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Fabiano
R8V
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1NOTAS INTERESSANTES Empty NOTAS INTERESSANTES Qua 11 Jan - 12:13

KÜLL



NOTAS INTERESSANTES Sessenta
vivoseudinheiro.com.br


BRASIL, DEVAGAR QUASE PARANDO

Bob Sharp
10/01/2017
AE, Destaques, Editorial
23


Anteontem falei aqui sobre sobre velocidades incoerentes, referindo-me à cidade de São Paulo, e choveram comentários sobre outros exemplos de limites de velocidade errados e/ou abaixo do ideal em outras cidades e rodovias. Fica a certeza de que muito há de errado na questão de trânsito no nosso país.

Pior, não apenas essa questão em si, mas, e principalmente, quando determinados limites são intencionalmente baixos para pegar incautos e com isso arrecadar por meio de multas. Pior ainda quando é notório que o estado de São Paulo conta com magnífica malha rodoviária, com muitas rodovias de Primeiro Mundo. Onde, então, estaria o problema?

Aposto na incompetência técnica para administrar trânsito. Além de, em havendo competência, autoridades maldosas que impõem armadilhas com finalidade de tirar dinheiro do bolso do cidadão-motorista teriam certo freio no âmbito do próprio establishment em fazê-lo. Não seria tudo, mas seria alguma coisa.

É desnecessário ser especialista em trânsito para detectar verdadeiros absurdos quando se trata de limites de velocidade. Rodovias de pista dupla com separação física e limite de 80 km/h contam-se às dezenas.

O exemplo mais eloquente que encontro é o atual trecho de descida de serra da rodovia dos Imigrantes, moderno, construído com toda a técnica e do que se dizia que teria limite de 110 km/h, nada mais razoável tendo em vista que a subida, quando invertida para descida, tinha limite de 100 km/h. Pois quando foi inaugurada a descida permanente em 2002 a comunidade automobilística ficou atônita: 80 km/h. Numa serra suave de 5% a 6% de declividade!

Na época questionei muito a concessionária da rodovia, a Ecovias, que justificava a medida em razão do aquecimento dos freios, chegando ao cúmulo de dizerem que os carros perdiam as calotas de plástico devido ao calor. Acredite se quiser.

Diversas vezes desafiei-lhes a fazermos juntos testes de descer a 110 km/h, mas sempre se recusaram. Obviamente.

Em São Paulo existe a Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, criada por decreto (nº 46.708) em 22 de abril de 2002, instituída como autarquia de regime especial, dotada de autonomia orçamentária, financeira, técnica, funcional, administrativa e poder de polícia, com a finalidade de regulamentar e fiscalizar todas as modalidades de serviços públicos de transporte autorizados, permitidos ou concedidos a entidades de direito privado, no âmbito da Secretaria de Estado de Logística e Transportes.

NOTAS INTERESSANTES Oitenta-1
Num rodovia dessas, 80 km/h só pode ser incompetência, safadeza ou ambos (flatout.com.br)

Obviamente, caberia a essa autarquia ver essa questão dos limites de velocidade nas rodovias que são verdadeiros absurdos. Se esse quadro existe, trata-se de sua total inoperância ou, na pior hipótese, conivência. A citada “autonomia financeira” e o “poder de polícia” podem perfeitamente explicar o porquê de tantas armadilhas de velocidade. Afinal, a Polícia Militar age sob comando do poder executivo estadual.

Todo mundo sabe o trânsito no Brasil mata muito. O número de mortes anuais aqui é igual ao dos Estados Unidos (39~40 mil/ano), cuja frota é de 255 milhões de veículos e a nossa, 42 milhões (fora motocicletas, 10 e 14 milhões, respectivamente). Se temos esse alarmante nível de fatalidades certamente ele não é motivado por trafegarmos rápido demais.

As causas são mais do que conhecidas, desde formação deficiente de motoristas a má qualidade e sinalização de vias, passando pelo desrespeito às regras de trânsito como um todo, limite de velocidade apenas um deles. Motoristas alcoolizados incluem-se nessas causas (não quem tomou duas latas de cerveja, mas os bêbados de fato).

O fato é que trânsito no Brasil está entregue ao Deus-dará, está na mão de incompetentes. Está faltando gente capacitada (e honesta, que não faça armadilhas) para dirigi-lo e evitar que o Brasil pare.

AE/BS



Sobre o Autor


NOTAS INTERESSANTES Bob%20Sharp-33

Bob Sharp
Editor-Chefe
Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

2NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 11 Jan - 12:17

Grilo

Grilo
Administrador

KÜLL escreveu:
Fabiano escreveu:Gosto do 308, mas mesmo aqui, rodam poucos...

Lembre-se que "aqui", para você, é a Alemanha, onde deve existir um certo bairrismo, como deve existir na França também e que com ou sem bairrismo, as montadoras daí tem produtos excelentes a oferecer.

Na França fiquei com a impressão de ter mais 308 do que C4 e Megane somados. O mesmo vale para as versões SW.

http://www.autouniverso.com.br

3NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 11 Jan - 12:21

KÜLL



Supercompactos evoluem lá fora e ficam longe do Brasil; veja o que perdemos

NOTAS INTERESSANTES Ford-fiesta-2017-1480454181914_v2_900x506[url=javascript:void()]NOTAS INTERESSANTES Pinit_fg_en_rect_red_28[/url]


Novo Fiesta é um dos novos carros que chegaram a um patamar de tecnologia mais alto do que a conta brasileira permite imagem: Divulgação





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André Deliberato
Eugênio Augusto Brito
Leonardo Felix
Do UOL, em São Paulo (SP), com informações de Detroit (EUA)

