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NOTAS INTERESSANTES

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811NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 11 Ago - 18:21

KÜLL



Novo motor Fiat GSE: 109 cv no Uno de 1,3 litro
11/08/2016

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 De-Carro-por-Ai-2016

Família com três e quatro cilindros estreia em breve com ênfase nas baixas rotações; Uno retocado é o primeiro a receber


FCA, por sua marca Fiat, corre nos últimos retoques na evolução do Uno, a versão GSE — sigla de Global Small Engine, nova geração mundial de motores de pequena cilindrada. Começa com duas versões: três cilindros, 1,0 litro e projetados 80 cv, com curva de melhor torque na categoria — grosso modo, torque move o carro nas cidades —, e quatro cilindros, 1,3 litro e a surpreendente potência de 109 cv (novo Chevrolet Onix com motor 1,4 gera 106 cv, e VW Gol 1,6 de oito válvulas, 104 cv. São 83,8 cv por litro de potência específica.

É pacote de renovação e, como ouvi, o Carlos Eugênio Dutra, diretor comercial, quebrou o cofrinho. Na prática, explica investimentos para agregar a maior quantidade de itens diferenciativos. Além da mudança na frente, perdendo os três furinhos na parte central, terá grade comportada, com elementos lembrando a colmeia dos antigos radiadores. Para-lamas, para-choques e grupo óptico também mudam. Dentro, alteração nas em cores, tecidos e possivelmente o painel do Grand Siena.

Parte operacional lidera. Além dos novos motores, intensa agregação de equipamentos eletrônicos para melhorar conforto, como controle elétrico de vidros para as quatro portas e central multimídia. E desempenho, onde lidera a direção elétrica para reduzir consumo; parada/partida automática, controle eletrônico de estabilidade, assistente de saída em rampa. Trará efeito positivo na transmissão automatizada Dualogic.

Na prática, a Fiat crê na expansão deste segmento e quer tornar seus produtos os de maior conteúdo e conforto, assim como em desempenho e economia. Em paralelo criar distância do Mobi, forçando-o a assumir a liderança de vendas na marca.

Motores à parte

Nesta fase da indústria automobilística, quando advogados, burocratas e ecologistas se uniram para reduzir níveis de consumo e emissões, há revolução tecnológica nos motores. Intensa utilização de alumínio, redução de peso nas peças, de atrito entre elas, otimização do ciclo energético. Na verdade do balcão, menos emissões, menos consumo, sem letargia.

A nova família GSE muda parâmetros, mas conviverá por uns três anos com os então revolucionários motores Fire dos anos 80. Pessoal da Fiat relata com orgulho técnico as conquistas feitas na primeira geração. O projeto, dizem, tem engenharia humana, entenda-se engenhosidade: praticamente começou do zero, sem ser evolução dos motores em produção.

Muitas mudanças. Alumínio no bloco, cabeçote e cárter; corrente de acionamento do eixo comando de válvulas, abandonando a correia dentada; virabrequim defasado; câmaras de combustão tidas como as melhores do mundo. Neste primeiro degrau a combinação cilindrada x potência x torque x rendimento do automóvel x economia x emissões tem os melhores resultados.

Parte de três cilindros/1,0, e adição de cilindro com idênticas medidas — e bielas, pistões, anéis, bronzinas comuns — cria o 1,3 contendo custos. Nesta direção despreza o uso de quatro válvulas por cilindro, o duplo comando e o Multi Air, revolucionária patente Fiat, atendo-se ao centenário arranjo de apenas duas válvulas por cilindro. Porém, com certeza, na próxima evolução, mais oito válvulas e 1,4 turbo.

L200 Triton Sport, nova picape Mitsubishi

Precedida por informações desencontradas (seria importada; apresentação no Salão do Automóvel), HPE, representante da Mitsubishi no Brasil, fez pré-divulgação do novo modelo. Vendas, entretanto, apenas em outubro.

Construída em Catalão, GO, totalmente nova, mudança em chassis, medidas — está mais curta e com menor distância entre eixos —, novo motor de 2,4 litros de alumínio, mantendo características como comando variável para válvulas. Três versões: HPE Top; HPE; GLS. Sob o ponto de vista de Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento, é evolução da família anterior, mantida em produção, com muita aptidão fora de estrada. Novo motor produz 190 cv e importantes 43,8 m.kgf em torque.

Esteticamente é novo produto, com nova administração do espaço interno para habitabilidade e maior inclinação do encosto do banco traseiro, apesar da redução das dimensões. Dentro, equipamentos de segurança, assistentes de freio e estabilidade; sistema de partida em subidas e interessante adjutório para controlar derrapagens quando tracionando reboque.

Versão GLS usa caixa manual de seis marchas e o controle para engatar a tração das 4 rodas é feminina rodinha no console ligada a infinidade de fios, terminais, sensores, conexões. Saudades da lógica do Dr. Gurgel — João Augusto Conrado do Amaral Gurgel —, da fábrica com seu nome: peça que o carro não tem, não quebra. Nesta via os japoneses andam na contramão.

Em infodiversão, tela com 17,5 cm para controle de computador, som, navegação. Preços de R$ 132 mil a R$ 175 mil.

Demandada, a assessoria de relacionamento com a imprensa não informou quantas velocidades tem a transmissão automática. E por que as versão antiga Savana com transmissão manual custa mais ante nova versão GLS, igualmente manual?


Roda a Roda

Situação – Notícias sobre a possibilidade de venda do colosso Magneti Marelli à coreana Samsung fez ações da FCA saltar quase 10%. Partes não comentam, mas a de olhos puxados quer usar áreas de iluminação/técnica e entretenimento para aumentar presença mundial. A de olhos vivos, quitar os volumosos empréstimos com vencimento em 2019.

