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NOTAS INTERESSANTES

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721NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 16 Jun - 11:56

KÜLL



[size=30]VÍDEO: Jaguar Land Rover inaugura fábrica no Brasil[/size]

16/06/2016




722NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 16 Jun - 21:39

R8V


Administrador

Sera afetou a ponto de ser responsavel pela perda de mercado para a Hyundai?

723NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 Jun - 10:48

KÜLL



Motor do Up! TSI e Jeep Renegade são premiados REI 2016

CATEGORIAS: JEEP-RENEGADE , VOLKSWAGEN-UP-TSI-TURBO 3 COMENTÁRIOS




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A Volkswagen do Brasil recebeu o Prêmio REI 2016, promovido pela revista Automotive Business, na categoria “Powertrain”, com o motor 1.0 TSI. A categoria “Powertrain” abrange motores, sistemas e componentes de powertrain para veículos leves e pesados, desenvolvidos por montadoras ou seus fornecedores. O motor 1.0 TSI da Volkswagen foi eleito por oferecer a alta tecnologia TSI para o segmento de carros compactos, que alia performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.

NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Move-up-TSI%2B%25284%2529
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Produzido em São Carlos (SP), o motor 1.0 TSI foi o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível feito no Brasil. A sigla TSI significa turbocompressor associado com injeção direta de combustível, que permite oferecer potência máxima de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 kgf.m, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. 

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NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Move-up-TSI%2B%25289%2529
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Tratam-se de valores próximos dos entregues por motores maiores. Combinado ao baixo peso do Up! (951 kg), o motor TSI colabora para que o modelo tenha eficiência energética sem precedentes, tendo se consagrado, quando lançado, como o mais econômico entre todos os equipados com motor flexível avaliados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, obtendo a classificação “A”, com a marca de 1,44 MJ/km.

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NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Jeep-Renegade-Trailhawk-1
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O próprio Up! TSI foi finalista categoria “Veículo Leve”, com o modelo up! TSI, mas quem venceu foi o Jeep Renegade, SUV compacto que vem frequentando a lista dos dez automóveis mais vendidos no País e catapultou a Jeep para a nona posição no ranking de marcas com mais emplacamentos.

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NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Jeep-Renegade-Trailhawk-painel
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O Jeep Renegade não deriva de nenhum carro de passeio, e resulta em um estilo bem particular, o que contribuiu para que chame atenção nas ruas. O modelo continua sendo o único de sua categoria com opção de motor diesel (2.0 Multijet turbo de 170 cv) e tração 4x4 com reduzida, entre outros equipamentos típicos para o uso off-road.

Fonte: Automotive Business


COMENTÁRIOS: No caso do up!, acho merecidíssimo, não só pelo motor, mas pelo carro em geral. No caso do motor do Renegade, mais ou menos. Para o Brasil, realmente, é um motor moderno, mas já li em sites da Europa que este motor, em vista de outros motores lançados por lá nos últimos dois ou três anos, é considerado "velho", não desatualizado, mas outros, com cilindrada similar, oferecem mais, p.e., o 2.0 Ingenium da JLR, o 2.0 da BMW, só para falar dos que eu lembro como certamente projetos novos.[/size]

724NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 Jun - 10:54

KÜLL



[size=30]Fiat, Ford e Volks podem ser condenadas a pedido do Cade[/size]

16/06/2016

NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Pe%C3%A7as-700x347
O Cade (Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica) pediu a condenação das montadoras Fiat, Ford e Volkswagen por prática de uso abusivo de patentes no mercado de autopeças, tendo assim objetos anticompetitivos.
A recomendação de punição foi publicada no Diário Oficial da União e será enviada junto com o processo ao Tribunal do Cade. Instaurado em 28 de abril de 2011, o inquérito administrativo investiga se as três montadoras infringiram a ordem econômica ao impor suas patentes registradas em peças de reposição.
Dessa forma, fabricantes independentes ficariam impedidos de atuar no mercado de autopeças. O Cade pede o fim da imposição de registros de desenhos industriais das montadoras no setor de autopeças e multas que variam de 0,1% a 20% do faturamento do fabricante de veículos.
[Fonte: Época]
Agradecimentos ao Glaydson Arantes.

725NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 Jun - 15:14

KÜLL



Indústria de carros no Brasil começou há 60 anos
17/06/2016
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De Carro por Ai - Nasser

Governo JK instituía em 16 de junho de 1956 o GEIA, para implantação de nossos primeiros fabricantes de automóveis



Dezesseis de junho, data importante no cenário industrial e econômico brasileiro. Nele publicou-se em 1956 o Decreto 39.412 instituindo o Grupo Executivo para Implantação da Indústria Automobilística Brasileira, GEIA. Abria o país a novos fabricantes, traçava caminhos, prazos, concedia facilidades como utilizar máquinas como capital, e adquirir dólares pelo câmbio oficial nas importações de componentes. Moeda no mercado paralelo custava 4 vezes mais.

Vemaguet 1956
Perua Universal da DKW-Vemag, a primeira aprovada pelo GEIA
O Brasil montava veículos – caminhões Ford, General Motors, International, FNM, Jeep Willys. Automóveis, poucos na Ford, GM e representação Chrysler, e Volkswagens. Coisa pouca e com baixo índice de nacionalização. O GEIA visava trocar montagem por produção.

O governo Juscelino Kubitschek aproveitava as ideias do Comandante Lúcio Meira. Servindo no Gabinete Militar do Presidente Getúlio Vargas, havia traçado conceitos e realizado uma primeira viagem de cooptação de indústrias à, como vista, aventura tropical. Mas Getúlio se suicidou, o sucessor Café Filho exportou o Comandante Meira para uma base marítima baiana, e a ideia de fazer veículos dormitou. Voltou com JK e sua capacidade de envolver tudo em charme no programa mundial de melhores resultados até os anos 1990.

Em seis décadas a indústria produziu pouco mais de 79,2 milhões de veículos e desenvolveu invejável capacidade de adaptá-los às condições nacionais, formando uma engenharia e áreas de estilo com prêmios e reconhecimento mundiais. De tudo o feito, há situação insólita: não tem única marca ou modelo nacional.

O primeiro
Controvérsias. Algumas pessoas argumentam ter sido a camioneta Universal Auto Union, construída pela Vemag em novembro de 1956, o primeiro veículo nacional. A Vemag portava a autorização número 1 do GEIA. Outros apostam no Romi-Isetta, microcarro lançado dois meses antes, entretanto inviável por não se enquadrar no gabarito do órgão normativo. O Curador do Museu Nacional do Automóvel tem outra visão: seria o Jeep Willys. Gozava do maior índice de nacionalização e produção superior aos demais. E era construído aqui anteriormente às regras do GEIA.

Nissan automatiza March e Versa

Nissan Versa Unique CVTCaixas automáticas — sejam automatizadas, hidráulicas ou por polias variáveis — são os equipamentos de maior demanda pela clientela brasileira, independentemente de renda ou tamanho dos veículos. Acredite, no maior segmento do mercado nacional, o de carros compactos, 40% de seus proprietários declaram que no próximo terão tal adjutório. Em números tal exigência se sedimenta, triplicando nos últimos 4 anos. Hoje 1/5 dos compactos vendidos porta tal facilidade. Vox Populi, Vox Dei. Automaticus sera tamem.

Preste atenção na Nissan. Marca japonesa aliada à Renault vem-se preparando para deixar os erros do passado, a mudança sem freios de produtos e executivos, para oferecer novidades e crescer de participação no mercado doméstico. Aplicar a transmissão continuamente variável, dita CVT, cria diferença e versões, questão de logística e acertos. Equipamento é japonês, de associada da Nissan, a Jatco. Leva o charmoso nome de Xtronic CVT, sugerindo monitoramento eletrônico. Foi ajustada ao uso no Brasil, incluindo o cuidado no cálculo de preços – o limite máximo a ser pago pelo cliente antes de comparar o total com o preço dos concorrentes.

Como é
Não utiliza engrenagens ou pressão hidráulica, mas princípio secular – sistema foi desenhado pelo gênio Leonardo Da Vinci – e viabilizado em veículos pela DAF, marca holandesa assumida pela Renault. Existiu no Brasil, com patente em nome do Dr. Gurgel – o eng. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, fabricante de veículos com seu nome.

É coisa prática. A grosso modo, dois cones ligados por uma correia. A abertura ou fechamento do espaço entre eles muda a relação de transmissão. Coisa boa pelo funcionamento não consumir energia — nem combustível — e oferecer relações de marcha em abertura muito maior ante as outras transmissões. Arranca com relação muito reduzida, 4,006:1, e se encerra com enorme multiplicação, 0,458:1. Carro lançado, o motor gira em baixas rotações — 120 km/h a 2.000 rpm — e com ótimos níveis de consumo. Para carros 1,6 andam no padrão: 0 a 100 km/h em 10,6 segundos (manual, 9,3 s).

Opção custa caro, R$ 4.800, e empurra o preço do March 1,6 CVT a R$ 53 mil e propele o do Versa com a mesma motorização e decoração aprimorada a R$ 66 mil. No pacote Nissan aplicou mantas fonoabsorventes, elevando o conforto de marcha, com mais silêncio e sensação de distanciamento do meio ambiente equivalendo a veículos de maior preço e distinção. A mim a aplicação parece ligada à necessidade de reduzir a rumorosidade do motor e a sensação classificada como estranha por motoristas sem preocupações mecânicas. Nos veículos com CVT o motor parece desconectado da transmissão e com isto não tem picos de aceleração e queda de rotações para engatar marchas. Ele gira e a transmissão que corra atrás para acompanhá-lo.

Entretanto, reduzidos usuários capazes de perceber tal mudança ou reclamar do limitado freio-motor não influenciarão vendas. No conjunto o March — e o Versa, igual ao usar a mesma arquitetura mecânica — agrada pela andadura confortável, o clima de silêncio interpretado como qualidade, e serão poucos os usuários incomodados com a operação motor/câmbio; o freio-motor radical; ou as eventuais passarinhadas da direção elétrica.

Passarinhar é termo antigo, do tempo de muares e equinos como condução. Volta e meia, por razões aparentemente desconhecidas, talvez por instinto alheio aos cavaleiros, os animais mudavam de trilha, alteravam o passo. Cavaleiros experientes deixavam os animais resolver como andar. Outros, corrigiam o curso com rédeas e/ou esporas. A direção elétrica do March tem um pouco deste comportamento aleatório.



Roda a Roda

BMW M2 07BMW – Com missão de transformar-se em ícone e patamar de desejo, BMW importa o BMW M2 Coupé. Combinação do motor forte, 3,0 litros, biturbo, 370 cv, com suspensão de alumínio e aperfeiçoamentos pró-desempenho permite ágil acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 s. A R$ 379.950,00.

Mais um – Após Mitsubishi admitir mascarar consumo de seus carros pequenos – os Kei Cars, abaixo de 660 cm³ -, fato se repete com outro fabricante destes carrinhos, a Suzuki. Problema na Mitsubishi fez cair valor das ações. Lucrativa, Nissan agiu rápido comprando 34% delas, assumindo seu comando. Na Suzuki, problemas pessoais maiores. Osamu Suzuki, 86, CEO, com a marca tão impregnada, adotou-a como sobrenome. A treta mecânica deve apeá-lo e a outros diretores do poder – e mudar o desenho societário.

FCA – Evento pode repetir o caso Mitsubishi, mantida a oferta de tomada acionária pela FCA, interessada em aumentar parcerias. Suzuki parece pequena no Japão, mas é líder no atrativo e peculiar mercado indiano.

Aquecimento – Entre idas e vindas FCA iniciará produzir em julho pré-série do Projeto 551, o Compass. Processo afina máquinas, montagem, encontra erros e sana-os antes da produção seriada. Sobre a plataforma de Renegade e Toro.

Olimpíada – Nissan iniciará vender o Kicks. Está entusiasmada. Com a pré-apresentação acompanhando o percurso da Tocha Olímpica, patrocinado pela marca, há interessados em comprar, pagar, dar sinal – e não há valor definido. Começa com série especial, 1.000 unidades.

Fiat-Mobi-Way-On-01Correção – Após conjuntura desfavorável — lançamento trocou jornalistas por blogueiros, selfie boys and girls, retorno gracioso pífio, e vendas baixas —, Fiat foi ao Plano B: cria novidade com versão Way do Mobi. Maior altura livre do solo, amplia aplicação em pisos ruins e clientes. E gera notícia para lembrar ao consumidor a existência do produto. Agiu rápido.

Costumes – Moradores do Lago Sul e condomínios sabem quando a Presidente afastada Dilma Rousseff está em Brasília. Por travar o trânsito. Manda fechar acesso às vias antes e após saída do Palácio da Alvorada – e gera monumental engarrafamento a quem lhe paga a cara ociosidade.

Lula – Sabe quantos veículos utilizava o antecessor Lula? Não cinco como o fazia José Sarney – havia um Landau de reserva pois a frota era inconfiável – ou quatro como Fernando Henrique. Mas onze.

Sem noção – Ambulância fechava o desfile. Governos evocam Democracia, povo, trato republicano, mas o Poder os distancia. Marechal Castelo Branco, primeiro governante militar, era econômico com as benesses do poder: movia-se em solitário Aero-Willys.

Democratas – É o jeito petista de ser. Motociclistas do ex-poderoso ministro da Casa Civil José Dirceu fechavam a Esplanada dos Ministérios para desfilar, solitário como comissário supremo do proletariado desorientado, em seu negro automóvel, longe, distante do povo – detinha o trânsito apenas por vaidade.

Pra que – Art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro prioriza deslocamentos com batedores. Mas não os caracteriza ou lista quem tem direito ao uso.

Trato – Também curioso é o posto de ministro da Casa Civil, desempenhado pelo ora preso Dirceu. No tempo do Imperador Pedro II, pagando as próprias viagens e tocava o país com educação, cultura, higidez em administração e sobriedade, tal atividade era do mordomo do Palácio.

Inversão – O vesgo exercício do poder muda, até, significado das palavras. No corrente, Mordomia significa confortos como ter um mordomo. Mas aos usufrutuários do poder, são os confortos para o Mordomo… Ao encerrar o ciclo petista, exceto Jaques Wagner, opções aos ex-ocupantes dos cargos de neo-mordomos têm sido processo e/ou prisão.

Troller T4 2015Prensa – Revendedores Troller afiam argumentos para cobrar à Ford, dona da marca, cumprir promessas de lançamento de mais versões do jipe: luxuosa Limited; com transmissão automática de 6 velocidades aplicada à picape Ranger, e opção mais simples, para trabalho. Ficou nos acenos.

Mundo muda – Após o Uber Taxi, o UberCOPTER. Empresa testa por um mês em São Paulo, junção de automóvel com helicóptero em cinco helipontos na cidade e quatro aeroportos. Preço? Hotel Blue Tree Faria Lima/Guarulhos, R$ 271; Hotel Transamerica/Blue Tree Faria Lima, RS$ 80. Valor por assento.

Força bruta – MWM, fabricante de motores diesel, lança produto destinado ao segmento de energia. É o série 12, seis cilindros, 7,2 litros de deslocamento, potencias entre 330 e 415 cv a baixas 1.800 rpm. Manutenção simplificada por cabeçotes individuais e camisas úmidas – permite reparar apenas o cilindro defeituoso.

Kombi – Conhecido utilitário passou inúmeros usos em 63 anos de produção no Brasil, e ser carro de corridas será mais recente façanha no King-Kombi, 2 e 3 de julho, Kartódromo de Barra Bonita, SP. Organizadores do Pé na Tábua, corrida para carros antigos, querem juntar maior quantidade de anos, modelos e versões. A fim? www.penatabua.com.

Antigos – Mais uma edição, a XV, do Encontro AVA de veículos antigos. Juiz de Fora, MG, 2 e 3 de julho. Previsão de 800 participantes. Marca característica, ser grande arrecadadora de alimentos para entidades beneficentes. Mais? avahotstreet@yahoo.com.br.

Gente – David Powels, sul africano, presidente da VW do Brasil, missão: liderar a marca regionalmente. Assumiu o controle para América Latina e Caribe, seguindo novo modelo gestor da matriz. Thomas Owsianki, diretor da Skoda e de vendas na China será seu vice presidente. Jorge Pontual, VP de vendas no Brasil, chegou a ser cogitado ao posto, mas os bons resultados de relacionamento com a rede de revendedores mantiveram seu foco. Projeto de Powels, em equipe incluindo Portugal, é reassumir liderança de mercado até 2018.



Mercedes vende peças para antigos

Itens de reposição, kits, reparos, acessórios, enfim, partes para veículos leves da Mercedes estão sendo vendidos pelo sítio www.peçasclassicasmercedes.com.br. Integra ação da empresa em manter a frota usada operando com segurança, oferecendo peças de estoque com até 75% de desconto sobre preço, possibilidades de financiamento em até 10 vezes, frete grátis até o concessionário indicado para retirada. Mercedes-Benz 180DAs linhas consideradas clássicas englobam caminhões antigos e as linhas MB 180D e Sprinter. Brevemente incluirá os ônibus.

Negócio atende a necessidades da fábrica, dos concessionários e de clientes, a parte de garantia de fábrica não foi esquecida e os componentes, e a operação montada pela Mercedes oferece peças originais aos preços praticados para componentes usados. Na parceria a Mercedes-Benz administra o sítio e fornece as peças. A rede de concessionários faz as vendas, entregas e busca resultado paralelo, fazer voltar aos seus espaços os clientes afastados pelo envelhecimento dos veículos, fim da garantia. Será oportunidade para novos contatos e negócios.

A iniciativa de dar atenção a veículos antigos integra os esforços da Mercedes em se aproximar da clientela. Num programa rotulado “As estradas falam, a Mercedes ouve”, indica a preocupação, até, em modificar os produtos de acordo com as opiniões e demandas dos usuários. Caso do sítio para peças a veículos antigos, se inclui na mesma pauta: ter solução para todas as necessidades dos clientes Mercedes.

726NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 Jun - 21:17

R8V

R8V
Administrador

Kull, te referes ao diesel do Renegade?

727NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 20 Jun - 10:22

KÜLL



R8V escreveu:Kull, te referes ao diesel do Renegade?


Sim. Este motor, na atual configuração já tem uns cinco, seis anos de Europa sem qualquer alteração. Andei vendo em alguns sites que se espera uma atualização do mesmo para 200 cv, mas que o grande salto vai ser mesmo nas emissões e consumo. Parece que para este ano.

728NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 21 Jun - 12:08

KÜLL



Volkswagen para em Taubaté novamente por causa de fornecedor
21/06/2016


A Volkswagen novamente teve a produção paralisada em Taubaté/SP. O motivo é a falta de bancos e outros componentes, fornecidos pela empresa Keiper, de acordo com o sindicato local. Os 3.700 funcionários ficaram em casa e o dia será computado no banco de horas da empresa, sem prejuízo financeiro.

Esta é a segunda vez que a Keiper paralisa o fornecimento de bancos para a Volks, que entre os dias 16 e 17 de maio, teve a produção interrompida nas três plantas de fabricação de automóveis.

[Fonte: Automotive Business]

729NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 21 Jun - 12:49

Grilo

Grilo
Administrador

KÜLL escreveu:Volkswagen para em Taubaté novamente por causa de fornecedor
21/06/2016


A Volkswagen novamente teve a produção paralisada em Taubaté/SP. O motivo é a falta de bancos e outros componentes, fornecidos pela empresa Keiper, de acordo com o sindicato local. Os 3.700 funcionários ficaram em casa e o dia será computado no banco de horas da empresa, sem prejuízo financeiro.

Esta é a segunda vez que a Keiper paralisa o fornecimento de bancos para a Volks, que entre os dias 16 e 17 de maio, teve a produção interrompida nas três plantas de fabricação de automóveis.

[Fonte: Automotive Business]

Não seria básico ter mais de um fornecedor - ou mesmo um em stand by para emergências?

http://www.autouniverso.com.br

730NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 21 Jun - 14:12

R8V

R8V
Administrador

Penso que sim...

731NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 24 Jun - 11:44

KÜLL



Novo jipinho da Fiat, projeto grande
23/06/2016

NOTAS INTERESSANTES - Página 49 De-Carro-por-Ai-Nasser

O plano mundial prevê utilitário mais para pequeno Fiat, menos para mini-Jeep, desenvolvido e produzido no Brasil

 
Coluna informou a corrida pela FCA em novos projetos para substituir seus produtos mais antigos. E juntou, como antecipação nacional, outro dado: ordem para criar um jipinho — Junior, como tratado internamente. Há dias noticiou novamente: direção teria dado meia-trava nesta versão; e comentou sobre o perigo de freadas em projetos, exemplificando com o VW Taigun, mostrado, anunciado, mas freado — e esquecido.
É mais
No caso FCA, fonte da Coluna esclareceu, projeto ora sobrestado em muito supera a primeira informação: é independente, não será versão dos modelos de substituição atualmente finalizando testes.
Projeto grande, mundial, de novo modelo, mais para pequeno Fiat, menos para mini-Jeep. Questão básica está na projeção de amplos números de mercado, exigindo operação mundial. Por tal definição, será criado, desenvolvido e produzido no Brasil, na fábrica de onde saem Fiats, em Betim, MG, para inicialmente fornecer à América Latina e Caribe.
Ao contrário do citado Taigun, projeto não parou. No plano falta definir onde será a outra base industrial — EUA, Itália, China.

Autoclásica, 7 a 10 de outubro

NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Autoclasica-2016Maior dos eventos sul-americanos de veículos antigos, o Autoclásica confirmou realização entre 7 e 10 de outubro – segunda-feira, feriado argentino. Mantém o local, o Hipódromo de San Isidro, para reunir 600 automóveis e incontadas motocicletas, ganhando espaço, neste ano com o Bairro das Motos, reunindo exemplares de uso normal e de corridas.
Na rediagramação de atrações, os veículos, todos com mais de 30 anos de fabricação, estado original e perfeito funcionamento, serão dispostos enfatizando marcas e clubes. Adicionalmente, a cada 50 minutos, demonstrações operacionais em circuito próprio.
Esta 16ª edição é particularmente valorizada. A UNESCO, entidade internacional para cultura e educação, concedeu patrocínio oficial ao “Ano do Patrimônio Mundial Automobilístico 2016”, e estendeu seu reconhecimento a oito eventos mundiais: Cartier Travel & Style Concours d’Élegance (índia); Amelia Island Concours d’Élegance (EUA); Villa d’Este Concours d’Élegance (Itália); Le Mans Classic (França); Classic Days Schloss Dyck (Alemanha); Pebble Beach Concours d’Élegance (EUA); Chantilly Arts & Elégance (França); e Autoclásica.
Como temas, 50 anos da apresentação do Torino e do Lamborghini Miura; 130 anos da criação do Patent Wagen, o primeiro automóvel; homenagem à Jaguar. É o maior e mais variado encontro de antigos na América do Sul.
 

