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Chrysler poderá usar sistema Fiat MultiAir

2 participantes

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Fabiano

Fabiano

O Grupo Fiat já revelou que o Alfa Romeo MiTo
estreará a tecnologia MultiAir ainda neste ano e a Chrysler, agora
aliada da fabricante italiana, anunciou que pretende aplicar o sistema
em seus blocos V6 e V8.
A tecnologia inovadora atua dispensando
correntes ou correias para sincronizar o movimento de abertura e
fechamento das válvulas, de forma eletrônica, com a ignição, injeção de
combustível e ciclo dos pistões.



Dessa forma, o MultiAir permite
melhor preenchimento da câmara de combustão de acordo com a necessidade
do motorista, melhorando o aproveitamento de combustível, além de
permitir uma diminuição por volta de 10% no consumo.


Por não estar mecanicamente
conectado às partes móveis do motor, o novo sistema de comando válvulas
tem a capacidade de variar o seu tempo de abertura e fechamento, a
quantidade de vezes que ele será acionado, e a amplitude da abertura.
Tais ações e variações não são possíveis com o comando de válvulas
comuns, mesmo que o propulsor possua comando de válvulas variável. A
implementação desse sistema torna a dirigibilidade muito mais elástica
devido á uma curva te torque mais plana.

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Fonte: CarroOnline.

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Fabiano

Fabiano

Muito interesante, me parece um sistema muito parecido ao usado nos motores de F1, desta forma economiza-se bastante em manutenção.

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Domingos V


Administrador

Na F1 usam sistema de acionamento pneumático que, antigamente, permitia sim essa flexibilidade no acionamento das válvulas. Hoje, pelo regulamento, não se pode mais.

Sobre o sistema em si, parece uma mega-evolução do Vanos ou do Valvematic da Toyota. Com certeza muito interessante. Só falta agora alguém dar as caras e produzir um motor com essa tecnologia junto com alta compressão e injeção direta. E, claro, uma versão turbo com tudo isso junto. Deve ficar insano em performance e economia!

Fabiano

Fabiano

Então Sunday....

Dai fico pensando, o motor da nova era é o de hidrogenio, eletrico e tal, mas dai fico pensando, eu acho que os motores a combustão estão de uma forma tão longe do seu apice que vejo que ela teria pelo menos mais uns 200 anos para evoluir, em 100 anos as evoluções ja foram consideraveis, e jamais se imaginava que um motor de hoje poderia exisitir a 30 anos atras.

Eu penso que em mais 100 anos ainda veremos coisas que hoje pode parecer ficção, como a movimentação das valvulas através de magnetismo, sem precisar de mais nada, como molas, mancais, entre outras coisas....

Pode ser que ja esteja em desenvolvimento mas longe de ser usado na pratica.....

Por isso minha cabeça diz, que a onda agora é desenvolver os carro hibridos, pelo próximos 100 anos, e depois que pudermos fazer um carro eletrico se mover com duas pilhas AAA regarregaveis em casa e ainda rodar 700 km, dai sim, eu acredito que estariamos prontos para os motores eletricos puramente.

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Domingos V


Administrador

Sim, ainda tem muita coisa pra fazer nos motores a combustão, ao passo que os elétricos ainda estão nos seus estágios iniciais. Vai ser interessante ver qual forma ganhará no futuro: elétricos ou motores a combustão super eficientes que pode muito bem acabar consumindo tanto petróleo quanto seria necessário consumir para que uma usina produzisse a energia necessária para carregar um elétrico.

Fabiano

Fabiano

Fiat pretende usar tecnologia Chrysler



De acordo com informações divulgadas pelo website Automotive News nesta semana, a Dodge comercializará seus muscle cars
Charger e Challenger na Europa com seu logotipo no capô, enquanto
modelos como a dupla de crossovers Nitro e Journey podem ser lançados
no mercado europeu como veículos Fiat.

Tais ações serão tomadas por conta do Grupo Fiat, que adquiriu 20%
do Grupo Chrysler, mantenedor da Dodge. A empresa italiana pretende
aumentar suas vendas no mercado europeu com a utilização de modelos
vindo das marcas norte-americanas. “O Challenger e o Charger são, por
definição, veículos americanos, e você não pode os tornar em nada mais,
então eles continuarão sendo oferecidos pela Dodge mundialmente”, disse
o CEO da Fiat Sergio Marchionne ao website. “Nosso objetivo imediato é
ver o que mais na Dodge pode ser usado internacionalmente pela marca
Fiat”, completou.

Enquanto a italiana busca utilizar veículos da Chrysler e suas
subsidiárias, o mesmo Grupo Chrysler conta com tecnologia e modelos
fornecidos pela Fiat na sua estratégia de reestruturação.

De acordo do o Grupo Chrysler, 87.637 de seus veículos foram
comercializados na Europa em 2008, sendo 32.542 da Jeep, 28.936 da
Chrysler e 26.159 da Dodge. No mesmo período o Grupo Fiat vendeu 1.17
milhão de unidades no continente, sendo 957.267 unidades da marca Fiat,
113.978 da marca Lancia e 102.223 veículos da Alfa Romeo.

Chrysler poderá usar sistema Fiat MultiAir 300C_01_640x408

Fonte: CarroOnline

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