Disputa – Grupo Volkswagen superou grupo Toyota no primeiro semestre: vendeu 5,120 milhões de automóveis e comerciais leves contra 5 milhões. Disputa vinha acirrada, mas o Dieselgate — emissões superiores ao limite legal — diminuiu as vendas. Neste ano, entretanto, parece haver consciência do público de o problema não afetar características dos produtos e confiança na marca. Toyota teve problemas com fornecimento de autopeças, causados por terremoto.

Charme – Mais charmoso dos encontros de veículos antigos, o Pebble Beach Concours d’Élegance terá nova edição dia 21. Dentre atrações paralelas, BMW exporá veículos mais caracterizadores de seu século de atividades. Dentre BMW Isetta 300, dois exemplares de 328 pré-guerra, participantes de Mille Miglia e 24 Heures du Mans, o 3/15 DA2, primeiro dos automóveis BMW, e os Art Cars pintados por Alexander Calder e Jeff Koons.

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 BMW-507-Elvis-Presley-340x226

Elvis – BMW aposta no 507 ex-Elvis Presley como maior atração ao seu pedaço de gramado. Esportivo de contadas unidades, foi comprado pelo Rei do Rock quando servia ao Exército na Alemanha após ter vencido prova no circuito francês de Linas-Monthléry, conduzido por Hans Stuck. Elvis comprou, trocou o tom Branco Pena por Vermelho Alfa; vendeu-o; e o 507 cumpriu período de corridas e sumiu. Agora, restaurado pela BMW, será atração maior de sua exposição junto aos antigos.

Retomada – Acreditando nos sinais de retomada econômica da área do Mercosul, José Luiz Gandini, nº 1 da operação Kia no Brasil, anunciou reiniciar produção do caminhão Bongo por sua filial Kia Motors de Uruguay. Medida antecipa em um mês planos iniciais, e coincide com inauguração de amplas e imponentes instalações para gestão e assistência da marca no vizinho país. Lá responde por 3% das vendas.

Aliás – Kia teve em julho o melhor mês de vendas com chegada do novo Sportage. Alegria de pobre dura pouco: cota de importação sem pagar 30 pontos percentuais sobre IPI é 400 carros/mês — inferior à demanda. Empresa solicitou tal redução ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas a pretensão não anda.

Não vem – Diretoria da FCA viu e gostou da projeção no desenho da picape Toro, para transformá-la em utilitário esporte. Apenas gostou. Para afastar palpitologia sobre tal lançamento, declara não o fará. Não concorreria com próximo lançamento, Jeep Compass, de dimensões e confortos superiores ao Renegade. Usa plataforma deste e da Toro.

Enfim – Gostas do Chevrolet Classic? Corra. O mais antigo GM em nosso mercado parou de ser importado da Argentina.

De volta – Mudanças na Ford e promoções aumentaram vendas em 18% em julho – 17.396 veículos. Na relação de concorrentes marcou 9,6% do mercado, e volta à quarta posição, mítica referência.

Razão – Empresa inverteu executivos, pinçou Antônio Baltar de caminhões para automóveis, mudou de presidente, e missão de Lyle Watters é resgatar lucratividade até o final do ano. Ford vem perdendo dinheiro na América Latina.

Promoção – Chery Brasil em campanha limpa-pátio: é a Trust Share, ação na matriz para comemorar 5 milhões de unidades. Dá desconto de R$ 6 mil para modelos Celer Hatch e Sedan. Vale até o fim do mês.

Situação – Apesar do crescente número de venda de carros novos, mercado dos EUA aumentou média de consumo. Coisa pouca, 1% entre junho e julho. Muita, entretanto, quando se vê o gasto médio: 11,3 km/litro. Apesar dos banheirões, dos motores grandes, das enormes picapes e SUVs, em economia superam nossa frota de quatro cilindros.

Portátil – Autoprotection Titanium, para limpar e cristalizar a pintura de veículos, ganhou versão com 300 ml, para ser carregado no porta luvas. Titânio na composição, permite cristalizá-la. Custa R$ 99; tubo para três aplicações.

Mudança – Tracbel, distribuidora Volvo em parte do Nordeste, assumiu Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Venderá portfólio Volvo para trabalho: caminhões, chassis para ônibus, equipamentos para construção, motores marítimos e industriais Volvo Penta. Representante anterior, Apavel centrará no Ceará, Maranhão e Piauí.

Apoio – Para melhorar assistência técnica, Cummins Brasil em acordo com DCCO, distribuidora para o Centro Oeste, implantou Centro de Treinamento em Goiânia. Quer levar conhecimento a mecânicos do interior.

Cobaias – Centro de Engenharia de Conforto da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para a Boeing recruta voluntários para testes de conforto em voos. Avaliação estática, em réplica de cabine com 30 assentos, em câmara de pressão – um mock-up. Avaliação início de setembro. Interessado? E-mail para conforto@usp.br. Resultados servirão a companhias operando Boeings. Não é o caso da Latam, hoje detentora dos menores espaços interfileiras.

Gente – Gislaine Matano,41, academicamente lastreada, mudança. Nova gerente de marketing e comunicação da Triumph Motocicletas. / Carlos Tavares, engenheiro com MBA em marketing, novo diretor de peças DAF, Paccar e TRP, do grupo Paccar. Antes era diretor comercial e de engenharia da Lifan.

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 SelecTrucks-340x226

SelecTrucks, Mercedes inova nos usados

Mercado estável e movimento anual de 300 mil unidades, instigaram Mercedes-Benz a implantar no Brasil a SelecTrucks. Negócio é de receber usados de qualquer marca ou ano na compra dos novos Mercedes, e revendê-los com cuidados adicionais, garantia de procedência, revisão, garantia de até um ano, pagamento em 12 meses. Um diferencial no mercado brasileiro, resume Roberto Leocini, VP da Mercedes.

Sistema existe na Alemanha e na África do Sul, e acelera no Brasil. Começou em Mauá, SP, maior mercado de caminhões usados, à média de um negócio/dia, dobrando em junho. Resultados levaram a instalar outra unidade do SelecTrucks em Betim, MG, e expandirá: próxima em Curitiba, PR.

Negócio se amplia: gera venda do 0Km; a venda do usado; e o momento econômico do país outro desdobramento: empresas formando frota de usados adquiridos no SelecTrucks.

Não é transação comum, com o proprietário de caminhão usado, levando-o ao concessionário Mercedes-Benz para ser avaliado, combinando como paga a diferença para o novo. Transação inicia da mesma forma: o interessado vai ao concessionário, e a mudança é que este não compra nem recebe o caminhão como entrada, mas contata o SelecTrucks, e este manda avaliar o caminhão por empresa especializada. Feito o negócio, o SelecTrucks paga ao concessionário, e o interessado ajusta a diferença.

Revisados, caminhões de todas as marcas são vendidas pelo SelecTrucks, e o novo modelo de negócio implementa renovação de frota; troca de usados por menos usados; e até renovação de frota por outra menos rodada.

Os serviços disponíveis nos Concessionários – atendimento de garantia; peças novas e remanufaturadas, contratos de manutenção, assistência de 24 horas, financiamentos pelo Banco Mercedes-Benz – são disponíveis aos clientes do SelecTruck. Saber mais: www.selectrucks.com.br.

812NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 13 Ago - 14:18

R8V


Administrador

Kia : assim que trouxer os carros pelo Mexico, a situacao da marca melhora.
Nissan : genial!!!!

Quanto a vulnerabilidade, nao sao apenas os modelos da Vw...

813NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 17 Ago - 12:07

KÜLL



Nissan quer aumentar produção na Coreia do Sul para compensar iene alto após Brexit
17/08/2016

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Nissan-rogue-2016-2-700x466

Com a decisão de saída do Reino Unido da União Europeia, a moeda japonesa subiu 20%. Com o iene em alta, as exportações nipônicas ficaram ainda mais prejudicadas.

Pensando em compensar essa desvantagem cambial, a Nissan quer ampliar a produção de veículos na Coreia do Sul, onde possui uma operação através da Renault-Samsung.

Ainda assim, o won sul-coreano subiu 7,4% em comparação com o dólar após o Brexit. A ideia da Nissan é aumentar a produção na Renault-Samsung em 8.000 unidades ao ano.

Apesar de ter sido proibida de vender 125 mil carros na Coreia do Sul, a empresa acredita que sua filial possa dar conta do recado, especialmente para abastecer o mercado americano, onde o Nissan Rogue saltou 14% no primeiro semestre de 2016.

[Fonte: Auto News Europe]

COMENTÁRIOS: Primeiro, isso era algo absolutamente esperado. Segundo, PRODUZIR NA CORÉIA DO SUL, de onde a GM está saindo, ao menos como unidade exportadora, segundo ele, por conta do alto custo de produção lá, ou seja, para mim, outro sinal de que o problema é mesmo interno à GM e não do país em questão.

814NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 17 Ago - 14:14

R8V

R8V
Administrador

A GM nunca aprende....

A Nissan foi proibida de vender 125 mil carros na Coreia? Como assim?

815NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 17 Ago - 16:30

KÜLL



R8V escreveu:A GM nunca aprende....

A Nissan foi proibida de vender 125 mil carros na Coreia? Como assim?


Não me lembro do caso, mas convenhamos, se investir lá para fazer da unidade coreana planta de exportação para a Europa, ganha-se alguma boa vontade com o governo de lá.

816NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 18 Ago - 11:48

KÜLL



Governo pode lançar programa de renovação da frota de veículos em 2017
por Redação — 18 de agosto de 2016

Com a intenção de aquecer a indústria automotiva e manter sua cadeia de empregos no setor, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, disse que pretende desenvolver programa de renovação da frota de veículos no Brasil ao longo dos próximos meses. O objetivo é fazer com que o projeto entre em vigor já em 2017.


A promessa foir feita em evento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que reúne concessionários. De acordo com Pereira, já foram realizadas três reuniões com dirigentes da entidade. A Afavea (associação dos fabricantes) também estaria envolvida. “Estou pessoalmente comprometido com isso”, disse.

Os incentivos seriam estatais, com intervenção indireta para motivar a troca de carros usados por novos.

COMENTÁRIOS: Acabaria sendo apenas outra "antecipação de compra". Como o pessoal já está endividado e, portanto, escaldado, sinceramente, não acho que vá funcionar.

817NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 18 Ago - 11:59

KÜLL



Procura por carro 1.0 despenca na crise; é o fim dos "milzinho"? 20
Fernando Calmon
Colunista do UOL
17/08/2016 15h35

A atual crise do mercado brasileiro levou a mudanças no comportamento dos consumidores. Para a maioria dos analistas o grau de exigência dos compradores aumentou e o tempo dos carros básicos (também chamados de "pelados") terminou. Pode não ser bem assim.

Atualmente quase todos os modelos vendidos ao cliente final (varejo) têm ar-condicionado. Tal fenômeno se explica pelo clima do país, as horas passadas em congestionamentos e, em especial, o poder aquisitivo de quem conseguiu manter sua renda nesses tempos de severa retração econômica, nunca vista antes com esse grau de intensidade em dois anos seguidos.

