Comissão do congresso reprova liberação de carros diesel no Brasil
07/11/2014
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados reprovou o PL-1013/11, que liberava o uso de óleo diesel como combustível para automóveis. O objetivo do texto era liberar a produção e comercialização de veículos leves desse segmento no Brasil.
No entanto, a reprovação cai como um balde de água fria nas pretensões do movimento Aprove Diesel, empenhado em liberar o combustível para veículos abaixo de 1 tonelada. A comissão se posicionou contra porque acredita que “haverá aumento na emissão de poluentes” no país, colocando-o na “contramão da história”.
Ainda assim, a guerra para a liberação do carro diesel no Brasil ainda não está terminada, pois mesmo com a derrota nessa comissão, o PL-1013/11 ainda passará pela Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, bem como na de Minas e Energia e na de Constituição, Justiça e Cidadania.
O revés inicial obriga que o PL-1013/11 seja levado ao plenário da câmara para discussão mediante a assinatura de 51 deputados. Antes, o projeto tramitava em caráter conclusivo, o que dispensava votação, que agora ocorrerá por causa da divergência entre as comissões.
Para a Aprove Diesel, a decisão da comissão foi fundamentada em desconhecimento da evolução técnica e que os níveis de poluição em comparação com a gasolina estão fora da realidade. A entidade diz também que os carros diesel atendem todas as normas de emissões, especialmente na Europa, onde são mais restritivas que no Brasil.
[Fonte: Auto Data]
COMENTÁRIOS: Até que enfim esta discussão anda.... Hoje, não acho que o impacto de tal liberação vá ser significante, pois Diesel só compensa para quem anda muito, tipo taxistas e frotistas. De mais a mais, em grandes cidades do mundo, tipo Berlim e Londes, carros usados como táxi, antes com uso amplo de Diesel, estão sendo trocados por modelos híbridos/elétricos, portanto, para variar, aqui a discussão chega MUITO atrasada. Peço desculpas se estou repetindo o tópico.
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07/11/2014
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados reprovou o PL-1013/11, que liberava o uso de óleo diesel como combustível para automóveis. O objetivo do texto era liberar a produção e comercialização de veículos leves desse segmento no Brasil.
No entanto, a reprovação cai como um balde de água fria nas pretensões do movimento Aprove Diesel, empenhado em liberar o combustível para veículos abaixo de 1 tonelada. A comissão se posicionou contra porque acredita que “haverá aumento na emissão de poluentes” no país, colocando-o na “contramão da história”.
Ainda assim, a guerra para a liberação do carro diesel no Brasil ainda não está terminada, pois mesmo com a derrota nessa comissão, o PL-1013/11 ainda passará pela Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, bem como na de Minas e Energia e na de Constituição, Justiça e Cidadania.
O revés inicial obriga que o PL-1013/11 seja levado ao plenário da câmara para discussão mediante a assinatura de 51 deputados. Antes, o projeto tramitava em caráter conclusivo, o que dispensava votação, que agora ocorrerá por causa da divergência entre as comissões.
Para a Aprove Diesel, a decisão da comissão foi fundamentada em desconhecimento da evolução técnica e que os níveis de poluição em comparação com a gasolina estão fora da realidade. A entidade diz também que os carros diesel atendem todas as normas de emissões, especialmente na Europa, onde são mais restritivas que no Brasil.
[Fonte: Auto Data]
COMENTÁRIOS: Até que enfim esta discussão anda.... Hoje, não acho que o impacto de tal liberação vá ser significante, pois Diesel só compensa para quem anda muito, tipo taxistas e frotistas. De mais a mais, em grandes cidades do mundo, tipo Berlim e Londes, carros usados como táxi, antes com uso amplo de Diesel, estão sendo trocados por modelos híbridos/elétricos, portanto, para variar, aqui a discussão chega MUITO atrasada. Peço desculpas se estou repetindo o tópico.