AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil

+4
rafiuskis DF
Grilo
leocouto
Fabiano
8 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 9 de 11]

R8V


Administrador

Um SUV com baixo cx!!!! Até que enfim!!

Quanto ao GLA, não gosto muito, mas pode ser que mude de opinião.

KÜLL



Local da fábrica da Mercedes-Benz pode ser anunciado nesta quarta-feira

  • _Sem Categoria

por Ricardo de Oliveira - 23/09/2013

3 24
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 700x466xfabrica-mercedes-700x466.jpg.pagespeed.ic.U6ScmKXhWV
A decisão sobre o local da futura fábrica de automóveis da Mercedes-Benz poderá ser anunciada nesta quarta-feira. Aparentemente a montadora estaria dividida entre Santa Catarina e São Paulo, sendo que cada estado possui bons atrativos para instalação de uma montadora.
No entanto, caso a opção seja Santa Catarina, a fábrica deverá ficar em Joinville, que possui parque industrial renomado e mão de obra especializada, bem como acesso à quatro portos da região. Além disso, a Daimler ficaria perto da rival BMW e poderia compartilhar com essa fornecedores de peças instalados na região, reduzindo os custos.
Em São Paulo, a logística é mais desenvolvida por causa da grande concentração de montadoras, assim como proximidade dos principais mercados. No entanto, pesa contra a decisão greves frequentes na região e incentivos fiscais menos atraentes que os do estado rival. Enfim, vamos aguardar a decisão final.
[Fonte: Estela Benetti/ClicRBS]

KÜLL



Mercedes Classe C terá inédita versão hatch na próxima geração
25/09/2013Por: Dyogo Fagundes1484063 comentárioshttp%3A%2F%2Fcarplace.virgula.uol.com.br%2Fproxima-geracao-do-mercedes-benz-classe-c-tera-versao-hatch%2FMercedes+Classe+C+ter%C3%A1+in%C3%A9dita+vers%C3%A3o+hatch+na+pr%C3%B3xima+gera%C3%A7%C3%A3o2013-09-25+20%3A04%3A35Dyogo+Fagundeshttp%3A%2F%2Fcarplace.virgula.uol.com.br%2F%3Fp%3D148406
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-benz_c_-620x465
A Mercedes-Benz deverá apostar em uma carroceria inédita para a próxima geração do Classe C. De acordo com o site Edmunds, que diz ter coletado informações junto a fontes próximas à marca, a grande novidade da nova linhagem da gama será um modelo hatchback. Detalhes ainda são desconhecidos, mas sabe-se que o objetivo da montadora é rivalizar diretamente com o Série 3 GT, da BMW.
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Bmw_335i_gran_turismo2-620x393
Ainda de acordo com o site, o modelo chega no ano que vem e será o mais “jovial e atlético” membro da nova família Classe C até a estreia da nova geração do cupê, prevista para 2015. Terá apenas versões com cinco portas e contará com design fortemente inspirado no sedã, que medirá 2,84 metros de distância entre-eixos e pesará aproximadamente 70 quilos a menos que a versão atual.


COMENTÁRIOS: Se for parecido com o Série 3 GT, é algo completamente dispensável.

KÜLL



Iracemápolis, em São Paulo, deverá receber a nova fábrica da Mercedes
Cidade está em festa com a possibilidade de sediar a fábrica de carros de luxo, mas a Mercedes não confirma e prefeito da cidade assinou termo de confidencialidade









[td][/td]Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 20130925180810545015e
[td][/td]
[td class="zebra"][/td]Utilitário-Esportivo GLA deverá ser um dos modelos produzidos no interior paulista É praticamente certa que a pequena cidade de Iracemápolis, no interior de São Paulo, foi a escolhida pela Mercedes-Benz para sediar sua nova fábrica de automóveis. No início do mês, o presidente da marca havia anunciado em Frankfurt que a nova unidade brasileira seria erguida em São Paulo ou Santa Catarina. Na tarde desta quarta-feira (25), a assessoria da montadora informou ao Vrum que o anuncio oficial da cidade escolhida será feito nas próximas semanas, mas que por enquanto, nada é confirmado.

