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Carros élétricos no Brasil

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Grilo
pliniodemarco
6 participantes

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1Carros élétricos no Brasil Empty Carros élétricos no Brasil Qui 7 Mar - 11:24

R8V

R8V
Administrador

Depois de ser anunciada a possibilidade de inclusão dos carros híbridos e elétricos no novo regime automotivo https://autouniverso.forumeiros.com/t1284p325-novo-regime-automotivo, temos outra boa notícia: há um projeto de lei que quer obrigar as concessionárias de energia instalem pontos de recarga para os carros elétricos.

Segue notícia abaixo:

Notícia
Brasil pode exigir estações de recarga para veículos elétricos em 2014
Projeto de lei, em um esforço para atrair os fabricantes de automóveis a investir em fábricas locais, prevê que concessionárias de energia instalem estações de recarga para veículos elétricos.
01/03/13
Fonte: Verde Sobre Rodas | cars21.com

De acordo com o Projeto de Lei 4751/12, de autoria dos deputados Heuler Cruvinel (GO) e Onofre Santo Agostini (SC), concessionárias serão obrigadas a instalar pontos de recarga para veículos elétricos em vias públicas e ambientes residências e comerciais. O Projeto de Lei também exige que os órgãos federais para definir as normas técnicas para esses pontos de carregamento, considerando as constantes mudanças tecnológicas no setor.

Cruvinel e Onofre afirmaram que o objetivo é atualizar o mercado brasileiro com as mudanças do setor de transporte urbano, principalmente em uma iniciativa tão importante como a do carro elétrico, que trará melhorias para o meio ambiente com a redução da emissão de gás carbônico.

"Acredito que o legislador deve ter um papel importante no incentivo desse importante e promissor mercado que visa aprimorar o uso da energia ecologicamente correta", disse Cruvinel.

Para Onofre, outro fator importante que o texto trará é a questão de segurança energética, com a consequente diminuição da exploração do petróleo e seus derivados. O parlamentar afirmou que as empresas concessionárias do serviço de energia elétrica serão as responsáveis pela instalação dos pontos de recarga.

"Com as mudanças no setor de energia do país, a criação de um mercado cada vez mais forte de veículos elétricos ou híbridos é viável. O Brasil, como um dos quatro maiores mercados consumidores e produtores de veículos, não pode se eximir desse grande mercado em potencial. Ninguém vai investir se não há a obrigatoriedade da criação desta infraestrutura", concluiu o parlamentar catarinense.

Na justificativa do projeto, os dois autores utilizaram exemplos já adotados na Suíça, França, Reino Unido e na Califórnia, onde as autoridades implementaram medidas para ajudar a mudança tecnológica no setor de transporte em áreas urbanas. Outras razões que justificam o projeto são de que ele vai garantir que o Brasil não fique para trás do resto do mundo na implementação de novas tecnologias no transporte urbano, bem como na redução do impacto ambiental causado pelas emissões de gases poluentes proveninetes da queima de combustíveis fósseis.

A proposta em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Minas e Energia, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser encaminhada para o Senado, o que pode acontecer até o final do ano.

Fonte:http://www.abve.org.br/destaques/2013/destaque13005.asp

Fabiano

Fabiano

Realmente isso vai ajudar, ainda que eu descofie dessas obrigações, mas é valido, tomara que se adote um padrão de conexão para os carros e tomadas para o mesmo, agora, se não ouver investimento initerrupto para aumentar a capacidade de geração de energia e armazenamento, podemos ter blecautes pelo exesso de consumo por parte dos carros, pra mim os carros eletricos ja deveriam vir com tetos todos com placas foto-voltaicas desde os modelos iniciais, isso ajuda a diminuir a dependencia de fontes variadas como hidreletricas e outras que ainda utilizam fontes fosseis.

http://www.oticainova.com.br

pliniodemarco

pliniodemarco

O Brasil tem que agir logo e fazer com que o sistema todo seja padrão, assim como é o bocal do tanque de combustível dos carros atuais.

http://www.tigrao.info

R8V

R8V
Administrador

Por isso que achei interessante a iniciativa.