O chamado tíquete médio de venda subiu mais de 20% no acumulado de quase 24 meses consecutivos de mergulho do mercado. A parcela de pessoas que compravam o primeiro carro zero-quilômetro, depois de anos restrita a modelos usados por força de sua menor renda e da falta de boas condições de financiamento, foi reduzida drasticamente desde 2014.

Houve forte migração para a parte baixa da pirâmide social. Esse, aliás, é um ciclo que se repete. Na crise dos anos 1980, por três vezes seguidas o modelo mais vendido no país foi o Chevrolet Monza, um médio-compacto equivalente hoje a Cruze, Toyota Corolla ou Honda Civic.

Naquela época os modelos de entrada também sofreram forte retração, mas parte desse resultado se deveu a Fusca e Gol terem convivido por seis anos. Agora, apesar de o mercado continuar dominado por modelos compactos, o Corolla já aparece com certa frequência entre os cinco mais vendidos. Não chega a ser uma surpresa.

SUVs tomaram espaço

Outro fenômeno aliado a variações de poder aquisitivo envolve os modelos 1.0. Com o IPI mais baixo desde 1990, os compradores exauridos financeiramente concentraram neles suas preferências, mesmo com potência inadequada para a maioria dos carros da época.

Em 2001 os chamados "carros mil" representaram nada menos do que 70% dos automóveis novos vendidos no Brasil. No ano passado, esse percentual caiu para 34%. Isso ocorreu mesmo com a grande evolução de desempenho e a chegada de motores modernos de três cilindros.

Há, entretanto, o fenômeno de crescimento dos SUVs compactos em que o propulsor de 1 litro de aspiração natural não mostra adequação. Já entre os hatches que oferecem também motores acima de 1 litro, os de menor cilindrada reinam: Uno, 85%; Ka, 84%; Palio, 80%; Gol, 67%; HB20, 65%; Sandero, 65; e Onix, 61%.

Esses compradores preferem adquirir um carro com mais itens de conforto a um preço menor. Trocam potência por equipamentos.

Dá para reagir?

Quando o mercado retornar ao patamar de quatro milhões de unidades anuais (incluídos veículos leves e pesados), que muitos esperam só ocorrer em 2022 ou 2023, podem voltar aqueles que perderam a oportunidade de sair de um modelo usado para um novo.

Economia estabilizada e em crescimento autossustentável, baixa inflação, financiamentos a juros menores e empregos seguros formarão o cenário ideal para atrair compradores de carros básicos. Eles não se importam com rodas de liga leve ou vidros, espelhos e travas elétricos. Talvez abram mão até do ar-condicionado.

O sonho do carro zero-quilômetro poderá recuperar uma oportunidade perdida com tantos erros de gestão econômica nos últimos anos.

Roda Viva
+Correu pelo mundo a notícia de que a Noruega iria banir a comercialização de automóveis com motores de combustão interna a partir de 2025. O governo norueguês acaba de desmentir, informa a agência Reuters. O país continuará a incentivar tecnologias mais limpas até uma substituição natural, sem prazos. Parte de sua grande riqueza vem do petróleo.

+Para atender a legislação de eficiência energética, a GM estendeu ao motor de 1.8 sedã Cobalt as mudanças apresentadas nos 1.0 e 1.4 de Onix/Prisma. Câmbio manual também passou de cinco para seis marchas. Além do ganho de 3 cv (agora, 111 cv) e 0,6 kgfm (para 17,7 kgfm), peso diminuiu em 36 kg. Consumo chega a 15,1 km/l com gasolina (estrada). Preços: R$ 62.190 a 68.990.

+Monovolume Spin, mais alto e pesado, exigiu alterações adicionais. Motor é o mesmo do Cobalt, mas para melhorar consumo a GM adotou controle ativo de entrada de ar ao radiador e outros recursos técnicos. Em estrada com gasolina alcança 13,7 km/l e também nota A pelo Inmetro. Preços subiram em média 2% e vão de R$ 57.990 a 71.990.

+Embora tardio, há agora um projeto de lei no Senado que restringe o uso obrigatório de faróis baixos ou luzes de uso diurno (DRL, sigla em inglês) a vias rurais asfaltadas apenas, excluindo trechos urbanos de rodovias. Por enquanto, as multas urbanas ficam como estão por decisão arbitrária e ilegal do Denatran, que só adicionou ainda mais confusão ao controvertido tema.

+Campanha simpática da área de lubrificantes da Shell para destacar o papel do automóvel na sociedade brasileira. O concurso cultural vai até 26 de setembro e os consumidores devem contar histórias pessoais em que carros são protagonistas centrais. Há três exemplos no site www.shell.com.br/helix-retribua. Os filmes, bem produzidos, merecem ser vistos.

818NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 18 Ago - 12:02

KÜLL



Marcas criam planos mirabolantes para vender na crise; veja cinco5
Fernando Miragaya
Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro (RJ) 18/08/201609h15

Vender é uma arte. Vender em época de desconfiança do mercado e recessão, então, é quase um malabarismo. Tanto que fabricantes e concessionárias têm tentado ser mais ágeis e criativos que aquele carinha com os malabares no semáforo em tempos recentes.

São diversas as estratégias para levar o cliente até a concessionária e convencê-lo a comprar o carro novo. Bônus, descontos, revisões com preços mais baixos, garantia de valorização do usado na troca... Tem até quem prometa bancar as primeiras parcelas do financiamento.

UOL Carros selecionou cinco tipos de promoções para ver qual combina melhor com o seu bolso. Ah, claro: destacamos também os truques e detalhes que ajudarão a entender se aquela oferta é realmente vantajosa. Confira:

Truques para vender em tempos de crise

Hyundai: deixa que eu pago
Você entra na revenda, dá um sinal para a compra de um HB20, mas só vai coçar o bolso novamente daqui a três meses. Essa é a arma da Hyundai, que garante pagar as duas primeiras parcelas do financiamento do veículo. Detalhe é que essa negociação envolve taxa zero de juros. Só que é bom ficar atento: a promoção vale apenas para as versões Comfort Plus, 1.0 e 1.6, e Comfort Style 1.6 do HB20, sempre com câmbio manual. Na compra da Comfort Plus 1.6, por exemplo, que tem preço de R$ 51.405, a fabricante arcará com as duas primeiras parcelas de R$ 499 (cada) e você ficará encarregado das 28 restantes. O problema é que o sinal tem que ser de 70% do valor do caro. No caso da referida simulação, a entrada fica em R$ 35.983. A campanha vai até o fim de agosto.

Fiat e VW: descontos e bônus
A Fiat alardeia descontos de R$ 5 mil para tentar dar uma engrenada nas vendas do Palio. Desta forma, a versão de entrada Attractive 1.0 (ar, vidros dianteiros e travas elétricos, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, chave canivete e computador de bordo) cai de R$ 42.410 para R$ 36.990 na linha 2016/16. O motor é o manjado 1.0 Fire. A promoção também prevê financiamento: com entrada de R$ 19.720 (52%), pode-se dividir o restante em 48 vezes de R$ 559 – taxa de 1,65% a.m. pelo Banco Fiat, com emplacamento grátis. O pulo do gato é que, com o mesmo sinal e somando R$ 95 em cada uma das 48 parcelas (R$ 652) você leva o Palio Attractive 1.4. A versão com motor mais potente também tem bônus de R$ 5 mil, e custa R$ 39.990.Quem também está na onda do bônus é o Fox. O hatch altinho tem abatimento de R$ 4 mil na versão Trendline 1.6 (ar, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos), que passa de R$ 49.330 para R$ 45.330. A Volkswagen adota ainda o Plano Sempre Novo, que prevê entrada baixa, de R$ 13.599 (30%), e saldo em 35 parcelas de R$ 912 – juros de 1,39% a.m. Só fique atento porque, nessa modalidade, a 36ª prestação traz o residual de R$ 13.559.

Citroën: revisões suaves e IPVA grátis
Os carros da Citroën geralmente se destacam pelo desenho arrojado, acabamento caprichado e desempenho entusiasmante. Mas quem teve um sempre se preocupa com o pós-venda. Para mudar a fama de manutenção cara, a marca ataca com a revisão com preço fixo e que, pelas contas do marketing da fabricante, custa R$ 1 por dia. Assim, as três primeiras revisões do C3 (10.000, 20.000 e 30.000 km) custam R$ 365 cada. As demais, porém, desafiam a aritmética da Citroën. As de 40.000 e de 50.000 km, por exemplo, saem por R$ 728, cada, enquanto a de 60.000 km tem preço previsto de R$ 884. O C3 parte de R$ 46.490 na versão Origine com o novo motor 1.2 PureTech 3-cilindros. Você pode até conseguir taxa zero para esse valor, mas aí vai ter de dar sinal de 77% (R$ 36.000) para ter 24 parcelas de R$ 499. Algumas revendas oferecem IPVA e emplacamento grátis.

Toyota: círculo vicioso
A ideia da marca japonesa é agarrar clientes pelo bolso -- e não soltá-los nunca mais. Tanto Etios quanto Corolla agora fazem parte do Ciclo Toyota. O programa funciona assim: o cliente chega com sinal mínimo de 30% e o restante é financiado pelo Banco Toyota em planos de 12 a 36 prestações. Para o Etios X manual, os juros são de 0,99% a.m., enquanto para as outras versões a taxa sobe para 1,29% a.m. No fim do financiamento é que vem a estratégia para segurar o cliente. Afinal, neste plano está prevista uma parcela residual que não pode ultrapassar metade do valor total do veículo comprado. Só que este residual poderá ser usado na troca por outro Toyota juntamente com o carro usado – as revendas Toyota se comprometem a pagar 85% da tabela Fipe pelo seminovo, no mínimo. Mais uma vez é preciso ficar atento às letras miúdas: só entram nesses os usado que tenham feito as revisões programadas e não rodaram mais de 15.000 km por ano, em média. E o cliente precisa manifestar o desejo de compra nesse sistema 30 dias antes do vencimento da parcela residual. Fizemos uma pesquisa junto às revendas em cima do Etios XS, que custa R$ 49.135. Com entrada de R$ 19.654 (40%), o financiamento fica em 36 prestações de R$ 671. A última parcela residual ficará em 40% também: R$ 19.654.

Ford e Renault: taxa zero
Várias marcas mantêm a velha e eficaz estratégia da taxa zero. A Ford acena com planos para as linhas Ka, Ka+, EcoSport e Fusion. O Ka SE 1.0, por exemplo, que custa iniciais R$ 39.990, pode ser financiado em 18 parcelas de R$ 828 com 0% a.m. Porém, é preciso arcar com sinal de 65% (R$ 25.993,50). Mas não precisa ficar só com as versões básicas. O Renault Sandero Expression 1.6 (ar-condicionado, central multimídia com GPS e sensor de ré) sai por R$ 43.990. A entrada do financiamento com taxa zero é alta, R$ 28.593 (65%), mas o saldo pode ser financiado em 30 parcelas de R$ 522. Logan e Duster também estão no pacote de ofertas desta campanha, chamada Outlet Renault. Lembre-se, contudo, que a taxa de juros pode ser zero, mas há outras alíquotas que entram no negócio. IOF e taxas de abertura de crédito fazem parte de qualquer operação de financiamento.

819NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 18 Ago - 13:21

Grilo

Grilo
Administrador

Todo plano é válido. Achei interessante esse de fidelidade que está surgindo, ainda que muitas vezes abusivo demais nas exigências (como o da Toyota). Um dia espero ver um plano de leasing como o dos EUA.

http://www.autouniverso.com.br

820NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 19 Ago - 14:44

R8V

R8V
Administrador

O plano de renovacao de frota , se bem feito, sera otimo.

Carros 1.0 : com a eficiencia energetica em voga, nao vao sumir. A questao e que motor 1.0 virou sinonimo de carro inferior.

821NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 19 Ago - 17:40

KÜLL



Roberto Nasser |
BIOGRAFIA
DE CARRO POR AÍ
Elegante, econômico, o Citroën C3 PureTech 1.2

Carro tem bom conjunto e resultados expressivos em consumo

Automóvel de entrada na marca, hábil no fugir à tentação do emprego de motor 1.0, nova geração do Citroën C3, dita PureTech, desprezou o motor 1,45 litro, quatro cilindros, nacional, por importado 1.2 tricilíndrico. Conseguiu o melhor da sociedade de consumo, ser chique e econômico.

É elegante em formas e conteúdo, muito agradável de uso, da boa acomodação de motorista, passageiros – se medianos – e cargas, boa fórmula na faixa de preços entre R$ 46.500 e R$ 52,700 na versão Tendance, marcada pelo para brisa extenso, insólito, harmônico à proposta.

Mercado
Motor relança o automóvel, faz esquecer o salto de preços entre a versão anterior e a atual, e o coloca na linha de frente da realidade tecnológica. Hoje, em nome das regras de emissões, consumo e parâmetros a cada dia mais rígidos, tendência de fabricantes de automóveis de menores dimensões e peso é aplicar motores de 3 cilindros. O da PSA, holding das marcas Peugeot, Citroën e DS, tem opção turbo no exterior, mostrando abrir o leque para aplicação em veículos maiores.

Ao usuário forma conjunto muito interessante com resultados expressivos em consumo como hatch de boa aerodinâmica, com Cx, coeficiente de resistência à passagem do ar, em 0,31. Contribui a caixa de marchas, tração frontal, 5 velocidades, com 4ª e 5ª multiplicadas. Mantém-se pioneiro da direção com assistência elétrica apresentada no modelo anterior.

Como automóveis são produto de equação, no caso os resultados são positivos. Avaros cavalos: cruzando a 100 km/h com gasálcool, surpreende ao atingir em torno de 18 km/litro. A 120 km/h supera os 16 km/litro. Nos índices governamentais de consumo entre gasolina e álcool, está na comissão de frente. Novo engenho a gasálcool faz 82 cv a 5.750 rpm, e torque de 12,3 m-kgf a 2.750 rpm. A álcool, salta quase 10%, indo a 90 cv e torque de 13 quilos.

Apesar de discordar, em alguns momentos segui mostrador no painel sugerindo mudar marchas ascendentes ou descendentes, produto da troca de informações entre velocidade, inclinação e torque do motor. Boa ajuda.

No uso é agradável na cidade, ágil para a cilindrada, bem disposto, sem exigir reduções para contornar rotatórias ou passar quebra-molas. Nas estradas de pista simples, nas longas subidas, mostra outra face: se você quiser andar rápido, bote um olho no conta giros e outro na estrada, e estique as marchas.

Em comportamento, direção precisa, estável, freios apenas razoáveis pela economia no empregar discos sólidos frontais e a tambor na traseira.

Números: aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 14s; velocidade final bordeja 180km/h; autonomia surpreendente: capaz de fazer Rio-São Paulo-Rio com único tanque de gasálcool.

Não medi consumo com álcool. Evito utilizá-lo apesar de os números fornecidos indicarem quase 10% em adicionais e importantes cavalos-vapor. Área agricultável nobre, empregada para produzir álcool melhor faria em alimentos, com volume forçando preços menores de comida a quem não tem carro.

NOVIDADE: DUAS NOVAS FÁBRICAS DE AUTOMÓVEIS

Produto curioso, em declínio, prevê eventuais novas marcas apenas com mudança básica de tecnologia mesclando eletrônica e comunicações, como nos previsíveis carros autônomos. Caminho se afunila, marcas se mesclam com outras em nome da sobrevivência – Fiat + Chrysler; Donfeng + PSA; Nissan-Renault + Mitsubishi. Entretanto no continente sul-americano há notícias do surgimento de novas indústrias, na Argentina e no Brasil.

Vejamos: no Brasil pode ser a definição operacional da chinesa Zotye Motors. Como aqui relatado, adquiriu a TAC, fabricante do jipe Stark – sem levar o negócio à frente. Também prometeu implantar outra operação em Goianésia, GO, na produção de veículos elétricos.

Carlos Eduardo Barbosa, diretor para relacionamento com o governo federal, contou à Coluna nova formatação dos planos, concordes com entendimentos com o governo cearense e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Disse, empresa reanimará a TAC, produzindo o jipe Stark para venda ao mercado brasileiro, América Latina e África. Da marca a operação poderá ter dois endereços: em Sobral, reativando reduzida área industrial, e nos arredores do Porto de Pecém, em operação para captar incentivos e vantagens de ZPE – Zona de Processamento de Exportações. Desta, todas as unidades serão enviadas a mercados externos, inicialmente o africano. Do Stark, esclarece o diretor, haverá lançamento da linha 2017 incluindo versão com motor a gasolina, Flex, e dinamização de operações a partir do segundo semestre.

Marca estima aplicação de R$ 130M na operação no Ceará, com característica básica de fazer montagem com partes chinesas e exportar os veículos para América Latina e África.

Atividade principal, esclarece, será em solo goiano, montando modelos Z100 Logic e do elétrico E200, com partes importadas e algumas nacionais.

Argentina
No país vizinho, retorno histórico. Um de seus primeiros fabricantes/montadoras, a Siam/Di Tella, empresa de eletrodomésticos, entre 1959 e 1967 lá produziu automóveis ingleses Riley. Desistiu, ampliou o conglomerado industrial com as marcas Noblex, Atma, Siam, Philco, Sanyo, indústria pesqueira, eletrônica e telecomunicações colocadas sob o nome de Newsan. Recentemente voltou à área da mobilidade com motocicletas elétricas, e surpreendeu o mercado mudando sua razão social para incluir indústria automotriz, como contou o jornal El Cronista. A proposta aprovada pelos acionistas é expandir a liderança, atendendo às demandas da sociedade, em leque amplo: bicicletas, triciclos, motos, automóveis, tratores, caminhões e ônibus.

Não indicou se produtos próprios, aquisição ou representação de produto ou marca já existente, ou entrar de cabeça no virgem mercado dos elétricos.

RODA-A-RODA

Avaliação – Bom sítio argentino Autoblog publicou fotos de protótipos do novo SUV Alfa Romeo, hoje o Projeto 952 e logo a ser chamado Stelvio, em testes nas regiões geladas de seu país. Crê-se apresentação no Salão de Los Angeles, novembro 18-27.
Mais ou menos – Sobre plataforma do Giulia, motor 2.9, biturbo, 510 cv, exige mão de obra dedicada para aproveitar tal cudelaria, não recomenda fazer veículo alto ou bruto.
Mercado – Para concorrer em diferentes segmentos, de Porsche Macam a Audi A5, várias versões, desde motor L4, 2.0 e 300 cv ao poderoso V6, tração simples e nas 4 rodas. Stelvio é instigadora e apertada rota alpina, ao norte da Itália.
Enfim – Carlos Ghosn, CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, informou a Mauricio Macri, presidente da Argentina, aumentar investimentos no país.
O que – Além da produção das novas picapes Renault-Nissan-Mercedes; da família Logan/Duster, deslocada de Curitiba, PR; US$100M para novo produto: Dokker, utilitário simplório e, versão substituta do provecto Kangoo.
Enfim – Land Rover até o fim do ano trocará atuais motores Ford por seus novos, os Ingenium. Começa com diesel moderno, 4 cilindros, 2 litros, 240 cv e impactantes 50 m-kgf de torque. Família terá vertente com gasolina.
Exibição – Unidade de Choque do Estado de São Paulo desfila nos cariocas Jogos Olímpicos e apresentam ao país o israelense Guarder, da Plasan especializada em proteção blindada.
Jogo Duro – Projetado para operações especiais de policiamento; 4x4; blindagem Stanag 3; leva motorista, comandante e 22 soldados, é capaz de ir e voltar em qualquer terreno. Utiliza potentes câmeras captando imagens ópticas e térmicas para orientar o comandante.
Pacote – Protege usuários com sistema de extinguir incêndios, ameaças químicas, biológicas e radioativas, resistindo a bombas sujas e ataques com armas químicas, portando sistemas não letais para dispersar manifestações violentas. Empresa já desenvolveu e entregou mais de 30.000 unidades.
Evolução – Latin NCAP, programa de avaliação de veículos novos para América Latina e Caribe comparou o Novo Palio e o Peugeot 208, incluindo teste de impacto lateral. Os reforços laterais do Fiat permitiram menos intrusão no compartimento de passageiros. O 208, diz o Latin NCAP, não as utiliza.
Renovação – Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, disse no Congresso da Fenabrave – agrupando revendedores, concessionários, distribuidores – país terá plano de Renovação de Frota até o final do ano. Muitos agentes. Combinou com todos?
Curiosidade – Pouco conhecida em sua história no Brasil, DAF, fábrica de caminhões, foi indicada Marca do Ano pela Fenabrave. Resultado é consequência de pesquisa entre todos os revendedores sobre relacionamento com fabricantes.
Sem – Mesmo critério Audi ganhou o prêmio na categoria Automóveis e BMW em motos.
Outro Foco – Constatando 25 mil orelhões praticamente ociosos – médias 2 chamadas/dia –, e 2,7M de usuários sem celular nos ônibus em São Paulo, Festival Red Bull Basement criou nova utilidade.
0800 – Por chamada graciosa centro de informações responde sobre linhas, horários e itinerários no perímetro do orelhão. A iniciativa transforma a ociosidade em ferramenta útil ao cidadão.
Investimento – Mandão dos negócios da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, 85, em união estável com a paulista Fabiana Flosi, 39, produz café premium na estância hidromineral de Amparo, a 140 km de S. Paulo. Investe em qualidade e processos para exportar o Celebrity Coffee.
Sobrevida – Investidores paranaenses deram um tempo, sobrestaram o projeto de passar trator sobre o particular Autódromo de Curitiba, em Pinhais, PR. Aparentemente a época não está boa para incorporação de imóveis em quantidade industrial, como seria o caso. No aguardo, corridas continuarão.
História – Volvo de automóveis comemora os 50 anos do início de produção de seu modelo 144, o primeiro da marca a superar vendas em mais de milhão de unidades, e de estilo europeizado.
Tradição – Decupado, o numeral 144 explica o automóvel. Primeiro algarismo indica série; seguinte número de cilindros do motor; último o de portas.

822NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 20 Ago - 10:54

R8V

R8V
Administrador

O C3/208 1.2 estao me deixando impressionado!

823NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 20 Ago - 22:37

Grilo

Grilo
Administrador

C3 com esse compromisso de economia, conforto e preço merecia estar pelo menos no top 10...

http://www.autouniverso.com.br

824NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Dom 21 Ago - 8:56

Fabiano

Fabiano

Não é somente ai que os franceses tem má imagem, aqui carros da marca são tratados pelos mecânicos como lixo, deu para ver que Fiat é igualmente mau vista, e isso reflete nas vendas de novos e nos usados também.

http://www.oticainova.com.br

825NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 22 Ago - 10:49

KÜLL



Fabiano escreveu:Não é somente ai que os franceses tem má imagem, aqui carros da marca são tratados pelos mecânicos como lixo, deu para ver que Fiat é igualmente mau vista, e isso reflete nas vendas de novos e nos usados também.

Será que não tem também uma boa dose de nacionalismo?

826NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 22 Ago - 11:46

KÜLL



REPÚBLICA DO AUTOMÓVEL POR SERGIO QUINTANILHA22/08/2016
// Por: Sergio Quintanilha

Quem diria: a Hyundai já vende mais carros de passeio do que a Fiat no Brasil
Montadora italiana agora brilha mais com os veículos comerciais, que a mantêm na vice-liderança geral do ranking brasileiro


Hyundai HB20: inovador em seu segmento e bem construído, o coreano deixou lições importantes para as montadoras tradicionais.

Hyundai HB20: inovador em seu segmento e bem construído, o coreano deixou lições importantes para as montadoras tradicionais. ( foto: Divulgação)
Se há um ano alguém apostasse que a Hyundai venderia mais automóveis de passeio do que a Fiat no Brasil, certamente seria considerado maluco. Afinal, em julho de 2015, a montadora italiana acumulava quase 81 mil carros de vantagem sobre a coreana e estava nos calcanhares da líder Chevrolet, perdendo por ínfimas 772 unidades.

Mas aconteceu! O ranking de automóveis de passeio deste ano, com as vendas acumuladas até julho, apontam a Hyundai subindo para a terceira posição (atrás da Chevrolet e da Volkswagen) e a Fiat descendo para quarto.

A diferença é minúscula (apenas 179 carros), mas simbólica. Provavelmente a Fiat vai impor sua rede de concessionários e tradição para recuperar o terceiro lugar. O ranking momentâneo, porém, mostra como a crise mudou a correlação de forças na indústria automobilística. No ranking geral, somando os comerciais leves, a Fiat tem uma confortável segunda posição no ranking (mais de 60 mil carros à frente da Hyundai, que é a quarta).

Isso também revela que a Fiat que conhecemos é outra. Ou está começando a ser. Sua força agora está muito mais concentrada nos carros comerciais do que nos carros de passeio. Claro que, se formos considerar as versões de passeio das picapes Toro (todas) e Strada (algumas), a Fiat ultrapassa de longe a Hyundai – que, aliás, adiou para depois de 2020 o lançamento da picape Santa Cruz (similar à Toro). Mas quem determina a classificação dos veículos como de passeio ou comerciais são os próprios fabricantes – portanto, a análise é válida.

Vamos aos fatos. Entre os carros de passeio, a Fiat é líder de apenas duas categorias: Hatch Médio (Punto) e Station Wagon Médio (Weekend). A liderança do Punto é contestável, pois não tem porte para concorrer com Volkswagen Golf (verdadeiro líder da categoria), Ford Focus, Chevrolet Cruze Hatch, Peugeot 308 e Hyundai i30. O Punto, de fato, deveria aparecer como oitavo colocado da categoria Hatch Pequeno, atrás de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Renault Sandero, VW Fox, Nissan March, Ford Fiesta, Citroën C3 e Peugeot 208.

Quanto à perua Weekend, é líder legítima de sua categoria, mas esse segmento anda tão em baixa que todos os nove modelos à venda no Brasil somaram apenas 6,6 mil unidades. Isso afeta a posição da marca no ranking. E o subcompacto Mobi ainda não deslanchou nas vendas.

Quando olhamos as vendas dos carros comerciais a história é outra. A Fiat está forte como nunca. No ranking por marcas, ela dá um banho em toda a concorrência e acumula quase 35% do segmento. Sua diferença para a Volkswagen, vice-líder, já atinge 33,3 mil carros e vai aumentar.

Das quatro categorias, a Fiat lidera três: Picape Pequena (Strada, com 54%), Picape Grande (Toro, com 24%) e Furgão Pequeno (Fiorino/Doblò, com 84%). Na única categoria que não lidera (Furgão), a Fiat está em terceiro lugar com o Ducato, que tem quase 15% das vendas.

Para que volte a brilhar no ranking de automóveis de passeio como antigamente, a Fiat terá de caprichar na nova geração do Palio, prevista para 2018, com design baseado no novo Tipo italiano. É o carro de maior potencial da Fiat no Brasil. Mas não pode errar. Afinal, o sucesso da Hyundai é reflexo direto do ótimo produto que é o HB20 em todas as suas versões.

FONTE SITE REVISTA ISTO É DINHEIRO desta semana.

827NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 22 Ago - 13:52

Fabiano

Fabiano

KÜLL escreveu:
Fabiano escreveu:Não é somente ai que os franceses tem má imagem, aqui carros da marca são tratados pelos mecânicos como lixo, deu para ver que Fiat é igualmente mau vista, e isso reflete nas vendas de novos e nos usados também.

Será que não tem também uma boa dose de nacionalismo?

Acredito muito nisso também....

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828NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 23 Ago - 15:14

R8V

R8V
Administrador

Concordo com vcs.

Fiat: isso se deve ao fato que a marca se acomodou um pouco.

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