Fiat revela informações do Punto Evo 2010A Fiat divulgou nesta semana informações sobre o Punto Evo 2010
que será vendido na Europa. Segundo a empresa, o hatch está em um
momento de a evolução da “espécie” – por isso utiliza o “Evo” em seu
nome.
O novo modelo será lançado no mercado com diversas tecnologias.
Entre elas, além do sistema Blue&Me e do sistema de som com MP3 e
controle no volante, aparatos como sistema de navegação por tela
touch-secreen complementam o pacote. Já a tecnologia
eco:Driveavalia a situação em que o motorista está dirigindo e o auxilia a
conduzir economicamente e a emitir menos poluentes. Controle de
estabilidade (ESP), Hill Holder (que mantém o veículo parado em
aclives alguns segundos após o motorista retirar o pé do freio), sensor
de estacionamento e sistema de freios ABS (antitravamento) com EBD
(distribuição eletrônica da força de frenagem), airbag para motorista,
passageiro e joelhos do condutor são outras tecnologias que estão
disponíveis de série no modelo.
Cinco opções de motorização constam no catálogo para o mercado
europeu, todas elas utilizando o sistema Start-Stop (que desliga o
veículo quando este se encontra parado) e adequadas às normas de
emissão de poluentes Euro 5. Dois propulsores são 1.4 movidos a
gasolina que utilizam MultiAir
estão disponíveis. Um é aspirado que desenvolve105 cavalos de potência,
suficientes para acelerar o Punto aos 100 km/h em 10s8 e a realizar um
consumo médio de 22 km/l. Já o segundo propulsor é turbo e gera 135 cv,
capaz de acelerar o Punto aos 100 km/h em 8s5 e permitindo o consumo
médio de 22,4 km/l. A terceira opção de motorização só será
disponibilizada em outubro, com um 1.6 16V também com o sistema
MultiAir, capaz de desenvolver 120 cv.
Já as duas variantes movidas a diesel utilizam o MultiJet II,
evolução do sistema MultiJet utilizado no Brasil na van Ducato. Entre
outros aprimoramentos da tecnologia, a mudança de uma válvula solenóide
no sistema injetor permite com que até oito injeções de combustível
possam ocorrer em um único ciclo (no Brasil o sistema realiza no máximo
cinco injeções de combustível). Com o MultiJet II o motor 1.3 da
empresa gera 75 cv em uma configuração e 95 cv em outra versão, sendo
que a última acelera o Punto aos 100 km/h em 11s7 e alcança média de
consumo de 29,9 km/l de combustível.
Outro destaque do modelo são os faróis de neblina que acompanham
em parte a movimentação do volante, auxiliando na visibilidade da
estrada. Sensor de chuva e piloto automático são alguns itens
disponíveis como opcionais. Confira as fotos do modelo ao lado.
Fonte: CarroOnline