Daimler ainda pensa em fazer carros da Mercedes-Benz no Brasil
Por Redação Em 10/08/2011
Durante o evento de comemoração dos 125 anos da Daimler na Alemanha, a empresa divulgou que ainda existe a possibilidade de se produzir carros da Mercedes-Benz no Brasil.
No entanto, essa futura produção ainda vai demorar bastante. Mesmo assim, as chances são boas, já que se a Audi resolver produzir carros no México e uma fábrica da BMW no Brasil, ter carros feitos aqui seria quase uma obrigação para a Mercedes não ficar para trás.
A unidade de Juiz de Fora – MG tem área de 2,8 milhões de metros quadrados, mas apenas 200.000 metros estão ocupados com instalações de produção dos caminhões Accelo e Actros.
Para ser viável no país, a planta de Juiz de Fora teria que produzir 100.000 carros por ano, mas desde 1999 a produção local jamais passou de 27 mil (no caso do CLC) e 17 mil (Classe A). Enfim, não custa esperar.
[Fonte: Automotive Business]
FONTE:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/daimler-ainda-pensa-em-fazer-carros-da-mercedes-benz-no-brasil/
COMENTÁRIOS: Mais ou menos uma ótima nota, pois mesmo vendendo para toda a América Latina, duvido que se produzisse aqui 100.000 unidades/ano. Só mesmo se centralizasse aqui apenas um modelo, por exemplo, o tal sedan BLC, para o mundo todo e se importasse o restante da linha. Aí, entra o problema do câmbio.
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10/08/2011 | 08h40
Mercado e Negócios
Zetsche ainda pensa em produzir carros Mercedes-Benz no Brasil
CEO da Daimler diz que volume ideal seria de 100 mil unidades
Pedro Kutney, AB, de Stuttgart, Alemanha
Existe alguma chance de a Mercedes-Benz voltar a fazer carros no Brasil? “Estou convencido que sim, mas não será amanhã.” Assim Dieter Zetsche (foto), CEO mundial da Daimler, respondeu à questão que sempre volta à tona quando ele se encontra com jornalistas brasileiros, como aconteceu nesta quarta-feira, 10, durante as comemorações dos 125 anos de história da empresa em Stuttgart, Alemanha.
Meses depois de a empresa aparentemente ter desistido de fazer automóveis em Juiz de Fora, que em dezembro parou de montar o Classe C (feito só para exportação) e desde janeiro passado passou a ser convertida para a fabricação dos caminhões Actros e Accelo, a declaração de Zetsche volta a lembrar que a planta mineira da Mercedes-Benz do Brasil ainda tem muito espaço para crescer, pois hoje apenas pouco mais de 200 mil metros quadrados estão ocupados por instalações industriais dentro do terreno de 2,8 milhões de metros.
“Há mais de cinco décadas o Brasil tem sido um importante polo de produção de veículos comerciais da companhia no mundo. Tentamos bem mais recentemente (em 1999) fazer carros também, mas infelizmente os volumes ficaram abaixo de nossas expectativas e não pudemos continuar, mas não perdi as esperanças”, disse Zetsche, para quem o volume ideal para justificar a retomada da produção brasileira de carros da Mercedes-Benz giraria em torno de 100 mil unidades/ano. Com o Classe A, produzido em Juiz de Fora de 1999 a 2003, a produção anual máxima chegou a 17 mil veículos. Com o Classe C montado em CKD para exportação, o pico foi de 27 mil em 2008.
Pelas contas do executivo, o mercado brasileiro de carros premium, onde se encaixa boa parte dos modelos da marca da estrela de três pontas, atualmente absorve 30 mil unidades/ano e a Mercedes-Benz, com veículos importados, projeta vender 10 mil (já vendeu 5 mil de janeiro a julho).
FONTE:
http://www.automotivebusiness.com.br/noticia_det.aspx?id_noticia=11301