Novas gerações de modelos conhecidos se afastam do país; conheça
Apesar de plataformas globais, novas tecnologias fazem alguns modelos, sobretudo hatches compactos premium, ficarem equipados e caros demais para o atual cenário do mercado brasileiro.
As marcas preferem apostar em SUVs, que passam por ótima fase e estão "bombando" em vendas, e/ou em modelos maiores, que sempre trazem maior rentabilidade.
O novo Ford Fiesta é a nova vítima dessa lógica complicada de mercado. Maior e mais moderno, avançou tanto em tamanho e tecnologia que ficou perigosamente próximo ao Focus. Com isso, a Ford brasileira optou por descartá-lo, ao menos por enquanto, já que o modelo feito no Brasil "atende perfeitamente às exigências do consumidor brasileiro".
"É uma nova estratégia global e o Fiesta ficou longe das características atuais. É por isso que não vai", assumiram executivos ligados à Ford durante a apresentação do modelo no Salão de Detroit.
Vale lembrar que o Ka vendido no Brasil, feito em Camaçari (BA) já ocupa uma posição (em tamanho e preço) que era do próprio Fiesta há alguns anos atrás -- e vai crescer e ganhar mais versões, em breve, com a decisão de assumir esse papel. Quem perde com isso é o consumidor, que acaba ficando com menos opções.
Mas este não é um problema só da Ford. Ele também se estende por várias outras fabricantes, que se veem obrigadas a descartar carros interessantes apresentados em Salões pelo mundo por conta do atual cenário brasileiro. Abaixo, elencamos sete deles.

1. Novo Ford Fiesta
NOTAS INTERESSANTES Ford-fiesta-2018-1483982314941_v2_750x421[url=javascript:void()]NOTAS INTERESSANTES Pinit_fg_en_rect_red_28[/url]


imagem: Patrik Stollarz/AFP

Nova geração do hatch da Ford, apresentada no Salão de Detroit, ganhou em tamanho e refino, recebeu diversas tecnologias de ponta, principalmente no interior, e ficou muito próxima do Focus, que mudou no Brasil em 2015. Com isso, por ora está descartada -- quem ganha espaço com isso é o Ka, com novas versões, cada vez mais caras. O Fiesta atual, feito em São Bernardo do Campo (SP), deve ser reajustado para se manter competitivo, mas a produção deve sofrer quedas de volume.

2. Renault Clio 4
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imagem: Christian Hartmann/Reuters

Na Europa, o Captur -- que no Brasil vai utilizar a base do Duster -- é feito sobre a plataforma do Clio 4, hatch que desde 2012, quando foi apresentado, tem feito sucesso nas vendas. Além de ser um dos responsáveis por estrear o atual DNA estético da Renault, o modelo é recheado de tecnologia. Oferece motores modernos (de 0,9 e 1,2 litro, ambos com três cilindros e turbocompressor), visual fluido e musculoso e interior de primeira. Por aqui, a Renault explora a ampla linha de versões do Sandero.

3. Novo Fiat 500
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imagem: Murilo Góes/UOL

As mudanças no carrinho são praticamente imperceptíveis, pois não há alteração no tamanho e o estilo clássico, baseado no carro vendido durante os anos 1950, foi mantido. Mas o novo 500 subiu de nível: recebeu novos motores, menores e mais modernos, e ganhou interior remodelado, com sistema de entretenimento Uconnect totalmente novo, que pode ser controlado por uma nova tela colorida de cinco polegadas no console). A Fiat afirma que foram mais de 1.800 mudanças foram feitas no design. Por aqui, continuamos com o modelo anterior, importado do México.

4. Peugeot 308 europeu
NOTAS INTERESSANTES Peugeot-308-gti-270-1449873267816_v2_750x421[url=javascript:void()]NOTAS INTERESSANTES Pinit_fg_en_rect_red_28[/url]


imagem: Murilo Góes/UOL

O design invocado e agressivo da nova geração do 308 causou repercussão quando surgiu, no Salão de Frankfurt de 2013. O carro era arrebatador: bonito, elegante e cheio de tecnologia. A filial brasileira recebeu diversas perguntas sobre quando ele seria vendido no Brasil. Até agora, o máximo que conseguiram foi uma "clonagem" feita sobre a atual geração, que é importada da Argentina para o Brasil. Ainda não há planos para o modelo europeu, infelizmente.

5. Volkswagen Polo
NOTAS INTERESSANTES Volkswagen-polo-europeu-2014-1450195130103_v2_750x421[url=javascript:void()]NOTAS INTERESSANTES Pinit_fg_en_rect_red_28[/url]


imagem: Divulgação

Com a ascensão de status do Fox e de todos os demais hatches da Volkswagen, além da nacionalização do Golf, o Polo foi um dos modelos sacrificados. Faltou espaço para o modelo no Brasil, que segue fazendo sucesso na Europa e em outros países no qual ainda é vendido. Em final de ciclo (a sexta e atual geração deve dar lugar em breve à sétima, já feita sobre a plataforma MQB, em 2018), o Polo europeu oferece desde as versões de entrada, que custa a partir de 13 mil euros, motores pequenos e eficientes (com turbo e injeção direta), sistema multimídia com conectividade para smartphones (via CarPlay, Android Auto e MirroLink) e conexão com Spotify e Skype.

6. Novo Citroën C3
NOTAS INTERESSANTES Citroen-c3-2017-europeu-1475527480698_v2_750x421[url=javascript:void()]NOTAS INTERESSANTES Pinit_fg_en_rect_red_28[/url]


imagem: Murilo Góes/UOL

No último Salão de Paris a Citroën revolucionou ao apresentar um C3 totalmente descolado, com bolhas na carroceria (tal qual o C4 Cactus) e tamanho imponente. Ficou tão tecnológico e interessante que... passou dos limites para o Brasil -- por aqui, a marca foi outra a seguir a tendência ao apostar em um SUV. Na ocasião, Carlos Gomes, presidente do grupo PSA para a América Latina, explicou a decisão."Nosso C3 está alinhado ao que é oferecido no país e os custos não justificariam a mudança. Temos um plano para seguir atualizando nossos produtos até 2021", disse. Uma pena.