Toyota terá museu em fábrica pioneira

Em São Bernardo do Campo, SP, onde iniciou operações industriais em 1962, parte da área Toyota terá um Centro de Memória. Ideia boa, inusitada entre as congêneres nacionais, visa preservar instalações, referências da primeira fábrica fora do Japão, e contar história da empresa, na origem e no Brasil. Do endereço, a então Estrada do Piraporinha, 1111, hoje avenida Max Mangels Senior, saíram, em 39 anos — maio de 1962 a novembro de 2001 — 103.461 unidades de seu monoproduto, o jipe Bandeirante — pequena média anual de 2.627. Parte da área, remanescente da Mata Atlântica, terá trilha ecológica e demais prédios continuarão dedicados a produzir componentes.
Inauguração em agosto com itens caracterizadores de sua história, o último exemplar do Bandeirante, e curiosa prensa Fujitsu, operacional desde 1937 — objeto de interesse histórico deste fabricante, mas de venda descartada pela Toyota —, e demonstração em pequena linha de montagem do processo produtivo da marca, o TPS. Proposta é ser provocativo a visitas.
 

Roda a Roda

Negócio – Peugeot reatou negócios com a Iran Khodro, empresa com 7% de participação oficial, para voltar a produzir carros com marca, peças e assistência técnica. Estava ausente do Irã havia quatro anos, quando sua então associada GM resolveu deixar tal mercado.
Mais – Há dois pontos de relevo na transação: Peugeot voltará a competir no Irã, mercado de 3 milhões de unidades/ano. Outro, Carlos Tavares, ex-vice-presidente da Renault e atualmente presidindo a concorrente Peugeot, ultrapassou a antiga marca, viabilizando negócios à sua frente.
NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Kia-K3-Cerato-2016-04-356x237Demora – Kia inverteu importações da filial mexicana: trará o novo Cerato (foto) em setembro. E o Rio, antes programado para coincidir com os Jogos Olímpicos em agosto, virá apenas em 2017.
Festa – Empresa comemora última pesquisa da agencia JD Power sobre satisfação do cliente até 90 dias após compra. Kia lidera, Porsche segundo, Hyundai terceiro.
Mais uma – Jaguar Land Rover inaugurou unidade industrial em Itatiaia, RJ. Capacidade adequada a veículos de elevado preço – 20 mil unidades/ano em Land Rover Evoque e Discovery Sport. Em tempos de mercado retraído pode parecer curioso investir US$ 340 milhões em fábrica na América Latina. Mas indústria automobilística, iniciando seguir planos, é um transatlântico manobrando.
Embalo – País e mercado voltarão a crescer, e nele LR é o utilitário esporte premium mais vendido. Audi, BMW e Mercedes, em situação idêntica, implantaram e operam novas fábricas.
Pianinho – 60 mil m2, 400 funcionários, e não é fábrica como sugere o inconsciente coletivo, entrando metais e plásticos e borrachas por um portão, submetidos a tratamentos, pancadas, abrasões, usinagens, com todos os barulhos, cheiros e faíscas de produção convencional, e despejando carros prontos pelo portão de saída.
Mínimo – Coisa pouca. Exceto vidros, revestimento interno, silenciosos, importa-se tudo da Inglaterra. A carroceria, em partes, pintadas, é aqui montada. Este processo, SKD, semi knocked down, havia no Brasil há 60 anos. GEIA, Grupo Executivo para Implantação da Indústria Automobilística, baniu tal simplicidade e estipulou crescente índice de nacionalização. Foi o gerador da indústria nacional.
Curiosidades – O baixo índice de nacionalização impede exportar os Lands ao Mercosul. Outra, preços idênticos aos ainda praticados no estoque remanescente, apesar de não haver incidência de impostos de importação.
NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Land-Rover-Defender-1958-Series-II-356x237História – Jaguar Land Rover diz ser primeira indústria automobilística britânica a construir instalações de manufatura no Brasil. Não o é. Matriz Rover já esteve aqui. Em 1958 se associou à paulistana MBA e montou jipes Land Rover série 2 (foto) em modestas instalações no bairro do Ipiranga, SP — com índice de nacionalização superior ao da atual manufatura.
Corte – Fiat disposta em renovar o portfólio de produtos: tirou de produção duas versões do Punto, TJet e Sporting – deixou apenas 1,4, 1,6 e Blackmotion 1,75. Suspendeu a produção de Linea, Bravo e Idea informando ter formado estoques para fazer mudanças nas linhas de produção – de 4 para 3. Segundo informa, tal mudança não resultará no fim de produção de nenhum modelo.
Mobilidade – Certeza da mudança da mobilidade no futuro instiga fabricantes a se adaptar. Caminhos vários: carros híbridos ou elétricos; autônomos; e nos sistemas de transporte individual, como Uber e congêneres. Toyota, recém decidiu aplicar US$ 1 bilhão na Uber, e VW, US$ 300 milhões na Gett, firma assemelhada. GM investiu US$ 500 milhões nos EUA na Maven e sua concorrente Lyft.
Outros custos – Todo custo é dificuldade para compra de carro novo. Ford criou plano de manutenção para reduzir valores. Diz, permite economizar até 39% durante os três primeiros anos. Vale para Ranger, Ka e EcoSport.
Segurança – Brasil parecia isolado da atual praga mundial, as falhas dos sistemas de bolsas infláveis da japonesa Takata, comprometendo a segurança e causando recalls a milhões de veículos. Mas chegou aqui: Toyota, Honda e Mitsubishi (picapes) chamam clientes para trocar componentes perigosos.
Apresentação – GM alugou Autódromo de Brasília para apresentar novos S10 e Cruze à rede de concessionários, vendedores, mecânicos. Exposições técnicas e oportunidade de dirigi-los – apesar de o circuito aguardar obras para finalizar o básico para voltar a funcionar.
Made in England – Fábrica de veículos, quando se instala, agrega fornecedores de origem. No caso da Jaguar Land Rover, atraiu inglesa IAC, International Automotive Components, fornecedora de todo o interior a Evoque e Discovery.
Especialidade – Líder na Europa e no Brasil com produtos construídos pela Iveco, a PSA criou diretoria especializada em Veículos Utilitários, e quer elevar sua participação em vendas. Programa 16 novos veículos no setor para América Latina, dobrar volumes, triplicar lucros até 2021. Confirmou informação antecipada pela Coluna: terá picape para uma tonelada.
NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Citroën-Advanced-Comfort-340x226Resgate – Citroën quer recuperar parte de seu DNA, esquecido sob o controle da PSA, empresa Peugeot. Iniciar pelo conforto de rolagem com o programa Citroën Advanced Comfort. Para melhor filtrar as imperfeições do piso, evoluiu a suspensão com o uso de dois batentes hidráulicos progressivos, assentos inovadores, colagem estrutural da carroceria por filetes descontínuos.
Segurança – Movimento Stop the Crash para adotar equipamentos, reduzir acidentes e seus danos chegou à América Latina por evento em Santiago do Chile. Quer que governos tornem obrigatórios sistemas de controle de estabilidade, de frenagem autônoma e ABS, aqui obrigatório.
Caminho – Sombrios caminhos impedem a adoção por autoridades dos países, apesar da colheita de vantagens econômicas pela redução dos acidentes e suas perdas. Ganhou apoio de peso: a ONU recomendou uso aos países membros.
Legal – Phillips deu solução a problema de trânsito: o uso de lâmpadas de xenônio em faróis comuns, não adequados, produzindo ofuscamento. Tal procedimento é vedado por Resolução do Contran. Criou a Crystal Vision Ultra em lâmpadas H1, H3, H4, H7, H11, HB3 e HB4. Emitem a desejada luz azulada e são em torno de 30% mais potente ante as halógenas.
Negócio – Consultoria econômica Hagerty, dos EUA, indicou, entre os anos 2008 e 2014, nenhum investimento superou os automóveis antigos. Bolsa manteve-se quase estável; ouro subiu 100%; antigos 250%.
Conta – Simples entender. Os parâmetros são dos EUA onde, desde a crise de 2008, as aplicações bancárias rendem 1% ao ano; o país lutou para se recuperar, com economia em plano baixo. Automóveis antigos de estirpe se transformaram em investimento, como as obras de arte, e valorização permeou para a base da pirâmide e outros mercados. Automóvel antigo de qualidade é obra de arte tridimensional – e anda e dá sensações dinâmicas.
Ecologia – Após proibir circulação de ônibus e caminhões pesados licenciados antes de 1º. de outubro de 2001 em Paris, sua Câmara Municipal estendeu vedação a automóveis fabricados anteriormente a 1997 e motos pré-2000. Integra a Lei da Transição Energética para melhorar a qualidade do ar. Vale a partir de 1º. de julho. Exceções há: veículos de coleção, licenciados como tal.
Retífica RN – Atento, leitor Fred Carvalho, sobre nota da Coluna passada da inexistência de empresas nacionais em nossa indústria automobilística, lembra haver a Agrale. Está correto. É a única com produtos próprios.
Gente – Fréderic Chapuis, franco-brasileiro, diretor comercial da Citroën Brasil, promoção. Diretor de Veículos Utilitários América Latina. Missão, tirar Peugeot e Citroën da periferia das vendas e trazê-las à competitividade. / Antônio Baltar Jr, promovido: lidera área de vendas, distribuição, supervisão de escritórios regionais e relacionamento com distribuidores. É do ramo. Maurício Greco gerirá Produtos, Propaganda, Publicidade, promoção de vendas. / Diretor da matriz Volkswagen, alvo de investigação criminal pela Promotoria de Brunswick, na Baixa Saxônia, Alemanha. Nome não declarado, mas a ação é o Dieselgate, pela qual veículos diesel da marca foram vendidos emitindo poluentes acima dos níveis legais. Colega como réu, Martin Winterkorn, o ex-poderoso CEO da marca.

732NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Dom 26 Jun - 23:14

Grilo

Grilo
Administrador

Rio - com uma nova geração prevista para a virada do ano, nada mais lógico do que aguardar para iniciar a importação.

http://www.autouniverso.com.br

733NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 28 Jun - 12:27

R8V

R8V
Administrador

Achava estranho ele vir com a geracao a beira da aposentadoria.

734NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 29 Jun - 11:56

KÜLL



Coluna ALTA RODA. Por Fernando Calmon
28 28Etc/GMT+3 junho 28Etc/GMT+3 2016 por fernandosiqueira
ACORDA BRASIL

A eficiência energética é tema importante e que veio para ficar. Pode-se considerar até uma conquista e o único aspecto merecedor de apoio incondicional do controvertido programa Inovar-Auto implantado no quinquênio 2013-2017. Sua principal consequência está sendo a modernização e o lançamento de motores novos por quase todos os fabricantes de veículos leves no Brasil.

Ainda causa suspense saber quem vai optar pelo bônus para superar a meta obrigatória na média de todos os veículos produzidos por cada fabricante. A exigência é redução mínima de 12,1% no consumo de combustível em km/l (na realidade, autonomia) ou megajoule/km, unidade que expressa de forma correta as diferenças de poder calorífico entre etanol e gasolina.

Entretanto, há um prêmio de 1% no IPI para os que atingirem 15,5% de incremento na eficiência energética e mais 1% para alcançar 19%, ou seja, a meta-alvo. Em 1º de outubro próximo se conhecerão as marcas habilitadas para tal e esse se trata de segredo estratégico.

Recentemente, em São Paulo, a Associação Brasileira de Engenharia (AEA) organizou o II Simpósio de Eficiência, Emissões e Combustíveis. Ficou ressaltado o sucesso de 30 anos do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores) e a junção bem-sucedida com as metas do programa de eficiência energética, a única parte do Inovar-Auto que merece e deve ter continuidade depois de 2017.

Também recebeu total reconhecimento o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), conduzido com alta competência pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e a consolidação confiável dos valores de consumo de combustível, emissões de poluentes e de gás carbônico (CO 2 ) numa única tabela. Daí se consolidou a nota triplo A no País para automóveis e comerciais leves fabricados aqui ou importados.

Vários outros pontos foram debatidos entre eles as futuras normas de emissões PL7. Está difícil de chegar a um consenso. A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do governo paulista) chamou atenção sobre a necessidade de apertar o controle de emissão de vapor de combustível durante o abastecimento nos postos e a utilização de parâmetros nacionais. Esses gases são precursores de ozônio ao nível do solo, um problema nas grandes cidades agravado no inverno.

Aditivos para gasolina foi assunto considerado importante quando se analisa em conjunto meio ambiente e eficiência energética. Infelizmente a aditivação básica obrigatória está atrasada por discordâncias entre a Petrobrás e o órgão regulador ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Deve-se ressaltar que cada distribuidora, se assim optar, continuará a desenvolver e comercializar seu próprio pacote de aditivos, o que significa combustível ainda melhor.

A consultoria AVL destacou a eletrificação de sistemas e tecnologias híbridas. A combinação entre motores a combustão interna e elétrica, que na Europa ganhou muita força depois do atual imbróglio do diesel em automóveis, significará um grande salto em eficiência energética. O Brasil ainda não acordou para essa realidade.

RODA VIVA

NOVELA de livre comércio de veículos entre Brasil e Argentina concluiu mais um capítulo. Agora o acordo se estenderá até 2020 e continua o estranho regime: a cada US$ 1,5 exportado, o Brasil pode importar US$ 1, sem taxas. Pelo tratado do Mercosul, desde o ano 2000 deveria haver livre circulação de produtos. Este é o sexto adiamento e, se espera, o último.

QUARTA geração do Kia Sportage chegou ao mercado com mais espaço interno, estilo bastante atual e até com melhora aerodinâmica (Cx 0,33). Motor continua o 2-L/167 cv (etanol). Oferta será limitada pelas cotas de importação, porém a preço competitivo: R$ 109.990 a 134.990. Há dois bancos elétricos na frente; falta indicador de consumo no computador de bordo.

AUDI A4 teve mudanças estilísticas discretas, mas ao rodar em cidade e estrada é fácil de notar as diferenças. Motor turbo 2-L/190 cv impressiona também pelos 32,6 kgfm de torque e economia de combustível. Interior está mais moderno e comportamento em curvas, exemplar. Avanços em direção semiautônoma ainda dependem de homologação no Brasil.

POUCO mais de três anos atrás, desavisados atribuíam automóveis caros ao “lucro Brasil”, embora os preços tenham caído em termais reais por quase uma década. Hoje o cenário é oposto, segundo dados do Banco Central. As matrizes enviaram, de janeiro a maio deste ano, quase US$ 2 bilhões para cobrir o “prejuízo Brasil”. Há marcas perdendo US$ 1 milhão por dia…

LEITOR Everton Lima, de São Paulo, chama atenção para as seguidas negativas que vem enfrentando para obter carteira de habilitação por ter baixa acuidade visual. Nos EUA as leis de trânsito permitem o uso de lentes de correção acopladas aos óculos, chamadas de telelupa kepler, de acordo com regulamentação específica. Pena o Brasil não aceitar essa possibilidade.

735NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 30 Jun - 0:10

Grilo

Grilo
Administrador

TOP 20: OS SEGUROS MAIS CAROS E MAIS BARATOS DO BRASIL

O preço do seguro é uma das informações mais importantes na hora da compra de um carro. Muitas pessoas acreditam que, quanto mais caro um veículo, maior será o valor da apólice. Mas na prática não é bem assim - carros com preços semelhantes podem ter um valor de seguro bastante diferente. Entre as características que as empresas levam em conta na hora de calcular o seguro estão a dificuldade de encontrar as peças, se o modelo tem índice de roubo elevado e o perfil do motorista, entre outros. Por isso mesmo um carro de entrada pode acabar com um custo de seguro proporcionalmente mais alto do que um modelo de luxo, por exemplo.

Com base em um perfil único de condutor (homem, casado, 35 anos e morador da zona sul de SP, com cinco anos de CNH e sem classe de bônus), pesquisamos o valor do seguro de todos os veículos 0 km à venda no país até R$ 300 mil. Foram mais de 200 carros, em 14 categorias. A lista foi criada a partir do valor médio do seguro, levando em conta o preço médio do carro. Por exemplo: o JAC T5, que custa R$ 59.990, tem um seguro que representa 10,8% do seu preço (R$ 6.466,00).

Veja a lista dos dez seguros mais caros do Brasil:
Modelo Porcentagem do valor
do carro Valor do seguro
1º JAC T5 10,8% R$ 6.466,00
2º Lifan X60 10,1% R$ 6.438,00
3º Mitsubishi L200 Triton 9,5% R$ 11.178,00
4º Troller T4 8,3% R$ 10.147,00
5º JAC T6 7,6% R$ 5.720,00
6º Volkswagen Gol 7,6% R$ 3.438,50
7º Volkswagen Voyage 7,3% R$ 3.619,00
8º Fiat Palio Fire 7,0% R$ 2.180,50
9º Nissan Frontier 6,6% R$ 9.056,00
10º Fiat Siena 6,6% R$ 2.525,00

Se não levarmos em conta apenas o preço da apólice, estes seriam os seguros mais caros do Brasil:
Modelo Valor do seguro
1º Land Rover Discovery Sport R$ 12.447,50
2º BMW Z4 R$ 11.585,00
3º Kia Quoris R$ 11.506,00
4º Chrysler Town & Country R$ 11.378,00
5º Mitsubishi L200 Triton R$ 11.178,00
6º Toyota SW4 R$ 10.171,00
7º Troller T4 R$ 10.147,00
8º Audi A5 Cabrio R$ 9.687,00
9º Mercedes SLK R$ 9.152,50
10º Audi Q5 R$ 9.089,00

Veja quais são os seguros mais baratos do Brasil:



Modelo Porcentagem do valor
do carro Valor do seguro
1º Citroën C4 Picasso 1,7% R$ 2.087,50
2º BMW Série 2 2,1% R$ 5.099,00
3º Peugeot 408 2,4% R$ 1.960,00
4º Volvo V60 2,4% R$ 4.602,00
5º Ford Focus Fastback 2,5% R$ 2.278,00
6º Mini Countryman 2,5% R$ 4.128,00
7º Audi TT 2,5% R$ 6.564
8º BMW X3 2,5% R$ 5.937
9º Mercedes Classe A 2,5% R$ 5.527,50
10º Lexus IS 250 2,6% R$ 4.854,50

Ao considerar apenas o custo da apólice, estes seriam os seguros mais baratos do Brasil:
Modelo Valor do seguro
1º Fiat Mobi R$ 1.518,50
2º Renault Clio R$ 1.540,00
3º Renault Sandero R$ 1.653,00
4º Toyota Etios R$ 1.679,50
5º Volkswagen Fox R$ 1.684,50
6º Chevrolet Cobalt R$ 1.715,50
7º Renault Logan R$ 1.758,50
8º Ford Ka+ R$ 1.826,00
9º Volkswagen up! R$ 1.846,00
10º Ford Ka R$ 1.861,00

Fonte: AutoEsporte

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736NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 30 Jun - 19:02

R8V

R8V
Administrador

Fiquei surpreso com o fato dos chineses terem seguro caro, pois nao sao carros visados nem caros de reparar.

737NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 1 Jul - 7:41

Fred



Fiquei surpreso em não ver o Golf.

738NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 1 Jul - 11:46

KÜLL



Ford desiste do Powershift e adotará câmbio automático
CATEGORIAS: CAMBIO-AUTOMATIZADO , CARROS PROBLEMATICOS , FIESTA , FOCUS


A montadora norte-americana de automóveis Ford assumiu que os problemas que afetam sua caixa de transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift de seis marchas são crônicos, e planeja sua substituição por uma unidade convencional.

NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Ford-Powershift%2B%25282%2529

A transmissão Powershift adotada nos modelos Ford Fiesta, Focus e Ka (em alguns mercados) é construída pela Getrag Ford Transmissions, uma joint venture da Ford com a Getrag, que é uma fornecedora alemã de transmissões. Segundo a Ford, a transmissão PowerShift melhora a eficiência do powertrain em 10% quando comparado a uma transmissão automática convencional.

NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Fiesta-Powershift

A transmissão de dupla embreagem Powweshift é uma unidade de seis velocidades com uma embreagem agindo na primeira, terceira e quinta engrenagens, e outra para segunda, quarta e sexta marcha.

NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Ford-Powershift%2B%25281%2529

A caixa de velocidades PowerShift foi desenvolvida inicialmente entre Ford, Getrag e Luk e foi introduzida pela primeira vez na Europa, uma versão com atuação hidráulica. No entanto, a nova caixa de velocidades PowerShift usada no Ford Fiesta e Ford Focus utiliza embreagens secas e atuadores por motores elétricos.

NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Ford-Fiesta-2017-financiamento%2B%252813%2529

Desde que o Powershift de embreagens secas chegou ao mercado tem sido alvo de críticas quando à sua aspereza nas arrancadas, e trocas de marchas não muito suaves. No Brasil a caixa tem sido alvo de reclamações de usuários (há uma petição pública de proprietários), e de Procons. A Ford vem fazendo atualizações, e até anunciou um recall no começo de 2016, mas as reclamações não cessam.

NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Ford-Fiesta-2017-financiamento%2B%252819%2529

Agora, com as notícias (cuja nota reproduzimos abaixo) de que a Ford vai substituir o câmbio Powershift por uma caixa automática convencional, inclusive no Brasil, infere-se que a montadora desistiu de solucionar seus problemas.

NOTAS INTERESSANTES - Página 49 Ford-desiste-poweshift

Com informações: [Revista Auto Esporte]

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