A reportagem do Vrum entrou em contato com a prefeitura de Iracemapólis. Uma fonte ligada ao prefeito Valmir Gonçalves de Almeida (PT), disse que as negociações estão bem avançadas e que o prefeito não poderia dar entrevistas sobre o assunto pois teria assinado um termo de confidencialidade e que o anuncio oficial será feito em até 10 dias.

Expectativa na cidade
Com uma população de 20 mil habitantes, a cidade, que fica próximo a Campinas, vive uma expectativa fora do comum. Segundo a fonte da prefeitura municipal, em oito anos, nenhuma empresa, nem mesmo de pequeno porte, se instalou na cidade e a possível ida da Mercedes-Benz tem levado muita esperança ao município, já que a receita da cidade está prejudicada com a queda do orçamento de 2013.


 Embora a Mercedes não confirme, a imprensa alemã disse que a nova fábrica da marca no Brasil deverá produzir o modelo Classe C a partir de 2015.A ideia da fábrica teria tomado forma após os aumentos de impostos para veículos importados no Brasil e a marca estaria considerando o aumento no consumo de carros de luxo no país nos últimos anos.

O investimento inicial para a construção da nova fábrica também não foi revelado, mas o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer garantiu que a empresa aprendeu muito com o projeto descontinuado de Juiz de Fora (que nasceu para fabricar o Clase A e hoje produz apenas caminhões), quando lá foi produzido o primeiro modelo do Classe A. "Vamos fazer uma escala de produção por etapas, montando todos os processos", declarou ao Vrum em Frankfurt.

Além do Classe C, a montadora poderá fabricar na nova unidade o utilitário-esportivo GLA, que foi apresentado no Salão de Frankfurt.

Marcas de luxo no Brasil
A BMW iniciará a construção de sua primeira fábrica no Brasil em novembro e os carros começarão a ser produzidos em setembro do ano que vem. Outra alemã, a Audi, pretende usar o complexo fabril da Volkswagen no Paraná para produzir a nova geração do A3, que começou a ser vendido no Brasil esse mês, importado da Alemanha.

Minas Gerais era um dos estados cotados para receber a nova fábrica brasileira da Mercedes. Ninguém na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais foi encontrado para comentar o assunto. Em agosto, quando Minas foi cogitada pela marca, o Governo do Estado se limitou a dizer que "esse tipo de negociação é guardada a sete chaves".

Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Twitter_2Acompanhe também o Vrum pelo Twitter


Marcello Oliveira - Portal Vrum
Publicação: 25/09/2013 17:44Atualização: 25/09/2013 18:10

Fabiano

Fabiano

O cara que escreveu que o Classe C terá versão hatch inedita deve ter bebido ou é um total desconhecido do mundo dos carros, pois não considerar o CLC não tem logica....

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Fábrica da Mercedes será em São Paulo, aponta jornal
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Date29/09/2013 | 15:15 Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 UserHenrique Rodriguez , Posted in BRASIL , MERCEDES-BENZ , SEGREDOS Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Icon18_email



Iracemápolis teria sido a cidade escolhida pela fabricante alemã
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-benz_gla_220_cdi_17_thumb
Uma das principais novelas dos últimos meses está em seus capítulos finais. Segundo o Jornal do Carro, a Mercedes escolheu São Paulo para instalar sua nova fábrica, que ficará responsável por produzir automóveis no país. Santa Catarina, escolhida pela BMW, era a segunda opção para o empreendimento da Mercedes e a unidade era dada como certa por jornais locais.

Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-benz_gla_250_amg_sport_package_14_thumb
A mesma fonte aponta que a cidade escolhida para receber a fábrica foi Iracemápolis, próxima a Limeira e distante 153 km de São Paulo. Os planos são de começar produzindo no local o GLA, utilitário esportivo baseado na plataforma do Classe A, e posteriormente a próxima geração do Classe C, que será apresentada no ano que vem. Um dos destaques das unidades brasileiras serão motores adaptados para funcionar também com álcool.
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 1-mercedes-c-class%25255B3%25255D_thumb
Vale lembrar que a Mercedes já desistiu de fabricar automóveis no Brasil. Entre 1999 e 2010 ela fabricou em Juiz de Fora (MG) o Classe A e em seguida o cupê do Classe C, o CLC, que não deu certo nem no Brasil nem na Europa. A unidade foi convertida a fábrica de caminhões só para que a Mercedes não tivesse de ressarcir o governo pelos incentivos fiscais. Mas o maquinário para a produção de automóveis permanece lá.
Fonte | Jornal do Carro


Leia mais Fábrica da Mercedes será em São Paulo, aponta jornal - Novidades Automotivas
http://novidadesautomotivas.blogspot.com/

Grilo

Grilo
Administrador

Espero que não repita esse frente do Classe E...

http://www.autouniverso.com.br

KÜLL



Grilo escreveu:Espero que não repita esse frente do Classe E...
Fui ver o Classe E e o bicho é HORROROSO. Me lembra demais a KGda que fizeram com o Monza 90, com frente com curvas e traseira reta. No Classe C, parece que vão colocar o câmbio na coluna como fizerem nos Classe A e B. Eu, não gostei.

KÜLL



MERCEDES-BENZ CONFIRMA: FÁBRICA SERÁ EM SÃO PAULO
Anúncio oficial será feito amanhã (1º) no Palácio dos Bandeirantes; Primeiro modelo a ser nacionalizado deverá ser o SUV GLA
por REDAÇÃO AUTOESPORTE



[url=http://twitter.com/share?counturl=http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2013/09/mercedes-benz-confirma-fabrica-sera-em-sao-paulo.html&text=Mercedes-Benz confirma: fábrica será em São paulo&url=http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2013/09/mercedes-benz-confirma-fabrica-sera-em-sao-paulo.html&count=horizontal]Tweet[/url]

Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 PinExt
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 6a3276467a3149346b366f4141377169?
[url=javascript:void(0)]A-[/url][url=javascript:void(0)]A+[/url]

30/09/2013 09h55- atualizado às 11h18 em 30/09/2013

Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Glaa
Mercedes-Benz GLA (Foto: Newspress)

A Mercedez-Benz bateu o martelo. A montadora alemã construíra sua nova fábrica no país na cidade de Iracemápolis (SP), a 150 km da capital paulista. Até então, a disputa pelo investimento da montadora estava entre Santa Catarina e São Paulo, e o último acabou levando a melhor. O anúncio oficial será feito amanhã (1º), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Conforme Philipp Schimer, presidente da Mercedes no Brasil, já havia adiantado durante o Salão de Frankfurt, o início das operações na nova unidade está previsto para o começo de 2015. O primeiro modelo a sair da linha de montagem deverá ser o crossover GLA, revelado oficialmente na mostra alemã no começo do mês. Ele chega ao país importado no primeiro semestre de 2014, para em seguida ser nacionalizado. Além dele, devem ganhar cidadania brasileira nos próximos anos os modelos da família Classe A e também a nova geração do Classe C.



COMENTÁRIOS: Cadê agora o anúncio da VW?

KÜLL



Mercedes anuncia nova fábrica de carros no Brasil nesta terça
Comentários 1

Fernando Calmon
Colunista do UOL
30/09/201309h29



  • terr

Comunicar erroImprimir

Ampliar

Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-benz-gla-2014-1378857630365_956x500
Veja fotos do GLA, primeiro MB nacional26 fotos
5 / 26
Entre as opções de motores a gasolina estão o 1.6 de 158 cv (GLA 200) e o 2.0 de 214 cv (GLA 250), sempre com turbo e injeção direta Leia mais Murilo Góes/UOL

