Fiat Toro: consumo de gasolina - impressões após 1.000 Km
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Fiat Toro do nosso teste de longa duração superou os 1.000 Km rodados, e já temos dados consolidados de consumo do modelo com gasolina, o que relataremos neste post, além de impressões gerais de uso.
Consumo e impressões - vídeoO vídeo acima mostra que obtivemos uma média de 9,4 Km/l de gasolina em um percurso que envolve 50% cidade, 50% estrada, com o ar-condicionado ligado 100% do tempo, e com uma condução tranquila, seguindo o fluxo de trânsito, e sem exceder as velocidades limites das vias.
Além disso, temos procurado usar o piloto automático quando estamos circulando em vias mais expressas, como a L4, de Brasília, onde é possível circular a 80 Km/h.
Outro ponto que nos chamou a atenção foi o fato de que esse consumo real, aferido em bomba, foi superior ao indicado pelo computador de bordo para o mesmo percurso, que foi de 9,2 Km/h - uma boa surpresa, já que observamos que o computador de bordo com medições "pessimista" - algo raro.
Ruídos Outra boa surpresa deste último relatório é o fato de que, desde que publicamos o último vídeo, o ruído interno estranho que estávamos ouvindo em frenagens e em acelerações, sumiu por completo, e não mais ocorreu.
Nós não conseguimos identificar a origem do problema e também não levamos o carro para conserto na concessionária. O barulho simplesmente cessou. De qualquer forma, estamos monitorando e, em eventuais recorrências, reportaremos.
Impressões de uso com carga completa de passageirosO Fiat Toro 1.8 Flex Automático já foi usado em uma pequena viagem com carga completa de passageiros, ou seja, cinco adultos. Na realidade, dois adultos e três adolescentes todos acima de 14 anos.
O espaço interno foi considerado adequado, mas o passageiro central traseiro ficou com o joelho encostado no banco dianteiro, mas isso não causou maiores incômodos.
Em relação ao comportamento do motor nessas situações, podemos dizer que o Toro sente o peso, mas mesmo assim dá conta do recado. A rigor, como ela vazia já pesa mais de 1.600 Kg, então o carro com carga completa é menos representativo proporcionalmente que modelos mais leves.
E isso, naturalmente, se reflete na diferença de desempenho entre o Toro vazio e carregado. Em resumo: o Toro sente menos a carga total, pois ele já é um veículo bastante pesado.
Impressões de uso urbanoO Fiat Toro é uma picape de dimensões avantajadas, 5 cm maior que um Ford Fusion, e larga. Associe-se a isso a um desempenho fraco, que por mais que seja adequado para sua proposta, é similar ao de um veículo 1.0 convencional moderno, como o
Up! MPI ou mesmo o Ford Ka 1.0, e tem-se um quadro de um veículo lento e de menor praticidade em uso urbano, tornando-se algo cansativo, visto que exige maior cuidado em manobras, especialmente de estacionamento.
Isso nos leva a questionar a validade de se trocar um sedã médio ou mesmo um hatch médio por uma Toro 1.8 Flex, tendo em vista que o modelo da Fiat, hoje, está até mais barato que
Jetta,
Corolla, Golf e Focus com o mesmo nível de equipamentos.
De fato, parece um grande negócio, já que é um veículo muito maior, que chama mais a atenção, sobretudo nessa fase inicial de lançamento. Entretanto, com o passar do tempo observa-se que o espaço no banco traseiros de sedãs médios é maior que o da Toro, assim, como o conforto interno. Ademais, sedãs e hatchs médios oferecem mais desempenho, segurança maior e menor consumo.
Esses são aspectos racionais na decisão de compra, que devem ser levados em consideração na escolha. Entretanto, é forçoso reconhecer que, hoje, o apelo de mercado do Toro é muito grande, pois é uma novidade, é bem equipada, bem acabada, e está com preços que encerram ótima relação custo x benefício, pois o Toro com os mesmos equipamentos desses veículos convencionais está até mais barata.
ConclusãoO
Fiat Toro 1.8 Flex Automático Opening Edition do teste de longa duração surpreende pelo indicador de consumo de gasolina relativamente baixo - 9,4 Km/l de gasolina - levando-se em conta o tipo e o peso do veículo; e também por ter auto-solucionado o problema de ruído interno detectado anteriormente.
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