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Carros élétricos no Brasil

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Grilo
pliniodemarco
6 participantes

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151Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Sex 5 Dez - 22:25

KÜLL



Rio de Janeiro deve ganhar aluguel de carros elétricos em 2015

  • Elétricos
  • Governamental/Legal
  • Veículos Comerciais


05/12/2014

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O Rio de Janeiro quer implantar um sistema de aluguel de carros elétricos nos moldes dos existentes na Europa e EUA. O projeto prevê estações em determinadas áreas da cidade onde o usuário poderá utilizar um dos veículos de emissão zero para seus deslocamentos.
O serviço será executado por uma parceria público-privada e será definida nos próximos meses. O objetivo é que em novembro o sistema de car sharing de elétricos já comece a funcionar. Os locais das estações ainda serão definidos.
A prefeitura do Rio quer desestimular o uso do automóvel e promover o transporte público e alternativas de mobilidade urbana. VLT e BRT são os modais que mais estão recebendo investimentos do poder público carioca.
O serviço de car sharing deverá ter custo por km rodado, da mesma forma que nos táxis. A inspiração veio do Autolib, que é o sistema mais conhecido na Europa. Os carros ficaram estacionados em vagas exclusivas nas ruas e serão carregados enquanto estiverem parados.
A administração municipal já emitiu uma chamada pública para os interessados através do Diário Oficial e o prazo é de 30 dias para que os candidatos apresentem propostas. A concessionária que apresentar o maior valor de investimento será declarada a vencedora. O montante compreende toda a infraestrutura, incluindo carros e sistema de pagamento, entre outros.
[Fonte: O Dia]

152Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Sex 5 Dez - 22:34

R8V


Administrador

Ótima iniciativa!!! Espero que seja seguida pelas demais cidades!!!

153Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Sáb 6 Dez - 22:27

Fabiano



É um começo correto, o governo monta uma estrutura, testa os carros e a rede, e depois entrega a inciativa privada para que o mercado se incie e prospere....

http://www.oticainova.com.br

154Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Qui 22 Jan - 11:44

KÜLL



Senado engaveta projetos de incentivos aos carros elétricos


  • Elétricos
  • Finanças
  • Governamental/Legal
  • Híbridos


22/01/2015
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Não foram um ou dois, mas três baldes de água fria – nesse tempo até que seria bom – em projetos que beneficiam os carros elétricos no Brasil. As ações partiram do Senado Federal, que arquivou três projetos de lei que criavam incentivos fiscais para veículos de emissão zero.
O primeiro deles previa isenção de IPI para carros elétricos e híbridos. O segundo concedia benefícios fiscais referentes à IPI, II, PIS/Pasep e Financiamento de Seguridade Social. Carros elétricos, híbridos, peças e componentes teriam esses incentivos. O terceiro não foi divulgado. Os projetos estavam tramitando no Congresso Nacional desde 2009.
Ao contrário de mercados consolidados, o Brasil não concede incentivos fiscais para carros elétricos e híbridos. Em 2014, houve somente a redução do imposto de importação para algo entre 2% e 7% para híbridos sem recarga de baterias em fonte externa. Fora isso, IPI e os demais tributos incidem normalmente.
[Fonte: Estadão]

COMENTÁRIOS: QUE MERD*!

155Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Qui 22 Jan - 11:48

R8V

R8V
Administrador

reproved reproved reproved reproved reproved reproved reproved reproved

156Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Qui 22 Jan - 14:03

Fabiano

Fabiano

Merda mesmo, vou ter de compartilhar.....

