AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

NOTAS INTERESSANTES

5 participantes

Ir à página : Anterior  1 ... 16 ... 29, 30, 31 ... 48 ... 67  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 30 de 67]

436NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 16 Dez - 12:00

KÜLL



Volkswagen Ameo será o primeiro compacto MQB – Indiano surge em 2016

  • Sedãs
  • Volkswagen
  • India


16/12/2015
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Volkswagen-Vento-CS-700x395
Como já se sabe, de acordo com fontes não oficiais, o primeiro modelo compacto da Volkswagen com a plataforma modular MQB modificada seria lançado na Índia em 2017.
Logo depois, outros modelos do Grupo VW começarão a aparecer no resto do mundo, inclusive aqui no Brasil. Mas de volta à Índia, surge agora uma informação que fala sobre o nome do novo carro, que será chamado Ameo.
O Volkswagen Ameo, de acordo com o site Gaadi-Waadi, chegará antes do previsto, sendo apresentado na Auto Expo 2016, mostra indiana realizada em Nova Déli. Inicialmente surgirá um sedã compacto com até quatro metros, a fim de obter os subsídios fiscais dados pelo governo.
O Ameo deve parecer quase um notchback, lembrando que em seu desenvolvimento, o nosso Voyage atual teve uma variante de testes nesse formato. Outro produto para a Índia será um equivalente SUV, que deve compartilhar muitos componentes com o sedã. A MQB compacta deve ter a base entre o eixo dianteiro e os pedais reduzida, pois é a única parte universal da plataforma.
Com apresentação para março ou abril, o Volkswagen Ameo terá motores 1.0 TSI de 90 cv e 1.2 TSI com pelo menos 105 cv. O diesel 1.5 TDI deve oferecer entre 90 e 105 cv. Comenta-se que o consumo será de 18 km/litro no 1.0 TSI, entre 16 e 17 km/litro no 1.2 TSI e em torno de 24 km/litro no 1.5 TDI. Os preços devem ficar entre R$ 29.500 e R$ 59.000.
[Fonte: Gaadi-Waadi]

437NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 16 Dez - 12:06

KÜLL



Em quatro anos, Inovar-Auto melhora carros, mas preço sobe
Comentários 3

NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Calmon-80x80

Fernando Calmon

Colunista do UOL  15/12/201521h03
Leia todos os artigos



Ouvir texto

0:00
Imprimir Comunicar erro


  • Murilo Góes/UOL
    NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Volkswagen-speed-up-tsi-1441658746351_615x470
    Volkswagen up! TSI é exemplo de veículo moderno: seguro e extremamente eficiente

O Inovar-Auto é o exemplo puro de excesso de intervenção governamental na indústria automobilística. Pode ter havido intenção de fortalecer o setor ao criar obstáculos para quem não produz localmente, mas a estratégia acabou por produzir uma legislação complexa e difícil de implementar.
O marco legal começou em 2011 e incluiu incentivos para inovação. Foi preciso editar duas leis, quatro portarias e um decreto ao longo de quatro anos para um programa que, teoricamente, termina em 2017.
Apesar do viés protecionista e questionado por organismos internacionais, sempre é bom lembrar que o México tem uma lei mais direta: só pode importar quem produz localmente. Mas sabe-se que o "jeitinho" mexicano também apareceu por lá e o número de acordos comerciais multilaterais ajudaram. Aos poucos, atraiu várias fabricantes -- a última foi a Kia -- para se tornar o maior produtor de veículos da América Latina. Em razão da crise atual, o Brasil verá o México (com o mercado dos EUA escancarado para eles) ainda mais à frente por muitos anos, apesar de nosso potencial grande mercado interno.
Ampliar

NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Renault-clio-2014-1421941743545_956x500

Os carros mais econômicos do Brasil em 201545 fotos



1 / 45
Renault Clio 1.0: 9,1/9,6 km/l (cidade/estrada) com etanol; 13,1/14,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Renault Clio 1.0 sem ar-condicionado e direção hidráulica: 9,5/10,7 km/l (cidade/estrada) com etanol; 14,3/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Os carros reunidos neste álbum receberam o "Selo Verde" do Conpet para motores mais eficientes (emissões) em janeiro de 2015. Leia mais Murilo Góes/UOL

Veículos mais eficientes: ponto positivo

Exigência de melhor eficiência energética, embutida no Inovar-Auto, é realmente um ponto indiscutivelmente positivo. Os fabricantes terão que demonstrar, a partir de outubro de 2016, que atendem a meta mínima de redução de 12,08% no consumo de etanol e gasolina sobre a média dos veículos à venda de cada marca, tendo como referência... 2011. As multas em caso de descumprimento são altíssimas e, assim, todos deverão se ajustar.

Com a fase atual de preços altos de combustíveis, essa é boa vantagem para os consumidores na hora de abastecer. Também exigirá das fábricas, especialmente as que produzem modelos de maior porte (picapes e SUVs), um acerto fino da produção para se manterem dentro da média obrigatória de economia. Vendas adicionais de modelos menores terão que compensar eventuais desajustes. Talvez signifique crescimento na procura por modelos com motor 1.0.

