AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

NOTAS INTERESSANTES

+2
R8V
Grilo
6 participantes

Ir à página : Anterior  1 ... 18 ... 33, 34, 35 ... 50 ... 67  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 34 de 67]

496NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 15 Mar - 18:03

KÜLL



Notícias > Sustentabilidade
TEXTONOTAS INTERESSANTES - Página 34 Smaller NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Bigger|RSSNOTAS INTERESSANTES - Página 34 Ico_rss

Marcas estariam manipulando dados do consumo
Agência européia aponta modificações nos veículos usados nos testes
Por Márcio Murta | 15/03/2013
NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Consumodecombustível_150313
A Transport and Environment, agência não governamental europeia criada para realizar estudos sobre questões ambientais e meios de transporte , divulgou um material onde aponta que as montadoras podem divulgar dados de consumo de combustível e emissões de poluentes incoerentes com a realidade nos Estados Unidos. Por esses motivos, as médias de consumo obtidas pelos consumidores são consideravelmente inferiores às divulgadas pelas marcas.
De acordo com o estudo, como os testes de consumo de combustível dos automóveis nos Estados Unidos, estabelecidos pela EPA (Enviromental Protection Agency), são realizados pelas montadoras em dinamômetros, e contam com supervisão de um técnico, muitos dados podem ser irreais. Isso porque a marca pode realizar diversas alterações nos veículos, imperceptíveis a olho nu.

Segundo a Transport and Environment, as alterações podem começar no próprio "rolo" do dinamômetro, superfície em que o veículo acelera para simular uma via. É possível diminuir a resistência desse componente, reduzindo esforços do motor e, consequentemente, o consumo de combustível e emissão de poluentes.

Mas a história não para por aí. De acordo com a empresa, os próprios automóveis podem receber muitas modificações nas fábricas. Entre elas estão o uso de pressão acima do adequado nos pneus (diminuindo a área de contato e, consequentemente, a resistência), alteração da geometria da suspensão (de modo a minimizar também a área de contato dos pneus com o solo), utilizar óleo do motor diferente do especificado (para reduzir o atrito entre as peças internas, melhorando o consumo de combustível e emissão de poluentes) e até mesmo calibragem distinta na central eletrônica para favorecer a economia.

Além da manipulação

O instituto reconhece, por outro lado, que o tráfego de automóveis crescente piora as condições de consumo de combustível, em função dos congestionamentos constantes — distanciando o teste em laboratório da realidade vivida pelos condutores. Todavia, o estudo também revela a necessidade de modernizar os padrões de medição.

Conforme a matéria divulgado pela Transport and Enviroment, durante quatro minutos do teste (20% do seu total), o automóvel permanece parado, favorecendo modelos com start-stop de modo desproporcional à realidade. Outra incoerência apontada no material é que durante os testes não são utilizados itens como ar-condicionado, faróis ou sistema de som.

497NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 15 Mar - 18:15

Fabiano



Ficou linda a nova Sorento, sempre gostei desse chassi, ficou limpo, sem exageros nas linhas, é um desenho sobrio que vai se manter atual por um tempinho maior que os concorrentes.

http://www.oticainova.com.br

498NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Dom 17 Mar - 22:48

Grilo


Administrador

Muito bom a perda mercado das marcas que estavam acomodadas. O trio francês precisa investir logo em novos produtos, uma vez que a nova geração do C3, por exemplo, manteve exatamente as mesmas vendas da geração anterior, não agredou em nada.

O novo A3 é extremamente sem graça; já nasceu cansado.

Já o novo Sorento, ficou bem mais interessante com essas pequenas mudanças.

Quanto o Cerato, espero que o lançamento não demore tanto; pela imagens, parece que ao menos o LED no farol está garantido. Uma pena que trouxeram ele com essa roda; apesar de aparentar com a do Cerato SX anterior, essa é menor, tem 16''.

http://www.autouniverso.com.br

499NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 18 Mar - 11:49

R8V

R8V
Administrador

Parece que enfim, a novela do Golf chegou ao fim e com final feliz.

Cerato: sinal que deve vir até o fim do mÊs, e o Sorento ficou legal com o facelift.

Da manipulação do consumo: não chega a ser surpresa. A Fiat , aqui, manipulava os dados de emissões de poluentes no Mille eletronic em meados dos anos 90, se valendo de um chip que detectava condições artificiais de rodagem.

Das vendas: a Renault estava com a fábrica paralisada, vamos ver como fica a partir de agora.

500NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 20 Mar - 10:58

KÜLL



Novo Kia Cerato 2013 será lançado no dia 8 de abril

Kia também mostrará o Sorento, recemente reestilizado. Preços devem ser bem mais altos por causa do Inovar-Auto


Por Ricardo Meier 19/03/2013 · Comments (0)




Tweet





NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Kia-cerato-salaosp12-01-643x429Kia Cerato 2013

O novo Cerato 2013 já tem data para chegar. A Kia marcou o lançamento oficial do sedã médio para os dias 8 e 9 de abril. A marca coreana também aproveitará o evento para mostrar o Sorento com frente reestilizada.




