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NOTAS INTERESSANTES

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R8V
Grilo
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196NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 4 Dez - 11:50

KÜLL



04/12/201210h07
Vendas de veículos na Alemanha cairão 3,2% em 2013, preveem montadoras
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NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Reuters Da Reuters, em Hamburgo (Alemanha)










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NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Selo-hp

O mercado automotivo alemão, o maior da Europa, deve diminuir cerca de 3,2% em 2013 devido à crise de dívida, para 3 milhões de veículos vendidos, previu nesta terça-feira (4) a associação de montadoras VDA.

A produção de veículos na maior economia da Europa deve subir 1%, para 5,4 milhões, enquanto as exportações devem ficar estáveis em 4,15 milhões, afirmou a associação.



FONTE UOL CARROS



COMENTÁRIOS: Com isso, a tendência é nos consolidarmos como o quarto maior mercado do mundo, mesmo que cresçamos pouco.

197NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 4 Dez - 11:52

KÜLL



Ex-engenheiro da GM é condenado por passar segredos comerciais aos chineses

04/12/2012
4 comentários



NOTAS INTERESSANTES - Página 14 620x410xgeneral-motors-hybrid-03-620x410.jpg.pagespeed.ic.6wG5je-Ulk

Shanshan Du (53) foi engenheiro eletricista da GM em Detroit até 2005. Pouco antes de sair, ele teria copiado segredos comerciais de tecnologias híbridas da montadora americana.

Depois de sair da empresa, ele e sua mulher Yu Qin (51) criaram a empresa Millenium Technology International com objetivo de vender tecnologia para fabricantes chineses.

Du teria proposto – na mesma época – uma joint-ventury com a Chery para o desenvolvimento de tecnologia híbrida com as informações retiradas da GM.

No entanto, o roubo das informações foi descoberto e o casal recebeu sete acusações, entre elas, posse ilícita de informações comerciais, obstrução da justiça e fraude eletrônica. Du diz que as informações não eram segredos comerciais.

A condenação foi proferida pela Corte de Justiça Distrital de Detroit. O casal pode pegar de 10 a 20 anos de prisão e pagar multa de US$ 250.000. A sentença será dada em Fevereiro. A GM não comentou o caso.

[Fonte: Reuters]



COMENTÁRIOS: Como se já não bastasse a obrigatoriedade de, na China, ter um "sócio" local (para mim, outro nome para ladroagem instituicionalizada), um cara, ao menos de origem chinesa, é empregado na empresa e a rouba, levando segredos para a China.

198NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 4 Dez - 17:22

R8V


Administrador

Mais montadoras são habilitadas no Inovar Auto
03/12/2012
19 comentários



Primeiro foi a Nissan, agora outras montadoras foram habilitadas no programa Inovar Auto – novo regime automotivo – podendo assim gozar dos benefícios fiscais previstos.

General Motors, Renault, PSA, Toyota, Mitsubishi, Volkswagen e Honda já foram admitidas no programa do governo. Hoje (03) o Diário Oficial da União divulgou as habilitações de VW e Honda.

Com isso, a maioria dos fabricantes de automóveis não precisarão pagar os 30% adicionais de IPI, além de poderem utilizar os créditos referentes à inovação tecnológica, pesquisa, engenharia, além de serem obrigadas a atender outras exigências do Inovar Auto.

Além disso, terão direito à cota de importação adicional. Até Março, Volkswagen e Honda poderão importar 2.400 carros cada uma sem pagar o IPI maior.

Até o final de Dezembro, outras montadoras deverão ser incluídas no grupo de empresas que poderão participar do Inovar Auto. No entanto, as medidas só valem a partir de Janeiro.

[Fonte: Folha]inn http://www.noticiasautomotivas.com.br/mais-montadoras-sao-habilitadas-no-inovar-auto/

199NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 4 Dez - 17:57

KÜLL



DESENHOS DA FUTURA CONCESSIONÁRIA MERCEDES E CHRYSLER DAQUI:



http://www.barillari.com.br/Stecar.html

200NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 4 Dez - 18:27

Fabiano

Fabiano

Um espetaculo, sabe dizer se ja vão ter como meta utilizar energia solar eletrica e reaproveitamento do esgoto e agua de chuvas?

http://www.oticainova.com.br

201NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 4 Dez - 18:33

KÜLL



Ainda não sei de quase nada. Sei o local: na Av. João Fiuza, no final da parte nova, em frente ao Morro do Ypê, empreendimento que é uma espécie de "rua particular" com prédios de alto padrão. Sei que a parte civil da construção está pronta e só por enquanto.

202NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 5 Dez - 17:51

KÜLL



Lincoln renasce com luxo e tecnologia


Marca de luxo do grupo Ford, a Lincoln se reinventa depois de 90 anos para enfrentar as grandes marcas de luxo como a Cadillac, Lexus, Infiniti




  • 5 de dezembro de 2012 14:29
  • Fabiano Mazzeo
  • Lincoln, Mercado
  • Comments (0)








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NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Lincoln-MKZ-Hybrid-14-643x429
Lincoln MKZ Hybrid 2013



Imagine pegar uma marca quase centenária que estava meio que abandonada, colocada de lado, e relançar no mercado, pois bem, a Ford decidiu fazer isto nos Estados Unidos e na China com a sua divisão de luxo a Lincoln, que acaba de completar 90 anos.

Veja também: Cadillac mostra o novo sedã ATS em Detroit

Com o lançamento do novo sedã Lincoln MKZ, a marca agora passa a ser uma empresa à parte batizada de “The Lincoln Motor Company” e, aparentemente, deverá ter atuação global, com estúdio de design totalmente independente das outras marcas do grupo.

NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Lincoln-MKZ-Hybrid-24-643x429
Lincoln MKZ Hybrid 2013

Até então, a Lincoln vivia apenas dos consumidores mais conservadores nos Estados Unidos, mas em vez de ter produtos próprios, a Ford decidiu na época utilizar plataformas de outros carros mais simples para manter seu portfólio. É o caso do crossover Lincoln MKX, que é uma versão do Edge, e do próprio MKZ que, na geração anterior, utilizava a base do Ford Fusion antigo.

Agora a proposta é justamente oposta: a nova Lincoln terá uma linha de carros própria e desenvolvimento independente da Ford. Segundo a marca, serão lançados quatro modelos inéditos até 2016.

Lincoln MKZ Hybrid 2013


NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Lincoln-MKZ-Hybrid-43-643x429
Lincoln MKZ Hybrid 2013

A receita que a marca esta utilizando é muito parecida com a que a General Motors utilizou na envelhecida, na época, Cadillac. E deu certo, tanto que é justamente na Caddy que a Lincoln tem como seu principal alvo, além da Lexus e Infiniti, divisões de luxo da Toyota e da Nissan, respectivamente.

Espera-se que diferente da GM, a Ford acredite no potencial do mercado brasileiro e traga a marca para o Brasil, como fez a Lexus e a Infiniti.

A marca fez um vídeo do renascimento da marca que vale a pena ser visto.


Veja Mais: http://www.blogauto.com.br/lincoln-volta-com-luxo-e-tecnologia/#ixzz2ED0tkaCm
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203NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 5 Dez - 17:54

KÜLL



04/12/2012 - 18h11 NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Calmon-80x80
Coluna Alta Roda


JAC lança J2, fábrica na BA, e tese de que tudo é caro no Brasil, não só automóvel
Comentários 25



Fernando Calmon
Colunista do UOL










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NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Selo-hp




  • Divulgação/Governo da Bahia
    NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Jac-j3-recheado-de-itens-referentes-a-2012-como-numa-capsula-do-tempo-e-guindado-em-camacari-ba-1354223533870_615x470
    J3 transformado em "cápsula do tempo" é enterrado na fábrica da JAC em Camaçari (BA)

A competição no mercado brasileiro não se faz mais apenas com lançamentos de automóveis, mas também ampliações e novas instalações industriais. Semana passada, enquanto o Grupo SHC, de Sérgio Habib, assentava a pedra fundamental da fábrica de Camaçari (BA) para 100.000 unidades/ano, já circulavam rumores de que o Grupo Caoa, de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, anunciaria, nas próximas semanas, investimento para aumentar a capacidade instalada (mais 60.000 veículos/ano), em Anápolis (GO), para produção de três novos modelos da Hyundai, um deles o ix35.






  • NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Arquivo-em-power-point-pptx-mostra-a-tese-de-sergio-habib-cotando-precos-de-carros-em-produtos-globais-sanduiche-jeans-etc-1354651034392_300x200
    Detalhe de apresentação que mostra a tese de Sérgio Habib a respeito do alto preço dos carros no Brasil: usando produtos globais como moeda, ele "prova" que tudo é caro por aqui


  • VEJA A APRESENTAÇÃO NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Ico_ler

A ousadia de Habib já é conhecida. Apostou numa marca chinesa desconhecida e se preparou para a mudança dos ventos que se delineava. Planejou a guinada de simples importador para industrial, além de convencer a JAC Motors a acompanhá-lo, inicialmente com apenas 20% e agora com 34% de um desembolso total de R$ 1,2 bilhão. Os 3.500 novos empregos diretos da cidade baiana se juntam aos 10.000 do pioneiro complexo da Ford, recém-ampliado para 300.000 unidades/ano.

A fábrica estará pronta no final de 2014 e, conforme a coluna antecipou, produzirá os sucessores da atual linha J3, hatch e sedã, além da versão aventureira do hatch. O carro terá dimensões maiores, estilo todo novo e lanternas traseiras de desenho ousado.

Para agitar a cerimônia, em geral insossa, o executivo resolveu parodiar a iniciativa da cidade americana de Tulsa, que, em 2007, desenterrou um Plymouth Belvedere depois de 50 anos. Agora, enterrou um dos primeiros J3 de teste, com mensagens e objetos atuais no interior. Pretendia mandar recuperar essa cápsula do tempo também em meio século, contudo reduziu para 20 anos, a pedido do governador baiano Jaques Wagner.

Habib é mestre dos números. Mostrou estudo comparando o preço, em dólares, de um Toyota Corolla no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, China e Japão. Para equilibrar o poder aquisitivo, mostrou quantas unidades de Big Macs, jeans Levi's, TVs LG, revista automobilística e valor do frete seriam necessárias para adquirir o mesmo veículo em cada país. Apesar de câmbio desfavorável e os maiores impostos do mundo, o carro produzido aqui aparece em posição intermediária nessa comparação, ao contrário de análises alopradas. Para ele, "somos um país caro, em tudo".

Simultaneamente, a empresa lançou o simpático subcompacto J2, que recebeu mais de 300 modificações específicas para o Brasil. O motor é o de 1,35 litro/108 cv, em substituição ao vendido na China com apenas 1 litro. Versão única e completa sai por R$ 30.990 e inclui vidros elétricos nas quatro portas, volante com regulagem de altura, direção de assistência elétrica e ar-condicionado, entre outros. Apesar de possuir sensor de estacionamento traseiro, não há sustentação para o protetor de bagagem (porta-malas de 120 litros) e nem tampa do porta-luvas.

Ao rodar em cidade exige poucas trocas de marcha, pois a massa do J2 é de apenas 915 kg. Ótimo para estacionar, com apenas 3,53 m de comprimento (1 cm menos que o Fiat 500). A agilidade ao ultrapassar em estrada é sua característica, porém em velocidades mais altas surge certa imprecisão direcional. A visibilidade dos instrumentos precisa melhorar, a exemplo de outros modelos da marca.

Siga o colunista: www.twitter.com/fernandocalmon


RODA VIVA
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+ Presidente da aliança Renault Nissan, Carlos Ghosn, havia comentado, poucos dias antes de Habib, a questão dos preços no Brasil.
Chamou atenção para altos custos e impostos. Afirmou que margens de lucro aqui se assemelham às de Europa e Japão. Disse ainda que, entre países emergentes, Rússia tem operações mais rentáveis do que no Brasil.

+ Fusca perdeu algumas ligações com o carro original, mas evoluiu graças ao competente trem-de-força (motor turbo, 200 cv, câmbios manual e automatizado de dupla embreagem, seis marchas), suspensão e interior. Posição de dirigir é impar e visibilidade à frente melhorou pela coluna dianteira reposiocionada. Preços: R$ 76.600 a R$ 80.990.

+ Volkswagen lança agora sedã-cupê reformulado CC, seu automóvel topo de linha, por R$ 208.024. Tração nas quatro rodas, motor V6/300 cv/35,6 kgf.m e câmbio automatizado de dupla embreagem. Há recursos sofisticados: assistência ao estacionar em vagas paralelas e perpendiculares, detector de fadiga e abertura do porta-malas sem usar as mãos.

