caro. O modelo da VW varia entre R$ 63.440 e R$ 82.870, podendo subir com os opcionais. Já o City tem preços entre R$ 62.500 e R$ 85.400, mas sem oferta de opcionais. 

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VW Virtus tinha preços mais convidativos na época do lançamento; hoje, custa mais que o Honda City
Agora foi a vez de a VW lançar o T-Cross, seu primeiro (e aguardado) SUV compacto. A gama de preços? Alinhada exatamente com a do Honda HR-V, já incluindo a futura versão Touring 1.5 turbo, que custará por volta de R$ 125 mil. É por aí que custa o T-Cross 1.4 Highline completo, com todos os opcionais. Sem opcionais, os valores variam de R$ 84.990 a R$ 109.990, mas a versão de entrada tem câmbio manual, coisa que não existe no HR-V. O Honda tem preços que vão de R$ 92.500 a R$ 108.500.
Sem entrar no mérito de se os carros da VW são melhores que os Honda, ou o contrário, a questão é que a a Volkswagen não tem a mesma imagem da japonesa no Brasil. Somente a arquirrival Toyota tem índice de satisfação com pós-venda e valor de revenda no nível da Honda, fato que ajuda a explicar os valores geralmente mais altos cobrados nos carros das duas empresas nipônicas. 

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VW não teve dúvidas ao precificar o T-Cross: mirou na tabela do HR-V, incluindo a futura versão Touring
Será então que a tática da VW dará certo? O fato é que as vendas de fevereiro vêm apontando crescimento da Fiat, com o Argo numa inédita terceira posição e o Mobi em sexto, além de manter o bom volume da Strada e da Toro entre os comerciais leves. Por meio de promoções, a Fiat tem colocado o Argo 1.0 na briga contra Onix, HB20 e Ka, coisa que a VW ainda faz com o velho Gol (sem o mesmo sucesso de antes). Resultado: a Fiat passou a VW nas vendas do mês até o momento, com 19.460 unidades até o dia 20, contra 16.660 da marca alemã. Se a meta da VW é tomar a liderança da Chevrolet, talvez seja melhor voltar a olhar para a Fiat, pois a GM ainda está distante, com 22.072 unidades no mesmo período.    
Historicamente, sabemos o quanto o mercado brasileiro é sensível a preço. Por outro lado, também tem ficado clara a necessidade de as montadoras gerarem lucro - vide o fechamento da fábrica da Ford no ABC paulista e as negociações envolvendo a GM. Neste cenário, a VW já assume que, antes de qualquer ambição de liderança, vai visar mesmo é a saúde financeira da empresa. Nem que seja cobrando preço de Honda.  
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com

101Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Sex 22 Fev - 1:10

Domingos V


Administrador

Finalmente uma matéria que parece sana...

De fato, lembro muito bem que no lançamento os preços eram interessantes e até havia algum desconto no Polo. O 1.6 tinha preço bem competitivo e o 1.0 TSI não era inviável como é hoje - a cerca de 75 mil, considero qualquer 1.0 como inviável, mesmo que fosse um médio (caso do Golf, por exemplo).

Com o Virtus e o T-Cross a marca viajou bonito mesmo.

O Golf foi sendo morto da mesma forma. A perua chegou anos atrás custando 100 mil na versão de entrada em uma época que havia HR-V por 80 a 90 no auge de suas vendas.

O hatch 1.4 era 70, depois foi para 80 e logo chegou a 90. Se mais equipado, varava os 100 mil. Foi ficando mais caro quanto mais foi sendo nacionalizado, inclusive.

Assim realmente fica difícil. A tática é generalizada, mas em alguns modelos é ainda maior e desse jeito só mesmo poucos modelos que possuem muito nome e muita venda conseguirão sobreviver. Essa deve ser a idéia.

102Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Sex 22 Fev - 11:50

KÜLL



A questão óbvia, e recorrente, é que estamos perdendo (também) os modelos médios (vide inclusive esta invenção do T-Cross encompridado em vez do T-Roc aqui) e estão fazendo para substituir carros MUITO caros para ocupar o lugar desses, mas que nasceram de plataformas que são, obviamente, mais baratas de produzir, ou seja, cobram mais pelo que oferecem a mesmo em tecnologia, sofisticação, etc. É aumentar o lucro deles às custas de oferecer menos para nós, consumidores.

103Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Sex 22 Fev - 13:59

Domingos V


Administrador

Sim, ao que parece, como temos visto e comentado, os médios devem mesmo virar item de luxo. E aqui no Brasil, tanto com compactos como com as "SUVs" derivadas de compactos, já estamos mesmo nessa espécie de "2ª geração" do processo de substituir um modelo por outro menor e ainda aumentar o preço de ambos.

Como você bem diz, o T-Cross por exemplo NEM LANÇOU e já vai ter uma versão ainda mais para o lado do Polo do que para o lado de um médio ou de um crossover um pouco maior - sendo que deveria, nesses preços e no preço que deve ter essa tal outra SUV, ser oferecido algo mais Tiguan do que W-RV.

104Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Seg 25 Fev - 11:51

KÜLL



TESTE: VOLKSWAGEN T-CROSS 1.4 HIGHLINE PEGOU O BONDE ANDANDO E QUER SENTAR NA JANELINHA

Primeiro SUV compacto nacional da montadora alemã chega para peitar Jeep Renegade, Hyundai Creta, Ford EcoSport e Honda HR-V - e tem fôlego para isso



por GUILHERME BLANCO MUNIZ, DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS



25/02/2019 11h10 - atualizado às 11h10 em 25/02/2019

A diferença de idade entre o T-Cross e o EcoSport é enorme. O Ford ditou as primeiras regras para que um carro entrasse no clube dos utilitários compactos no Brasil. Mas, dormiu no ponto e deixou essas diretrizes serem atualizadas por rivais bem mais competitivos. Jeep Renegade, Honda HR-V, Nissan Kicks… exemplos não faltam.

Quando o assunto é sucesso de público, existe outro abismo entre o Volkswagen novato e o Hyundai Creta. É que o sul-coreano fabricado no Brasil caiu tanto no gosto dos brasileiros que terminou 2018 como o SUV compacto mais vendido do Brasil. Ou seja: o Creta é o novo EcoSport.
E só depois de tudo isso é que a Volkswagen pode dizer que tem um SUV compacto nacional pronto para entrar na disputa pela liderança no segmento mais aquecido do mercado brasileiro. A meta é ousada - vender entre 4 mil e 5 mil unidades por mês-, mas o T-Cross chega com qualidades suficientes para chegar lá.

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VOLKSWAGEN T-CROSS 1.4 HIGHLINE FIRST EDITION (FOTO: MARCOS CAMARGO / AUTOESPORTE)


Primeiras impressões

Ele levou a sério a ideia de ser um carro compacto: é o menor entre os principais rivais da categoria. São 4,19 metros de comprimento e 1,56 metro de altura. Mas, o T-Cross é um dos mais espaçosos, graças aos 2,65 metros de distância entre o eixo dianteiro e o traseiro. É o maior entre-eixos entre os concorrentes mais competitivos.

O resultado é um carro com bom espaço no banco de trás para duas pessoas, mesmo as mais altas. Um terceiro passageiro viaja com certo conforto no meio porque o duto central não é dos mais altos. Mas, bem que o assoalho poderia ser plano, como o do HR-V. Até porque o duto é um espaço utilizado para para o eixo cardã tracionar as rodas traseiras - o T-Cross tem sempre tração dianteira.
 
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PORTA-MALAS TEM ASSOALHO MODULAR; ENCOSTOS PODEM SER REBATIDOS (FOTO: MARCOS CAMARGO / AUTOESPORTE)

No entanto, parece que o Volkswagen decidiu homenagear o EcoSport naquele que é um dos principais pontos negativos do veterano: o tamanho do porta-malas. São 373 litros do novato contra 356 litros do Eco. O T-Cross até oferece mais espaço para bagagens que o Renegade - outro SUV que não é referência para famílias que viajam com muitas malas, mas perde para o HR-V (437 litros) e Creta (431 litros).
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GANCHO DE FIXAÇÃO PERMITE DEIXAR O ENCOSTO DO BANCO TRASEIRO A QUASE 90º (FOTO: MARCOS CAMARGO / AUTOESPORTE)

Para amenizar isso, a montadora criou um sistema que permite ajustar o encosto da segunda fileira de bancos em uma posição mais ereta (e menos confortável para quem viaja ali). O sistema é simples de usar: basta soltar a trava que permite rebater o encosto, abaixar uma peça metálica que fica presa na carroceria e voltar o encosto para a posição normal. Essa funcionalidade é de série em todas as versões.
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INTERIOR DA VERSÃO HIGHLINE COM PAINEL ACTIVE INFO DISPLAY E SOM DISCOVER MEDIA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Itens de série

Montado sobre a mesma plataforma da dupla Polo e Virtus, o T-Cross empresta outros elementos do hatch e do sedã. Alguns são elogiáveis, outros, nem tanto.
É o caso do revestimento interno. À primeira vista, a versão que avaliamos (Highline 250 TSI, com motor 1.4 turbo, de R$ 109.990) parece ter uma cabine refinada porque a peça central do painel é colorida, seguindo o mesmo tom da carroceria.
Mas, um olhar mais minucioso, que as fotos divulgadas pela Volkswagen não mostram, revela que praticamente toda a cabine é revestida de plástico rígido. Pode procurar por materiais emborrachados, como os vistos no Honda HR-V, por exemplo: não há. Apesar disso, os encaixes das peças são precisos.
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PAINEL DE INSTRUMENTOS 100% DIGITAL E CONFIGURÁVEL É ITEM OPCIONAL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O que compensa um pouco isso é a tela multimídia de 8 polegadas e o quadro de instrumentos 100% digital, ambos vendidos sempre como opcionais e em um único kit. Além de modernizarem o visual da cabine, eles são intuitivos e têm boas funções para o motorista e o passageiro. Se fizer questão disso, porém, prepare o bolso: são R$ 4 mil a mais no kit Innovation, exclusivo da versão topo de linha do SUV. Se quiser teto solar panorâmico, serão mais R$ 4.800 em opcionais.
A versão topo com todos os opcionais, como o carro da foto, passa um pouco do ponto e chega aos R$ 125 mil. Mas, tem como diferenciais faróis 100% de LED, sistema de som premium da marca Beats, seletor de modos de condução, sistema start/stop e chave presencial. Há, ainda, sistema que coloca e tira o carro de vagas perpendiculares ou paralelas. Mas, o tradicional freio de mão bem que poderia ter sido substituído por um eletrônico, como fizeram a Jeep e a Honda nesse segmento.
Vale destacar que o pacote de segurança é sempre completo no T-Cross: são 6 airbags em todas as versões (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina), além de freios a disco nas 4 rodas (alguns rivais ainda têm freios a tambor na traseria) e controles de tração e estabilidade.
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EDIÇÃO DE LANÇAMENTO CONTA COM APLIQUE NO PAINEL DA MESMA COR DA CARROCERIA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Impressões ao dirigir

A principal cartada do T-Cross contra os rivais está debaixo do capô. É que ele vem sempre equipado com motor turbo, independentemente da versão. Nesse primeiro momento, a Volkswagen só disponibilizou a versão topo de linha, que é a única com o motor mais forte, para os testes.

1.4 turbo é o mesmo do Golf, sem qualquer alteração mecânica. São 150 cv e 25,5 kgfm, mais do que suficiente para dar bom fôlego ao carro de 1.292 kg. O T-Cross é um SUV ágil nessa configuração mais cara porque o torque máximo chega desde os 1.500 rpm. Além disso, o câmbio automático de seis velocidades (única opção da configuração 1.4) faz trocas rápidas e bastante suaves. Além disso, nesta versão há aletas para trocas de marchas atrás do volante.
Segundo a VW, o 0 a 100 km/h é feito em 8,7 segundos. Já o consumo é de 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol. Com gasolina no tanque, as médias sobem para 11 km/l e 13 km/l, respectivamente.

O conjunto de suspensão segue rigorosamente a cartilha alemã: é firme, mas absorve as irregularidades do solo a ponto de não incomodar a coluna de quem viaja no carro. Também por ser um SUV mais baixo que os rivais, é bastante estável em curvas.
 
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ELEMENTO DE LIGAÇÃO ENTRE AS LANTERNAS É BONITO, MAS NÃO TEM ILUMINAÇÃO (FOTO: MARCOS CAMARGO / AUTOESPORTE)

Vale a compra?

Sim. Quem apenas analisar os valores cobrados pelo carro tem razão em afirmar que ele é um modelo caro. Mas, ao analisar os preços de tabela da concorrência, fica claro que o T-Cross apenas segue a faixa de preços desse segmento. Quem quiser um SUV compacto zero km hoje em dia terá que desembolsar muito dinheiro.

Dito isso, o T-Cross fez a lição de casa e chegou com bons trunfos para peitar a disputada concorrência. Graças, principalmente, ao bom desempenho do conjunto mecânico e ao espaço interno. Mas, ele não é o modelo ideal para famílias que precisam de mais espaço no porta-malas, nem para quem preza por mais refinamento na cabine.
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TETO SOLAR PANORÂMICO, PARA VARIAR, É OPCIONAL. E CUSTA R$ 4.800 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.4, 16V, comando duplo, injeção direta, flex
Potência: 150 cv a 4.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: Automático de 6 marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões
Compr.: 4,19 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,56 m
Entre-eixos: 2,65 m
Tanque: 52 litros
Porta-malas: 373 litros (fabricante)
Peso: 1.292 kg
0 a 100 km/h: 8,7 segundos (fabricante)
Consumo com etanol: 7,7 km/l (cidade)/9,3 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 11 km/l (cidade)/13,2 km/l (estrada)

COMENTÁRIOS: Tem vídeo, que eu não consigo colar....

https://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2019/02/teste-volkswagen-t-cross-14-highline-pegou-o-bonde-andando-e-quer-sentar-na-janelinha.html

105Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Ter 26 Fev - 13:33

Domingos V


Administrador

O título é bom, mas a matéria conclui algo diferente. Talvez não possam fugir da pauta e deu espaço apenas para a indireta...

Acho que o problema do T-Cross é que, justamente, cobra MAIS que alguns dos concorrentes de sucesso da mesma categoria. Não o mesmo e sim uns 5 a 10 mil a mais que a versão equivalente, dependendo do caso, entre Kicks e Creta - que seriam os mais diretos concorrentes, ambos também ainda com tamanho externo de compacto.

Ele nivelou os preços com a HR-V, que é um carro bem maior por dentro e por fora, muito mais bem acabado e sucesso de vendas.

Acho que, realmente, a questão é já querer sentar na janelinha. Ou melhor, estão preparando terreno para o tal SUV "ainda mais compacto".

PS: Desempenho parecido com o do antigo Jetta 1.4, bem mais pesado. Esse 0-100 não está muito melhor que o que um bom 2.0 aspirado faria num carro do mesmo peso - vide Corolla, que na prática andava próximo do Jetta.

106Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Qui 28 Fev - 17:41

KÜLL



OPINIÃO: OS DESAFIOS DA VOLKSWAGEN PARA FAZER O T-CROSS VENDER MAIS QUE OS RIVAIS

VW quer a liderança dos SUVs compactos, mas sofrerá resistência de Creta, HR-V, Renegade e Kicks



por GLAUCO LUCENA

27/02/2019 18h03 - atualizado às 14h14 em 28/02/2019
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OPINIÃO: OS DESAFIOS DA VOLKSWAGEN PARA FAZER O T-CROSS VENDER MAIS QUE OS RIVAIS (FOTO: AUTOESPORTE)



A entrega das primeiras unidades aos compradores do Volkswagen T-Cross só começa em abril, mas um dos assuntos preferidos de quem acompanha o universo automotivo é adivinhar quanto ele venderá. Será suficiente para bater o quarteto de líderes Hyundai Creta, Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks? Os preços já foram revelados, numa faixa de R$ 85 mil a R$ 110 mil. Ou seja, só não é mais caro que o modelo da Honda. Quase todos os concorrentes do segmento têm versões de entrada abaixo de R$ 80 mil, além de opção PCD por R$ 70 mil, voltada para compradores com alguma limitação de mobilidade.
Ao anunciar a lista de preços, a VW afirmou que espera vender algo entre 4 mil e 5 mil unidades por mês. Se vender 4 mil, vai disputar unidade a unidade com o quarteto que protagoniza há três anos a disputa mais acirrada do mercado brasileiro. Todos eles venderam perto de 4 mil no ano passado, e o Creta só assumiu a ponta na reta final de 2018, graças a um intenso trabalho de vendas da versão PCD. Se vender perto de 5 mil, o T-Cross vai liderar o mercado, embora no acumulado do ano dificilmente tirará a diferença que o quarteto terá feito no primeiro trimestre.
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VOLKSWAGEN T-CROSS 1.4 HIGHLINE FIRST EDITION (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Ou seja, liderança no ano, só a partir de 2020. A não ser que ele venda em média 6 mil unidades por mês. Pois saiba que esse sonho é acalentado pelos executivos da VW. Obviamente, eles não falam esse número em público para não gerar expectativa demais no mercado. Mas vão trabalhar firme para fazer história num segmento onde estão ingressando com 4 anos de atraso em relação aos principais concorrentes, e de 16 anos em relação ao pioneiro Ford EcoSport.
Para avaliar as chances de sucesso do T-Cross, vale conferir o ranking abaixo, que mostra quanto cada loja vendeu dos principais modelos da categoria em 2018 (dividimos a média mensal de vendas pelo número de pontos de vendas de cada marca).

Venda mensal por loja em 2018

1- Nissan Kicks: 22,2 unidades
2- Jeep Renegade: 20,2
3- Hyundai Creta: 19,2
4- Honda HR-V: 18,2
5- Peugeot 2008: 9
6- Ford EcoSport: 7,9
7- Renault Captur: 7,5
8- Renault Duster: 6,7
9- Chevrolet Tracker: 3,6
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O NOVATO CITROËN C4 CACTUS EM UM COMPARATIVO CONTRA O LÍDER HONDA HR-V REESTILIZADO E O HYUNDAI CRETA (FOTO: FABIO ARO)

O ranking mostra um abismo entre os quatro líderes, todos perto de 20 unidades/mês por ponto de venda, enquanto todos os outros não chegam à média de 10 carros. O Citroën C4 Catcus, recém-lançado, tem mantido uma razoável média de 12 carros por loja nos últimos meses, mesmo volume do Chery Tiggo 5X. Não incluímos na lista versões aventureiras como o Honda WR-V.
Pois bem, a VW tem uma rede de 500 lojas pelo país. Se vender uma média de 8 por loja, chegará facilmente ao patamar de 4 mil/mês dos quatro campeões de bilheteria. Se fizer 10 por loja, bate os 5 mil, e aí supera até o patamar do Jeep Compass, modelo de maior porte, mas que foi o SUV mais vendido do país nos últimos dois anos. Se chegar a 12 por loja (patamar de C4 Cactus e Tiggo 5X), realiza a meta (secreta) dos sonhos da VW, que é fazer 6 mil carros por mês.
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CHERY TIGGO 5X (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mas por que não sonhar com 20 por loja, como as quatro líderes, o que daria um volume de 10 mil unidades por mês ao T-Cross? Por vários motivos. Muitos desses 500 pontos estão em cidades pequenas, com menor movimento que os grandes centros. Mas o principal é que a novidade da VW está bem longe de ser acessível.
Se levarmos em conta os outros frutos da plataforma MQB no Brasil, o hatch Polo vem emplacando 5 mil unidades por mês, enquanto o sedã Virtus está chegando perto dos 4 mil. O T-Cross não terá versões de entrada tão acessíveis como a dupla, mas está entrando no segmento que mais cresce no país há alguns anos. Ele pode até canibalizar parte das vendas de Polo e Virtus, e tem todas as condições de ser o carro-chefe de vendas da VW, apesar do preço.
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HR-V GANHOU BARRA CROMADA E FARÓIS DIFERENTES, ALÉM DE NOVO PARA-CHOQUE (FOTO: DIVULGAÇÃO)

É claro que a montadora terá de superar obstáculos para garantir o sucesso do modelo. Os concorrentes não vão ficar passíveis. O HR-V passou por mudanças de estilo recentemente. Da mesma forma o Renegade, que de quebra teve um reposicionamento de preços e versões, o que o faz liderar o segmento neste início de ano. Em breve, se você digitar “T-Cross” no google, será bombardeado por ofertas vantajosas dos concorrentes. Pode apostar. Além dos quatro líderes, há novidades ascendentes como C4 Cactus e Tiggo 5X, além do Eco sem estepe na tampa.
O preço salgado me parece ser o “calcanhar de aquiles” do T-Cross. A VW é uma marca generalista querendo praticar preço de marca especialista, como a Honda, que assim como a Hyundai tem ótima avaliação de atendimento e pós-venda. A Jeep tem foco total em SUVs. Seu modelo é o único que não deriva de carro de passeio. Só o Renegade tem opção de motor diesel com tração 4x4, que representa 12% do mix de vendas. Seus pecados são o porta-malas acanhado e o motor flex pouco empolgante.
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JEEP RENEGADE 2019 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A VW terá de fazer um trabalho especial na rede para elevar o padrão de atendimento dos clientes do T-Cross, que pagarão mais de R$ 90 mil pela versão automática (a que vende). Difícil é manter o foco da força de vendas no modelo, ao mesmo tempo em que se vende Gol, Voyage, Saveiro, Fox, Up... Clientes de veículos acima de R$ 90 mil pesquisam muito, comparam e querem atenção mais que especial das equipes de venda. Honda, Jeep, Nissan e Hyundai são redes mais enxutas, especializadas em modelos de maior valor agregado.
Já a VW nunca se deu muito bem com modelos mais caros como Golf, Jetta, Passat, Tiguan e Amarok. Da mesma forma como outras marcas generalistas (Chevrolet, Ford e Renault), que não conseguem emplacar tantos SUVs como as quatro líderes do segmento.
De qualquer forma, o tamanho da rede, a capilaridade e os pesados investimentos em treinamento e marketing jogam a favor do VW T-Cross neste momento, além do fator novidade. Por isso, minha opinião é que o novo entrante vai conseguir a liderança, mas não com muita folga. Deve tirar muitos compradores do EcoSport, por conta da imagem ruim da Ford após o fechamento da fábrica no ABC. Deve avançar também sobre os modelos da Renault.
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FORD ECOSPORT TITANIUM 2020 SEM ESTEPE NA TAMPA DO PORTA-MALAS (FOTO: TABATHA BENJAMIN / AUTOESPORTE)

Entre os quatro líderes, o Kicks deve sofrer as piores consequências, pois não tem rede tão premium e é o que mais se assemelha ao T-Cross em termos de porte (size impression). O Creta parece mais encorpado, mas também deve perder alguns clientes, mais que HR-V e Renegade, recentemente renovados. Kicks e Creta precisam urgentemente de um facelift e novidades na gama para não sangrarem demais com a chegada do VW T-Cross. Façam suas apostas, pois a briga promete!
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OPINIÃO: OS DESAFIOS DA VOLKSWAGEN PARA FAZER O T-CROSS VENDER MAIS QUE OS RIVAIS (FOTO: AUTOESPORTE)




Glauco Lucena escreve neste espaço às terças. Jornalista com 28 anos de experiência no setor automotivo, foi redator-chefe de Autoesporte até 2013 e gerente de imprensa da Jeep. Hoje é consultor automotivo e mantém o site AutoBuzz.

COMENTÁRIOS: Tem um "probleminha" que a VW vai ter para realizar o seu intento, bem além do alto (altíssimo, para mim) preço que cobra no T-Cross: já tem uma quantidade BEM GRANDE de vídeos no YouTube falando dos defeitos, recorrentes, bem como problemas de fabricação (baixa qualidade) de Polo e Virtus. Numa contagem rápida, achei pelos menos uns 30 com títulos variados, mas todos com o mesmo assunto. Primeiro, é uma contra propaganda que tangencia o T-Cross, pois afinal, deriva da mesma plataforma. Segundo, porque considerando os vídeos "per si", demonstram relaxo com o produto, que pode ser mais um na fogueira contra produtos da VW, assim que chegar ao mercado. Ninguém da imprensa especializada está dando a mínima para isso e em algum momento, esta onda vai bater no traseiro da VW.

107Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Sex 1 Mar - 0:29

Domingos V


Administrador

Acho que o "menos disse" do tal Glauco foi o que mais disse. O modelo deve mesmo pegar as vendas da Ecosport, que anda cansada, tem muitos problemas de qualidade e ainda os problemas agora da Ford.

Daí a pegar a liderança, ainda por cima esse ano, é otimismo de propaganda que a própria imprensa ecoa, intencionalmente...

Aliás, fica claro que a totalidade da imprensa convencional está combinada nessa pauta, inclusive pela quase totalidade de artigos ambíguos em que quase todo mundo aposta em dificuldades de vendas mas acaba em tom extremamente otimista e alinhado - como se justamente quisessem dizer algo, mas estão combinados de dizer outra coisa.

E realmente vi alguns desses vídeos esses dias. Os relatos em especial quanto a acabamento de maneira geral são muitos, fora alguns problemas maiores. A imprensa, claro, faz como nas eleições daqui ou do exterior e trabalha até o último momento fingindo que só existe o que é combinada de falar...

Acredito que o T-Cross deveria vir mais bem cuidado nessa parte, um pouco como a própria HR-V é mais bem cuidada do que o Fit. Mas se não for, já era, vira uma Ecosport II - só que sem nunca ter tido o sucesso da Ecosport.

108Volkswagen T-Cross - Página 7 Empty Re: Volkswagen T-Cross Sex 8 Mar - 16:58

R8V

R8V
Administrador

Fred, acho q não tem limitador de velocidade.

Quanto ao TCross, parece um bom produto, sim, as fábricas estão substituindo os médios pelos Suvs de plataformas mais baratas- bem ou mal, isso ocorre pq é o que estão comprando.

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