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De olho em Genebra28 de fevereiro de 2013
83a. edição do Salão Internacional de Genebra, país de pontual indústria automobilística, mas referência anual para a Europa. Esperados 10 mil jornalistas e 700 mil visitantes, metade estrangeira, verão nos 110 mil m2 – 11 campos de futebol, ou 11 fazendas europeias – 900 veículos e, nestes, 10% serão
verdes – a classificação para os que combatem a poluição. Bandeira vitoriosa levantada há cinco anos, tropeçou, mas incrementou a demanda exigindo criar mais 5.000 m2 de área expositiva. A ser lembrado, não existe o
lá fora, inviabilizado pelo frio, neste ano entre -3 e +6 graus C. Reduzir consumo e emissões se transformou em realidade da indústria e inequívoco caminho para o futuro se quisermos convívio com os automóveis.
Novidades há, pois a disputa de mercado é briga de foice a cada dia mais briga e mais foices, com novos brigões chineses, malaios, indianos, tomando marcas ante ocidentalmente tradicionais.
Numa olhada rápida:
4C – Há tempos sem atrações, a Alfa Romeo mostrará o 4C, produto em restritas 2.500 unidades: um milhar aos EUA, restante ao mundo. Aqui, não, Argentina sim, até por orgulho nacional: um de seus
designers é
hermano, Ruben Wainberg. Carro interessantíssimo, chassi em alumínio, motor 1.7 com 240 cv, tração traseira, 900 kg. Tipo
T Grande a quem sabe conduzir. (ISSO É FIM! QUEREM VOLTAR, MAS PARECE QUE VÃO VOLTAR "MAIS OU MENOS", POIS OS SEUS TOPS, NO CASO HOJE, O 4C, NÃO VIRIAM. FALA SÉRIO! CONSULTANDO SITES TIPO "EXCLUSIVOS NO BRASIL", SE DESCOBRE QUE AO MENOS 3 ALFA 8C ESTÃO NO BRASIL E NADA DE PROBLEMAS EM ANDAR COM NOSSA GASOSA).
Audi –
Station Avant com mecânica RS6 em 3ª. geração. Motor V8, bi turbo, 4.000 cm3 e 560 cv de potência, e o rótulo de mais rápida do mundo, 0 a 100 km/h em 4,5s, e corte a 250 km/h. Difícil imaginá-la cumprindo sua função precípua de carro de família.
Qoros – Conhece ? Ninguém conhece, mas é chinesa e escolheu Genebra para apresentar seus produtos à Europa.
Rolls – Um cupê, resgatando o nome Wraith –
Fantasma – e característica linha quase reta ligando a Coluna A à parte traseira. O máximo da esportividade visual consentida por marca com denso rigor estético. Deve ser de condução interessante, por chassis mais leve, suspensão aprimorada, freios melhorados, mecânica BMW, dona da marca, motor V12 6.600 cm3, bi turbo,
circa 600 cv. Curiosidade, o revestimento das portas é similar a madeira porosa, inspirado na esportividade dos iates italianos dos anos 50 e 60.
RR Wraith, silhueta meio fantasmagórica, coerente
Subaru – Alguma versão do carro que cede à Toyota, um Subaru com tração traseira; Conceito Viziv, base para
crossovers da marca; e Outback motor
boxer, diesel.
VW – Amplo leque, mas foco institucional no XL1, de produção artesanal. É o mais aerodinâmico automóvel já construído e sua combinação de motor diesel turbo, e bateria recarregável em tomada permite fazer 111 km com um litro, recorde e impossibilidade teórica.
VW XL1. Desafio de tecnologia: 111 km/litro de diesel
Roda-a-Roda Mais vendido – Surpresa: o carro mais vendido no mundo não é Toyota Corolla, Ford Focus, VW Golf, Honda Civic, algum Chevrolet. Nada disto, é um furgãozinho ajanelado, chinês SGMW Sunshine. Vendeu 1.212.179 em 2012 – 20% mais que Ford Focus; quase o dobro que Chevrolet Cruze, Toyota Camry e Ford Fiesta. Varejo brasileiro, mais de cinco vezes o volume de VW Gol.
SGMW Sunshine, chinês, mais vendido, disparado
Lá – Especialista internacional em vistorias e segurança veicular, a DEKKRA fez pesquisa sobre carros usados e concluiu, o de menor índice de defeitos é o Audi A4. Cenário não é o do Brasil onde são baratos, difíceis de vender, situação de importados que foram caros, e hoje pela manutenção estratosférica, são
mico.