Veja todos os lançamentos de automóveis de 2013

A notícia boa sobre o novo Cerato é que o sedã está mais sofisticado e maior. Ou seja, vai brigar diretamente com os sedãs mais vendidos do mercado, o Civic e o Corolla. A ruim é justamente esta mesma novidade. Como cresceu também custará mais – a estimativa é que a versão mais em conta passe de R$ 65 mil se não chegar a R$ 70 mil.
O problema é que o Cerato nadava de braçada numa faixa de preços abaixo dos sedãs japoneses, onde só enfrentava o City e outros sedãs mais apagados como o Linea. Agora a briga será mais difícil mesmo ele estando mais moderno. Seu primo de primeiro grau, o Elantra, é um exemplo disso. Embora bem recomendado lá fora, o Hyundai é figurante no segmento.

NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Kia-cerato-salaosp12-02-643x429Kia Cerato 2013
Quem decidir levar o novo Cerato para casa terá um carro com praticamente a mesma largura e altura do anterior, mas mais baixo e com entre-eixos 5 cm maior. O porta-malas, no entanto, teria crescido apenas 7 litros, chegando a 422 litros, mas esse dado não é oficial.
A boa notícia é que a Kia não deve repetir o erro da Hyundai ao oferecer o sedã com freios a tambor na traseira. Ao menos nos EUA o Cerato usa freios a disco nas quatro rodas, como é usual na categoria. Em matéria de motor, o Cerato terá o 1.6 16V flex que hoje equipa vários carros do grupo, inclusive o novo i30. No caso dele, não é um ponto tão ruim afinal mantém o mesmo padrão do anterior com a vantagem do flex.
Caso a Kia confirme o projeto de fábrica no Brasil, como é esperado, o Cerato é um dos modelos com maior potencial de vendas aqui. Não seria nada mal.
<p>
NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Kia-cerato-salaosp12-08-643x429Kia Cerato 2013


Veja Mais: http://www.blogauto.com.br/novo-kia-cerato-2013-sera-lancado-no-dia-8-de-abril/#ixzz2O5XBseG8
Follow us: @Blogauto on Twitter | BlogAutoBr on Facebook

501NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 20 Mar - 11:05

R8V

R8V
Administrador

E o anúncio da fábrica? Será em agosto?

Ok, mero palpite.

502NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 20 Mar - 11:54

KÜLL



COMENTÁRIOS GERAIS:

Semana passada e nesta tive que fazer alguns serviços externos e me convenceram a usar um carro da empresa: ME DERAM UMA F250 DIESEL (MOTOR 6 CILINDROS)CABINE SIMPLES. QUE COISA HORROROSA! Não dá para entender o por quê de alguém fazer questão de um veículo destes, a menos que seja realmente um fazendeiro: é lenta, é enorme, ocupa um espaço imenso que dificulta ultrapassagens, etc. Fui à Secretaria Municipal da Fazenda, no centro de Ribeirão e andar com aquilo, ocupando um espaço enorme do leito carroçável é ridículo, eu não ando e não deixo os outros andarem por conta do espaço que ocupa. O estacionamento tem uma entrada que é um corredor; acabei batendo o retrovisor e, para não quebrar, tiver que dobrar à mão (não tem contole elétrico). O estacionamento é pequeno e, quando fui sair, tinha mais carros do que na entrada; a quantidade de manobras para tirar aquele elefante dali foi enorme. NUNCA TERIA UM VEÍCULO DESTES.
Ontem, numa das saídas citadas, passei em frente à concessionária da Peugeot e ví que, embora não tenha ainda o 208, estavam lá duas unidades do cupé do 308, prata e branca, já com o visual novo. Passei em frente à Kia e contei no pátio uns 8 Optimas (5 brancos, 2 pratas e um preto) e ao menos uns 15 Sportage, mais da metade brancos.
Minha irmã foi encomendar um EcoSport Titanium e queria um laranja ou vermelho PowerShift, completo (6 airbags, etc.); disseram para ela que espera para qualquer uma das cores seria de "uns 100 dias". Consultaram os pedidos e acharam 3 unidades laranja já encomendadas por outras concessionárias e disseram que iam ver se erqa possível trocar um destes para que ela tivesse o seu logo.
Saindo do Shopping Santa Úrsula, ví um Fusion Titanium: prata com vidros completamente pretos, ele é e parece uma barca. Lindo, mas muito grande para o meu gosto. O Optima parece menor. Ví o i30 e, vendo o carro sozinho, ele dá a impressão de ser menor do que o modelo que substitui, o que não é real.

COMENTÁRIOS COMPLETAMENTE OFF TOPIC:

Neste fim de semana teve um evento na FEA-RP, algo que normalmente acontece no formato de encontro de pessoas, empresários e profissionais da Economia, Administração ou Contabilidade, para troca de experiências, etc. O fato se deu porque a Contabilidade daqui foi escolhida no fim do ano passado uma das 5 melhores faculdades DO MUNDO. O prêmio vai ser entregue em abril. Já se sabia do prêmio faz um tempo e, por conta disso, professores visitantes aumentaram de 3 no passado para 7 neste ano, que vão ficar de 6 meses a um ano. Alunos estrangeiros para o semestre ou ano, aumentaram de 17 para 42.
Na palestra, se deram alguns dados sobre a cidade a e região:
- a região de Rib. Preto, com 83 municípios, tem 5% do PIB nacional (uns US$ 120 bilhões);
- a "grande Rib. Preto", com 23 cidades, tem PIB de US$ 50 bilhões, do tamanho do Chile;
- Rib. Preto, a cidade, tem PIB superior ao do Uruguai;
- a unidade da Eurobike de Rib. Preto foi responsável pela vendas de 10% de todos os carros BMW do país, pelo 3º ano consecutivo;
- vendem-se tantas unidades de Porsche aqui, quanto na cidade do Rio de Janeiro;