KÜLL



Campinas vai ter 100 pontos de recarga para carros elétricos


  • Elétricos
  • Mercado


por Ricardo de Oliveira - 05/09/2013

16 154
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Campinas já possui iniciativas em prol da redução da poluição urbana, especialmente com o uso de ônibus do transporte público movidos por biodiesel. Sede de pelo menos duas importantes concessionárias de energia elétrica (CPFL e Elektro), a maior cidade paulista fora da Grande SP também vai inovar no campo dos carros elétricos.
A CPFL – que é quem de fato opera a distribuição de energia na Grande Campinas – vai criar uma rede de pontos de recarga para carros elétricos e híbridos plug-in na cidade. Os equipamentos serão feitos pela Renault e importados da França, conforme parceria estabelecida entre as duas empresas recentemente.
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A rede vai proporcionar a engenheiros e técnicos uma melhor avaliação do impacto do consumo de energia dos carros elétricos junto ao sistema de distribuição local. Serão investidos R$ 6,5 milhões até o final de 2013. Uma frota de 50 veículos da Renault – Zoe, Fluence ZE e Kangoo ZE – serão utilizados por um pool de empresas participantes.
Até agora, a CPFL adquiriu três unidades da Renault – um de cada modelo citado acima – e no caso do Zoe, um compacto baseado no Novo Clio, o custo para carga completa varia entre R$ 7 e R$ 8, podendo assim garantir autonomia de até 210 km. O veículo custa € 22.000 (em torno de R$ 68.000) e chega aqui por R$ 215.000 por causa da pesada carga tributária que incide sobre os elétricos.
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Em 2014, o governo deverá atender à reivindicação da Anfavea quanto à isenção de IPI e cotas para importação deste tipo de veículo. Só então, os preços deverão cair para menos de R$ 100.000. A ideia é efetivar o carro elétrico no país até 2017, sendo que após passarão a ser feitos aqui. A entidade diz que um Nissan Leaf feito no Brasil poderia custar R$ 70.000!
[Fonte: Info]

R8V

R8V
Administrador

É uma ótima iniciativa!

KÜLL



Renault Twizy será produzido no Brasil
Publicado em 04-10-13 às 09h09 por Car and DriverCOMENTE!

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Marca montará elétrico com Itaipu Binacional. Anúncio oficial será dia 7




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Carros élétricos no Brasil Renault_Twizy
A Renault vai lançar o Twizy no Brasil, em parceria com a Itaipu Binacional. Detalhes sobre como preço, data de lançamento e como vai funcionar a montagem do compacto de dois lugares serão revelados no dia 7 de outubro.
Há tempos que a Renault tenta trazer sua linha elétrica ao Brasil, inclusive medindo o interesse dos brasileiros pelo Twitter e Facebook. Tanto o Twizy quanto o Fluence ZE foram apresentados à mídia em junho de 2012 e a Renault exibiu o Fluence ZE no seu estande no Salão do Automóvel do mesmo ano. Na época, a fabricante francesa culpava a falta de incentivos fiscais.
Carros élétricos no Brasil OLP_1040_1
Um híbrido de carro, moto e quadriciclo, o Twizy tem apenas dois lugares, pesa 450 kg e mede 2,33 m de comprimento. Seu motor gera 20 cv, suficientes para levar o Twizy até a velocidade máxima, limitada em 80 km/h. A autonomia é de 200 km. O elétrico é o xodó da Renault, com diversas versões especiais, como o Twizy Freddie Mercury, Twizy Macaron e o Twizy RS F1.




COMENTÁRIOS: Acho que seria melhor um modelo mais convencional.

KÜLL



Renault Twizy será produzido no Brasil

Categorias: fabrica-brasil , Renault , Renault-Twizy 14 Comentários


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A Renault do Brasil anunciará, na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, a produção no Brasil do seu modelo compacto elétrico Twizy.

Carros élétricos no Brasil Renault-Twizy+(4)

A produção brasileira é resultado de uma parceira de cooperação entre a montadora francesa e a Itaipu Binacional.


Carros élétricos no Brasil Renault-Twizy-interior+(1)

O presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, fará o anúncio conjunto com o diretor da Itaipu, Miguel Samek.

Carros élétricos no Brasil Renault-Twizy-interior+(2)

O Renault Twizy é um modelo compacto, com 2,32 metros de comprimento, com capacidade para levar dois passageiros, impulsionado por um motor elétrico de 20 cv e com autonomia de 97 quilômetros.
Fonte: Jornal do Carro

Fabiano

Fabiano

Putz, que tiro no pé....Vão vender onde isso, campos de golfe? 

Seria prudente eles colocarem carros mesmo para serem utilizados sendo eletricos, dai vão querer cobrar 50 mil num carrinho de golfe e depois vai ficar mais da metade encalhado, vão odiar o carro e dai se forma uma opinião errada dos carros eletricos.

Sério, to decepcionado.....

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

QUERO UM!!!!!!!!!!!

Resta aguardar o anúncio oficial para saber quando e por quanto.

Seria melhor um carro ,digamos hummmm, normal? Talvez, mas e o custo?

Penso que resolveram iniciar os carros elétricos com ele em razão do preço, calculo que ele vai custar até 40 mil- já um Leaf custaria 160.

Então, o que realmente importa é dar o pontapé inicial na produção de carros elétricos.

Aliás, pela legislação brasileira, ele seria enquadrado como quadriciclo, o que exige carteira "B" e capacete. Vamos ver como fica essa questão.

Fabiano

Fabiano

Categoria B é para veiculos até 3.500kg, capacete seria para motociclos e quadriciclos não podem rodar no Brasil por não possuirem cinto de segurança por serem enquadrados como veiculos de 4 rodas, neste caso creio que o Twizy vai ter o cinto de segurança e possa ser enquadrado como veiculo mesmo, sem uso de capacete....

Provavelmente não vão oferece o carro sem as portas e vidros/acrilicos nas mesmas, a legislação é bem superficial sobre um carro como o twizy, eu espero que não permitam que esse carro rode em rodovias....

Eu não creio que ele fique abaixo de 50 mil reais....

http://www.oticainova.com.br

12Carros élétricos no Brasil Empty Re: Carros élétricos no Brasil Sáb 5 Out - 11:48

R8V

R8V
Administrador

Mas ao mesmo tempo permitem que carros ,literalmente, caindo aos pedaços trafeguem e andem abaixo de 80km/h.

Porém, minha alegria durou pouco...a priori ele rodará dentro da usina. Dia 7 teremos mais detalhes....


04/10/2013 16h05 - atualizado às 16h27 em 04/10/2013
Carros élétricos no Brasil 06976469000RENAULT TWIZY (FOTO: AUTOESPORTE )
A Renault comunicou nesta sexta-feira (4) que montará o elétrico Twizy no Brasil. O modelo será feito em parceria com a Itaipu Binacional. O carrinho terá uma produção pequena e rodará apenas dentro da usina hidrelétrica, no Paraná. A montadora dará mais detalhes sobre a operação na próxima segunda-feira (7).
SAIBA MAIS

  • AUTOESPORTE JÁ ACELEROU O ELÉTRICO TWIZY; CONFIRA A AVALIAÇÃO


 
 
O modelo faz parte da grande investida da Renault em elétricos. Em parceria com a Nissan, a montadora francesa comemorou em julho deste ano a marca de 100 mil veículos elétricos produzidos ao redor do globo. Além do compacto Twizy, a montadora do losango conta com mais três carros com a propulsão verde: Kangoo Z.E, Fluence Z.E, Zoe.
O Twizy já está à venda na Europa. O veículo, de apenas 1,50 metros de altura, comporta apenas duas pessoas. Ele é alimentado por um motor elétrico de 20 cv, tem autonomia para 100 km e alcança velocidade máxima de 80 km/h. 






Fonte:
http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2013/10/renault-ira-montar-eletrico-twizy-no-brasil.html

Grilo

Grilo
Administrador

Ótima notícia.

Acho que a escolha do Twizy é para testar a receptividade. Vai ser muito útil para empresas de vigilancia, shopping, condomínios, cidades pequenas, etc.

Será mesmo que será exclusivo para Itaipu? Nesse caso, nem compensaria a montagem aqui.

http://www.autouniverso.com.br

R8V

R8V
Administrador

Estou ansioso pelo anúncio oficial - que é hoje!

Eles poderiam vender para pessoa física, nem que sob encomenda..

15Carros élétricos no Brasil Empty Re: Carros élétricos no Brasil Ter 29 Out - 23:27

KÜLL



Frota da Fedex no Brasil terá Kangoo elétrico
Comente
Joel Leite
29/10/2013 18:35





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Carros élétricos no Brasil Renault-kangoo-ze-1
– Seis unidades do utilitário Renault passarão a fazer entregas em São Paulo e Rio
– Empresa já tem 615 carros elétricos e híbridos na sua frota mundial
A Fedex Express vai integrar os primeiros veículos elétricos à sua frota a partir de janeiro de 2014, carros com capacidade para 650 quilos e autonomia de 120 km e que vão fazer as rotas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Os seis carros elétricos que farão parte da frota da empresa são da Renault, o Kangoo Maxi Z.E, o primeiro furgão 100% elétrico. Tem 2,4 m³ a 4,6 m³ de capacidade de carga. O Kangoo elétrico já vendeu 10 mil unidades em vários países.
“É uma oportunidade para avaliarmos a viabilidade do uso do carro elétrico no Brasil e faz parte de nosso empenho para encontrar soluções de transporte mais limpas, menos poluentes e mais eficientes. É também uma iniciativa que pode incentivar outras empresas a introduzirem esse tipo de veículo em suas frotas'', disse Mike Murkowski, vice-presidente da  Fedex Express para a América do Sul.
A introdução de veículos elétricos na operação brasileira é parte da Earthsmart, plataforma mundial de sustentabilidade da FedEx, desenhada para conduzir o compromisso ambiental nas comunidades onde atua.
Outra ação da EarthSmart  presente no mercado brasileiro desde 2012, é o uso de envelopes produzidos com material 100% reciclado e emissão zero de carbono.
A Fedex tem 161 carros elétricos e 365 híbridos em serviço nos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão e China, e vai fechar 2013 com 615 unidades.

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