VW Tiguan 2017 1.4 TSI: preço, desempenho e detalhes
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Além do Golf 1.0 TSI (veja aqui), a Volkswagen do Brasil apresenta a linha 2017 do Tiguan, que tem como novidade a nova versão de acesso, com tração 4x2 e motor 1.4 TSI de 150 cavalos, com preço sugerido de R$ 125.990 reais.
A retirada da tração 4 Motion resultou em uma redução de peso de 84 Kg na Tiguan 1.4 TSI relativamente ao modelo 2.0. Com isso, o motor quatro cilindros com 25,5 kgfm de torque, associado com a transmissão automática de seis marchas DSG é capaz de acelerá-la de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 195 km/h.
Em termos estéticos, o VW Tiguan 1.4 TSI 2017 adota o mesmo visual do modelo 2.0, enquanto no interior há bancos em tecido com nova padronagem.
O modelo inaugura na linha Tiguan a nova central de infotainment Composition Media com capacidade de espalhamento de tela por meio do App Connect, Apple CarPlay e Google Android Auto.
No que respeita aos itens de série, esta versão do Tiguan vem com sistema Start/Stop (desligamento automático do motor em paradas temporárias), direção com assistência elétrica, rodas de liga leve de 17” com design “Philadelphia” com pneus 235/55, seis airbags, oito alto-falantes, piloto automático, ar-condicionado manual, volante com comandos multifuncionais com acabamento de couro e com ajuste de distância e profundidade, computador de bordo, freio de estacionamento com acionamento eletro-hidráulico e sensor de estacionamento traseiro.
O modelo traz ainda freios ABS, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e sistema ISOFIX para fixação de cadeiras infantis.
Como opcional, o Tiguan 2017 1.4 TSI oferece o “Pacote Elegance”, que traz ar-condicionado digital Climatronic digital com duas zonas de climatização, rodas de liga leve de 18” montadas em pneus 235/50, sistema Kessy (destravamento das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de botão no console), câmera traseira para auxílio ao estacionamento, sensor de chuva. Como item a parte há o teto-solar panorâmico.
COMENTÁRIOS: Pena já não ser o novo.
Última edição por KÜLL em Qui 22 Set - 18:09, editado 1 vez(es)
Juntamente com o Golf 1.0 TSi, Tiguan 1.4 TSI, a VW do Brasil apresenta a linha 2017 do Golf Variant, que traz o motor 1.4 TSI Total Flex com 150 cv, novo sistema multimídia com tecnologia App-Connect de série em todas as versões, e o novo câmbio automático de seis marchas (conversor de torque) com função TipTronic. Há ainda recursos como sistema Start-Stop, freios com sistema “Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão”, ACC e FLA – Front Light Assist, entre outros.
O Golf Variant 2017 passa a contar com motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cv em suas duas versões: Comfortline (preço R$ 101.880 reais) e Highline (preço R$ 113.290 reais). O comando de voz, acionado pelo volante multifuncional, agora é item de série em todas as configurações. A oferta de rodas de liga leve também é nova para a linha 2017.
Downsizing flex
O Golf Variant 2017 é equipada com o motor 1.4l TSI Total Flex. Pertencente à família EA211, o motor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor. Esse motor desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) na faixa de 4.500 rpm a 5.500 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm (250 Nm), surge já a apenas 1.500 rpm e se mantém até os 4.000 rpm, independentemente da mistura de combustível.
Tanto na versão Comfortline como na Highline, o motor 1.4l TSI Total Flex é combinado exclusivamente à transmissão automática de 6 velocidades (com conversor de torque) com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). O Novo Golf Variant acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcança 207 km/h de velocidade máxima (dados com etanol).
A central eletrônica do motor (ECU) tem novos software e hardware. Os pistões e anéis foram redimensionados para os 10 cv extras de potência do motor flexível, que recebeu um catalisador especificamente calibrado para ele. Outras novidades são a guia de válvula que agora tem dupla vedação e a sede de válvulas do cabeçote e as válvulas injetoras com tratamento específico para operarem com o combustível de origem vegetal.
