De carro por aí: as novidades de Buenos Aires
<table border="0" cellSpacing="0" cellPadding="10" width="100%">
<tr> <td bgColor="#ffffff"> foto de EDITA
O Fiat 500 alongado; o Bucci Special; o prêmio para os melhores motores e o trio de Alfas em Caxambú, com as cores da bandeira italiana</td></tr></table> |
20 a 30 de junho, el Salón del Automóvil de Buenos
Aires Soma de coragem, capacidade de entender o corcovear da economia
argentina, vendas e perspectivas de crescimento, a Adefa, associação dos
fabricantes, e a empresa AMC de promoções, farão a sexta edição do Salón Del
Automóvil. Será no espaço multi eventos, dito La Rural, em
Palermo, beiradas da grande Buenos Aires. Contornaram as dificuldades. Em
especial as mais recentes, impostas pelo governo platino que negaceou o uso da
área e, ao final, apesar do pouco tempo entre a certeza e a abertura, a
Argentina, segundo maior mercado da América do Sul terá 40 novidades que
interessam ao Brasil, maior. Mostrá-las-á por 24 marcas internacionais, de
automóveis e caminhões – única chinesa, a Chery. A nós De maior interesse ao consumidor brasileiro: Citroën C4 Loundge , substituto do Pallas. Para os argentinos. DS3 conversível,
dito Cabrio e um DS5 híbrido; Chevrolet Tracker , SUV compacto – 4,25m, motor 1.8,
injeção direta, 140 cv, transmissão automática com 6V ou manual com 5, tração
total sob demanda. Mexicano, será importado para o Brasil com o nome de
Traxx; Chrysler , por sua divisão RAM, de picapes, repete a
ação da Ford com o F 250. Importará o picape grande 1500, posição de
tamanho e preço acima dos líderes de mercado lá produzidos, Toyota Hilux, Ford
Ranger e VW Amarok. Completo, cabine dupla, motor V8 a gasolina, 5.7 litros e
390 cv de potência; Fiat 500 L – quatro portas. Olhe e veja. Não é apenas um
Cinquecento esticado. De sua plataforma sairá o primeiro degrau da
família Jeep, a ser produzido na fábrica de Goiana, PE;
Ford Focus , nova edição, aposentando o modelo
atual. E o Evos, visão nublada de conceitos transformadas em soluções aplicadas
e a logo aparecer nos automóveis da marca, nos traços ditos Kinetic 2.0.
Mostrado no Salão de Frankfurt 2011. Agora é referência e explicação.
Honda – mão inversa, conhecido no Brasil, novidade
na Argentina. É o Honda Civic 2013, motor 1.8, 140 cv; Jaguar, Land – Pretendendo crescer de importância no volume
de vendas de Land Rover e Jaguar, os novos Jaguar
XF Turbo – motor
Ford, 2.0, injeção direta, turbo e 240 cv – chegarão primeiro à Argentina.
Brasil, depois;
Peugeot – Carros conceito, foco forte sobre o 208, a ser
lançado ao mercado argentino, instigará com o 301, que o país vizinho importará
da Espanha;
Renault Fluence, retoques externos e no painel.
Versão GT, diz a montadora, não terá mudanças. Toyota – A montadora no Brasil nega introdução de pequenas –
e necessárias - alterações no picape Hilux como modelia 2014, ante a redução da
participação da marca no mercado ante a concorrência dos novos VW Amarok e Ford
Ranger. Diz também, apresentará o Etios, mas sem as melhorias apresentadas a
fornecedores argentinos, contadas pela
Coluna;
Volkswagen – Pequenas alterações no
Amarok, como
versão cabine dupla com motor diesel 2.0 com apenas um turbo. Potência era 122
cv foi aumentada a 140 cv, aqui lançada nesta semana. Também, linha Gol, o
Beetle, e o
Taigun, visão para o mercado sul americano do
pequeno utilitário esportivo sobre o UP!.
Das Motorrad – Ou,
A Moto. Exibirá as
motos Ducati, marca italiana recém adquirida em nome de sua controlada Audi.
Pode anunciar a produção do modelo
Monster 696 no Brasil, nas
facilidades oferecidas pela Zona Franca de Manaus, e projeto de exportação para
a América Latina.