Mas há um problema adicional nessa adequação. A indústria domina várias tecnologias para menor consumo, mas tem que manter preço competitivo em momento de forte recessão no mercado.
Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) apresentou estudo recente, feito na Austrália, que compara os valores de custo de cada recurso técnico com o respectivo potencial de economia de combustível. A análise inclui não somente motores, mas itens de carroceria (aerodinâmica, peso), acessórios (direção, pneus) e tipos de caixas de câmbio. A pesquisa ainda demonstra uma equação bastante complexa e cada fabricante monta um verdadeiro quebra-cabeça. Considera o dólar australiano em R$ 2,67, a preço de custo (sem impostos ou margem de lucro) e não de venda. Um veículo híbrido consegue 45% de economia por menos de R$ 10 mil. Um elétrico compacto economiza 100% de combustível, mas seu custo é de R$ 35 mil -- ou 250% mais caro de produzir sem incentivo fiscal. Esta é uma das maiores dificuldade para a aceitação do carro elétrico. A diferença de custo entre um motor turbo simples, com 7% de economia, e um turbo com todos os recursos, para economizar 20%, chega a 450%.
Siga o colunista: twitter.com/fernandocalmon

Roda viva

+ Ford prepara ampliação da família de motores de três cilindros no Brasil, segredo bem guardado. Inteiramente novo e batizado de Dragon, tem 1,5 litro e se destaca pela economia. Estreia aqui (sem versão turbo, de início) na renovação do EcoSport, em novembro de 2016. Já o motor de 1.0 turbo para o Fiesta deve sofrer atraso pelas condições atuais.
+ Site britânico just-auto.com antecipou: indiana Mahindra acertou a compra de uma das casas de estilos mais importantes do mundo, a Pininfarina. Nada de oficial ainda se anunciou. Ícone italiano do desenho automobilístico (Ferrari e outras marcas), fundado em 1930, venderá 76% de seu capital. Tata, também indiana, é dona da Jaguar Land Rover desde 2008.
+ Renault Duster Oroch começa a ultrapassar Montana para garantir o terceiro lugar em venda entre as picapes pequenas/compactas. Espaço interno, acesso por quatro portas e comportamento exemplar (suspensão traseira independente) são pontos fortes. Motor 1.6 até vai bem no uso urbano, mas o 2.0 aproveita melhor seu potencial, apesar do consumo elevado.
+ Superdose de crossovers anunciada pela Chery: além do Tiggo 5 e sua geração anterior, Tiggo 3, para produção em Jacareí (SP), a marca chinesa também produzirá o Tiggo 1, baseado na arquitetura do compacto Celer. Os planos são para 2016 e 2017. Antes, estreia o subcompacto QQ nacional, em março próximo. É preciso fôlego para manter uma linha tão diversificada.
+ Lobby dos extintores de incêndio para automóveis tenta reverter decisão correta tomada pelo Contran. Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados deu apoio ao decreto legislativo que traz de volta os extintores sob argumento falacioso de 40 mil desempregados. Falta passar por outra comissão e pelo Plenário. Assim, ainda há esperança de rejeição.

COMENTÁRIOS: Olha a merd* se prenunciando. Gozado que a gente já vivia uma situação esdrúxula, onde aqui se exigia uma item que na imensa maioria dos países era acessório comprado e concessionária e agora, como sempre, com desculpas que servem para justificar de tudo: de empregos ao nazismo, querem de novo, empurrar a conta para o consumidor. Ou seja, Brasil moderno, ótimo, desde que afete os outros, eu, NÃO.

438NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 16 Dez - 18:05

KÜLL



CONTROLE DE ESTABILIDADE SERÁ OBRIGATÓRIO PARA CARROS NOVOS ATÉ 2020

Em reunião realizada nesta quarta-feira, Contran determinou que novos projetos nacionais deverão ter o item até 2020, enquanto projetos já existentes precisarão ser equipados com o ESC até 2022

por GIULIA PAGLIARINI

16/12/2015 16h19

NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Modulo-controle-estabilidade
Hardware do controle de estabilidade dentro de um carro (Foto: Divulgação/Bosch)

A obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade (ESC) foi aprovada nesta quarta-feira (16) em reunião realizada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). De acordo com o assessoria de comunicação do Ministério das Cidades, os veículos já homologados deverão ser equipados com o equipamento de segurança até 2022, enquanto os carros ainda não homologados precisarão se adequar à norma até 2020. A informação foi antecipada em novembro por Autoesporte.

Esse era o período de tempo defendido pela Anfavea Aso dsociação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que representa as montadoras. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), por sua vez, sugeria um intervalo menor, de cinco anos para carros já existentes e três anos para novos modelos.
Contatado, o órgão afirmou que só pode se posicionar sobre o assunto depois que a resolução for publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Discussão anterior
A decisão vem depois de o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comercio Exterior) ter pedido para analisar melhor a proposta após uma reunião do Contran em novembro.
Pouco antes, o ministro das cidades, Gilberto Kassab, havia confirmado que a obrigatoriedade do ESC estava em fase final de discussão. "A meta é que possamos deliberar sobre a obrigatoriedade do controle de estabilidade até o final do ano, mas sua aplicação não acontecerá antes de 4 ou 5 anos. Mas é uma medida que tem sido adotada ao redor do mundo com ótimo reflexo em segurança", afirmou Kassab à reportagem na ocasião.

NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Kassab-carro
Ministro Gilberto Kassab em evento de segurança automotiva (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

Custos de homologação

De acordo com o Denatran, o controle de estabilidade nos carros teria sua homologação associada aos freios. Ou seja, o mesmo teste realizado para validar o funcionamento do sitema passaria a contar com uma norma específica para o ESC. Ainda de acordo com o órgão, um estudo realizado em 2007 apontou um valor inferior a US$ 100, ou R$ 377 na cotação atual, para a aplicação do item em um carro.

NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Esc-off
Botão para desligar ESC (Foto: FCA)
A proposta de obrigatoriedade do ESC é direcionada apenas para automóveis, de acordo com o Denatran. Segundo o departamento, o estudo inicial englobava outras categorias de veículos que foram separadas para não estagnar o projeto e, hoje, a parte que contempla veículos pesados está sendo estudada pela Câmara Temática de Assuntos Veiculares.