http://www.oticainova.com.br

157Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Ter 10 Fev - 12:11

KÜLL



Universidade terá compartilhamento de carros elétricos no RS

  • Elétricos


10/02/2015
Carros élétricos no Brasil - Página 11 700x525xrenault-twizy-211-700x525.jpg.pagespeed.ic.f8Y__tl2AdWNZpXyY32N
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul deverá dar início em breve a um projeto piloto de compartilhamento de carros elétricos dentro de dois unidades da instituição. Chamado Sistema Veicular Inteligente (Sivi), o programa consiste em softwares e sistemas de integração.
Em fase final de desenvolvimento, o próximo passo será testa-lo em veículos elétricos. O projeto é tocado pela MVM Technologies e terá duas estações, sendo uma no Campus do Vale e ou no Campus Centro.
São cogitados três modelos de carros elétricos: Renault Twizy, Hiriko Citycar e o JAD, feito por um empresário de Lajeado/RS. O último é um desenvolvimento local e custa R$ 20.000, mas para se tornar viável, precisará de um ano de construção.
No RS, o IPVA para carros elétricos é zero e no caso do projeto Sivi, o custo por km rodado será de R$ 0,10. Os veículos terão velocidade limitada a 70 km/h e haverá GPS para orientação do condutor. Para o usuário, o custo será de R$ 24 entre as duas estações ou R$ 20 se der carona.
[Fonte: ZH Tecnologia/Clic RBS]
Agradecimentos ao Edson Leandrini pela dica.

158Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Ter 10 Fev - 15:51

R8V

R8V
Administrador

Espero que seja o Twizy e que o programa seja ampliado para toda cidade!!!!

159Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Sex 13 Fev - 18:37

KÜLL



Carro "verde" faz fãs no Brasil: quem dirige quer distância do carro comum
Comentários 3

Leonardo Felix
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
13/02/201514h12



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Carros élétricos no Brasil - Página 11 Renault-twizy-1378498922877_956x500

Carros elétricos e híbridos que circulam no Brasil10 fotos

8 / 10
Montado na usina de Itaipu, para servir de transporte interno aos funcionários, o estranho e divertido elétrico Renault Twizy leva até dois passageiros com autonomia de 80 km/h; não sairia por menos de R$ 200 mil na concessionária Murilo Góes/UOL
Cada vez mais comuns no exterior, os automóveis híbridos e elétricos ainda são raridade no trânsito brasileiro. Por aqui, poucos clientes tiveram contato com essas novas tecnologias de propulsão, mas quem experimentou não quer saber de voltar aos carros tradicionais -- com motores a combustão movidos a gasolina, diesel, flex (gasolina e etanol ou ainda combinado com gás natural veicular).
Foi o que UOL Carros constatou ao conversar com taxistas e proprietários particulares que andam com veículos "verdes" em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).
Um deles é o motorista José Antonio Nunes, há dois anos responsável por rodar com um dos dez táxis Nissan Leaf -- 100% elétrico -- existentes na capital paulista. As unidades estão nas ruas em regime de comodato e fazem parte de um projeto da marca japonesa com a prefeitura local e a Adetax (Associação das Frotas de Táxi de São Paulo). Ou seja, não pertencem aos condutores, rodam em consignação por um período definido em contrato.

Com experiência de 36 anos no ramo, Nunes afirma que seu elétrico tem vantagem "indiscutível" frente aos carros comuns. "O desempenho é ótimo, e a empresa gasta R$ 8 por dia em recarga para rodar 100 quilômetros. Com gasolina, gastaríamos quase R$ 30 para fazer a mesma quilometragem", compara.



No caso do Leaf, o motor é alimentado por 42 módulos com baterias de íon-lítio e rende 108,7 cv de potência e 28 kgfm de torque, entregues de forma imediata. O tempo de recarga varia de acordo com a tensão da rede -- há opção rápida, em 30 minutos para 80% da carga (330V), ou ciclos de até 4 a 8 horas (110V ou 220V). A autonomia estimada é de 160 quilômetros para cada ciclo -- mas isso pode variar.

Ricardo Auriemma, presidente da Adetax e que ajudou a colocar os Leaf na rua, em 2012, calcula que, em um ano, um elétrico demanda 66% menos gastos em recargas do que um automóvel comum em relação ao combustível, seja gasolina ou etanol. Fora a economia com a parte mecânica. "Não precisamos trocar óleo, nem fazer manutenção de peças como radiador e correia, inexistentes nesse tipo de veículo", destaca.

