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Grilo
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691NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 16 maio - 18:29

KÜLL



Jaguar injeta doses generosas de esportividade no requintado sedã XFR

16/05/2013
Por: Eber |
22 comentários
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NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Jaguar-xkr-avaliacao-1-620x465
A Jaguar é uma marca com relação íntima com a velocidade. Lá em 1948 fez o XK120, o carro mais rápido do mundo em sua época. Muito tempo depois, em 1992, fez o icônico XJ220, um superesportivo que realmente impressionava pelo desempenho. Entretanto, tirando este último exemplo, a capacidade dos carros da Jaguar em acelerar com fúria servia quase como uma reserva de emergência.
Era como se o aristocrata inglês estivesse atrasado para o chá das cinco ele poderia pisar fundo e chegar com tranquilidade no destino. Nada exagerado ou que comprometesse o conforto ou estilo. Mas a Jaguar mudou seu “modus operandi” recentemente. Viu a esportividade como algo que pudesse ser explorado para ganhar mais mercado.
Daí surgiu em 1995 a linha R, uma espécie de preparadora oficial da marca. E se tem um carro atual na gama da fabricante que junte a atual “obsessão” com a velocidade com o inequívoco luxo e status de um Jaguar, é o XFR. Um sedã médio-grande que deixa muito esportivo para trás.


NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Jaguar-xkr-avaliacao-2-620x464
A saída da Jaguar para transformar seu executivo sedã em um carro que pode encarar um autódromo passa por duas partes. A principal, é claro, é o motor. Hoje já bem difundido na Jaguar Land Rover, o 5.0 V8 supercharged foi “inaugurado” em 2010 no próprio XFR.
O propulsor é sobrealimentado e desenvolve 510 cv entre 6 mil e 6.500 rpm e 63,8 kgfm de torque entre 2.500 e 5.500 giros. Ele trabalha aliado a uma transmissão automática de oito marchas da alemã ZF. Os números são suficientes para levar o sedã de 1.875 kg de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e à máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Jaguar-xkr-avaliacao-3-620x826
O outro ponto essencial que separa o XFR dos outros XF é o controle dinâmico. Para melhorar o comportamento, a Jaguar usou um diferencial eletrônico no sedã. De acordo com a marca, um tradicional diferencial mecânico tiraria o refinado equilíbrio do carro. Um computador monitora o quanto de aderência cada roda traseira está recebendo. A partir disso, joga mais ou menos força para cada uma. Isso melhora tanto a capacidade em curvas quanto a aceleração em ambientes de baixa aderência.
Ainda há o sistema adaptativo da suspensão. Outro item que estreou no XFR em 2010 e hoje já está em outros carros da parceria Jaguar Land Rover, inclusive nos XF comuns. Nele, os amortecedores são preenchidos com um líquido magnético, que altera o grau de viscosidade quanto submetido a uma carga elétrica. A reação à carga, liberada eletronicamente, deixa o carro mais duro ou mais macio. Dessa forma, a engenharia da Jaguar nao precisa modificar tanto a suspensão original do XF e nem deixá-la rígida a ponto de comprometer o conforto.
NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Jaguar-xkr-avaliacao-4-620x465
A linha XF, por sinal, tem sido o carro chefe da Jaguar desde que a empresa tomou o controle das operações da marca no Brasil das mãos do Grupo SHC, antigo importador da marca. Desde então, a média de carros vendidos por mês subiu de menos de 5 para 23 unidades mensais.
Para aumentar ainda mais este alcance, a Jaguar lançou uma nova versão de entrada do XF por R$ 224.900 , com motor 2.0 turbo de 240 cv – o mesmo que equipa o Range Rover Evoque e também o Fusion, da Ford, que é a fornecedora do propulsor. O XFR é bem mais exclusivo. Custa R$ 440 mil, mas tem equipamentos e disposição para justificar a etiqueta de preço.
NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Jaguar-xkr-avaliacao-5-620x826
Impressões ao dirigir - Presas afiadas

São Paulo/SP – As três variantes do XF lado a lado pouco diferem. As duas primeiras, com motor quatro cilindros turbo e V6 supercharged, são de fato idênticas. O XFR é diferente, mas de forma discreto. As rodas pretas e os ressaltos no capô não são exagerados e servem apenas para ornamentar o belo desenho do sedã. Por dentro, a historia é semelhante. Apliques em fibra de carbono dão o tom, mas sem tirar a elegância do aspecto e o requinte do acabamento.
Atrás do volante, a impressão muda radicalmente. O tal ressalto no capô, relativamente discreto por fora, é bem perceptível na posição do motorista. Os bancos abraçam mais os ocupantes e o volante tem a inscrição “R”.
E assim que o botão de partida é acionado, a principal diferença aparece. O V8 5.0 grita alto do lado de fora. Se um XFR passar a 2 km de distância, dá para ouvir. Dentro da cabine, a situação, obviamente, é mais tranquila. O barulho é grave, mas o isolamento acústico consegue abafar boa parte do “urro”. A “patada” ao pisar fundo, no entanto, é inevitável. O motor é extremamente potente e alavanca o suntuoso sedã sem qualquer hesitação. A ótima transmissão é uma de oito marchas feita pela alemã ZF.
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Dentro do autódromo de Interlagos, na capital paulista, o XFR mostrou que também sabe se virar frente ao “S do Senna”. A direçao é muito precisa e replica com fidelidade o que as rodas dianteiras estão fazendo. Na hora de entrar forte em uma curva, o sedã se mostra equilibrado e neutro. Rodas e discos maiores dão às frenagens um controle muito maior que nas configurações de entrada.
Mas se o ânimo extrapolar a capacidade de resposta da suspensão, a eletronica entra em cena e “esvazia” o motor. Nas versões mais mansas, este intrometimento é menos sentido. Mas apenas porque os motores mais fracos têm menos capacidade de levar o portentoso sedã ao limite. Mas apesar da mão invisível da eletrônica, explorar os limites do XFR é bem divertido.
NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Jaguar-xkr-avaliacao-7-620x465
NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Jaguar-xkr-avaliacao-8-620x826
Ficha técnica - Jaguar XFR

Motor: Gasolina, dianteiro, longitudinal, 5.000 cm³, oito cilindros em V, supercharger, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de oito velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência: 510 cv entre 6 mil e 6.500 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 4,9 s.
Velocidade máxima: 250 km/h limitada eletronicamente.
Torque máximo: 63,8 kgfm entre 2.500 e 5.500 rotações.
Diâmetro e curso: 92,5 mm x 93,0 mm. Taxa de compressão: 9.5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo double wishbone com amortecedores magnéticos. Traseira independente do tipo multilink com amortecedores magnéticos. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 285/30 R20.
Freios: A discos ventilados. Oferece ABS e EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,96 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,47 m de altura e 2,91 m de entre-eixos. Oferece airbags duplos frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina.
Peso: 1.875 kg.
Capacidade do porta-malas: 500 litros.
Tanque de combustível: 70,1 litros.
Produção: Birmingham, Inglaterra.
Itens de série: Diferencial eletrônico, suspensão adaptativa, start/stop, teto solar elétrico, rodas de 20 polegadas, faróis bixenon, acabamento interno em fibra de carbono, bancos tipo concha, sensor de obstáculos, câmara de ré, sistema de som Meridian com tela de sete polegadas, GPS, adaptive cruise control, ar-condicionado dual zone, controle de tração e estabilidade e sensor de ponto cego.
Preço: R$ 440 mil.
Por Auto Press

COMENTÁRIOS: Esse aqui teria um lugar na garagem de casa.

692NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 16 maio - 18:31

KÜLL



Volvo prepara lançamento global no próximo dia 17 – Teaser revela um crossover (vídeo)

16/05/2013
Por: Ricardo de Oliveira |
11 comentários
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NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Volvo-teaser-mundial-620x335
A Volvo revelou dois vídeo-teaser referentes à um lançamento mundial que fará no próximo dia 17 (amanhã). A marca sueca não fala muito coisa sobre o produto, mas num dos vídeos promocionais, surge de longe a imagem do que parece ser um crossover. O veículo na imagem ampliada tem formato compacto, mas não há como saber exatamente se é de porte médio ou grande.
Existe a possibilidade de ser o tão esperado XC40, um crossover feito sobre a plataforma do V40 e que ficaria entre o V40 Cross Country e o XC60. Também poderia ser o XC90, mas este é aguardado apenas para 2015. De qualquer forma, amanhã ou provavelmente ainda hoje, deverão surgir as primeiras imagens desse novo modelo, que parece pronto para chegar ao mercado, pois não parece um conceito. O que você acha, XC40 ou XC90?



COMENTÁRIOS: Aposto no XC40.

693NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 16 maio - 18:47

Grilo


Administrador

Creio que possa ser o XC90...

http://www.autouniverso.com.br

694NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 maio - 11:59

KÜLL




Alta Roda – Exportar importa muito


NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Date
17/05/2013 | 09:18 NOTAS INTERESSANTES - Página 47 User
Henrique Rodriguez , Posted in ALTA RODA NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Icon18_email


<p>Por Fernando Calmon


NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Volkswagen-Gol-Exportacao_thumb
Exportação parece um tema sem grande
importância para quem compra um automóvel produzido no Brasil. No entanto, esse é um motivo de
preocupação. Afinal, o que dá grau de competitividade à indústria
automobilística de um país é o seu nível de produção. O País é o quarto maior
mercado do mundo e apenas o sétimo maior produtor, justamente por ter perdido
sua capacidade de exportar.