Airbag e ABS

A proposta da regulamentação foi feita ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em agosto de 2014. Vale lembrar que, em 2013, quando foi aprovada a obrigatoriedade de freios ABS e airbag duplo para 100% dos carros vendidos no Brasil, a medida quase foi adiada de janeiro de 2014 para o ano de 2016. Na ocasião foi pedido, por exemplo, que a Volkswagen Kombi se tornasse uma excessão para o acordo.

COMENTÁRIOS: E com isso, a vida e a segurança do brasileiro vão continuar valendo menos do as de seus congêneres motoristas de outros países. É a mesma "sindisacanagem" ampla e anteriormente praticada neste governo, que defende vantagens a grupelhos em detrimento da generalidade dos brasileiros.

439NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 16 Dez - 18:18

KÜLL



Renault Clio europeu será equipado com cabeçotes produzidos no Brasil
16/12/2015 | Por: Dyogo Fagundes


NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Renault_clio_gt_-620x384
Além da Volkswagen, a Renault é outra grande mondadora instalada no Brasil que aproveita o momento cambial favorável para exportar para a Europa. Conforme anunciado nesta semana pela gigante francesa, cabeçotes produzidos no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), estão sendo envidados a fábrica de motores de Douvrin, na França, para compor o motor 1.2 litro usado em diversos carros da marca. Entre eles, destaque para os Dacia Logan e Sandero, e Clio.
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Dacia-logan-10th-anniversary-9-620x427
Com a ação, a Renault explica que a produção de motores na planta paranaense será dobrada, passando de 2.000 unidades por semana para 4.000 unidades por semana. Como consequência, será mantido o terceiro turno da área de usinagem de cabeçotes. Pertencente à família D4F, o propulsor 1.2 é produzido em solo francês e de lá enviado para outras fábricas do grupo Renault na Europa. O bloco faz parte ainda de um acordo de cooperação entre os grupos Renault e PSA.


COMENTÁRIOS: É o cabeçote para os novos motores 1.2, se não me engano, com três cilindros e potência de 88 (aspirado) a 115 cv.



Última edição por KÜLL em Qui 17 Dez - 11:39, editado 1 vez(es)

440NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 16 Dez - 22:21

R8V

R8V
Administrador

A Renault deveria aproveitar e utilizar esse motor para sua linha nacional.

Esp: 2020 e 2022? Fala serio!

Extintor: again???

441NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 16 Dez - 22:48

Grilo

Grilo
Administrador

ESP - tirando alguns carros de entrada, em 2020/2022 eles já teriam mesmo o item pela evolução natural do mercado.

http://www.autouniverso.com.br

442NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 17 Dez - 18:10

KÜLL



Classe C nacional depende da Anatel para estrear completinho

Tecnologias de segurança precisam de homologação do órgão para equipar sedã que chega até abril

Texto: Lukas Kenji | Foto: Divulgação 17/12/2015

[url=javascript:history.back();]Voltar[/url]





NOTAS INTERESSANTES - Página 30 310x190_79b642a3-d6b1-4661-b04e-9d318e0f335c.jpg?blobcol=urldata&blobkey=urldata&blobtable=MungoBlobs&blobwhere=310x190_79b642a3-d6b1-4661-b04e-9d318e0f335c

NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Borda-imagen-headline2

  • NOTAS INTERESSANTES - Página 30 70x43_79b642a3-d6b1-4661-b04e-9d318e0f335c.jpg?blobcol=urldata&blobkey=urldata&blobtable=MungoBlobs&blobwhere=70x43_79b642a3-d6b1-4661-b04e-9d318e0f335c
  • NOTAS INTERESSANTES - Página 30 70x43_a5fc3819-3a4b-4271-95ee-1be3dedf9dc2.jpg?blobcol=urldata&blobkey=urldata&blobtable=MungoBlobs&blobwhere=70x43_a5fc3819-3a4b-4271-95ee-1be3dedf9dc2
  • NOTAS INTERESSANTES - Página 30 70x43_95310335-ada4-4ef4-b693-f6b1edd5c405.jpg?blobcol=urldata&blobkey=urldata&blobtable=MungoBlobs&blobwhere=70x43_95310335-ada4-4ef4-b693-f6b1edd5c405
  • NOTAS INTERESSANTES - Página 30 70x43_daf20c32-f6c6-4082-a3fc-1d5ab18dea08.jpg?blobcol=urldata&blobkey=urldata&blobtable=MungoBlobs&blobwhere=70x43_daf20c32-f6c6-4082-a3fc-1d5ab18dea08



