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Volkswagen Polo/Virtus 2.018

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KÜLL
Fabiano
pliniodemarco
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136Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Ter 3 Out - 17:06

KÜLL



Testamos o Novo Polo 200 TSi na Estrada dos Romeiros: avaliação detalhada
Juliano Barata 28 setembro, 2017 466 Comentários
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Ontem vocês viram o nosso post de lançamento do Novo Polo, no qual apresentamos todos os preços, equipamentos de série e opcionais das três motorizações (1.0 e 1.6 aspirados e 1.0 TSi) – caso você não tenha visto, clique aqui para ler e consultar. E agora é hora de saber se o carro é mesmo tudo isso e se será uma dor de cabeça para o recém-lançado Fiat Argo: no evento de lançamento, nós sequestramos um Novo Polo 200 TSi Highline, tiramos da rota padrão e o levamos para a nossa pista de testes favorita – a Estrada dos Romeiros.

Neste post, detalharemos a plataforma que o estrutura, o powertrain, e faremos uma série de comentários sobre a dinâmica, espaço interno e design. Comece aumentando o volume e nos acompanhando no nosso vídeo on-board com apresentação técnica na Estrada dos Romeiros! Como a VW aposta na maior procura do TSi (e a reação dos leitores aponta nesta direção também), é neste modelo que nos concentraremos.


>>> Clique aqui e assine o canal do FlatOut Brasil!
 

Mini Golf, não Maxi Gol

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Embora compartilhe com o Golf o conceito da moderníssima plataforma MQB (no Golf, a variante A1, e no Novo Polo a A0), e seja um carro tecnicamente vanguardista e de segmento superior aos populares da marca, o fato é que os críticos estão assemelhando o Novo Polo a um Gol vitaminado. É inegável que a VW bebeu bastante da fonte de design do Polo europeu (5ª geração, de 2009 a meados deste ano) quando criou as linhas do Gol G6, fabricado desde 2012 por aqui.
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E agora temos a trágica ironia do destino: pouco tempo depois em que o Gol se transformou num símbolo do atraso frente a concorrência, com plataforma muito antiga e conjunto mecânico que só viu alguma novidade muito recentemente, ele é associado a um lançamento que usa a mais moderna plataforma da Volks, justamente por guardar algumas semelhanças estilísticas, particularmente na traseira. Também não ajuda em nada o fato de nosso último Polo (4ª geração) ser compacto para os padrões de hoje.
Mas o fato é: o Novo Polo é um carro bem maior que o Gol, estando dimensionalmente muito mais próximo ao Golf, seu irmão de plataforma. O carro tem presença, com cintura larga, dianteira baixa e porte de hatch médio.  Veja nossa tabela comparativa abaixo.
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Em termos de refinamento de vincos e gaps de carroceria, trabalho de joalheria nos conjuntos óticos e nos acabamentos internos, ele também está muito mais próximo ao Golf que ao Gol. Mas falemos disso depois.
O que realmente importa é aquilo que está fora do alcance dos olhos. O item mais precioso do Novo Polo não é o painel com cluster de TFT (exclusivo da topo de linha), o câmbio automático ou o motor TSi: é a plataforma modular MQB, estreada no Audi A3 da atual geração.
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A MQB possui mais de 50% de aços de ultra e de alta resistência, com grande presença de carbono. Toda a célula de sobrevivência, arco e colunas A e B são feitas de aço de ultra alta resistência formado a quente (1.000 megapascais), resultando em 18,5% do total do monobloco (cor roxa nas fotos). Os demais componentes estruturais, como travessas e longarinas, são de aços de ultra alta resistência de concentração de carbono semelhante ao roxo, mas estampados a frio e com resistência na casa de 600 megapascais (cor vermelha, 11,4% do total). Além destes, há outros dois níveis de aços (19,7% aços de alta resistência em amarelo, 13,7% aços de média resistência em azul) além de 36,7% de aço-carbono tradicional estampado, que preenche os demais painéis do monobloco.
Nas fotos abaixo, podemos ter uma ideia da complexidade do sanduíche de diferentes aços que compõem o assoalho e a junção da zona de deformação com a coluna A. Os aços nobres permitem o uso de paredes mais finas sem perda de resistência, resultando em um monobloco mais leve.
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A resistência à torção do Novo Polo está na ordem de 21.000 newton metro/grau, pouco mais que um Lamborghini Murciélago (!). Se considerarmos que a resistência do Punto era de 16.500 Nm/grau e que a Fiat declarou uma melhoria de 7% para o Argo, temos algo na casa de 17.650 Nm/grau, virtualmente empatando com o VW Fox e Golf IV – diferença de nada menos que 15,9% a favor do Novo Polo.
O cheque-mate em termos estruturais: além de mais rígido, o Polo 200 TSi Highline automático é nada menos que 102 kg mais leve que o Argo HGT automático, mesmo sendo 5 cm mais comprido e turbinado. Cento e dois quilos.
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Graças à MQB aliada aos quatro air bags (frontais e laterais em todas as versões), o Novo Polo conseguiu a façanha de obter cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP, tanto para ocupantes adultos quanto para crianças: foram 32,13 de 34 pontos possíveis no teste de colisão frontal e 43 pontos de 49 possíveis na colisão lateral. Ele ainda recebeu um Advanced Award por proteger bem pedestres pela flexão de seus componentes da dianteira (capô, para-choque e alma e faróis). Para fornecer mais zona de deformação, os trincos do capô do Novo Polo são menores e ficam nas extremidades.
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A foto acima dá uma ideia do posicionamento do motor dianteiro em relação ao eixo e da complexidade da estrutura da longarina dianteira e sua zona de deformação programada. Suspensão dianteira McPherson, traseira por sistema de eixo de torção.
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A plataforma MQB é uma filosofia de construção modular, permitindo compartilhamento de componentes estruturais em uma família inteira de automóveis de uma forma um pouco mais avançada que o padrão típico da indústria. Foi a forma que o grupo VW encontrou para viabilizar economicamente uma plataforma que seria cara demais (devido à porcentagem de aços de ultra alta resistência) num esquema de produção que envolvesse muitas customizações de travessas, longarinas e painéis estruturais para cada tipo de automóvel. Nela, apenas é fixa a região entre a pedaleira e o eixo dianteiro: balanço frontal, todo o assoalho e balanço traseiro possuem uma grande amplitude de variação de escala, sempre de forma modular, permitindo intercâmbios horizontais entre todos os veículos do grupo.
Infelizmente, a percepção da importância e os benefícios – em dinâmica (baixo peso e rigidez à torção), segurança (baixo peso, célula de sobrevivência) e eficácia energética (baixo peso) – de uma plataforma tão refinada não é tão percebida pelo povo na terra do “quem tem telinha no encosto de cabeça é rei”.
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Agora vemos a plataforma MQB vestida com a carroceria do Novo Polo. Note os gaps estreitos da carroceria e o quão agudos e demarcados são os vincos, criando belos e precisos jogos de luz e sombra: indícios de construção refinada. Neste ângulo também podemos ver como os balanços são curtos e a linha ascendente de cintura, noção reforçada pelo duplo vinco na região das maçanetas, chamado de “flecha” pelo diretor de design da VW do Brasil, José Carlos Pavone. Outra coisa que este ângulo evidencia é a elevação da suspensão do Novo Polo em 2 cm na versão brasileira: note como a circunferência dos pneus não bate com o arco dos para-lamas, que estão mais altos que deveriam.
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Três quartos traseiro. A remissão ao Gol se dá mais pela lanterna traseira simples (peça única, sem ter continuidade na tampa do porta-malas), embora os volumes do para-choque na região da placa também se assemelhem. Mas o papo meio que para por aí: vigia, coluna C, tampa do porta-malas e porção superior do para-choque são bastante diferentes – e a cintura larga (note a base da coluna C) e fortemente demarcada por vincos finaliza a identidade própria. A diferença de dez centímetros (!) na largura do Novo Polo em relação ao Gol acaba com qualquer dúvida quando visto pessoalmente.
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Três quartos frontal. Nariz baixo, vinco duplo no capô como uma testa franzida e uma linha horizontal contínua feita pelos faróis em conjunto com a grade: o Novo Polo tem um apelo esportivo até maior que o do Golf na dianteira. Volkswagen, faça um favor: Polo GTi na terra da garoa. Não é pedir muito.
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A cara de mau foi reforçada na versão para o Brasil, que traz soluções de design exclusivas: a bocarra formada pela grade inferior é bem maior no nosso Polo, acentuada pelos novos vincos que “escorrem” dos faróis – que também são diferentes do europeu. Se perdemos as luzes de posição de LED dali, ganhamos um acabamento interno mais retilíneo, mais agressivo. Veja abaixo a foto de um Polo europeu.
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Um litro downsized = torque de Corolla zero km