Mais Haverá pista para testes fora de estrada, exposição de veículos em
escala e, como sempre, culto nacionalista com exposição das carreteras
– antigos carros de corrida em estrada, criação argentina; hot rods e
no tema, estrela maior, o Bucci Special, projeto do piloto argentino de
Fórmula 1 Cleomar Bucci. E dois protótipos, o Bucci Bestium e o
Bucci Dogo. Bucci é uma lenda. Criou o Special, construindo-o
em fibra de carbono e materiais argentinos – aos 87 anos ! Reflexos da globalização, o Salón de Buenos Aires, assim
como o de S Paulo, perderam controle nacional. O de lá é da AMC, a
mesma do Salão de Paris. Daqui, Reed Exibitions, estadunidense
absorvendo a pioneira Alcântara Machado. Serviço 20 a 30 de junho - imprensa dia 19; preço 50 pesos –
pelo andar da carruagem, uns US$ 6; pavilhão de La Rural, em
Palermo, das 12 às 22h. Engine of the Year. E o vencedor é … Concurso com 87 jornalistas especializados votando em 36 países – no Brasil,
5 – escolhe anualmente os melhores motores. Coisa técnica, com votação por
pontos em cinco representantes por categoria. Neste, os resultados indicaram
principais e por cilindrada:
International Engine of the Year 2013 Ford 999cc três cilindros turbo Por categorias Best Sub 1.0 liter Ford 999 cc três cilindros turbo
Best New Engine Volkswagen 1.4-litre TSI TwinCharger Best Green Engine Fiat 875cc two-cylinder turbo CNG
Best Performance Engine Ferrari 6.3-liter V12
Indicados por cilindrada
| votos
|
Ford 999 cc três cilindros turbo
Aplicação - Ford Fiesta, B-Max, Focus, C-Max, Grand C-Max;
| 479
|
Volkswagen 1.4-litre TSI TwinCharger
aplicação - Volkswagen Polo, Beetle, Golf Variant, Golf Plus, Golf Cabriolet, Scirocco, Eos, Jetta, CC, Tiguan, Touran/Cross Touran, Passat, Audi A1, A3, Seat Ibiza FR, Alhambra, Ibiza Cupra, Škoda Fabia RS
|
408
|
BMW 2-litre twin-turbo quatro cilindros, gasolina
Aplicação - BMW 125i, 320i, 328i, 520i, 528i, Z4 20i, 28i, X1 20i, 28i, X3 20i
| 247
|
Porsche 2.7-litre diesel
aplicação- Porsche Boxster, Cayman;
|
245
|
Ferrari 6.3-litre V12
aplicação - Ferrari F12 Berlinetta;
| 233
|
BMW/PSA 1.6-litre turbo gasoline
aplicação - Mini Cooper S, Clubman Cooper S, Countryman Cooper S, Coupé/Roadster Cooper S, Paceman Cooper S, Cooper Works, Clubman Cooper Works, Coupé/Roadster Cooper Works, Paceman Cooper Works, Peugeot 207cc, 208, 308, 3008, 508, 208 GTI, 308 GTI, RCZ, Citroën DS3, C4 Picasso/Grand Picasso, C5/DS5, C4/DS4;
| 197
|
McLaren 3.8-litre V8
aplicação - McLaren MP4-12C;
| 180
|
Audi 2.5-litre cinco cilindros
aplicação - Audi TT RS, RS3, Q3 RS.
| 111
|
Uns camaradas com sangue Rosso Alfa ... Melhor que o calculado, quase o dobro dos presentes entre automóveis e
alfisti, o
II Encontro Alfa Romeo em Caxambu, MG,
sedimentou-se como evento oficial da marca, agregado pela prefeitura local e
pela Secretaria de Turismo de MG.
Foi no Parque das Águas, em frente ao Hotel Glória. No primeiro, exposição
dos veículos, área de vendas para peças, e a barraca do Alfa Clube, com artigos
da marca, ótimos em qualidade e
design. No hotel, programa amplo desde coquetel de boas vindas expondo os carros
estelares da mostra – FNM Timb, Alfa Romeo 2300 com o motor no. 1; protótipo
nunca viabilizado do modelo ’87, nunca enviado à produção. Novidade, Alfa
Giulietta QV importada pelo mineiro Carlos Berqó: palestras do eng. Guilherme
Sechinel sobre o uso prático de pneus e óleos lubrificantes de motor, e duas
homenagens: ao recém-desaparecido alfista Fábio Steinbruch; a Oswaldo Barros,
mecânico e colecionador da marca desde sempre.
O Encontro de Alfas exibe diferenciada organização de extremo cuidado, e
atinge o ideal antigomobilístico: cenário plano, sem as diferenças notáveis em
outros eventos, isenta de manifestações de desnecessária ou inexistente
superioridade. A sincronia a todos encanta, criando o clima de camaradagem
sempre buscado nestas ocasiões. Caminha para coisa grande pelo crescendo de
participantes, qualidade dos veículos e interesse sobre a marca, retratada pela
presença do suíço Axel Marx, maior colecionador individual e consultor em
história da Alfa.
Apoios do Museu Nacional do Automóvel, do Grupo de Dirigentes de empresas
ligadas à Fiat, Câmara Itália-Brasil, cidade de Caxambu, Estado de Minas, e
continência na distribuição de prêmios para torná-los disputados. Destes, o
Troféu Originalidade, pelo Museu, distingue o veículo que
resistiu às novas tecnologias e novos confortos, mantendo intocados os métodos
de construção, peças e partes, transformando-se em referência de originalidade –
o objetivo do antigomobilismo. Levou-o para Piracicaba, SP, Luiz Fernando
Giocondo Teixeira com 2300 TI4 de 1986. Combinaram-se esforços para festejar os
40 Anos do Alfa Romeo 2300; apoio aos
alfisti que se estruturam para ir
às
Mil Millas Sportivas em Bariloche, novembro, esforço para dobrar
presença de colecionadores e veículos em 2015, próximo encontro.