+ EcoSport é o primeiro veículo nacional com caixa automatizada (seis marchas) de duas embreagens, a partir de R$ 63.390. Por enquanto, só motor 2.0/147 cv. Três bons recursos: "creeping", desacoplamento da embreagem em neutro e modo esporte. Pesa 20 kg menos e até 10% mais econômica que automática convencional. Trocas são rápidas, suaves, e seleção manual no pomo da alavanca, prática.

+ Versão 4x4 do EcoSport (começa em R$ 66.090) estreia caixa manual de seis marchas. Único motor disponível será sempre o 2-litros. Evoluiu em relação ao sistema anterior de acoplamento do eixo traseiro sob demanda. Agora tração nas quatro rodas é permanente, gerenciada por diferencial eletrônico, o que melhora desempenho fora de estrada.

204NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 6 Dez - 9:41

Fabiano

Fabiano

Gostei muito do Lincoln, a marca estava mesmo carente de investimentos e revisão visual e até mesmo de atenção e carinho, vamos ver o que mais vai vir por ai, gostie deste MKX.

http://www.oticainova.com.br

205NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 6 Dez - 9:54

R8V

R8V
Administrador

Tudo é caro no Brasil, especialmente os carros.

206NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 6 Dez - 11:55

KÜLL



AEA CRITICA MUDANÇAS NA INSPEÇÃO VEICULAR EM SÃO PAULO


Associação de engenheiros se diz contrária à não cobrança da taxa. Em nível federal, a AEA está engajada em viabilizar o programa Inovar Auto, que entra em vigor em janeiro



por IGOR THOMAZ








NOTAS INTERESSANTES - Página 14 PinExt

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06/12/2012 11h14- atualizado às 11h28 em 06/12/2012



NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Inspecao_940x628Engenheiros criticam gratuidade da inspeção veicular
Durante a divulgação do balanço anual de atividades da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), chamou a atenção a opinião pessoal de Antônio Megale, presidente da entidade, sobre um dos planos do prefeito eleito de São Paulo (SP), Fernando Haddad. “Acho perigosa a mudança no critério da Inspeção Veicular, não há como torná-la gratuita. O dinheiro para custear isso sairá de algum lugar, creio que quem não tem carro pagará também para que os que têm submetam seu veículo à inspeção.”

Além dessa questão, que envolve interesses políticos, Megale lembrou que o novo regime automotivo brasileiro (que irá vigorar de 2013 a 2017) mereceu atenção especial da entidade em 2012. No próximo ano, essa parceria com as autoridades federais continuará firme e forte, até porque ainda há muitos pontos a serem acertados com o governo federal. “Iniciamos nosso envolvimento com o tema através de nossas comissões técnicas. Criamos grupos de trabalho específicos para entender as novas oportunidades trazidas pelo Inovar Auto, que faz parte do novo regime automotivo brasileiro”, comenta o dirigente.

Ainda sobre o programa, o presidente da AEA lembra que participou de, pelo menos, 30 reuniões com autoridades para tentar aprimorar vários de seus pontos. “Conceitualmente, o Inovar Auto é simples, mas operacionalmente é muito complexo.” De qualquer forma, Megale vê a iniciativa do governo com bons olhos, pois esse novo caminho para a indústria brasileira pode equiparar os veículos nacionais com os que são vendidos nos países desenvolvidos.

Além dessa parceria importante com as autoridades, a AEA continuou seu importante trabalho ao longo de 2012, ano que se destacou, por exemplo, por conta da primeira edição do Prêmio AEA Jovem Engenheiro Automotivo, vencido por seis estudantes de seis universidades. A entidade, que conta com a colaboração de 741 engenheiros e profissionais do setor automotivo, também organizou sete eventos anuais (como o V Simpósio Internacional de Combustíveis e o XIV Seminário de Eletroeletrônica Aplicada à Mobilidade), ofereceu 16 cursos (sobre motores, peças plásticas, direção defensiva etc.) e criou novas comissões técnicas e grupos de trabalho para a discussão de assuntos como veículos híbridos e elétricos, eficiência energética, inspeção veicular e renovação de frota.

FONTE AUTO ESPORTE

207NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 6 Dez - 11:58

KÜLL



<TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0 width=440>

<TR>
<td class=i_data width=220 align=left>05/12/2012 - 19h44</TD>
<td width=220 align=right>NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Lg-share-en </TD></TR></TABLE>
Prestes a completar dez anos, flex deixa tanquinho para trás
da Redação
<TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0 width=440>

<TR>
<td class=i_subtitulo vAlign=top width=130>Em 2013 faz dez anos que chegou ao mercado o primeiro automóvel bicombustível do Brasil, o Volkswagen Gol 1.6 Total Flex. Desde então os veículos flex sempre foram reféns do reservatório de partida a frio, também conhecido como tanquinho, nem sempre convenientemente posicionado – em geral no compartimento do motor.</TD>
<td width=10></TD>
<td vAlign=top width=300 align=right>NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Pub_h_120_b


</TD></TR></TABLE>
Só neste ano um sistema que dispensa o uso do reservatório começou a equipar veículos em larga escala, com a chegada do sistema Flex Start, em modelos da Peugeot (308) e da Citroën (novo C3). A expectativa é que a frota cresça em 2013 para mais de dez modelos. "Temos diversos projetos em andamento para o próximo ano", afirma Gerson Fini, vice-presidente da divisão Gasoline Systems da Robert Bosch América Latina, empresa que fornece a tecnologia.

NOTAS INTERESSANTES - Página 14 54854

NOTAS INTERESSANTES - Página 14 57785
Peugeot 308 (alto) e novo Citroën C3: sem tanquinho em larga escala

Graças ao sistema, além de não ter mais de se preocupar em abastecer o tanquinho de gasolina, o motorista tem uma melhor resposta do motor à aceleração, pois o sistema realiza um gerenciamento eletrônico e controla toda a operação de aquecimento do combustível. Assim é possível realizar a partida do motor em baixas temperaturas quando abastecido entre 85% e 100% com etanol.

FONTE CARPRESS

208NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 6 Dez - 16:06

pliniodemarco

pliniodemarco

Sempre me da um medo quando falam em aquecimento de combustível, pra isso tem tudo a ver com fogo.
100% de etanol no tanque vai ser impossível, os carros já pegam no álcool mesmo sem gasolina no tanquinho, não deve ser lá muito complicado, isso mais é marqueting.

http://www.tigrao.info

209NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 6 Dez - 18:15

KÜLL



CAOA vai direcionar fábrica nordestina para Caruaru/PE

06/12/2012
34 comentários



NOTAS INTERESSANTES - Página 14 620x374xRevista_Caruaru-620x374.jpg.pagespeed.ic.NV-pCAwdS3

Mais um capítulo da novela que se tornou a instalação de uma nova fábrica da CAOA na Paraíba, estado natal do fundador da empresa. Agora, mais informações locais – do círculo de amizades de CAOA – dão conta de que a fábrica de automóveis tem 90% de chance de ser instalada em Caruaru/PE.

O motivo seria o maior apoio do governo de Pernambuco para instalação da fábrica. Segundo CAOA teria confessado – em uma visita por motivo de falecimento do ex-sogro em Campina Grande – o governo pernambucano teria dado até mais incentivos que os pedidos pela empresa.

Uma revista local também já teria confirmado a informação com uma matéria falando que Campina Grande teria perdido a fábrica para Caruaru. Enfim, caso seja anunciado oficialmente, o investimento será o segundo do gênero em Pernambuco, que já conta com a Fiat em Goiana.

[Fonte: PB Agora]

210NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 6 Dez - 18:27

KÜLL



De carro por aí - 06/12/2012


<TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=10 width="100%">

<TR>
<td bgColor=#ffffff>NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Autoanalise92 foto de EDITA

Schmall, o presidente da VW do Brasil; Steimbruch, grande perda do antigomobilismo nacional e o Citroën DS5</TD></TR></TABLE>




As escolinhas da Ford e da Fiat

Ford e Fiat estão num programa muito interessante: oferecer informações a jornalistas, em especial sobre o conteúdo tecnológico dos veículos. Há um ganho de engenharia muito grande nos últimos anos, um aprimoramento de construção, sistemas, métodos, e os rápidos cursos se destinam a atualização sobre o quê e porquê.

No caso da Ford, o amplo leque das novidades sobre os novos motores, diesel ou flex, e o caminho traçado pela matriz do uso de menor cilindrada e uso do turbo alimentador para compensar em rendimento. Idem para transmissões de seis velocidades, do sistema de tração nas quatro rodas, o emprego de direção com assistência elétrica para reduzir consumo, e as benesses permitidas pelo uso de eletrônica – estabilidade, freios, conforto.

Na Fiat, coisa mais específica. Um curso montado em capítulos, iniciado por suspensão, demonstrando os vários tipos e aplicações. Mas incluiu um aspecto muito interessante, como começam os carros. Não é instigação da engenharia, mas de pedido da área comercial, a construção como protótipo para testes e para otimização do conjunto mecânico, a ampla série de avaliações, o fim do mito romântico dos testadores de automóveis, verdadeiros tira teima humanos para sugerir desenvolvimentos – ou até mudança de sistema para conseguir o resultado buscado. Exemplo da avaliação da equipe de testes gerando mudanças no produto ocorreu no desenvolvimento do Grand Siena. Esbarraram nos limites de comportamento da suspensão traseira, e um diretor de escritório aceitou a ponderação de não se conseguir resultado de conforto e rolagem agradável com uma suspensão mais prática e mais barata, autorizando substituí-la por outra, mais elaborada, mais cara, porém de melhor comportamento.

Na prática outro resultado: aumenta o conhecimento dos jornalistas, levando-lhes atualização e visão mais próxima do produto.

Espera-se maior periodicidade e frequência. A escolha, inexplicável, de alguns veículos como melhores do país mostra, com clareza, que alguns jornalistas ditos especializados, devem aumentar seus conhecimentos básicos.

Os bons tempos da Volkswagen

Momento ótimo para a Volkswagen: caminha para marca possivelmente única na história, cinquenta anos de liderança de vendas em dois produtos, em mercado estrangeiro, 26 com o Gol e 24 com o Fusca; tem crescido acima da média nacional e recuperou, junto à administração maior, um patamar de status perdido há alguns anos, o de empresa na primeira linha de administração.

Piloto da estratégica recuperação tem nome: Thomas Schmall, austríaco naturalizado brasileiro, 42, administrador de empresas. No Brasil há 13 anos, foi gestor da fábrica que produzia VWs e Audis em Curitiba. Deu jeito na Volkswagen, que era fábrica com picos e vales em produtos, instalações e qualidade construtiva, ascendeu aos olhos da matriz por ter-se ligado, como agente atuante, no aproveitamento da expansão do mercado brasileiro. Os números, incluindo não divulgados lucros, o fato de o Brasil ser o segundo mercado da marca – maior que na Alemanha, menor apenas que na China – serviram de âncora para o enorme projeto de renovação de produtos, instalações, entrosamento industrial e comercial com as outras fábricas da marca.

A história da Volkswagen no Brasil tem agora três nomes que podem ser identificados com o rótulo de Fazedor. Friedrich – Fritz - Schultz-Wenk, o ex-piloto da Luftwaffe, responsável pela desconhecida marca e seu insólito produto na América do Sul, agente de convencimento e partícipe da montagem da fórmula que permitiu a instalação. Levou-a de 1953 a 1968, traído por um câncer.

A VW foi plataforma para que Rudolf Leiding, seu sucessor, chegasse ao comando geral, e para que o jovem Werner Schmidt fosse presidir a Audi.

Outro fazedor, lúcido negociante, foi Wolfgang Sauer. Mais novo dos comandantes da VW no Brasil, foi cedido pela Bosch para dirigi-la. Foi a cara da VW de 1973 até 1988. Fez a transição da marca, então mono produto, para o Brasília, o Passat, o Gol. Corajoso, negociante de balcão, trocou Passats brasileiros por petróleo árabe, exportou o Voyage para os EUA.

Na renca de sucessores, figuras lamentáveis apenas tapando buraco e tornando a Volkswagen do Brasil uma ilha de produtos superados e rentáveis. Exceção para Herbert Demel, também austríaco e ex-vice-presidente da Audi, que recebeu o navio com casco furado e conseguiu deter a queda e iniciar a recuperação. Fez revolução de qualidade com os produtos, reformulou a manufatura, expurgo na diretoria, e lançou o Polo, melhor dos Volkswagen.

Schmall assumiu na hora certa, após gestão apenas bem intencionada de administrador de locadora inglesa, distante de uma fábrica de automóveis, e de um engenheiro que botou ordem, deixou de perder dinheiro na produção - só. Sua promoção sinalizou ter acabado o tempo de apenas contemporizar e contar os lucros, mantendo processos de produção e produtos superados.

Sua gestão dá à Volkswagen a estrutura de competição e capacidade ascendente de vendas e participação, amplia capacidade industrial de Taubaté e da fábrica de motores em São Carlos, SP. A sagração internacional de seu prestígio deu-se com a matriz VW organizando no Brasil a Media Night, festa mundial na noite anterior aos grandes salões do automóvel, onde reúne seus diretores e a imprensa mundial. E expor próxima versão mundial do UP!.

Schmall é um Fazedor. O Fritz e o Sauer dos dias atuais.

Argentina se volta às pequenas fábricas

A Câmara dos Deputados na Argentina aprovou projeto que restaura a capacidade de pequenas fábricas em produzir e licenciar veículos de pequena produção. É a Lei de Autos Artesanais.

Projeto dos deputados Eduardo Amedeo e Paula Bertol, resgata uma das boas competências dos vizinhos e dá aura de legalidade local aos produtos que antes eram apenas exportados. Bom para o Mercosul, onde não mais existem estes veículos. A matéria vai ao Senado, e pela falta de oposição do governo Kirschner, deve ser aprovado.

Antigomobilismo perde Steinbruch

Um homem educado, com foco em colecionar automóveis, especialmente os nacionais. Autor de livros, em processo de implantar, no município mineiro de Monte Sião, ao lado de Águas de Lindóia, SP, uma verdadeira disneylândia cultural do automóvel, didático museu, hotelaria.

Dedicado ao tema, criou o Alfa Romeo Clube, e foi seu aval pessoal que permitiu introduzir no país as provas dinâmicas e as corridas de automóveis antigos. Sempre interessado, disponível, participou de todas as edições do Carro do Brasil, em Brasília, pioneiro evento destinado aos nacionais. Numa das edições, quando o Veteran Car Club da cidade titubeou e ficou em dúvida, encheu uma cegonha mandando-os ao evento. Entendia sua extensão nacional, a importância para preservar a história do Brasil, e queria exibir isto claramente.

Fábio faleceu numa queda de moto. Aparentemente uma costela perfurou um pulmão e não houve agilidade no atendimento para perceber o perigoso evento.

Foi-se o bom cidadão, o amigo confiável. Fábio Steinbruch, aos 51, era o melhor e mais socialmente útil dos antigomobilistas de sua geração. Uma perda muito sentida. A Coluna por si e falando pelo Museu Nacional do Automóvel, leva à família seus sentimentos.

Roda-a-Roda

Família – Citroën lança o segundo modelo de sua família Premium, a DS. No caso, o DS 5. Refinado em construção, couro, alumínio bouchonée, painel refletido no parabrisa, confortos como câmera de ré. Motorização festejada, o motor em sociedade com a BMW, 1.6, turbo, 165 cv, caixa automática de 6V.

Conjunto – O automóvel reúne o melhor disponível em segurança e confortos, conteúdo. Para mostrar que o processo não é importação pontual, dá garantia de 3 anos e tem plano de revisões com preços fixos. A R$ 124.900.

Na real – Para limpar pátio, sem “micar” modelos mais antigos, a JAC diminuiu preços de seus veículos mais vendidos. O J3 foi reduzido de R$ 35.990 a R$ 33.990; J3 Turin também perdeu R$ 2 mil, indo a R$ 35.990. e J6 Diamond, de R$ 54.990 a 52.990.

Reconhecimento – O Chrysler Group foi escolhido “Anunciante do Ano” pela Advertising Age, um dos mais importantes grupos de Marketing e Mídia do mundo. Fundamentação pelas campanhas publicitárias, adequadas à crise norte americana. Seus anúncios assinados são “Imported from Detroit”. Desde 2009, sob comando da Fiat, a Chrysler recuperou mercado, de 8,.9% para 11,5%.

Lembrança – No Salão de Los Angeles a Ford aproveitou a profunda mudança que impõe aos seus luxuosos Lincoln para expor modelos antigos, demonstrando sua história.

Vizinho – Mês passado o mercado argentino caiu 12% em relação a novembro de 2011. O Gol Power superou o Chevrolet Classic.

Mais uma – A austríaca de motor KTM decidiu fabricar na Argentina, aproveitando o crescimento da região. Também quer fazer moto peças.

Mercado – Se você quer comprar carro novo, corra. A redução ao IPI irá apenas até o final do mês.

Alinhamento – O novo jipe Troller, mostrado no Salão do Automóvel, será lançado no primeiro semestre. Mudança total. Deixa a origem do modelo projetado no Ceará e passado a limpo pela Ford, e será montado sobre a maior quantidade possível de peças da picape Ranger

Bom negócio – A Mercedes conseguiu vender 2.600 chassis de ônibus OF
2.600 chassis OF 1519 R para ônibus rural escolar. Terão carroçaria Caio e integrarão o programa “Caminho da Escola”, do Ministério da Educação. O ônibus tem maior altura, facilidade para acesso e tração nos dois eixos, para garantir trafegabilidade em estradas ruins e enlameadas.

Trilhos – Nova fábrica de locomotivas em Sete Lagoas, MG, a Electro-Motive Diesel, empresa Caterpillar. O transporte ferroviário no Brasil cresce a passos muito curtos.

GenteCarlos Roberto Henriques da Costa, 68, jornalista, fiscal da natureza em meio período. OOOO Jornalista, diretor de comunicação social da Citroën, Carlão resolveu se aposentar. OOOOFará projetos para a indústria do automóvel. OOOO Quer mais tempo à toa. OOOO



End. eletrônico: edita@rnasser.com.br

211NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 6 Dez - 18:39

Fabiano

Fabiano

Muito honesto essa politica da Fiat e Ford.

http://www.oticainova.com.br

212NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 7 Dez - 10:38

R8V

R8V
Administrador

Positiva a atitude da Jac de reduzir o preço. Será o efeito latincap?

213NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 7 Dez - 17:43

KÜLL



Anfavea prevê até 3,98 milhões de carros em 2013


Expectativa é que volume de vendas no mercado interno cresça até 4,5%


07/12/2012 - Anelisa Lopes / Fonte: iCarros






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NOTAS INTERESSANTES - Página 14 Imgnoticia?id=13398&imgversao=1&tipo=1Apesar da expectativa de crescimento no volume de vendas em novembro em comparação à outubro - mês em que a presidente Dilma Roussef anunciou a prorrogação do IPI mais baixo -, o número foi 8,7% menor. Foram licenciadas 311.800 unidades no mês passado contra 341.600 no anterior, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A produção também caiu. Foram 301.700 unidades em novembro versus 318.700 em outubro. A queda foi de 5,3%. "Contando os dias úteis, no entanto, a média foi a mesma. Foram cerca de 14 mil unidades por dia em cada mês. Não houve retração. O ritmo continua bom", analisou o presidente da entidade Cledorvino Belini.
Até o final do ano, deverá haver uma expansão de 4,5% em relação à 2011, enquanto os números de produção deverão diminuir 1,5% no período considerado. No acumulado, foram 3,08 milhões de unidades produzidas e 3,44 milhões licenciadas. Belini anunciou a previsão para o ano que vem. Espera-se que sejam comercializados entre 3,94 mi e 3,98 milhões de veículos, valor que representa aumento de 3,5% a 4,5% em comparação à 2012. A produção deverá crescer 4,5%, totalizando até 3,51 milhões de caros. As exportações continuarão em queda, com cerca de 5%.

Em janeiro, a taxa sobre os produtos industrializados voltará ao patamar máximo de 25%, de acordo com a motorização. "Historicamente, janeiro e fevereiro são meses fracos. A previsão já conta com este comportamento", disse Belini. O executivo salientou, no entanto, que o governo ainda pode trabalhar a alíquota de forma a favorecer os consumidores e a indústria.

Participação dos 1.0 mantém queda - seguindo os números de 2011, quando os populares registraram participação de 45,2% - enquanto os modelos com motorização entre 1.0 e 2.0 litros corresponderam a 53,2% do mercado -, em 2012, a diferença aumentou, mesmo com a redução do IPI para o segmento de entrada. Entre janeiro e novembro deste ano, os populares ficaram com 41,7% do mercado. Já os carros com motor de 1,0 a 2,0 litros já atingiram 57,5% de participação.

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