FALTA INCENTIVO
O principal problema para popularizar os automóveis movidos a energia alternativa continua a ser o preço. Como quase não há auxílio ou subsídio governamental, um modelo como o Leaf não custaria menos de R$ 200 mil no Brasil -- o que explica o fato de ele ainda não ser comercializado.
Leonardo Felix/UOL
Carros élétricos no Brasil - Página 11 Jose-antonio-nunes-coloca-seu-nissan-leaf-para-carregar-na-sede-de-sua-frota-1423774077618_615x300
Taxista no turno da noite, José Antonio Nunes deixa Nissan Leaf carregando em tomada na sede da empresa de táxi durante o dia; processo de sete a oito horas
Carros élétricos no Brasil - Página 11 X Na cidade de São Paulo, a Prefeitura devolve -- desde 2014 -- sua parcela referente ao IPVA de carros verdes, ou seja, 50% do valor pago. O benefício é válido durante os primeiros cinco anos de tributação. Há ainda isenção do rodízio municipal, permitindo que elétricos, híbridos e modelos a hidrogênio rodem a qualquer dia, independente do final de placa. Há um porém: a Lei 15.997 sancionada pelo prefeito Fernando Haddad abrange os veículos com preço máximo R$ 150 mil.

Além da isenção municipal em São Paulo, há um projeto do Planalto anunciado em setembro de 2014 e que prevê que a taxação de importação de híbridos caia de 35% para valores entre 0 e 7% até 31 de dezembro de 2015. Mas não houve regulamentação ainda, e nem as montadoras sabem dizer quais modelos seriam beneficiados. A princípio, por exemplo, o Prius seria beneficiado, mas o Ford Fusion, não.
Não há qualquer projeto por parte do Governo Estadual de São Paulo -- nem a reciprocidade com a Prefeitura para isentar o restante do IPVA -- fato que se repete nos demais Estados. "Mesmo com todas as vantagens nos gastos, fica inviável", reclama o presidente da Adetax.
ECONOMIA SEDUZ
Para híbridos, como é o caso do Toyota Prius, há outro fator: o preço inicial é menos extravagante que o de elétricos. Ainda assim, é um passo inicial pesado. O hatchback médio japonês sai por R$ 114.350. Por outro lado, o impacto na mudança do hábito do cliente é menor: além de também beber gasolina, tem manutenção similar à de um carro movido a combustão.
Acervo pessoal
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Professor gaúcho Eduardo Pellanda até achou um Prius 0km em promoção, mas preço do híbrido continua acima da média dos populares
Carros élétricos no Brasil - Página 11 X No caso específico do Prius, a combinação de um propulsor convencional de 1,8 litro, a gasolina, se mescla a outro, elétrico e alimentado por baterias de níquel. A potência total gerada é de 138 cv. Dínamos nas rodas e um sistema de freios regenerativos são usados para recarregar o motor elétrico. Como o modelo só usa eletricidade quando roda abaixo de 50 km/h, chega a fazer 30 km/l em situações ideais, gerando autonomia de mais de 1.000 quilômetros.

"Cheguei a fazer uma viagem de ida e volta [de São Paulo] até Atibaia reabastecendo só com R$ 30", conta o também taxista João Paulo Posa, motorista de um dos 116 Prius táxis que rodam em São Paulo. Após ouvir de colegas que poderia economizar até R$ 50 por dia, só em combustível, Posa não teve dúvidas: há três meses, largou um Renault Logan para trabalhar com o híbrido japonês.

Tal dinâmica também seduz proprietários particulares, como o professor universitário gaúcho Eduardo Pellanda, que em março do ano passado aproveitou uma promoção de concessionária e comprou um Prius 2013. "Gosto de experimentar conceitos novos e quis investir um pouco mais para ser ecologicamente correto", relata. "O bom é que venho conseguindo compensar esse investimento economizando bastante com gasolina", celebra.

Leonardo Felix/UOL
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Só um cartão especial fornecido pela Nissan autoriza a recarga rápida do Leaf: taxistas gastam R$ 8 para rodar 100 km
Carros élétricos no Brasil - Página 11 X ADAPTAÇÕES
Dirigir um automóvel preparado para reutilizar sua própria energia requer uma dinâmica diferente de condução. Não à toa, todos os entrevistados por UOL Carros admitem que precisaram de alguns dias e até semanas para aprender a usar totalmente sistemas como os freios regenerativos. "Vi vários vídeos na internet de técnicas para aproveitar mais o embalo do motor elétrico", relata Pellanda.