Melhor medida antigomobilista de sucesso? Ninguém deixou Caxambu
para ir à grande feira de peças em Lindóia, no setor o mais importante evento.
Paixão explica tal grupo, curioso, insólito, mantendo a mítica, a lenda de
marca desaparecida do mercado há uma década, levando mecânicos e peças de
reposição. Como dizem, o sangue de seus integrantes é comum – e a cor é
Rosso Alfa. Mais ? Não precisa.
Roda-a-Roda Mais – Enquanto não vence o proceloso mar baiano, que malha
a proa de seu projeto de fazer fábrica, a representação da JAC importa o J3 e o
Turin. Linha 2014, contidas mudanças no interior e linhas frontais.
Calendário – Apresentação à imprensa especializada seria dia
18. Data coincide com
Salón portenho e, para não
pagar o mico da ausência da mídia gratuita, mandou os carros aos revendedores, em pré venda,
e entrega posterior. Teto de 25 mil unidades/ano, no acerto com o projeto
Inovar Auto.
Ce Finis – Final de maio Citroën encerrou a
produção do modelo C4 Pallas. Iniciou fazer o novo C4
Loundge no Brasil
e
L na Argentina. Apresentação no
Salón del Automóvil – leia
acima -, e vendas locais a seguir.
Da Caça – Hora do consumidor. Concessionários, com bônus e
facilidades oferecidas pela montadora, anunciam unidades finais a R$ 49.900.
A fim? Chore - desconto adicional
pintará.
De olho - A versão
hatch subiu no telhado. Fugaz,
espera sucessão.
Surpresa – Vendas da Ford no EUA em maio, cresceram 14% em
relação ao mês do ano anterior: 246.585, quase colada na GM, com 6.000 unidades
mais.
Vai? – Como o crescimento embute veículos e motores menores,
como o novo Fiesta e os EcoBoost estuda lá produzir o EcoSport, feito sobre esta
plataforma.
Tempo – O Acordo tampão para negócios entre Brasil e
Argentina deverá ser prolongado. Por ele, o Brasil deve importar 1,95 para cada
1,00B exportado. Clima não é bom para o estabelecimento de regras pétreas.
Opção – Outra versão do picape Ranger – versão XL, cabine
simples, motor diesel menor, de 2.2 litros e 150 cv @ 3700 rpm e 375 Nm (@
1500-2500 rpm) de torque. Para trabalho e frotas. Como a Volkswagen segue o
caminho da GM com o S10 – de tudo para todos.
Desacordo – Diretor da
Yes Aluguel de Carros conta
dificuldade no repor peças como faróis, máquinas para vidros, lanternas,
calotas, pois as concessionárias são duras nos descontos. Locadoras compram de
8% das vendas das montadoras.
Recorde – Mercedes-Benz fará festa importante:
produção de 2 milhões de veículos comerciais no país. Presença de
relevo, Stefan Buchner, CEO Mundial de caminhões. E
apresentará Philipp Schiemer, novo presidente da MB Brasil.
História – Exporá modelos dos caminhões que fizeram sua
história no Brasil, a partir do 312. Triste registro, é a única montadora que
preservou seus marcos.
Mercado – A MAN brasileira colocou o pé no Chile em
licitação para fornecer ônibus com tração nas quatro rodas, para apoio à
extração de minério. É o Volksbus 15.190 e caixa de transmissão e eixos são
estadunidenses Marmon Harrington. A representação da MAN no Chile é da Porsche
Holding. Ecolo gia - Diz a Nissan ter atingido os
padrões da lei japonesa no reciclar de resíduos e, não apenas reciclagem dos
produtos. Inclui metais, plásticos,
airbags. No total, 145 mil
toneladas foram processadas.
Antigos – Exemplo ao mercado de reposição para veículos
antigos, a gaúcha Dekabrás tem novidade para DKW Vemag: tapete dianteiro, mais
espesso, melhor vedação termo acústica.
http://www.dekabras.com.br/ver-produto.php?produto=73
Lembrança – Há 50 anos foi-se Christian Heins, brasileiro e
então nosso único piloto em atuação internacional. Dirigia pela Alpine nas
24 Heures du Mans, saída de curva, rodou em óleo perdido por
concorrente, achou uma árvore.
Homenagem – Ex-articulador da Equipe Vemag, implantador da
Equipe Willys, alavancas para o desenvolvimento tecnológico das auto peças
brasileiras e formar a base dos nossos campeões, brilhante, amigo e orientador
de pilotos e do nascente no ciclo do automobilismo brasileiro, será lembrado em
missa: Igreja S José, r Dinamarca, 32, Jardim Europa, S Paulo, sábado, 15, às
15h.
Gente – Holger Haerter, ex CFO – diretor financeiro – da Porsche,
condenado. OOOO Multa de equivalentes R$ 1.700.000,00 por
informações falsas quando da tentativa desta marca em tomar o controle da
Volkswagen. OOOO Cabe recurso – e prisão. End. eletrônico: edita@rnasser.com.br