A Mercedes-Benz depende apenas de uma homologação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para lançar cinco tecnologias de segurança em sua gama comercializada no Brasil. Os sistemas são baseados em monitoramento por câmeras e por radares que precisam operar na frequência de 24 GHz. A expectativa da fabricante é de que a medida seja liberada em meados de 2016.
As tecnologias já estão configuradas para equipar os modelos Classe C e GLA nacionais. O sedã será lançado até abril, enquanto o crossover só chega na segunda metade do ano, segundo o diretor de Comunicações e Relações Intitucionais da Mercedes-Benz do Brasil, Luiz Carlos Moraes.
“Todas as tecnologias mais avançadas disponibilizadas nos veículos da marca pelo mundo também estarão nos modelos brasileiros. A única diferença é que também já oferecemos versões com motores bicombustíveis”, comentou o executivo. As versões 200 (entrada) de Classe A, Classe B, CLA e GLA trazem o motor 1.6 flex de 156 cv desde maio deste ano. O Classe C vai aderir à moda quando for nacionalizado, o que ocorrerá até abril de 2016.
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 940x576_a5fc3819-3a4b-4271-95ee-1be3dedf9dc2
SEGURAS, SIM; EXCLUSIVAS, NÃO
O Distronic Plus é a tecnologia mais inovadora dentre as apresentadas pela Mercedes chegando próximo à autonomia do total por parte do veículo. Isso porque ele permite com que o carro siga o veículo à frente mesmo as faixas de rolamento irregulares (o que é muito commum no Brasil). No entanto, o motorista precisa manter as mãos no volante caso sejam necessárias manobras bruscas.
Já os demais sistemas não ofertam nada de muito novo e já foram apresentados por marcas rivais, como a Volvo. Assim como no Distronic Plus, elas consistem em monitoramento da via e do comportamento do condutor para agir de maneira autônoma em determinados níveis de velocidade.
O Active Lane Assist, por exemplo, emite sinais sonoros quando o carro invade outra faixa de rolamento sem aviso por meio de seta. O sistema interpreta que o condutor pode ter pego no sono e atua no controle de estabilidade e freia as rodas para que o carro volte ao traçado.
O mesmo tipo de ação é válida para o o Active Blind Sport Assist que nada mais é do que um monitor de ponto cego avançado. Ao detectar um veículo ao lado, ele também traz o carro de volta à faixa de rolamento de maneira autônoma.
Já o Collision Prevent Plus é uma espécie de controle de cruzeiro adaptativo, que freia o veículo de maneira autônoma ao detectar obstáculos, enquanto o Pre-Safe Brake emite emite sinais sonoros e visuais para que o motorista pise no freio prontamente.
DOBRANDO A META
Além do lançamento das tecnologias, o próximo ano será para repetir o feito de 2015: liderança entre as marcas premium. Até a primeira semana de dezembro, a marca emplacou 16.000 unidades. O volume não deve ser o mesmo em 2016, na opinião de Moraes. Ele projeta um ano mais difícil do que o atual e planeja abocanhar o mesmo market share alcançado atualmente no segmento (em torno de 25%).

NOTAS INTERESSANTES - Página 30 70x79_fad50a92-7d66-48ed-90c1-d43084ecc153
Lukas Kenji
Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.

FONTE: WEBMOTORS

COMENTÁRIOS: Este país é uma merd* mesmo!

443NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 17 Dez - 18:15

KÜLL



Subaru, japonês para ser lembrado

NOTAS INTERESSANTES - Página 30 De-Carro-por-Ai-Nasser

Novos Legacy e Outback têm motor boxer de seis cilindros e 3,6 litros, configuração que favorece o comportamento


Quem conhece automóvel, sabe: qualquer hipotética relação de qualidade forçosamente inclui a Subaru nas primeiras linhas. Marca pouco divulgada, é de amplo agrado a seus usuários, seja por projeto com motor de quatro ou seis cilindros — gasolina ou diesel, turbo ou não — em posição horizontal oposta, com o virabrequim na mesma altura do eixo de transmissão, invejável equilíbrio e estabilidade, pouco gasto de pneus. Faz sucesso em mercados onde se exige confiabilidade em situações extremadas, como o gelo nas estradas e ruas canadenses e os desertos australiano e chileno, seus mercados referenciais.
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Subaru-Legacy-01-356x237
No Brasil a marca veio ao início dos anos 90, trazida pela importadora da Lada, e chegou à CAOA, representante de Hyundais importados. Mas, gerida por humores, não decolava. Novo presidente, o engenheiro Antonio Maciel Neto, convidou Flávio Padovan, ex-diretor da Ford, ex-vice-presidente comercial da Volkswagen e ex-presidente da Jaguar Land Rover, para ser diretor geral da marca. Surpresa do mercado, Padovan aceitou o desafio, negócio pequeno ante sua experiência, mas apoio e visão deram nova cara à operação: ampliou-se de 12 para 20 lojas e a linha de produtos a sete para ampliar leque de clientes. Em 2015 cresceu 55% nas vendas entre janeiro e novembro.
Estilo pouco arejado era problema dos Subarus, exceto por projeto ao fim dos anos 80 por Giogetto Giugiaro. Não era esportivo, mas um 2+2 com estilo e os marcantes vidros de motorista e passageiro formados por duas partes. O SVX, com motor de seis cilindros, 3,3 litros e 245 cv, acelerava de 0 a 100 km/h em 7 segundos e alcançava final de 248 km/h. Era rápido, confortável. Importadas apenas 50 unidades.
Há anos cooptou o número dois da equipe de Walter De Silva na Fiat e no projeto de Alfa Romeos 145, 146 e 166. Andreas Zapatinas, grego formado na Califórnia, na Subaru traçou parâmetros, assinatura estética e filosofia da linha. Saiu, substituído por Osamu Namba, mas os conceitos gerais se mantêm, tornando produtos mais atrativos.
Novos
A CAOA trouxe a sexta geração do sedã Legacy e da perua Outback. Novos produtos, nova plataforma, entre-eixos de 2,75 m, mais 4,1 cm no comprimento e 1,5 em altura. Aos olhos brasileiros, com 4,79 m de comprimento o Legacy é considerado grande — um palmo maior que o Ford Focus Fastback. Espaço bem aproveitado, confortável ao uso nas duas fileiras de bancos, visual com elegante linha lateral sugerindo um cupê. Faróis com projetores, rodas de 18 polegadas e na traseira outra moda, as saídas de escapamento opostas.
Mecânica comum aos dois: motor boxer de seis cilindros e 3,6 litros, 24 válvulas, 256 cv e 35,7 m.kgf de torque. Configuração permite colocá-lo em posição baixa, uma das bases para o excelente comportamento, oferecendo muita estabilidade. Transmissão automática tipo polias variáveis (CVT), com sete marchas definidas, chamada pela Subaru de Lineartronic, distribuição de torque pelas quatro rodas e capacidade de regulagem de motor, suspensões e direção em três padrões — Intelligent, Sport e Sport Sharp. Ou seja, conforto econômico, rendimento esportivo e radicalidades.
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Subaru-Outback-04-356x237
Outro auxílio eletrônico, o Active Torque Vectoring, atua no controle eletrônico de estabilidade acionando freio na roda interna à curva para permitir melhor controle. Automóvel completo — sete bolsas infláveis, controles de estabilidade e tração, bancos de couro com os dianteiros reguláveis eletricamente, câmera de ré, teto solar.
Na Outback, de plataforma igual, mecânica e conteúdo também o seguem. Mantém o bom espaço interno, a mesma dotação de equipamentos e tem tentativas formulações a uso especial. São a maior altura do solo (21,3 cm) favorecendo melhores ângulos de entrada e saída em terrenos irregulares, dotação eletrônica dita X-Mode na transmissão e o sistema de freio eletrônico para descidas muito inclinadas, além de controlador de velocidade reduzida para trechos muito irregulares. Mesmas rodas com aro de 18 pol e pneus de uso misto. Vêm completos, sem opcionais.
Em uso
Considere o leitor as impressões sobre o Legacy, pois o trecho utilizado foi em ruas paulistanas, avenidas marginais e rodovia pedagiada, esta de condições quase europeias. A Outback foi aplicada à mesma situação. São agradáveis, confortáveis, silenciosos, inerente transmissão de segurança — uma das boas características da marca. Apesar das condições do trecho utilizado, há desnecessários ruídos de protesto das suspensões, indicadoras de não terem recebido tratamento adequado ao uso de rali urbano oferecido por nossas ruas e estradas. Na prática um excesso de confiança à competente construção do automóvel. Ou seja, não foram adequados ao país, acreditando na boa constituição para suportar nossas mazelas. Custam, Legacy R$ 152.900 e Outback R$ 159.900, garantia de cinco anos.