Outra preocupação, esta válida só para os elétricos, é com a autonomia. O taxista José Antonio Nunes, por exemplo, evita ao máximo ligar o ar-condicionado (que a reduz em até 20%) e já dispensou viagens com destinos mais distantes, tipo Campinas, porque seu Leaf não anda muito mais que 100 quilômetros sem precisar de nova recarga.

"Até Santos já deu para ir, porque eu aproveitei a descida de serra para regenerar a energia e porque tenho amigos que me deixaram recarregar o carro na casa deles antes de voltar", rememora.
Acervo pessoal
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Tela central do Prius dá acesso a informações detalhadas de consumo e autonomia
Carros élétricos no Brasil - Página 11 X Nessa ida ao litoral, Nunes precisou apelar a uma recarga lenta, que pode ser feita em qualquer tomada, mediante uso de um adaptador. O problema é o tempo que ela dura -- até oito horas. "Aproveitei esse intervalo para descansar e passear", conta.

Há ainda a opção de recargas rápidas, que podem ser feitas em cinco concessionárias da Nissan. Nossa reportagem foi até uma delas com Nunes, na avenida Alcântara Machado, e lá encontrou outro Leaf, de Jeferson Carlos Gelio. "Você tem que se programar sempre, senão fica na mão. Conheço gente que ficou sem bateria no meio da rua e, quando isso acontece, não tem jeito: só sai dali com guincho", enfatiza o também taxista.

Como os módulos das baterias são posicionados sob a carroceria -- repare como os assentos desses carros ficam sempre mais altos que a média --, a altura do assoalho em relação ao solo é sensivelmente mais baixa. Por isso, é bom não abusar em vias ou terrenos muito irregulares.
Leonardo Felix/UOL
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João Paulo Posa trocou um Renault Logan novinho para trabalhar com um híbrido
Carros élétricos no Brasil - Página 11 X SILÊNCIO
A ausência de ronco de motor nos automóveis híbridos e elétricos também chamou a atenção dos motoristas. "Foi estranho ligar o carro pela primeira vez e não ouvir barulho nenhum", relembra o professor universitário Eduardo Pellanda.

Se o silêncio espanta os proprietários, o que dizer dos passageiros que estão tomando um táxi desse tipo pela primeira vez? "Muitos se impressionam com a falta de ruído, e aí começam a fazer várias perguntas. Já peguei passageiros que queriam só dar uma volta para ver como é", narra Nunes. Quando se trata do Prius, a principal dúvida é "como a bateria fica sempre cheia sem precisar recarregar", de acordo com João Paulo Posa.

Leonardo Felix/UOL
Carros élétricos no Brasil - Página 11 Cada-tira-da-arvore-no-painel-digital-do-nissan-leaf-e-preenchida-em-uma-frenagem-regenerativa-completado-o-desenho-uma-nova-carga-de-energia-e-enviada-ao-motor-eletrico-1423774478916_300x200
Cada frenagem regenerativa preenche uma tira da "árvore" que aparece no painel digital do Nissan Leaf (à esquerda na imagem); quando o desenho se completa, uma nova carga de energia é enviada ao motor elétrico
Carros élétricos no Brasil - Página 11 X VIDA VERDE
No fim da conversa com UOL Carros, todos os entrevistados chegaram ao mesmo veredicto: ter um híbrido/elétrico vale bem mais a pena do que um automóvel tradicional, mesmo com as limitações que só anos de desenvolvimento dessas tecnologias poderão dirimir.

"Se fosse mais barato, o pessoal compraria mais. Tirando isso, não vejo nenhuma desvantagem", crava João Paulo Posa, taxista do Prius. "Só troco de carro se for por outro híbrido, ou elétrico", garante Eduardo Pellanda, proprietário particular do híbrido da Toyota. "Se tivesse que voltar para um carro normal, estranharia muito", completa José Antonio Nunes.

