Salão do Automóvel 2016: principais atrações e novidades
19/09/2016 12:00
27 comentários
13 Minutos de Leitura
A 29ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo já tem data para acontecer. O evento será realizado entre os dias 10 e 20 de novembro no São Paulo Expo, antigo Pavilhão de Exposição Imigrantes, localizado em um dos extremos da zona sul da capital paulista, na Rodovia dos Imigrantes. Esta é a primeira vez em 46 anos que a mostra automotiva muda de “casa” – o Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, na zona norte, abrigava o evento desde 1970.
Além de ser um local mais novo, o São Paulo Expo oferecerá aos visitantes do evento uma área de exposição de 90 mil metros quadrados, espaço totalmente climatizado, WiFi gratuito em algumas áreas de descanso e edifício-garagem com 4.500 vagas cobertas. Os ingressos já estão sendo vendidos e têm preços que variam de R$ 40 e R$ 95, variando de acordo com o dia, com direito de meia entrada aos estudantes.
Está planejando visitar a edição deste ano do Salão de São Paulo? Confira abaixo os principais lançamentos aguardados para o evento:
Audi
Atração na última edição do Salão de Genebra, o inédito “SUVzinho”
Q2 será a principal novidade da Audi para os brasileiros em São Paulo. Como o próprio nome indica, o carro é menor que o atual Q3 e será mais barato, provavelmente com preço de cerca de R$ 130 mil. Por aqui, o carro deverá usar o motor 1.4 TFSI de 150 cv, com câmbio automático S tronic de sete velocidades e dupla embreagem.
Chery
A Chery também vai mostrar aos visitantes do Salão de São Paulo um novo utilitário-esportivo. O novo
Tiggo 3X é esperado para meados do ano que vem para se posicionar abaixo do atual Tiggo na linha da marca, com preço sondando a casa dos R$ 55 mil. A novidade deverá sair da linha de produção de Jacareí (SP), ao lado do Celer, modelo com qual o jipinho dividirá plataforma e outros componentes, como o motor 1.5 flex de 108 cv.
Chevrolet
O estande da Chevrolet vai contar com diversas novidades interessantes para o mercado brasileiro. A primeira delas é a nova geração do
Cruze Hatch, que deverá começar a ser vendida logo após o evento com preços entre R$ 85 mil e R$ 110 mil. O modelo segue a mesma linha do sedã, com direito a um porta-malas de 524 litros, e terá inclusive o mesmo motor 1.4 litro turbo de até 153 cv e câmbio automático de seis marchas.
Haverá ainda a linha reestilizada do
Tracker. O modelo ganhou novos faróis, grade dianteira com novo formato, entrada de ar frontal com formato mais amplo, para-choques mais agressivos, lanternas traseiras com novo layout interno e novas rodas. Há ainda um painel totalmente redesenhado, com direito a um novo painel de instrumentos com elementos analógicos e digitais e novos equipamentos.
Por último, mas não menos importante, a Chevrolet irá mostrar a nova geração do muscle-car
Camaro. Além do visual mais atual, o esportivo traz dimensões maiores, redução de peso de até 90 kg e uma nova gama de motores. É provável que o carro continue sendo oferecido por aqui na versão topo de linha SS, com um motor 6.2 litros V8, que rende até 461 cv e 62,9 kgfm. Sua chegada às concessionárias está prevista para acontecer em 2017.
Chrysler
Embora tenha lançamento programado apenas para o primeiro semestre do ano que vem, a nova
Pacifica deverá ser atração da Chrysler no Salão de São Paulo. A nova minivan chegará para substituir a atual Town & Country, provavelmente com preço de cerca de R$ 280 mil, e se destaca pelo visual mais moderno, interior mais luxuoso e ampla oferta de equipamentos. O carro poderá usar um motor 3.6 V6 de 287 cv e câmbio automático de nove velocidades.