A Mercedes-Benz deve anunciar, nesta terça-feira (1), o retorno de sua produção nacional de automóveis e comerciais leves (atualmente apenas caminhões são produzidos no Brasil).
A nova fábrica de carros será construída em Iracemápolis, cidade a 150 km de São Paulo (região de Limeira). Desde o início, infraestrutura do estado marcava favoritismo. Uma das influências foi a decisão da Honda em criar nova sede em Itirapina que, a exemplo da escolhida Iracemápolis, fica num raio de 50 km de Campinas, onde a própria Mercedes já teve uma fábrica de ônibus monoblocos.
Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ) eram outras cidades cotadas, mas saíram logo do páreo. Algumas regiões de Santa Catarina ainda foram cogitadas, mas as chances sempre foram pequenas.
O SUV compacto GLA é o primeiro modelo a sair da nova linha de montagem, seguido pelo hatch Classe A e pela próxima geração do Classe C (que estreia em janeiro no Salão de Detroit).
OUTRAS ALEMÃS
Não foi só a Mercedes que optou por voltar a produzir no Brasil para usufruir dos benefícios do Inovar-Auto. Recentemente, Audi e BMW também divulgaram seus planos de desenvolvimento local.
A Audi informou no último dia 17, em Brasília (DF), que fabricará A3 Sedan e Q3 no país. A produção destes modelos será em São José dos Pinhais (PR), onde a Volkswagen, controladora da marca, possui fábrica. O sedã será lançado primeiro, no segundo semestre de 2015. O SUV compacto chega em 2016.
A BMW já havia confirmado planos de fabricação local, mas afirmou no começo de agosto o local e as datas de desenvolvimento. A cidade escolhida foi Araquari (SC). Segundo informações prévias levantadas por UOL Carros, a unidade catarinense deverá produzir o hatchback Série 1, o sedã Série 3 e o X1 -- a sede deve entregar os primeiros carros em setembro de 2014.
E OS PREÇOS?
Esse "boom" de notícias e a expectativa por esperar por BMW, Audi ou Mercedes nacionais devem ter feito você se questionar sobre os preços.
Os sinais são de que, a princípio, o consumidor não deve se animar. Nada indica que os preços cairão, no caso dos que já são importados para o Brasil; ou que serão equivalentes aos praticados na Europa, no caso dos inéditos por aqui.
A BMW, por exemplo, já disse que, para viabilizar a fabricação local de seus modelos, é necessário importar tecnologia -- e isso se traduz em custos, que seriam embutidos nos preços dos modelos. Seria suficiente para anular o desconto ensejado pelo fim dos impostos de importação.

Na Mercedes-Benz, um interlocutor graduado -- que pediu anonimato -- explicou claramente o porquê de ser impossível prever redução de preços com a nacionalização dos modelos.
Num primeiro momento, muitas partes dos carros ainda serão importadas; no caso da Audi, até 65% delas. É como se, de cada dez carros fabricados aqui, quase sete fossem, de fato, importados. Além disso, o investimento nas plantas nacionais precisa ser amortizado. Mais uma vez tomando a Audi como exemplo, são cerca de R$ 500 milhões para recuperar com as vendas no Brasil.

Ampliar

Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Audi-a3-sedan-s-line-1371773386808_956x500
Futuros importados naturalizados12 fotos
1 / 12
Audi A3 Sedan Divulgação

A principal vantagem destas marcas ao criar (na verdade, já ao anunciar) fábricas no Brasil é aumentar imediatamente as cotas de importação, numa antecipação do benefício previsto no Inovar-Auto a quem se compromete com a produção local. A Mercedes, que hoje não tem Classe A em número suficiente para atender à demanda, resolveria essa questão rapidamente.
O proprietário de um dos modelos nacionalizados teria mais facilidade na manutenção, devido ao inevitável crescimento das redes autorizadas, bem como prováveis reduções no prêmio do seguro e no custo de reparações -- esta a médio prazo, quando mais peças forem fabricadas localmente.
Na verdade, a grande chance de haver preço menor para os carros nacionalizados é a decisão estratégica de cada montadora de usar isso como chamariz de marketing. Mesmo assim, de quanto seria essa redução? De 5%, quem sabe; 10% já seria sonhar alto demais.
Na apresentação dos investimentos da Audi no Brasil, por exemplo, nenhum executivo quis falar sobre preços do A3 Sedan e do Q3 (este estreará no Brasil já na próxima geração), mas o raciocínio também se aplica a ela.