A sonda lambda passa a ser linear, proporcionando melhor controle na combustão. Por causa das características do etanol, o sistema de injeção de combustível do motor 1.4 TSI Total Flex utiliza 250 bar de pressão – como referência, o motor 1.4 TSI a gasolina trabalha com 200 bar. Com isso, a galeria de combustível foi modificada e está ainda mais robusta.
Ainda no sistema de ignição, as velas contam com grau térmico específico e geometria diferenciada para funcionar em qualquer mistura de etanol ou gasolina. O motor 1.4 TSI Total Flex utiliza velas de ignição de dupla platina, o que proporciona ignições e faíscas mais rápidas utilizando menos energia. Resultado: excelente durabilidade.
Modelo de entrada, o Golf Variant Comfortline vem de série com sete airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista), cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha) e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão.
O Golf Variant Comfortline 2017 também traz como equipamento de série o sistema Star/Stop, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5”, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16” estilo “Dover” (pneus 205/55 R16), freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down” complementam a lista de série. Como novidade para a linha 2017 há a opção das rodas de liga leve de 17” com estilo “Geneva”, com pneus 225/45 R17.
Versão topo de linha, o Golf Variant Highline acrescenta ao conteúdo da versão Comfortline ar-condicionado digital Climatronic (com duas zonas de resfriamento), bancos de couro, lanternas de LED, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, sensores de chuva e de luminosidade com “Coming Leaving & Home”, entre outros.
Opcionalmente, a versão Highline pode ser equipada com faróis de xenônio, rodas de liga leve de 17” diamantadas estilo “Madrid”, sistema de infotainment Discover Pro com tela sensível ao toque de 8’ e a tecnologia Volkswagen App-Connect, capaz de realizar o espelhamento de celular nas plataformas Mirrorlink, Android Auto e Google CarPlay.
Capacidades
O Golf Variant 2017 traz porta-malas que comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros. O comprimento total do porta-malas é de 1.055 mm – até os encostos dos bancos dianteiros são 1.831 mm.
O Golf Variant mede 4.562 milímetros de comprimento – são 307 mm a mais no comprimento em relação ao hatchback –, com 1.799 milímetros de largura (sem espelhos retrovisores) e 1.481 milímetros de altura. A distância entre-eixos é de 2.630 milímetros. Essas proporções representam um projeto impressionante: até as portas dianteiras, seguem-se as linhas precisas do hatchback. O estilo do Golf Variant se desenvolve a partir das colunas centrais “B” em direção à traseira.
Sistemas de assistência – proteção automática
Todo Golf Variant oferece de série a possibilidade de seleção do perfil de direção com quatro modos (‘Normal’, ‘Sport’, ‘Eco’ e ‘Individual’). Além disso, o modelo conta com uma série de recursos de tecnologia, segurança e conforto.
Freios com sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão. Um item inovador no Golf Variant é o sistema de freios com sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que evita a ocorrência de colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial.
Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS). Tecnicamente, o bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) está integrado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para melhorar a dinâmica do veículo. O bloqueio do diferencial é ajustado especificamente para cada modelo Volkswagen. No Golf Variant, suas funções foram ampliadas para todas as situações de condução.
Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros). A proteção proativa dos ocupantes do carro é um exemplo típico de uma tecnologia transferida da categoria luxo para a classe dos veículos médios. A Volkswagen implementou o sistema se proteção proativa dos ocupantes inicialmente no Touareg.
O sistema também passou a ser oferecido no Novo Golf, tornando-o um dos poucos veículos de sua categoria no mundo a oferecer esse tipo de sistema de proteção.
ACC – Adaptive Cruise Control (Controlador adaptativo de distância e velocidade). O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro. Nos veículos com transmissão automática DSG, como o Golf Variant, o Adaptive Cruise Control intervém de tal forma que, dependendo da situação, o carro pode chegar a parar e, no modo Stop and Go, arrancar automaticamente.