7. Nissan March 5
NOTAS INTERESSANTES Nissan-march-micra-paris-1475168497830_v2_750x421[url=javascript:void()]NOTAS INTERESSANTES Pinit_fg_en_rect_red_28[/url]


imagem: Benoit Tessier/Reuters

Apresentada no Salão de Paris do ano passado, a quinta geração do March (conhecida em outros mercados como Micra) está melhor em todos os sentidos: o hatch ficou maior, mais espaçoso, mais tecnológico e bem mais bonito e arrojado. Seria um carro para abalar as estruturas do segmento no Brasil. Seria... Se o cenário econômico desfavorável e o foco (de novo) em SUVs não levasse a Nissan a suspender seus planos para cá, conforme apontado por ninguém menos do que o chefão do grupo, Carlos Ghosn. "Existe a chance de fazermos esse carro no Brasil? Sim, mas só quando o mercado permitir", disse o executivo. Resta aguardar e torcer...


COMENTÁRIOS: Vamos combinar que o torpedeamento neste segmento nasceu DENTRO DAS MONTADORAS que, por exemplo, derivaram Fox do Polo, Onix do Sonic e Ka do Fiesta. Em vez de perseguirem produtividade, "pelam" suas plataformas e fazem carros baratos, simples e, claro, visando alta lucratividade, vide as montanhas de dinheiro enviadas às matrizes quando no melhor período do passado recente. Ainda que se desconsidere a atual crise financeira, quando investiram aqui para tais modelos, ou os trouxeram de fora, sabiam sobre o PIB do país, TENDO DÉCADAS DE ATUAÇÃO AQUI, sabiam sobre o nível de renda, sobre a política aqui praticada, etc., portanto, não tem como alegar que foram "enganadas". Reitero, as próprias montadoras sabotam seus modelos, seja os lançando pelados, defasados em equipamentos e/ou tecnologia e inclusive colocando versões de seus modelos "baratos" equipadas, batendo de frente com versões iniciais e médias de seus compactos ditos premium.

4NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 11 Jan - 12:33

Grilo

Grilo
Administrador

Da vontade de chorar em pensar no futuro do segmento de compactos nos próximos 5 anos. Tudo indica que vamos voltar para aquela fase de jabuticabas como o Fiesta, Ka esticado, Celta, Agile, 207 e cia...

http://www.autouniverso.com.br

5NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 11 Jan - 12:56

Fabiano

Fabiano

Estes dias vi uma capa de revista aqui no caixa do mercado, onde faziam alusão as novidades do segmento....

http://www.oticainova.com.br

6NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 11 Jan - 17:39

KÜLL



Esqueci de escrever ali em cima que tal artigo parece com outros publicados e aqui reproduzidos lá para 2.005, 2.006 e onde falávamos praticamente o mesmo de agora. Ainda espero, e torço, para que o novo Gol/Voyage seja mesmo apenas e tão somente o Polo, ainda que abrasileirado (dá meda!!!), pois em assim sendo, tende a provocar reações nas concorrentes. No caso da Citroen, a plataforma do novo C3 é extamente a mesma do 208, portanto, o investimento seria menor. Lembro de ter colocado aqui uma nota sobre a Nissan ainda "decidindo" no que investir R$ 750 milhões em 2.017, o que me pareceu uma admissão branca da vinda do novo March. ACHO COMPLETAMENTE DESPROPOSITADA A PRESENÇA DO 308 NA REPORTAGEM, POIS É UM MÉDIO.

7NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 11 Jan - 17:51

KÜLL



SUVs compactos cresceram 7% no Brasil em 2016; veja líder de cada segmento

NOTAS INTERESSANTES Honda-hr-v-2015-1478035314870_v2_900x506

Honda HR-V é o líder entre os SUVs compactos, uma das únicas categorias que se expandiu em 2016 imagem: Divulgação
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Alta Roda



Alta Roda

http://carros.uol.com.br/colunas/alta-roda/
Fernando Calmon, engenheiro, jornalista e consultor, dirigiu a revista Auto Esporte e apresentou diversos programas de TV. Escreve às terças-feiras.

Fernando Calmon
Colunista do UOL

Balanço final: quais foram os vencedores de cada segmento em 2016
Em ano tão difícil como o de 2016 as preferências do consumidor não mudaram tanto. Continuou a forte aceitação de SUVs compactos: cresceram 7% em um mercado que recuou 19%.
A maior surpresa aconteceu entre picapes médias: a Toro, enquadrada por carregar até uma tonelada, além de garantir liderança, foi a principal razão desse segmento ter subido nada menos de 21% sobre 2015.
Compactos (hatches e sedãs) continuam a liderar com folga a preferência dos brasileiros. Venderam-se no ano passado 1.128.309 unidades, correspondentes a 57% do total. No entanto, os SUVs -- divididos pela Coluna Alta Roda em quatro subsegmentos -- responderam por 14%, um resultado anos atrás praticamente impensável. Para se ter ideia, todas as demais categorias de automóveis reunidas (incluindo stations wagons, monovolumes e crossovers) representaram 10% do total comercializado.


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Onix se consolida como líder nacional; veja os 20 mais vendidos de 2016
Ver álbum


