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391NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 11 Nov - 11:36

KÜLL



DUCATI FRITA PNEU EM CIMA DE IPHONE 6S NOVINHO

Burnout foi promovido pelo canal TechRax, especialista em torturar aparelhos eletrônicos

por REDAÇÃO AUTOESPORTE

 


11/11/2015 08h53

NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Fritada

Ducati 916 faz "fritada" de pneu em cima do pobre iPhone 6S (Foto: Reprodução)
A fragilidade do iPhone intriga até os mais automaníacos. Mas será que o iPhone 6s evoluiu também neste aspecto? O canal norte-americano TechRax é especializado em submeter o aparelho a tudo, desde ferver os iPhones até a passar com cortadores de grama sobre eles. Até os gadgets mais recentes passaram por provações semelhantes, que o diga o pobre Apple Watch. Agora, o canal decidiu fazer um burnout com uma moto Ducati sobre o pobre smartphone.

A clássica moto esportiva 916 foi produzida de 1994 a 1998 e ainda dá um caldo e tanto. O motor bicilíndrico de 115 cv a levava próximo dos 260 km/h e cumpria a arrancada até os 100 km/h em menos de 3,5 segundos. De posse destes dados, dá para imaginar o quanto o calor não fritou o pobre aparelho, mantido fixo por uma armação.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Ducatipost
Ducati 916 era uma das melhores superesportivas dos anos 90 (Foto: Reprodução)
Claro que o iPhone não curtiu muito a experiência. Confira o resultado do teste no vídeo logo abaixo. E pense duas vezes se vale a pena fazer isso com o seu smartphone.

392NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 11 Nov - 18:42

KÜLL



Futuro rival do HR-V, Toyota C-HR de produção terá motor 1.2 turbo
11/11/2015 | Por: Dyogo Fagundes







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O lançamento da versão de produção do inédito Toyota C-HR se aproxima e detalhes a respeito do modelo já começam a surgir. Com apresentação pública marcada para março do ano que vem, durante o Salão de Genebra, o crossover chegará ao mercado alinhado com a proposta de motores pequenos e turbinados. Conforme explica a imprensa da Europa, o SUV terá como principal opção de propulsor um bloco 1.2 turbo semelhante ao usado pelo Auris (versão hatchback do Corolla) no Velho Continente.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 2015_toyota_c-hr_chr_2_concept_05-620x362
No Auris, o motor rende 115 cavalos de potência e 18,8 kgfm de torque máximo, podendo vir associado a um câmbio automático do tipo CVT ou manual de seis marchas. A efeito de comparação, o principal rival do C-HR, o Honda HR-V, é vendido na Europa com motores 1.5 i-VTEC a gasolina de 130 cv e 1.6 i-DTEC diesel de 120 cavalos. Outro concorrente de peso, o Nissan Juke tem conjunto mecânico praticamente igual: motor 1.2 turbo de 115 cv e 19,3 kgfm de torque, com iguais opções de câmbio.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 2015_toyota_c-hr_chr_2_concept_02-620x337

Toyota C-HR no Brasil

Feito na medida para brigar com os atuais queridinhos do mercado (leia-se Honda HR-V e Jeep Renegade), o C-HR é aguardado com bastante expectativa no Brasil. Seria o modelo ideal para complementar o portfólio disponível por aqui, mas a Toyota ainda não confirma o lançamento da novidade.

COMENTÁRIOS: E a gente, ó....

393NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 11 Nov - 18:47

KÜLL



Fenatran 2015 - Festa estranha

11/11/2015 16:00 - Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias
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NOTAS INTERESSANTES - Página 27 14472646547721
Volvo e Daf são os únicos fabricantes de veículos na Fenatran 2015, onde os implementadores investem na leveza
por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Auto Press
Outubro de 2013. A 19ª edição da Fenatran, o salão bienal internacional do transporte rodoviário de carga, aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. Marcas consagradas do setor, como Volvo,VW/MAN, Mercedes-Benz, Scania, Iveco, Ford, Fiat, Hyundai e Renault, se juntaram a duas novatas no mercado nacional – a chinesa MetroSchacman e a holandesa Daf – para comemorar resultados e mostrar seus planos de crescimento no Brasil. Dois anos depois, na 20ª edição da Fenatran, de 9 a 13 de novembro, a Volvo e a Daf são os únicos fabricantes de veículos presentes. E ninguém tem muito o que comemorar. Esse ano, o mercado nacional de caminhões atravessa uma retração sem precedentes, da ordem de 40% em relação ao ano anterior – em alguns segmentos, como o dos pesados, a queda nas vendas beira os 60%. A ausência da maioria dos fabricantes de veículos no evento deu uma inusitada visibilidade aos implementadores, tradicionalmente ofuscados na Fenatran pelos vistosos estandes das marcas de caminhões, furgões e picapes.

NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Tm101115-02
Apesar da crise, a Volvo justificou sua presença na Fenatran pela disposição de reafirmar que continua a acreditar no Brasil. Em vez de ficar reclamando, resolveu aproveitar a oportunidade concedida pelos concorrentes ausentes e tratar o evento como seu “salão de vendas”. Montou um megaestande com 4 mil metros quadrados, o maior da história da Fenatran, e colocou boa parte de sua equipe de vendas de plantão em todos os dias do evento, normalmente visitado por frotistas de todo o Brasil e também da América Latina. Lá, a marca sueca expôs 13 modelos das linhas FH, FMX, FM e VM, todos já conhecidos no mercado nacional. Sua única “estreia” foi um novo equipamento em um modelo já existente – um FH 6X4 com eixo suspensor. O veículo possui uma tecnologia que desengata e levanta o segundo eixo de tração, recomendável para transportadores com operações que têm trajetos com pouca ou nenhuma carga. A solução proporciona menor consumo de combustível e de pneus.

NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Tm101115-03
Já a Daf aproveitou a Fenatran 2015 para lançar seu segundo caminhão “made in Brazil”. O pesado CF85, que já estava no estande da marca em 2013, fará companhia ao extrapesado XF105 nas concessionárias nacionais. Outra novidade da marca holandesa no evento foi o anúncio da decisão de passar a produzir no Brasil, na unidade industrial paranaense em Ponta Grossa, os motores MX que movem os modelos XF e CF. Como ainda está em fase de implantação no Brasil, a Daf não chegou a perder mercado com a crise, embora a expansão das vendas tenha sido mais tímida do que o imaginado na Fenatran de 2013. Mas a empresa mantém a intenção de ter 5% do mercado nacional de caminhões pesados em 2016.

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Entre os implementadores, os maiores estandes da Fenatran 2015 são os da gaúcha Randon e da paranaense Noma. Na Randon, a novidade são os semirreboques e graneleiros que utilizam a tecnologia Ecoplate 2, com patente requerida pela Randon. Trata-se de um compósito que combina placas metálicas e PVC para produzir implementos mais leves e duráveis. Na Noma, as novidades eram os implementos da Linha Florestal, destinados ao transporte de madeira, e a Linha Silo Rodoviário Alumínio, para o transporte de produtos granulados, como cimento, areia, cinza e cal.

NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Tm101115-05
A utilização de materiais mais leves, para gerar economia de combustível, é uma tendência onipresente entre os implementadores nacionais. E é bem fácil perceber o porque no estande da Alcoa. A multinacional norte-americana reuniu suas novidades para o setor em um protótipo de caminhão com diversos componentes em alumínio, inclusive um chassis completo em longarinas. Produzido pela Metalsa, o chassis de caminhão em alumínio é 336 kg mais leve que o tradicional em aço. Segundo a Alcan, a utilização de componentes em alumínio, em um caminhão extrapesado, pode render uma redução total de 1.135 kg em relação a um modelo de igual porte e capacidade, com os mesmos componentes em ferro. Implementos automotivos feitos com o metal de baixa densidade extraído da bauxita pesam em média 40% menos que os equivalentes em ferro ou madeira.

NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Tm101115-06
Mas nem só de expor produtos e serviços vive um salão automotivo que se preze. É preciso também servir como fórum para debates sobre as tendências e os problemas do setor. No caso da Fenatran 2015, uma das palestras mais instigantes foi sobre os chamados “chips paraguaios”, que anulam a tecnologia SCR dos motores a diesel Euro 5. A tecnologia de pós-tratamento de gases SCR é composta por um catalisador, que recebe os gases expelidos pelo motor. A estes, é adicionada uma solução à base de ureia e água desmineralizada, denominada Arla 32, que provoca uma reação química dentro do catalisador. Os “chips paraguaios” são alterações nos motores que permitem que veículos a diesel com sistema de redução de emissões SCR rodem sem utilizar a adição de Arla 32 – quem comete a adulteração acredita que é mais vantajoso dispensar o uso do aditivo. “No Brasil, o consumo de Arla 32 está 32% abaixo do que seria esperado em relação aos modelos Euro 5 com tecnologia antiemissões SCR que rodam no território nacional”, explica Elcio Luiz Farah, da Afeevas – Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul. Esse “deficit” nacional nas vendas do Arla 32 permite concluir que quase 1/3 dos caminhões Euro 5 que circulam no Brasil contam com dispositivos para burlar as leis ambientais nacionais – o que é considerado um crime ambiental, passível de multa e apreensão do veículo.

394NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 13 Nov - 12:08

KÜLL



Novo Elantra vende mais de 10 mil no primeiro mês em casa

  • Coréia
  • Hyundai
  • Lançamentos
  • Mercado
  • Sedãs


12/11/2015
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O Novo Hyundai Elantra 2016 parece ter caído nas graças do consumidor sul-coreano, que o fez emplacar mais de 10 mil unidades no primeiro mês de vendas.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Novo-elantra-2016-5-700x466
Ainda exclusivo do mercado sul-coreano – será apresentado em Los Angeles na versão americana – o Novo Hyundai Elantra tem projeção de vendas de 110 mil exemplares em casa e 590 mil no resto do mundo.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Novo-elantra-2016-9-700x470
Equipado com motores 1.6 GDi, 2.0 16V e diesel 1.6 CRDi, o Hyundai Elantra 2016 – chamado de Avante no mercado doméstico – possui plataforma com 53% de aço de alta resistência.
[Fonte: IAB]

395NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 13 Nov - 12:09

KÜLL



Fenatran 2015 é feira de transportes peculiar
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Salão internacional tem pouco a comemorar: em ano de queda do mercado, só dois fabricantes de caminhões presentes


Vigésima edição de independência setorial, tema próprio em ano desencontrado do Salão do Automóvel, a Fenatran — antes feira e agora salão internacional do transporte — tem pouco a comemorar: apenas dois fabricantes de caminhões, Volvo e DAF, estiveram presentes. Restante, fabricantes de implementos, peças para transporte, pneus.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Fenatran
Debandada grande de expositores, causada pela redução do mercado, entre 40 e 50%, e pela despedida de metalúrgicos, maioria esmagadora dos fabricantes de caminhões entendeu melhor poupar os gastos entre 5 a 7 milhões de reais projetados para ter presença, livrando-se de queixas institucionais ou reprimendas das matrizes para tal gasto. Consequência do desinteresse em participar por Scania, MAN e Volkswagen, Ford, Schacman, Iveco, Agrale, Mercedes-Benz — recém-lançando sua linha Vito e interessada em mostrar os números de crescimento de participação nas vendas.
International não foi. Razões outras: comunicado à véspera da mostra setorial dizia de suspensão da produção de seus caminhões a fim de adequar o estoque no pátio. Demandada, não respondeu de volume, nem da curiosidade procedimental — quem suspende produção não demite mão de obra especializada, mas dá férias, coloca-os em lay-off, enquadra-se na recente legislação federal de redução de salários. Plantou a dúvida. Foi-se, pela terceira vez?
Para não oferecer impressão de espaço ocioso, a organizadora Reed Exibitions no atacado reduziu as dimensões do Pavilhão do Anhembi, SP, aplicando grandes painéis verticais de lona, e no varejo aumentou a largura dos corredores, oferecendo espaços adicionais como bônus aos expositores. Em tal solução, o estande da Volvo ocupava 4.000 m² — como repetido no discurso de Bernardo Fedalto, diretor de vendas de caminhões, a marca, nunca na história da Volvo, ocupou tal área em exposição.
Dos megaparticipantes do setor, Volvo, em ano recordista de vendas, enfatizou seu sistema Suspensor, pelo qual o eixo de apoio do cavalo mecânico é desligado e levantado quando não houver carga, permitindo ganho de consumo em até 4%. Pioneira fábrica curitibana entende que o mercado já se estabilizou na queda de vendas e, para buscar equilíbrio, avisou aumentar 8% nos caminhões para compensar reflexo de 15% no aumento de preços no produto.
DAF, holandesa controlada pela norte-americana Paccar em Ponta Grossa, PR, iniciando montar caminhões ano passado, tinha o que comemorar. Seu CF85, versões 6×2 e 6×4, ofereceu dois modelos de cabine e o motor Paccar MX 12,9 em duas variações de potência, 360 e 410 cv, transmissão ZF automatizada com 16 marchas. Comemorava, também, seu atestado de maioridade industrial, fabricar motores, tendo desenvolvido fornecedores para entregar peças usinadas para a montagem final em casa. Motor é o citado MX 12,9 com potências de 360, 410 e 510 cv.
Do ramo, a Alcoa, de alumínio, propôs rodas, chassi, suportes, quinta roda, cardã e até portas em alumínio, com o argumento de reduzir em até uma tonelada de peso — ou, na prática, transportar mais uma tonelada paga.



Citroën Aircross, antes do lançamento

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Dia 24 a Citroën apresentará a nova Aircross, como a Coluna antecipou. Das informações apresentadas e pelos teasers divulgados pela empresa, segredos estão desvendados. Prioritariamente, como função básica, criar novidades visuais, iniciando o ciclo final do produto, isto é, cumprido com reacertos estéticos frontais para manter o aspecto pretensiosamente aventureiro.
Mudança na parte dianteira, com novos faróis, alguns detalhes do inovador modelo Cactus — não virá para o Brasil — e o pacote de itens identificadores das pretensões: para-choques com base preta, arcos no teto e, diz fonte da fábrica, na versão de topo, o estepe deixa de ser pendurado na tampa traseira, indo ser fixado na parte inferior traseira da plataforma.
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No interior, melhor trato de conforto, tela com sete polegadas e câmera de ré. Na mecânica, permanece o motor 1,6-litro com 115/122 cv e 15,5/16,4 m.kgf, gasolina/álcool. Novidade é a transmissão manual com seis marchas — a automática continua com quatro. O partido do projeto foi implementar sensações de uso e ganhos em economia.

Roda a Roda

Cachorros grandes – Na disputa pela imagem do carro de série mais potente do mundo, a Dodge fez o Charger e o Challenger Hellcat, com motor V8, cabeçotes Hemi, turbo, pacote gerando 707 cv. Para superá-lo a Ford, à falta de Carroll Shelby, seu parceiro de décadas nestas empreitas, procurou Richard Petty, conhecido nos EUA como o Rei da Nascar.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Ford-Mustang-GT-King-356x237
Mais – Petty, ex-colaborador da Chrysler, retrabalhou o motor do Mustang V8 de 5,0 litros e dele consegue tirar 727 cv. Teoricamente o título está mantido pela Chrysler, cujo Hellcat sai de linha de montagem, enquanto o Mustang King Premier vem da oficina de Petty. Mas o purismo pouco importará ao interessado no rótulo concedido pelos 20 cv a mais.
Trabalho – Petty tomou o motor básico, aplicou compressor, resfriador para o ar de admissão, escapamento Magna Flow e mudou as calibragens. Para resistir à cavalaria, semieixos Trak Pak, diferencial reforçado, barras estabilizadoras mais espessas, rodas Performance, amortecedores.
Personalizado – Serão apenas 243 King Mustang com 670 hp; 43 King Premier e 14 King Premier conversíveis com os 727 hp. Preços nos EUA entre US$ 67.500 e 90.500. Detalhe natural, todos terão plaqueta assinada por Petty, identificadora da pequena série.
Mudança – Na progressiva e inexorável distância entre o consumidor e o mito do automóvel, pesquisa conduzida nos EUA pela Iseecars.com mostrou outra característica: tempo de uso. De 400 mil veículos do ano de produção 2005 vendidos entre 1/1 e 30/7 deste ano, os 15 mais vendidos eram Honda, Toyota e Subaru.
Comportamento – Curiosidade, 80% dos veículos pertenciam aos donos por 10 anos. Informação mostra um redesenho do padrão norte-americano de período de troca, antes pouco acima de dois anos, e a aquisição do automóvel após o período de leasing.
Caminho – Toyota destinou US$ 1 bilhão para aplicar em pesquisas de inteligência artificial, com foco especial nos veículos autônomos, os que dispensam motorista. É forma de enfrentar inimaginados concorrentes como Google, Apple e Facebook, todos envolvidos no caminho dos autônomos.
Objetivo – Não quer ser apenas mais um participante do novo mercado, mas aumentar a segurança; tornar o dirigir mais acessível, ter ganhos de produtividade e acelerar a descoberta científica de materiais.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Fiat-Fullback-01-356x237
Fiatbishi – Salão de Dubai, Fiat apresentou a picape Fullback, nada mais que uma picape Mitsubishi L200, modelo novo, com pequenas intervenções faciais para caracterizá-la como Fiat. Não virá ao Brasil. Dizem analistas europeus ser o primeiro passo de colaboração entre as marcas, sinergia para reduzir custos.
Engano – Não é. O primeiro foi o Pajero iO, encomendado e construído pela Pininfarina, em versões como Fiat e como Mitsubishi. No Brasil foi renomeado TR4 e tornou-se bem longevo, encerrando produção recentemente.
Quase – Informação de poucos conhecida, pioneiramente tal sinergia foi tentada no Brasil. Ao fim dos anos 90 a Fiat de Betim, MG, e a Mitsubishi de Catalão, GO, sentaram-se para analisar a possibilidade desta fazer versão de picape L200 com cara de Fiat. Daria certo se o superintendente de então tivesse continuado na filial italiana.
Fluxo – Divisão Ram da FCA, encarregada do fazer e vender picapes, reiniciará comercializar a Ram 2500 produzida no México. Quer mudar o processo, em vez de trazer lotes, criar fluxo constante.
Futuro – Baseia o negócio na demanda, na ampliação da capacidade de oferta, tanto pelo incremento de novos revendedores da linha Jeep, também distribuidores de Ram, mas pela abertura do leque de produtos: trarão, também, a seguir, a Ram 1500, menor, a gasolina, V8 5,7 Hemi e diesel.
Força – Modelo para continuar importação é a 2500, motor Cummins diesel de seis cilindros e 6,7 litros, evoluído de 310 a 330 cv e os camionais 84 m.kgf torque foram elevados a 104 — mais 23,8%. Transmissão automática com seis marchas, tração nas quatro rodas e reduzida, traseira com cinco pontos de ancoragem. Apresentado dia 26 a R$ 249.900.
Takaro? – Preço elevado? Fonte da Ram discorda. E argumenta: se uma nova picape Toyota Hilux custa quase R$ 200 mil, a nossa é maior e muito mais forte, tão equipada quanto.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Audi-A3-Sedan-08-356x237
Colado – Nem bem lançou o Audi A3 Sedan 1,4 feito nas beiradas de Curitiba, a empresa marcou data de introdução da primeira variação do produto: o A3 Sedan com motor de 2,0 litros será apresentado próximos dias. Produzido paralelamente ao Audi A3, ambos utilizando a nova plataforma MQB na fábrica de São José dos Pinhais, PR, o VW Golf não tem data marcada para disponibilização ao mercado.
Ocasião – Volkswagen sofreou o projeto e adiou a apresentação anteriormente marcada para novembro. Como em dezembro há dispersão dos interesses dos compradores, ficará para 2016. Por enquanto, Golf apenas alemão e mexicano. Novidade de fim de ano para a Volkswagen ficará restrita ao Passat 2016. Ainda em novembro.
Dúvida – Comunicados da MWM International criaram dúvidas quanto ao futuro das marcas no país. MWM diz encerrar ao início de 2016 produção dos motores diesel fornecidos à GM. E diz ter suspenso temporariamente a produção dos caminhões International, alegando desequilíbrio entre vendas e estoque. Seria medida possível, não tivesse demitido os funcionários do setor. Como a MWM de diesel veicular é marca específica do Brasil, International já do saiu do país duas vezes e os comunicados tangenciam a questão, plantou a dúvida. Ficam?
Conjuntura – Queda de negócios na venda de ônibus aproximou concorrentes como Marcopolo e Neobus. Assinaram carta de intenções não vinculante e estão em fase de due diligence, os procedimentos internos para valorar empresas. Somar-se-ão, e os controladores da Neobus receberão ações da Marcopolo — e continuarão gerindo sua antiga empresa.
Multi – Acionista de 25% do capital da New Flyer Industries Inc., maior fabricante de ônibus urbanos dos EUA, a Marcopolo anunciou ter assinado contrato para adquirir o controle da Motor Coach Industries International, maior fabricante de ônibus rodoviários. Negócio de US$ 455 milhões.
Cliente – Mudança na legislação de emissões adotando as regras Euro 5 e desvalorização do real criaram condições favoráveis para a venda de produtos brasileiros na Argentina. MAN Latin America lá desembarcou com caminhões Volkswagen entre 160 e 420 cv e ônibus urbanos com piso baixo. Caminhões médios terão caixa automática como opcional; cavalos mecânicos tê-las-ão, idem ônibus. Para estes o sistema é racionalmente obrigatório no vizinho país.
Gente – Reformulação comercial na Mercedes-Benz. Gilson Mansur, diretor de marketing e vendas caminhões se aposentará. Lugar preenchido por Ari Gomes Carvalho. Silvio Renan Silva Souza, novo diretor de Pós-Venda. / Walter D’Silva, milanês neto de portugueses, 64, designer, aposentadoria anunciada. Fará 65 anos em fevereiro, data de corte na Volkswagen. D’Silva chefiava a área de design do grupo, e em sua prolífica carreira o produto mais marcante foi o Alfa Romeo 156, escultura sobre rodas. Interessantemente, seu carro de lazer é picape Saveiro, brasileira.

Mercedes vira o jogo e vai à liderança

NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Caminhoes-Mercedes-227x125
Única empresa do setor automotivo a ocupar o topo do ranking entre as empresas inovadoras no país, Mercedes-Benz foi incluída na lista — 14ª. entre 100. Pesquisa da Strategy& por encomenda do jornal Valor Econômico reconheceu os resultados dos investimentos da empresa em pesquisa e desenvolvimento.
Negócio tem o dedo de Philipp Schiemer, CEO da empresa, assumindo ao início do declínio de vendas, assinalando em outubro queda recorde de 45% de redução nas unidades comercializadas. Dentre as recentes conquistas de seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico estão as ações para nacionalização do Actros, caminhão superior da marca. Incrementar a nacionalização permitiu incluí-lo, assim como os modelos 2546 6×2 e 2646 6×4, no programa Finame PSI do BNDES, facilitando financiamentos.
Acredita-se, função de ter-se entendido com usuários e concessionários, absorvido opiniões e tomado providências, a Mercedes mudou produtos, ampliou vendas, mesmo no desenho recessivo penalizando o setor. Produzir chassis, motores, câmbios e eixos sob o mesmo teto, em época de mercado ascendente, é fórmula de produtividade; entretanto em fase de recessão significa maior ociosidade e esforços para gestão de pessoal. Apesar dos problemas de gestão de pessoal ocioso em função da queda de 50% das vendas, projeção numérica indica, Mercedes reassumirá liderança de mercado.

396NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 13 Nov - 12:13

KÜLL



Impressões ao dirigir o Discovery Sport diesel em expedição da Land Rover

  • Lançamentos
  • Land Rover
  • SUVs
  • Test Drive


13/11/2015
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Expedição-discovery-sport-NA-29-700x466
A Land Rover recentemente lançou o Discovery Sport com motorização diesel, que chega para complementar a gama de opção do SUV britânico, que a partir de 2016 deverá ser fabricado no Brasil. Com motor 2.2 SD4 de 190 cv e 43 kgfm a partir de 1.750 rpm, o modelo mantém o câmbio automático ZF 9HP com nove marchas, bem como tração integral Terrain Response.
Disponível nas versões SE, HSE e HSE Luxury, o Land Rover Discovery Sport Diesel tem preços de R$ 218.100, R$ 242.700 e R$ 270.700, respectivamente. Com consumo médio de 13,8 km/litro, o utilitário esportivo pode percorrer 900 km com tanque de 65 litros.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Expedição-discovery-sport-NA-21-700x467
O modelo ganhou plano de revisão de R$ 1.990 para cinco anos e tem seguro de R$ 5.800 para adulto, homem, 30 anos, morador de São Paulo. Há também plano de aquisição com entrada de 20%, 23 mensais fixas e saldo de 50% com garantia de recompra.
Após a divulgação, a Land Rover promoveu um longo test drive com o modelo na região do Parque Nacional de Itatiaia, na tríplice divisa SP-RJ-MG. Além disso, conhecemos o centro de treinamento dos futuros funcionários da fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia/RJ.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Expedição-discovery-sport-NA-4-700x466
Expedição Discovery Sport
O evento de test drive foi batizado de Expedição Discovery Sport e partiu de Guarulhos/SP rumo à Penedo/RJ. No trajeto, a impressão ao dirigir o Discovery Sport Diesel foi muito boa. O SUV inglês tem bom comportamento na estrada, oferecendo conforto e entretenimento.
Assim como na versão a gasolina, que entrega 240 cv, o Discovery Sport SD4 tem boa posição ao dirigir e ergonomia, tendo ainda um bom equilíbrio nas curvas e excelente dirigibilidade. Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 1.400 rpm na nona marcha, acionada de forma manual.
O Discovery Sport SD4 tem uma boa resposta de seu motor 2.2, que entrega uma boa quantidade de torque já em rotação bem perto da marcha lenta. Elástico, ele permite até uma condução mais esportiva, alcançando rápido 4 mil rpm nas trocas de marcha. O Land Rover vem com modos de condução Sport e Eco, podendo os dois serem usados ao mesmo tempo.
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O casamento entre motor e câmbio é melhor do que na versão 2.0 Si4, mesmo com 50 cv a menos. O toque maior – 8,5 km/litro a mais – também é um diferencial, que torna o trabalho do propulsor mais suave e a condução prazerosa. As retomadas são pontuais e não é necessário exigir muito para ter ultrapassagens seguras.
As mudanças de marcha são suaves e praticamente imperceptíveis. A direção elétrica é muito leve e precisa, assim como os freios atuam de forma eficaz. O equilíbrio geral é muito bom, assim como o espaço interno, feito para cinco pessoas com mais dois assentos adicionais na versão HSE Luxury. São 981 litros no bagageiro, que pode ter muito mais com o rebatimento do banco traseiro.
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Off-road
Depois de Penedo, começamos a subir a serra em direção à Visconde de Mauá, distrito de Resende e na divisa com Minas Gerais. O Discovery Sport SD4 responde tranquilamente às exigentes subidas em direção ao Parque Nacional de Itatiaia. A estabilidade em curvas fechadas é um item positivo em um carro com proposta mais familiar, focando no conforto.
A oferta de torque torna a subida muito mais agradável, pois o motor é pouco exigido e um ruído interno permanece digno de um lorde inglês. Mesmo elevando-se a rotação para níveis mais altos, o ronco do 2.2 SD4 não incomoda. Após rápida estada em Visconde Mauá, partimos para o estado de Minas.
A estrada de asfalto foi substituída pela de terra e logo o Discovery Sport encontrou seu lugar. Trechos de chão batido, areia, lama, pedras e barro, assim como chuva, sol e pequenos riachos, não foram suficientes para abalar o ânimo juvenil do SUV da Land Rover. O Terrain Response foi usado várias vezes nos modos de Lama, Areia e Relva/Grama.
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Mesmo nos trechos mais ruins, especialmente nas subidas, o sistema modula de forma eficiente a força em cada uma das rodas, garantindo sempre o melhor torque e aderência em cada situação.
Nas decidas, o HDC – controle de descida – mantém o veículo em uma velocidade adequada, acionando os freios de forma automática, não necessitando o motorista fazer isso. A velocidade, no entanto, pode ser ajustada no próprio volante.
O trabalho da suspensão foi exemplar, proporcionando muito conforto e segurança a bordo. Os veículos estavam equipados com pneus comuns, não tendo qualquer preparo para o off-road. Sem chuva forte ou trechos longos alagados, não conseguimos chegar perto dos limites do Discovery Sport.
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A região tem uma grande variedade de clima, terreno e vegetação, elevando-se de 500 m até 2.700 m de altitude. Mesmo nos níveis mais elevados, não faltou fôlego para o 2.2 SD4, que se comportou muito bem em todas as etapas da viagem. Como os pneus não eram os de uso para este tipo de terreno, apenas nas áreas com pedras pontiagudas tivemos que dirigir com mais cautela.
A nova multimídia com navegador GPS inclui altímetro, um item que foi bastante apreciado pelos participantes da expedição, pois com poucos metros, subíamos rapidamente de altitude, chegando a 2.400 m, onde estava o acampamento base montado pela Land Rover dentro da área reservada do Parque Nacional de Itatiaia, bem próximo do Pico das Agulhas Negras.
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A região, com clima frio de montanha e vegetação rasteira, típica de grandes altitudes, oferece vista para o interior de Minas Gerais e o Vale do Paraíba (Rio e São Paulo), bem como é possível avistar também a Serra do Mar (Parque Nacional da Serra da Bocaína, em São Paulo).
No outro dia, descemos pela estrada histórica do parque, onde o ex-presidente Getúlio Vargas chegou a ficar hospedado. A saída do primeiro parque nacional brasileiro – criado em 1937 – é rápida e logo alcançamos a BR-354, sentido Itatiaia. Na descida, o Discovery Sport novamente provou sua boa estabilidade e alta capacidade de freio-motor.
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Fábrica de Itatiaia
No retorno, chegamos ao local onde está sendo construída a fábrica da Jaguar Land Rover, localizada em Itatiaia/RJ. Nas margens da rodovia Presidente Dutra, a instalação já tem muitos prédios prontos, bem como o pátio de estoque/embarque.
Ao lado, nas antigas instalações de outra empresa, a Jaguar Land Rover montou um centro de treinamento para os futuros empregados. A empresa usa uma nova metodologia de treinamento em quatro níveis para aprimorar as habilidades e aptidões dos funcionários.
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Foi criada até uma linha de montagem fictícia desenvolvida localmente, onde os candidatos ao posto de funcionário da Jaguar Land Rover devem se familiarizar com a linha de produção. Desmonte e montagem de veículos também é avaliada, assim como o conhecimento de cada parte do veículo.
Há um treinamento virtual para quem os futuros funcionários possam aprender sobre a linha de montagem e assim colocar em prática logo depois. Por enquanto 100 pessoas já participam do treinamento, que inicia no Senai regional e se encerra em uma avaliação final dentro da Jaguar Land Rover.
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A fábrica terá capacidade para 24 mil veículos por ano e deve gerar 400 empregos diretos. Modelo para outras plantas da empresa, a fábrica da Jaguar Land Rover terá 60 mil m2 e duas linhas de montagem para os modelos Evoque e Discovery Sport.
A produção começará no primeiro semestre de 2016. O retorno à São Paulo se deu pelas rodovias Dutra e Carvalho Pinto/Ayrton Senna, onde mais uma vez o Discovery Sport mostrou sua boa performance, economia, conforto e sofisticação. Confira a Avaliação NA do Discovery Sport 2.0 Si4.

Galeria de fotos do Land Rover Discovery Sport:


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COMENTÁRIOS: Interessante é notar o adiantado do processo de nacionalização, com treinamento de funcionários.

397NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 13 Nov - 17:03

Fabiano

Fabiano

Duvido que a Toyota vá lançar um carro com 20% do desenho daquele C-HR...

http://www.oticainova.com.br

398NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 14 Nov - 16:54

R8V

R8V
Administrador

A3 sedan 2.0: espero que nao seja o apssauro.....

Discovery Sport: engracado, agora ele nao parece mais tao belo. Tb reparei no processo adiantado de nacionalizacao.

399NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 19 Nov - 12:05

KÜLL



Novidades do Salão do Táxi, no Rio de Janeiro - Novidades na praça

18/11/2015 19:00  - Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias
Envie por email





















Concorrência acirrada amplia oferta de melhorias tecnológicas para os táxis nacionais

por Laís Rezende
Auto Press

Em qualquer área de atuação, a concorrência normalmente beneficia o público-alvo dos serviços ou produtos oferecidos. No transporte de passageiros, não é diferente. Em meio à forte discussão sobre a regularização ou não de serviços alternativos no Brasil, como o Uber, feiras nacionais voltadas para taxistas ganham destaque. Caso do Salão do Táxi do Rio de Janeiro, que reuniu cursos para capacitação profissional, fóruns para debates sobre segurança pública, questões tributárias e mobilidade urbana e fabricantes automotivas dispostas a abocanhar mais vendas no segmento – em tempos de crise, focar nos profissionais pode ser uma forma de ampliar a participação de alguns modelos.



Toyota, Volkswagen, Renault, Honda e Nissan exibiram em estandes veículos com características capazes de atrair a atenção dos taxistas. A Toyota, por exemplo, aproveitou a redução de imposto de importação para modelos “verdes” no Brasil para dar mais visibilidade ao híbrido Prius.



Além disso, fez questão de valorizar o crescimento de seu sedã compacto Etios no segmento nacional, que, segundo a marca nipônica, chegou a 52% de alta nas vendas para taxistas até julho último. O aumento, de acordo com a fabricante, se justifica pelo consumo moderado de combustível e custo de manutenção atraente.



Em parceria com a Italmobility, empresa que desenvolve equipamentos de adaptação veicular para cadeirantes, a Chevrolet mostrou a minivan Spin totalmente modificada para atender a esse tipo de público. Segundo Giácomo Morandini, sócio-diretor da Italmobility, a ancoragem para cadeira de rodas é feita por um dispositivo de retenção que fixa a cadeira durante todo o processo de embarque. “Outra vantagem é que o cadeirante tem um raio de visão igual ao de um ocupante sentado no banco”, acrescenta Morandini.



A empresa ainda apresentou o elevador Fiorella, uma nova plataforma elevatória que se encaixa em veículos grandes e pequenos e, de acordo com Morandini, é mais eficiente em estradas com muitos buracos – como as vistas comumente no Brasil –, devido à sua estabilidade. Uma adaptação de veículo com as duas alternativas custa, respectivamente, cerca de R$ 33 mil e R$ 38 mil.



No meio dos carros, um “tuk tuk” amarelo chamou bastante atenção de quem passava pela feira carioca. Inspirado no clássico táxi indiano – que pode ser visto atualmente na reprise da novela “Caminho das Índias”, na Globo –, o modelo pertence à empresa Niter-Tour, que organiza passeios turísticos na cidade litorânea de Niterói. A base é uma Honda CG 150 Titan, adaptada para transportar dois passageiros sentados na parte traseira e com alguns confortos disponíveis. Como frigobar e um pequeno bagageiro. A moto suporta até 250 kg e tem custo de R$ 40 mil.

Outra novidade exibida foi uma máquina de cartão de crédito e débito criada especificamente para taxistas. O equipamento se conecta ao celular do motorista, que a partir do aplicativo StarPlay Móbile armazena um relatório das transações realizadas. Um beneficio extra é que as operações são feitas a partir de sinal de celular, internet ou linha telefônica. Na prática, o profissional não fica refém de um bom sinal 3G ou 4G para receber o pagamento.

FONTE: http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2015/11/18/novidades-do-salao-do-taxi-no-rio-de-janeiro-novidades-na-praca

COMENTÁRIOS: Nem imaginava que existisse tal salão aqui.

400NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 19 Nov - 12:10

KÜLL



[url=http://www.automotivebusiness.com.br/colunista/2/Fernando Calmon]NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Fernandocalmon[/url]
[url=http://www.automotivebusiness.com.br/colunista/2/Fernando Calmon]Fernando Calmon[/url] |
[url=http://www.automotivebusiness.com.br/colunista/biografia/2/Fernando Calmon]BIOGRAFIA[/url]
[url=http://www.automotivebusiness.com.br/artigos/175/ALTA RODA]ALTA RODA[/url]

Filão sem donos

Empresas de dentro e de fora miram na direção autônoma


Muito se comenta sobre sistemas de direção autônomos ou semiautônomos para revolucionar a maneira de guiar. Além de aumentar a segurança ativa/preditiva, aliviar o estresse no trânsito congestionado ou em monótonas viagens, o motorista poderá assumir o comando quando lhe for prazeroso. Essas tecnologias passarão por complexas regulamentações técnicas, legislativas e jurídicas, ainda em estudos profundos. Os grandes fabricantes mundiais de veículos trabalham com fervor nesse objetivo e estão numa verdadeira corrida tecnológica. Ninguém quer ficar para trás, mesmo sem enxergar bem o que está na linha de chegada.

Nada impede, porém, que empresas como Google e Apple de investir pesadamente no desenvolvimento de automóveis autônomos. Ainda são nebulosos os planos desses gigantes da teleinformática. A Apple nem ao menos deixa escapar o que realmente prepara nesse campo. Google tem até um protótipo de um microcarro próprio em testes nas ruas da Califórnia. Entretanto, no recente Salão do Automóvel de Frankfurt, a empresa afirmou pela primeira vez não pretender construir ou administrar uma fábrica de automóveis, o que causou surpresa.

Fornecedores da indústria de autopeças desenvolvem grandes projetos em conjunto com fabricantes de veículos e criam vínculos difíceis de desfazer em favor de empresas de outros setores. Isso não significa situação imutável. Um exemplo é a Tesla, fabricante independente americano de sedãs elétricos, que partiu do zero e tentará voos mais altos.

Já os fornecedores de autopeças poderiam se juntar para desenvolver e fabricar um carro, porém nada indica que o farão. Mas é possível projetar um automóvel de demonstração, como fez a ZF com o seu Veículo Urbano Avançado (VUA), apresentado um mês antes do Salão de Frankfurt. Trata-se de um subcompacto, sem arroubos de estilo, apenas para reafirmar sua capacitação tecnológica ampliada após adquirir a americana TRW.

A ZF produziu o VUA elétrico em suas próprias instalações, focado em maneabilidade urbana e assistência semiautônoma para melhorar conforto, conveniência, segurança e eficiência também em estradas. Um dos destaques é o volante de direção multifuncional capaz de detectar as mãos do motorista (e assumir parte dos comandos), que inclui um mostrador OLED embutido no aro. Pode procurar uma vaga e estacionar comandado a distância por meio de telefone ou relógio de pulso inteligentes. O motorista não precisa estar a bordo e abrir uma porta, possibilitando criação de vagas perpendiculares mais estreitas para otimizar o espaço urbano e permitir garagens menores.

Além de inovações eletrônicas, chamam particular atenção as soluções mecânicas. A começar pelo eixo de torção traseiro que inclui dois motores elétricos de 54 cv, um para cada roda. Mais interessante ainda, as rodas dianteiras podem esterçar até 75 graus, algo inédito. Assim, precisa de uma vaga apenas 60 cm maior do que seu comprimento (em torno de 3 metros), o que também ajudará no planejamento das cidades. Diâmetro de giro de apenas sete metros, um terço a menos que qualquer subcompacto moderno, permite retorno em manobra única em pistas de largura padrão.

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RODA VIVA

MOTORES de três cilindros continuam na ordem do dia. O da Fiat, previsto para estrear no novo subcompacto no início de 2016, foi adiado para o final do próximo ano (apenas o motor, claro). Esse bloco dará origem a um novo quatro-cilindros, de 1,4 L, substituto do atual Fire. E Hyundai também terá um turbo de 1 L no HB20, como up! TSI e futuro Honda Fit.

PREÇOS dos veículos se mantêm em alta (como previu esta coluna) não só pela inflação, mas porque a desvalorização do real tem impacto sobre componentes importados. Isso afeta de forma diferenciada cada modelo, inclusive os que vêm da Argentina. Mas a principal causa é a queda de escala de produção: 21% sobre 2014. Sobre isso não há o que fazer.

HYUNDAI HB20 2016, que já tinha ótimo motor de 1,6 L, pode aproveitá-lo melhor com o novo câmbio automático de seis marchas. Trocas são suaves e relativamente rápidas, considerando limitações de preço de um compacto. Novos amortecedores (agora sem ruídos de fim de curso), retoques de estilo e equipamentos adicionais o tornam ainda mais competitivo.

FILIAL brasileira da Porsche, recém-aberta, será mais assertiva ao nomear novas concessionárias. Hoje, todas as existentes, têm ligação direta ou indireta com o antigo importador oficial, a Stuttgart Sportcar. Estratégia faz parte do crescimento da marca no País com potencial de retomar do México o posto de mercado número uma da América Latina.

NOVA embreagem automática de acionamento eletrônico da Bosch, incorporada à função roda-livre, está em testes no Brasil. Certamente há algum fabricante interessado, embora a empresa trabalhe em testes, no momento, por si só. Mais barato do que um câmbio automático, pode eliminar os incômodos do terceiro pedal e potencializa diminuir consumo de combustível em até, nada desprezíveis, 5%.

401NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 27 Nov - 18:13

KÜLL



Peugeot fecha ciclo de novidades com 408 Mercosul

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Sem mudanças estruturais, francesa criou intervenções para caracterizar o automóvel como atrativo sobre o modelo conhecido

 
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Peugeot-408-Griffe-THP-01-356x237Marca francesa renovou seu sedã médio 408, enfocando em sua postura de mercado de ampliar conteúdo de seus produtos e pareá-los com a visão popular de os Peugeots serem de construção e conteúdo refinados. Não fez mudanças estruturais, mas criou intervenções para caracterizar o automóvel como atrativo sobre o modelo já conhecido. Razão simples: dificuldades de mercado, queda de vendas e, consequentemente, de faturamento e lucros. Orçamento contido, usou de charme e inventividade para aplicar mudanças caracterizadoras de um novo ano-modelo e atrair interesse sobre o 408.
O 408 traz a nova identificação familiar da marca, com o capô indo até a grade frontal, com barras horizontais cromadas, acolhendo a imagem do leão, secular caracterizadora da marca. Mantendo o uso do grupo óptico como elemento de decoração, no caso tornando-os mais afilados e com moldura cromada, criando uma extensão da grade frontal. Luzes diurnas em leds como assinatura luminosa. Para-choques reformulados na dianteira e traseira.
Na outra vertente de implementar o conteúdo, veículo tem ar-condicionado de duas zonas, central multimídia com espelhamento de celular e link My Peugeot, seis bolsas infláveis, controle de estabilidade. Câmera de ré, equipamento já mandatório em produto deste padrão e nível de mercado, está na versão Griffe, topo de linha. Mecânica conhecida, motor 2,0-litros de 143/151 cv na versão Allure e, na versão Griffe, 1,6-litro com turbocompressor, injeção direta e 166/173 cv, ambos com transmissão automática de seis marchas. Allure por R$ 76 mil, Griffe a R$ 87 mil.
 
 

Volkswagen se reinventa

Enfrentando problemas causados por emissões superiores ao limite legal, cobranças, multas, ações diversas, Volkswagen tenta se entender interna e externamente. Iniciou processo de catarse, com afastamento e dispensa de diretores e funcionários com algum vínculo ao problema, busca dos caminhos e agentes internos.
Conseguiu desenvolver solução para corrigir as emissões dos motores, submetendo-a a autoridades norte-americanas e alemães, contendo o custo a 10 euros para cada uma das 11 milhões de unidades. No âmbito Interno, entendimento e ações comuns de áreas e departamentos buscando colaboração em busca de resultados para superar os problemas e recuperar imagem e confiança. No Brasil, providências iguais e ações para se reaproximar dos consumidores. Primeira delas, mudança do pouco inteligível slogan Das Auto — o carro. Terá frase nacional, de comunicação mais fácil e menos imperial.

  • Mais sobre o escândalo do diesel na VW

 

Roda a Roda

NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Alfa-Romeo-Giulia-02-356x237Rápido – FCA mudou, novamente, cronograma Alfa. Não mais atrasará vendas da Quadrifoglio, a poderosa versão do Giulia, outras, e o utilitário esporte. Antecipou sedã esportivo para maio de 2016 e, novidade, versão de menor preço, dias após. Nesta, motor de quatro cilindros, 2,0 litros e 280 cv.
Foco – Renascer da marca mantém imagem de sedã com desempenho. O trevo de quatro folhas, o Quadrifoglio, integra tradição — usa-o desde 1923, quando Ugo Savacci, piloto Alfa, pintou-o em seu carro e venceu a Targa Florio.
Coragem – Daimler AG, nome da secular marca abrigando a Mercedes-Benz, proposta corajosa nos EUA: produzir nova linha de transmissões automáticas para caminhões pesados e um novo motor diesel.
Tradição – Quer mudar o mercado, onde preferência de motoristas de caminhões pesados é por câmbios secos, caixas de marcha sem sincronização. E, na compra, especificam caminhões, câmbio, diferencial, motor, para a marca configurar o produto. Lá, diesel Cummins lidera.
Pacote – Ideia é produzir tudo em casa, incluindo motor e transmissão, nas beiradas de Detroit, na Detroit Diesel — talvez a empresa que mais mudou de donos, sempre lembrada pelos motores de alta rotação e ruído peculiar, descontinuados pela Penske, dona anterior —, e agregar tudo nos caminhões Freighliner, Daimler.
Enfim – Carros elétricos são, no usual, trapizongas em estilo. Detroit Electric Holding, holandesa na Inglaterra, é exceção. Faz roadster com linhas esportivas, 1.080 kg, 285 cv, 249 km/h como final. Ganho tecnológico, densidade energética, 140 W/kg, autonomia de 290 km e recarga em 4 horas. Vendas, só Europa e Ásia.
Argumento – Tradição vende automóveis, e Fiat acordou com japonesa Mazda dividir produção de pequeno conversível MX-5, rebatizando-o 124 Spider. Motor Fiat 1,4 Multiair, 140 cv na Europa, 160 cv nos EUA.
Macri – Eleição de Maurício Macri à presidência da Argentina traz alento para a indústria nacional. Macri é do ramo, e a família teve fábrica de automóveis. Desdobramentos do convívio, é contra o modelo bolivariano, metástase a partir da Venezuela; pedirá sua exclusão do Mercosul por não cumprir cláusula de transparência.
Aqui – Internamente sua eleição mostrou a inutilidade da assessoria internacional interna da Presidência da República, apostando e apoiando o derrotado kirshneirismo. A promessa de articulação com a União Europeia e blocos econômicos pode colocar o Brasil a reboque da Argentina.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Fiat-Toro-356x237
Novidades – Audi marcou data para apresentar nova versão de seu A3 Sedan nacional, o de 2,0 litros e 220 cv. Início de dezembro. Fiat ajustou surgimento da picape Toro: meio de fevereiro. E Mercedes confirmou inaugurar sua fábrica de automóveis em Iracemápolis, SP: março.
Versão – Renault fez versão decorada do seu Duster para reagir ao ataque de Honda HR-V e Jeep Renegade. Usou a imagem de desafio e resistência do Rally Dakar: adesivos, rodas pretas de 16 pol. Interior mantém sistema Media Nav Evolution com acesso a mídias sociais. R$ 71.480 versão 1,6 a R$ 83.980 para 2,0 4×4.
Mico – Anúncio do sítio Mercadolibre.com.ar coloca à venda Duster apresentado pela Renault, como preparado pelo mago Oreste Berta, para disputar o Rally Dakar. Entretanto, proprietário esclarece, documentação e mecânica é de picape VW Amarok com casca de Duster. Que mico.
Jogo duro – Maior picape no mercado, a mexicana Ram 2500 chega ao país revista e melhorada, muito implementada em serviço, em especial pelo aumento de potencia a 330 cv, torque de 104 m.kgf no motor Cummins, diesel, seis cilindros, 6,7 litros, transmitidos por câmbio automático de seis marchas, capacidade de reboque de 7.750 kg.
Faz – Tração 4×4, macho man como nunca, rodas 18 pol, opção atualmente inédita de pintura em duas cores, aprimoramentos e equipamentos. Custa, sem concorrente, R$ 250 mil. Exige Carteira de Habilitação C.
Promoção – Black Friday, sexta-feira de preços promocionais, engatinhando no Brasil, foi aproveitada pela Volkswagen na semana inteira, vendendo Gol a preço de nota fiscal de fábrica e financiamento a taxa Zero. Mantém sua campanha enfatizando construção e valor de revenda.
Prática – Resultados práticos da gestão de Philipp Schimer e da corajosa contratação de Roberto Leoncini à Scania são novas versões de produtos, desenvolvidas no Brasil após ouvir revendedores e usuários.
Jogo duro 2 – Semipesados 3030 e 3026 têm novos chassis reforçados, configuração 8×2; 2730 6×4 para construção civil e operações fora de estrada; e 1729 coletor de lixo com opção de transmissão automática. Uso de quatro eixos de fábrica, aplicou mecanismo capaz de elevar dois quando com carga menor.
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Modelo – Projeto nacional, Citroën Aircross exibe novidades anunciadas pela Coluna: assinatura luminosa em leds, nova central multimídia, tela de toque com 17,5 cm, espelhamento, câmera de ré. Apuro na direção, suspensão, relação de transmissão para reduzir consumo, pneus ecológicos, função de direção econômica. Uma das versões aduziu o estepe externo.
Conforto – Bosch testa sistema de embreagem com acionamento eletrônico. É o E-Clutch. Dispensa uso do pedal de embreagem e a mudança de marchas é feita pela alavanca. Tem roda-livre, como nos DKW-Vemags — quando o acelerador é solto, o motor cai em marcha-lenta. Preço definirá sucesso como substituto de câmbio automático ou automatizado.
Tecnologia – Shell amplia linha de produtos à base de óleo básico gerado por natural: Helix Ultra SN 5W20, SN 5W30 e ECT C2/C3 0W30, estes para motores diesel. Diz, característica antifricção reduz consumo em até 2,6%.
Varejo – Pósitron, marca de alarmes para automóveis, será vendido em gôndolas de lojas e supermercados. Ideia é aproximar cliente do equipamento, acompanhado de um cartão, e com este fazer contato com a empresa e ter indicado o instalador mais próximo. Valores de cobertura a partir de R$ 59,90.
Cultura – Única editora brasileira com consistente agenda de lançamentos sobre automóveis, a Alaúde tem novo livro na praça: AC Cobra – A verdadeira história por trás da lenda. Rinsey Mills conta a história da união intercontinental, a fórmula de colocar motores de grande cilindrada em carros leves, como ocorreu com a proposta do texano Carroll Shelby à britânica AC.
História – Referência esportiva e, cinquenta anos após, um dos produtos mais difundidos e replicados mundialmente. Livro traz muitos dados históricos e lista os chassis de quase todas as 1.000 unidades produzidas. 160 páginas, R$ 80.
Questão – Vídeo na Internet, com filmagens e fotos, levanta dúvida se a morte de Ayrton Senna, Ímola, 1994, ocorreu após a batida no guard-rail ou antes. Ou, se o acidente o matou, ou se estava morto e daí o acidente.
Gente – Juliana Lopes Nunes, engenheira, promoção. Coordenadora geral da CGIT, Coordenação Geral de Infraestrutura do Trânsito, Denatran. Merecido. É do ramo e do órgão. / Gelson Zardo, administrador, MBA pela FGV, promoção. Diretor Geral da Volare, divisão de ônibus da Marcopolo, incluindo gestão sobre a fábrica em São Mateus, ES.
 

A vida da Árvore da Vida

NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Livro-Arvore-da-VidaPreocupada com o entorno de sua fábrica e a falta de perspectiva para crianças e jovens, Fiat resolveu concentrar esforços no programa Árvore da Vida. Focou na inclusão social deste público através de ações socioeducativas e capacitação profissional de jovens e adultos do Jardim Teresópolis, com 33 mil habitantes.
Finalidade básica, melhorar as condições de vida e redução da pobreza da comunidade, revitalizando espaços, fomentando o desenvolvimento comunitário, gerando trabalho, provocando o empreendedorismo, a educação. Não se resume a repassar recursos, mas de induzir, instigar, promover, apoiar. A soma de ações e gentes melhora o entorno e a vida da comunidade, fundada em três pontos: fortalecimento da comunidade, mobilizando lideranças para atuar como protagonistas; ações socioeducativas, experiências de arte e cultura, canto, percussão, oficinas esportivas, capacitando educadores da rede pública; e geração de trabalho e renda, como a Cooperárvore, cooperativa formada por mulheres da comunidade para aproveitar materiais reaproveitados da produção de automóveis Fiat ou doados por terceiros. A Cooperativa promove renda para o sustento da família, sem se afastar do acompanhamento dos filhos.
Até 2014 o projeto havia beneficiado 20 mil pessoas. Marco Antonio Lage, diretor da FCA, responsável pela implantação e coordenação do projeto, escreveu livro a respeito, O Mundo Pode Ser Melhor. Conta casos e mostra que pode ser aplicado em várias escalas. Coisa boa, a Renault pediu treinamento e replica em Curitiba, PR.

COMENTÁRIOS: Da Alfa, só quero saber se vem e quando.

402NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 27 Nov - 23:14

R8V

R8V
Administrador

408:dara um pequeno sopro de vida.

Aircross: ficou bacana,mas a concorrencia e forte.

Alfa: nao sei se vem...

403NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 30 Nov - 16:15

KÜLL



MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA PEDE PRAZO PARA ANALISAR OBRIGATORIEDADE DO CONTROLE DE ESTABILIDADE

Pedido de vistas do órgão federal pode levar atraso da adoção do novo equipamento de segurança

por GIULIA PAGLIARINI


30/11/2015 14h23

NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Modulo-controle-estabilidade
Hardware do controle de estabilidade dentro de um carro (Foto: Divulgação/Bosch)


 
A decisão sobre a obrigatoriedade do controle de estabilidade (ESC) para veículos vendidos no Brasil foi adiada, de acordo com informações cedidas à Autoesporte pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Em reunião do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) realizada na semana passada, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comercio Exterior) pediu vistas sobre a resolução, que deve ser debatida novamente em meados de dezembro.

Questionado, o Ministério da Indústria afirmou que pediu vista para "aprofundar a análise do tema" e que o resultado desse balanço poderá ser dado na reunião de dezembro ou apenas em janeiro. O Denatran também disse que a dicussão poderá se estender até o ano que vem. É importante ressaltar que, apesar do MDIC ter pedido vistas, a decisão final cabe ao Contran, órgão soberano para tomar esse tipo de decisão.
Há pouco menos de duas semanas, o ministro das cidades, Gilberto Kassab, havia confirmado que a obrigatoriedade do ESC estava em fase final de discussão. "A meta é que possamos deliberar sobre a obrigatoriedade do controle de estabilidade até o final do ano, mas sua aplicação não acontecerá antes de 4 ou 5 anos. Mas é uma medida que tem sido adotada ao redor do mundo com ótimo reflexo em segurança", afirmou Kassab à reportagem na ocasião. A informação foi antecipada pela Autoesporte.

NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Kassab-carroM
inistro Gilberto Kassab em evento de segurança automotiva (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

Decisão do prazo

O cerne da discussão na última reunião foi o tempo necessário para que as montadoras adequem seus projetos para a instalação do item de segurança. Enquanto o Denatran defende o prazo de três anos para novos projetos e cinco anos para os já existentes, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que representa as marcas, quer um período de cinco anos para novos projetos e sete anos para os projetos de carros que já estão homologados atualmente.

A proposta da regulamentação foi feita ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em agosto de 2014.

Vale lembrar que, em 2013, quando foi aprovada a obrigatoriedade de freios ABS e airbag duplo para 100% dos carros vendidos no Brasil, a medida quase foi adiada de janeiro de 2014 para o ano de 2016. Na ocasião foi pedido, por exemplo, que a Volkswagen Kombi se tornasse uma excessão  para o acordo.

COMENTÁRIOS: As bases dos carros usados aqui, até mesmo os mais "jabuticabas" são praticamente todas derivadas de modelos que já rodam lá fora e lá fora, pela obrigatoriedade, tendo o ESP, portanto, cheira, para não dizer que FEDE à mesma tática canalha tão bem utilizadas pelos nossos políticos de "pedir vistas" para adiar uma decisão que parece óbvia e fácil, no caso das montadoras, com o claro intuito de manter a vida do brasileiro valendo menos do que a de outra pessoa no exterior. Tudo, claro, para que elas não tenham que investir e/ou deixar de lucrar.

404NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 30 Nov - 16:43

KÜLL



Tata Zica é flagrado sem camuflagem antes do lançamento na Índia

  • Hatches
  • India
  • Segredos-Flagras
  • Tata


28/11/2015
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Tata-zica-india-1-700x525





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O novo subcompacto da Tata Motors apareceu pela primeira vez sem camuflagem. O modelo chamado Zica foi flagrado do jeito que será oferecido aos consumidores indianos.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Tata-zica-india-2-700x525
Apesar do nome, para os brasileiros, o Tata Zica tem um bom aspecto visual, destacando-se os faróis com lentes proeminentes e de superfície complexa, grade com elementos hexagonais e cor preto brilhante, lanternas compactas e linhas fluídas.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Tata-zica-india-3-700x525
O interior não foi mostrado ainda, mas deve ter muito dos irmãos Bolt e Zest, que estão em uma categoria acima. Com tamanho parecido com o do Kia Picanto, por exemplo, o Tata Zica será um concorrente dos Honda Brio, Hyundai Grand i10, Chevrolet Beat e Maruti Celerio.
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A motorização do Tata Zica terá motor 1.2 Revotron Turbo com 85 cv ou diesel 1.3 Multijet com 90 cv. Poderá ter também opção automatizada. Com sua entrada no mercado, a marca indiana vai retirar o antigo Indica, projeto que nasceu quase junto com o Fiat Palio nos anos 90.
[Fonte: Autos Arena]

405NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 30 Nov - 16:44

KÜLL



Tata Zica tem primeiras imagens oficiais divulgadas

  • Hatches
  • Tata


30/11/2015
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Tata-zica-oficial-1-700x467
A Tata Motors divulgou nesta segunda-feira, 30, as primeiras imagens do Zica, seu novo modelo para o segmento de compactos de entrada. O novo hatch chegará ao mercado indiano para ocupar o lugar do Indica e concorrer com modelos como Chevrolet Beat, Hyundai i10 e Suzuki Celerio.
Apesar do visual mais moderno, o novo Tata Zica usa a mesma plataforma do Indica. Já na gama de motores, o veículo poderá trazer um propulsor de três cilindros, outro 1.2 a gasolina e uma opção 1.05 a diesel, com transmissão manual ou automatizada, como opcional.
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Tata-zica-oficial-2-700x467
Entre os equipamentos, o Zica deverá oferecer dois airbags, freios ABS com EBD, sistema de som e limpador traseiro. Já as versões mais caras trarão rodas de liga-leve, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.
O novo Tata será produzido em Sanand, Gujarat (Índia).

406NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 30 Nov - 16:44

KÜLL



Falta de componentes faz Ford e GM pararem produção

  • Ford
  • GM
  • Montadoras/Fábricas


29/11/2015
NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Linha-de-produção-GM-Gravataí-700x466
Após a Toyota parar a produção do Corolla em Indaiatuba/SP, motivada por uma greve na fornecedora Intertrim, agora é a vez de Ford (São Bernardo do Campo/SP) e GM (Gravataí/RS e São José dos Campos/SP) seguirem o mesmo caminho.
As duas montadoras também adquirem forros e acabamentos de empresa de Caçapava/SP, que enfrenta uma greve de 15 dias. Outra empresa do mesmo grupo, a Trimtec, também está parada.
Os trabalhadores pedem reajuste salarial de 12%, abono de R$ 1.500, vale refeição, participação nos lucros e resultados (PLR) sem metas para 2016, manutenção do plano de saúde e estabilidade por 120 dias. Por fim, os funcionários querem a mudança de sindicato, saindo do setor de têxteis para o de metalúrgicos.
[Fonte: Automotive Business]

407NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 30 Nov - 16:48

KÜLL



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408NOTAS INTERESSANTES - Página 27 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 1 Dez - 14:51

R8V

R8V
Administrador

Dada a situacao atual, mandava esse pessoal td para o RH.

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