O S – Chinês, completo, por R$ 37.490 é o J3 S 1.5 com o carimbo de Jet Flex, desenvolvimento entre a JAC e a Delphi, 125 cv com gasálcool ou 127 cv com etanol – com pré aquecimento dos bicos injetores, dispensando o tanquinho para partidas a frio. Março.
Mercado – É adaptação à clientela, motor do Jac J5, e ao programa Inovar-Auto, exibindo o
flex como aplicação de tecnologia nacional. O S indica aumento de cilindrada, potência, rendimento. Não é esportivo de adesivo, mania local. Vai a 100 por hora em 9,7s e arranha 200 km/h de final. Para motor 1.500,
temporal.
Vergonha – Aqui
p’ra nós, após carro chinês com partida aquecida, difícil às montadoras nacionais justificar o primário tanquinho. (ISSO É PRA LÁ DE VERGONHA,
É SEM VERGONHA! DAS DITAS "4 GRANDES",
NENHUMA INVESTE DE VERDADE NO SISTEMA DE PARTIDA SEM TANQUINHO. TEVE AQUELE "SOLUÇO DA VW COM O POLO, QUE VIROU "SÉRIE ESPECIAL", E AGORA DEVE SER UM BELO MICO. ENTRAR DE VERDADE NO SEGMENTO, SÓ MESMO A HONDA E A PSA)
Inovar-Auto – Assinando contrato com o Governo Federal para implantar fábrica na catarinense Araquari, a BMW cortou preços na marca e nos Mini – Rolls-Royce, não. Reduções entre 2, 20 e 60% para carros em estoque. Grand Coupé 640, sedã, tremenda
barata, de fora, a R$ 400 mil.
Festas – Ano importante para a Ford, 150 anos do nascimento de Henry Ford. Um dos eventos, emissão de selo filatélico homenageia o engenheiro húngaro József Galamb, um dos formuladores do sistema de produção em série.
Seleção – Ford e Audi na lista das 50 companhias mais inovadoras do mundo. A primeira pelo lançamento do novo Fusion, o sistema SYNC, e instalação de laboratório no Vale do Silício para absorver inovação por osmose.
A outra, tecnologia do carro que dispensa motorista somando os conceitos de controle de velocidade adaptativo, e sistema de orientação lateral.
Utilidade – Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional do Transporte, senador, propôs projeto aplicando o valor arrecadado em multas de trânsito no financiar carteira de motorista a quem ganha até três salários mínimos.
Adequação – Idéia boa, melhor se direcionasse motoristas
barbeiros a uma especialização no dirigir. Estamos atingindo inacreditáveis níveis de gente despreparada e despreocupada conduzindo veículos.
Do patrão – Quando lançado o Mercedes Actros, tecnologicamente refinado, e preço superior ganhou da
Coluna o designativo de
Caminhão do Patrão. Sofreu um
up grading e a versão 2655 6×4 passa a ter motor V8, antes exclusividade Scania. Transmissão automatizada, dá conforto e segurança ao motorista para viagens com elevadas médias horárias ou deslocar cargas brutas como bi trem ou rodotrem com 9 eixos e até 74 toneladas de PBCT.
Bici-Pati – Junção da prefeitura da cidade francesa de Bordeaux, o
designer Philipe Starck e a Peugeot, desaguou na bicicleta-patinete Pibal. A cidade está na vanguarda da substituição dos carros; o
designer é lápis livre; e a Peugeot, com bicicletas há mais de século, está para negócios de aumentar faturamento – e diminuir perdas. Em acertos para produção.
Re call - A BMW chama donos de 320i, 328i Coupé, 328i Cabrio, 335i, 335i Coupé, X1 Sdrive 18i e X1 xDrive 28i, fabricados entre 2007 e 2011, à rede concessionária para substituir o terminal do cabo positivo da bateria. Apenas 10 unidades com problemas. Confira pelo
0800-707-3578, h.c. ou no sítio www.bmw.com.br .
Utilidade – Questão de sobrevivência, o regulamento da Fórmula 1 para 2014 forçará grande desenvolvimento tecnológico nos motores térmicos, operação, consumo, emissões e recuperação de energia para acionar dois motores elétricos. Serão V6, 1.6 litro, turbo. Parece ideal para a Renault com seus programas de carros elétricos e tecnologia na área.
Futuro – Escreva aí, deve ser o maior pulo de tecnologia dado em curto prazo, e estes ganhos influenciarão, rapidamente, os carros comuns.