O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança).
A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis de condução oferecido no Golf Variant.
Front Assist. O sistema de monitoramento frontal “Front Assist” funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do carro, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.
O Front Assist diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, a velocidade de um possível impacto seja minimizada. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente. A nova função City Emergency Brake (frenagem urbana de emergência) faz parte do Front Assist.
City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência). A função City Emergency Brake é uma extensão do sistema Front Assist, que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.
Se for necessário, a função City Emergency Brake inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto. Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio de forma suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem.
Detector de fadiga. Esse sistema, introduzido primeiramente no atual Passat, detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, são acionados os sinais sonoro e visual.
Independentemente do monitoramento, sempre que o sistema é ativado recomenda ao motorista um intervalo para descansar após quatro horas contínuas de direção.
FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto). Sistema opera ativando ou desativando automaticamente o facho alto do farol. O FLA analisa o tráfego à frente do Golf Variant ou em sentido contrário por meio de uma câmera instalada no para-brisa e automaticamente controla a ativação do farol alto. O sistema opera a partir da velocidade de 60 km/h.
Park Assist 2.0. A mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.
O sistema pode ser ativado a até 40 km/h pela pressão de um botão no console central. Utilizando o indicador de direção (seta), o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrasom, (40 cm de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a macha à ré e usar os pedais do acelerador e freio. O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por “bipes” e informações visuais no display.
COMENTÁRIOS: Se a Golf Variant vai com o Tiptronic, é claro que o Golf vai continuar com o mesmo câmbio.
Não sei como esse sistema proativo do Golf consegue fechar os vidros/teto solar durante uma perda de aderência - é algo muito rápido e de certa forma poderia ter até algum risco caso tenha alguém com braço para fora (infelizmente, muito comum).
Esperava que o Tiguan fosse ficar mais barato. Com esse valor vai continuar insignificante.
Grilo escreveu:Não sei como esse sistema proativo do Golf consegue fechar os vidros/teto solar durante uma perda de aderência - é algo muito rápido e de certa forma poderia ter até algum risco caso tenha alguém com braço para fora (infelizmente, muito comum).
Esperava que o Tiguan fosse ficar mais barato. Com esse valor vai continuar insignificante.
Eu esperava que já que se está falando de linha 2.017, que fosse o Tiguan NOVO.
Grilo escreveu:Não sei como esse sistema proativo do Golf consegue fechar os vidros/teto solar durante uma perda de aderência - é algo muito rápido e de certa forma poderia ter até algum risco caso tenha alguém com braço para fora (infelizmente, muito comum).
Esperava que o Tiguan fosse ficar mais barato. Com esse valor vai continuar insignificante.
Eu esperava que já que se está falando de linha 2.017, que fosse o Tiguan NOVO.
Exato, mais um motivo pelo qual deveria custar bem menos que isso!
Com a transferência da produção dele, é de se imaginar que o atual e o novo vão conviver juntos, até porque ao que tudo indicia o nosso virá do México e com 7 lugares.
Volkswagen Passat 2017 sobe de preço e cai em conteúdo 14/10/2016 11:30...3 Minutos de Leitura
O leitor Márcio Squassoni entrou em contato com o NA relatando aumento de preço e redução de conteúdo do Novo Passat 2017. Ele reclama que o modelo 2016-2017 teve aumento – especialmente da versão Highline – que incorporou o pacote Premium.
O Novo Passat 2017 está sendo oferecido nas versões Comfortline e Highline agora com preços sugeridos de R$ 161.190 e R$ 173.450, respectivamente, um aumento realmente considerável em relação ao ano/modelo anterior.
Anteriormente, o Novo Passat custava R$ 149.790 e R$ 156.850. Houve a incorporação do pacotes de equipamentos Premium ao preço sugerido da versão Highline, exceto o teto solar panorâmico, que custa R$ 5.790. Mas nem todos os itens que faziam parte do pacote continuaram a ser oferecidos.