Roda a Roda

NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Pininfarina
Fim – Fim triste de referência em estilo e de era da indústria automobilística: a mítica e quase secular Pininfarina (1930) será assumida pela indiana Mahindra & Mahindra. Ex-empresa grande, construindo suas criações, deu prejuízo em 10 dos últimos 11 anos e sobrevivia como escritório de design.
Negócio – 185 milhões de Euros por 76% das ações, dispondo-se a comprar os demais. Indianos se espraiam: adquiriram a coreana Ssangyong e o negócio de ciclomotores Peugeot. É o fim da era das carrocerias personalizadas, determinado pela globalização, insana luta pela sobrevivência no mercado de automóveis.
Global – Jaguar Land Rover, controlada pela indiana Tata, iniciou construir fábrica na Eslováquia: 150 mil unidades anuais, um terço da atual capacidade industrial da companhia. Quer participar do mercado mundial.
Onde – País cresce como base produtora. Lá Volkswagen faz Touareg e Audi Q7; Kia, mais de 300 mil unidades/ano; PSA Peugeot Citroën, 255 mil anuais. Tem boa estrutura logística e de fornecedores.
Aqui – No Brasil constrói pequena unidade em Itatiaia, RJ, para 17 mil/ano.
Meio termo – Mercedes passa a vender um misto quente, o C450 AMG 4Matic. Mescla carroceria de Classe C com motor 3,0-litros V6 biturbo de 367 cv, tração integral para melhor dirigibilidade e segurança no acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 s. Preparação AMG.
Na prática – Transmissão automática com sete marchas, mudanças extra rápidas. É confortável sedã em versão de comportamento esportivo, rico em conteúdo de mecânica, eletrônica e infodivertimento. A R$ 309.900. Degrau superior, o C63 arranha os R$ 700 mil.
Padrão – Porsche acrescentou ao Boxter e ao Cayman — ambos com motor entre eixos — o prefixo 718. Número indica plataforma vencedora em corridas, derivada do 550, a primeira colocação entre eixos traseira e motor boxer de 4 cilindros.
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 BMW-X1-2016-02-560x373
BMW X1 – Pré-lista de inscrições para comprar o BMW X1, com montagem em janeiro nas instalações de Araquari, SC. Tração agora é nas rodas dianteiras na versão 20i. O XDrive 25i Sport vem com tração integral. Preços, R$ 166.950 a R$ 199.950.
Dezembro – Mercedes-Benz liderou mercado premium até novembro com 15.620 unidades, por renovar linha e ampliar rede de concessionários. Neste mês grande disputa entre Audi, BMW e Mercedes para fechar em liderança.
Exemplo – BMW, tentando voltar ser líder após cair à terceira posição — e motivar mudança de presidente —, passou estoque do modelo 320 GT à Localiza.
É agora – A fim de importado Okm? A hora é agora. Os importadores, em especial Audi, BMW e Mercedes, praticam preços com valor antigo para o dólar. Em janeiro BMW subirá mais de 20% no 320i Sport, e Mercedes, entre 6 a 10%. Assim, querendo, decida-se enquanto há estoque a preço histórico.
Por exemplo – Audi lançou o A3 Sedan nacional, motores 1,4 e 2,0, mas liquida o estoque antigo, ainda importado (1,4 e 1,Cool, hoje mais barato que o nacional.
Ponto de vista – Coluna estranhou em edição anterior a defesa pessoal da presidente Dilma frente ao Tribunal de Contas da União, pelo Advogado Geral da União. O processo não é contra o país, mas contra a presidente.
Óptica – O objeto da recusa das contas, ditas Pedaladas, não é de iniciativa da União, mas da ocupante da Presidência. Assim, sua defesa deveria ser feita por advogado privado, por ela contratado, enquanto o Advogado Geral da União deveria estar em posição contrária, a favor da União e de nós contribuintes. O PSDB questionará em Juízo tal procedimento.
Prêmios – Fim de ano, muitos júris indicam melhores veículos em seus segmentos, como o Abiauto, da associação de jornalistas, e o recente e bem estruturado Carsughi L’Auto Preferita, liderado por um decano da atividade, o italiano Claudio Carsughi.
Abiauto – 51 associados da entidade elegeram o Volkswagen Up TSI Melhor Carro 2015 e Melhor Compacto; Peugeot 2008, Melhor Minivan/Monovolume; Jeep Renegade, Melhor Utilitário Esportivo; Renault Oroch, Melhor Picape; e Audi com Melhor Importado com TT e Melhor Nacional com A3 Sedan.
L’Auto – Júri formado por 19 profissionais de destaque, liderados pelo próprio Carsughi, indicou VW Up TSi Carro 1.0; Audi A3 Sedan, Carro entre 1,3 e 1,6 litro; Renault Sandero RS, Carro com motor 1,8 a 2,0; Subaru WRX STI, acima de 2,0. Audi TT, Carro Luxo/Premium; Jeep Renegade, SUV/Crossover pequeno; Honda HR-V, SUV/Crossover médio; Ford Edge, SUV/Crossover grande. Picape pequeno foi Renault Duster Oroch e médio Toyota Hilux. Prêmio sócio ambiental o Parque Eólico Honda.
O cara – Mais premiado nos diversos certames, o Up em versão turbo, a TSi.
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Cadillac-1952-356x230
Furou – Presidente eleito da Argentina Maurício Macri desejou ser conduzido em sua posse pelo Cadillac 1952 conversível doado pela General Motors ao governo Juan Domingo Perón, presidente à época. Não deu. A equipe em final de governo de Cristina Kirchner negou. Desfilou em VW Touareg conversível.
DNA – Justiça de Mar Del Plata, Argentina, confirmou Oscar Cacho Espinosa filho do pentacampeão mundial Juan Manuel Fangio, produto da longa relação com Andrea Berruet, a Beba. Não foi surpresa, Cacho sempre integrou os times de Fangio e utilizava o sobrenome.
Fim – Taxi mais longevo em serviço em cidade grande, Volkswagen 1600 sedã de 1969 será proibido de prestar tal serviço. Funciona desde Okm com o proprietário Edson Monteiro de Araújo, mas a Prefeitura de Niterói, RJ, limitou em 8 anos a idade máxima dos veículos em tal serviço.
Serviço – Deveriam criar exceção para serviços turísticos, como há no exterior para os antigos táxis ingleses e as carruagens. O Zé do Caixão, como então chamado, desde quando lançado integra a paisagem e é atração turística.
Fórmula 1 – Pirelli quantificou o uso de seus pneus na Fórmula 1: 35.964, sendo 6.108 para testes; restantes slick e para chuva ou intermediários. Todos foram reciclados. No folclore da temporada, o chef do team Pirelli cozinhou 800 kg de macarrão — coisa para umas 6.500 pessoas.
Mercado – O grande processo de valorização dos veículos antigos, puxado pelos EUA, deve arrefecer — ou cair. Razão econômica externa: a correção dos juros mínimos anuais pelo FED, banco central estadunidense.
Razão – Desde a crise de 2008 o percentual dos juros foi congelado em zero, fomentando a procura por outros investimentos. Investidores migraram dos insossos depósitos bancários para aplicações tridimensionais, móveis e com emoção, como os automóveis antigos.
Gente – Virginie de Chassey, 47, comunicóloga, ascensão: diretora mundial de relações públicas da PSA Peugeot Citroën. Está na companhia desde 2004, trabalhou no setor e na gestão de qualidade.

