A Volkswagen do Brasil promoveu uma elevação geral de preços do Golf (veja detalhes aqui), e, em compensação, retirou itens do carro: o modelo do configurador on-line já é o modelo mexicano - simplificado em relação ao alemão que era vendido até então.
O Golf mexicano no site da VW perdeu o freio de estacionamento com acionamento eletro-hidráulico e também a função Auto-Hold. O Golf agora adota um freio de estacionamento manual, e no lugar do Auto Hold, entra o sistema Hill Assist.
VW Golf Highline - México - freio de mão de acionamento manual
Outra alteração é a perda do sistema DLA (Assistente de luz dinâmico), mais sofisticado, e mostrado no vídeo abaixo. O Golf vendido no Brasil agora adota o sistema FLA, mais simples, que apenas faz a comutação automática do farol alto para o baixo em velocidades acima de 60 Km/h, quando detecta um carro na direção contrária.
O revestimento em couro Vienna Marrakesh (marrom), mostrado abaixo, também não é mais oferecido como opção, permanecendo o Bege e o Preto.
Volkswagen Golf Highline - interior Marrakesh
O Golf GTI na configuração Premium, que teve seu preço alterado em apenas R$ 359 reais, também ficou sem o sistema de som de alta fideloidade Dynaudio.
Conclusão
Quando do anúncio do início de importação do Golf mexicano para o Brasil aventou-se a hipótese de que em função da perda de itens de tecnologia modelo mexicano relativamente ao alemão poderiam ocorrer "descontos", o que, de fato, não se verificou.
Ao contrário, o Golf ficou até mais caro, mesmo com a isenção de impostos de importação e menos itens.
A Volkswagen do Brasil já está oferecendo em sua rede de concessionárias autorizadas o Golf 2015 importado do México - processo que foi anunciado há cerca de três meses atrás (veja aqui).
O modelo, que substitui o Golf importado da Alemanha, tem diferenças em relação a este (veja detalhamento de diferenças entre o Golf alemão e o mexicano clicando aqui).
A primeira e mais evidente é a substituição do freio de acionamento eletro-hidráulico por um convencional, de acionamento manual.
No vídeo a seguir nós mostramos alguns detalhes do interior e exterior do Golf mexicano.
Esse freio, por ser manual, perde também a função Auto-Hold, que foi substituída pela funcionalidade Hill-Assist.
O modelo das fotos é um Highline com o pacote Exclusive, na cor branca e com teto-solar panorâmico.
Sendo um Highline com o pacote Elegance, ele vem com o interior com revestimento em tecido com a parte central em Alcântara.
Na parte traseira temos os três apoios de cabeça - item de série em todas as versões do Golf.
Na traseira, foi mantida a lanterna em LED - característica do modelo Highline alemão.
Este modelo Highline vem com detalhes em Black Piano tanto no painel de instrumentos quanto no revestimento das portas.
Na parte traseira do habitáculo não há diferenças, já que foi mantida a saída de ar-condicionado para os passageiros.
O apoio de braco dianteiro, porém, ficou um pouco menor e mais baixo em relação ao modelo alemão - decorrente da necessidade de ceder espaço ao freio de estacionamento manual.
No detalhe acima dos apoios de cabeça traseiros, que são iguais aos adotados no veículo proveniente da Alemanha.
Os faróis dianteiros nesta versão Highline com o pacote Elegance não conta com sistema de iluminação diurna em LED - tal funcionalidade vem apenas no Highline com o pacote Exclusive. Além disso, conta com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros como item de série.
Foram mantidas também as luzes ambiente externas abaixo do retrovisores, que se acendem para facilitar o acesso ao carro em ambientes de baixa luminosidade.
Preço
O Golf Highline DSG Elegance mostrado nas imagens tem preço sugerido de R$ 93.235 reais. Isso é resultado da soma do valor do Golf Highline básico (R$ 82.910) com o pacote Elegance (R$ 5.403) e o Teto-Solar Panorâmico (R$ 4.922 reais).
COMENTÁRIOS: Para variar, é a mesma tática pilantra que se prolongado por aqui, onde oferecem um determinado modelo e depois, tiram itens, sem justificar ou com justificativas fracas e, no caso, ainda passaram a cobrar mais pelo modelo que agora, oferece menos do que antes. SÓ PARA LEMBRAR, na Europa, o freio elétrico é opcional, portanto, se era para fazer a retirada do item agora, que já os tivessem encomendados na Europa SEM o item.
