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Grilo
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871NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 1 Jul - 18:41

Fabiano



JA houve alguma vez em que a Ford liderou o rank mundial de vendas gerais?

http://www.oticainova.com.br

872NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 1 Jul - 22:41

Grilo


Administrador

O Terrano terá portas com visual próprio, ainda que o recorte seja idêntico.

http://www.autouniverso.com.br

873NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 2 Jul - 10:23

KÜLL



Como sempre deixei claro, torcia muito para a vinda do Qashqai/Dualis, o que não aconteceu, infelizmente. Mas mas triste ainda é notar a falta de posicionamento da marca no Brasil. Ela e Renault disputam o mesmo segmento, sem diferenciação e pior, com poucos produtos.

874NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 2 Jul - 10:52

Fabiano

Fabiano

Isso que a Nissan tem tantos produtos incriveis que a Renault não tem, é muito facil colocar cada marca em seu devido lugar.

http://www.oticainova.com.br

875NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 2 Jul - 11:51

KÜLL



Pajero Dakar ganha nova cara na Rússia
Publicado em 02-07-13 às 11h11 por Nicolas TavaresCOMENTE!

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Reestilização deixa SUV com a mesma frente do novo Outlander




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NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Mitsubishi_Pajero
Por João Kleber Amaral e Nicolas Tavares
A Mitsubishi anuncia que vai começar a produção do Pajero Sport (por aqui, chamado Pajero Dakar) na Rússia, usando a fábrica da PSA Peugeot-Citroën. Esta novidade é importante para nós, no Brasil, porque este Pajero teve o design renovado, com a mesma cara do novo Outlander.

NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Handle


NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Lt-smallNOTAS INTERESSANTES - Página 59 Rt-small
[url=javascript:void(0)]Antes[/url][url=javascript:void(0)]Depois[/url]

 
O Pajero Sport será montado por SKD (Semi Knock Down), um esquema de produção no qual as peças são enviadas para a fábrica, que apenas monta o veículo. Ao contrário do CKD (Complete Knock Down), onde quase tudo vem sem montar, algumas dessas peças já vem prontas, como a carroceria (que pode chegar até pintada).

Com este novo design, o Pajero Sport fica alinhado com o restante dos produtos da Mitsubishi e é mudança de baixo custo, já que altera apenas a grade e o parachoque. Por enquanto, a marca japonesa não fala nada sobre atualizar o desenho do SUV no resto do mundo, mas ele deve aparecer no Brasil em breve, aproveitando o lançamento do novo Outlander, que chega ainda este ano.

876NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 2 Jul - 17:58

KÜLL



Sábado, ví um Prius prata rodando aqui, em Rib. Preto, pela primeira vez. Gozado que a gente cansa de ver Ferrari, Lambo e Porsche aqui e Prius, que é mais barato e tem um conceito "verde", só agora ví um.
Hoje, 02/07, ví um Cobalt com uns "escorridos na linha dianteira das maçanetas, como se tivesse escorrido água suja do teto. Defeito de projeto que cria esta "canaleta"?

877NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 2 Jul - 18:03

KÜLL



Nova geração do MINI Cooper aparece sem qualquer camuflagem
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Date02/07/2013 | 00:46 NOTAS INTERESSANTES - Página 59 UserHenrique Rodriguez , Posted in MINI , [url=http://www.novidadesautomotivas.blog.br/search/label/SAL%C3%83O DE FRANKFURT]SALÃO DE FRANKFURT[/url] , SEGREDOS NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Icon18_email



Nova geração do compacto será lançada em setembro
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NOTAS INTERESSANTES - Página 59 2014-Mini-Cooper-S-2Carscoops%25255B3%25255D_thumb
A MINI conseguiu esconder a nova geração do Cooper até agora, mas se descuidou durante a sessão de fotos do modelo e os espiões se aproveitaram disso. Bom é que assim não precisamos esperar até setembro, quando ocorre o [url=http://www.novidadesautomotivas.blog.br/search/label/SALÃO DE FRANKFURT]Salão de Frankfurt[/url], para ver como o compacto inglês ficou após ter sido totalmente refeito.

NOTAS INTERESSANTES - Página 59 2014-Mini-Cooper-S-4Carscoops%25255B3%25255D_thumb
O que se vê é um MINI Cooper renovado, mas sem perder seu estilo característico, criado pelo designer greco-britânico Sir Alec Isigonis na década de 50. Nota-se que a inspiração para as linhas da dianteira partiu do MINI Rocketman, conceito que antecipava um MINI ainda menor que o Cooper, mas que não saiu do papel. Os faróis com LEDs dão boa impressão e o para-brisa mais inclinado passa a sensação de esportividade. A traseira tem lanternas maiores, inspiradas no Countryman, porém com o estilo próprio do Cooper.
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 2014-Mini-Cooper-S-5Carscoops%25255B3%25255D_thumb
Obviamente não conseguiram flagrar o MINI Cooper 2014 por dentro desta vez. Mas nem precisava, pois isso já havia sido feito em outra ocasião. Totalmente novo, ele perde o velocímetro analógico no centro do painel, e este espaço passa a ser ocupado pelo sistema de som. Agora todos os mostradores ficam atrás do volante, mas de forma discreta. O interior ainda ficará mais espaçoso, graças às novas dimensões, mais generosas.
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 2015miniinterior_thumb%25255B1%25255D
Ainda não há informações sobre motores, mas especula-se o lançamento de um novo motor à gasolina, 1.5 de três cilindros.
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 2014-Mini-Cooper-S-10Carscoops%25255B3%25255D_thumb


Leia mais Nova geração do MINI Cooper aparece sem qualquer camuflagem - Novidades Automotivas
http://novidadesautomotivas.blogspot.com/ [/color]

878NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 2 Jul - 18:33

Fabiano

Fabiano

Mini parece que ficou menor...

