Algo que não se diz sobre a AMG é que, das preparadoras alemãs ligadas a fábricas, ela é a mais americana de todas, desde sempre com "motorzões": na geração anterior do M3, com motor seis cilindros em linha e 3.2 litros, o Classe C AMG usava um V8 de 5.5 litros; atualmente, enquanto o M3 usa V8 de 4.2 litros, o C63 usa um V8 de 6.2 litros. Um motor 2.0 de 335 cv não é lá tanta novidade, pois vários projetos em cima do Golf V tinham potência como esta, ainda com o bloco 827 (turbo, sem comandos variáveis, o atual do Jetta), mas para a AMG é uma tremenda evolução, principalmente técnica, dependendo de como for o comportamento de tal motor, em especial em relação à disponibilidade de torque (em geral, ocorre que muita potência, significa torque em altas rotações e vice versa). Não acho que a AMG vá abrir mão dos V8 tão cedo, mas não duvidaria do uso deste 2.0 no SLK e no próximo Classe C, com um pouco menos de potência, em substituição ao atual V6 3.5 e até mesmo o atual V6, com turbo(s) e potência na casa do atual 6.2.