Impacto positivo das exportações significa aumento de escala de
produção. Isso, frequentemente, viabiliza tecnologias sensíveis a volume, em
especial as maravilhas da eletrônica de bordo para segurança e conforto, além de
melhorias de qualidade. No novo regime automobilístico Inovar-Auto estão
contemplados investimentos fortes em pesquisa e inovação, mas não há objetivos
claros para o mercado externo. Luiz Moan Yabiku Jr., novo presidente da
Anfavea, coloca como bandeira de sua gestão a recuperação das exportações até
2017.

Ter produto com bom preço no exterior passa, obviamente, pela
cotação do real. Tanto que em 2005, com câmbio favorável, quase 900.000 unidades
(montadas e desmontadas), 35% da produção anual, deixaram os portos. No ano
passado, apenas 470.000 unidades saíram do país, 14% do produzido. A meta para
daqui a cinco anos é exportar 1 milhão de veículos (20% da produção). Seria um
incomum cenário de equilíbrio: 5 milhões de unidades em vendas internas, 5
milhões produzidas, 1 milhão de veículos exportados e o mesmo tanto de importados.

No ano passado o Brasil importou 795.000 veículos, 70% mais do que exportou.
Uma saída indica a desvalorização cambial – boa para exportar e segurar
importações –, porém só colocaria a sujeira do custo Brasil para baixo do
tapete. Um real fraco, por sua vez, aumenta os custos de certos componentes
sofisticados, que continuarão a vir do exterior e aplicados em produtos
nacionais.
NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Volkswagen-Gol-Exportacao-1_thumb
Há várias sugestões de estímulos às vendas
externas: simplificação do processo aduaneiro, mudanças na legislação
burocrática e retirada de encargos fiscais indiretos ou invisíveis, na longa
cadeia produtiva, estimados em quase 9%. Nenhum país se dá ao luxo de exportar
impostos, típico cacoete brasileiro.

Alguns dos problemas históricos se concentram nos portos e o governo enfrenta
resistências para vencer o arcaísmo. Só agora alguns deles passam a funcionar 24
horas por dia, fundamental para escoar volumes. Faltam, até, pátios para
estocagem de veículos. Faz pouco tempo a guerra fiscal entre os portos
estaduais, com desconto de alíquotas do ICMS, levava automóveis vindos do
exterior a reconquistar boa parte da competitividade perdida com o imposto de
importação. Em outros termos, desestímulo a quem produz internamente.

RODA VIVA

PARA fábrica de Betim (MG), Fiat também reserva novidades, que a
coluna antecipa. Cronograma refere-se ao início de vendas. Começo de 2014: novo
Fiorino (cara de novo Uno); um ano depois, início de 2015, novo Doblò (projeto
263); segundo trimestre de 2015, o aguardado subcompacto (projeto 344) sucessor
do Mille. Strada cabine dupla de três portas, fácil de produzir, ainda sem
confirmação.

ALÉM da GM, que já decidiu entrar no mercado de subcompactos (provável
inspiração no sucessor do Opel Adam), Renault também vai mergulhar nos modelos
pequenos de uso urbano preferencial. Projeto para o Brasil será específico, sem
aproveitar quase nada do Twingo francês. Assim o VW Up!, talvez ainda no final
do ano, terá muita concorrência à frente.

LEVANTAMENTO da Anfavea indica: 62 marcas de veículos leves e
pesados – total de 1.744 modelos e versões – estão em lojas
hoje. Compara-se apenas à China, estima a coluna. Ou seja, opções de sobra,
concorrência acirrada.

ESCALADA dos juros básicos (Selic) não deve ser repassada para taxas
do crédito ao consumidor. Estas dependem bem mais da inadimplência (que resiste
a cair) e da disputa entre bancos e financeiras.

NOVO Maserati Quattroporte, por R$ 950.000, ficou maior (5,26 m de
comprimento) e ao mesmo tempo apertado em nicho minúsculo do mercado.
Impressiona pelos materiais internos de acabamento, em especial na parte
inferior do painel, além de itens de conforto. Motor V-8, biturbo novo, de 3,8
L/530 cv/66,3 kgf∙m, apesar de 1.900 kg do carro, confere 0 a 100 km/h em apenas
4,7 s.