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O complemento perfeito da plataforma MQB é o torcudo motor TSi, que agora traz a insígnia “200” se referindo ao seu torque aferido em Newton-metro. No tuning do Novo Polo, o 1.0 turbinado rende 128 cv a 5.500 rpm e 20,4 mkgf de torque a 2.000 rpm – 20 cv a mais e 17,6% extras de torque em relação ao Up TSi.
Rápido comparativo com o Argo HGT: o 1.8 aspirado da Fiat rende 10 cv a mais e 1,1 mkgf de torque a menos. O torque do 1.0 TSi do Novo Polo é virtualmente idêntico aos 20,3 mkgf do Corolla XEi 2.0, mas este surge a apenas 4.800 rpm (mais que o dobro das rotações), típica desvantagem do aspirado em relação aos downsized. E aí vemos experts carimbando “R$ 70 mil por um carro 1.0?!” e achando um luxo andar de sedã 2.0 aspirado…
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O upgrade do 1.0 TSi foi exatamente o mesmo do Golf 1.0 TSi: a sobrepressão em carga plena passou de aproximadamente 0,9 bar para ~1,2 a 1,3 bar, trabalho que veio acompanhado do redimensionamento de alguns itens. O mapa de ignição foi refeito, contando com mais atraso em plena carga, a carcaça da turbina passou a ser de aço (antes era ferro fundido com níquel – mas a geometria dos rotores e da carcaça é a mesma), foram empregadas velas mais frias, junta de cabeçote mais espessa, com três camadas, e por conta disso, o pistão foi redimensionado apenas para preservar a taxa de 10,5:1. O Novo Polo TSi acelera do zero a 100 km/h em 9,6 s, com 192 km/h de máxima. Mas é nas retomadas que o downsizing faz diferença.
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O 1.0 TSi é um motor extremamente sofisticado, todo de alumínio, com radiador de óleo integrado ao bloco, camisas secas de ferro fundido, virabrequim forjado, pistões com saias assimétricas para menor atrito no filme de óleo, injeção direta de combustível capaz de até quatro injeções por ciclo, intercooler água-ar integrado ao coletor de admissão, cabeçote com duplo comando variável, coletor de escape integrado e circuito de arrefecimento isolado do bloco, permitindo um controle de temperatura independente da parte inferior do motor e da câmara de combustão.
A ECU consegue ser extremamente arrojada no mapeamento de injeção e ignição graças a uma série de fatores, como o sensor de combustível na linha (tecnologia similar à utilizada pela BMW no ActiveFlex) e a válvula wastegate elétrica ativada pela própria central. Das usinas downsized que temos no mercado,o TSi está na vanguarda.
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O turbocompressor, fabricado pela BorgWarner, é bastante compacto, utilizando rotor de alumínio de 37 mm na parte do compressor e rotor de Inconel com 33 mm na turbina. Gira até 290 mil rpm e apresenta eficácia da compressão de 74%, resultando em baixa elevação da temperatura do ar comprimido.
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Na transmissão, nada de dupla embreagem: o que temos no 200 TSi é o automático convencional, com conversor de torque, conhecido pelo código AQ250-6F, fabricado pela Aisin. Como indica seu código, sua aplicação é orientada para até 250 Nm de torque (25,4 mkgf). É o mesmo do Jetta 2.0 e do Golf e Audi A3 nacionais.
Infelizmente não há opção de câmbio manual para o Polo TSi – a demanda mesmo no Golf 1.4 TSi já era muito baixa. Falarei sobre o comportamento do câmbio na parte dinâmica, mas já adianto: os mapas estão tão bacanas e inteligentes que não senti falta do DSG.
 