Sobre o escorrido, pode ser o que as linhas laterais que terminam em lugar algum causem essa estranheza....

http://www.oticainova.com.br

879NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 3 Jul - 10:38

KÜLL



Não eram não. Ví o carro hoje de novo e o "escorrido", tipo água suja que secou, está nos dois lados do carro, começando na curva das maçanetas que fica virada para a frente.

880NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 3 Jul - 10:53

KÜLL



É preciso decidir o que vai mover os carros, aqui e lá fora
Comente

NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Calmon-80x80
Fernando Calmon
Colunista do UOL02/07/201321h36



  • terr


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NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Selo-hp


  • Reuters
    NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Manifestantes-antixisto-na-california-metodo-de-extracao-do-gas-conhecido-como-fracking-e-repudiado-pelos-ambientalistas-1372811298350_300x420
    Manifestantes "antixisto" na Califórnia: método de extração do gás, conhecido como "fracking", é repudiado pelos ambientalistas


Quem ainda não ouviu falar de gás de xisto, mais ou cedo ou mais tarde vai ouvir. Trata-se de extrair do subsolo gás natural impregnado em rochas ou areias betuminosas por meio de nova técnica conhecida como fratura hidráulica [em inglês usa-se o termo fracking].

Aplicado em grande escala nos Estados Unidos, significou um corte de mais de 70% no preço daquele combustível. Pode-se obter petróleo dessa forma também, porém a custo maior.
Ainda se discutem todos os riscos ambientais, já que exige quantidade enorme de água. E gás é combustível fóssil e, portanto, colabora para o aquecimento do planeta. Formar uma rede de seu abastecimento para veículos exige grandes investimentos. Entretanto, gás muito barato pode impactar o preço do petróleo. Alguns falam até em revolução energética, talvez um exagero, mas existe potencial de tirar competitividade da exploração de petróleo mais caro, em águas marítimas muito profundas, como o pré-sal brasileiro.
Essa novidade igualmente traz incertezas à política brasileira de combustíveis líquidos. Depois de congelar o preço da gasolina para combater a inflação, o governo viu o consumo e importações subirem muito pela falta de capacidade nas refinarias. Ao mesmo tempo, inviabilizou o etanol. Em 2009, a soma de consumo de etanol hidratado (para motores flex) e anidro (adicionado à gasolina) superou o de gasolina. Como a frota aumentou e houve migração para gasolina por seu preço convidativo, o biocombustível recuou, hoje, para 30%.
Mais complicado: as duas novas refinarias, em construção pela Petrobrás (Rio de Janeiro e Pernambuco), foram planejadas com foco no diesel. Então, ou se importa mais gasolina ou se estimula a produção de etanol. Durante a recente conferência internacional Ethanol Summit 2013, organizada a cada dois anos pela Unica (entidade do setor sucroenergético de São Paulo), não se constatou grande entusiasmo para investir em novas usinas. Isso apesar de a Anfavea ter anunciado, no último dia 28 de junho, que se atingiu a produção de 20 milhões de veículos com motores flex.
Falta, de fato, definir a matriz energética de combustíveis do país. O atual governo já deu sinais de pouca importância ao etanol. Agora, como precisa dele, acena com afagos, sem a firmeza necessária para que de 2013 a 2020 a produção desejada suba de 26 bilhões para 73 bilhões de litros/ano, metade do que produzirão os EUA.
LEVAR A SÉRIO
Um ponto que mereceu bastante atenção na conferência foi o etanol de segunda geração (2G). Ao aproveitar palha e bagaço da cana, a produtividade subirá até 50%, numa primeira etapa, a preço competitivo. Primeira unidade industrial será inaugurada em 2014, em Alagoas, pela GranBio. Paralelamente, se desenvolveu a chamada cana-energia, com o dobro da quantidade de fibra (celulose) e metade da sacarose (açúcar). Pode ser plantada em solos degradados, exige menos água e insumos, além do potencial de colheita três vezes maior na mesma área.
Não se trata, aqui, de qualquer revolução energética, mas de uma enorme evolução de processos e tecnologias que se estudam há mais de uma década. Do ponto de vista ambiental, o etanol 2G é superior, mas antes de tudo precisa ser levado a sério de verdade, sem políticas de oportunismo.

Siga o colunista: twitter.com/fernandocalmon


RODA VIVA
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+ Mudança de patamar na cotação menor do real frente a outras moedas começa a enfraquecer comparações de preços com o exterior. Se a referência, então, for automóveis europeus, poderá causas surpresas. Boa parte dos carros fabricados aqui já apresenta preços iguais ou menores do que os vendidos na Europa, igualados os equipamentos e, claro, os impostos.

+ Impasse com argentinos deixou, até o final do ano, comércio livre com Brasil. Dessa vez o Brasil decidiu endurecer o jogo. Situação sempre contrariou regras do Mercosul. Para complicar, aumento de inflação (e salários) no oaís vizinho puxou os custos por lá. Prevê-se para o final deste ano nova Política Automotiva Comum que possa conduzir à abertura total das fronteiras.

+ Fox Bluemotion traz novas referências em termos relação consumo-desempenho para um motor de 1 litro de cilindrada. É o primeiro três-cilindros ciclo Otto fabricado no Brasil. Versão flex do motor mais moderno da VW (EA211) tem a maior potência com etanol (82 cv) do mercado, claramente sentida ao guiar o carro. Com gasolina são 75 cv, aqui e na Alemanha.

+ Redução do consumo energético de 17%, nessa versão do Fox, visa o programa Inovar-Auto. Em trecho urbano de Campinas (SP), esse colunista alcançou 18,9 km/l (gasolina), sem ar-condicionado e pouco trânsito. Suspensões, câmbio e aerodinâmica seguem o pacote Bluemotion (R$ 745), sem prejuízo do prazer de dirigir. Mesmo motor estreará no VW Up em 2014.

+ Mitsubishi descartou, no momento, fabricação do compacto Mirage em Catalão (GO). Investimento de US$ 550 milhões do Grupo Souza Ramos, no período 2010-15, incluiu as duas picapes L200 Triton (cabine simples e dupla) e os SUV Dakar e ASX. Sedã Lancer chega no próximo ano. No total, 330.000 veículos em 16 anos.

COMENTÁRIOS: SOBRE O ÁLCOOL, repete-se de outra forma, o erro que começou com Getúlio Vargas e continuou com Costa e Silva e Juscelino: ao criar a Petrobras e passar a produzir petróleo, nunca se disse claramente que o petróleo encontrado aqui é o chamado "óleo pesado", que produz pouco Diesel e pouca matéria prima para petroquímica fina, áreas onde sempre gastamos "os tubos" com importação. Mas como tal óleo produz muita gasolina e tem como subproduto, asfalto, vamos acabar com as ferrovias, incentivando carros e estradas.... Hoje, já se consegue tirar mais Diesel do tipo de óleo que temos aqui, não sei quanto mais, mas consegue. Como, desde sempre, a produção de álcool, inicialmente, açúcar, foi pulverizada, é um setor com baixa influência do governo, não "monopolizável", então, dizem os estrategistas do PT, "vamos destruí-lo!". Ninguém investe onde não há lucro. O caso da produção de energia elétrica é um caso. Não se concedem incentivos, via isenção de impostos, com a desculpa de que "o governo 'abriria mão" de...". Como "abrir mão" de algo que, a rigor, não existe. Pode-se estimar o quanto o governo perderia, SE OS EMPRESÁRIOS INVESTISSEM MESMO ASSIM, o que não vão fazer, pois o custo de produção e interligação ao sistema, é muito caro e o preço do MWT/h oferecido, é baixo. Só no interior do estado de São Paulo, por este conceito de "deixa de ganhar" sobre o que não existe, se todas as usinas se equipassem, teríamos, só aqui, o equivalente A MAIS UMA ITAIPU.

SOBRE OS ARGENTINOS: a mesma merd* de sempre... Não era para começar em 1º de julho, ou seja, ANTEONTEM? Fora que o que temos aqui é um comércio manco, onde as fábricas, para não investir no Brasil, o grande mercado da América Latina, se apoiam na Argentina, que não tem produtores de peças, seja em quantidade, seja em qualidade, importa daqui boa parte dos itens, e gera déficit comercial na balança do setor para eles, que não se preparam para o tal "livre comércio" desde o começo do Mercosul e aí, o governo de lá usa e abusa da triangulação de peças, querendo gerar "lucro" com isso e desviando a fabricação de carros com mais tecnologia para lá.

881NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 3 Jul - 10:55

KÜLL



Reestilizado, Kia Cadenza 2014 chega ao Brasil no mês que vem
03/07/2013Por: Dyogo Fagundes1 Comentário
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Kia_cadenza_us-spec_1-620x465
Apresentados os novos Cerato e Sorento, a Kia se prepara para lançar no mercado brasileiro mais uma importante novidade. Trata-se da linha 2014 do sedã Cadenza, que foi revelada na Coreia do Sul em outubro do ano passado e chega trazendo como destaques visual reestilizado, retoques no interior e lista de equipamentos mais generosa. Na mecânica o motor 3.5 V6 segue sem grandes mudanças.
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Kia_cadenza_us-spec_6-620x465
Na dianteira, o Cadenza 2014 incorpora o mesmo estilo do topo de linha Quoris, evidenciado por novos faróis, para-choque e capô, além da conhecida grade “nariz de tigre” que virou marca registrada da montadora. Nas laterais, chamam atenção as novas rodas de liga leve de 19 polegadas e na traseira há mudanças no desenho das lanternas e da tampa do porta-malas.
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Kia_cadenza_us-spec_20-620x465
Na cabine são destaque os sistemas de navegação SiriusXM Traffic e UVO eServices, tela de LCD de 8 polegadas sensível ao toque, bancos revestidos em couro, ar-condicionado de duas zonas, sistema de entrada sem chave Smart Key, conectividade Bluetooth e bancos com ajustes elétricos e memória com dez posições.
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Kia_cadenza_us-spec_22-620x465
Sob o capô, o motor 3.5 V6 de 290 cavalos e 34,4 kgfm de torque não sofreu mudanças e continua acoplado à uma transmissão automática de seis marchas. Com esse conjunto, o Cadenza acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e alcança 230 km/h de máxima.


COMENTÁRIOS: E enquanto isso, a GM deixa de importar o Omega e continua a "fazer doce" com o Malibu. Será que, finalmente, a GM vai lançar o sismte Sirius aqui? Se for, o ridículo é lançar em um carro da concorrência.

882NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 3 Jul - 11:50

KÜLL



Brasil cria tecnologia que diminui em até 990% o custo da fibra de carbono
03/07/2013Por: Diogo Dias5 Comentários
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Lamborghini-Veneno-2013-03-650x394-620x375
O Exército Brasileiro, em parceria com a Petrobras, desenvolveu um método de produção de fibra de carbono de baixo custo. A tecnologia criada utiliza piche de petróleo na confecção do material. Esse tipo de piche tem baixo valor de mercado e pouco uso.
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Mclaren-p1-2014-002-650x487-620x464
A tecnologia deve ajudar a baixar o custo de fabricação da fibra de carbono. O método utilizado hoje tem como matéria-prima o picha de alcatrão ou sintético. Ao utilizar esse material, o quilo da fibra de carbono fica entre US$ 50 e US$ 1 mil, o que encarece o produto mesmo com a produção em larga escala. Por isso ele é utilizado somente em produtos de alto valor, como em carros de F1, veículos de luxo, iates, aviões e foguetes.
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Mercedes-a45-amg-edition-01-03-620x413
O Major Alexandre Taschetto, gerente do projeto, citou o caso da eficiência energética nos carros, sendo que as peças de ferro podem ser trocadas pelas de fibra de carbono. “Avaliamos que a fibra de carbono de piche de petróleo brasileira pode custar entre US$ 10 a US$ 15 por quilo. A indústria automobilística avalia que, se o custo da fibra estiver abaixo de US$15 por quilo, já compensa substituir o aço por fibra em maiores quantidades”.
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Volkswagen_xl1_8-1200x900-620x465
Em um primeiro momento, essa tecnologia será implementada na produção dos equipamentos utilizados pelo exército, como metralhadoras, capacetes, armamentos leves, pistolas e fuzis.
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 006-2014-sls-amg-black-series-620x454
A Petrobras ainda estuda a produção em grande escala, sendo que a fabricação semi-industrial será apresentada durante o Congresso Mundial de Pesquisadores da Área de Carbono, que ocorre entre 15 e 19 de julho, no Rio de Janeiro.

COMENTÁRIOS: Só espero que não entreguem a preço de banana a patente do processo a qualquer multinacional.

883NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 4 Jul - 11:55

KÜLL



04/07/2013 | 09:04
Canal de Notícias
Volkswagen lançará crossover e novo Polo nos EUA
Marca alemã pretende apresentar ao mercado norte-americano um utilitário de entrada montado sobre a plataforma do Golf e a nova geração do compacto até 2017
Autor: da Redação/Foto: Divulgação
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NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Volkswagen-CrossPolo-front-view

De acordo com a revista norte-americana Motor Trend, uma fonte da Volkswagen confirmou que o mercado norte-americano receberá a nova geração do Polo e um crossover de entrada. Os dois modelos serão vendidos por lá até 2017 ficarão posicionados abaixo do Jetta, que custa a partir de US$ 16.700 (cerca de R$ 37.800).
O crossover será montado sobre a plataforma modular global MQB – a mesma da terceira geração do Audi A3 e do Golf VII – e terá linhas semelhantes às do SUV compacto Taigun, apresentado no Salão de São Paulo no ano passado. O modelo terá motorizações de três e quatro cilindros.
Já o Polo chegará ao consumidor norte-americano após passar por um leve retoque visual e poderá ganhar uma versão elétrica.

884NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 4 Jul - 11:56

KÜLL



03/07/2013 - 19h08NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Lg-share-en
"Quatro grandes" somem de Campos do Jordão
por LUÍS PEREZ, enviado especial a Campos do Jordão (SP)
Os preços extorsivos para marcar presença na temporada de inverno de Campos do Jordão (SP) têm afastado a maior parte das marcas de automóveis. Há cerca de uma década, todas as "quatro grandes" (Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford) subiam a serra. Hoje nenhuma delas dá as caras. Resta às marcas neófitas tentar aproveitar a oportunidade.NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Pub_h_120_b
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É o caso de Renault e Hyundai, que estão investindo na cidade serrana. A fabricante francesa mostra toda a sua linha de veículos, além de um exemplar do Mégane RS como "chamariz". A empresa coreana investe bem mais pesado e mostra, além dos nacionais HB20, HB20X e HB20X, toda a sua linha de importados. É possível realizar test-drive.

NOTAS INTERESSANTES - Página 59 63384

NOTAS INTERESSANTES - Página 59 63385

NOTAS INTERESSANTES - Página 59 63386
Renault, Mercedes e Hyundai em Campos do Jordão

Na mesma rua do "bairro da ferveção", o Capivari, a alemã Mercedes-Benz mostra seus mais recentes lançamentos. Lado a lado, estão o novo Classe A e o novo Classe B, além de outros modelos, inclusive da marca smart. Todas essas marcas se instalaram ao longo da avenida Macedo Soares.

Não muito longe dali, na avenida Emílio Ribas, a japonesa Suzuki demonstra o agora nacional Jimny. Com a Jimny Experience, a empresa procura apresentar a capacidade off-road e robustez do jipinho 4x4. São mostrados ainda os modelos SX4, SX4 Mormaii, Grand Vitara Limited Edition, entre outros modelos personalizados.