IMPORTAÇÕES recuaram 25% no primeiro quadrimestre de 2013 frente a
2012, segundo Abeiva, associação de empresas sem produção nacional. Por
enquanto, a entidade não revisou suas previsões. Há sinais contraditórios, como
a recuperação em abril de suas marcas, atribuída ao sistema de cotas do México
que afetou, no mês passado, veículos importados por associados da Anfavea.

LEITORES reclamam que Detrans estaduais têm recusado,
sistematicamente, cancelamento previsto em lei de multas de classificação leve
para bons motoristas, transformáveis em advertência como viés educativo. Quem
quer perder arrecadação? Depois negam existência da indústria de multas.
Conversa que não dá para acreditar, desmistificada por fatos como
esse.


Leia mais Alta
Roda – Exportar importa muito - Novidades Automotivas


http://novidadesautomotivas.blogspot.com/

695NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 maio - 12:11

KÜLL



OFF TOPICS INTERESSANTES NA SEMANA:

QUARTA-FEIRA, 15/05/2013, NO JORNAL DA GLOBO (o vídeo está no site): A Venezuela vai importar (não disse se do Brasil), "emergencialmente", CINQUENTA MILHÕES DE ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO. Ou seja, a tal revolução bolivariana, como todos os experimentos protocomunistas, sempre apertado os empresários, que não importam o que façam, são sempre culpados de alguma coisa, sempre "ganham demais, explorando o povo", etc., não tem capacidade sequer para produzir papel para limpar a b.....
QUINTA-FEIRA, 16/05/2013, NO JORNAL VALOR ECONÔMICO (não sei se está disponível no site): No primeiro caderno, tem uma reportagem bem geral sobre o país, onde o texto não diz cleramente, mas deixa ler nas entrelinhas que a situação do país é muito pior do que se imagina, com falta de produtos generalizada. Se não faltam de todo, a variedade é extremamente reduzida. Os consumidores reclamam que tiveram que reduzir drasticamente seus orçamentos. Na mesma data, NA GLOBONEWS, PROGRAMA DA MÍRIAM LEITÃO, sobre este assunto e um brasileiro na OMC, foi dito que o Brasil erra, e muito na minha opinião, tanto em tentar ficar discutindo apenas tarifas no orgão, bem como com a nota do Brasil ser um dos 10 países mais protecionistas, segundo um jornal americano. Enquanto isso, a gente tem 14 acordos de livre comércio, a maioria com quem mal tem dinheiro para pagar as contas e o México, p.e., 44. Não adianta bancar o Dom Quixote, defendendo uma proposta que até pode ser a melhor, MAS QUE O MUNDO INTEIRO está indo em outra direção. Ou seja, bancar o tolo.

696NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 maio - 12:13

KÜLL



POR FIM, ESTOU MUITO PERTO DE FAZER UMA "BESTEIRA" (depois, eu explico melhor):
NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Attachment?msg_id=Njg2MTY&ctype=SDC15271
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NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Attachment?msg_id=Njg2MTY&ctype=SDC15279
Bom dia Eduardo,





Segue as fotos da Audi A4 Avant Ambition 2.0 TFSI S tronic quattro 211
cv.




Ela tem os seguintes opcionais de fábrica.




PNR - Rádio MMI plus com sistema de navegação + HD interno de 20 gigas +
DVD + entrada dupla de cartão de memória.

Pacote Bang & Olufsen Series - Sisitema de som Bang & Olufsen +
keyless-go + Espelhos retrovisores ajustaveis, rebativeis e aqueciveis.

WKP - Audi Drive Select + Audi Side Assist + Computador de bordo colorido +
Controle de cruzeiro adaptativo.




Aguardo sua visita aqui na Audi Eurobike .




Atenciosamente



AUDI EUROBIKE
Lélio Reis Santos

697NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 maio - 13:15

Fabiano

Fabiano

Tem destas besteiras que são um maximo fazer.....

http://www.oticainova.com.br

698NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 maio - 14:19

Fred



O único arrependimento que eu teria seria se não pudesse pagar depois.
Pra dar mais pilha, vou no popular "mais vale um gosto do que um tostão no bolso".
E seja feliz!

É dsg ou multitronic?

699NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 maio - 18:21

KÜLL



SOBRE O CÂMBIO: Nesta versão, que tem tração Quatto, é o S Tronic de 7 marchas.
SOBRE A BESTEIRA: Quando comprei o Civic, foi para investir em um négócio próprio, tipo disciplina financeira ao máximo. Agora, estava querendo mudar para a zona sul, a "parte certa" da cidade, área classe A/AA, mas de janeiro para cá, casas que custavam 1,5, 1,7 mi, passaram para 2,4. Não dá para mim, mesmo com a minha casa, dinheiro guardado mais financiamento. Moro atualmente em um bairro de classe média/média alta, com casas entre 600 mil e 1,1 mi, muito bom de se morar, é fato. Mas queria ir para perto de onde vai ser o Shopping Iguatemi. Me uni agora a dois colegas, um, dono de imobiliária, outro, engenheiro e estamos levantando 3 casas no Alphaville, casas estas que estariam no mercado hoje entre 830 e 890 mil e com isso estou pretendendo ficar com uma. Isso, de alguma forma, "me libera" para a besteira. Vamos ver...

700NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 maio - 18:25

KÜLL



Leitor rebate a nota da Anfavea sobre os carros nacionais

17/05/2013
Por: Eber |
186037135 Comentárioshttp%3A%2F%2Fwww.noticiasautomotivas.com.br%2Fleitor-rebate-a-nota-da-anfavea-sobre-os-carros-nacionais%2FLeitor+rebate+a+nota+da+Anfavea+sobre+os+carros+nacionais2013-05-17+14%3A47%3A40Eberhttp%3A%2F%2Fwww.noticiasautomotivas.com.br%2F%3Fp%3D186037
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Fiquei indignado com o texto publicado aqui no NA enviado pela ANFAVEA em resposta à matéria da Associated Press divulgada no The New York Times, portanto decidi digitar uma “resposta” à ANFAVEA. Em praticamente todos os parágrafos do texto publicado pela Associação existe alguma informação que pode ser facilmente rebatida, até mesmo por mim, um leigo.
No primeiro parágrafo afirmam que “a indústria automobilística brasileira tem uma longa experiência na produção de veículos”. Ora, e desde quando tempo no mercado é sinônimo de qualidade do produto? Espera-se que ambas estejam intimamente relacionadas, mas sabemos que na prática não é isso o que acontece.
No segundo parágrafo não falam do produto em si, mas das causas “reais” dos acidentes. Aliás, o que é abordado é a causa do acidente, não o que acontece depois. Quem causa o acidente é o proprietário desleixado que não faz manutenção preventiva, o motorista embriagado ou a cratera lunar, mas este não é o ponto. Salvo algumas exceções, o carro não sairá acelerando sozinho ou freará sem que o condutor queira, quem causa acidente é o condutor (de um carro ou de outro)*. O ponto é “o que o veículo pode fazer para me salvar depois que eu me envolvi neste acidente?”
No terceiro parágrafo uma pérola, “a realidade é que muitos ocupantes são salvos exatamente pela boa qualidade dos veículos produzidos no País”. Duvido realmente que o que salva tais ocupantes seja a “boa qualidade dos veículos” aqui produzidos. Estou mais convencido de que seja a (pequena) gravidade da batida ou a sorte de o acidente acontecer num bom ângulo, justamente naquele que o carro mais protege.
Ainda no terceiro parágrafo afirmam que os veículos aqui produzidos têm “a adoção de todos os quesitos de segurança passiva e ativa regulamentados pelo Contran. Mais ainda: a indústria cumpre todas as prescrições de segurança regulamentadas pelos órgãos de governo e atestadas por ensaios realizados conforme procedimentos normatizados e auditáveis”. Aqui o caso é semelhante ao do primeiro parágrafo, não é só porque está cumprindo a lei que o veículo é realmente seguro; ele é, no máximo, legalmente seguro.
Se a lei diz, por exemplo, que para um veículo ser seguro ele precisa apenas de cinto de segurança e a montadora cumpre esta exigência ninguém pode dizer que ele não é seguro, pele menos se tiver como base a lei. Mas e se a base for a realidade, poderemos dizer que este veículo sem célula de sobrevivência, air bags e deformação programada é seguro? Aliás, tenho minhas dúvidas sobre os motivos de as leis serem tão brandas, mas não os direi aqui porque não quero acusar sem provas.
Passando para o quarto parágrafo, afirmam que “as normas e sistemas produtivos existentes no Brasil são os mesmos adotados pelos mais avançados centros produtivos. Como a maioria das plataformas são mundiais, as especificações são idênticas e os cuidados com a produção são os mesmos”. Muito bem, as normas são as mesmas, mas elas são seguidas?
Se são seguidas as mesmas normas, sistemas produtivos e utilizadas as mesmas plataformas, por que uma matéria do próprio NA afirma que um veículo europeu, produzido no Brasil, leva menos pontos de solda que o equivalente produzido no exterior? Será que é porque nossas soldas são melhores e, portanto, menos pontos são necessários para se conseguir o mesmo resultado de muitos pontos lá fora?
Não, a resposta é dada pelo próprio texto quando afirma que “quando existem alterações, na denominada tropicalização dos produtos, são para deixar os veículos ainda mais robustos e seguros para as respectivas aplicações”. Viram, aqui no Brasil descobriram que menos pontos de solda deixam os veículos mais resistentes e seguros, e por sacanagem não repassaram tal descoberta para as filiais do exterior.
Aliás, deve ser este também o motivo de retirarem air bags, ESP, ABS, rodas de liga leve (que ajudam a suspensão), motores mais avançados, caixas de transmissão de mais marchas e muitos outros itens, inclusive de perfumaria, é porque estes equipamentos deixam o carro menos robusto e seguro. Estranho, né, mas se quem está afirmando isso é a ANFAVEA, provavelmente com engenheiros de formação invejável (esta parte dos engenheiros não é irônica), quem somos nós para duvidar?
Agora, o último parágrafo, com mais algumas afirmações difíceis de entender. Neste, afirmam que “o alto estágio da engenharia automotiva nacional tem permitido que as montadoras brasileiras hoje desenvolvam modelos para os mercados mais exigentes”, e concluem afirmando que este alto estágio da engenharia automotiva nacional permite que os veículos aqui produzidos sejam equivalentes ou até superiores aos produzidos em qualquer outro país.
Eu realmente não duvido da nossa capacidade de produção de automóveis, mas para onde vão estes veículos? Por que é que muitos carros aqui produzidos são vendidos no exterior, de série, com equipamentos que aqui são apenas opcionais por um preço muito abaixo dos aqui praticados? É o famoso caso da casa de ferreiro, espeto de pau. Nós produzimos e exportamos excelentes produtos, temos capacidade para isso (tanto que fazemos), mas por que não vendemos aqui estes mesmo produtos excelentes?
* Decidi colocar este asterisco para não poluir o texto com uma explicação. Não importa se as ruas estão esburacadas ou má sinalizadas, se o condutor tomasse as devidas precauções as sinalizações seriam elementos secundários em muitas vias. Aliás, raramente vejo motoristas parando na placa de “pare” ou dando a preferência quando veem o triângulo de ponta cabeça num cruzamento, prova de que mesmo com sinalização o motorista não respeita. Como o foco do texto não é a imprudência que rola solta por parte daqueles incluídos no CTB (motoristas, ciclistas, pedestres…), pararei por aqui. Quem sabe num próximo texto…
Bom, deixo aqui minha “resposta” à ANFAVEA. Espero que, caso pretendam retrucar o que eu postei, utilizem argumentos melhores do que os utilizados na carta original, porque estes não me convenceram muito (e pelo vista também não convenceram, de forma geral, aos leitores do NA, que abusaram da ironia para fazer seus comentários).
E aos leitores do NA, espero que tenham tido paciência de ler até aqui, se conseguiram: agradeço-os por isso, espero que tenham gostado do texto e que não o tenham achado cansativo. Agradeço também ao NA por ceder o espaço.
Por Wasdyn

701NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 maio - 21:52

Fabiano

Fabiano

Como disse o Renan, a Abeiva teve a oportunidade de ficar de boca fechada....

http://www.oticainova.com.br

702NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 20 maio - 17:27

KÜLL



Leitores flagram os Volkswagen Golf VII e Alfa Romeo Giulietta em testes


19 de maio de 2013 Alfa Romeo, Segredos, Volkswagen 8 Comments e 1 Reaction






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NOTAS INTERESSANTES - Página 47 VwgolfviiO Volkswagen Golf VII e o Alfa Romeo Giulietta estão se tornando figurinhas comuns pelas ruas e estradas do Brasil. Os modelos que ilustram esse post foram fotografados por Fabiano Martins Pires (Volkswagen Golf) e Eduardo Papa (Alfa Romeo Giulietta), aos dois nossos agradecimentos. Ambos são cotados para estrear como importados ainda em 2013, no entanto, ainda não há confirmação oficial de nenhum dos fabricantes.



NOTAS INTERESSANTES - Página 47 AlfaromeogiuliettaO novíssimo e aguardado Golf está previsto para o segundo semestre. Ele chegará importado da Alemanha primeiramente na versão Highline e equipado com o motor 1.4 TSI de 140 cavalos e câmbio manual de seis marchas ou DSG de 7 marchas. Já existem unidades em testes com propulsor 1.4 16V Turbo Flex que terá potência estimada entre 140cv a 145cv de potência, afinal, sua produção nacional já é dada como certa nos corredores da fábrica de São José dos Pinhais (PR).

O Giulietta não virá sozinho: com ele, chegará também o compacto MiTo, ambos equipados com o motor 1.4 MultiAir turbo de 170 cv de potência. Os dois veículos serão lançados até o fim deste ano e são tratados internamente como Projeto 940 e Projeto 955, na ordem. A comercialização dos veículos da Alfa Romeo ficará a cargo da rede de concessionárias Chrysler. Tanto o Giulietta quanto o MiTo serão importados da Itália e, pelo menos em princípio, a produção de ambos na fábrica que a Fiat constrói em Goiana, PE, está descartada.