Evento – Para aproveitar a massa de interessados na corrida de Fórmula 1 – maior faturamento turístico como evento em SP – Reed Exibitions, organizadora do Salão do Automóvel, fará paralelo encontro com automóveis. Tipo salada mista sobre rodas, carros
tunados, hots, antigos, acessórios.
Antigos – Sucede ao fugaz
Salão Internacional do Veículo Antigo que, sem entender o colecionismo brasileiro não se impôs, inexpressivo em expositores, perdeu da oportunidade de fazer evento para atender às partes: faturamento para a Reed, evento sólido para os antigomobilistas.
Mão de obra –
Quer aprimorar sua especialidade de conduzir, tipo fazê-lo como um piloto ? A Mitsubishi aproveitou o mais novo autódromo do país, o
Velo Cittá, em Mogi Guaçu, SP, e criou sua
Premium Racing School . Fino – Coordenação de Ingo Hoffman, multi campeão, intimidades com carros atualizados, Lancer Evolution X e Evo R. Coisa exclusiva, oito pessoas, três instrutores. Pegue R$ 2.200 e vá nesta. Muito a contar depois. Inscrições Renato Perotti – renatoperotti@mmcb.com.br.
De volta – A Ford começou com corridas de automóveis e nestes 110 anos se alterna em vai e vem. Agora foi, de novo, com Fusion Stock Car na NASCAR.
Amenidades – A Mercedes-Benz faz
merchandising com 14 veículos no filme
“Duro de matar: Um bom dia para morrer”, na série com Bruce Willis. Há de tudo: caminhão Zetros, Unimog, Sprinter, Vito, GL, automóveis Classe C, e até o charmoso e caro tiro n’água, o Maybach 57. Nos cinemas.
Gente –
Julio Ott, 92, fordista,
passou.
OOOO Instrutor da Ford, visitava agentes, treinava mecânicos, assistia clientes, disseminava a estrutura assistencial da marca. Deu base à operação de montadora no país continental. OOOO Aposentado restaurou Fords antigos, auxiliou formar o Clube V8. OOOO Talvez fosse o último representante da época de viabilização do automóvel no Brasil. OOOO Dieter Zetsche, 59, CEO da Daimler, fica. OOOO Contrato estendido até final 2016. OOOO Acionistas e Conselho gostam do projeto de trazer a Mercedes á liderança de vendas sobre Audi e BMW, e querem ver sinais. Recordista no cargo. OOOO FIAT E RECORDES DE VELOCIDADE BRASIL ARGENTINAFiat 805 na Argentina. Pietro Bordino, de boné Borsallino, a quase 200 km/h.
Curioso associar a Fiat e seus carros pequenos a recordes de velocidade no Brasil e Argentina. Pois verdade.
A jovem Fiat fez carros de corrida – incluindo recordista modelo 4 cilindros, 300 hp em 28.000 cm3 – igual a 28 carros mil… Tinha piloto especial: Pietro Bordino, filho de vigia, a fábrica em Turim era seu quintal, e experimentar carros de corrida, diversão e aplicação. Delgado, pequeno, magro, talentoso ao sugerir, acertar, e valente no conduzir. Com Fiat ganhou a inauguração do Autódromo de Monza e muitos GPs.
O senador Agnelli, criador da marca, quis sair das corridas, mas área comercial improvisou:
se havia a equipe, que tal um périplo de promoção internacional ?O automóvel era o biposto 805, 1923, talvez o primeiro a usar compressor. 1.979 cm3, 8 cilindros em linha, compressor Rootes, 150 hp a 5.500 rpm, 220 km/h –
então líder o Ford modelo T, 3.900 cm3, 20 hp a 1.400 rpm, 70 km/h.Era biposto, mas Bordino deslocara a pilotagem mais ao centro. Chegou em 10º.
Depois, exibição na Sul América. Rio de Janeiro, sede da empresa, cravou 191 km/h em local não registrado. Mesma fonte diz, em S Paulo, agrado ao Conde Matarazzo, montador da marca, arranhou 185 km/h na Avenida Paulista. Depois, Argentina, entre Morón e Bella Vista, curiosíssimo 1 km/h mais que no Brasil.
O entusiasmo evoluiu ao Tipo 806: 1.484 cm3, 12 cilindros, 4 comandos de válvulas, compressor Rootes, 187 cv a 8.500 rpm, e à vitória no GP de Milão. O
Senatore, feliz pela vitória, desrespeitado pelo carro feito à sua revelia, manda destruir todos. Bordino, com Bugatti, foi-se logo após no circuito de Alexandria.