Última edição por KÜLL em Qua 20 Mar - 15:09, editado 2 vez(es)

503NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 20 Mar - 11:55

KÜLL



DSW vai fabricar acessórios automotivos no Brasil no ano
que vem


<table border="0" cellSpacing="0" cellPadding="10" width="100%">

<tr>
<td bgColor="#ffffff">NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Noticias4994 foto de Divulgação

Empresa é especializada no desenvolvimento e importação de
acessórios para o segmento
automotivo.</td></tr></table>
A Waypartners do Brasil, que completa 10 anos de atuação em 2013,
está investindo R$ 7 milhões no biênio 2012/2013 para construir duas fábricas
--em Manaus (AM) e Mauá (SP)-- no Brasil para atender suas três unidades de
negócios: DSW Electric, DSW Industrial e DSW Automotive.
<p>A partir de 2014, a unidade de Manaus fabricará, entre outros produtos,
artigos voltados para o segmento automotivo da marca DSW Automotive, incluindo
receptores para TV digital veicular e encostos de cabeça com tela de LCD
incorporados – itens que já são comercializados pela DSW Automotive no mercado
brasileiro.
Criada em julho de 2008, a DSW Automotive é especializada no desenvolvimento
e importação de acessórios para o segmento automotivo. A marca comercializa DVDs
Players, Rádios MP3, Centrais Multimídia, Receptores de TV digital, Monitores de
LCD, Encostos de Cabeça, Monitores de Teto, Retrovisores com Monitor, Sensores e
Câmeras de Estacionamento e Motores para Vidro Elétrico. A marca está disponível
em cerca de 5.000 instaladores de acessórios automotivos em todo o País.



Ricardo Panessa

504NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 20 Mar - 12:00

Fabiano

Fabiano

Lindo o carro, vai fazer Corolla e Civic ficarem meio antigos, a Toyota ja esta ao menos se munindo de um novo projeto, ja a Honda precisa correr atras de um novo desenho.

http://www.oticainova.com.br

505NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 20 Mar - 19:34

Grilo

Grilo
Administrador

Não vejo o motivo do Cerato vir tão caro se o atual não é; além disso, a Kia teve tempo de folga para habilitar-se no Inovar. Pelo jeito, vão queimar o lançamento do carro mais importante da linha.

Quanto a F250, vai de encontro a 'febre' que as picapes médias (que estão mais para grandes) se tornaram. Não tem volume para transportar carga (e mesmo ocupantes), não tem conforto, praticidade, etc.

http://www.autouniverso.com.br

506NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 21 Mar - 11:32

R8V

R8V
Administrador

E as picapes outrora médias estão ficando enormes...

507NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 21 Mar - 11:38

KÜLL



FREELANDER 2 GANHA ESTILO E MOTORIZAÇÃO DO EVOQUE

Land Rover mais em conta passa a usar o 2.0 turbo do primo fashion e mantém preços a partir de R$ 152 mil; localização da fábrica no Brasil ainda não foi definida


por JULIO CABRAL






[url=http://twitter.com/share?counturl=http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2013/03/freelander-2-ganha-estilo-e-motorizacao-do-evoque.html&text=Freelander 2 ganha estilo e motorização do Evoque&url=http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2013/03/freelander-2-ganha-estilo-e-motorizacao-do-evoque.html&count=horizontal]Tweet[/url]




NOTAS INTERESSANTES - Página 34 PinExt

A-A+

21/03/2013 08h05



NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Freelander-2Land Rover Freelander 2 (Foto: Divulgação) O Land Rover Freelander 2 reestilizado já desembarcou no país. O utilitário levou um "tapa" inspirado no estilo do moderninho Evoque, construído sobre a mesma plataforma. Do companheiro de arquitetura também veio a principal novidade mecânica: no lugar do antigo 3.2 seis cilindros em linha, agora o Freelander conta com o mesmo quatro cilindros 2.0 turbo. O novo propulsor da linha Ecoboost é uma das heranças do período em que a Land Rover era da Ford (agora está na mão da indiana Tata) e gera 240 cv de potência e 34,6 kgfm de torque a 1.750 rpm, um bom incremento face os 233 cv e 32,3 kgfm a 3.200 rotações do antigo motor. O câmbio permanece sendo o japonês Aisin de seis velocidades. O desempenho ficou no mesmo patamar, a marca declara zero a 100 km/h em 8,8 segundos e velocidade máxima de 200 km/h.
O patamar de preço foi mantido, contudo. O Freelander S 2.0 2013 parte de R$ 152 mil, enquanto o mais requintado SE cobra R$ 165 mil. Baseado no acabamento intermediário, o Dynamic sai por R$ 175 mil e traz a mais decoração esportiva, rodas aro 19 e acabamento interno diferenciado. O topo de linha HSE custa R$ 197 mil. São preços mais em conta que os do Range Rover Evoque, que começa em R$ 175 mil, mas fontes ligadas à marca acreditam que o Freelander não retomará a posição de carro-chefe do fabricante.
FÁBRICA NO BRASIL