Foto | Fabiano Martins Pires (Volkswagen Golf) e Eduardo Papa (Alfa Romeo Giulietta)

703NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 20 maio - 17:28

KÜLL



Hyundai quer peitar EcoSport nos mercados emergentes


20/05/2013 Por: Dyogo Fagundes 21 Comentários

NOTAS INTERESSANTES - Página 47 2011-Hyundai-Curb-Konzept-620x348

A Hyundai já bateu o martelo e decidiu que não vai ficar de fora do lucrativo segmento de crossovers compactos. De acordo com informações do site indiano Indian Express, a marca programa para o ano que vem o lançamento de um modelo feito na medida para brigar com Ford EcoSport e Renault Duster. O desenvolvimento do jipinho está sendo feito pela matriz na Coreia do Sul com a colaboração da filial indiana.

NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Hyundai-curb-concept-03-620x348

Ainda segundo a publicação, o primeiro país a receber a novidade será a própria Índia, mercado onde a Hyundai planeja manter a vice-liderança e responder ao crescimento da concorrência. Logo em seguida (aproximadamente entre o fim de 2014 e o início de 2015), o modelo chegará às lojas de países do sudeste asiático e da China. No Brasil não há porque não tê-lo, só resta saber onde ele será produzido, já que a fábrica do HB20 em Piracicaba opera em total capacidade.

Quanto ao visual, tudo ainda é uma incógnita. Fala-se que os conceitos ix-metro, de 2009, e o Curb (fotos), apresentado em 2011, servirão como fonte de inspiração. A mecânica também segue desconhecida, mas sabe-se que no mercado indiano a Hyundai equipará o modelo com uma nova família de motores a diesel e a gasolina. Ainda sobre a mesma plataforma, a marca lançará por volta de 2015 um monovolume de seis lugares.

704NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 20 maio - 18:37

Fabiano

Fabiano

Mas não com essa projeção tosca ai de cima....

http://www.oticainova.com.br

705NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 20 maio - 21:14

R8V

R8V
Administrador

É um conceito...

706NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 22 maio - 16:53

KÜLL



MERCEDES GLK A DIESEL À VENDA A PARTIR DE R$ R$ 169.900

Modelo chega em duas versões, 220 CDI e 220 CDI Sport, sempre com motor diesel 2.0 de 170 cv e 40,8 kgfm


por REDAÇÃO AUTOEPORTE














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22/05/2013 11h06 - atualizado às 11h12 em 22/05/2013



NOTAS INTERESSANTES - Página 47 GlkMercedes lança GLK a diesel no Brasil (Foto: Divulgação) Tem novidade nas revendas da Mercedes. A marca alemã anunciou hoje o início das vendas do utilitário GLK 220 CDI, equipado com motor diesel, câmbio automático de sete marchas e tração integral. A exemplo do que temos visto em outros modelos da linha, o SUV chega com duas opções de acabamento, a "básica" e a Sport. Ambas contam com a potência de 170 cv (de 3.200 a 4.200 rpm( e o torque de 40,8 kgfm oferecidos pelo 2.0 biturbo de quatro cilindros. Com essa mecânica, podem atingir os 100 km/h em 8,8 s (mesmo com os 1.880 kg) e chegar à velocidade máxima de 250 km/h. A montadora ainda os equipa com pneus com baixa resistência à rolagem e função start/ stop para reduzir o consumo.
Além do propulsor e da transmissão, os GLK 220 CDI e 220 CDI Sport têm em comum sete airbags (inclusive para os joelhos), freios adaptativos que atuam com o controle de estabilidade, ABS, suspensão ativa, controle de tração, assistente de partida em subidas, Brake Drying (para secagem automática dos discos de freio) e sistemas como Attention Assist (alerta de fadiga) e Downhill Steep Regulation (regulador de velocidade em declives). Elas ainda trazem o pacote Off Road e o sistema de comando de voz Linguatronic, oferecido apenas em inglês.
O pacote Chrome também é comum às duas configurações. Ele inclui barras de teto em alumínio brilhante, além de diversos detalhes cromados - caso dos protetores dianteiro e traseiro, das hastes da grade do radiador e dos frisos laterais.
O que muda, então? Bem, a versão Sport soma equipamentos aos de série. O sistema de estacionamento automático, Active Park Assist, as rodas de liga leve de 19 polegadas, o teto panorâmico, o GPS e os faróis adaptativos de xênon são alguns deles. Para levá-la para casa é preciso pagar um tanto a mais, também: R$ 199.900.