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Quem foi bem

Destaques para a Mercedes-Benz, liderando as três divisões em que competiu com BMW, Audi e outros. Também impressionou a posição inabalada do Corolla e o Compass, em segundo lugar, com pouco mais de um mês de vendas em 2016.
Classificação da Coluna Alta Roda soma hatches e sedãs da mesma família, independentemente do nome do modelo. Sedãs com entre-eixos de significativa diferença classificam-se à parte (Grand Siena, Logan, Etios e outros). A base é do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Citados apenas os modelos mais representativos e pela importância do segmento. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.
+ Compacto: Onix/Prisma, 19%; HB20 hatch/sedã, 15%; Ka hatch/sedã, 9%; Gol/Voyage, 7%; Palio/Fire/Siena, 6%; Sandero, 5,6%; Fox, 3,9%; up!, 3,4%; Etios hatch, 3,3%; Uno, 3%; Etios sedã, 2,64%; Grand Siena, 2,6%; Mobi, 2,5%; Logan, 2,1%; Cobalt, 2%; Versa, 1,9%; Fiesta hatch/sedã, 1,7%; March, 1,6%; City, 1,4%; C3/DS3, 1%. Dupla Onix/Prisma consolida-se.
+ Médio-compacto: Corolla, 39%; Civic, 13%; Cruze hatch/sedã, 9,5%; Golf/Jetta, 9%; Focus hatch/sedã, 7%; Sentra, 4%; Fluence, 3%. Líder Corolla não foi abalado.
+ Médio-grande: Mercedes Classe C, 29%. BMW Séries 3/4, 26%; Fusion, 25%. Classe C é o novo líder.
+ Grande: Mercedes Classe E/CLS, 35%; Audi A6/S6/RS6, 21,6%; BMW Série 5/6, 21,3%. Mercedes mantém posição.
+ Topo: Mercedes Classe S, 46%; BMW Série 7, 17%; A8, 15%. Líder recua um pouco.
+ Esportivo: Camaro 39%; TT, 34%; WRX, 12%. Camaro segurou a ponta.
+ Esporte: 718 Boxster/Cayman, 31%; 911, 30%; BMW Z4, 14%. Equilíbrio alemão.
+ Station: Weekend, 65%; SpaceFox, 22%; Golf Variant, 9%. Weekend sem adversárias.
+ SUV compacto: HR-V, 28%; Renegade, 26%; EcoSport, 14%. Liderança bem disputada.
+ SUV médio-compacto: ix35/Tucson, 37%; Compass, 11%; Outlander, 8%. Resultado vai mudar.
+ SUV médio-grande: SW4, 54%; Pajero Full/Dakar, 12%; XC60, 9%. Líder sem ameaças.
+ SUV grande: Trailblazer, 26%; BMW X5/X6, 14%; Range Rover Sport/Vogue, 10%. Com mais folga.
+ Monovolume pequeno: Fit, 45%; Spin, 36%; C3 Aircross, 12%. Sem surpresas.
+ Crossover: ASX, 58%; Range Rover Evoque, 24%; Freemont/Journey, 16%. Consolidação na ponta.
+ Picape pequena: Strada, 49%; Saveiro, 28%; Montana, 12%. Strada imbatível.
+ Picape média: Toro, 29%; Hilux, 24%; S10, 19%. Novo líder já esperado.
Siga o colunista: Fernando Calmon no Facebook
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Roda Viva

+ Apesar de vendas de automóveis, comerciais leves e pesados no último mês do ano passado terem sido animadoras (as melhores de 2016), a quarta queda anual consecutiva trouxe frustrações. Os números foram bem inferiores ao projetado no final de 2015. Exportações conseguiram se destacar: subiram 25% em volume, porém apenas 1,6% em dólares.
+ Para este ano, Anfavea fez previsões conservadoras em razão da instabilidade mais política do que econômica. A entidade, entretanto, aponta números positivos para 2017: 12%, produção; 4%, mercado interno e 7%, vendas ao exterior. Ano de 2016 terminou com apenas 26 dias de estoques totais (abaixo do normal), em parte por efeito estatístico.
+ Crucial para o futuro da indústria as diretrizes setoriais de médio e longo prazos a serem anunciadas pelo governo federal no segundo semestre. Talvez nem se chame InovarAuto II, mas exige muita consistência, foco em inovação, competitividade e eficiência energética.
+ Volkswagen espera recuperar-se do seu pior ano no Brasil: perdeu 45 dias de produção em um contencioso com o grupo Prevent (bancos). Em 2017 terá ofensiva de lançamentos como up! retocado e novo Tiguan. Maior aposta é no Gol, com mesma arquitetura do novo Polo (estreia na Europa, agora em março). Empresa nega, mas fontes da Coluna indicam início da produção no segundo semestre.
+ Nada fácil para o Citroën C4 Lounge concorrer no segmento tão povoado como o de médio-compactos, em que marcas japonesas imperam. Mas o modelo argentino se ajustou ao longo do tempo, em particular no acabamento geral e nos equipamentos de série incluído sistema multimídia. Motor 1.6 turboflex e câmbio automático de seis marchas são os destaques.

8NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 11 Jan - 22:33

R8V

R8V
Administrador

Compactos: o mais provável é o Polo/Gol e como m alguma sorte, o March .

9NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 13 Jan - 11:59

KÜLL



Bem acertado, o Nissan Versa

13/01/2017

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NOTAS INTERESSANTES De-Carro-por-Ai-2016

Japoneses acertaram no foco ao definir o produto; Fiat prepara lançamento de sucessor de Palio e Punto

 
Após 1.200 km de condução ao devolver o Nissan Versa, padrão Unique, o mais elevado da linha, tive uma certeza: reverenciar o responsável pela composição do produto.
Explico: carros não saem contendo todo o potencial técnico dos fabricantes, mas são compostos em função do público de destino, características do mercado, faixa de preço e de concorrência onde deve atuar. Isto permite acertos e muitos erros – nestes, clamoroso, o Alfa Romeo 155 sem ar-condicionado… Acredita? Carro importado sem o inafastável conforto nos trópicos? Pois houve. Era para reduzir preço final, e tal versão foi ironicamente chamada por executivos da Fiat Brasil de CS, iniciais do autor da proposta.
NOTAS INTERESSANTES Nissan-Versa-Unique-CVT-01-340x227
Pois o/a camarada nissaniano acertou no foco ao definir o produto. O Versa, feito no Brasil sobre a plataforma do March, motor importado do México e transmissão japonesa, é produto aspiracional, ou seja, de desejo por usuários de veículos menores, mais baratos ou desequipados. Por isto, deve ser atrativo e alcançável no oferecer características construtivas e noção de status. Considerou outra verdade: poucos compradores o fazem por conhecer o conteúdo da ficha técnica ou habilidades. Maioria compra para impressionar os vizinhos, provocar o cunhado, o colega do escritório.
Com tal objetivo, fórmula é bem adequada ante características de automóvel para tal cliente: dimensões, bom espaço no banco posterior, porta-malas generoso, linhas recentes, a aura nipônica à qual o lumpenzinato automobilístico atribui qualidades supremas, e o compôs como se fora um kit impressiona-vizinho. Motor 1,6 e transmissão CVT, revestimento com partes em couro; tela de comando e som; trio mais ou menos elétrico. Os levantadores dos vidros cumprem apenas 1/8 de sua missão: são automáticos apenas para levantar o vidro do motorista… Em segurança, o mínimo legal de freios com ABS e duas bolsas de ar. Tem painel de material áspero, mas de boa aparência, enfeitado, ar-condicionado digital, comandos de som no volante.
 