NOTAS INTERESSANTES - Página 59 63387
Réplica de carro de Fórmula 1 da Ferrari em shopping

Para quem gosta de automobilismo, uma surpresa aguarda os visitantes bem na entrada do shopping Market Plaza: a réplica de um carro de Fórmula 1 da Ferrari, em tamanho natural.

885NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 4 Jul - 13:46

Fred



VW não se cansa de enterrar dinheiro no mercado americano. Dentro de uma estratégia de nicho até acho que o Up! seria boa opção (concorreria com Spark, Smart, 500 e Scion iQ), mas o Polo não vejo muito futuro. Ja o Crossover seria interessante, uma vez que Escape e Encore tem tido boa saída.

886NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 4 Jul - 18:25

KÜLL



Indústria automotiva registra melhor 1° semestre da história e exportações avançam
04/07/2013Por: Thiago ParísioNenhum Comentário
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Foto-patio-montadora
O melhor primeiro semestre da história em licenciamento e produção de veículos da indústria automotiva brasileira. Este foi o resultado apresentado nesta quinta-feira (4) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
De acordo com a entidade, foram licenciados 1.798.976 unidades no período, 4,79% a mais do que entre janeiro e junho de 2012 (1.716.709). Deste total, 1.321.897 foram automóveis e 385.917 foram comerciais leves. Os caminhões responderam por 74.365 unidades, enquanto os ônibus completaram as 16.797 unidades restantes.
Segundo Luiz Moan Yabiku, presidente da Anfavea, “a base de comparação a partir deste mês ficará mais forte, pois o anúncio de duas prorrogações de desconto do IPI no ano passado, uma em maio e outra em agosto, ajudaram a alavancar as vendas naquele ano”. Completando o bom momento, a média diária de 15,9 mil veículos de junho foi a melhor do ano.
Já as exportações de veículos e de máquina agrícolas, num total de US$ 7,91 bilhões (equivalente a R$ 17,85 bi), fecharam o primeiro semestre com um avanço de 7,2% sobre os US$ 7,37 bilhões (R$ 16,64 bi) registrados há um ano – somente em junho foram US$ 1,44 bi (R$ 3,25 bi), 15,8% acima dos US$ 1,24 bi (R$ 2,8 bi) de 2012.

887NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 4 Jul - 18:36

KÜLL



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Roberto Nasser - De carro por aí

NOTAS INTERESSANTES - Página 59 ROBERTO+NASSER
edita@rnasser.com.br - 61- 3225.5511 - Coluna 2713 04.07.2013

NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Z,Foto+Legenda+01+Coluna+n%C2%BA+2713+vw_bluemotion_04
Fox Blue Motion. O bolo da cereja
Quando vi e depois dirigi o Fox em versão Blue Motion, com o novo motor 1.0 de três cilindros, logo pensei ser o inverso dos critérios de premiação em eventos automobilísticos sérios. Neles a adição de equipamentos ou acessórios aos automóveis antigos tira pontos. Ou, o mais é menos. No caso, raciocínio inverso, tirou-se um cilindro do motor, ganhou-se em tudo. Do motor, a cereja, a Coluna falou – bem – na semana passada, como o demarrar de um novo caminho, na busca de menor tamanho, volume, peso, grandezas físicas que ajudarão a fazer carros mais racionais daqui para a frente. Falo agora do bolo que contém a cereja. Gosto da imagem. Para apresentar o motor-cereja a Volkswagen precisava algo coerente, mais identificado com novidade. Este pacote em sua linha é o Fox, projeto nacional para enormes pretensões de transformar o Brasil no maior fornecedor do carro mais barato da Volkswagen em todo o mundo. Não deu, será o UP!.


A versão Blue Motion, com tratamento especial para conseguir melhor rendimento energético integra a coerência do negócio. O automóvel tem, desde cuidados de aerodinâmica, pneus de menor área de contato e menor resistência à rolagem, até o câmbio com relação mais multiplicada, mais longa.


O motor apresentado é o novo 3 cilindros, 999 cm3 de deslocamento, 12 válvulas com abertura variável nas de admissão, 75 cv a gasálcool e 82 a álcool hidratado – alcoolizado é o mais potente na renca dos 1.0. Começa em regime suave, para fazer presença e alavancar vendas – os ecologistas não deram muita bola à versão anterior -, treinando fornecedores, linha de produção, público consumidor e rede assistencial para o princípio de 2014, quando chegar o UP!, o menor e mais barato dos VW, demandando produção volumosa, o Fusca do século 21. É identificado como EA 211. Moderno, criação exclusiva, alinha-se no que suas concorrentes já produzem, Ford, por exemplo, testa o seu e desenvolve fornecedores. O raciocínio é simples: busca-se a redução de emissões e de consumo. É a condição externa. A interna, reduzir custos em produtos, gentes e processos. Daí um motor de três cilindros deve custar no mínimo ¼ menos que um motor com quatro cilindros. Assim, por regra de três, um novo caminho será o melhor caminho.


É atual exclusividade, mas no mercado brasileiro há outros três: Smart, o Kia Picanto dividindo com o Hyundai HB20. Entre 1956 e 1967, outros: os 900 e 1.000 dos DKW Vemag.