Com Redação de UOL Carros

Grilo

Grilo
Administrador

KÜLL escreveu:
Grilo escreveu:Espero que não repita esse frente do Classe E...
Fui ver o Classe E e o bicho é HORROROSO. Me lembra demais a KGda que fizeram com o Monza 90, com frente com curvas e traseira reta. No Classe C, parece que vão colocar o câmbio na coluna como fizerem nos Classe A e B. Eu, não gostei.
Exatamente, não combinou em nada, ficou um perfeito enxerto.

http://www.autouniverso.com.br

KÜLL



Mercedes produzirá GLA e CLA em São Paulo

Categorias: CLA , fabrica-brasil , [url=http://www.car.blog.br/search/label/Mercedes Benz]Mercedes Benz[/url] , Mercedes-Benz-GLA 0 Comentários


.post-header-line-1 { padding: 0 0 15px 0; }



Twittar





A [url=http://www.car.blog.br/search/label/Mercedes Benz]Mercedes-Bens do Brasil[/url] confirma que sua nova unidade produtiva no Brasil será instalada na cidade de Iracemápolis, na região de Limeira, no interior do Estado de São Paulo. O anúncio oficial ocorrerá amanhã, dia 1º de outubro, conforme estabelecido entre executivos da montadora e o governo paulista.

Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-Benz-GLA-Brasil+(7)

O primeiro modelo a sair da linha de montagem será o utilitário GLA, que será lançado no Brasil no ano que vem, inicialmente importado, e posteriormente fabricado no Brasil a partir de 2015 - data de ativação da fábrica brasileira.
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-Benz-CLA-Brasil

Além do Mercedes-Benz GLA, outro modelo que será feito em São Paulo será o sedã CLA - modelo compacto derivado do hatch Mercedes A200.

Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-Classe-C+(4)

A nacionalização da nova geração do Classe C, porém, ainda está em estudo.

Com informações: EXAME

KÜLL



Mercedes-Benz deverá anunciar fábrica em São Paulo amanhã

  • Mercado
  • Mercedes Benz
  • Montadoras/Fábricas

por Ricardo de Oliveira - 30/09/2013

6 14
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 700x525xmercedes-benz-gla-oficial-112-700x525.jpg.pagespeed.ic._r_IsEQrwV
A Mercedes-Benz deverá anunciar amanhã (1) em São Paulo sua segunda fábrica de automóveis no país, sendo que a primeira foi a unidade de Juiz de Fora/MG, que atualmente produz apenas caminhões. Desta vez o foco será dois segmentos superiores ao do compacto Classe A, feito aqui em sua primeira geração.
A unidade tem boas chances de ser em Iracemápolis, região de Limeira. A cidade do interior paulista já havia recebido a visita de representantes da montadora. Na vizinha Piracicaba, a Hyundai construiu a fábrica do HB20. O primeiro modelo a ser feito no Brasil será o crossover GLA, lançado recentemente.
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-Benz-CLA-1-700x5251.jpg.pagespeed.ce.QUZHneuPeX
Posteriormente, o sedã de estilo cupê CLA também fará parte do portfólio nacional. Por fim, a montadora ainda poderá nacionalizar os modelos Classe A e o Classe C, este último por ter boas vendas no país, embora não compartilhe a plataforma MFA dos demais modelos.
[Fonte: Estadão]

Fabiano

Fabiano

Serão dois produtos porretas para nosso mercado, mas o Hatch precisa ser feito o quanto antes também....

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Fazendo o GLA aqui, é bem provável que o CLA brazuca também ofereça tração nas 4 rodas.