NOTAS INTERESSANTES Teste-do-Leitor-super-banner
 
Andando
NOTAS INTERESSANTES Nissan-Versa-Unique-CVT-05-340x227
No operacional é honesto nas propostas. Hígido, diriam os médicos. Motor Nissan 1,6 gera 111 cv e 15,1 m.kgf de torque – foi revista e melhorada pela Renault e deverá exibir tal reacerto, produzido no Brasil, com 118 cv e 16 m.kgf. Transmissão de polias variáveis CVT com monitoramento eletrônico. Quando você aperta um botãozinho na alavanca de marchas, Overdrive Off, reduz. Não oferece as pequenas alavancas de avanço e retardo nas marchas, exceto em baixa velocidade, quando pode-se puxar a alavanca para a marcha reduzida.
Falha? Vejo como ponto de coerência. Seu comprador quererá espaço, um mínimo de segurança, baixo consumo, bons freios, boa aparência. Não será um cultor das artes da condução e por isto o carro faz tudo, escolhendo relações à sua vontade. Se insistir em demandar redução, dependendo da pressão do acelerador reduzirá as marchas virtuais e o motor urrará sob o capô.
Se você tem orçamento contido, precisa de automóvel com cara nova, bom espaço, itens de conforto, econômico, e dispensa prazer ao dirigir, é este. Seria um ótimo veículo para o serviço de táxis. Em resumo é ágil – de 0 a 100 km/h em quase 11 segundos —, boas retomadas, consumo reduzido. Dirijo em cidade de trânsito ainda civilizado e obtive mais de 13 km/litro na cidade com gasolina; álcool, em torno de 10 km. Em Brasília a quase igualdade de preços não justifica o uso do álcool. Preço? Vais ouvir R$ 70 mil, mas pondere condições. O mercado está para o comprador.
 

Março, abril, o substituto do Punto e Palio

NOTAS INTERESSANTES Fiat-326-340x227
Mascarado, exibe o sítio Tempo, substituto de Palio e Punto está pronto
Fiat começou o ano nas tratativas e providências para produzir o Projeto 326. No caso versão X6H, de hatch, para substituir o Punto e versões mais caras do Palio no mercado latino-americano. Plataforma de desenvolvimento doméstico tendo como base a empregada na última geração do Palio, e a dois outros desdobramentos: sedã, versão X6S, a ser produzido na Argentina, e picape, nominada internamente X6P, no Brasil. Com quatro portas buscará clientes do Grand Siena e Linea com apresentação no Salão de Buenos Aires, junho. Picape substituirá a Strada ao final do ano.
Fiat manterá política de sua criação, produção paralela do original e do substituto. No caso, o 326H ocupará espaço das versões mais caras do Palio. As de menor preço serão mantidas. Idem para a picape atual.
Serão produtos exclusivos para o Continente, com desenvolvimento local, e motorização conhecida em outros produtos: três-cilindros 1,0-litro; 1,8-litro 16-válvulas e em alguma versão esportivada o 1,4 turbo dito TJet. No geral, itens hoje adotados nos Fiat em seu recente processo de incremento de conteúdo, como conectividade e parada/partida automática.
Jipinho
Desdobramento da família, a Fiat iniciou a desenvolver pequeno utilitário esporte com jeito, cara e propostas de valentia de Jeep. Não seria Fiat, mas o primeiro degrau da marca norte-americana. Coluna noticiou. Planos foram congelados por conta da plataforma. A empregada para o Projeto 326 exigiria muitos investimentos industriais para encaixá-la na linha de produção comum a Renegade, Compass e Toro, todos com plataforma própria e diferente. E reduzi-la para o pequeno produto é tecnicamente factível, mas tornaria preço final fora de competição. Como disse fonte da Fiat, se não for ao mercado mais barato que o Suzuki Jimny, não serve.
 