Citroën
À venda na Europa há dois anos, o
Citroën C4 Cactus deverá ser a principal atração da marca francesa no Salão do Automóvel. O modelo é esperado para 2017 para representar a empresa no segmento de crossovers compactos, provavelmente com preço na casa dos R$ 95 mil, com o motor 1.6 THP de 165 cv e transmissão automática de seis velocidades.
Fiat
No estande da Fiat, cogita-se a presença do
Mobi equipado com o motor 1.0 litro flex de três cilindros da nova família Firefly. O propulsor, mais moderno e eficiente, estreou na linha 2017 do Uno e rende 72 cv e 10,4 kgfm (gasolina) ou 77 cv e 10,9 kgfm (etanol).
Ford
Mostrado lá fora no início deste ano, o
Ford Fusion reestilizado chegará ao Brasil durante o Salão de São Paulo. O sedã médio/grande da marca recebeu retoques no visual, melhorias no acabamento interno e novos equipamentos, como alerta de pontos cegos e de mudança involuntária de faixa, cintos traseiros infláveis e detector de pedestres. A versão Sport com motor V6 de 330 cv, porém, não deverá ser oferecida no Brasil.
Sem grandes mudanças desde seu lançamento, há quatro anos, o atual
Ford EcoSport vai ganhar atualizações visuais e melhorias no acabamento para incomodar os novos Honda HR-V, Nissan Kicks e Jeep Renegade. O modelo já foi visto rodando em testes lá fora e trará nova grade dianteira hexagonal, formando conjunto com os faróis afilados e espichados, além de para-choques mais agressivos. O interior será totalmente redesenhado. Deverá haver ainda um novo motor 1.5 tricilíndrico de 130 cv e 15 kgfm, para ocupar o lugar do 1.6 Sigma, além do 2.0 com injeção direta e 178 cv do Focus.
Honda
O Fit vai se transformar em uma espécie de crossover compacto. A Honda vai apresentar no evento o inédito
WR-V, um sucessor do antigo Fit Twist que vai se posicionar abaixo do HR-V na linha de utilitários-esportivos da marca, provavelmente com preço começando em cerca de R$ 75 mil. O carro terá grade dianteira, faróis, para-choques e rodas exclusivos, além de penduricalhos plásticos e suspensão elevada. O motor será o mesmo 1.5 flex de 116 cv com câmbio CVT.
Hyundai
A Hyundai vai focar nos utilitários-esportivos para o Salão de São Paulo. O primeiro deles será o compacto
Creta (também conhecido como ix25), que inclusive já foi confirmado pela própria marca. O carro será construído em Piracicaba (SP) ao lado da linha HB20 – o crossover usa a plataforma do Elantra, enquanto o hatch tem a mesma base do i20. No entanto, a Hyundai já afirmou que o carro terá motorização e câmbio diferentes em relação ao HB20. Ou seja, nada do 1.6 litro de 126 cv e câmbio de seis marchas.
Outro lançamento aguardado para o evento é a nova geração do
Tucson. O modelo será importado para se posicionar acima do atual ix35 (que continuará sendo fabricado em Anápolis, GO) e abaixo do novo Santa Fe, provavelmente com preço na casa dos R$ 140 mil, com direito ao motor 1.6 T-GDI de 175 cv e 27 kgfm e transmissão automatizada Ecoshift de sete marchas e dupla embreagem.
A montadora sul-coreana poderá apresentar ainda a nova geração do
Elantra, que inclusive
estrelou um comercial da empresa em referência aos Jogos Olímpicos Rio 2016. O novo sedã deverá chegar por aqui usando o mesmo motor da versão atual, um 2.0 litros flex aspirado de quatro cilindros, que rende até 178 cv e 21,5 kgfm, com câmbio automático de seis velocidades.
Jeep
A Jeep vai mostrar no Salão a nova geração do
Compass. O novo modelo já foi visto sem nenhuma camuflagem e tem seu primeiro evento de lançamento marcado para o final de setembro. A novidade será construída na fábrica de Goiana (PE), dividindo plataformas e outros componentes com o Renegade, como o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv. A oferta de versões terá ainda o propulsor 2.0 Tigershark flex de cerca de 160 cv. Os preços deverão se posicionar entre R$ 130 mil e R$ 160 mil.
