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NOTAS INTERESSANTES

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706NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 13 Jun - 14:57

Fabiano



Caracas, que insano isso, estou para ver se teremos uma montadora falida no Brasil, não creio que pudesse com melhor marca, apesar de preferir que ela se recolocasse em rota modernização....

http://www.oticainova.com.br

707NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 13 Jun - 15:53

R8V


Administrador

Pedido de falência não é substituto de ação de cobrança. Achei estranho.

 Lei 11.101/2005,  Art. 96. A falência requerida com base no art. 94, inciso I do caput, desta Lei, não será decretada se o requerido provar:
        I – falsidade de título;
        II – prescrição;
        III – nulidade de obrigação ou de título;
        IV – pagamento da dívida;
        V – qualquer outro fato que extinga ou suspenda obrigação ou não legitime a cobrança de título;
    

708NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 13 Jun - 17:56

KÜLL



O fato me parece ser que a VW está encostando seus fornecedores na parede. Lembram do caso dos bancos? E esta empresa, talvez por ser, tão tolamente, dedicada à VW, decidiu fazer algo nos mesmo moldes.

709NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 14 Jun - 10:39

KÜLL



JARGUAR LAND ROVER INAUGURA PRIMEIRA FÁBRICA NO BRASIL

Unidade erguida em Itatiaia, no Rio de Janeiro, produzirá Range Rover Evoque e Discovery Sport, que chegam às lojas este mês





por TEREZA CONSIGLIO, DE ITATIAIA (RJ)



14/06/2016 10h02 - atualizado às 10h02 em 14/06/2016
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Jlr_itatiaia_7
FÁBRICA DA JAGUAR LAND ROVER EM ITATIAIA, RIO DE JANEIRO (FOTO: JLR)



O grupo Jaguar Land Rover inaugura hoje (14) sua fábrica no Brasil. O complexo industrial construído em Itatiaia, no interior do Rio de Janeiro, produzirá os modelos Land Rover Discovery Sport e o best-seller Range Rover Evoque, produtos que representam hoje 70% das vendas do grupo. As primeiras unidades nacionais dos Evoque começam a chegar nas lojas este mês, já o Discovery brasileiro aparece nas revendas entre julho e começo de agosto. Por enquanto, a montadora não comenta sobre a possibilidade de produzir também os modelos da Jaguar, como o XE, sedã de entrada da marca que usa a mesma arquitetura do Discovery Sport.
Para erguer essa nova unidade produtiva, que conta com 60 mil m² e capacidade produtiva de 24 mil unidades por ano, a fabricante britânica investiu R$ 750 milhões em suas instalações. É a primeira fábrica da montadora fora do Reino Unido construída com investimento próprio. "A abertura de novas instalações de alta tecnologia da Jaguar Land Rover no Brasil representa o mais recente e emocionante marco na nossa expansão global", afirmou Wolfgang Stadler, diretor-executivo de manufatura global da marca.
A empresa também afirma que os primeiros carros produzidos no país já estão saindo da linha de montagem de Itatiaia com um bom índice de componentes nacionalizados. Alguns exemplos são os bancos, sistema de escapamento, chassi e conjunto motor, fornecidos por empresas locais como Benteler e IAC. Além disso, a Jaguar Land Rover tem investido em serviços de assistência técnica para ajudar os fornecedores a aumentar o nível de nacionalização no futuro.
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Jlr_itatiaia_3
LINHA DE PRODUÇÃO DA JAGUAR LAND ROVER EM ITATIAIA, RIO DE JANEIRO (FOTO: JLR)


As vendas da marca britânica premium cresceram 70% nos primeiros cinco meses de 2016,número que deve crescer com a a nacionalização de dois produtos carro-chefe. Segundo a montadora, a cada três SUVs premium vendidos no país, um deles é da marca Land Rover.
No local, também foi inaugurado o primeiro Centro Educacional (Education Business Partnership Centre – EBPC) da empresa fora da matriz, um projeto que irá fornecer uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças de escolas locais por ano. Coordenado junto com o SENAI, o centro vai oferecer programas de educação para crianças de 5 e 18 anos, em áreas como engenharia, manufatura e outras atividades relacionadas ao negócio automotivo.
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Jlr_itatiaia_4
LINHA DE PRODUÇÃO DA JAGUAR LAND ROVER EM ITATIAIA, RIO DE JANEIRO (FOTO: JLR)


COMENTÁRIOS: JARGUAR? Já não é a primeira vez que vejo um texto com este erro ridículo. Segundo, é altamente digno de nota que, assim como a BMW, a empresa REALMENTE está apostando no uso de partes e peças nacionais, diferentemente do que parece ocorrer com a VW com Golf e Jetta, pois para estes modelos, praticamente NADA foi confirmado como sendo efetivamente nacional, além dos bancos e mesmos estes, não se sabe se são apenas os traseiros, mais simples, ou se também os dianteiros, que incluem necessariamente os airbags laterais e, eventualmente controles elétricos. No correr do dia, no OFF TOPIC, vou colocar reportagem da Isto É Dinheiro sobre a gestão Serra no Ministério das Relações Exteriores, em especial, parte do texto que fala sobre a exportação do BMW X1 para os EUA e como esta exportação é significativa em relação ao que ocorre em relação à indústria em geral no Brasil. CREIO que alguns carros já nas concessionárias Brasil afora já são nacionais, embora não se divulgue. Por conta do inusitado da fábrica aqui, perguntei no "Fale Conosco" da empresa se os carros feitos aqui teriam a bandeira do Reino Unido, colocada na traseira ods Jaguar e Land Rover,  trocada por uma do Brasil, ou se a mesma ficaria meio a meio, mas não me responderam.

710NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 14 Jun - 12:04

KÜLL



[size=30]Carros verdes: O que precisa ser feito no Brasil[/size]

13/06/2016

NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Novo-toyota-prius-2016-3-700x466
Carros verdes no Brasil ainda são raros. Até agora, a Anfavea estima em 2,5 mil o número de carros híbridos, híbridos plug-in e elétricos vendidos num mercado cuja frota é de 50 milhões de automóveis.
Apesar de ações feitas de forma independente por parte de alguns fabricantes, através de parcerias com iniciativa privada e órgãos públicos, o Brasil ainda vê o carro verde como um veículo caro e raro.
O motivo é que não há incentivos para se criar uma demanda que no futuro possa ser taxada adequadamente. Hoje, o carro elétrico paga 25% de IPI, embora tenha obtido isenção de imposto de importação em 2015, o valor continua sendo proibitivo para muitos consumidores, que partem para carros comuns de preço equivalente.
Hoje, um Toyota Prius custa R$ 119.950, preço que permite adquirir carros de luxo “compactos”, utilitários esportivos bem equipados e até sedãs grandes, entre outros. Apesar da intenção da marca japonesa, que quer ter 30% das vendas em carros verdes até 2020, o panorama brasileiro é totalmente desfavorável. Mesmo com 5,7 milhões vendidos no mundo, o híbrido emplacou apenas 783 exemplares em quatro anos de mercado.
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Nissan-leaf-pmrj-1-620x317
Incentivos fiscais
Montadoras e especialistas são categóricos ao afirmar que o carro elétrico e os demais “verdes” precisam de incentivos fiscais para tornar o preço atraente para o consumidor comum. Sim, aquele que não conhece um carro com emissão zero. Isto porque quem se interessa sabe exatamente o que está comprando e busca uma experiência diferente.
Atualmente, a carga tributária que incide sobre os veículos gira em torno de 55%, de acordo com a Anfavea, o que prejudica não só as vendas de carros comuns, mas especialmente as de carros elétricos e híbridos, onde o peso dos impostos é um pouco maior. A saída para a fomentar um mercado de carros verdes no Brasil é a criação de um plano de incentivos a longo prazo.
Atualmente, com a instabilidade política e a crise econômica, dificilmente o governo abrirá mão de tributos em favor do setor automotivo, ainda mais no caso dos verdes, embora reconheça que esse é o caminho a seguir. Para Anfavea e ABVE (Associação Brasileira dos Veículos Elétricos), não dá para cobrar mais por um segmento que não vende.
Para as duas entidades, o governo deve promover uma redução de preços nos veículos de emissão zero e baixa, através de incentivos fiscais. O IPI é tido como o maior entrave para essa redução, de acordo com as montadoras. Com renúncia fiscal inicialmente, o governo poderá futuramente rever o benefício, quando então o mercado de carros verdes já estiver caminhando com as próprias pernas. Ou seja, em quantidade suficiente para se igualar às demais categorias.
Quando o governo zerou o imposto de importação, que nem é o principal motivo do custo elevado do elétrico no Brasil, de acordo com os fabricantes, o preço do BMW i3, por exemplo, despencou imediatamente de R$ 220 mil para R$ 170 mil.
Há algum tempo, a Nissan chegou a afirmar que o elétrico Leaf poderia ser vendido por R$ 90 mil, mediante isenção de IPI e II. Naquela época, o dólar estava em um patamar menor que o atual, que também é um fator para manter os preços altos. Contra esse, infelizmente, não há o que fazer neste momento.
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Renault-zoe-fabrica-700x466
O exemplo de outros mercados
O modelo de incentivo proposto é o mesmo existente em países desenvolvidos, onde os governos cortaram encargos sobre carros verdes para criação de demanda. Muitos ainda não atingiram suas metas, mas já existem exemplos em que o próprio carro elétrico será o denominador final da equação automotiva nacional. Noruega e Índia já anunciaram a extinção do carro comum em prol do elétrico para os próximos anos, por exemplo.
No Japão, já existem mais pontos de recarga do que postos de combustíveis e sua frota verde é a segunda do mundo, ficando atrás apenas dos EUA, que tem o triplo da população. A China também corre nesse sentido, criando benefícios fiscais atraentes para substituir parte da frota por elétricos e híbridos. Sua corrida é contra o tempo, por conta da grande poluição ambiental.
De volta ao Brasil, além de incentivos iniciais para redução de preço, que deverão ser atrelados à produção nacional e criação de um parque industrial que atenda essa demanda, alvos prioritários do Inovar-Auto, os elétricos também precisarão de infraestrutura para recarga de baterias em pontos estratégicos, tais como estacionamentos, aeroportos, shoppings, entre outros.
A expectativa da ABVE é que entre 30 mil e 40 mil verdes serão emplacados por ano em 2020 e apoio a essa frota é necessário. Ainda assim, os tributos continuarão pesando forte sobre os carros verdes. A prefeitura de São Paulo, por exemplo, abriu mão de sua parte (50%) no IPVA de carros desse segmento. O efeito agora ainda é pequeno, servindo mais como um estímulo ao debate sobre o tema. No entanto, já é um começo.
Isenção de rodízio, zona azul gratuita, vagas exclusivas em estacionamentos, entre outras ações realizadas em esfera municipal e estadual, servem também como estímulo ao uso do carro elétrico. Em alguns estados brasileiros, há isenção total ou parcial de IPVA para carros plugados. De acordo com especialistas, se o Brasil não fizer algo agora, ficará para trás em relação ao restante do mundo.
[Fonte: Exame]
Agradecimentos ao Diogo Muniz.

711NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 14 Jun - 12:09

KÜLL



14/06/2016 - 10h51

NOTÍCIAS > VIDA EXECUTIVA


[size=35]Presidente da Volkswagen do Brasil comandará região América do Sul[/size]


Movimento faz parte de estratégia do grupo de criação de estrutura regional
da Redação 

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DivulgaçãoNOTAS INTERESSANTES - Página 48 F64b0864e862d3c122851be4770d6e9a_L
O executivo David Powels assume América do Sul, América Central e Caribe da VW

Atual presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, o executivo David Powels vai comandar a região América do Sul, América Central e Caribe, em adição à sua posição atual, que ocupa desde o último ano. Esse movimento faz parte da criação de uma nova estrutura regional na América do Sul.
Ele será responsável por todas as atividades da marca Volkswagen na região. Thomas Owsianski será o vice-presidente de Vendas e Marketing para a região América do Sul e membro do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil.

Powels é contador certificado formado na África do Sul e posteriormente obteve qualificação profissional do British Institute of Cost and Management Accountants. Em 1989 iniciou sua carreira na Volkswagen África do Sul como responsável pela contabilidade de impostos na divisão de finanças.

Após assumir atribuições em finanças do grupo e controladoria de finanças na Audi na Alemanha, tornou-se diretor financeiro da Volkswagen da África do Sul, em 1998. Passou a atuar na Volkswagen do Brasil como vice-presidente de Finanças e Estratégia Corporativa em 2002. Foi nomeado diretor-geral da Volkswagen da África do Sul em 2007.

Owsianski, que responderá a Powels, se torna membro da equipe de liderança de Vendas e Marketing Global do Board da marca Volkswagen, Jürgen Stackmann. Owsianski, atualmente diretor-executivo de Vendas da Skoda e Negócios de Marketing na SVW na China. Tem larga experiência internacional em funções sênior de vendas e marketing na indústria automotiva e ocupará o novo cargo até 1º de outubro.

712NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 14 Jun - 12:10

KÜLL




Jaguar Land Rover inaugura sua fábrica no Brasil

14/06/2016

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NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Jaguar-Land-Rover-Itatiaia-03
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A Jaguar Land Rover inaugura em Itatiaia, RJ, sua primeira fábrica própria fora do Reino Unido. A unidade, que começa com a produção do Discovery Sport e do Range Rover Evoque, recebeu um investimento total de R$ 750 milhões e inclui o primeiro Centro Educacional da empresa fora da matriz, para fornecer atividades em sala de aula para até 12 mil crianças de escolas locais por ano.
 
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NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Consultorio-Tecnico-336x280
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Para celebrar a inauguração a marca promoverá a ação My Land, uma expedição com os primeiros veículos Evoque e Discovery Sport produzidos na fábrica, que percorrerão milhares de quilômetros pelo Brasil. Presente no Brasil há 25 anos por meio da Land Rover, a empresa é o maior fabricante de automóveis do Reino Unido e tem hoje quatro unidades fabris no Reino Unido, uma na China, uma unidade de montagem local na Índia e uma em construção na Eslováquia.
 

NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Jaguar-Land-Rover-Itatiaia-01-340x228

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Fotos: divulgação[/size]

713NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 14 Jun - 12:11

KÜLL



[size=60]Jaguar Land Rover inaugura primeira fábrica no Brasil; Evoque e Discovery Sport já são nacionais
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 F51213216f5d879712b3935d9387b277?s=38&d=mm&r=g @RENAN RODRIGUES, DE ITATIAIA (RJ)

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JUN
2016

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A Jaguar Land Rover inaugura nesta terça-feira (14) a primeira fábrica no Brasil, localizada em Itatiaia, sul do estado do Rio de Janeiro. Da linha de produção da nova planta, que recebeu investimentos de R$ 750 milhões, já saíram algumas unidades dos dois primeiros modelos brasileiros da Land Rover: o Range Rover Evoque e o Discovery Sport — a dupla é a mais vendida pela marca no País. Já se sabe que 30 exemplares nacionais do Evoque foram encaminhados às lojas.
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 S3X0088_LowRes
Durante a cerimônia de inauguração da primeira unidade de produção de uma fabricante britânica na América Latina, estiveram presentes autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de executivos da empresa. “A Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos (SUVs) premium respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento. O Range Rover Evoque e o Discovery Sport serão agora produzidos pela primeira vez na América Latina, escolhidos com base na popularidade já existente com clientes no Brasil”, ressaltou Wolfgang Stadler, diretor-executivo de manufatura global.
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 S3X9822_LowRes
A Jaguar Land Rover faz questão de enfatizar que a planta brasileira é totalmente flexível na sua produção, podendo fabricar outros modelos no futuro, inclusive da Jaguar. A fabricante informa ainda que acredita no potencial do mercado brasileiro, especialmente no segmentopremium, que hoje conta com apenas 2,5% de representatividade do mercado total de automóveis, enquanto em mercados maduros este percentual pode chegar a aproximadamente 10%, mostrando que há espaço para a Jaguar Land Rover continuar crescendo no País.

A nova fábrica também marca a estreia do primeiro Centro Educacional (EBPC) da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, que irá fornecer uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças de escolas locais por ano. O novo Centro Educacional é coordenado em conjunto com o SENAI e vai oferecer programas de educação para crianças de 5 e 18 anos. Os cursos são voltados para áreas como engenharia, manufatura e outras atividades relacionadas ao negócio automotivo.

  • NOTAS INTERESSANTES - Página 48 13435630_1021555184565431_1315116602_n-740x400
    Range Rover Evoque nacional é mostrado na cerimônia de abertura da fábrica em Itatiaia (RJ)


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Para celebrar a inauguração de sua fábrica no Brasil, a Jaguar Land Rover promoverá a ação “MY LAND”, uma expedição com os primeiros veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport produzidos na fábrica nacional. Os dois modelos percorrerão milhares de quilômetros pelo Brasil e a ação será divulgada pelos canais da Land Rover nas redes sociais.
Foto: Divulgação[/size]

714NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 14 Jun - 12:12

KÜLL



14/06/2016 - 10h05

REPORTAGEM > INDÚSTRIA

[size=35]Inauguração de fábrica da Jaguar Land Rover é acima de tudo aposta

Mercado premium pode crescer de 2,5% para 10% no Brasil, diz empresa
Wandick Donett 
Colaboração para o Carpress, em Itatiaia (RJ)

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Fotos DivulgaçãoNOTAS INTERESSANTES - Página 48 58c14d04ea7d9b2910e24aef05b926e1_LNova fábrica Jaguar Land Rover inaugura nesta terça (14) em Itatiaia (RJ)

Nesta terça (14) a Jaguar Land Rover inaugura em Itatiaia (RJ) sua fábrica totalmente própria fora do Reino Unido, a primeira de uma fabricante britânica de automóveis na América Latina, em que foram investidos R$ 750 milhões.
Essa unidade fabricará os dois Land Rover mais vendidos no Brasil – Range Rover Evoque e Discovery Sport, com produção voltada a consumidores brasileiros. As primeiras unidades começam a chegar neste mês às concessionárias.

“A Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos premium, respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento”, afirma Wolfgang Stadler, diretor-executivo de manufatura global. “O Range Rover Evoque e o Discovery Sport serão agora produzidos pela primeira vez na América Latina, escolhidos com base na popularidade já existente com clientes no Brasil.”

A unidade também inclui o primeiro Centro Educacional da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, que vai fornecer uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças de escolas locais por ano. Esse modelo contribuirá com o desenvolvimento de habilidades no mercado de trabalho.

NOTAS INTERESSANTES - Página 48 JLR_ITATIAIA_6

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Fachada e linha de montagem da nova fábrica da Jaguar Land Rover

Segundo a empresa, a fábrica foi pensada para apoiar os planos futuros da empresa, sendo flexível na sua produção. Hoje o segmento premium conta com apenas 2,5% de representatividade do mercado total de automóveis, enquanto em mercados maduros esse percentual pode chegar a 10%.

A fábrica inclui diversos projetos ambientais, como o recolhimento de águas pluviais e o plantio de mais de 1.200 árvores nativas. A Jaguar Land Rover pretende alcançar a mundialmente reconhecida marca ouro no certificado LEED de sustentabilidade, tornando-a a primeira fábrica de automóveis no Brasil a conquistar o selo.

Fornecedores locais

Como parte do comprometimento com a indústria automotiva brasileira, a Jaguar Land Rover recebe componentes, como bancos, sistema de escapamento, chassi e conjunto motor de fornecedores locais, como Benteler e IAC. Além disso, a Jaguar Land Rover investe em serviços de assistência técnica para ajudar os fornecedores a aumentar o nível de nacionalização.

Para comemorar a inauguração de sua fábrica no Brasil, a Jaguar Land Rover promoverá a ação “My Land”, expedição com os primeiros veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport produzidos na fábrica nacional. Os dois modelos percorrerão milhares de quilômetros pelo Brasil. Essa ação será divulgada pelos canais da Land Rover nas redes sociais.

A Jaguar Land Rover está no Brasil há 25 anos. A Land Rover é líder no segmento de SUVs premium no Brasil e a Jaguar é uma das marcas premium que mais crescem no Brasil com 78,6% nos primeiros cinco meses de 2016 em relação ao mesmo período de 2015.

715NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 14 Jun - 12:13

KÜLL



[size=42]Primeira fábrica Jaguar Land Rover fora do Reino Unido é inaugurada no Brasil
14/06/2016 | Por: Fábio Trindade


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NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Fabrica-jaguar-land-rover-br-7-774x516
Fruto de investimentos de R$ 750 milhões, o grupo Jaguar Land Rover inaugura nesta terça-feira (14) sua nova fábrica em Itatiaia, cidade localizada ao sul do estado do Rio de Janeiro. A unidade, além de uma das mais modernas do grupo, é a primeira planta totalmente própria fora do Reino Unido e também a primeira de uma fabricante britânica na América Latina.
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Fabrica-jaguar-land-rover-linha-774x436
Inicialmente, dois modelos sairão das linhas de montagem da nova unidade: o Range Rover Evoque e o Discovery Sport, com produção voltada para a demanda de consumidores brasileiros. As primeiras unidades dos veículos nacionais começam a chegar já neste mês à rede de concessionários da empresa. Não por acaso, os dois modelos tornaram o grupo líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos (SUVs) premium respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento.
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Fabrica-jaguar-land-rover-br-2-774x516
Dentro da unidade também foi instalado o primeiro Centro Educacional (EBPC) da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, que irá fornecer uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças de escolas locais por ano. De acordo com a montadora, este modelo contribuirá com o desenvolvimento de habilidades importantes no mercado de trabalho, exercitar a consciência corporativa e inspirá-las a seguir carreiras gratificantes na Jaguar Land Rover no futuro.
Para o Wolfgang Stadler, diretor-executivo de manufatura global, disse que o EBPC é um passo dada para entregar programas educacionais interessantes a crianças de diversas idades e que a ambição do grupo é “incentivá-los a considerar uma carreira na indústria automotiva no futuro”.
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Fabrica-jaguar-land-rover-br-4-774x516
Primeira fábrica fora do Reino Unido
Apesar do início das operações da nova fábrica com apenas dois modelos, a fábrica foi dimensionada visando o crescimento do segmento premium no Brasil e na América Latina. Considerando o potencial do mercado nacional, que hoje conta com apenas 2,5% de do mercado total de automóveis, o grupo acredita que há espaço para chegar próximo aos 10%, mesmo índice registrado em mercados maduros.
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Fabrica-jaguar-land-rover-linha-4-774x435
De concepção moderna, a unidade também inclui uma série de projetos ambientais, como o recolhimento de águas pluviais e o plantio de mais de 1,2 mil árvores nativas para ajudar a preservar e melhorar o ecossistema do entorno. O objetivo é alcançar o mundialmente reconhecido ouro no certificado LEED de sustentabilidade – tornando-a a primeira fábrica de automóveis no Brasil a conquistar o selo. Para isso, possui tecnologias avançadas de fabricação e instalações de Certificações e Conformidade de Emissões referência na América do Sul.
Além da fábrica em si, uma cadeia de fornecedores locais também será fomentada. Componentes como bancos, sistema de escapamento, chassi e conjunto motor virão de fornecedores locais como Benteler e IAC. O grupo também investiu em serviços de assistência técnica para ajudar os fornecedores a aumentar o nível de nacionalização no futuro.
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Fabrica-jaguar-land-rover-br-3-1-774x494
Trabalho com as comunidades locais
Como parte de seu compromisso em gerar oportunidades para 12 milhões de pessoas até 2020, a Jaguar Land Rover trabalha em colaboração com as comunidades próximas às suas instalações de produção em todo o mundo. Nos últimos 18 meses, a Jaguar Land Rover criou vínculos fortes com as pessoas de Itatiaia e das proximidades de Resende, oferecendo novos programas para inspirar a próxima geração de engenheiros automotivos.
O novo Centro Educacional (EBPC) é coordenado em conjunto com o SENAI e vai oferecer programas de educação para crianças de 5 a 18 anos. Os cursos são voltados para áreas como engenharia, manufatura e outras atividades relacionadas ao negócio automotivo.
Em 2015, o grupo lançou o programa “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã” . Hoje, dos mais de 100 alunos que completaram o curso, 12 estão trabalhando na fábrica da empresa e muitos outros estão também empregados na indústria automotiva da região. O programa oferece experiência de trabalho, formação e qualificações de empregabilidade para as pessoas em situação de desemprego a fim de prepará-los para oportunidades na indústria automotiva. É o primeiro projeto de formação desta natureza que a Jaguar Land Rover tem implantado fora de sua matriz, no Reino Unido.

Fotos: Fábrica Jaguar Land Rover Brasil

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716NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 14 Jun - 14:59

KÜLL



Preço dos combustíveis terá redução após mudança no imposto
14/06/2016
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Combustivel-brasil-700x460
Devido a mudança no preço de referência dos combustíveis para o cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o valor cobrado pelo litro da gasolina e do etanol deverá ficar menor. Segundo um anúncio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), os preços terão alteração a partir da próxima quinta-feira, 16.
Com o reajuste, o preço médio da gasolina vai cair de R$ 3,829 para R$ 3,817, enquanto o etanol vai passar de R$ 3,047 para R$ 3,014. O imposto representa entre 25% e 30% do valor total do combustível, podendo variar de acordo com o estado, e é calculado seguindo o valor médio apurado pelo Confaz.
No estado de São Paulo, o preço do litro da gasolina atribuído pelo Confaz foi de R$ 3,501 para R$ 3,455, enquanto o etanol passou de R$ 2,286 para R$ 2,187. Já no Rio de Janeiro, o litro do etanol caiu de R$ 2,38 para R$ 3,133, ao passo que em Brasília o valor do combustível derivado da cana passou de R$ 3,059 para R$ 2,951.
Nos estados do Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul, porém, não houve alteração no valor médio dos combustíveis.
Confira abaixo a tabela do preço médio para cada estado:
PREÇO MÉDIO PONDERADO AO CONSUMIDOR FINAL
UF
GAC
GAP
DIESEL S10
ÓLEO DIESEL
GLP (P13)
GLP
QAV
AEHC
GNV
GNI
ÓLEO COMBUSTÍVEL
(R$/ litro)
(R$/ litro)
(R$/ litro)
(R$/ litro)
(R$/ kg)
(R$/ kg)
(R$/ litro)
(R$/ litro)
(R$/ m³)
(R$/ m³)
(R$/ litro)
(R$/ Kg)
AC
4,0341
4,0341
3,5719
3,4867
4,4898
4,4898
2,9583
3,0088
AL
3,8230
3,8230
3,1410
3,0320
4,0910
2,3200
3,3500
2,3200
AM
3,8824
3,8824
3,2470
3,1703
3,9761
3,4504
AP
3,5910
3,5910
3,9810
3,5260
5,2177
5,2177
3,2450
BA
3,8000
3,9400
3,3600
3,1600
3,8361
4,2800
3,2010
2,4400
CE
3,8300
3,8300
3,1700
3,1300
3,9880
3,9880
3,1500
*DF
3,6600
4,8130
3,3460
3,1780
4,3508
4,3508
2,9510
3,2900
ES
3,6367
3,6367
2,9911
2,9911
3,8587
3,8587
2,3997
3,0798
2,0622
*GO
3,8037
5,1308
3,1860
3,0034
4,2692
4,2692
2,6571
MA
3,6140
3,7745
3,1880
3,0860
4,1815
3,3630
MG
3,9058
4,9519
3,1765
3,0712
2,8485
2,8485
4,1900
3,0618
MS
3,6328
4,5743
3,4052
3,2963
4,7342
4,7342
2,2972
2,8124
2,3581
*MT
3,8369
4,6990
3,5006
3,3281
5,6244
5,6244
2,5846
2,5866
2,5281
2,1300
*PA
3,9720
3,9720
3,3450
3,2740
3,8915
3,5610
PB
3,8378
5,8050
3,1613
3,0477
3,5714
1,8742
3,1770
2,5460
0,8928
0,8928
PE
3,7550
3,7550
3,0480
3,0280
3,6054
3,6054
3,0690
*PI
3,7266
3,7266
3,2907
3,1795
4,1307
4,1307
2,1706
3,1118
*PR
3,7000
4,7800
2,9500
2,8700
4,4000
4,4000
2,6000
*RJ
3,9220
4,2423
3,2500
3,0710
4,0767
1,5960
3,1330
2,1110
RN
3,8920
5,5700
3,3190
3,1480
4,3138
4,3138
3,3370
2,5170
1,6900
1,6900
RO
3,8970
3,8970
3,3970
3,2990
4,5046
3,4880
2,9656
RR
3,9300
3,9500
3,3500
3,2600
4,5800
5,1000
7,3950
3,6900
RS
3,9932
4,9188
3,1827
3,0504
4,1917
4,6002
3,5659
2,6162
SC
3,5100
4,6800
3,0500
2,9500
4,0300
4,0300
3,0600
2,2200
SE
3,7070
3,8280
3,1794
3,0030
4,0238
4,0238
2,3205
3,1828
2,2929
*SP
3,4550
3,4550
3,0640
2,9080
3,9423
4,1446
2,1870
TO
3,9150
5,5000
3,0600
2,9600
5,2200
5,2200
3,7300
3,3700
[Fonte: Confaz e R7]

717NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 14 Jun - 15:01

KÜLL



Com fábrica, Evoque e Discovery brasileiros chegam até agosto
Comente

Leonardo Felix
Do UOL, em Itatiaia (RJ)
14/06/201614h31



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NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Fachada-da-fabrica-da-jaguar-land-rover-jlr-em-itatiaia-rj-1465861131347_956x500

Conheça fábrica e CT da Jaguar Land Rover no Brasil18 fotos

1 / 18
Fábrica de Itatiaia (RJ) da JLR (Jaguar Land Rover) é a primeiro centro de produção e treinamento do grupo fora do Reino Unido; investimento foi de R$ 750 milhões, terreno tem 60 mil metros quadrados e primeiras unidades de Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque nacionais chegam às lojas até agosto Imagem: Rogerio Lorenzoni/Divulgação
Pouco mais de três anos se passaram após o anúncio, em dezembro de 2013, mas a promessa foi cumprida: a Jaguar Land Rover inaugurou, nesta terça-feira (14), sua primeira fábrica no Brasil.
Localizada em Itatiaia (RJ), no Vale do Paraíba -- onde já estão instaladas Nissan, PSA e MAN (caminhões) --, a unidade começa a entregar as configurações nacionalizada de Ranger Rover Evoque e Discovery Sport a partir deste mês.

O primeiro modelo a chegar às lojas será o Evoque. A prioridade foi determinada porque, à época da decisão, o crossover premium liderava as vendas do grupo.
Entretanto, o que se vê em 2016 é uma inversão de papeis: enquanto o Discovery Sport vem emplacando cerca de 370 unidades ao mês, o que perfaz 4.400 ao ano, o Evoque sofre para chegar a 180, que totaliza menos de 2.200 em 12 meses.
Rogerio Lorenzoni/Divulgação
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Range-rover-evoque-em-itatiaia-rj-1465861061436_615x300[url=javascript:void()]NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Pinit_fg_en_rect_red_28[/url]
Range Rover Evoque (foto) é o primeiro carro a sair da linha de montagem fluminense
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 X

Mesma base

Ambos já estão sendo montados desde o primeiro trimestre deste ano, em sistema CKD (peças chegam prontas de fora e são só montadas localmente). Um primeiro lote com 30 Evoque já foi às lojas. O Discovery começa a ser distribuído até agosto.
Além de compartilhar base, os utilitários dividirão também motores: 2.0 a gasolina, quatro cilindros, com turbo (240 cv de potência e 34 kgfm de torque); ou 2.0 turbodiesel, também de quatro cilindros (190 cv e 42,8 kgfm). A transmissão é sempre automática de nove marchas da ZF.
Para o Evoque, a expectativa é que as versões mais vendidas sejam em sua maioria a gasolina. No Discovery, a versão a diesel deve ser a mais procurada.
Preços não devem mudar de patamar se comparados ao dos carros importados: enquanto o Discovery Sport parte de R$ 212.496 (gasolina) e R$ 230.196 (diesel), o Evoque começa em R$ 224 mil e R$ 244.600, respectivamente.
Rogerio Lorenzoni/Divulgação
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Range-rover-evoque-em-itatiaia-rj-1465860998895_615x300[url=javascript:void()]NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Pinit_fg_en_rect_red_28[/url]
Primeiro lote com 30 Evoque já foi às lojas; Discovery começa a ser entregue até agosto
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 X


Instalações

Para fazer os modelos em Itatiaia, o grupo investiu R$ 750 milhões para preparar um terreno de 60 mil metros quadrados. Nesta primeira fase do projeto serão contratadas 1.000 pessoas em toda a cadeia de produção.
Numa próxima etapa é esperada a expansão da autonomia de produção, com possível adoção da plataforma em alumínio que gera o sedã XE e o SUV F-Pace, ambos da Jaguar. A capacidade da fábrica é de produzir 24 mil carros/ano, em dois turnos -- neste primeiro momento, há um turno e ritmo de 12 mil/ano.
Também está nos planos a adoção de variantes flex dos propulsores da família Ingenium, atualmente usados somente no F-Pace, mas que devem aos poucos migrar para toda a gama.
Tudo isso, porém, deve ficar para 2018 -- assim como a ideia de ampliar a fábrica e transformá-la em um pólo de exportação. Mas estes são planos futuroes que dependem diretamente de como estará o nebuloso cenário do mercado brasileiro.

718NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 15 Jun - 12:14

KÜLL



[size=38]Até quem mexe com diesel é contra lei que libera uso em carros
6[/size]

NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Calmon-80x80

Fernando Calmon


Colunista do UOL15/06/201609h12
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  • Murilo Góes/UOL
    NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Jeep-renegade-trailhawk-1427284296736_615x470
    Entidades do setor têm opiniões divergentes sobre Projeto de Lei que regulamenta uso do combustível derivado do petróleo em automóveis de passeo



Projeto de Lei em discussão na Câmara dos Deputados, liberando o uso do diesel em carros de passeio no Brasil, foi um dos temas centrais do seminário Revisão das Perspectivas 2016, da AutoData, esta semana em São Paulo (SP).
Não há consenso nem entre empresas especialistas do setor: enquanto Cummins (especializada em propulsores para ônibus e caminhões) e Power Systems Research (consultoria) apresentaram argumentos contrários, FPT Industrial (empresa de trens-de-força do grupo FCA) e MWM (outra fabricante focada no combustível derivado do petróleo) mostraram-se favoráveis, talvez pela expectativa de produzir aqui estes motores.

A Anfavea (associação dos fabricantes) reafirmou sua desaprovação, entre outros motivos pelos investimentos já feitos para melhorar o consumo das matrizes atuais (a gasolina ou flex).
O assunto diesel não é novo. Dois projetos de lei anteriores a respeito foram arquivados. Depois de toda a confusão envolvendo emissões poluentes desse combustível no exterior, desde o escândalo da Volkswagen, que eclodiu em setembro de 2015, pairam dúvidas sobre as reais razões de reabertura do tema. 
Se a referência for emissão de poluentes, não há condições de o diesel competir com bioetanol de cana-de-açúcar no Brasil. Pelo contrário: só danificará a matriz energética do País.
Miguel Fonseca, vice-presidente da Toyota, reafirmou a aposta da empresa em híbridos (motores a gasolina ou flex, no caso brasileiro, auxiliados por motor elétrico) e nas pilhas a hidrogênio para automóveis puramente elétricos. 
Ele acredita que 40% das vendas da marca na América Latina até 2030 virão dessas duas opções. E, em 2050, a totalidade de sua comercialização no mundo. Significa que o motor a combustão não acaba tão cedo, mas já começa a vislumbrar ameaça de extinção. 
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NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Entenda-o-escandalo-com-a-volks-nos-eua-1443135789394_956x500

Entenda o escândalo com a Volks nos EUA26 fotos


1 / 26

Volkswagen quer ser maior montadora do mundo até 2018VEJA MAIS >Imagem: Divulgação

E o mercado?


Um ponto positivo do seminário é que, se a onda de desânimo e falta de confiança de compradores e investidores levaram à penosa situação atual do mercado, começam a surgir sinais de esperança para 2017. 
Até agora nenhum executivo quis se comprometer sobre o que pode ocorrer no próximo ano. Há apenas o consenso de fundo do poço em 2016. Anfavea (associação dos fabricantes) prefere esperar mais dados nos próximos meses para rever números.
Mas surge o sentimento de que mudanças econômicas em curso melhorariam o humor de pessoas e empresas. O novo presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe, previu crescimento do PIB de forma bastante modesta em 2017: apenas 1,3%.
Esse patamar o autoriza a estimar que a produção de veículos leves e pesados subirá 2,7% no ano que vem, incluindo mercado interno e exportações. Se parece um alívio, Ioschpe deixou claro: "Sempre é bom voltar a crescer, mas igualar os números recordes de 2013, por enquanto, não vislumbro antes de 2023".
Nas palestras houve reconhecimento do artificialismo que inflou as vendas no passado recente, conduzindo ao excesso de capacidade e à redução do nível de emprego.
Importante, porém, saber que o mercado brasileiro não está saturado. Alguns esperam um sinal positivo de recuperação da confiança para "acordar" os compradores. Vendas represadas trariam condições de encurtar essa nova década perdida para o setor automobilístico.
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NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Ford-ka-sel-2015-1406268097527_956x500

Os 15 carros mais vendidos do Brasil em maio/201615 fotos


3 / 15

3) FORD KA, com 6.360 unidades emplacadas em maio de 2016. Fonte: AutoInformeVEJA MAIS >Imagem: Murilo Góes/UOL

Roda Viva


+Inauguração da fábrica do grupo Jaguar Land Rover, em Itatiaia (RJ), fecha o ciclo de novos entrantes para produção de modelos mais caros. Capacidade: 24.000 unidades/ano. Range Rover Evoque e Discovery Sport têm índice de nacionalização inicial em torno de 40%. Anteriormente, Land Rover montou o Defender em São Bernardo do Campo (SP) de 1998 a 2005.
+Apesar da situação do mercado de veículos (quase 50% de queda acumulada nas vendas em dois anos), o país não perdeu tanto protagonismo na região. Volkswagen é mais um grupo a ampliar a abrangência administrativa de seu principal executivo no Brasil. O sul-africano David Powels responde agora pela América do Sul, América Central e Caribe.
+BMW M2 chega este mês às lojas como um cupê compacto de tração traseira (partilha a mesma arquitetura do hatch Série 1) e desempenho excepcional: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 s. Utiliza um raro, nos dias de hoje, motor 3.0 turbo 6-cilindros em linha, de 370 cv e nada menos que 47,4 kgfm. Preço é de R$ 379.950, ou mais de R$ 1.000 por cv.

+Escalada de oferta de câmbios automáticos em carros compactos inclui os Nissan March e Versa, nas versões de 1.6. Marca japonesa optou pelo CVT (marchas infinitas dentro de intervalo fixo de maior e menor redução), mais adequado a uma condução urbana moderada. Poupa combustível, mas é encarecido pela importação: custa R$ 4.800.
+Segundo pesquisa da J.D. Power do Brasil, subiu o índice de satisfação no processo de compra de veículos novos. Com menos interessados para atender, as concessionárias estão se esforçando mais para vender e procurando fidelizar os clientes. Índice de avaliação positiva subiu de 774 pontos (numa escala até 1.000), em 2015, para 793 pontos este ano.
+Está disponível aqui óleo sintético de última geração cujo foco é manter a capacidade de lubrificação em temperaturas altas. Essas condições ocorrem em motores modernos de baixa cilindrada e alta potência. Parceira da Mercedes-Benz na F1, Petronas desenvolveu o Syntium CoolTech para maior dissipação de calor nos motores de competição.


COMENTÁRIOS: Índice de nacionalização dos Land Rover em 40%, altíssimo para um carro de luxo, de alta tecnologia e recém iniciado em produção aqui, reitero, mostra o alto comprometimento da empresa, como parece estar sendo o caso da BMW (faltam VW/Audi e Mercedes prestarem contas). Foi publicada na Argentina nota sobre a fábrica da JLR. Para variar, uma enormidade de opiniões preconceituosas sobre os carros, na base do "se é brasileiro, TEM QUE SER INFERIOR AO IMPORTADO", algo já expressado nas notas sobre os produtos da BMW daqui. Gozado que absolutamente nada se publicou lá sobre a exportação do X1 brazuca para os EUA.

719NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 15 Jun - 17:20

Fabiano

Fabiano

Se liberarem motores diesel ai no Brasil, sem uma inspeção como é feito aqui na Alemanha, tempo pela qualidade do ar em grandes cidades no futuro....

http://www.oticainova.com.br

720NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 15 Jun - 18:14

KÜLL



VW: parada de cegonheiros afeta vendas parciais - junho

CATEGORIAS: MERCADO , VOLKSWAGEN 4 COMENTÁRIOS




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A Volkswagen do Brasil enfrentou problemas de produção e de distribuição de seus veículos entre o final de maio e meados do mês de junho, algo que afeta transitoriamente sua posição de mercado em parciais de junho, mas não resultará em perda de posição de mercado no fechamento deste mês.

NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Volkswagen-Up%2B%25282%2529
[size]

A Volkswagen do Brasil vem sustentando um market share em torno de 13,5% do mercado brasileiro desde o começo de 2016, mas neste começo de junho sua participação caiu para cerca de 10,5%, em apurações parciais, em decorrência da interrupção, por mais de 20 dias, na distribuição de carros no Brasil inteiro, em face de paralisação da empresa de transporte que atende a montadora.

[/size]
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Volkswagen-Up%2B%25283%2529%2B-%2BCopia
[size]

Entretanto, a distribuição dos carros já foi retomada, assim como os problemas de produção decorrentes da interrupção no fornecimento de bancos e de peças estampadas foi superado, fazendo com que até o final de junho a empresa retome sua participação e posição de mercado usual.

[/size]
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Volkswagen-Up-2016%2B%25284%2529
[size]

A VW Brasil chegou a acumular cerca de 14 mil carros em seu pátio entre o final de maio e começo de junho como resultado da interrupção na distribuição, porém até o final do mês a situação estará normalizada. 

Fonte: [O Mundo em Movimento][/size]

721NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 16 Jun - 11:56

KÜLL



[size=30]VÍDEO: Jaguar Land Rover inaugura fábrica no Brasil[/size]

16/06/2016




722NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 16 Jun - 21:39

R8V

R8V
Administrador

Sera afetou a ponto de ser responsavel pela perda de mercado para a Hyundai?

723NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 17 Jun - 10:48

KÜLL



Motor do Up! TSI e Jeep Renegade são premiados REI 2016

CATEGORIAS: JEEP-RENEGADE , VOLKSWAGEN-UP-TSI-TURBO 3 COMENTÁRIOS




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A Volkswagen do Brasil recebeu o Prêmio REI 2016, promovido pela revista Automotive Business, na categoria “Powertrain”, com o motor 1.0 TSI. A categoria “Powertrain” abrange motores, sistemas e componentes de powertrain para veículos leves e pesados, desenvolvidos por montadoras ou seus fornecedores. O motor 1.0 TSI da Volkswagen foi eleito por oferecer a alta tecnologia TSI para o segmento de carros compactos, que alia performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.

NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Move-up-TSI%2B%25284%2529
[size]

Produzido em São Carlos (SP), o motor 1.0 TSI foi o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível feito no Brasil. A sigla TSI significa turbocompressor associado com injeção direta de combustível, que permite oferecer potência máxima de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 kgf.m, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. 

[/size]
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Move-up-TSI%2B%25289%2529
[size]

Tratam-se de valores próximos dos entregues por motores maiores. Combinado ao baixo peso do Up! (951 kg), o motor TSI colabora para que o modelo tenha eficiência energética sem precedentes, tendo se consagrado, quando lançado, como o mais econômico entre todos os equipados com motor flexível avaliados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, obtendo a classificação “A”, com a marca de 1,44 MJ/km.

[/size]
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Jeep-Renegade-Trailhawk-1
[size]

O próprio Up! TSI foi finalista categoria “Veículo Leve”, com o modelo up! TSI, mas quem venceu foi o Jeep Renegade, SUV compacto que vem frequentando a lista dos dez automóveis mais vendidos no País e catapultou a Jeep para a nona posição no ranking de marcas com mais emplacamentos.

[/size]
NOTAS INTERESSANTES - Página 48 Jeep-Renegade-Trailhawk-painel
[size]

O Jeep Renegade não deriva de nenhum carro de passeio, e resulta em um estilo bem particular, o que contribuiu para que chame atenção nas ruas. O modelo continua sendo o único de sua categoria com opção de motor diesel (2.0 Multijet turbo de 170 cv) e tração 4x4 com reduzida, entre outros equipamentos típicos para o uso off-road.

Fonte: Automotive Business


COMENTÁRIOS: No caso do up!, acho merecidíssimo, não só pelo motor, mas pelo carro em geral. No caso do motor do Renegade, mais ou menos. Para o Brasil, realmente, é um motor moderno, mas já li em sites da Europa que este motor, em vista de outros motores lançados por lá nos últimos dois ou três anos, é considerado "velho", não desatualizado, mas outros, com cilindrada similar, oferecem mais, p.e., o 2.0 Ingenium da JLR, o 2.0 da BMW, só para falar dos que eu lembro como certamente projetos novos.[/size]

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