VW Up TSI, nacional mais premiado

NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Volkswagen-Speed-Up-TSI-01-356x237
Balanço feito pela Volkswagen dentre os múltiplos júris apreciando veículos nacionais e estrangeiros à venda no mercado doméstico, o Up TSi com seu motor turboalimentado é o mais premiado do ano.
Na prática foram 10 premiações nos cinco meses decorridos desde o lançamento em julho, e láureas adicionais como Compra do Ano pela revista Motorshow; Melhor Compacto e Carro Abiauto 2015; Melhor Nacional até R$ 60.990 pelo Top Car TV; Melhor Automóvel de Passeio 1.0 pelo novato L’Auto Preferita; Lançamento do Ano de acordo com a revista Carro; mais premiado no Ten Best 2016 pela revista Car and Driver; Melhor Carro Compacto segundo a Car Magazine.
Melhor formulação como carro de entrada no mercado, o Up enfrentou dificuldades e vendas desproporcionais em relação a seu projeto e aplicação por conta do preço, mais elevado que os concorrentes de formulação antiga, e pelo motor com três cilindros. O desenvolvimento do motor para o uso do turbo elevou seu conceito, com rendimento de veículo com cilindrada bem maior e consumo menor. Como disse a Coluna, “1,0, rendimento de 1,8, consumo de 0,9”.
O projeto comercial bem se casou com o aprimoramento. A VW evitou tratá-lo com desempenho esportivo, e por isto não empregou siglas como RS e TS ou a palavra turbo, optando pela sigla TSI, e não empregou o motor apenas em destacada versão de topo. Ao contrário, é um pacote a ser aplicado nas versões posteriores à básica, tentativa de atingir maior clientela.
A história do Up no Brasil é AT e DT.

444NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 18 Dez - 15:03

R8V

R8V
Administrador

X1: melhorou mas ficou muito cara.

Legacy: baita carro, mas... caro...

1.0 Tsi: em teoria, merece os elogios.

445NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 18 Dez - 18:11

KÜLL



Scania produz caminhões a etanol em parceria com a Clariant
18 dezembro 2015 / 2 Comentários







NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Scaniaetanol-1024x683
A Scania, em parceria com a Clariant, uma empresa líder mundial em especialidades químicas, produziu três caminhões movidos a etanol como alternativa mais econômica e sustentável para as operações da parceira na cidade de Suzano, SP.

A Clariant produz um aditivo chamado Master Batch ED 95 que, misturado ao etanol, é capaz de reduzir as emissões de poluentes em 92% em comparação com o equivalente a diesel do modelo 240 4×2.
A utilização dos três caminhões 270 4×2 na fábrica da Clariant em Suzano se dá por 24 horas ao dia, em quatro turnos, que totalizará cerca de 35 mil movimentações ao final de um ano. Utilizando esses caminhões, a Clariant torna-se a primeira empresa da América Latina a operar esse produto da linha Scania.
Foto| Scania/Divulgação

446NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 18 Dez - 18:16

KÜLL



Brasil: Concluída a modernização do primeiro lote de blindados M113BR do EXército

  • Segurança
  • Brasil


18/12/2015
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 M113BR-Brasil-1-700x394
O blindado de transporte pessoal M-113 está em serviço no mundo desde 1960. Versátil, o veículo militar americano teve 584 unidades transferidas para o Exército Brasileiro e do contingente atual, 150 acabaram de ser modernizados.
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 M113BR-Brasil-2-700x525
O processo foi feito pelo Parque Regional de Manutenção/5 do EB, sendo iniciado em 2010. Conhecido como M113BR, o blindado sobre esteiras realizou testes para homologação das mudanças.
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 M113BR-Brasil-3-700x525
Cada blindado dura em média quatro meses para ser modernizado. Totalmente refeito, o veículo é distribuído para um dos quatro batalhões do EB que os utiliza (29º BIB, 7º BIB, 13º BIB e 20º BIB).
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 M113BR-Brasil-4-700x526
Por ano, o Parque Regional de Manutenção/5 pode revitalizar entre 60 e 80 unidades do M113BR, que assim pode manter a operacionalidade e eficiência dos batalhões de infantaria blindada do Exército.
[Fonte: Forças Terrestres]
Agradecimentos ao Leandro Souza.

447NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Dom 20 Dez - 10:42

R8V

R8V
Administrador

Caminhao a etanol: otima ideia!

Blindado: o monstrego ficou show!

448NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 21 Dez - 12:04

KÜLL



MNC Engineering patenteia um novo tipo de motor com aumento de 72% na eficiência (vídeo)

  • Tecnologia
  • EUA


20/12/2015
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Nmc-engine-1-700x516
A empresa MNC Engineering patenteou um inovador motor de combustão interna, cujo conceito pode aumentar até 72% a eficiência energética, superando em muito os tradicionais propulsores. Batizada de Hyper4, a tecnologia consiste em uma câmara de combustão axial com taxa de compressão variável.
O propulsor axial de quatro pistões possui quatro válvulas rotativas, bem como injeção de água. Com volume constante nas fases de combustão, o motor Hyper4 obtém percentual de eficiência energética de 43% em carga de trabalho normal contra 25% de um motor 16V comum.
Além disso, o Hyper4 permite melhorar o consumo médio, fazendo 18,3 km/litro contra 10,6 km/litro do rival convencional. A rotação das válvulas permite a variação dos índices de compressão e assim melhor queima do combustível na maioria dos regimes.
O Hyper4 consegue reduzir os índices de poluição com injeção de água, enquanto o desgaste é reduzido por uma tecnologia de movimento recíproco e linear. O propulsor ainda utiliza uma técnica de expansão aberta, que permite explorar a temperatura elevada dos gases de escape, geralmente desperdiçada em motores comuns.
A MNC Engineering acredita que a eficiência energética dos motores a combustão alcance entre 60% e 65% na melhor das hipóteses. Atualmente, 70% do litro de gasolina é desperdiçado com calor através do radiador e gases de escape. Ainda assim, os fabricantes estão trabalhando para melhorar os números.



[Fonte: NMC Engineering]

449NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 22 Dez - 12:00

KÜLL



TÁXIS COMO CHEVROLET CLASSIC E FIAT SIENA SERÃO BARRADOS EM SÃO PAULO

O Departamento de Transportes Públicou publicou na última sexta-feira uma portaria em que exige entre-eixos acima de 2,45 metros para novos táxis

por REDAÇÃO AUTOESPORTE

21/12/2015 18h24- atualizado às 19h31 em 21/12/2015

NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Taxi
Taxi (Foto: Thinkstock)

A prefeitura de São Paulo publicou na última sexta-feira uma portaria em que exige novas regras para os táxis da cidade. Além de ter prorrogado o prazo para a aplicação das máquinas de cartão de débito até o dia 4 de março de 2016, a portaria também exigiu táxis maiores. Pelas novas regras, há uma série de condições que um carro tem que atender para ser considerado apto para rodar pela praça. Além de ar-condicionado, direção hidráulica e os já legalmente obrigatórios freios ABS e duplo airbag, os modelos terão que ter medidas mínimas para serem homologados, o que inclui a exigência de, pelo menos, 2,45 metros de entre-eixos e 1,65 metro de largura. Isso vale apenas para os carros que serão ainda homologados, os veteranos continuarão a ser vistos durante um tempo na praça.
A distância entre as rodas deixará de fora sedãs que ainda são queridos pelos profissionais, exemplos do Fiat [url=http://revistaautoesporte.globo.com/comparador.html#comparar/Fiat/Siena/1.0 EL/]Siena[/url] (2,37 metros de entre-eixos) e Chevrolet [url=http://revistaautoesporte.globo.com/comparador.html#comparar/Renault/Logan/1.0 Authentique/]Classic[/url] (o antigo Corsa sedã tem 2,44 m na medida). Somente projetos mais novos como o Fiat [url=http://revistaautoesporte.globo.com/comparador.html#comparar/Fiat/Grand Siena/1.4 Attractive/]Grand Siena[/url] (2,51 metros) terão chance, uma medida que acompanha o crescimento contínuo dos carros geração a geração. Quem não acompanhou essa evolução, ficou de fora, algo que por pouco não ceifou as chances até de carros com projetos menos antigos, exemplo do Volkswagen [url=http://revistaautoesporte.globo.com/comparador.html#comparar/Volkswagen/Voyage/1.0 Trendline/]Voyage[/url] lançado em 2008, que ficou a 1,5 cm de ser cortado em entre-eixos. Contudo, se já não eram muito utilizados, os compactos de entrada como o [url=http://revistaautoesporte.globo.com/comparador.html#comparar/Volkswagen/up!/1.0 Take up! 2p/]up![/url] (2,42 m) não terão chance de serem homologados.

As exigências vão subindo de acordo com a categoria. Para os táxis especiais, a distância entre-eixos não pode ser menor que 2,60 metros, o que poderia enquadrar o [url=http://revistaautoesporte.globo.com/comparador.html#comparar/Renault/Logan/1.0 Authentique/]Logan[/url] e seus 2,63 m na categoria, mas o Renault ficaria de fora por não ter por 1 centímetro a largura mínima requerida na categoria, 1,75 metro. Para você ter uma ideia, nem mesmo o Honda [url=http://revistaautoesporte.globo.com/comparador.html#comparar/Honda/City/1.5 DX/]City[/url] se enquadra no que é exigido em largura neste nicho, embora chegue a 2,60 m de entre-eixos. Na categoria Luxo, o entre-eixos mínimo passa a ser de 2,65 metros.

Ou seja, se o novo Chevrolet [url=http://revistaautoesporte.globo.com/comparador.html#comparar/Chevrolet/Cobalt/1.4 LS/]Cobalt [/url]poderia ser o queridinho na categoria Especial, o entre-eixos de 2,63 metros também o deixa de fora - o que não vai atrapalhar a sua aceitação nos táxis comuns. Na prática, os nichos superiores serão frequentados pelos sedãs médios, que também serão padrão para os futuros táxis pretos.

450NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 22 Dez - 17:57

KÜLL




Volkswagen amplia exportações em 23% e envia up! para o México

Nos dez primeiros meses do ano, marca enviou 95.090 unidades ao exterior


da Redação







Divulgação Embarque de lotes do up! no porto de Santos (SP) Embarque de lotes do up! no porto de Santos (SP)


A Volkswagen do Brasil aumentou em 23% as exportações nos dez meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 95.090 unidades enviadas para mais de dez países.


O principal mercado continua sendo a Argentina, para onde foram enviadas 53.728 unidades e o modelo mais exportado da marca é o Gol, com 43.300 unidades no período. Além do up! e do Gol, a Volkswagen do Brasil também exporta os modelos Voyage, Saveiro (cabine simples, cabine estendida e cabine dupla), Fox e CrossFox.

A marca também inicia a exportação do up! para o México. O modelo, produzido desde o ano passado na fábrica de Taubaté, já totaliza cerca de 20 mil unidades exportadas para Argentina e Uruguai.

“A exportação é uma estratégia que atesta a qualidade mundial dos veículos produzidos no Brasil e torna a marca ainda mais competitiva. Investir nas exportações é investir no equilíbrio e sustentabilidade econômica a longo prazo, mesmo quando há grandes desafios no mercado interno”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Hoje marca tem a América Latina como seu principal mercado de exportações, sendo que Argentina e México são os maiores clientes. Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a empresa é a maior exportadora do setor e a 25ª maior empresa exportadora do país considerando todos os setores nos dez meses do ano, totalizando US$ 1.081.527.608.


FONTE CARPLACE

451NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 22 Dez - 20:30

Fabiano

Fabiano

Creio que o entre-eixos ideal para táxi seria acima de 2,60 metros como padrão....

http://www.oticainova.com.br

452NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 26 Dez - 15:25

Grilo

Grilo
Administrador

Fabiano escreveu:Creio que o entre-eixos ideal para táxi seria acima de 2,60 metros como padrão....

Concordo! Parece que o Voyage se safou por 1cm (2,46cm de entre eixos) mas é tão apertado quanto Siena e Classic.

http://www.autouniverso.com.br

453NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 28 Dez - 12:12

KÜLL



2015, um ano pra lá de promissor (para as marcas de luxo)
Comente

Joel Leite
28/12/2015 10:00

Compartilhe
Imprimir Comunicar erro

– Marcas populares despencam e luxuosas crescem 30% no ano da crise
NOTAS INTERESSANTES - Página 30 Audi_Q3_frenttras_2016
O mercado consumidor brasileiro minguou em 2015, foram oitocentos mil carros a menos do que no ano anterior com uma retração de 1/4 das vendas.
Mas o retrato das vendas por marca mostra claramente que a crise atingiu apenas uma parte dos consumidores, obviamente a parte mais frágil, mais dependente de financiamento, ou seja, o consumidor de menor poder aquisitivo.
A maior parte da queda de vendas veio exatamente das empresas que têm mais presença na base do mercado, que comercializam carros de entrada e na categoria dos pequenos, modelos que custam abaixo dos R$ 50 mil.
Só para citar as três grandes: Volkswagen, Fiat e GM perderam mais de 30% das vendas em relação a 2014 sendo que a Fiat a que mais sofreu: perdeu mais de três pontos percentuais de participação.
Mas, ao contrário, no segmento de luxo foi só alegria. Praticamente todas as marcas que atuam no topo do mercado tiveram ótimos resultados em 2015 e as duas grandes alemãs estão entre as que mais cresceram.
A Audi passou de 15,5 mil vendas e a Mercedes-Benz chegou próximo das 20 mil unidades, ambas com crescimento de mais de 30%. NADA MAU num ano de crise e queda drástica do mercado total.
Para assegurar que não se trata do acaso, mas realmente de uma crise que só atingiu os menos favorecidos, veja as outras marcas que tiveram crescimentos expressivos no ano da crise de 2015: Subaru, Troler, Smart, Lexus e Jaguar.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 30 de 67]

Ir à página : Anterior  1 ... 16 ... 29, 30, 31 ... 48 ... 67  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos