06-06-13 | Texto: Joel Leite | Foto:
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Mercados
tradicionais descambam e emergentes florescemOs velhos líderes
foram os que menos cresceram nos últimos sete anosTweetar
O momento de mudanças que vive a indústria automobilística no Brasil está
em sintonia com as mudanças no cenário mundial, com o recrudescimento dos
mercados tradicionais e o avanço dos emergentes.
Todos os grandes produtores de veículos estão perdendo espaço para os
emergentes.
Você lembra como era o quadro dos maiores fabricantes do mundo em
2005?
Há apenas sete anos os Estados Unidos e o Japão estavam na ponta do ranking
e a China era apenas a terceira colocada, com pouco mais de cinco milhões de
unidades. Alemanha, e Reino Unido vinham a seguir, na quarta e quinta
posições.
Completavam a lista dos dez maiores produtores mais três países europeus -
França, Itália e Espanha. A Rússia era a nona colocada e o Brasil décimo.
Ranking mundial em 2005 País | Unidades |
1) EUA | 17.444.329 |
2) Japão | 5.852.034 |
3) China | 5.758.189 |
4) Alemanha | 3.614.886 |
5) Reino Unido | 2.828.127 |
6) França | 2.598.183 |
7) Itália | 2.495.436 |
Espanha | 1.959.488 |
9) Rússia | 1.806.625 |
10) Brasil | 1.714.644 |
Nesses sete anos houve uma reviravolta no mercado mundial. A China virou
líder, passando de cinco para 19 milhões! Brasil e Índia entraram no Top Five.
Alemanha, Reino Unido e França perderam posições; a Rússia subiu do nono para o
sétimo lugar e o Canadá entrou na lista dos dez maiores mercados.
Ranking de vendas por países em 2012
País | Volume |
1) China | 19.306.435 |
2) Estados Unidos | 14.785.936 |
3) Japão | 5.369.721 |
4) Brasil | 3.802.071 |
5) Índia | 3.576.756 |
6) Alemanha | 3.394.002 |
7) Rússia | 3.141.551 |
Reino Unido | 2.333.763 |
9) França | 2.331.731 |
10) Canadá | 1.716.178 |
É clara a tendência de desconcentração das vendas de veículos no mundo, com
os tradicionais grandes produtores perdendo posições e países sem tradição no
setor aumentando a produção e ameaçando antigos líderes.
Essa tendência vai muito além dos BRICs. Arábia Saudita, Indonésia,
Tailândia e Argentina também estão entre os maiores crescimentos nos últimos
anos.
Nessa classificação foram considerados apenas os países com produção anual
acima das 500 mil unidades. Se incluirmos todos os 144 produtores, veremos que
os maiores crescimentos vêm de países ainda mais distantes dos mercados
tradicionais.
E aí a América Latina se destaca, com crescimentos exponenciais em pequenos
mercados, como a Bolívia, que apresentou o maior aumento de produção em todo o
mundo nos últimos sete anos
Quem ganhou, quem perdeuBasta verificar quais os países que cresceram acima da média e os que
não acompanharam o mercado nos últimos sete anos para ter uma visão clara da
queda dos mercados tradicionais e o florescimento de países que até há bem pouco
tempo não tinham grande expressão no mercado mundial.
Apenas nove países (sempre considerando apenas os mercados acima de 500 mil
unidades/ano) cresceram nos últimos sete anos acima da média mundial, que foi de
24,9%. Todos emergentes: os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) e mais Arábia
Saudita, Argentina, Indonésia,Tailândia e Coréia. Nenhum europeu. Nenhum mercado
tradicional.
Os nove países que cresceram acima do
mercado País | 2005 | 2012 | % |
1º China | 5.758.189 | 19.306.435 | 235,3 |
2º Arábia S. | 248.304 | 690.000 | 177,9 |
3º Índia | 1.440.455 | 3.576.756 | 148,3 |
4º Brasil | 1.714.644 | 3.802.071 | 121,7 |
5º Argentina | 380.189 | 832.026 | 118,8 |
6º Indonésia | 533.917 | 1.116.230 | 109,1 |
7º Tailândia | 692.506 | 1.380.000 | 99,3 |
8º Rússia | 1.806.625 | 3.141.551 | 73,9 |
9º Coreia | 1.170.495 | 1.530.585 | 30,8 |
Outros sete países (do décimo ao 16º colocado) aumentaram as vendas
nominais, mas não acompanharam o crescimento do mercado. Mesmo nessa lista não
há nenhum dos antigos líderes. São países como Irã, Turquia, Malásia, Austrália
(veja quadro).
Os sete países que cresceram, mas não acompanharam o
mercado País | 2005 | 2012 | % |
10º Irã | 857.500 | 1.000.000 | 16,6 |
11º Turquia | 715.212 | 817.620 | 14,3 |
12º Malásia | 551.042 | 627.753 | 13,9 |
13º Austrália | 988.269 | 1.112.132 | 12,5 |
14º Canadá | 1.630.142 | 1.716.178 | 5,3 |
15º Holanda | 545.983 | 571.893 | 4,7 |
16º África Sul | 617.406 | 623.921 | 1,1 |
Agora observe o perfil dos países que perderam mercado nos últimos sete
anos. Eles produziram em 2012 menos do que em 2005. Todos eles são grandes
produtores e a maioria já figurou na lista dos dez maiores do mundo.
Nessa lista - do 17º ao 25º colocado - estão todos os europeus que há vinte
anos eram os maiores fabricantes.
Os nove países que perderam: vendem hoje menos do que vendiam
há sete anos País | 2005 | 2012 | % |
17º Bélgica | 551.501 | 550.519 | -0,2 |
18º Alemanha | 3.614.886 | 3.394.002 | -6,1 |
19º Japão | 5.852.034 | 5.369.721 | -8,2 |
20º França | 2.598.183 | 2.331.731 | -10,3 |
21º México | 1.131.768 | 987.747 | -12,7 |
22º EUA | 17.444.329 | 14.785.936 | -15,2 |
23º Inglaterra | 2.828.127 | 2.333.763 | -17,5 |
24º Itália | 2.495.436 | 1.534.889 | -38,5 |
25º Espanha | 1.959.488 | 790.991 | -59,6 |
O mundo está mudando rapidamente; tabus são derrubados e novos atores
entram em cena, transformando o espetáculo.
O setor automobilístico faz parte desse processo. Quem não acompanhar o
ritmo dessa caminhada vai virar pó.
Joel
LeiteDiretor da agência de notícias AutoInforme, especializada no
setor automotivo. Produz e apresenta o programa Shop Tour Automóveis.
Especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do
Carro (JT), fornece informações para vários veículos de comunicação e é
colunista da WebMotors.
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