Realmente o preço é fora da realidade. Quando troquei o fiesta, cheguei a olhar um Confortline (era novidade em abril) automático. O preço até que era viável, mas o seguro era quase 3 vezes o valor do fiesta. Desisiti.
Sim, olhei e andei. Faltou aquele "algo a mais". O 1.6 achei meio lento e o 2.0 me preocupou quanto ao consumo. Também achei grande demais para meu uso, coisa que não senti no Golf.
Grilo, o 1.6 e 2.0 que me referi foi do focus, respondendo pergunta do Renan. Voltando ao Golf, esse que quase comprei era um Comfortline "pelado", só com a caixa DSG. Ja tinha todos os controles eletrônicos e airbags das versões mais completas, perdia controles no volante, farois de neblina, leds nas sinaleiras traseiras, a/c dual zone e os bancos com alcantara. Era vermelho (sem adicional de pintura) e ainda me ofereceram IPVA e licenciamento gratis (em abril uns 3 mil de desconto). Como ja disse, o valor do seguro me assustou.
Em artigo anterior (veja aqui e aqui) mostramos um Golf Highline Elegance de fabricação mexicana, e agora vamos mostrar outro mexicano, também Highline, mas com o pacote Exclusive.
O modelo mostrado nas imagens tem preço sugerido de R$ 99.857 reais (R$ 82.910 do preço base + R$ 16.947 de opcionais).
Trata-se uma unidade pintada na nova cor Cinza Platinum (R$ 1.040 reais) - cor esta não disponível no modelo proveniente da Alemanha.
Todo Golf Highline vem de série com sistema de alarme com comando remoto e chave tipo canivete, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, 7 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), ar-condicionado digital de duas zonas, assistente de partida na subida "Hill Assist".
Além disso, fazem parte dos itens padrão bloqueio eletrônico do diferencial "EDS e XDS", coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, "Piloto Automático" com limitador de velocidade "Speed Limiter", controle de tração "ASR", controle eletrônico de estabilidade "ESC", direção eletromecânica, display multifuncional com computador de bordo, gaveta sob o banco do motorista.
O interior conta com iluminação ambiente (iluminação dos pés, portas e retrovisores externos) com ajuste de intensidade.
A lanterna traseira vem com iluminação em LED, e o caro conta com lavador e limpador do vidro traseiro com temporizador, luzes de leitura dianteiras e traseiras com iluminação em LED, porta-luvas iluminado, refrigerado e com fechadura, sistema "Start-Stop" com recuperação de energia de frenagem.
O sistema multimídia é do tipo "Composition Media" com tela touchscreen de 5,8", sensor de aproximação e Bluetooth.
Sendo um modelo DSG, ele vem com transmissão automática DSG de 7 velocidades, travamento elétrico central com comando remoto, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função "one touch" e volante multifuncional em couro.
O modelo mostrado conta com o pacote de opcionais Exclusive, ao custo de R$$ 15.595 reais, e que acrescenta "FLA" - Assistente de luz para farol alto, "Map Care" - 3 anos de atualização gratuita dos mapas para o sistema de navegação com SD-Card, "Mode" - Seleção do perfil de condução (Normal / Esporte / Eco / Individual), aquecimento dos bancos dianteiros reguláveis separadamente.
O Exclusive vem com faróis bixenônio com luz de condução diurna em LED, regulagem dinâmica de altura e luz de conversão dinâmica, regulagem dinâmica dos faróis e luzes direcionais para trânsito em curvas, revestimento interno em couro.
Quando se opta pelo pacote Exclusive na Cor Cinza Platinum, é possível escolher duas tonalidades do interior: Preto, ou Couro Vienna Shetland, que é o adotado no modelo mostrado.
O pacote Exclusive já traz rodas de 17 polegadas, mas as mostradas são opcionais, com pintura diamantada preta, desenho Madrid" com pneus 225/45 R17, ao preço adicional de R$ 312,00.
O Golf tanto nas versões Exclusive quanto Comfortline vem de série com saídas de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro.
Na parte traseira, os painéis de porta são revestidos em couro, e, na parte superior, em material emborrachado.
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O encosto traseiro conta sempre com três apoios de cabeça.
Além disso, o encosto é rebatível 40/60 e há cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros.
Na dianteira o motorista conta volante com regulagem de altura e profundidade, e os bancos são ajustáveis em altura.
O acabamento interno, no que respeita aos materiais e montagem não traz alterações visíveis quando comparado com as unidade montadas na Alemanha.
Todos os detalhes de acabamento e peças internas são idênticas às usadas no modelo alemão.
A única diferença fica mesmo por contra do console central, que traz o freio de mão manual, e o porta-objetos perdeu a cobertura.
O porta-luvas permanece totalmente revestido e vem com iluminação ambiente.
O descansa braço dianteiro conta com dois estágios de posicionamento. Na imagem acima temos ele mais adiantado.
E agora mostramos ele o descansa braço mais recuado.
Ao abri-lo temos acesso a um porta-objetos.
O Golf Highline vem com detalhes de acabamento do painel em Black Piano, que, ao contrastar com o bege do bancos cria um efeito de grande requinte e sofisticação.
Nesta versão Highline temos também bancos com conformação esportiva, de desenho diferente dos adotados no Comfortline.
O espaço traseiro é bastante adequado para até três passageiros.
E a posição de dirigir ideal é facilmente encontrada.
Outro detalhe de requinte interno são os porta-objetos das portas revestidos em tecido - o que contribui para ampliar o silêncio interno.
O revestimento em couro bege é denominado Bege Shetland.
Na imagem acima o sistema multimídia com tela de 5.8" e sistema de navegação integrado.
Detalhes externos
|Todos os Golf Exclusive vendidos no Brasil provenientes do México têm de série as lanternas traseiras em LED.
Já os faróis bi-xênon são inclusos no pacote Exclusive, que trazem junto o sistema de iluminação diurna em LED.
O sistema Park Pilot, com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros é de série.
As rodas Madrid - mostradas na imagem acima, são opcionais.
Conclusão
O Golf 2015 proveniente do México perdeu nesta versão Exclusive três itens: freio de mão com acionamento eletro-hidráulico, sistema Auto-Hold (substituído pelo Hill-Assist) e o DLA (substituído pelo FLA).
No que respeita ao acabamento e montagem, porém, pelo que observamos nestas primeiras análises o padrão continua o mesmo observado nas unidades alemãs.
A vantagem da importação mexicana é que incorre em menos impostos e maior disponibilidade.
COMENTÁRIOS: A VW sempre foi a empresa que mais reclamou sobre o custo de produção no Brasil, mas esta versão do Golf é um tremendo contra senso à respeito destas reclamações. Ao trazer o modelo mexicano podou a versão com bancos marrons, versão esta que tinha apenas o couro de cor diferente dos plásticos internos, ou seja, algo fácil de ser feito. No caso desta versão, além do couro, há toda a parte de plástico em cores diferentes, ou seja, no mínimo, há a diferença de custo na confecção de interior com cores diferentes, mais a logística de fazer uso de tal interior.
O Volkswagen Golf que està à venda no Brasil hoje (dezembro/2014) é importado do México - país que produz o Golf vendido também no Canadá e nos EUA. Entretanto, a partir do segundo semestre de 2015 o Golf passará a ver produzido no Brasil, e uma das novidades do modelo nacional será a versão de acesso, Trendline, posicionada abaixo da Comfortline. Este artigo tem o objetivo de traçar uma estimativa de preço dessa nova versão acessível do Golf.
Para estabelecermos a estimativa de preço da versão Trendline, optamos por adotar a proporção de preços estabelecida para o Golf no Canadá, já que por lá o hatch médio já é vendido em versões Trendline, Comfortline e Highline. Entretanto, levamos em consideração apenas o modelo de 5 portas, já que a versão de 3 portas não será produzida no Brasil.
Fizemos uma correlação de proporção de preços entre as versões e depois ajustamos com base na realidade dos preços do Brasil. A tabela abaixo traz na última coluna o que seria o preço dessa versão no Brasil caso fosse mantida a proporção de preço dessa configuração relativamente à Highline.
Modelo
Transmissão
Preço Canadá
Preço Canadá convertido para (R$)
Preço do modelo brasileiro(estimativa)
Preço dos modelos nacionais caso fosse mantida a proporção canadense
VW Golf Trendline 1.4 TSI
MT
19.995 $
R$ 45.989
R$ 61.570
R$ 53.954
VW Golf Trendline 1.4 TSI
AT/DSG
21.395 $
R$ 49.209
R$ 68.249
R$ 60.038
W Gof Comfortline
MT
22.895 $
R$ 52.659
R$ 70.500
R$ 61.779
VW Golf Comfortline
AT/DSG
24.295 $
R$ 55.879
R$ 77.500
R$ 68.176
VW Golf Highline
MT
28.495 $
R$ 65.539
R$ 76.890
R$ 76.890
VW Golf Highline
AT/DSG
29.895 $
R$ 68.759
R$ 83.890
R$ 83.890
Como podemos observar, os preços das versões Comforline no Brasil são mais "caras" relativamente falando que as canadenses. No Canadá o Comfortline custa 19% menos que o Highline, enquanto aqui ele é apenas 8% mais barato. Então fizemos esse ajuste e colocamos na coluna 5, que é a estimativa para o preço dos nacionais.
É importante considerar, também, que essa estimativa foi feita levando em consideração que a motorização 1.4 TSI seja mantida no Trendline. Entretanto, é provável que a VWB use uma motorização mais barata no Trendline, que seria o motor EA-211 1.6 16V de 120 cavalos - adotado atualmente no Fox Highline, o que poderia levar a uma redução adicional de preço.
Dessa forma, com base nos preços praticados para o Golf em dezembro de 2014, de hoje, o Golf Trendline 5 portas 1.4 TSI com transmissão manual teria preço sugerido em torno de R$ 61.600 reais.
Já o Golf Trendline 1.4 TSI equipado com transmissão automática DSG de 7 marchas teria preço sugerido em torno de R$ 68.300 reais.
Voltamos a ressaltar que os valores informados aqui são apenas projeções feitas com base nas correlações de preços das versões do Golf vendidas no Canadá e no Brasil.
De qualquer forma, apesar de estar acima de R$ 60 mil reais, as versões Trendline do Golf DSG estariam precificadas até abaixo dos valores pedidos pela Ford no Focus S, que é de R$ 65.200 para o S 1.6 e de R$ 70.200 reais para o S 1.6 Powershift.
Diferenças Trendline x Comfortline
A versão Trendline do Golf no Canadá já vem de série com 7 airbags, ESP (controle de estabilidade), ASR (controle de tração), direção com assistência elétrica, sistema multimídia com tela de 5.8 polegadas, computador de bordo, alarme com chave de tele comando.
Entretanto, externamente o Golf Trendline adota rodas de 15 polegadas - que são menores que as de 16 polegadas standard do Comfortline e do Highline.
Outro detalhe externo é a ausência de faróis de neblina dianteiros,l assim como a ausência dos sensores de estacionamento dianteiros.
Já na traseira não se notam alterações em relação ao Comfortline, mas esta versão perde os sensores de estacionamento e também a câmera de visão traseira.
O interior da versão Trendline adota um volante de direção totalmente em plástico, sem as inserções em Black Piano observadas no Comfortline. Ele perde também o revestimento em couro no volante, na manopla de câmbio e no freio de mão. Fica devendo também para o Comfortline o Cruise Control.
Entretanto, esta versão vem com o mesmo sistema de ar-condicionado de comando manual Climatic adotado no Comfortline.
E que também conta com saídas de ar para os passageiros traseiros.
O cluster de instrumentos não tem alterações.
E os elementos decorativos em aço escovado também são idênticos aos adotados no Comfortline.
Interessante exercício, bem como conhecer o modelo mais básico. O problema é que no Brasil as coisas custam o que o mercado pode pagar, é impossível prever quanto vai custar.
A estratégia da VW de oferecer o Golf inicialmente com versões mais completas e caríssimas deve favorecer a lucratividade das versões de entrada. A imagem do carro já está associada a um produto de alto valor, independentemente do conteúdo.
Fred escreveu:A estratégia da VW de oferecer o Golf inicialmente com versões mais completas e caríssimas deve favorecer a lucratividade das versões de entrada. A imagem do carro já está associada a um produto de alto valor, independentemente do conteúdo.
Exatamente, as pessoas ja falam do novo Golf como sendo algo de outro mundo, qualquer versão mais despojada mesmo custando pouca coisa amenos acaba sendo comprado.....