Volkswagen mostrará versões especiais do up!, Gol e CrossFox e conceito Golf GTE Sport no Salão de São Paulo
27/10/2016 13:19
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A Volkswagen antecipou nesta quinta-feira, 27, suas novidades para o Salão do Automóvel de São Paulo, marcado para acontecer entre os dias 10 e 20 de novembro no São Paulo Expo. A lista de lançamentos da montadora alemã para o evento inclui versões dos compactos up!, Gol e Fox, além de um conceito esportivo híbrido baseado no Golf.
Os modelos up! e Gol estarão disponíveis em breve também na variante Track, enquanto o CrossFox contará com a configuração “Urban White”. No caso do Golf GTE Sport, trata-se de um conceito esportivo baseado na atual geração do hatch médio da Volkswagen, que usa um motor a combustão e outros dois elétricos.
Para o Salão de São Paulo, a Volkswagen promete ainda um estante mais interativo, com área de 4.500 m² e 30 veículos distribuídos entre os pilares “conectividade”, “robustez” e “performance e eficiência energética”. Além disso, os visitantes terão acesso a praticamente todos os modelos, inclusive aos lançamentos, com exceção dos carros conceito que serão expostos.
O espaço vai exibir ainda os outros recentes lançamentos da Volkswagen no mercado brasileiro, como a linha 2017 da perua Golf Variant (que ganhou motor 1.4 TSI flex de 150 cv e câmbio automático Tiptronic de seis marchas), o crossover Tiguan na versão de entrada com motor 1.4 TSI de 150 e câmbio automatizado DSG de seis velocidades e dupla embreagem e o Golf equipado com o novo propulsor 1.0 TSI de até 125 cv e câmbio manual de seis relações.
Volkswagen Gol Track
O novo Volkswagen Gol Track chega apostando no visual “aventureiro”. A variante Track já havia sido oferecida na linha anterior do hatch compacto. Além dos adereços estéticos, o novo modelo se diferencia do resto da linha pela dianteira exclusiva, a mesma já usada na picape Saveiro. A nova parte frontal da carroceria apresenta capô mais alto, faróis e grade maiores e para-choque com novo formato.
O Gol Track 2017 apresenta ainda maçanetas e retrovisores na cor preto fosco, adesivos laterais com a inscrição Track, lanternas traseiras escurecidas, acabamento em preto na região do suporte de placa traseiro, rodas de aço de 15 polegadas, entre outros. O interior oferece acabamento escurecido no teto, colunas, retrovisor e para-sois.
Na motorização, há o mesmo 1.0 litro flex aspirado de três cilindros, que rende 75 cavalos de potência com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente, a 3.000 rpm, acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades.
A lista de equipamentos de série oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, faróis de neblina, entre outros. Como opcional, a Volkswagen dispõe do sistema de entretenimento App-Connect, com tela sensível ao toque, conectividade para smartphones, comandos de voz e Bluetooth.
A nova versão Track do Volkswagen Gol vai se posicionar entre as atuais variantes Comfortline e Highline. Portanto, quanto aos preços, é de se esperar por algo em torno de R$ 50 mil. A atual linha do Gol dispõe das versões Trendline 1.0, por R$ 35.150, Trendline 1.6, que parte de R$ 42.360, Comfortline 1.0, por R$ 44.950, Comfortline 1.6, por R$ 49.980, e Highline, que tem preço de R$ 54.770.
Volkswagen up! Track
O novo Volkswagen up! Track, de acordo com o divulgado da montadora alemã, será “uma nova opção para o consumidor de espírito jovem que busca um modelo acessível, com visual aventureiro que realça sua robustez e com extensa lista de equipamentos de série”, seguindo a mesma linha do irmão maior Gol Track.
A nova edição especial tem como base a versão de acabamento move up!, com carroceria de quatro portas. Entre os diferenciais, há apliques sob os para-choques dianteiro e traseiro na cor chrome effect, detalhes centrais dos para-choques dianteiro e traseiro na cor preta, moldura nas caixas de roda, detalhes em plástico nas laterais, capas de espelhos retrovisores pintadas na tonalidade Preto Ninja, maçanetas das portas em preto fosco, emblemas alusivos à versão nas laterais das portas dianteiras, entre outros.
Ainda na parte estética, há rodas de aço de 14 polegadas com calotas de desenho “Bristol” e faróis com máscara negra. A lista de exclusividades oferece também ambientação escura no interior, o que inclui o teto, coluna, para-sóis e retrovisor.
Já na motorização, há o mesmo propulsor 1.0 litro flex aspirado de três cilindros, que consegue entregar 75 cavalos de potência com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente, a 3.000 rpm, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades. Segundo dados da marca, o subcompacto vai de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e tem velocidade máxima de 163 km/h.
Entre os equipamentos, há airbags frontais, freios ABS com EBD, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas dianteiras e traseiras, três apoios de cabeça no banco traseiro, retrovisores externos com ajuste elétrico, computador de bordo com 10 funções, porta-malas com sistema de ajuste variável de altura, entre outros.
O preço ainda não foi divulgado, mas cogita-se algo próximo a R$ 45 mil. A linha do Volkswagen up! oferece uma série de versões, o que inclui a take up!, por R$ 34.430, a move up! TSI, por R$ 48.470, a high up!, por R$ 49.630, a high up! TSI, por R$ 53.630, a cross up!, por R$ 48.310, a cross up! TSI, por R$ 52.310, a black up!, red up! e white up!, por R$ 53.880, a up! Run, por R$ 44.950, e a speed up!, que custa R$ 53.880.
O propulsor turbo de três cilindros que equipa as demais versões do Volkswagen up! consegue entregar 101 cv com gasolina e 105 cv com etanol, a 5.000 rpm, e torque de 16,8 kgfm em ambos os casos, a 1.500 rpm, com transmissão manual de cinco marchas. De acordo com a VW, o carrinho alcança os 100 quilômetros por hora em 9,3 segundos e tem velocidade máxima de 184 km/h.
Volkswagen CrossFox Urban White
O último lançamento da Volkswagen para o mercado nacional no mês de novembro é o CrossFox Urban White. Trata-se apenas de uma edição especial baseada no hatch pseudo-aventureiro, que deverá fazer sua estreia nas concessionárias por aproximadamente R$ 70 mil. Como diferencial, a variante conta com visual externo com elementos diferenciados, carroceria pintada em cor inédita e novo equipamentos de série.
O novo Volkswagen CrossFox Urban White será ofertado exclusivamente na tonalidade sólida Branco Puro, inédita na linha Fox, que até então estava disponível apenas na linha Golf e nos modelos importados da montadora alemã. Há ainda rodas de liga-leve diamantadas, nome da versão estampado na parte inferior das portas traseiras, capa dos espelhos retrovisores e teto pintados em preto brilhante, entre outros.
A lista de equipamentos traz como destaque o sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Nos demais itens, há airbags frontais, freios ABS com EBD, controle de tração, volante revestido em couro e com comandos do sistema de som e do “I-System”, sistema de entretenimento Composition Touch com Mirror Link, faróis auxiliares com dupla função (neblina e longo alcance), direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo I-System com Eco-comfort, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, trio elétrico, retrovisor com função tilt down, entre outros.
O motor é o mesmo 1.6 litro flex de quatro cilindros, que consegue gerar até 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 15,8 kgfm e 16,8 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm, acoplado a um câmbio manual de seis marchas.
Atualmente, o CrossFox é oferecido em duas configurações, sendo uma com câmbio manual, que parte de R$ 68.990, e outra com transmissão automatizada i-Motion de cinco velocidades, que tem preço inicial de R$ 69.850.
Volkswagen Golf GTE Sport
Por fim, mas não menos importante, a Volkswagen mostrou o novo Golf GTE Sport. O protótipo com apelo esportivo se destaca pela ampla tecnologia, sobretudo pelo conjunto de três motores, sendo um 1.6 TSI de 299 cv e 40,8 kgfm instalado debaixo do capô, semelhante ao do Polo R WRC que disputa o Campeonato Mundial de Rali, outro elétrico posicionado na parte da frente (no alojamento da transmissão DSG de seis marchas e dupla embreagem) de 115 cv e 33,6 kgfm e outro, também elétrico, na parte de trás do carro, com 115 cv e 27,5 kgfm. Com esse conjunto, o esportivo consegue entregar potência combinada de 400 cv e torque combinado de 68,3 kgfm.
Segundo dados da marca, no modo esportivo “GTE”, onde todos os três motores trabalham juntos, o Golf GTE Sport consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e tem velocidade máxima de 280 km/h. Já o consumo de combustível é de 50 km/l no ciclo de medição europeu. No modo elétrico, o carro consegue entregar autonomia de 50 quilômetros.
O conceito se destaca ainda pela carroceria em fibra de carbono, o que permitiu reduzir o peso do veículo e aumentar a rigidez da carroceria, mesma solução já adotada por outros carros do Grupo Volkswagen, como o Bugatti Veyron 16.4. No visual, além das formas mais esportivas, se sobressaem as rodas de liga-leve de 20 polegadas, faróis e lanternas de LED, luzes diurnas, entre outros.
O interior oferece espaço apenas para o piloto e passageiro, com painel de instrumentos digital e com elementos tridimensionais e bancos de corrida com cinto de cinco pontos. Há ainda volante retangular com aletas para trocas de marcha, acabamento em microfibra, entre outros.
Volkswagen Gol Track, up! Track e CrossFox Urban White – Galeria de fotos
COMENTÁRIOS:
Ou seja nada demais e inclusive, DE MENOS, pois se o up! vai aparecer nesta versão, não deve aparecer com o facelift europeu.