COMENTÁRIOS: Assim como fez com o ML, e de alguma forma, seguindo o exemplo da Land Rover, a Mercedes emplaca mais um Diesel no Brasil, ainda que para mim continue estranho como ela consegue. Torço para vermos o Evoque Diesel por aqui.

707NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 22 maio - 16:54

KÜLL



MITSUBISHI CONFIRMA PRODUÇÃO DO SEDÃ GLOBAL ATTRAGE

Versão de produção manteve visual bastante semelhante ao último conceito e oferecerá economia de combustível


por REDAÇÃO AUTOESPORTE














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22/05/2013 15h21 - atualizado às 15h21 em 22/05/2013



NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Mitsubishi_attrage-3
Mitsubishi Attrage será equipado com bloco 1.4 L e promete rodar 22km/l (Foto: Divulgação) A Mitsubishi confirmou a produção do novo sedã Attrage, que teve como referências as linhas do conceito G4, apresentado no Salão de Xangai deste ano. A versão final segue diversas características do modelo primário e, por isso, mantém boa parte do visual pouco animador.
O sedã será equipado com motor 1.2 L MIVEC acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades e haverá a opção de um câmbio CVT. A Mitsubishi tem metas ambiciosas com relação ao consumo do carro, já que acredita ser possível rodar 22 km com um litro de gasolina.
A versão de produção do Attrage empresta do conceito as principais características, como formato do capô e dos vidros, vincos laterais e luzes de neblina. Já os faróis, continuam com formato semelhante, porém visual mais conservador, sem as luzes de LED em destaque. A maior diferença ficou por conta da grade dianteira, que também deixou de lado o visual um pouco mais futurista apresentado no G4.
A montadora pretende produzir o modelo na Tailândia para que ele seja comercializado globalmente. As vendas devem começar por lá já em julho e nos demais mercados durante 2014.
NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Mitsubishi-g4-concept-13_1
Conceito G4 foi apresentado pela Mitsubishi no Salão de Xangai (Foto: Divulgação)

708NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 22 maio - 16:55

KÜLL



COM EUROPA EM CRISE, GRUPO FIAT-CHRYSLER DEPENDE DE BRASIL E ESTADOS UNIDOS PARA SOBREVIVER

Montadora investe em fábrica no país e quer fusão total com a Chrysler até 2014 para aumentar os lucros


por REDAÇÃO AUTOESPORTE














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22/05/2013 15h30 - atualizado às 15h30 em 22/05/2013



NOTAS INTERESSANTES - Página 47 Fabrica_fiat
Fábrica Fiat Brasil, linha de montagem (Foto: Divulgação) Enquanto a Europa sofre uma crise econômica histórica, o grupo Fiat-Chrysler está mais dependente do seu desempenho no continente americano. Neste cenário, Estados Unidos e Brasil formam uma dupla estratégica para a sobrevivência das montadoras.
Até abril deste ano, Fiat e Chrysler, que envolve também as marcas Jeep e Dodge, venderam 585,1 mil carros (o valor exclui veículos comerciais) nos Estados Unidos. No Brasil, este número foi de 250,9 mil, de acordo com o relatório de vendas mundiais divulgados pela Fiat. O volume total na América Latina foi de 306,9 mil.
Na Europa, somando as vendas na Itália, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Turquia, Rússia e outros países não especificados no relatório, a soma chegou a 305,5 mil carros emplacados. O continente ainda leva certa vantagem, já que a cifra considera também modelos da Abarth, Lancia e Alfa Romeu, marcas não atuantes no Brasil, e acrescenta ainda as vendas da Ferrari e Maserati.
Em um comparativo entre as vendas entre janeiro e abril de 2013 contra o mesmo período do ano passado, a Europa registrou queda de 6,4% nas vendas. Na América Latina o crescimento foi de 8,7%.
Rota de ouro
Nesta semana, a agência de notícias internacional Boomerang afirmou que a Fiat planejava mudar sua sede, que fica na cidade italiana de Turim, para os Estados Unidos. A notícia foi desmentida pela montadora. Apesar da negativa, a marca dá sinais de que quer mais proximidade com a Chrysler. Em fevereiro deste ano, o presidente do grupo Fiat, Sergio Marchionne, anunciou que espera uma fusão total entre as empresas até 2014. A Chrysler, sobretudo nos Estados Unidos, representa uma grande galinha dos ovos de ouro para os italianos, que detém atualmente 60% da montadora de Detroit.
A movimentação no Brasil também é agressiva. A Fiat injetou mais de R$ 500 milhões para construir um novo complexo industrial
em Pernambuco, de onde deverão sair SUV’s e veículos de médio e grande porte.

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