Roda a Roda

NOTAS INTERESSANTES Ford-EcoSport-EUA-01-340x227
Eco, IV
– O Ecosport em geração revista, esperada e não aparecida no Salão de São Paulo, atração em Detroit. Carlos Galmarini, da Ford Argentina, disse será lançado no Brasil em maio e apresentado no Salão de Buenos Aires, em junho. Recebeu atualizações, como nova frente, painel e conectividade. Mecânica terá motor importado de 2,0 litros ou nacional 1,5. Será vendido nos EUA como SUV de entrada da marca. Mudança local, estepe interno. No Brasil deve tê-lo pendurado externamente. Aqui, ao contrário dos EUA, há demanda por espaço para levar malas.
Salão – NAIAS em Detroit, abrindo ciclo de salões mundiais, expõe tensão sobre a gestão Trump e sua ameaça de mudar acordos econômicos, taxando os carros mexicanos, aumentando impostos de importação. Muito modificará mercado. Com bandeira do americanismo, crítica de investimentos produtivos em outros países, e a ameaça de taxar em 35% veículos fabricados pelas marcas dos EUA no México, Donald Trump sacudiu a indústria.
Amostra – Ford e FCA cancelaram aplicação de capital no país vizinho centrando a grana nos EUA. Ford desviou US$ 1,6 bilhão do México e aplicará US$ 700 milhões em casa para lançar 13 carros elétricos, incluindo Mustang. FCA, US$ 1 bilhão para modernizar a fábrica de Warren, nas beiradas de Detroit, e para ela transferirá do México a produção das picapes Ram de maior capacidade. Informa nada estar relacionado ao novo governo. Mesmo contam Mercedes e Volkswagen, com sólidos investimentos. Ciclos das grandes empresas são muito superiores aos dos governos.
E? – Andamento do governo Trump, além de escapar de sua inacreditável capacidade de criar confusões, pode ser imaginado como ponto de equilíbrio entre o bom senso e o marketing. Já há consequências: subiram os preços dos imóveis da abandonada Detroit, ante a projeção do aumento de produção e atividade econômica. Dúvida em Detroit: a família do futuro presidente ali aplica sua expertise em imóveis?
Mais – Há um Salão do B em Detroit. Paralelo ao NAIAS, menor, extensamente mais rico, com marcas de preço elevado, ausentes da festa do público. Chama-se The Gallery e recebe Bugatti, Lamborghini, Ferrari, Aston Martin, versões de topo de Cadillac, e elétricos Tesla e Faraday. Convites a VIPS, entradas a US$ 500, trato de primeira qualidade, bufê autoral, chefe premiado. A quem vai e compra.
NOTAS INTERESSANTES VW-ID-Buzz-03-340x227
Nova Kombi
– Depois do Dieselgate – problema de motores diesel emitindo poluentes acima da norma legal -, Volkswagen toma caminho ecológico: em Detroit mostrou o elétrico ID Buzz, releitura da Kombi. Proposta é multiforma, aumentando espaços e se tornando conversível, e condução autônoma.
Razão e emoção – Na mostra, síntese do Audi Q8, mistura da lógica de SUV com a emoção de cupê, deverá vir à vida nos próximos meses como caminho de estilo a seus utilitários esporte – cada vez mais esportivos e menos utilitários.
Foco – Em casa Ford exibiu a face do receio. Líder de mercado com picape F-150, vendo concorrentes crescer, apresentou a F-150 2018, apenas 3 anos após atual versão. Incremento no uso de alumínio militar na caçamba, chassis em aço para reduzir peso, ênfase na cara de mau, e eletrônica de automóvel. Setembro. Novidade, opção V6 a diesel. Voltou a ter a Ranger no mercado doméstico, e relançará o Bronco, um 4×4, utilitário esporte com estamina, mercado deixado pela empresa.
Rigor – Em ano de retração, poucas marcas cresceram: Porsche, Lexus e Jaguar. Esta, 53% em vendas, turbinadas pelo novo XE, de menor preço. No total Jaguar e Land Rover venderam 7.434 unidades em 2016, menos 18,5% ante 2016. Outros Premium também caíram em relação a 2015. Mercedes liderou nos segmentos onde participa, BMW e Audi quase empatadas, mas BMW fechou o ano liderando com 11.860 unidades licenciadas.
Reação – Notícia no jornal Folha de S. Paulo sobre cortes de incentivos até 2018 gerou protesto da Abeifa, associação dos importadores. Tais vantagens estão no programa Inovar-Auto, aplicado para aumentar nacionalização e reduzir consumo.

Razão – Programa se encerra neste exercício, sem atingir resultados – hoje a montagem das marcas aderentes tem nacionalização inferior à do início da indústria automobilística, há 60 anos. Freou importações, recolhimento de impostos, empregos. Em números, à implantação país importava 199 mil unidades, 5,82% do mercado doméstico; recolheu R$ 6,5 bilhões em impostos; dava 35 mil empregos. Após cinco anos importações caíram a 35.800, 1,8% no decrescente mercado interno; impostos a R$ 1,2 bilhão; sumiram 21.500 empregos.
Caminho – Para fomentar negócios com caminhões 0-Km, MAN Latin America aderiu à compra e venda de caminhões usados. Cresceu 80% ano passado. Mercado dos usados tem 6,8 x 1 de 0-Km e destes fomenta venda.
Novela – TV Globo corrigiu erro no livro de origem à atual série televisiva Dois Irmãos. Autor Milton Hatoun citou jipe Land Rover em cenário de 1945. Substituiu por Ford station woodie, belíssimo, 1942. Land Rover surgiu em 1948.
NOTAS INTERESSANTES Mercedes-540K-340x226
Valor
– Quanto vale um dos 25 Mercedes-Benz 540K Special Roadster? Considerado o mais belo automóvel já produzido, performance assustadora para o fim da década de ’30. Motor oito-cilindros, 5,0 litros, 110 cv logo expandidos a 180 com uso do compressor volumétrico: atingia quase 180 km/h.
Leilão – Resposta no primeiro grande leilão de antigos na temporada norte-americana, o RM-Sothelby’s em Scotsdale, Arizona. Projeta-se valor em torno de US$ 8.500.000. Mesma unidade foi vendida em 2011 por US$ 4.620.000. Voltou ao martelo em 2013 e cravou US$ 7.480.000, valorização de 62% em dois anos.
Gente – Oliver Schmidt, da VW of America, comandando o departamento de compliance, a ética empresarial, preso pelo FBI. No Dieselgate, escândalo de motores diesel emitindo poluentes acima da norma legal, sempre contestou as acusações do governo americano. Subalterno fez delação reconhecendo a fraude. Eventos aceleraram acordos com os EUA para fim dos processos.
 
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Os recordes da Toyota em 2016

NOTAS INTERESSANTES Toyota-Corolla-BR-2017-Dynamic-340x227
Ano ruim para o segmento da mobilidade não atingiu a Toyota do Brasil. Empresa fechou exercício crescendo 2,6% nas vendas relativamente ao exercício passado e, pela primeira vez, atingiu 8,8% de participação no mercado, encerrando o ano como a 5a marca mais vendida, à frente da Ford. É o melhor resultado numérico e institucional da marca desde sua chegada ao Brasil há 59 anos.
Dentre produtos o SW4 consolidou liderança no segmento, ampliando vendas em 40%, atingindo 12.175 unidades vendidas, 53% do segmento SUV. Hilux assumiu a liderança nas picapes médias. Pontualmente o Etios, com correções a partir de sugestões, evoluiu como produto, vendendo 67.768 unidades no mercado interno e iniciando carreira de exportações para Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai, com 26.424 unidades. Toyota do Brasil enviou 43.561 de seus produtos para a América Latina.
Todas as versões do Etios tiveram crescimento de vendas e participação no exercício. Surpreendendo, o sedã Corolla conservou a liderança entre os sedãs médios, vendendo 48%, quase metade, no segmento. Outro segmento implementado pela Toyota é o de carros híbridos. O Prius em 4a geração, lançado em junho, com preço incentivado, teve seu melhor ano de vendas, liderando o setor ao comercializar 486 unidades, 128% sobre 2015.
As conquistas da Toyota são consequentes às mudanças de parâmetros e processos internos em qualidade, produtividade, gerenciamento de custos e cadeia de valor, resultantes da vinda de Steve St Angelo como CEO da Toyota para América Latina e Caribe, e Chairman da Toyota do Brasil. St Angelo é indicação pessoal de Mark Hogan, norte-americano integrando o Board da matriz no Japão. Ex-vice-presidente mundial da GM e presidente na filial Brasil, Mark designou St Angelo para redesenhar a Toyota na América Latina. Um dos passos importantes foi a decisão de investir na fábrica de Porto Feliz para construir motores destinados ao Corolla e a próxima geração equipada com turboalimentador.