O pacote Premium custava R$ 4.900 e incorporava entre os equipamentos o sistema de som Dynaudio Confidence de 700 watts com 11 alto-falantes (incluindo subwoofer), Park Assist 3.0 e o Side Assist, que é o alerta de mudança de faixa.
Estes itens foram removidos do Novo Passat ano/modelo 2017, que ficou R$ 16.600 mais caro na versão Premium, relatada pelo leitor. Por conta disso, Márcio diz que desistiu da compra, pois estava na fila de espera pelo sedã da Volkswagen. A opção Comfortline ficou R$ 11.400 mais cara.
Novo Passat 2017
O sedã topo de linha da montadora alemã é vendido no mercado brasileiro desde janeiro em duas versões de acabamento: Comfortline, de entrada, cujo preço sugerido era de R$ 144.500, e Highline, topo de linha, que custava R$ 151.300. Com todos os opcionais, a variante mais cara chegava a R$ 161.600.
Ambas as versões do Novo Passat 2017 são equipadas com o motor 2.0 litros TSI, que entrega 220 cavalos de potência, entre 4.500 e 6.200 rpm, e torque de 35,7 kgfm. Com o câmbio DSG de seis marchas, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 246 km/h.
Entre os itens de série, o Passat Comfortline 2017 dispõe de bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista, seis airbags, ar-condicionado de três zonas, iluminação em LED na região dos pés, partida do motor e abertura das portas sem chave, relógio analógico no painel, sistema de entretenimento Discover Media com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e tecnologia App-Connect e abertura do porta-malas por meio de sensor posicionado sob o para-choque traseiro.
A lista inclui ainda luzes de condução diurna, porta-luvas refrigerado, volante multifuncional com revestimento em couro, computador de bordo, controlador automático de velocidade e rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 235/45. Como opcional, o Novo Passat Comfortline 2017 dispõe de teto solar panorâmico elétrico (R$ 5.790).
Já o Highline agrega bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista, memória para o banco do motorista, função “easy entry” (que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original), câmera de ré, retrovisores externos elétricos com memória, volante com paddle shifts, sistema Dynamic Light Assist (DLA) e bancos em couro Nappa.
O Novo Passat Highline 2017 vem ainda com sistema Discover Pro, com tela sensível ao toque de 8 polegadas; sistema Pro-Active, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Painel Digital Programável (Active Info Display). Também é opcional o teto solar elétrico panorâmico (R$ 5.790).
Agradecimentos ao Márcio Squassoni.
COMENTÁRIOS: Antes do lançamento do modelo, chegou-se a comentar que a marca estudava não trazê-lo por conta das vendas baixas, especialmente em relação a modelos similares do "trio de ferro". Bom, continuou mais caro do que similares coreanos e até mesmo do Fusion e agora, aumenta de preço, perdendo equipamentos. Depois, a marca reclama "do mercado", que este "não entende a proposta do modelo" ou qualquer outra tolice para justificar o que faz, lembrando que, a rigor, o câmbio tem se mantido relativamente estável, portanto, esta conversa de câmbio mais alto, NÃO COLA!
Tem três carros que são presença garantia nas ruas aqui na região, Golf, Mercedes(igual a mata-pasto), e Passat, e a proposta do carro é justamente para aquele cara que não consegue comprar um A4, e precisaria de um A6, ou seja, um sedã barato para povão....