Nunes, aliás, já estabeleceu uma meta: após 36 anos de praça, vai se aposentar assim que terminar o projeto com o Nissan Leaf -- o contrato de comodato vence em meados deste ano. Só um fato o faria rever sua decisão: "Se renovarem o prazo, dá para ficar mais um pouco, mas só se for para continuar com esse carro", finaliza.

160Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Sáb 14 Fev - 15:30

R8V

R8V
Administrador

Legal!!!

Mas duvido que o TWiZY custaria 200mil- ele tem o preco de um SAndero na EUropa.

161Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Ter 24 Fev - 18:09

KÜLL



BYD vence concorrência para fornecimento de carros elétrico compartilhados no Rio


  • BYD
  • Elétricos
  • Governamental/Legal


24/02/2015
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O consórcio formado por BYD, DirijaJá, PricewaterhouseCoopers, idon e Albino Advogados venceu a licitação promovida pela prefeitura do Rio de Janeiro, cujo objetivo é a implantação de um serviço de compartilhamento de veículos elétricos no município.
O plano é de que a capital fluminense tenha uma frota de 300 carros elétricos da BYD, que provavelmente será o modelo i6, já em testes no Brasil. A parceria público-privada vai instalar pontos de recarga e entrega/retirada dos veículos, sendo que a estimativa é de retirada de 6 a 20 carros por dia das ruas do Rio com o novo sistema.
O projeto completo ainda não foi entregue pelo consórcio, que vai definir os custos e os valores das tarifas. A ideia é integrar o serviço ao sistema de transporte atual do Rio, que é composto por barcas, trens, ônibus e metrô.
A BYD pretende fabricar ônibus elétricos e baterias de fosfato de ferro em Campinas/SP, mas vai vender o monovolume i6 no mercado nacional. A empresa também vai fornecer o modelo para a empresa DirijaJá, que paralelamente ao contrato com a prefeitura do Rio, vai criar seu próprio serviço de car sharing com carros próprios e de particulares.
[Fonte: Estadão]

162Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Qua 25 Fev - 22:49

R8V

R8V
Administrador

A passos de tartaruga, mas aos poucos o eletrico vem...

163Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Qui 26 Fev - 14:38

Grilo

Grilo
Administrador

Tinham que ter imposto um carro mais prático para o dia-a-dia da cidade. Afinal, quem vai utilizar o carro compartilhado, definitivamente não vai usa-lo para viagens e apenas para pequenas distâncias no perímetro urbano. O ideal seria que fosse, no máximo, um ZOE.

http://www.autouniverso.com.br

164Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Sex 13 Mar - 12:03

KÜLL



BYD reforça proposta de carro elétrico para Campinas com entrega do modelo e6


  • BYD
  • Elétricos
  • Governamental/Legal
  • Hatches


12/03/2015
Carros élétricos no Brasil - Página 11 Byd-e6-eco.jpg.pagespeed.ce.Iv85bupPmzG3fgzm2ke7
A chinesa BYD reforçou a proposta de oferecer carros elétricos para taxistas por um aluguel mensal, entregando uma unidade do modelo e6 para a prefeitura de Campinas, interior de São Paulo.
A empresa chinesa está investindo R$ 250 milhões na cidade para construção de uma fábrica de ônibus e chassis elétricos, bem como baterias de fosfato de ferro, tecnologia desenvolvida internamente. A planta vai gerar 450 empregos diretos. O ônibus – conhecido como K9 no exterior – tem autonomia entre 250 e 320 km.
O BYD e6 é um monovolume com baterias cuja autonomia chega a 300 km. O modelo pode percorrer essa distância com custo estimado em apenas R$ 12,00. O veículo leva cinco passageiros e tem porta-malas com 450 litros.
O objetivo é incentivar a substituição de carros com motor a combustão na frota de táxis de Campinas pelo elétrico BYD e6, que será oferecido aos profissionais através de um aluguel mensal. A ideia é que eles paguem apenas pela economia proporcionada pelo veículo em comparação aos automóveis tradicionais.

165Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Sex 13 Mar - 17:04

R8V

R8V
Administrador

Ótimo, mas terá estrutura para recarga?

166Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Sex 13 Mar - 17:50

KÜLL



R8V escreveu:Ótimo, mas terá estrutura para recarga?

Não sei se Campinas tem algum programa, mas o mero oferecimento do produto, não deixa de ser um incentivo.

167Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Ter 24 Mar - 18:35

KÜLL



Toyota produzirá híbrido Prius no Brasil em 2018, diz jornal japonês
Comentários 1

Do UOL, em São Paulo (SP)
Com Reuters
24/03/201516h09


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  • Murilo Góes/UOL
    Carros élétricos no Brasil - Página 11 Toyota-prius-1423842509724_615x300
    Atualmente importado do Japão, Prius custa R$ 114.350 com todos os impostos

A Toyota planeja fabricar o híbrido Prius no Brasil a partir de 2018. A informação foi publicada nesta terça-feira (24) pelo jornal japonês Nikkei.
Segundo a publicação, a quarta geração do modelo deverá ser produzida no país para livrar a montadora dos atuais impostos de importação, permitindo que o Prius possa ser oferecido a um preço mais baixo. Lançada em 2013 por aqui, a terceira geração custa cerca de R$ 120 mil e emplacou somente 400 unidades desde então.
A reportagem do Nikkei afirma que a Toyota do Brasil negocia diretamente com os governo federal e paulista sobre a possibilidade. Segundo uma fonte da Toyota no Japão, a empresa começará a elaborar planos detalhados sobre a produção do Prius tão logo as conversas sejam concluídas. A ideia, por enquanto, é usar a sede de São Bernardo do Campo (SP) para montar cerca de 1,5 mil veículos por ano por meio de kits importados pré-montados (CKD). Para abrir espaço na fábrica, a empresa pode transferir a produção da Hilux para a Argentina.
Consultada, a Toyota do Brasil reconhece a reportagem da publicação japonesa, mas afirma que nenhuma decisão foi tomada.
Leonardo Felix/UOL
Carros élétricos no Brasil - Página 11 Toyota-prius-taxi-de-joao-paulo-posa-1423776297150_615x300
Toyota Prius tem feito sucesso entre taxistas devido ao baixo consumo de combustível
Carros élétricos no Brasil - Página 11 X

O que é híbrido?

Um carro híbrido é aquele que combina dois tipos de energia para sua propulsão -- por exemplo, um automóvel que possui um motor a combustão interna e um elétrico. O princípio básico é fazer com que o motor movido a eletricidade reduza o esforço do motor a combustão, diminuindo os níveis de consumo e de emissões.
O Prius segue este princípio. Ele une um motor 1.8 a gasolina a um motor elétrico, que juntos são capazes de render a força de um propusor tradicional de 2,4 litros. A energia gerada pelos freios é responsável por regarregar a bateria do motor elétrico, dispensando o uso de recarregadores de tomada.
São 98 cv e 14,5 kgfm de torque do motor a combustão e mais 40 cv e 21,1 kgfm do motor elétrico (que, combinados, geram 138 cv e 35,6 kgfm) puxados por um câmbio CVT. O consumo, segundo dados do Inmetro, é de 15,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada (gasolina).

Futuro melhor

Embora as condições econômicas atuais sejam um empecilho, a Toyota acredita que a demanda por um modelo híbrido com preço em conta deve crescer no médio e longo prazos, com motoristas mais conscientes e governos impondo normas ambientais mais rigorosas.

Desde o lançamento mundial, em 1997, o Prius virou garoto-propaganda de híbridos e dominou mercados na América do Norte, China e Europa. As vendas globais somaram 428 mil em 2014. A Toyota ainda produz a maioria dos Prius no Japão, mas também tem bases na China e Tailândia.

168Carros élétricos no Brasil - Página 11 Empty Re: Carros élétricos no Brasil Ter 24 Mar - 22:26

Grilo

Grilo
Administrador

É outra promessa eterna no nosso mercado. Infelizmente, só acredito vendo.

http://www.autouniverso.com.br

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