Kia
Outro crossover que deverá debutar no evento é o
KX3 da Kia, fazendo sua primeira aparição aos consumidores brasileiros antes do início de suas vendas, algo previsto para meados de 2017. O novo jipinho será importado do México e poderá usar o mesmo motor do Cerato, um 1.6 aspirado de 128 cv, com câmbio automático de seis marchas. O preço cogitado é de cerca de R$ 90 mil.
A linha 2017 do
Cerato também será mostrada em São Paulo. O modelo ganhou retoques no visual, melhorias no acabamento interno e novos equipamentos, como sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, o sedã agora é produzido no México. Com isso, o carro deixará de pagar impostos de importação.
Outra novidade da Kia aguardada para o evento é a nova geração do
Rio, apresentada lá fora no começo de setembro. O carro está mais longo, largo e baixo, e traz visual dentro da nova filosofia da montadora sul-coreana e interior com novos equipamentos, como sistema multimídia com tela sensível ao toque. A nova geração do hatch deverá começar a ser vendida por aqui apenas no ano que vem, com preço de cerca de R$ 70 mil.
Land Rover
No estante da Land Rover, é aguardada a presença do novo
Evoque conversível. Sucesso em vendas lá fora (já são mais de 1.200 exemplares comercializados), a versão “sem teto” do utilitário-esportivo é esperada por aqui em meados de 2017. O modelo usa uma capota retrátil de tecido, que pode ser operada eletricamente em 21 segundos a velocidades de até 30 km/h.
Lifan
A Lifan, por sua vez, deverá mostrar no Salão de São Paulo o novo crossover compacto
X50. Como o próprio nome indica, o modelo é menor e será mais barato que o atual X60, com preço na casa dos R$ 55 mil. O utilitário-esportivo deverá ser equipado com o mesmo motor do sedã 530, um 1.5 litro que rende 103 cv, com transmissão manual de cinco velocidades e também automática do tipo CVT.
E por falar em câmbio CVT, o
Lifan X60 também vai dispor da opção. Atualmente o crossover é vendido apenas com câmbio manual. A nova versão do modelo deverá chegar ao mercado com preço de cerca de R$ 68 mil.
Nissan
No estante da Nissan, o modelo mais esperado é o novo
GT-R. O superesportivo poderá, enfim, ser lançado no mercado brasileiro com preço de cerca de R$ 1 milhão. A nova linha do Godzilla será equipada com um motor 3.8 V6 biturbo, capaz de entregar 572 cv e 64,9 kgfm, associado a uma transmissão automatizada de seis marchas e dupla embreagem e tração nas quatro rodas. Segundo dados da marca, o bólido alcança velocidade máxima de 313 km/h.
Outro lançamento da montadora japonesa para o Salão de São Paulo é a nova geração da
Frontier. A picape vai começar a ser vendida por aqui no início de 2017, ainda sob importação do México, mas passará a ser produzida na Argentina no ano seguinte. Para brigar com as novas S10, Ranger, Hilux e L200 Triton, o modelo vai usar um motor 2.5 turbodiesel de 190 cv e 45,9 kgfm, com câmbio automático de sete marchas e tração integral. O preço? Espere por algo em torno de R$ 170 mil.
Peugeot
Quanto a Peugeot, o principal (e provavelmente único) lançamento esperado para o Salão de São Paulo é a nova geração do
3008. O modelo abandonou o jeitão de minivan para adotar um formato mais condizente a de um utilitário-esportivo, além de oferecer mais tecnologia a bordo. O crossover deverá ser oferecido por aqui com o mesmo motor 1.6 THP de 165 cv e câmbio automático de seis marchas.
Porsche
Pra quem gosta de esportivos, a Porsche levará ao Salão de São Paulo a nova geração do
Panamera e o cupê
718 Cayman. O primeiro modelo é totalmente novo, com direito a um visual mais agradável, plataforma atualizada, acabamento interno mais esmerado, novos equipamentos e motores 3.0 V6 biturbo de 440 cv e 55,9 kgfm e 4.0 V8 biturbo de 550 cv e 78,2 kgfm, este último capaz de leva-lo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.
Já o segundo nada mais é que a versão “com teto” do 718 Boxster lançado por aqui em julho deste ano. O modelo deverá ser oferecido por aqui com preços entre R$ 350 mil e R$ 450 mil, com direito aos motores 2.0 litros boxer turbo de quatro cilindros, com 300 cv e 38,7 kgfm, e 2.5 litros de 350 cv e 42,8 kgfm, sendo o maior exclusivo da versão “S” e que leva o esportivo de 0 a 100 km/h em 4,2 s, com velocidade limitada a 285 km/h.
Renault
Como já é sabido, os modelos
Kwid,
Captur e
Koleos são os próximos lançamentos da Renault para o mercado brasileiro. Os novos carros serão mostrados pela primeira vez ao público no Salão de São Paulo.
O Kwid será lançado para substituir o Clio, com produção nacional e um motor 1.0 litro flex três cilindros de cerca de 80 cavalos de potência, e preços entre R$ 32 mil e R$ 45 mil. Já o Captur vai se posicionar acima do Duster na linha de crossovers compactos da marca, também com produção nacional e provavelmente custando algo em torno de R$ 90 mil, com o motor 2.0 litros flex (o mesmo do irmão) e câmbio automático do tipo CVT.
Por fim, o Koleos será o carro mais caro da Renault no mercado nacional, impostando e custando cerca de R$ 150 mil, equipado com um motor 2.5 litros a gasolina, transmissão CVT e tração integral.
Suzuki
Confirmado pela própria Suzuki no início de agosto, o inédito
Vitara será outra atração no evento. O crossover compacto da montadora japonesa vai brigar com HR-V, Kicks e Renegade, com preços entre R$ 85 mil e R$ 100 mil, e deverá ser importado da Hungria, equipado com um motor 1.6 litro aspirado de quatro cilindros a gasolina, que rende 120 cv e 15,9 kgfm – cogita-se ainda um 1.4 Bosterjet turbo de 140 cv e 22,4 kgfm.
Toyota
A lista de crossovers para o Salão ainda não acabou: a Toyota deverá mostrar aos brasileiros o inédito
C-HR. O modelo foi apresentado recentemente no mercado europeu e poderá chegar por aqui para enfrentar Honda HR-V e cia, com preço de aproximadamente R$ 90 mil. Ainda não há detalhes a respeito da versão que poderá ser oferecida por aqui, mas sabe-se que o modelo será importado, pelo menos de início.
Volkswagen
A linha reestilizada da
Amarok será atração da Volkswagn em São Paulo. Além do visual e interior atualizados, a picape trará como destaque um inédito motor 3.0 V6 TDI, com 224 cavalos de potência e 55,9 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de oito velocidades e tração nas quatro rodas. Com este novo conjunto, a picape passará a se posicionar como a mais potente e “torcuda” do segmento.
O novo
up! reestilizado também deverá dar as caras no Salão do Automóvel. O modelo ganhou pequenas mudanças no design e melhorias no interior, com direito a um novo volante multifuncional e ar-condicionado digital, que deverão ser ofertados como opcional. Os motores 1.0 aspirado e 1.0 TSI serão mantidos.
COMENTÁRIOS: A Ford precisa considerar seriamente a venda do Kuga/Escape por aqui, em vista do IMENSO buraco de preços entre o EcoSport mais caro e o Edge "menos caro". Idem para a GM quando o Tracker novo chegar, mas para ela, como ainda não há o substituto do Captiva, a consideração não é tão urgente pelo simples fato de que o substituto do Captiva atual ainda não apareceu.