Telefone pareado? Podem dirigir seu carro por você!
Desafio a hackers levou-os a controlar comandos, motor e até freios de Jeep Cherokee de um computador remoto
Nos EUA dois
hackers, um deles ex da midiaticamente famosa National Security Agency, a grampo-mundi, apostaram com o jornalista Andy Greensberg, da revista
Wired, acessar os controles de seu carro via telefone celular.
Ante a dúvida e o receio, o jornalista foi com seu Jeep Cherokee 2014 para uma estrada em St. Louis. Telefone celular pareado via Bluetooth, automóvel andando, os hackers Charlie Miller e Chris Valasek, de casa e com um computador portátil, entraram nos comandos do Cherokee. Ligaram o rádio, variaram o volume, acionaram os limpadores de para-brisas, seu lavador, desligaram o motor com o carro percorrendo a estrada e, por invasão no sistema antitravamento de freios (ABS), deixaram-no sem freios. Depois, em área de estacionamento, mostraram ser possível controlar o volante quando engrenado em marcha a ré — intrusão pelo sistema assistente de estacionamento, de manobrar o carro em vagas — e desligar o sistema de freios.
O desafio dos
hackers faz parte de um trabalho a ser apresentado em conferência de segurança eletrônica em agosto, na cidade de Las Vegas.
Proteção Contataram a FCA, fabricante do Cherokee, e auxiliaram criar antídoto contra a vulnerabilidade permissora da invasão através do sistema Uconnect. O sistema conecta o veículo por celular à internet e está nos veículos Jeep, Chrysler e Ram. Em velocidade de terror, cinco dias após o evento, a FCA fez chamada para atualização de software, oferecendo desenvolvimento em segurança e comunicação eletrônica, apto a ser baixados para bloquear as invasões.
Futuro
Questão não se limita às marcas da FCA. Ao momento outros
hackers devem tentar meios de interferir na infoeletrônica dos veículos de todas as marcas. Os de nível superior, com maiores facilidades eletrônicas, possivelmente liderarão os recordes de tentativas de intervenção.
É uma das novidades do convívio com a internet, e muitas histórias rolarão enquanto fabricantes, fornecedores dos equipamentos de informação e entretenimento-, governos, companhias de seguro não conseguirem apoiar e desenvolver um bloqueio às invasões.
Segundo Rafael Linhares, especialista em rede de dados junto ao Governo Federal, a melhor solução a ser adotada pelo proprietário de veículo com capacidade de conexão com a internet é programa de atualização. “Da mesma forma que devemos manter atualizados nossos equipamentos de computação, estes agora estão embarcados nos automóveis e requerem o mesmo cuidado. Antivírus e
firewalls passarão a fazer parte do pacote de atualização dos
softwares que compõem as soluções tecnológicas dos automóveis topo de linha. Assim como necessárias as execuções dos recalls, passa a ser vital a atualização de tais sistemas operacionais”.
Para fãs do Sinatra
És fã de carteirinha do Francis Albert Sinatra? Tens a discografia, livros, posters, CDs com os últimos shows? Tens bala na agulha? Café no bule? Reservas pessoais acima do momento econômico nacional?
Se preenches as características, e estás no clima de comemorar o centenário de nascimento de Sinatra, há dois brindes para acicatar o seu espírito: os automóveis ingleses, presentes de casamento trocados entre Frank e Barbara Marx, sua última mulher. Estarão em leilão californiano em agosto.
For Barbara é o lote #4055, e foi o presente de Old Blue Eyes. Um Rolls-Royce Silver Shadow 1976, curto em distância entre eixos, comprado ao revendedor da marca em Palm Spring, Califórnia. Com todos os papéis, incluindo o de venda com o endereço do casal, à Frank Sinatra Drive, 1041, South Formosa, Hollywood.
O automóvel é em azul pavão — peacock blue — com interior bege e debrum azul, cujo folclore das estórias do antigomobilismo diz ter sido inspirado na cor dos olhos do cantor… O Silver Shadow tem baixa milhagem e dito como tão perfeito quanto ao tempo de uso pelo casal. Como em toda história de automóvel antigo valorizado pelo pedigree, novo dono recebe-lo-á com papéis, fotos, o livro de Kitty Kelley —
Uma biografia não autorizada de Frank Sinatra — onde o par de automóveis aparece.
For Frank é o lote #4056, presente de Barbara ao novo marido, um Jaguar XJS Coupé, com motor V12 e todos os acessórios de época, incluindo bússola presa ao painel, e pioneiro telefone móvel GE — equipamento a rádio dentro do porta-malas. Documentação igualmente completa, com papéis de compra e venda, manual de proprietário; passe para estacionamento no aeroporto de Palm Spring. A combinação de verdes no automóvel se atribui, no mesmo folclore do gênero, à cor dos olhos de Barbara.
Negócio Por si só, como automóveis, são de pouca simbologia e valor. Mas com certeza serão os de maior atratividade no leilão da Russo and Steele em Monterey, Califórnia, de 12 a 15 de agosto, parte dos eventos da semana antigomobilística em Pebble Beach. Não há preço de reserva — ou seja, não há valor mínimo para entrega —, e o leiloeiro de tudo fará para vendê-los no conjunto já chamado de
His and Her.
Leilão será em frente ao Fisherman’s Warf,
downtown Monterey, das 10h na quarta-feira dia 12 até sábado 15. Se você preencheu as condições listadas ao início do texto, saiba, é possível trazê-lo(s) ao Brasil em caso de arremate. Nossa legislação, a dita Lei Nasser, permite a importação de veículos com mais de 30 anos de produção para fins de coleção, embora os custos e impostos sejam desanimadores, multiplicando por três o valor de aquisição. Como valor, unidades semelhantes são encontráveis a preço comum,
circa US$ 20 mil cada. Entretanto, pela origem e pedigree, o céu será o limite.
Lembre-se, em caso de interesse, em hastas nos EUA há que fazer pré-cadastro para participar: www.russoandsteele.com.
Roda a Roda
Líder – Grupo Volkswagen vendeu 5,04 milhão de veículos no primeiro semestre, contra 5,02 pela líder Toyota. Ambas somam todas suas marcas — exceto motos Ducati pela VW. A Volkswagen tem determinação de ser a mais vendida no mundo em 2018.
Tudo e nada – Diferença de 20 mil veículos em universo de 5 milhões significa 0,4% e mostra disputa de muito fôlego pelo título mundial. Toyota deu o primeiro passo, mudando sua estrutura na América Latina, um dos mercados onde a VW tem maus resultados. GM, ex-primeira, é terceira posição.
Recall – Governo dos EUA pela NHTSA, entidade de segurança em rodovias, multou a FCA em US$ 70 milhões por demora em chamamento de recalls, e determinou readquirir mais de 500 mil Jeeps Liberty e Grand Cherokee usados! Seus tanques de combustível são expostos a acidentes, e cujos proprietários não atenderam a um recall de leniência — colocar engate de reboque para amenizar danos em pancadas.
Caminho – A FCA proporá aos proprietários destas unidades recebê-las como parte de pagamento de novos Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge, Ram, Alfa Romeo, Maserati ou Ferrari, marcas do grupo.
Dura Lex – FCA é o terceiro fabricante alcançado pela operação da NHTSA. Honda e GM já haviam sido multadas pelos mesmos atrasos.
União – Você imagina veículos Mercedes-Benz e Nissan feitos com as mesmas peças, na mesma fábrica, mesmos operários, saindo pelo mesmo portão, com formas e marcas diferentes? Pois acontecerá em Aguas Calientes, no México, pela COMPAS, associação entre as duas marcas. US$ 1 bilhão de investimento, produção Nissan em 2018 e MB em 2019.
Foi – Mitsubishi fechou a fábrica de Normal, Illinois, EUA. Produção com prejuízos seguidos, aumentado por promoção para venda sem comprovação de renda, emprego ou patrimônio. Apesar da crescente demanda pelo modelo Outlander lá produzido, a empresa japonesa decidiu apenas importar.
Caminho – Fechar fábrica, vender o pacote ou reexportar o maquinário não é novidade com japoneses nos EUA. Suzuki fez isto há poucos anos.
Mais – GM dobrará investimentos no Brasil, com adição de R$ 6,5 bilhões para criar nova família em seis modelos sobre a mesma plataforma. Fábricas em São Caetano do Sul/SP, Gravataí/RS e Joinville/SC receberão investimentos. É para 2019, substituindo a família de base, de Classic a picape Montana. Fazer caixas automáticas pode estar no investimento.
Exceção – Fábrica em São José dos Campos/SP ficou fora. Abrasões com o sindicato dos metalúrgicos, interrupções e prejuízos fizeram transferir para a Argentina o Projeto Phoenix, e agora incentivar as outras plantas.
Futuro – Detalhes não foram anunciados, mas a coincidência nos comunicados dos investimentos na América do Sul e na Índia pode indicar complementariedade de operações. Para a GM faturamento futuro virá de mercados com baixa relação habitantes/veículos.
Negócios – Época ruim, mercado seletivo, causas gerais, duas operações de automóveis estão à venda nos EUA: Viper e Saleen. Primeira, pela FCA, é o tudo de fazer o Dodge Viper e seu motor V10. Outro, o preparador de Mustangs (foto) elevado a fabricante de esportivos com seu nome.
Mercado – Tempos de vendas contraídas geram séries especiais para atrair compradores. Mitsubishi simplificou seu conceito de picape, colocou enfeites e vende a L200 Triton HLS Chrome Edition: motor flexível de 2,4 litros, tração simples, equipamentos como pequena tela por toque, 10 cm, para-choques e grade, alguns etc., R$ 88.900.
Acerto – Volkswagen na Argentina anunciou acertos no picape Amarok: reforços estruturais, vedação da correia dentada da distribuição, opcional de placas inferiores para proteger motor e câmbio, sangrador na linha de alimentação. Mudanças eram necessárias para compatibilizar o produto, entre o projeto alemão, e o uso duro, extra manuais, encontrável na América Latina.
R&D – Hyundai lançou em Piracicaba, SP, onde tem fábrica, pedra fundamental de laboratório de pesquisa e desenvolvimento. Quinto no mundo, primeiro na América Latina. Inicialmente pesquisa com motores flexíveis.
Diesel – Total, fabricando óleos lubrificantes no país, produziu o primeiro sintético para motores a diesel ou gás operando em condições pesadas. É o Rubia TIR 8900 10W40. Diz garantir limpeza dos pistões, reduzindo desgaste dos cilindros. Em baldes de 20 ou bombonas de 200 litros.
Moto – KTM acertou com a manauara Dafra montagem de seu modelo 390 Duke, inspirada na linha 1290 Super Duke R. Tem a melhor relação peso-potência da categoria — 139 kg para 44 cv —, responsável pela excelente aceleração. Dupla personalidade, cidade e fora de estrada, com o DNA da marca. Em agosto, R$ 22 mil.
Gente – Leslie Kaiser Blueth, 69, pioneiro da Renault Brasil como diretor financeiro, passou./ Holger Marquardt, 51, alemão, novo posto: diretor de vendas automóvel na Mercedes-Benz Brasil. Experiente, já operou no país na década passada. Cargo inclui operações de automóveis na América Latina. Posto importante, em especial com início de produção local dos automóveis Mercedes em 2016. Antecessor, grego Dimitris Psillakis, foi promovido a presidente e CEO da MB Coreia. / Antônio Carlos Vischi, 53, matemático, mudança. Diretor de Compras da Peugeot Citroën América Latina. Apesar dos maus resultados da companhia na região, a função é para integrar compras mundiais. / Miguel Fonseca, presidente da Toyota Financial Europa e África, promoção. VP Executivo no Brasil: marketing, planejamento de vendas e produtos; relações públicas, relacionamento com imprensa e governo. Desafio. Quer piorar relações com a imprensa? Submeta-as aos interesses da área de vendas.
Mercedes faz campanha para manutenção
Redução das atividades industriais e comerciais no momento do país, causando diminuição de volume e valor nos fretes em caminhões, provocou a Mercedes-Benz a criar campanha em âmbito nacional para manter clientes e fazer outros. Batizou o conceito da operação de “Pacotes de Manutenção com preços imperdíveis”, focando no oferecimento de peças e serviços de manutenção de caminhões a preços competitivos com o mercado, arrematando com garantia de 12 meses e a possibilidade de pagamento em até três vezes.
Ante o cenário do mercado de transportes, a oferta é bem focada, dirigindo-se aos caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados, com mais de três anos de uso, de propriedade de empresas ou transportadores autônomos.
Pela situação econômica corrente optou por dividir os serviços para conter valores, focando em pacotes de manutenção em grupos definidos, dentre eles amortecedores dianteiros e traseiros, embreagem e bomba d’água remanufaturados pela empresa, lonas de freio dianteiras e traseiras, troca de óleos lubrificantes e elementos de filtragem.
O foco em operações específicas mira a redução de custos, e a campanha tem parceria com a rede de concessionários, criando a possibilidade de pagamento em até três vezes, buscando facilitar o acesso dos clientes ao amplo e maior portfólio de pacotes e serviços pós-vendas no mercado. Vai até o dia 30 de novembro.