COMENTÁRIOS: Ué, motor do Versa já não é nacional? Inovar-Auto PODERIA ter sido algo de bom. De fato, foi apenas intervencionismo governamental que, de fato, só deu errado. Motores turbo para Corolla.... Esperemos para ver.

10NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 13 Jan - 12:43

Grilo

Grilo
Administrador

Bem interessante o texto do Versa, afinal, continuo achando ele um dos carros mais honestos do nosso mercado.

Apenas erraram ao falar do motor; ele já é produzido aqui e não deve ganhar as melhorias que a Renault fez.

http://www.autouniverso.com.br

11NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 13 Jan - 12:53

Fred



Acho a linguagem do Nasser rebuscada demais. Chega a confundir o leitor quanto ao objetivo do texto. Não me considero ignorante, mas constantemente tenho que voltar ao começo de um parágrafo para entender a ideia do cara.
Concordo com ele quanto ao Versa.

12NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 16 Jan - 17:55

KÜLL



Trecho de estrada de 4,9 km é feito em dois dias na Austrália

Pavimentação foi filmada por drones numa pequena cidade de 2.000 habitantes

Por Diego Dias
access_time 16 jan 2017, 17h46
[url=whatsapp://send/?text=Trecho de estrada de 4,9 km é feito em dois dias na Austrália http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/trecho-de-estrada-de-49-km-e-feito-em-dois-dias-na-australia/ via Quatro Rodas][/url] [url=https://twitter.com/intent/tweet?url=http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/trecho-de-estrada-de-49-km-e-feito-em-dois-dias-na-australia/&text=Trecho de estrada de 4,9 km é feito em dois dias na austrália&via=Quatro Rodas][/url] chat_bubble_outline more_horiz


Construir novas estradas e rodovias pode levar anos, dependendo do país. Na Austrália, a coisa é mais rápida: um vídeo feito numa pequena cidade mostra uma estrada de 4,9 km sendo pavimentada de forma quase instantânea.

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inRead invented by Teads

Realizada por um drone, a filmagem na cidade de Shire of Moora revela o processo de pavimentação em apenas dois dias. Chama a atenção nas imagens a organização e a sincronia dos operários, feita num processo no qual um asfalto líquido é pulverizado sobre o terreno e, logo depois, é jogado uma camada de cascalho.

O vídeo viralizou e já contabiliza mais de 16 milhões de visualizações na página do Facebook da pequena cidade!



http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/trecho-de-estrada-de-49-km-e-feito-em-dois-dias-na-australia/



COMENTÁRIOS: Pelo amor de Deus, tragam estes cara para cá o mais rápido possível! Se não quiserem vir, façam clones, os sequestrem ou o que for...

13NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 18 Jan - 5:29

Fabiano

Fabiano

Esse vídeo é realmente bem impactante hehehee...., este dias vimos e minha esposa esse vídeo uma dezena de vezes pois ela chegou a duvidar do feito, mas não deu pra achar falhas nas filmagens....

http://www.oticainova.com.br

14NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 18 Jan - 17:44

KÜLL



Vídeo – Veja a combustão no interior de um cilindro em câmera lenta e 4K
por Danimar Lazaretti — 18 de janeiro de 2017
NOTAS INTERESSANTES Combustão-flathead
A queima da mistura ar-combustível em um motor é chamada por muitos de explosão. No entanto, aprendemos na teoria que a combustão não é um processo instantâneo – ainda que seja muito rápido – e possui etapas. Agora, um vídeo permite visualizar este processo na prática com resolução 4K e super câmera lenta, com o uso de um motor flathead com tampa de acrílico e câmera capaz de filmar quatro mil quadros por segundo.



O trabalho foi feito pelo canal Warped Perception, utilizando um motor monocilíndrico flathead (que possui as válvulas ao lado do cilindro). A câmara de combustão é vedada com uma placa de acrílico de uma polegada, que permite apenas a rápida visualização e logo começa a apresentar trincas. Além da combustão é possível observar cada um dos quatro tempos do motor e a faísca gerada pela vela. O primeiro combustível utilizado é a gasolina, seguida por etanol e acetileno.
Vídeo | Warped Perception

15NOTAS INTERESSANTES Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 18 Jan - 18:07

KÜLL



Política de Trump já afeta indústria de carros nos EUA

NOTAS INTERESSANTES Toyota-camry-com-dizeres-nacionalistas-no-salao-de-detroit-2017-1484763421676_v2_900x506[url=javascript()]NOTAS INTERESSANTES Pinit_fg_en_rect_red_28[/url]


No salão, Toyota Camry estampa "Feito na América (com partes dos EUA e de outras partes do mundo)" imagem: Jim Watson/AFP


NOTAS INTERESSANTES Fernando-calmon-t-1477981842144_v2_150x150


Alta Roda



Alta Roda

http://carros.uol.com.br/colunas/alta-roda/
Fernando Calmon, engenheiro, jornalista e consultor, dirigiu a revista Auto Esporte e apresentou diversos programas de TV. Escreve às terças-feiras.

Fernando Calmon
Colunista do UOL

Fabricantes fogem do México e usam Salão de Detroit para anunciar investimentos nos EUA
Até o próximo domingo (22), o Salão de Detroit 2017 terá se transformado em um novo marco, pelo que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, quer colocar em prática. O México é quem sofrerá com esta política: Trump ameaça taxar as exportações mexicanas, apesar do acordo de livre-comércio vigente -- nada se fala do Canadá, porém.
Ford foi a primeira a interromper investimentos já em andamento no país latino, seguida pela FCA, que informou transferência de linhas de produtos. A General Motors foi a mais recente: divulgou esta semana plano de investimento de US$ 1 bilhão para criar 1.000 empregos nos EUA.
Nissan, que não é americana, mas tem seu maior parque industrial instalado no país (em Tennessee), anunciou através de seu CEO Carlos Ghosn que irá aguardar ações, além de palavras fortes e protecionistas, do presidente Trump antes de tomar qualquer medida.
Essa reviravolta pode aumentar o protecionismo no momento em que o Brasil admite abrir mais suas fronteiras e se integrar à cadeia mundial de manufatura. Ainda é cedo para analisar desdobramentos. O enfraquecimento industrial do México pode ser bom para o país em médio prazo, embora dispense comemoração. Interessa é progredir pelos próprios meios.
 

NOTAS INTERESSANTES 16114643-xlarge

12 vídeos

Por dentro de Detroit 2017


Por dentro de Detroit 2017


Melhor falar de carros


Para a GM do Brasil, Detroit foi a oportunidade de lançar à imprensa brasileira o novo Chevrolet Tracker, sinal dos tempos... O SUV compacto recebeu pequenas alterações de estilo e o mesmo motor 1.4 turboflex do Cruze, bem mais forte que o anterior.
Sucessor do Captiva, o Equinox revitalizado estreou no salão e deve chegar ainda este ano para concorrer com o Jeep Compass e, com motorização 1.5 ou 2.0 turbo produzida na Argentina, reúne condições de fabricação local.
Bom notar que ambos modelos são mexicanos.
Novo Ford EcoSport (apresentado antes no Salão de Los Angeles, em novembro) também pôde ser visto de perto, mas não o Mustang ano-modelo 2018. Este só teve as primeiras imagens liberadas na terça-feira (17), e não está exposto no salão.
Essa versão é a que será exportada para cá no início do ano que vem, com novo capô 2 cm mais baixo e câmbio automático de 10 marchas para o motor V8, agora com injeção direta (potência ainda não anunciada).
Detroit também viu estreias mundiais. Destaque para o novo BMW Série 5, aliviado em 68 kg e direção semiautônoma aperfeiçoada para atuar a até 210 km/h. Mercedes-Benz apresentou o Classe E cupê e o retocado GLA, que se estenderá ao modelo produzido aqui.
Audi destacou o conceito Q8, praticamente pronto, crossover para desafiar BMW X6 e Mercedes GLE Coupé.
Automóvel mais vendido nos EUA, novo Toyota Camry tem frente ousada inspirada nos modelos de luxo Lexus. Volkswagen exibiu o que será a nova Kombi, com traços próximos ao definitivo e tração elétrica.
Roubaram atenções o sedã de tração traseira Kia Stinger GT (o melhor trabalho de estilo da marca) e Nissan VMotion, indicador da forte guinada no desenho dos futuros sedãs japoneses.

Dieselgate... mais um

Fato preocupante surgiu protagonizado pela EPA (Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos EUA), que repetiu a mesma tática utilizada durante o Salão de Frankfurt de 2015, ao denunciar a Volkswagen por utilizar dispositivos ilegais no controle de emissões de motores Diesel. Agora foi contra a FCA, em picapes e SUVs a diesel.
Se a agência usar o mesmo rigor, o impacto na empresa ítalo-americana pode ser incontrolável.

Roda Viva

+ Fonte da coluna indica que novo hatch Fiat (projeto X6H), substituto de Punto, Bravo e versões superiores do Palio, tem início de produção em março próximo e vendas em abril. Mesma fonte detectou um atraso do sedã (X6S), sucessor do Linea e em parte do Grand Siena: vendas ficariam para 2018. Ambos terão arquitetura mista, do Palio e partes do Punto.
+ Uno Sporting ganhou vida graças ao motor Firefly 1.3 litro de 109 cv. Na verdade, investe mais na aparência ao explorar aplicações da cor vermelha e pormenores como ponteira de escapamento dupla central. Ideal seria acerto de suspensão mais firme, como forma eficaz de melhorar a experiência e destacá-lo dos Uno comuns. Evolução também no câmbio automatizado.
+ Honda e SoftBank (proprietário da empresa de chips ARM) trabalham em inteligência artificial para automóveis. Por meio de câmeras e sensores será possível “aprender” reações do motorista. Sistemas autônomos de direção dependerão do recurso para tomar decisões em situações emergenciais.
+ Desde que exista sinalização, faróis baixos têm que ser ligados nas estradas durante o dia, sob pena de multa. Carros com iluminação DRL não devem usar faróis, pois estes são menos eficientes, em especial nos dias de chuva, por refletir no asfalto molhado. Deve-se atentar que assinatura luminosa não é DRL. Tudo resultado de lei desastrada e sem eficácia em países tropicais.


COMENTÁRIOS: Comentando o que ocorre com a Ford, teve gente que rebateu que a Hyundai faz o mesmo com o HB20 e Creta (similar ao que vai "sobrar": Ka e EcoSport). Pode até ser, mas no caso da coreana, se quiser crescer aqui, como parece ter possibilidade, somente investindo, passando a produzir motores e completando a linha de produtos. Não me parece haver outro jeito. E ainda pensando na Ford, a questão a ser encarada me parecer ser o que ela é, quando comparada às concorrentes, ou seja, era maior, agora, encolhe. Eu olho para quem está perto e à frente e não necessariamente atrás, embora a Hyundai já tenha passado a Ford. Produto, a marca tem, mas não investe, então, encolhe. Acho inclusive que tal atitude é o passo inicial de uma profecia autorrealizável: a eventual saída de nosso mercado, pois se eles não investem em suas operações, produtos, POR QUE O CONSUMIDOR VAI COMPRAR ALGO DESTA MARCA?



Última edição por KÜLL em Ter 7 Ago - 15:29, editado 2 vez(es)

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