A composição do carro é boa e espelha o atual da Volkswagen, de melhorar, atualizar, acertar produtos, torná-los agradáveis em operação, sensações, reduzir consumo. A Volkswagen no Brasil é dirigida por um austríaco, administrador de empresas, 46 anos. Mas age como se fosse um velho mercador libanês, gira em torno do problema para chegar ao centro da solução. O dr Schmall, agora naturalizado, não diz querer reconquistar a liderança de vendas, há muito perdida para a Fiat. Poderia fazer guerra de preços, dar bônus, desmoralizar o mercado, mas vai pelas beiradas: atualiza, melhora os carros, inicia trocar a linha, mantém os lucros crescentes, fica bem na foto dos resultados, apostando ficar melhor.O acerto do Fox, a aplicação do motor, nele usar partida a frio automática, dispensando aquele tanquinho aparentemente inventado pelo pessoal do controle de custos, que desmoraliza a engenharia mas alegra os contadores de centavos, alguns cuidados internos somam-se ao motor e o resultado é muito bom. O carro por seus aditivos é capaz de economizar mais de 10%. O motor ajuda muito para reduzir isto.
Fiz pequena viagem a partir de Campinas, SP, até o campo de provas da TRW após Limeira. 100 km/hora, sem ligar o ar condicionado, dirigindo com previsão para não ficar atrás de caminhão, nem ser necessário reduzir e acelerar. Na prática, dirigindo como se deve dirigir, com duas pessoas o automóvel fez 22,7 km com um litro de gasolina. Condições favoráveis, concentração, objetivo, indicando resultados sempre superiores aos do motor 1.0 de quatro cilindros podem ser atingidos. Um dos segredos é o torque, em torno de 10 kilos, disponível em 80% aos 2.000 rpm, permitindo ter a caixa de marchas com relação final longa, com o motor girando e consumindo menos.


Respondo à questão comum: é esquisito o ronco do motor ? Não, o EA 211 não deixa o ouvido incomodado procurando mais uma explosão no ciclo. Também para presumíveis vibrações pelo uso de motor com número de cilindros ímpares. Também não as há. O que ele faz e o faz bem, é andar bem, melhor que o 4 cilindros.
A composição do Fox Blue Motion agrada: ar condicionado, direção assistida eletricamente – economizando combustível, bolsas de a frontais, freios a disco frontais com anti travamento, o ABS. Custa R$ 750 – uns 2% - sobre o modelo com o motor 1.0 quatro cilindros, o EA 111. R$ 32.500. O bolo é gostoso.


Mitsubishi cresce e lança o ASX
A MMCB, montadora no Brasil dos produtos Mitsubishi, exibe a consequência dos planos e investimentos: inicia construir em Catalão, Go, o crossover ASX, que importava desde 2010. “Estamos muito orgulhosos. É um grande passo da Mitsubishi Motors do Brasil, e não para por aí” diz Robert Rittscher – que apesar do nome é paulistano -, presidente da empresa.
NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Z,Foto+Legenda++02+Coluna+%C2%BA+2713+ASX+2014+-Mitsubishi+-+07Para entender o significado, basta olhar a linha de produtos da empresa e sua imagem, sempre calcada na valentia dos veículos com tração nas 4 rodas. Projeto de brilho, usa rallies e competições familiares para criar imagem e ligação com a marca.
O ASX é a ponte com o mercado normal, dos veículos de tração nas duas rodas, patamar a ser atingido no próximo ano. Pode-se dizer, o primeiro produto da nova fase de atuação mercadológica. A MMCB encontrou uma furca há algum tempo, entre manter-se como participante de participação crescente, porém pequena, ou investir para crescer e multiplicar. Tomou este caminho, investe sonoros US$ 1,1 bilhão – capital nacional, como a empresa – para ampliar a área construída da fábrica de 93 mil m2 para 247 mil m2, atualizar equipamentos, fazer a produção crescer proporcionalmente, a 85.000 veículos anos, e variar o portfólio de produtos. Ano próximo fará os automóveis Lancer que hoje, para fazer parque circulante, vende no Brasil com a melhor relação preço x conteúdo dentre as marcas japonesas.
Então,
Não é automóvel, mas deste tem confortos e rolagem muito assemelhadas, e não é Utilitário Esportivo. Tem pacote de segurança de elevado nível, incluindo as facilidades eletrônicas para freios, estabilidade, os sistema de tração nas 4 rodas. Não é para arrancar toco ou desatolar caminhão, como o do utilitário Pajero TR4, mas para garantir tração, dirigibilidade e segurança em pisos de pouca aderência.
Projeto atualizado, construção com a mão Mitsubishi sensível na parte estrutural, preocupação co m segurança ativa e passiva – o ASX ganhou tem nota máxima nos testes da estadunidense e a novidade de iniciar a nacionalização do motor de ciclo Otto – flex -, com inicial importação de peças para montagem e incorporação de componentes locais. O engenho é atualizado, bloco e cabeçote em alumínio, 4 cilindros, 16 V, duplo comando com abertura variada de válvulas. Produz 160 cv. A transmissão é harmônica com a proposta, CVT – de polias variáveis, sem consumir combustível e energia como os automáticos e a menor preço que os de duas embreagens.
Quesito preço desafia a lógica: custa aproximadamente o preço do produto anteriormente importado, com um monte de despesas e 35% de imposto de importação. Vai de R$ 84.500 para tração 4x2 manual a R$ 100.000 para 4x4 com CVT.


NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Zz%252CFoto+Legenda+03+Coluna+n%25C2%25BA+2113+Renault+Captur
Captur, vem aí o atrevido compacto da Renault
Entre reclamações de custos no Brasil e a fala fácil de quem é presidente de uma das maiores produtoras mundiais de automóveis, nasceu em algum São João do Deus Me Livre em Rondônia, criado e trabalho no Rio de Janeiro, Carlos Bittar líder da Aliança Renault-Nissan trouxe duas informações ao mercado nacional: manterá a produção de carros rústicos e de menor preço no Brasil – refinamento na América Latina, será na Argentina, onde monta o coreano Samsung chamando-o de Fluence; e aproveitará a submissão às novas regras industriais chamadas genericamente de Inovar-Auto, para trazer dois produtos importados para temperar a vida dos concessionários. Um, o atrevido Captur. Outro, a versão GT do Megane RS –versão aditivada do hatch não produzido no Mercosul.
A Renault se organizou, parou com os prejuízos, re assumiu a lucratividade quando teve a coragem de focar o Brasil para produzir carros baratos. Salvou-a para a até agora acertada empreita a exumação de uma plataforma antiga, resistente, e que permite fazer com pouco investimento e bons lucros com os carros da família Logan, Sandero e Duster. Deixou para a Argentina fazer os extremos, como o Clio, em fim de linha, e o coreano Samsung, dito Fluence, um bom automóvel, porém tão mal trabalhado em vendas quanto seu antecessor Megane. Curiosamente distante da atualidade de produtos, o Brasil, acredite, é o segundo mercado mais importante para a Renault, seguindo a França, onde tudo começou e onde o mercado europeu vem em queda alarmante.


Novidades


É coisa de luxo. Pequeno, 4,12 m – dois dedos menor que um Jac J3 Turin -, linhas chamativas com a assinatura do novo designer da marca, Laurens van der Akens. Linhas são para chocar a burguesia, pintura em duas cores, teto rebaixando em direção à traseira. Como se baseia na mesma plataforma do novo Clio/Nissan Juke, a motorização é idêntica. Crê-se, para o Brasil venha com pequeno motor de 1.2 litro, sobrealimentado por turbo compressor. Esperto.


A inclusão no programa Inovar-Auto apenas os exime da construção tributária tão a gosto do desvario nacional, de trinta pontos percentuais aplicado sobre o inexplicável Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI. Encara o Imposto de Importação de 35% de imposto todo o custo do carro até chegar ao porto. Não se entusiasme, somando a crise europeia, as liquidações e amplos descontos para vender, e o não pagamento da multa disfarçada sobre o IPI. A considerar o mercado nacional onde se pagam os carros mais caros do mundo, seguirão a toada. O Captur, menor que o Duster, terá preço maior que este, uns R$ 70 mil.


O Megane RS é um hatch mesclando curvas e cortes e tem uma caracterização esportiva muito mais profunda que o Fluence GT, argentino vendido no Brasil. O RS usa motor de quatro cilindros frontal, transversal, 2.0 com turbo, produz 265 cv. O Fluence, 185 cv. Preço ? Negócio para R$ 100.


A cota de 4.800 unidades/ano para cada um dos modelos, dá ar de projeto sério. Está em tratamento, para que cheguem ao Brasil em outubro, como linha 2014.


Roda-a-Roda


Mercado – Preços, lucros e vendas crescentes, a Ford criou picape para aumentar sua liderança no setor. Mantém o apelo dos compradores, diminuindo o motor V8 para V6, mas nos 3.500 cm3 aplicou um turbo, dito EcoBoost. Com isto a potência agrada a qualquer veoitista: 375 cv e camionais58 kgmf de torque, caixa automática de 6 velocidades, diferencial com sistema anti patinamento e relação curta para valorizar a aceleração.


Sport – Ocupará um nicho – lá nicho é coisa enorme-, o de picapes esportivos, seja lá o que for isto: cabine simples, faixas laterais, emblemas preto e vermelho, interior cuidado em couro e alcantara. O nome é Tremor. Não será vendido aqui, mas o nome tem o mesmo significado.


Mudança – Com a aquisição da coreana Ssang Yang pela indiana Mahindra, iniciam-se mudanças na rede de revendedores no Brasil, com tendências a fusões. A Mahindra, maior produtora de tratores em seu país, quer distribuí-los na rede de revendedores. A nova compradora não entende porque o Chile, pequeno, possui 46 pontos de assistência. No Brasil, grande, menos.


Dúvida – Outros estrangeiros, os japoneses da Subaru já desistiram de entender a operação brasileira, igualmente diminuta em relação ao mesmo Chile.


Base – Helander Zola, novo diretor de marketing da BMW alterou planos para produtos, especialmente pela cota de importações que pode realizar sem pagar o pedágio de 30 pontos percentuais sobre o IPI: quer focar nos carros de entrada, de menor preço, em especial os modelos das séries 1 e 3. Os mais caros serão apenas referências pontuais.


Quem diria – Pesquisa no mercado interno da China entre as 10 marcas mais vendidas, mesclando luxo e volume. A JD Power, empresa especializada, listou os – acredite – 524 veículos em venda, e ouviu 14.462 clientes. Concluiu, no segmento top Audi teve 721 pontos em 1.000; Nissan, pela Donfeng, 732; Beijing Hyundai 715, e Donfeng Citroën e Donfeng Yueda Kia, ambas com 703.Marcas chinesas, média de 599 e as marcas estadunidenses tiveram média de 638 pontos, inferiores às Europeias, 671 e japonesas, 669.


Mais uma– A mescla é curiosa: soma árabes com chineses para fazer carros elétricos no agradável porém industrialmente descompromissado Sergipe. Mas é o que se anuncia por certa Amsia Motors, prometendo investir R$ 1B no projeto. O eixo de auto peças tem-se nordestinizado com a Ford na Bahia; no mesmo estado a construção da JAC; e o portentoso centro atraído pela Fiat em Pernambuco.