KÜLL



Mercedes-Benz escolhe Iracemápolis (SP) para nova fábrica no Brasil
01/10/2013Por: Julio Cesar149242Nenhum comentáriohttp%3A%2F%2Fcarplace.virgula.uol.com.br%2Fmercedes-benz-anuncia-iracemapolis-sp-como-local-da-nova-fabrica-no-brasil%2FMercedes-Benz+escolhe+Iracem%C3%A1polis+%28SP%29+para+nova+f%C3%A1brica+no+Brasil+2013-10-01+14%3A20%3A08Julio+Cesarhttp%3A%2F%2Fcarplace.virgula.uol.com.br%2F%3Fp%3D149242
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-GLA1
Nesta terça-feira (01), a Mercedes-Benz fará o anúncio oficial de sua nova fábrica no Brasil. O local escolhido foi o município de Iracemápolis (SP), que venceu a disputa com Joinville (SC).
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-CLA-Class-12C1197_118
Mesmo abrindo mão dos incentivos oferecidos pelo estado de Santa Catarina, a montadora optou pelo estado de São Paulo, principalmente pela melhor infra-estrutura, facilidade de escoamento da produção e proximidade dos maiores mercados consumidores.
Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-Benz-Classe-C-2012
No Salão de Frankfurt, o presidente da Mercedes-Benz no País, Philipp Schiemer, já havia confirmado que a futura fábrica brasileira produzirá um SUV compacto e um sedã – os modelos GLA e CLA, respectivamente, ambos com base na nova plataforma de compactos da montadora (que também serve ao Classe A). Recentemente a marca também afirmou que deverá produzir o modelo Classe C por aqui, porém, ainda não há nada concreto sobre este assunto.

R8V

R8V
Administrador

E a fábrica estará pronta quando?

KÜLL



Mercedes-Benz investe R$ 510 milhões para fazer Classe C e GLA em São Paulo
Comentários 11

Do UOL, em São Paulo (SP)
01/10/201314h25 > Atualizada 01/10/201315h28



  • terr

Comunicar erroImprimir

Ampliar

Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-benz-c180-1368242459012_956x500
Classe C, o futuro brasileiro da Mercedes40 fotos
1 / 40
Atual Mercedes Classe C custa a partir de R$ 118.300 no Brasil (versão C180 CGI); nova geração, que será feita no em Iracemápolis (SP), deve crescer em tamanho para não atrapalhar o CLA, sedã compacto que é o verdadeiro rival do Audi A3 Sedan, outro carro que será brasileiro Leia mais Murilo Góes/UOL

Confirmado: a Mercedes-Benz ergue em Iracemápolis (SP) sua nova fábrica de carros e utilitários leves, com início de operação previsto para 2016. A Daimler, controladora da marca, fez o anúncio oficial nesta terça-feira (1), por meio de comunicado. O investimento total será de 170 milhões de euros (cerca de R$ 510 milhões). Espera-se que a fábrica no interior paulista entregue cerca de 20 mil unidades/ano. Os modelos a serem produzidos são o Classe C, campeão de vendas da marca no Brasil, e o SUV compacto GLA.
Representantes da Mercedes estiveram em Brasília (DF) para assinar, juntamente com a presidente Dilma Rousseff, os termos do contrato para a instalação da fábrica. Nesta tarde, será a vez de o governador paulista, Geraldo Alckmin, receber os executivos. Dilma ganhou de Andreas Renschler, chefão de produção da Mercedes, uma miniatura do sedã CLA -- que não será feito em Iracemápolis, ao menos por ora (o México será seu primeiro endereço).

Segundo o comunicado da Daimler, a expectativa é de que a unidade gere cerca de 1.000 empregos diretos, além de 3.000 entre os fornecedores. "O Brasil é um importante mercado do futuro", diz Renschler na nota da Daimler. "Com a produção local, aceitamos o desafio e encaramos os competidores".

  • Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Andreas-renschler-ceo-da-mercedes-benz-da-miniatura-do-cla-a-dilma-rousseff-presidente-do-brasil-1380648291866_615x300
    Andreas Renschler, da Mercedes, e a presidente Dilma Rousseff com uma miniatura do CLA

Não são palavras ao vento. A Mercedes anuncia sua fábrica local meses depois de a arquirrival BMW escolher Araquari (SC) para erguer uma inédita fábrica no Brasil, e a outra "inimiga" alemã, a Audi, anunciar que fará o A3 Sedan e o SUV compacto Q3 no Paraná, aproveitando as instalações da Volkswagen.

O CEO da Mercedes no Brasil, Philipp Schiemer, lembra que a Mercedes passa a ser a única fabricante de veículos "que atua em todos os segmentos da mobilidade no Brasil, com carros, caminhões, ônibus e vans". Ele também ressaltou a proximidade entre as unidades de São Paulo e Minas Gerais como um benefício logístico para a companhia. Em Juiz de Fora (MG), a Mercedes já fabricou o antigo Classe A (o novo ficou de fora nos planos futuros) e o cupê CLC, fora de linha.

Iracemápolis fica a cerca de 150 km da capital paulista, relativamente perto de centros de empresas automotivas como Limeira e Campinas. A cidade tem apenas 22 mil habitantes, é a 168ª colocada no índice municipal de desenvolvimento humano (medido pela ONU) e atualmente pé gerida por um prefeito do PT.

A fábrica da Mercedes é a 12ª de carros e utilitários leves instalada, ou a ser instalada, no Estado de São Paulo.


  • Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-benz-classe-c-eua-1375285411457_615x300
    Mercedes-Benz Classe C: Brasil deve fabricar logo de cara a nova geração do sedã

OS CARROS
Os modelos que a Mercedes fará no Brasil são, por ora, "virtuais". O Classe C nacional será o da próxima geração, que, segundo fontes da Mercedes, crescerá em tamanho -- justamente para não atrapalhar o CLA, sedã compacto que é o verdadeiro rival do A3 Sedan (contra o Classe C, a Audi tem o A4). Resta saber se crescerá também em preço: atualmente, a gama C parte de R$ 118.300 (C 180 CGI).

Esse preço fez com que o sedã atraísse antigos donos de sedãs médios, como Toyota Corolla e Honda Civic, cujas configurações mais completas podem esbarrar nos R$ 90 mil. Até o final de agosto, 3.168 unidades do Classe C foram emplacadas no Brasil, de acordo com dados da Fenabrave.
Ampliar

Mercedes poderá fabricar compacto no Brasil - Página 9 Mercedes-benz-gla-2014-1378857630365_956x500
GLA 201426 fotos
5 / 26
Entre as opções de motores a gasolina estão o 1.6 de 158 cv (GLA 200) e o 2.0 de 214 cv (GLA 250), sempre com turbo e injeção direta Leia mais Murilo Góes/UOL

O GLA foi apresentado como carro de produção no Salão de Frankfurt, em setembro, e suas vendas na Europa ainda nem começaram. Não seria surpresa se, ao surgir no Brasil como ano-modelo 2017, ele já viesse com um primeiro facelift leve sobre o que se viu no evento alemão. Modelos feitos sobre a mesma plataforma, como o já citado CLA e o novo Classe A, são candidatos naturais à fabricação local num futuro ainda indefinido.

NO SEU BOLSO
Os benefícios de erguer uma fábrica no Brasil são óbvios -- para as montadoras. A unidade local aumentará gradualmente o índice de nacionalização dos carros, o que gera os benefícios fiscais previstos no Inovar-Auto, regime automotivo implementado em 2012. Além disso, as empresas ganham o direito de aumentar suas cotas de importação, evitando filas de espera e até cobrança de ágio nas concessionárias.

Para o consumidor não deve haver alterações significativas no mais importante: o preço final dos carros. Pelo menos no início das operações, a amortização do investimento e o alto índice de peças importadas impedirá essa boa notícia. Mas certamente os serviços de pós-venda, como revisões e consertos na rede autorizada, além do prêmio de seguro, poderão ter preços reduzidos.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 9 de 11]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos