Sérgio Habib faz comparativo para mostrar que carro no Brasil não é caro
28/11/2012
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Você acha que o
carro no Brasil é caro? Para Sérgio Habib, presidente da
JAC Motors, a resposta é não. Durante a coletiva de apresentação da fábrica da
JAC Motors em Camaçari/BA, o chefe da marca chinesa no Brasil disse que não considera o
carro brasileiro caro, pelo menos não em relação a outros produtos vendidos aqui.
Habib fez um comparativo entre os preços dos
carros no Brasil e em alguns dos principais mercados do mundo, citando sempre EUA, China, Japão e Alemanha. No caso, Habib escolheu produtos existentes nestes cinco países, sendo eles dos setores de alimentos, vestuário, eletrônicos, publicação automotiva e transporte de veículos.
Ele converteu todos os valores, praticados nos respectivos mercados, em dólar para a comparação de preços e também a quantidade necessária do produto para se adquirir um mesmo modelo de automóvel. O
carro escolhido foi o
Toyota Corolla com conteúdo padrão nos cinco países. No Brasil, um
Corolla custa US$ 28.596, enquanto que nos EUA sai por US$ 16.230. No Japão, o modelo sai por US$ 16.910, enquanto que na China custa US$ 22.465. Por fim, na Alemanha, o sedã japonês tem preço de US$ 24.420.
Bom, a partir daí a comparação foi com produtos de outras áreas, começando pelo famoso BigMac. O “índice BigMac” aponta que são necessários 5.034 lanches para se comprar um
Corolla no Brasil. Na China, por exemplo, o consumidor precisaria de 9.207 lanches para ter o mesmo
carro. Nos EUA, um
Corolla custa 3.864 BigMacs.
Já em relação à calça jeans Levi´s 501, que no Brasil custa US$ 96,32, seriam precisas 297 peças para ter um
Corolla. Nos EUA, a quantidade é bem maior, já que o preço lá é muito menor. Já no Japão, apenas 119 peças compram o
Toyota. Depois temos a TV de LCD LG com 42 polegadas.
Por incrível que pareça, o item é mais caro no Japão do que aqui no Brasil, custando US$ 738,31 contra US$ 715,39 no Brasil. Mas ainda assim, são necessárias 23 unidades para comprar um
Corolla por lá, enquanto aqui precisamos de 40. Na Alemanha são 48 TVs.
Sérgio Habib comparou os preços de revistas automotivas durante a coletiva, tema que gerou debate acalorado. Ele uso a revista Quatro Rodas como exemplo e as revistas mais lidas nos outros países. Aqui, a revista custa US$ 5,81, enquanto publicações automotivas de mesmo porte e qualidade custam bem menos nos EUA, China e Alemanha. Só na Japão, comprar uma boa revista de
carros é bem mais caro: US$ 11,08.
No Brasil, são necessários 4.922 exemplares da revista para comprar um
Corolla. No Japão, apenas 1.526 compram o
carro. Já nos EUA, onde a Motor Trend custa US$ 1,80, precisa-se de 5.796. Na China, seria preciso um bom porta-malas para carregar uma tiragem de 14.041 exemplares da melhor revista do país.
Por fim, o comparativo foi do custo do frete para transporte de veículos por 1.000 km de distância. O Brasil tem o maior custo (US$ 484,63), quase comparável ao do Japão. A China tem o menor custo com US$ 240,79. Assim, 37 fretes custam um
Corolla no Japão, enquanto que no Brasil equivalem a 59 viagens. Nos EUA, Alemanha e China são respectivamente 43, 75 e 93 viagens equivalentes aos preços do sedã médio da
Toyota.
Com isso, Sérgio Habib afirma que o
carro no Brasil não é caro, se comparado aos produtos e serviços (frete) oferecidos no país, que seriam igualmente caros. Você concorda com ele?
Galeria de fotos do comparativo de preços na Coletiva de Imprensa da JAC Motors:.gallery-item{width:33%}
Viagem a convite da JAC Motors. COMENTÁRIOS: O que é que deu neste cara? Que eu me lembre, nos últimos 10 anos, ele sempre um dos empresários mais críticos em relação ao governo, em especial, é claro, no quesito impostos. Agora, vem com essa... Fora que a lógica dele, para variar, convenientemente "esquece" que a comparação é relativa, uma vez que fora a variação cambial, aqui, temos o absurdo de que TUDO É CARO POR CONTA DE UMA PESADÍSSIMA CARGA TRIBUTÁRIA, fora que a renda média é menor.