Manobra – Nenhuma montadora concorda, e a Fiat nega esforços nos corredores do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para criar uma pista legal exclusiva para veículos comerciais leves, de modo a dispensá-los do uso de ABS e bolsas de ar, obrigatórios a partir de 2014. Se não houver tal dilação, Fiat Uno, GM Corsa Classic e VW Kombi estarão barrados no baile.


Adeus – A VW fará série especial para a Kombi, para caracterizar o adeus. Fiat idem, terá publicação, eventos e uma série especial com nome italiano que permite trocadilho e é, no caso, uma verdade. A Grazzie Mille – algo como mil agradecimentos. Cabe.


Medicina – Tecnologia de segurança – para aviões localizarem gente escondida; levada à medicina, onde faz análises termográficas mostrando exatamente pontos com maior temperatura, indicando problemas, chegou ao processo de fazer automóveis. Engenheiros da Ford adaptaram o conceito para encontrar e eliminar vazamentos de ar nas cabines dos veículos. Resultado, andar mais confortável e, como diz poeticamente a montadora, ouvir o silêncio.


Pesado – Outro fabricante de caminhões, a Metro Schacman protocolou e aprovou processo junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Fazer caminhões em fábrica em Tatuí, SP, perto da capital e onde a Ford tem fazenda com campo de provas – e muitos engenheiros aposentados ali residindo. Começa importando 2.500 caminhões até julho de 2014. Depois, produção local.


Três – Fará três linhas: TT, cavalos mecânicos; LT, chassi cabine; DT, chassi curto para caçamba. Utilizam motor diesel Cummins ISM 11 E5, seis cilindros em linha, 24 válvulas, potências em 385 e 420 cv.


Mistura – MAN e Petrobrás em combustíveis e motores em testes estáticos, em bancada em laboratório novo do Lactec, Curitiba. É o mais novo e completo do país.


Melhor – Mesclando estilo e atitude da Street Triple 675 com a agilidade da superesportiva Daytona 675, a Triumph criou a nova Street Triple. Estilo naked, agilidade consentida por quadro em perfil de alumínio e sub quadros traseiros, suspensão com garfos invertidos, freios a disco com ABS, três cilindros, 12V, 675 cm3 e 85,1 cv – ridículo este vírgula 1. A gasolina nacional matou 20 cv.


[b style="text-align: left; background-color: transparent;"]Mico[/b] – A Pirelli não quer assumir responsabilidades quanto aos pneus rebentados no circuito de Silverstone, Inglaterra, domingo passado. Sem danos físicos, por sorte, a fabricante italiana tergiversa e diz em nota oficial que faltou informação das equipes, alegando que os pneus tem estrutura assimétrica, não sendo intercambiáveis, houve montagem em sentido inverso, pressão errônea, cambagem excessiva, ou a passagem pelas zebras pode ser responsáveis pelas ocorrências.


Questão – A Pirelli diz, propôs mudanças, mas as equipes não aceitaram. Por relembrar, leitor percebe, tudo o que envolve muito dinheiro no esporte não tem responsável quando algo dá errado. A FIA obrigou a mudar a estrutura de açp por outra, de Kevlar


Maldito francês – Foi o que os estadunidenses disseram quando souberam do tempo de subida de Pine Peaks marcado por Sebastien Loebb, o baixinho voador, no protótipo chamado Peugeot 208T 16, 485 cv. Loebb, n vezes campeão mundial de rallies pela Citroën, quebrou o recorde da prova: 8m, 13,878s – ano anterior, 9m46s. Segundo tempo, do vencedor do ano passado, com festejado Hyundai RM, 49 segundos atrás. A Peugeot não está, mas terá que voltar ao mercado dos EUA. Lá a Hyundai cresce em vendas.


Antigos – Mais rico e variado dos encontros de veículos antigos na América Latina, a Autoclasica já tem data: 11 a 14 de outubro – sexta a segunda. Realizado nas beiradas de Buenos Aires é uma aula, mostra veículos que mesmo colecionadores mais vividos, nunca viram ao vivo. Na última, Ferrari 1.0 – imagina ? -, e Pegaso, esportivo espanhol.


Programa – Todos sabem, o melhor programa do mundo para quem gosta de automóveis antigos ocorre na segunda semana e terceiro domingo do mês de agosto em Carmel, California, chamado genericamente de Pebble Beach Concours d’Elegance. Muitos eventos. Um deles tenta se re erguer, o Concorso Italiano, para carros do país. No Laguna Seca Golf Ranch, sábado, 16.


NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Zzz%252CFoto+Legenda+04+Coluna+n%25C2%25BA+2713+rel%25C3%25B3gios+BRM


Mimo - Este ano o fabricante de relógios BRM, nada a ver com a antiga competidora inglesa, terá modelo especial para premiar os melhores das 10 categorias, e venderá algumas unidades da Limited Edition. Preço não declarado – em PB quem pergunta o preço de chapéu de palha – US$ 120; camisa Polo US$ 150; água mineral, US$ 15; taça de espumante, US$ 20, não é da praia.

888NOTAS INTERESSANTES - Página 59 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 4 Jul - 19:12

Fabiano

Fabiano

É a VW ta mal mesmo, Fox como cereja do bolo mostra nitidamente a defasagem do que eles tem por aqui.

http://www.oticainova.com.br

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