Con la próxima generación: vuelve el VW Gol GTi 27 octubre, 2016
Con la próxima generación del Gol, Volkswagen volverá a ofrecer una versión deportiva: el Gol GTi. El lanzamiento regional del nuevo Gol está previsto para 2018 y compartirá plataforma y diseño que el próximo Polo europeo. De acuerdo a fuentes de Volkswagen Brasil, el próximo Gol utilizará la plataforma MBQ A0, que será la misma del nuevo Polo del Viejo Continente. De hecho, las similitudes entre los dos hatchbacks para el Segmento B (chico) serán tantas, que hasta se evaluó la posibilidad de descartar el nombre Gol en la región y adoptar el “Polo”. Según pudo saber Autoblog, las encuestas entre consumidores en países como Argentina indicaron la preferencia hacia el nombre “Polo”, por la asociación con el producto europeo más conocido (y hasta campeón mundial de rally). Sin embargo, se decidió conservar el nombre “Gol”, por el fuerte arraigo y tradición que tiene en Brasil. Más allá de los detalles de bautismo, las otras diferencias con el Polo europeo estarán en las motorizaciones. El próximo VW Polo se presentará en el Viejo Continente en el segundo semestre del 2017. Y reemplazará al actual Polo (en la foto de arriba, versión GTi). Ya hay dos impulsores nafteros confirmados para este nuevo modelo: 1.0 turbo de 115 cv y 1.4 turbo de 150 cv. El Gol para el Mercosur, sin embargo, tendrá motores ya conocidos de la línea VW regional, pero adoptará una novedad: un MSi 1.6 16v Turbo. Tendrá una potencia en torno a los 140 o 150 caballos. Por una cuestión de costos, se descartó el más moderno 1.4 TSi que ya utilizan otros modelos de VW en nuestro mercado (Golf y Vento, por ejemplo). Como ya se informó en Autoblog, la próxima generación del Gol estará acompañada por una SUV chica, para competir contra la Ford EcoSport (leer nota aparte).
COMENTÁRIOS: Este site compartilha notícias com a Car & Driver/Auto Fácil no Brasil, mas ao menos por enquanto, esta nota sobre o Gol não apareceu nos sites daqui, dando conta de novo que ele será, mesmo, apenas um Polo com outro nome, o que é bom. O fato é que em muito, ela é similar ao publicado na 4 Rodas, inclusive no quesito 1.6 turbo, contando com o esclarecimento que tal motor será um passo atrás, sendo apenas um MSi turbo, o que me parece ser un contrassenso, se imaginarmos que a marca já tem pronto e à disposição o 1.4 TSi, mesmo em se falando de custos, pois se compartilhado por mais unidades, tenderia a fazer o custo do motor baixar. Verermos
Exclusivo: Veja o primeiro flagra da nova geração do Volkswagen Gol 29 outubro 2016 / 157 Comentários
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Olha o Gol, leitor faz flagra exclusivo da nova geração do hatch da marca alemã. Novo Gol chegará ao mercado em 2018
O leitor Vladimir Viotto estava no local certo, na hora certa. É dele o primeiro flagra da nova geração do Volkswagen Gol. O hatch chegará ao mercado em 2018 e será fabricado em Taubaté (SP). O modelo será construído a partir da plataforma MQB e terá muito em comum com o novo Polo europeu que chegará em 2017.
Segundo Vladimir eram dois protótipos que eram escoltados por unidades do Golf e o Golf Variant, além deles um Chevrolet Onix, concorrente direto do Gol, circulava no comboio. Pelo flagra da traseira nota-se que o hatch terá dimensões maiores que o atual, porém, menor que o Golf para não incomodar o hatch médio.
Antes das carrocerias definitivas, os testes eram realizados com mulas do Golf de duas portas, porém, encurtadas em relação ao hatch médio. Alguns protótipos estavam em testes em Taubaté meses atrás.
Junto a fornecedores, o projeto é chamado de Gol MQB, o modelo será construído a partir da plataforma MQB A0, versão mais curta da modular MQB. Para sua produção, a fábrica de Taubaté (SP) recebe novos equipamentos destinados a um novo projeto, leia-se novo Gol.
No visual, o Gol 2018 será muito parecido com o novo Polo, porém, é claro, mais simplificado, até mesmo pelo diferente posicionamento dos modelos nos mercados onde serão vendidos.
MOTORES
Os motores 1.0 de três cilindros, 1.0 TSI e o 1.6 16V MSI já estão confirmados na nova geração do compacto. Especula-se ainda que o 1.4 TSI Flex também faça parte do catálogo.