Revolução na cabine – mas só pro Polo de R$ 69 mil

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Ao abrir a porta do motorista do Novo Polo Highline, a sensação de vanguarda fica bem evidente. O painel segue um conceito horizontal: a grande faixa em plástico cinza claro brilhante embarca o cluster digital de 10,25″ – dentro do grupo Volks este recurso só era visto em veículos como Audi TT, Passat e Audi A4 –, o sistema de infotainment e as saídas de ventilação lateral. Com as duas telas no mesmo nível, mais o suporte para smartphone no topo do painel, fica claro o quanto que a Volks está valorizando a conectividade na arquitetura da cabine.
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Sem dúvida, o grande chamariz da topo de linha Highline é o Active Info Display, o painel de instrumentos composto de uma tela de 10,25″ com resolução de 1.440 x 540 pixels. Seu conteúdo pode ser customizado de diversas formas: com um clique no “OK” do volante multifuncional, você pode expandir o sistema de navegação de forma que o mapa ocupa toda a tela. Com mais um clique, surgem o velocímetro e o conta-giros, cujo visual você pode customizar – ou exibir outras funções em seu lugar.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Novo-polo-tsi-flatout-35-620x413 Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Novo-polo-tsi-flatout-36-620x413Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Novo-polo-tsi-flatout-37-620x413
Há basicamente três sistemas de infotainment para o Polo: a que estamos vendo na foto acima e na abaixo é o Discover Media da Highline, com navegador por GPS embarcado, tela de 8″ touchscreen com sensor de aproximação (para chamar o menu, basta aproximar sua mão da tela, sem tocá-la), conectividade com smartphones via Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink, Bluetooth para até dois celulares simultaneamente, três entradas USB e comando de voz.
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Já na 200 TSi Comfortline, o sistema de série é o Composition Touch, que tem tela de 6,5″ e é opcional para as versões aspiradas. Ele tem o mesmo nível de conectividade com smartphones (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink), mas sem o navegador por GPS embarcado e emprega botões-satélite tradicionais, com teclas. Os Polo básicos trazem de série o Media Plus, com um display LCD no lugar da tela touchscreen.
Na imagem abaixo temos um modelo básico equipado com o Composition Touch. Falta na imagem o suporte para o celular, que é de série em todos os Novo Polo brasileiros. Note como a mágica do interior vai embora: volante simples e sem acabamentos black piano, painéis monótonos, cluster de instrumentos básico e sem frisos cromados. Deixa de ser algo de vanguarda para apenas ser uma cabine correta, bem executada, mas sem personalidade.
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Abaixo, os comandos do ar condicionado digital da versão Highline, do tipo single zone.
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Abaixo, detalhes dos acabamentos em cinza claro do Highline, que quebram a monotonia tonal e de textura que os modelos básicos apresentam.
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Os bancos apresentam um bom suporte lateral. Nas versões TSi, a forração do tipo “embossed” com costura dupla dão um charme extra. Posição de dirigir excelente: enorme amplitude de ajustes na coluna telescópica, tudo fácil de acionar e visualizar. O ponto “H” (quadril do motorista) é um pouco mais alto que no Golf, mas não chega a incomodar.
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Os passageiros de trás viajam com bastante conforto. Saídas de ventilação a partir do Comfortline, ótimo espaço para as pernas graças ao entre-eixos de 2,56 m (eu tenho 1,82 m – na foto mais abaixo, ajustei o banco dianteiro para mim: note a folga de espaço para os joelhos), encosto do banco em um ângulo um pouco mais reclinado, bastante confortável. O assento fica numa altura boa também, sem ficar elevado demais.
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O porta-malas está adequado para um veículo desse porte. Com 300 litros (mesma capacidade do Argo), não é exatamente um latifúndio. Mas considere que o Golf tem 20 cm a mais de comprimento e leva apenas 13 litros a mais de bagagem.
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Avaliação da dinâmica

Mesma plataforma do Golf, mesmo motor. Sete centímetros a menos de entre-eixos, quatro a menos de largura. Seria o Novo Polo um mini-Golf na tocada?
Não. E isso é bom.
No mundo da engenharia automotiva, um dos mantras mais antigos é a teoria do cobertor curto, que se aplica especialmente para a suspensão: quando você ajusta um determinado carro para oferecer dinâmica esportiva, você estará sacrificando o conforto pelo ganho de carga necessária nas buchas, amortecedores, molas, barras e até na carcaça dos pneus de alta performance.
Sendo Golf e Polo carros que precisam atender à demanda de uso diário, podemos dizer que o cobertor do Golf cobre melhor a ponta da esportividade, sem sacrificar tanto o outro lado. Já o do Polo cobre melhor o lado do conforto e suavidade. Sempre foi assim – se você guiou Golf e Polo de quarta geração, talvez se lembre dessa sensação.
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Quando você coloca isso em mente, muita coisa nele faz sentido. O câmbio automático. Os dois centímetros a mais na suspensão. Os pneus com flancos generosos – a roda padrão da versão TSi, seja Comfortline (foto acima), seja mesmo a Highline (demais fotos da matéria) é aro 16, não a 17 opcional que você vê nas fotos. Os pneus são o primeiro componente a absorver o piso ruim.
O Novo Polo é o VW de suspensão mais confortável que guiei nos últimos tempos – mais que o Fox. Há algo de Fiat na forma como ele absorve bem pisos irregulares e como deixa a suspensão trabalhar com curso à vontade, sem bater seco. É até difícil de precisar se é o Polo ou o Argo que fazem melhor este trabalho. Não é um carro molenga, mas é macio. Sendo bem direto contigo, o ajuste de suspensão deste carro faz muito mais sentido para o brasileiro em geral que o do Golf alemão, por exemplo. Atende melhor como um daily driver. Sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

E a aderência lateral está lá, com grande presença. Mas como disse, de forma não-esportiva. O que isso significa? Bem, a atitude na entrada de curva requer um pouco mais de convencimento que o Golf, pois aqui a curva é feita mais em dois tempos: você chama no volante, a suspensão assenta, os pneus dobram um pouco e aí aderem (pois não são esportivos, são pneus verdes: no caso das rodas aro 17, Dunlop Sport Bluresponse 205/50, foto abaixo), fazendo o carro apontar.
Neste momento, se você chegar próximo ao limite de aderência, vai notar que o feedback de direção não é tão afiado, pois aqui a turma do departamento de NVH (ruído, vibração e aspereza) priorizou o conforto: texturas do asfalto ou vibrações da banda de rodagem chegam muito filtradas às mãos. Também irá perceber uma forte tendência a um seguro sub-esterço, de forma mais acentuada que no Golf, que aliás, é bastante neutro. Veja no vídeo acima até cerca de 1:10 – fica bem clara a movimentação de suspensão e o subesterço.
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Todos os TSi contam com discos nas quatro rodas (276 mm de diâmetro na frente e 230 mm atrás), controle de estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial. Este último trabalha com pura física: ao detectar o destracionamento da roda motriz interna à curva, ela sofre uma sutil pinçada do freio daquele lado, o que automaticamente transfere o torque do motor para o outro lado, agindo como um auto-blocante. Parece exagero para um 1.0 turbinado, mas lembre-se de que os 20,4 mkgf de torque surgem a 2.000 rpm. Para subir uma rampa em esquina com piso molhado, faz toda a diferença.
O Novo Polo conta com outros recursos mediados pelos freios: frenagem automática pós-colisão (apenas na topo de linha), potencializador de força de frenagem em emergências repentinas, sistema de secagem dos discos para melhor segurança na chuva – o sistema não faz nada além de aproximar as pinças dos discos ocasionalmente, quando os limpadores estão acionados. Desta forma, a pastilha age como um “rodo”, preservando o disco livre da película de água.
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Vamos ao powertrain. O motor não tem mistérios: é um downsized de altíssimo nível – o empuxo inicial do 1.0 TSi em baixas rotações é similar ao de um V6 de três litros de não muito tempo atrás. Mas a diferença é que esse fôlego termina cedo: perto dos 4.000 rpm você já sabe que aquela patada inicial de torque não vai aumentar e entre 5.500 e 6.000 rpm há mais ruído que empuxo. Isso porque o 1.0 TSi não é um motor de performance: seu foco é outro.
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Seu objetivo é ser um daily driver com altos níveis de eficácia energética e muito torque em baixas e médias rotações, que é o uso de 99% dos motoristas em geral. Ele tem tanta força em baixa que, se você altera o câmbio do modo manual para o automático, a transmissão irá empilhar uma marcha em cima da outra, fazendo o motor sussurrar na casa dos 2.000 rpm, que é onde começa o pico de torque do motor. Aliás, a 120 km/h é mais ou menos nesta rotação que o motor fica em sexta marcha. De forma geral, a sensação de dirigir o Novo Polo TSi é de que o carro roda solto, com força sobrando, seja na cidade ou na estrada, graças a este torque em baixa.
O mapeamento de câmbio lembrou bastante o do DSG ou o ZF 8HP programado pela BMW: você dirige e esquece das marchas, pois os mapas adaptativos estão bem inteligentes. As trocas são suaves e não há indecisão ou hesitação na programação. No modo manual, as trocas são suficientemente rápidas, bastante próximas ao comportamento do de dupla embreagem a seco – aliás, entre nós aqui: confio mais em uma boa caixa automática com conversor de torque que em um sistema de dupla embreagem a seco, sem banho de óleo. E algo interessante: ele aceita reduções forçadas, permitindo que você faça uma redução de marcha que te jogue pra mais de 5.000 rpm. Isso é raro hoje em dia.
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No fim dessa experiência com o Novo Polo, fiquei com a sólida sensação de que estamos a bordo da nova referência deste segmento dos compactos premium. Para uso diário, é difícil pensar em uma alternativa mais aprazível: ele tem tudo o que o Up TSi tem de bom, mas com mais espaço, sofisticação e dinâmica. Além de ser uma novidade global, revelado em junho e apresentado recentemente no Salão de Frankfurt, ele se sobressai na sofisticação de plataforma, eficácia de powertrain e conectividade, sem cobrar uma fábula por isso – afinal, ele custa quase R$ 1.500 menos que o Argo HGT automático. Todos os seus principais rivais estão defasados em ao menos um destes fatores da frase anterior, lembrando que este é um segmento cinza, que mistura concorrentes similares como o Argo e o New Fiesta Ecoboost, a versões topo de linha de populares mais engomados (como o HB20) e monovolumes (Fit). Falando nisso, em breve faremos um breve comparativo de como fica o Novo Polo 200 TSi frente a estes caras!



COMENTÁRIOS: Mais um egresso de publicações convencionais que tem seu site agora. Se não me engano, sua última publicação física, foi na Car & Driver. Enfim, gostei porque é mais técnico do que a maioria dos vídeos que vemos por aí. Acho os motores TSi em geral e este 1.0 em especial, JÓIAS DE TECNOLOGIA E ENGENHARIA. A VW ainda me parece tem uma boa dianteira em termos de desenvolvimento em relação a outras montadoras, mas o fato é mesmo sendo um carro moderno, com um motor espetacular, já temos no ar, em vários sites endeusamentos do tipo "um carro tão bom que compete em segmento superior". NADA DISSO. É um carro acima da média no seu segmento e é onde deve ficar. As outras que se mexam para alcançá-lo. Nada de car desculpas à VW para apimentar o seu preço e justificar, p.e., que numa eventual saída do Golf do nosso mercado, tão propalada, o Polo é seu legítimo sucessor. NUNCA. Ele ainda deve mais airbags, Start/Stop ao menos. E poderia, sim, oferecer ainda que como opcional, faróis e lanternas em LED e teto solar.

Fabiano



Concordo com teu ponto de vista Eduardo....

http://www.oticainova.com.br

138Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Qua 4 Out - 10:46

Fred



Também concordo, Kull. 
Falando por mim, cogito trocar o Golf por um Polo no médio prazo, mas confesso que algumas características que destacam o Golf não estão totalmente presentes no Polo (pelo menos do que se viu até o momento). Destaco interior emborrachado, silencio ao rodar, consumo (pelo que vi o 1.0 gasta a mesma coisa que costumo fazer com o 1.4).
À conferir em um test-drive quando estiver disponível.

139Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Qua 4 Out - 16:54

Grilo

Grilo
Administrador

Gostei muito do Polo e tenho ele com o mais provável candidato quando for trocar. A conferir apenas o Rio, Yaris e quem sabe, novo March.

A cor dourada ficou restrita a versão mais completa?

Quero ver também o posicionamento da versão 1.6 AT.

http://www.autouniverso.com.br

140Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Qui 5 Out - 14:56

R8V

R8V
Administrador

1.6 msi ?

É um ótimo carro compacto - não médio.

Porém, como os médios estão entrando em extinção , na prática , os compactos alinhados à Europa , vão assumir seu espaço.

141Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Qui 5 Out - 15:53

Grilo

Grilo
Administrador

R8V escreveu:1.6 msi ?

É um ótimo carro compacto - não médio.

Porém, como os médios estão entrando em extinção , na prática , os compactos alinhados à Europa , vão assumir seu espaço.

1.6 16V, o mesmo que surgiu como Skoda.

Compacto, mas quase do tamanho de um médio antigo. Concordo, na prática vão substitui-los.

http://www.autouniverso.com.br

142Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Sex 6 Out - 16:51

Fabiano

Fabiano

Yaris com plataforma de Etios?

http://www.oticainova.com.br

143Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Qua 11 Out - 17:29

KÜLL



VW Polo amarelo metálico só para eventos promocionais
Categorias: hatchs-medios , Volkswagen , VW-Polo 49 Comentários

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O Novo Volkswagen Polo 2018 foi lançado, sendo que a maior parte dos carros de demonstração na versão 200 TSI Highline estava pintada na chamativa cor Amarelo Kurkuma, tonalidade que não faz parte da paleta de cores do modelo de produção.



Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Novo-Polo-2018

Essa cor não está disponível no configurador on-line do modelo no site da VW, e, por enquanto, não será oferecida no Brasil.


Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Novo-VW-Polo-2018-financiamento%2B%252814%2529

A montadora informou que a cor Amarelo Kurkuma foi usada apenas nos modelos de lançamento, e não há planos no momento de oferecê-lo comercialmente.

Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Novo-VW-Polo-2018-financiamento%2B%252817%2529

Dessa forma, o Novo Polo está sendo vendido nas seguintes cores: Azul Night, Cinza Platinum, Prata Sirius e Prata Tungstênio, metálicas, e Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Tornado, sólidas.

Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Novo%2BPolo%2BHighline%2B200%2BTSI%2B%252821%2529-001

Fonte: Auto Esporte

COMENTÁRIOS: Algo dado como bobo por outras pessoas com quem conversei, mas que para mim, depõe imensamente CONTRA a VW. Praticamente toda a divulgação, TODOS OS TESTES PUBLICADOS EM REVISTAS E SITES, etc., TUDO foi feito mostrando o carro nesta cor e agora, sem mais aquela, a cor "não existe"? Então, que o mostrassem, para variar, em preto/prata/cinza/branco. Para mim, é propaganda enganosa levanta, sim, questões do tipo que eu mesmo já falei o contrário, do tipo "se estão enganando na cor, no que mais enganarão?"

144Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Qua 11 Out - 17:33

KÜLL



Volkswagen Polo: las diferencias entre el brasileño y el europeo

5 Octubre, 2017

Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Polo
Desde San Pablo (Brasil) y Frankfurt (Alemania) – Hace tres semanas, Volkswagen presentó el nuevo Polo europeo en el Salón de Frankfurt. Y ahora, la marca alemana, presentó el Polo para el Mercosur en San Pablo, Brasil. Autoblog estuvo en los dos eventos.
Se trata del nuevo hatchback del Segmento B (chico), que llegará a la Argentina en enero (ver mecánicas y versiones).
Volkswagen asegura que el nuevo Polo es un “auto global”. Y es cierto: utiliza en todo el mundo la misma plataforma (MQB-A0) y el mismo diseño, firmado por Klaus Bishoff.
Sin embargo, que los Polo sean globales no significa que sean exactamente iguales en todo el mundo. Cada mercado está configurando al modelo -en términos mecánicos y de equipamiento- de acuerdo a las decisiones de cada filial de VW.
En el caso del Polo Mercosur, se fue un poco más allá. El Centro de Diseño de VW Brasil modificó el dibujo original de Bishoff y le aplicó cambios en la trompa. La marca adujo que fue por “una demanda de usuarios de Brasil, surgida de encuestas realizadas con potenciales clientes”.
Para ver esas diferencias, Autoblog fotografió en Frankfurt y San Pablo a los modelos expuestos en las dos presentaciones de Volkswagen.
Una aclaración: en cada evento, se seleccionó para la sesión de fotos al modelo exhibido con el menor nivel de equipamiento.
El motivo es simple: en Europa, el Polo tope de gama es el GTi, que todavía no se está fabricando en Brasil. Además, en la presentación de anoche en Brasil no se exhibió ningún Polo Highline, que será el tope de gama en nuestro mercado.
Por eso, en estas fotos se muestran el Polo Beats europeo y el Polo MSi brasileño. Todavía no se mostró cómo será el Polo que se venderá en la Argentina. Se sabe que los Comfortline y Trendline tendrán una configuración muy similar al MSi, pero las fichas técnicas oficiales para nuestro mercado aún no fueron develadas.
¿Esta es una comparación entre el Beats y el MSi? Claro que no. Pero es una forma de mostrar a qué se refiere Volkswagen cuando dice que el Polo es un “modelo global”.
C.C.

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Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO8

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El Polo Beats europeo. La versión más básica que VW exhibió en el Salón de Frankfurt.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL7

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El Polo MSi brasileño. Tiene una toma de aire inferior más grande, que también llevó a rediseñar el paragolpes delanero. Faros convencionales, sin luces diurnas de leds.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO10

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Techo corredizo para el Beats y uniones de paneles de carrocería con brechas (gaps) mínimas.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL13

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Sin techo corredizo para el MSi y gaps más notorios.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO3

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Las ópticas traseras del Beats tienen un dibujo en led curvado.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL12

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Ese dibujo no está presenta en la óptica del MSi.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO13

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Otro ángulo, para apreciarlo mejor. Además, la apertura de la tapa del baúl está oculta bajo el emblema de VW (como en el Golf).
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL11

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El MSi tiene una hendidura bajo el portón. Pero desde ahí no se abre el baúl: se abre con un botón en el habitáculo o desde el llavero.

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Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO6

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El Polo Beats tiene tapizado colorido y de muy buena calidad.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL6

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El MSi tiene butacas de diseño y tapizado más sencillo.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO11

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El tablero del Beats. En Europa y Brasil, el tablero digital es exclusivo de las versiones tope de gama.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL16

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Mismo tablero en el MSi.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPA

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Pantalla multimedia más grande en el Polo Beats.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL15

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Y más pequeña en el MSi.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL3

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Otra foto del MSi, para que se vea también el aire acondicionado más convencional que en el Beats.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO7

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Freno de mano revestido en cuero en el Beats.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL8

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Palanca más austera, pero los mismos portaobjetos en el MSi.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO1

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Revestimientos blandos (en gris oscuro) en el Beats.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL5

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Y duros en el MSi.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO2

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Lo mismo se repite en los revestimientos de las puertas.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL2

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Los materiales del Polo brasileño son siempre más austeros.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO20

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El Polo Beats exhibido en Frankfurt no es el tope de gama, pero tampoco el más base.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL14

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El Polo MSi brasileño es un promedio de lo que ofrecerán los Comfortline y Trendline en Argentina.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO12

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El Polo Beats se vende en Europa con el motor 1.0 TSi.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL9

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El Polo MSi se vende en Brasil con el 1.6 16v atmosférico.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-EUROPEO5

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El Beats no tiene rueda de auxilio, sólo un kit de reparación de emergencia.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 POLO-BRASIL10

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El MSi tiene rueda de auxilio de uso temporario.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Polo

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¿Globales? Sí. ¿Iguales? No.

COMENTÁRIOS: E aqui, exemplo de uma patriotada canalha do site, que inclusive não publicou meus comentários:

[*]1) Polo Beats NÃO É A VERSÃO DE ENTRADA DO MODELO NA EUROPA, mas sim uma versão especial com itens a mais a custo módico. A versão básica é aquela chamada apenas de "Polo", que por sinal, não tem rádio e usa rodas de aço com calotas aro 14 e tem, SIM, seu interior TOTALMENTE EM PLÁSTICO DURO, segundo o vídeo que segue;
[*]2) Realmente, não tem as guias de LED nos faróis, ou lanternas traseiras, o que é um grande demérito ao modelo, mas que assim o é pela postura da VW, como outras montadoras também, de tratar o item como algo "de estilo" e não como item de segurança, lembrando então que nem aqui, nem na Argentina o item é obrigatório;
[*]3) Presença de teto solar, interior colorido, pega do freio de mão revestida, multimídia maior, tudo isso qualifica o carro como série especial e isso foi levemente citado. Uso de inflador de pneus em vez de estepe, até gostaria, mas aqui ainda temos uns asnos que volta e meia tentam proibir isso. E lá na Argentina, o que diz a lei? Lembrando que em não havendo óbice, culpem a montadora e não o carro ser feito aqui.
Sobre os ditos gaps de montagem, apenas e tão somente este site falou à respeito. Nenhum outro, seja brasileiro ou de outros países da região falou algo, então isso, coloco no A VERIFICAR.



Última edição por KÜLL em Qua 11 Out - 18:12, editado 1 vez(es)

145Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Qua 11 Out - 17:56

Fred



Bom artigo, melhor ainda o comentário do Eduardo.

146Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Ter 17 Out - 18:49

KÜLL



Base VW Polo In Germany Has A Shockingly Austere Interior
[size=12][size=11]DESIGN[/size]
HomeVolkswagenPoloNews[/size]

OCT 16, 2017 at 19:30

Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Jeff-perez1
BY: JEFF PEREZ, Editor


Bland on bland on bland.


As automaker’s attempt to shove more even features and more luxury into the cabins of their lowest trim vehicles, one company is doing the exact opposite – at least for one market in particular. First images of the base Volkswagen Polo for Germany have been released, including shots of the dreadfully boring interior.
To be fair, this is the lowest Polo trim you can buy in the region, and starts at just €12,975 ($15,300) in Germany. There’s no air conditioning and it comes paired to a standard five-speed manual. The dash is finished with no buttons, no infotainment screen, and black plastic on nearly every inch. It’s boring, but admittedly not the worst setup we’ve ever seen.

[ltr]Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-model Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-model[/ltr]

On the outside, things are just as drab. The Polo’s new design is admittedly sharper than the outgoing model, and includes updates to the fascia, rear, and side profile, but standard 14-inch wheels, and a basic grey paint job don’t do the new design any justice. This base Polo Trendline comes with a 75-horsepower (55-kilowatt) three-cylinder engine.
Thankfully, those buyers that do have a bit of extra cash on hand won’t have to settle for this blasé base model. A range of 14 different exterior colors, 12 different wheel color options, and 13 different dashboard decorations – with two different trim options – will be available to buyers. The two cabins pictured below, for example, feature orange and red accenting trim, a sharp contrast from the base model pictured above.
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-poloVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo


The new Polo will also be available with as many as nine different engine options, ranging in horsepower from 65 to 200 (48 to 149 kW) in the hotted-up GTI variant. Overall the Polo grows wider by 2.7 inches (7 centimeters), longer by 3.1 inches (81 millimeters), and rides on VW’s new MQB global platform. So, if bland and boring isn’t your ideal Polo, don’t worry, there are plenty of unique options to choose from. The new Polo starts at €12,975 ($15,300) in Germany.
Source: Autoforum.cz


2018 VW Polo Base Model


Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-model
16 photos
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-modelVolkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 2018-vw-polo-base-model
Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Logo_gallery


COMENTÁRIOS: Será que agora a imprensa argentina vai mostrar?

147Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Qui 19 Out - 10:24

Grilo

Grilo
Administrador

O modelo básico europeu consegue ser mais simples que o nosso!

Quanto ao visual frontal, prefiro o do europeu, principalmente por achar mais perto do Golf do que o estilo adotado aqui - me lembra mais o Gol.

Quanto ao interior, apenas pelas imagens, fico com a impressão que a combinação de cores escolhidas não foi muito feliz, deixou o interior empobrecido. Estranho a falta de revestimento de couro do freio de mão - o UP possui no Connect, Cross e Pepper.

http://www.autouniverso.com.br

148Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Qui 26 Out - 13:52

Grilo

Grilo
Administrador

Na semana passada, passei numa concessionária para conhece-lo.

Havia somente as versões MSI em estoque/showroom - as TSI só serão distribuídas em Novembro segundo o vendedor. Nas versões simples, visualmente ele lembra mais o Gol do que seria bom; resta ver como fica nas TSI.

O interior me decepcionou. Os plásticos parecem mais simples que os do UP, tendo rebarbas e sendo brilhando. A combinação de plásticos claros e bancos escuros ficou esquisita, contribuiu para a sensação de acabamento pouco cuidado. As duas maiores falhas é a falta da regulagem do volante e do ajuste elétrico do retrovisor - ambas só disponíveis a partir dos TSI.

Achei a posição de dirigir baixa e sem o ajuste do volante, não em encontrei. Tive inclusive a impressão do volante não estar alinhado com o banco. Gostei do espaço e confesso que não entendi o capricho no teto - para-sol com iluminação automática e luzes de leitura individuais na traseira... Seria melhor terem investido nos ajustes do banco e retrovisor.

O espaço traseiro é muito bom, bem superior ao do 208. O porta malas também é maior, mas fica devendo o revestimento do encosto do banco traseiro.

Aproveitei para fazer um test drive no 1.6; achei o motor extremamente suave e gostei do isolamento acústico, conseguiu superar o 208. A direção é bem leva (mais que a do UP) e a suspensão macia para o padrão VW.

Gostei do carro, mas senti falta de uma versão 1.6 com acabamento do Comfortline. Essa inclusive poderia oferecer câmbio AT para fazer ponte ao TSI. O vendedor ficou de me avisar quando chegarem os mais completos, ai aproveito para reavaliar minhas impressões. Apesar das falhas, é um carro que teria, principalmente por ter 4 airbags, ESP e estar alinhado com o equivalente europeu.

http://www.autouniverso.com.br

149Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Qui 26 Out - 18:30

KÜLL



VW Polo 2018 Highline 200 TSI Automático: avaliação; vídeo


Categorias: [url=http://www.car.blog.br/search/label/An%C3%A1lise de Usados]Análise de Usados[/url] , hatchs-medios , Volkswagen , VW-Polo 46 Comentários


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Você está procurando por um carro que tenha suspensão macia e confortável - como a do Corolla, comportamento dinâmico de Golf, câmbio automático, espaço e porte de hatch médio, e com preço de compacto top? Então o Polo Highline, que avaliamos neste artigo, é um carro que você deve considerar.


Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 VW-Polo-2018-Highline%2B%252863%2529

O novo Polo 2018 é consideravelmente maior que o anterior - mais de 15 cm no comprimento. E mesmo assim é mais leve. Distância entre-eixos também cresceu para 2,56 metros - suficiente para torná-lo no mesmo nível de um Honda Fit, e com mais espaço interno que o Ford Focus.

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Vídeo - VW Polo 2018 Highline - test drive e detalhes



Externamente a impressão de porte avantajado é enfatizado por recursos como as linhas horizontais na dianteira para enfatizar a largura. O design é marcado por vários vincos afiados, como a bela linha de estilo em formato de flecha que começa no espaço atrás da roda dianteira e corre por toda a lateral e e chega às lanternas traseiras. Este Polo é um tanto mais ousado que o que tradicionalmente se verifica em carros da marca.

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No interior, também, as formas são todas horizontalizadas e angulares. Nesta versão Highline, topo de linha, há uma prevalência de tonalidades mais escuras em cinza, em contraposição à decoração em tons mais claros das versões MSI e MPI.

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Nesta etapa inicial de vendas, a preferência demostrada nas concessionárias é pelas versões com este motor 200 TSI, o qual está sempre associado com transmissão automática.

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O Polo brasileiro é o primeiro carro da VW em âmbito mundial a usar esse powertrain e o resultado é bem melhor que o observado no Golf TSI e no Up! TSI. A plataforma é a MQB-A0, é derivada da do Golf - o que permite compartilhamento de peças, powertrains, sistemas de infotainment, ar-condicionado, e assim por diante.

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O Polo tem também um ajuste de suspensão "inovador" para os padrões VW, e que o diferencia sobremaneira do Golf nacional. A altura livre do solo subiu 2 cm em relação ao modelo europeu, e o ajuste prioriza claramente o conforto. Como já observamos em avaliações anteriores, a suspensão do Polo lembra a do Corolla em sua competência em isolar a cabine das irregularidades típicas das vias brasileiras.

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O conjunto de suspensões é o tradiciona dianteiro MacPherson e traseiro com sistemas interdependentes por eixo de torção - mesma arquitetura usada no Golf brasileiro e Corolla. Só que no Polo eles funcionam melhor que a média, pois estão presos a uma carroceria mais rígida.

Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 VW-Polo-2018-Highline%2B%252890%2529

Este Polo está também "tecnológico". Este modelo das imagens, com o primeiro pacote de opcionais, traz um sistema de infotainment central de oito polegadas, mas se você quiser o painel digital Active Displauy, só disponível nesta versão, terá que optar pelo pacote Tecnology - que acrescenta também rodas de 17 polegadas.

Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 VW-Polo-2018-Highline%2B%252885%2529

O rodar do Polo é típico de um hatch médio. Está lá a precisão de comandos típicas da Volkswagen, mas agora associado com uma suavidade e maciez que vai ao encontro das preferências do consumidor médio brasileiro. O passeio é confortável e luxuoso, e muito silencioso.

Sólido e refinado

O Polo Highline que avaliamos aqui adota o motor 200 TSI, um tri-cilíndrico 1.0 Turbo Flex de injeção direta, que oferece 128 cavalos (com etanol, 116 cv com gasolina) e 20,4 Kgfm de torque (o que corresponde a 200 Nm - número que identifica o motor). É silencioso, enérgico e progressivo aos comandos do pé direito. E vem sempre associado com a transmissão automática de seis marchas. Com gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.

Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 VW-Polo-2018-Highline%2B%252872%2529

A transmissão automática de seis marchas fez muito bem ao motor 1.0 TSI da Volkswagen. Se no Golf TSI, com transmissão manual, é necessário se acostumar com o lag de turbo abaixo de 1.750 RPM (o que faz com que os motoristas deixem o carro morrer nas saídas iniciais), no Polo ele se comporta como um motor aspirado de grande deslocamento - como um 2.0.

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Não é necessário nenhum tipo de adaptação. Basta colocar em "D" e sentir o motor enchendo rápido e o câmbio trocando de marchas de forma quase instantânea. Este câmbio é o conhecido AISIN de 6 marchas, usados em outros carros da VW, e também no Peugeot 3008, Jeep Compass Flex, e no próprio Golf TSI Brasileiro. Mas o que é comum entre eles é o hardware, já que o software de gerenciamento é exclusivo da Volkswagen.

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E isso faz toda a diferença. No Fiat Toro e no Jeep Compass essa transmissão é lenta e, por vezes indecisa - o que é resultado da implementação do câmbio feito pela FCA. Nos carros da VW é totalmente diferente. O câmbio é rapidíssimo, e parece ter capacidade telepática em usar sempre a marcha certa em qualquer situação de uso.


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Além disso, como este câmbio tem o conversor de torque - inexistente no câmbio DSG do Polo europeu - o chamado "lag de turbo", que é a tradicional baixo torque em regimes baixos de rotação (menos de 1.700 RPM), não se manifesta. Na realidade, ele existe, pois é um fenômeno típico de motores turbo, mas aqui ele é neutralizado pelo conversor de torque.

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O resultado final é excepcional: o Polo é ágil e muito enérgico desde a acelerada inicial. Não há hesitação, não há buracos de aceleração, nada. O torque aparece de forma progressiva, mas vem em doses cavalares ao se cravar o pé. Quem está acostumado com o Golf 1.4 TSI Automático, não vai se decepcionar com este Polo.

Interior

O interior deste Polo Highline é bastante agradável com sua decoração sóbria e requintada. Os acabamentos da cabine são robustos e os encaixes são perfeitos e uniformes. O painel é formado por peças de plástico rígido texturizado de aparência e tato que inspiram robustez. Não há elementos ocos como se observa em outros modelos. A sensação geral é de solidez e qualidade.

Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 VW-Polo-2018-Highline%2B%252852%2529

O design do interior também inovou ao colocar a tela de infotainment acima das aberturas de ar centrais. Inicialmente pode-se inferir que o fluxo de ar central poderia atingir a barriga dos passageiros - algo que seria desconfortável, mas isso não acontece, pois os difusores podem ser ajustados para direcionar o ar gelado para a parte superior da cabine. E essa solução permitiu uma maior facilidade de leitura e de acesso à central de informação e entretinimento.

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Por falar nela, essa configuração de oito polegadas da versão Highline é excelente, com gráficos nítidos e comandos fáceis: há botões físicos para controlar o volume e o zoom do mapa de navegação, mas a tela é sensível ao toque e aceita comandos multi-gestos - além de comandos de voz. A tela possui sensores de proximidade, então, quando seus dedos se aproximam, traz opções de menu adicionais. O layout limpo, por sua vez, dedica quase toda a sua área ao mapa - ou faixa de música ou qualquer outra coisa que você escolheu para ver.

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Essa central é compatível com o Apple CarPlay ou Android Auto, então é possível rodar aplicativos de smartphone, como o Waze, por exemplo, diretamente na central multimídia do Polo - inclusive com os respectivos comandos de voz do Google e da Apple.

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O cluster de instrumentos também mostra sinalizações de navegação no elemento central digital. Caso venha com o Active Display, o mapa inteiro pode ser projetado no campo visual do motorista.

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Motoristas de qualquer estatura, desde os mais altos aos mais baixos, encontrarão a posição ideal de condução granças aos bancos que podem ser ajustados em altura, e ao volante com ajuste de inclinação e profundidade. Pedais e comandos de transmissão estão ergonomicamente posicionados.

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Abra a ampla porta traseira e sim, também é espaçoso. Quase tão amplo quanto o Golf, mais amplo que o Focus. Isso significa espaço suficiente para pernas, cabeças e pés para pelo menos dois adultos no banco de trás. O porta-malas, de 300 litros, também é substancialmente maior do que no Polo antigo (270), e até maior que o de hatchs médios maiores como o Cruze Sport 6 (que tem porta-malas de 290 litros).

Preço

O Polo Highline 200 TSI Automático tem preço sugerido de R$ 69.190 reais. O modelo das imagens, com o pacote Tech II e pintura metálica sai por R$ 73.500 reais. Se você quiser rodas de 17 polegadas e painel digital, some mais R$ 1.700 reais.

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O preço de R$ 75 mil para um Polo completasso é uma pechincha para um carro tão completo e tão sofisticado. Para efeito de comparação, em Portugal essa mesma versão sem opcionais custa o equivalente a R$ 95 mil reais - cerca de R$ 24 mil mais caro.

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Ao que parece esses preços iniciais do Polo são "promocionais", e tendem a subir ao longo dos próximos meses, até mesmo porque a VW ao que parece está experimentando uma demanda pelo carro superior à prevista - um sinalizador de que o preço está realmente abaixo do que o carro vale. De qualquer forma, mesmo que o Polo Highline fique R$ 10 mil mais caro, na faixa de R$ 85 mil, ainda assim estaria muito competitivo em face do que oferece a concorrência (o Argo HGT completo, que parece pré-histórico perto deste Polo, sai a R$ 83 mil).

Desempenho e consumo

Os dados de desempenho e consumo do Polo 200 TSI Highline medidos pela revista Quatro Rodas mostram que ele é o mais rápido hatch de sua categoria, com transmissão automática, e também o mais econômico, como pode ser visto no quadro abaixo (com grifo azul no melhor resultado, e vermelho no pior).

Polo 200 TSI ATFiat Argo 1.8 ATHyundai HB20 1.6 AT
0 a 100 Km/h [s]10,611,312
Vel . Máxima [Km/h]192190185
80 a 120 Km/h [s]7,489,1
Frenagem a 120 Km/h [m]61,964,970,1
Cons. gasolina - cidade [Km/l]12,112,110,8
Cons. gasolina - estrada [Km/l]1614,314,3
Ruído @ 120 km/h [dBA]66,968,369,8
PreçoR$ 65.000R$ 67.800R$ 65.260
Revisões até 60.000 KmR$ 3.036R$ 3.504R$ 3.064


Conclusão

O Novo Polo 2018 nesta versão Highline oferece desempenho excepcional, prazer de dirigir de hatch médio, conforto e refinamento de passeio de um sedã médio - tudo isso embalado em uma carroceria de linhas belíssimas, um interior bem acabado, bem decorado e com ar de alta tecnologia.

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E o melhor de tudo: com preço de hatch compacto completo (algo que acreditamos que não vai durar muito).


COMENTÁRIOS: Gosto deste site pela organização e material colocado nas matérias, mas como já disse mais de uma vez, o mesmo é por demais "VW friendly" para ser levado totalmente a sério. Outro dia, publicaram algo do tipo "modelo MÉDIO, preço de COMPACTO" (maiúsculas por minha conta). POR FAVOR, o carro é um COMPACTO com tamanho que o aproxima de UM MÉDIO DE GERAÇÕES ANTERIORES. Isso é fato e só isso. Continuam na sua campanha para o fazer parecer um substituto real do Golf. Não é e nunca vai ser. PÁRA COM ISSO! E agora, ainda vem com essa "compre antes que suba de preço". Se subir de preço vai ser por conta de escolha da montadora e não porque o carro é tão maravilhoso assim. Não aceito carro com cinco estrelas com apenas 4 airbags. A ESTRUTURA pode ser, sim, 5 estrelas, mas se considerarmos que com menos airbags temos (bastante) área dura exposta, para um eventual choque dos ocupantes contra, sinto muito, não deveria receber tais estrelas. Isso vale para Polo, para Argo e qualquer outro. PORQUE A GENTE TEM QUE SE CONTENTAR COM MENOS PROTEÇÃO DO QUE EUROPEUS, AMERICANOS, JAPONESES, ETC. E ENGOLIR QUE O CARRO OFERECENDO MENOS ITENS DE SEGURANÇA, PASSIVA NESTE CASO, É UM "CINCO ESTRELAS". Repito: estruturalmente, pode ser, mas em fornecer itens de segurança aos ocupantes, não. Este site também tem um pequeno pelotão de TROLLS, que babam pelos VW e carros de outras marcas do grupo, as endeusando e partindo para ofender e não deixar prosperar qualquer outra discussão que coloque em dúvida tais produtos, ou que os questionem. O site não faz nada, não toma atitude, portanto, juntando tudo, fica suspeito.

150Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Sáb 28 Out - 12:14

R8V

R8V
Administrador

O latin deveria testar colisão traseira, small overlap e capotamento- só assim p ver se não houve outras simplificações.

Polo: vão dizendo que está barato ... logo a VW aumenta o preço .

Fabiano: acho q o Yaris terá aquela plataforma nova da marca e não a do Etios.

151Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Sex 3 Nov - 14:10

Grilo

Grilo
Administrador

Repararam que os bancos dianteiros não tem o acabamento plástico na lateral para esconder os trilhos?

http://www.autouniverso.com.br

152Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Ter 7 Nov - 11:44

KÜLL



Épico, comercial do Polo tem filha de Ali e música de Bowie


Categorias: propaganda , Volkswagen , VW-Polo 41 Comentários


A Volkswagen do Brasil lança a campanha publicitária do Novo VW Polo 2018 que já pode ser considerada épica: ao som da música “Heroes”, de David Bowie, o filme tem como tema as grandes inspirações, no caso a influencia que o pugilista norte-americano Muhammad Ali exerceu sobre sua filha Laila.


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O spot de TV, que será veiculado a partir do dia 07/11, e que reproduzimos abaixo, conta que a VW também se inspirou no ícone da marca Golf para desenvolver o Novo Polo. “Sabe quando a sua maior inspiração está bem do seu lado? A gente sabe. Chegou o Novo Polo. Mas pode chamar de Mini Golf.”.



Na primeira cena, sem piscar os olhos, uma garotinha assiste à luta do pai, o lendário pugilista norte-americano Muhammad Ali na TV. Conforme o tempo passa, a menina se dedica à prática do boxe até chegar à idade adulta e derrubar a adversária no ringue. Ao mesmo tempo, um automóvel começa a ser esboçado. Seus primeiros traços são desenhados com cuidado pelos designers da Volkswagen. Tudo isso ao som de “Heroes”, interpretada por David Bowie.

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“Ali” é inspirado na vida das pessoas, sobretudo daquelas que querem alcançar sempre mais na vida. Para quem a ambição e o empenho são ingredientes fundamentais na transformação de sonhos em realidade. “O filme compara o sonho de Laila Ali, ainda menina, com o da Volkswagen. Laila, inspirada pelo pai, Muhammad Ali - o maior boxeador de todos os tempos e uma lenda do esporte – almeja ser um dia uma grande campeã de boxe. A Volkswagen, inspirada pelo Golf – uma lenda automotiva – acaba de conceber o hatch mais seguro, tecnológico e com a melhor performance do segmento no Brasil”, disse o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro.

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A boxeadora Laila Ali é detentora de 24 vitórias consecutivas e carrega, assim como o seu pai, os principais títulos do boxe mundial. Já a Volkswagen se inspirou em seu modelo mais icônico de todos os tempos, o Golf, para desenvolver o Novo Polo, o projeto mais moderno e ambicioso do segmento. Entre outros diferenciais, o novo modelo da marca oferece motor TSI, design contemporâneo, quatro airbags de série, interior espaçoso e diversas tecnologias de ponta, como o exclusivo painel digital Active Info Display.

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A campanha integrada do Novo Polo conta com anúncios, spots, mídia digital, hotsite e mobiliário urbano. Além disso, uma peça inédita do Google, desenvolvida em parceria com a AlmapBBDO e a Volkswagen, vai permitir que o usuário interaja com o Novo Polo em uma imagem 2D do automóvel, acionada pela câmera do celular, a exemplo dos filtros animados usados nas redes sociais.

Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Vw_Polo_Ali_01_A_gola-6

O público poderá conhecer virtualmente o lançamento da Volkswagen, inserindo-se dentro do carro e conferindo de perto as novidades do modelo. A tecnologia é inovadora, pois impacta o usuário de acordo com o seu perfil e momento de vida, via mídia programática, e sem a necessidade de baixar um aplicativo.

153Volkswagen Polo/Virtus 2.018 - Página 10 Empty Re: Volkswagen Polo/Virtus 2.018 Ter 7 Nov - 11:51

Fred



Ontem fui levar o Golf para revisão e havia um Polo básico por lá. Entrei nele e achei meio frustrante, tudo simples e com aspecto pobre. Os encaixes são bons, mas os materiais são bem pobres. 
Será que melhora nas versões de topo?

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