Afora isso, a Land Rover ainda não bateu o martelo para a localização da fábrica nacional. A discussão está no âmbito dos governos estaduais, que oferecem vantagens para levar a nova fábrica, nenhuma prefeitura foi contactada. Por enquanto, o fabricante inglês espera novos anúncios do regime Inovar-auto - esperados para as próximas semanas. A marca chegou a produzir o Defender em São Bernardo do Campo (SP) entre 1999 e 2005. A produção era tercerizada, ficava a cargo da Karmann-Ghia e contava com 40% de conteúdo nacional.
A Karmann mudou de mãos no final de 2012, quando o Grupo Brasil a vendeu para a ILP Industrial. Após comprar novo maquinário, a empresa está habilitada a produzir não apenas autopeças, como também automóveis terceirizados - a parceria pode ser reeditada numa operação de pequena escala. Deixando de lado a localização da planta, ainda não se sabe qual será o modelo escolhido para a produção local. Embora o Evoque seja a bola da vez, a próxima geração do Freelander será lançada em 2014 e pode ser a escolhida.
Além dos preços, o Freelander 2 tem outro argumento de venda: a versão a diesel indisponível no Evoque. O motor 2.2 de origem PSA foi mantido e continua a gerar 190 cv de potência e 42,8 kgfm de torque aos mesmos 1.750 rpm. O desempenho é bom, o zero a 100 km/h é feito em 9,5 s e a velocidade máxima encosta nos 190 km/h, de acordo com a marca. O turbodiesel sai um pouco mais caro, o S começa em R$ 159 mil, valor que sobe para R$ 171.800 no SE e chega aos R$ 181.800 no Dynamic. O top HSE 2.2 fecha a oferta da gama a R$ 199.900, valor da versão Prestige 5 portas do Evoque.

NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Freelander-2-traseiraLand Rover Freelander 2 (Foto: Divulgação) O visual do original de 2006 já havia passado por retoques na linha 2011. A reforma agora foi menor. Da “musa” Evoque vieram os faróis com fileiras em LEDs e luzes de rodagem diurnas. O mesmo esquema de iluminação é repetido agora nas lanternas para as luzes de freio (o led acende em menor tempo, o que incrementa a segurança), mas não para a luz de ré ou seta. Entre outros pequenos toques, há três novas opções de cores: Verde Antree, Azul Mauritius e Preto Havana.
Por dentro, a reforma também foi ditada pelo que foi feito no Evoque. O quadro de instrumentos foi totalmente reformado e, além de instrumentos mais elegantes com iluminação branca em leds contra a original verde, conta com tela de cinco polegadas entre o velocímetro e o conta-giros, capaz de exibir dados de funcionamento do veículo (temperatura, combustível, marcha selecionada, velocidade e modo do Terrain Response). Os ultrapassados botões estilo chiclete Adams no volante deram lugar a outros mais integrados à peça, como nos companheiros de gama.

NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Interior-freelanderLand Rover Freelander 2 (Foto: Divulgação) Na reforma interna, o principal destaque é o console central. A tela superior de 7 polegadas continua lá, mas agora é sensível ao toque e reúne informações que eram exibidas pelo antigo sistema de som. Falando em som, a aparelhagem é assinada pela Meridian e tem até 17 alto-falantes na versão top HSE. De quebra, ficou mais intuitivo e tem entrada USB. Além disso, a tela também exibe visão da câmera de ré. Dentro dessa onda clean, até o botão giratório do Terrain Response rodou: o mecanismo passa a ser acionado por botões enfileirados. A impressão é que o interior ficou menos atulhado de comandos desnecessários.
A ergonomia muda pouco. O comando giratório dos faróis, que ficava à esquerda do volante, agora fica na haste do mesmo lado. O antigo freio de mão com acionamento por alavanca passou a ser eletrônico acionado por botão na mesma posição. Alguns itens são novos, como o volante com aquecimento (antes disponível apenas nos bancos). Os revestimentos em couro ganharam novas cores, também. Tudo para não fazer feio diante do companheiro fashion.

FONTE AUTO ESPORTE

COMENTÁRIOS: Agora, a questão para a Land Rover não é mais SE vai fabricar carros aqui mas meramente ONDE. Tem uma reportagem interessante na Motor Show sobre futuros modelos da marca (veio da Quattro Ruote) e lincando com uma produção aqui.

508NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 21 Mar - 11:57

KÜLL



COLUNA DO FERNANDO CALMON, COMENTÁRIOS MEUS EM MAIÚSCULAS E ENTRE PARÊNTESES:

NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Calmon-80x80Coluna Alta Roda

Motor flex celebra dez anos presente em 92% dos carros novos do país
Comentários 24



Fernando Calmon
Colunista do UOL
19/03/2013 - 19h36







Comunicar erroImprimir

NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Selo-hp


  • Divulgação
    NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Volkswagen-gol-total-flex-1363732044157_615x300Volkswagen Gol equipado com motor 1.6 Total Flex foi o pioneiro do sistema bicombustível no Brasil
Em 23 de março de 2003 surgiu o primeiro automóvel fabricado no Brasil cujo motor utilizava sistema flexível de etanol e gasolina de forma viável. Foi o Volkswagen Gol 1.6, lançado simultaneamente à comemoração de 50 anos da empresa no Brasil, com a presença de diretores mundiais do grupo alemão e do presidente da República.

Alguns meses depois de completar uma década em produção, a Anfavea projeta que, em meados deste ano, 20 milhões de veículos popularmente chamados de flex já terão sido fabricados, marco relevante.

Nada menos de 92% dos automóveis e comerciais leves com motores de ciclo Otto, vendidos em 2012, tinham motores flex, incluídos nacionais e importados. Ao acrescentar os de ciclo Diesel, a participação cai para 87%. Nenhum mercado no mundo apresenta esse cenário.

Na realidade, flexibilidade de abastecer o mesmo tanque com combustível de origem fóssil, de origem vegetal ou de uma mistura entre os dois remete ao início do século passado, por volta de 1910. Ford T e alguns concorrentes podiam usar um ou outro combustível juntos. Nos EUA, em 1991, o metanol apareceu em pequenas frotas. O primeiro carro flex de série já com etanol surgiu em 1996 -- um Ford Taurus.

No Brasil, depois da crise de escassez de etanol em 1989/90, a Bosch apresentou um Chevrolet Omega de 2 litros com a tecnologia flex, mas o sistema de reconhecimento de combustível era caro e lento. O projeto só avançou depois de quatro anos, ao se descobrir que a sonda lambda (sensor de oxigênio) servia bem para identificar e gerenciar o tipo de combustível.

A Volkswagen decidiu apostar na tecnologia. Motores de 1 litro representavam quase 70% das vendas à época e, assim, a fábrica escolheu o de 1.6 por precaução. Como a Bosch fornecia sistemas de injeção para os motores VW de menor cilindrada, a Magneti Marelli acabou por receber a primazia.

O ENGASGO DO FLEX
Apelo do motor flex diminuiu quando o preço dos dois combustíveis se aproximou. A opção pelo etanol caiu drasticamente depois de 2009 e o governo ainda bate cabeças sobre a estratégia futura de preços relativos e carga fiscal diferenciada. Só o apelo ambiental atrairá poucos compradores.

Por outro lado, as fábricas têm sido lentas na evolução técnica dos motores. Partida dos motores sem auxílio de gasolina em dias frios, por exemplo, só surgiu em produção seriada no ano passado, e em alguns modelos.

Graças ao novo regime automotivo, Inovar-Auto, e seus objetivos de menor consumo de combustível, haverá avanços até 2017. Meta compulsória é de cortar o consumo médio da frota à venda de cada fabricante em 12,5% sobre 2012. A meta incentivada (até dois pontos percentuais a menos de IPI) chega a quase 19%. Alcançar essa referência, equivalente à da Europa em 2015, obrigará as montadores a investirem além dos motores.

Grande passo, a injeção direta de combustível em motores flex apresenta potencial de corte de consumo em até 10%. Com uso eventual de turbocompressor, ganho será maior com etanol. Significa que mesmo que o combustível vegetal custe 75% (talvez até 80%) do preço da gasolina, ainda será viável sua escolha na hora de abastecer. Hoje, referência é de 70%.

Siga o colunista: twitter.com/fernandocalmon
RODA VIVA
''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

+ Abeiva deve revisar, no final deste mês, sua previsão de importação de 150.000 unidades em 2013, provavelmente para menos. Kia (grupo Gandini) continua a liderar entre marcas sem produção local associadas àquela entidade. Grupo fez contas e decidiu não aderir ao Inovar-Auto, ao contrário dos demais. Cotas são baixas para seu volume de importação.

+ Caixas de câmbio (transeixos) manuais de seis marchas serão produzidas na nova fábrica de motores da GM, em Joinville (SC), mais voltada à exportação, assim que mercado europeu se recuperar da atual queda. Parte de produção ficará aqui para o Cruze e outros modelos. No exterior, empresa desenvolve transmissão "híbrida": automática convencional e de dupla embreagem. (AINDA QUE UMA ÓTIMA NOTÍCIA, A QUESTÃO É PARA QUANDO ISSO OCORRE E A MARCA AINDA FICA DEVENDO NO QUESITO MOTOR MODERNO FEITO AQUI)

+ Durango, novo SUV da Dodge (de R$ 179.900 a salgados R$ 199.900), oferece sete lugares e mais espaço interno que Journey/Freemont. Mesmo com os dois bancos da última fileira em posição normal, porta-malas é muito bom: 490 litros (até o teto; usáveis uns 35% menos). Chassi é igual ao do Grand Cherokee, com maior balanço traseiro. Motor V6 de 286 cv dá conta do recado.

+ Presidente da Magneti Marelli volta a ser brasileiro. Lino Duarte está à frente do segundo maior fabricante de autopeças aqui instalado. Ele destacou que a matriz italiana, além de fornecer motor elétrico para o híbrido LaFerrari, desenvolveu o Superlift: atuadores hidráulicos elevam em quatro cm o vão livre, ideal para carros esportivos em rampas e lombadas.

+ Tendência de desnacionalização em autopeças parece irreversível. Fabricantes de correias e tensionadores Dayco, dos EUA, com fábricas em São Paulo e Minas Gerais, comprou a brasileira Nytron. As marcas conviverão por tempo indeterminado. Aumentará exportações para Europa e América do Sul com integração dos produtos.

509NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 21 Mar - 12:02

KÜLL



quarta-feira, 20 de março de 2013








Roberto Nasser - De carro por







NOTAS INTERESSANTES - Página 34 ROBERTO+NASSER


edita@rnasser.com.br -
61.3225.5511
Coluna 1213
20.03.2013



NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Z%252CFoto+Legenda+01+Coluna+n%25C2%25BA+1213+Peugeot+208+
A Peugeot, com o 208, de
volta.

Correndo para recuperar espaços e
vendas, a Peugeot inicia vender seu novo modelo, o 208. Agressivo em estilo,
detalhista em construção, bem equipado, virá em três versões de decoração e
equipamentos, duas motorizações locais, flex sem tanquinho, 1.5 e 1.6 neste a
opção do câmbio automático, de 4 velocidades.

Bem situado na categoria, lançado há um
ano na Europa multi premiado em design, atualizado, tem boa capacidade de
porta malas e a maior distância entre eixos no segmento, superando o Hyundai
HB20, atual referência.

O design é confortável aos olhos
e detalhes simpáticos, como lanternas que lembram partes do leãozinho da
logomarca ou as luzes de LED em trilhos, a assinatura da marca em placa cromada
na tomada de ar frontal e na tampa do porta malas, os elementos que se combinam
no teto, como a larga faixa cromada, com elemento central com o mesmo formato
dos letreiros, denotam cuidados.

A Peugeot equipou-o para diferenciá-lo.
A versão intermediária contém equipamentos de segurança – almofadas de ar, ABS
com EBD, sistema de navegação em tela confortável, muita eletrônica para
confortos. Não é apenas mais um concorrente no disputado segmento B
Hatch, mas opção diferenciada e das principais
opções.

A base é a plataforma utilizada no novo
Citroën C3 mas a Peugeot acertou-o fina e competentemente. A reatividade da
suspensão está exatamente no ponto de equilíbrio de rolagem confortável,
sensação e performance em estabilidade. Nestes porte e preço será,
possivelmente, o de comportamento mais harmônico, desde o motor 1.5 8V, com 14
quilos de torque, com 80% ocorrendo em baixa rotação, ao acerto entre as
engrenagens do câmbio, freios e direção. O trabalho será
referência.

A mescla de design, espaço
interno e formulação do automóvel exibe a competência histórica e familiar da
Peugeot, marca secular. Em crise, talvez a montadora com maiores perdas em
vendas e prejuízos, bancou investimentos no criar um grande e perceptível
diferencial no 208 – deu resultado prático, tendo vendido quase 300 mil em seu
primeiro ano de produção europeia.

Na prática, quando você se acomoda,
ajusta o volante em altura e profundidade, os bancos, a posição dos pedais,
encontra a alavanca de marchas, olha para a frente e descobre que o painel está
na fímbria inferior do para brisas, aspergindo informações sem necessidade de
mexer os olhos para procurá-las, você tem a sensação de grande conforto e
habitabilidade. E se pergunta porque todos os carros não são assim. Ergonomia é
um dos pilares do projeto.

Mercado
Frédéric Drouen, diretor geral da
Peugeot, larga experiência na marca e no país, diz que a produção inicial será
de 3.000 unidades mensais. Paralela ao modelo 207, atrativo por preço inferior
em R$ 10 mil à versão de entrada, Allure, R$ 39.990. Bem composta, Allure mais
GPS e o teto em vidro, com 1 m2 de superfície, R$ 45.990. Acima, Griffe, motor
1.6. Câmbio mecânico de cinco marchas, R$ 50.690. Opção automática, 4
velocidades, R$ 54.690.

Em resumo, análise curta, impressiona
aos olhos e aos sentidos. Peugeot e revendedores deveriam criar atrativos para
os interessados dirigir. Surpreende, agrada, e andando não parece carro francês.
Parece o pico da tecnologia de adaptação à realidade da dicotomia
automobilística brasileira: impostos suecos, pisos africanos. A experiência será
bem adotada no 2008, com lançamento em 2014, dentro do nacional padrão
Adventure, jeito brasileiro de prometer aventuras sobre
rodas.



NOTAS INTERESSANTES - Página 34 ZZ%252CFoto+Legenda+02+Coluna+n%25C2%25BA+1213+-+Philipp+Schiemer
Muda o presidente da
Mercedes

Mudanças em comando de empresas grandes
são como pedra atirada em águas plácidas: provocam círculos concêntricos. Dieter
Zetsche, CEO da Daimler teve seu contrato renovado para cumprir o projeto de
fazer os automóveis Mercedes liderar o segmento Premium.

Um destes anéis envolve o Brasil.
Philipp Schiemer, agitado, economista, 48, vice presidente de Marketing de
Automóveis na matriz será o novo presidente da Mercedes-Benz daqui. Substituirá
Jürgen Ziegler, engenheiro, asceta, 55, especialista em BRICS, fez bom trabalho
na Índia. No Brasil, corajoso, mudou toda a linha de comerciais, exumou a jovem
fábrica em Juiz de Fora, trocou a vocação automobilística pela de caminhões,
incluindo a produção do Actros, o maior e de maior tecnologia - caminhão é o que
paga a operação da Mercedes, viabilizou o maior pacote de investimentos locais
em veículos comerciais. Ainda não tem posto definido na estrutura
mundial.

Aqui
Função importante do novo CEO da
Mercedes Brasil a partir de 1º. de julho. Comandar 14 mil colaboradores; fábrica
de motores, transmissões – é mais fábrica que montadora; gerir a mudança
operacional na Argentina, onde fará veículos de transporte de passageiros, muito
ampliando seu leque e exportações; recuperar mercado para seus caminhões;
ampliar as vendas de automóveis; definir onde e como será produzido o novo CLA,
grande ferramenta para expandir presença marca no segmento
inferior. (PELO VISTO, ASSIM COMO A LAND ROVER, A QUESTÃO É APENAS ONDE FAZER O CARRO)

De
fato

Salão de Genebra há uns 15 dias, o
Philipp Schiemer se dirige a três jornalistas brasileiros no stand da
..... Volkswagen. Cumprimentos rápidos, vai-se, comentei com o jornalista
mineiro Boris Feldman – Eu, heim ? E ele respondeu, - De
Fato.

Entendemos ser o Schiemer adepto dos
filmes do John Ford, onde não há cena à toa. Daí, o passar não era para ver, mas
para ser visto. Aí, tinha.

O eng Mario Laffitte, diretor de
relações corporativas da Mercedes, na sala VIP da Lufthansa, aeroporto de
Zurich, nada definiu - sem confirmar, confirmou.

Existirão diferenças. Desde o prazo
para dar resultados - os três anos do renovado contrato de trabalho do CEO
mundial, e por ter servido no Brasil por 14 anos, em automóveis, vans, ônibus e
caminhões, falar a linguagem local, dão-lhe entrosamento com o desafio. Ziegler,
um asceta, nada em piscina fria às 5h da manhã, é vegetariano, almoça folha de
alface e rodela de tomate. Schiemer menos esportista, é da alimentação mais
variada, quente e tropical.



Roda-a-Roda
Descendo – Vendas de importados,
7.185, caíram 31% em relação a fevereiro de 2012 – 10.427. Mesmo mês mercado
geral desceu 5,6%. A participação dos importados atipicamente cresceu de 2,9
para 3,2% pelo esgotar das cotas de importados mexicanos. Mais importante é que
em cenário idêntico entre janeiro e fevereiro deste ano as vendas desceram
16,7%. Importados se dividem entre os trazidos pelas montadoras, 85% e pelas
importadoras, 15%.



Caminho – Criadora nacional dos
picapes pequenos derivados de automóveis, a Fiat lidera o segmento. E quer
continuar. Prepara nova série: mudanças externas, atualização dos motores – sem
aplicar o futuroso cabeçote Multi Air, enorme diferencial tecnológico -, e a
novidade de três portas.



Assim - Busca facilitar uso do
banco traseiro a merecer trabalhos para melhor acomodar os passageiros. Como
usual, abrirá ao contrário, fechando contra a dianteira, com a junção formando
pilar de resistência.



Lembrança – Para lembrar o 18 de
março, o Dia J, ocorrido há dois anos quando a JAC iniciou operar no
Brasil, a marca sorteará duas unidades do J2 entre seus interessados
em homepages nos principais sítios do país.



Escoteiro – Desde 1978 o Brasil
não vai à Fórmula 1 com solitário representante. No caso, Felipe Massa, na
Ferrari e com bons resultados na metade final da temporada 2012. Difícil
imaginar tal penúria em país com três campeões mundiais, mas passa pela soma de
talento, articulação para se vender como produto, paitrocínio ou
patrocínio.



Super Massa – O bom Massa recebe
tensão adicional, sabendo que resultado na temporada 2013 definirá seu futuro na
Ferrari. Se mau, o Brasil corre o risco de não estar representado em 2014. Outro
Felipe, o Nasr, é sólida esperança, porém ainda ainda lhe falta mais
vivencia.



NOTAS INTERESSANTES - Página 34 ZZZ%252CFoto+Legenda+03+Coluna+n%25C2%25BA+1213+-+Fiesta+hatch+
Lançamento – Para falar a
linguagem e costumes locais, a Ford marcará o início da produção do
Fiesta hatch com show público da cantora Cláudia
Leitte.



Entrosamento – O lançamento
palanqueiro é porque os moradores de São Bernardo do Campo, SP, onde fica a
pioneira instalação, tem intimidade com os movimentos políticos da terra. Mas
este é do bem: diverte e firma empregos na cidade, onde seus líderes populares
se esforçam e conseguiram reduzir a atividade, expulsando montadoras e empregos
a outras cidades.



Fica – A utilização de espaço
dentro da pioneira fábrica da Willys-Overland não inviabiliza, de imediato, a
produção do Ka e do picape Courier. Sob o mesmo teto a Ford produz caminhões.



Segurança – Toda a linha de
caminhões Cargo Ford adotou freios ABS, sistema que diminui a distância de
frenagem e permite desviar enquanto freia.



Tecnologia – Para consumir e
emitir menos, fabricantes pesquisam opções. Mais recente, chapas para construir
plataformas e carrocerias. Após conquista da Honda prensando juntas chapas de
alumínio e de aço, a Nissan desenvolveu o AHSS, aço mais leve, resistente e
moldável.



Por perguntar – Projeta reduzir,
em surpreendentes 17% o peso total dos veículos. Primeiro no sedã esportivo Q50
e em toda a linha até 2017.

Mas suas partes de fixação e pontos de
tensão resistirão aos esforços do rallye diário que é circular por ruas e
estradas brasileiras, capazes de desmoralizar qualquer automóvel
?



Vacância – Vaga a presidência da
General Motors no Brasil. A eng Grace Lieblied não aguentou o repuxo e foi-se
após 11 meses. Cotada ao lugar, outra engenheira, Isella Costatini, brasileira e
presidente da GM na Argentina. Presidente da GMB é hoje o cargo de maior
rotatividade da indústria no Brasil: quatro mudanças em dois anos.



GenteAntonio Maciel Neto,
engenheiro, 56, volta.
OOOO Foi da então Secretaria de Indústria e
Comércio, com status de ministério, onde coordenou, com brilho, as
Câmaras de Competitividade. OOOO
Após, presidiu o Grupo Itamaraty, a
Cecrisa e a Suzano de Papéis. No CAOA dirigirá – importação Hyundai, montagem
superficial em Anápolis, importação de Suzuki.
OOOOMaciel,
que foi o homem certo para a Ford e não fez carreira na matriz para não sair do
Brasil, aparentemente nada tem a ver com o, digamos, peculiar Dr
CAOA.
OOOO Edison Lino Duarte, 56,
engenheiro, desafio.
OOOO Novo presidente da Magneti Marelli para o
Mercosul.
OOOOA MM faz larga lista de produtos, de amortecedores a
injeção de combustível e o mercado da região é esperança de crescimento em
faturamento e lucros. OOOO





Fórmula da Fiat no Brasil faz 40
anos

Para vir ao Brasil a Fiat amineirou-se
em caminho e local. Difícil imaginar, mas por obscura razão proibia-seinstalar
novas fábricas estrangeiras no Brasil. A Fiat tentara anos antes em associação
com a nacional IBAP, Indústria Brasileira de Automóveis Presidente, mas o
governo federal não deu maior atenção.

Fórmula montada pelo ex ministro do
Gabinete Civil da Presidência e então governador mineiro Rondon Pacheco, levou a
montadora a Minas por sociedade entre a marca italiana e o governo mineiro.
Escudo forte, suportou protestos, e aos 14 de março de 1973 Gianni Agnelli, neto
do fundador, assinou com Rondon pelo estado de Minas, um Acordo de Comunhão de
Interesses. Ambos sabiam o que pretendiam. A Fiat corrigir o erro tático de não
vir ao Brasil à implantação da indústria automobilística. Pacheco, dar empregos
e arrecadação pela criar novas empresas fornecedoras em Minas.

Corajosamente a Fiat
conseguiu mineirizar seus veículos atraindo fornecedores para a sua
volta, industrializando o estado e baixando custos com as auto partistas
locais.

Da fazenda ondulada, transformada em
área plana, saiu uma fábrica para 200 mil unidades anos. Cresceu, ampliou-se,
hoje faz 800 mil e está em obras para atingir 950 mil unidades ao ano, a maior
fábrica da Fiat no mundo e líder de mercado há 11 anos. Transformou bucólico
pasto em fábrica e a pequena e desconhecida Betim na 2ª. arrecadação de impostos
em Minas.

510NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 22 Mar - 16:05

R8V

R8V
Administrador

Interessante!

Sobre o 208, realmente é um belo projeto e a impressão que tenho, é que poucas marcas fazem carros ergônomicos.

511NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 23 Mar - 9:35

Fabiano

Fabiano

A LR precisa de uma reforma profunda no FreeLander 2, o carro ja tem mais de 15 anos de vida.

http://www.oticainova.com.br

512NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 25 Mar - 11:50

KÜLL



Fabiano escreveu:A LR precisa de uma reforma profunda no FreeLander 2, o carro ja tem mais de 15 anos de vida.

O modelo novo é esperado para 2.014, tendo sido inclusive flagrado em testes no norte da Europa. Este modelo, de acordo com a Motor Show, é certeza de ser feito aqui, talvez com o Evoque, que usa a mesma plataforma e um outro, um mini Evoque com duas portas, para bater de frente com o Paceman.

513NOTAS INTERESSANTES - Página 34 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 25 Mar - 13:13

Fabiano

Fabiano

Seria otimo mesmo, os carros da marca vem sendo bem desejados e o FreeLander é um carro do passado que precisa uma reforma geral.

http://www.oticainova.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 34 de 67]

Ir à página : Anterior  1 ... 18 ... 33, 34, 35 ... 50 ... 67  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos