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Liberação de carros a Diesel no Brasil

3 participantes

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KÜLL



Comissão do congresso reprova liberação de carros diesel no Brasil

  • Combustíveis
  • Governamental/Legal
  • Mercado
  • Tecnologia


07/11/2014

Liberação de carros a Diesel no Brasil 700x466xvolkswagen-passat-tdi-recorde-11-700x466.jpg.pagespeed.ic.ITbTb4cW-g
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados reprovou o PL-1013/11, que liberava o uso de óleo diesel como combustível para automóveis. O objetivo do texto era liberar a produção e comercialização de veículos leves desse segmento no Brasil.
No entanto, a reprovação cai como um balde de água fria nas pretensões do movimento Aprove Diesel, empenhado em liberar o combustível para veículos abaixo de 1 tonelada. A comissão se posicionou contra porque acredita que “haverá aumento na emissão de poluentes” no país, colocando-o na “contramão da história”.
Ainda assim, a guerra para a liberação do carro diesel no Brasil ainda não está terminada, pois mesmo com a derrota nessa comissão, o PL-1013/11 ainda passará pela Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, bem como na de Minas e Energia e na de Constituição, Justiça e Cidadania.
O revés inicial obriga que o PL-1013/11 seja levado ao plenário da câmara para discussão mediante a assinatura de 51 deputados. Antes, o projeto tramitava em caráter conclusivo, o que dispensava votação, que agora ocorrerá por causa da divergência entre as comissões.
Para a Aprove Diesel, a decisão da comissão foi fundamentada em desconhecimento da evolução técnica e que os níveis de poluição em comparação com a gasolina estão fora da realidade. A entidade diz também que os carros diesel atendem todas as normas de emissões, especialmente na Europa, onde são mais restritivas que no Brasil.
[Fonte: Auto Data]

COMENTÁRIOS: Até que enfim esta discussão anda.... Hoje, não acho que o impacto de tal liberação vá ser significante, pois Diesel só compensa para quem anda muito, tipo taxistas e frotistas. De mais a mais, em grandes cidades do mundo, tipo Berlim e Londes, carros usados como táxi, antes com uso amplo de Diesel, estão sendo trocados por modelos híbridos/elétricos, portanto, para variar, aqui a discussão chega MUITO atrasada. Peço desculpas se estou repetindo o tópico.

R8V

R8V
Administrador

Aqui, nesse momento, é hora de discutir os híbtridos(como aquele C3) e elétricos , a discussão do diesel veio tarde demais.

E incentivar o etanol, pois ele continua sendo uma boa opção ecológica.

Fabiano

Fabiano

R8V escreveu:Aqui, nesse momento, é hora de discutir os híbtridos(como aquele C3) e elétricos , a discussão do diesel veio tarde demais.

E incentivar o etanol, pois ele continua sendo uma boa opção ecológica.

Concordo contigo, apesar se ser a favor da liberação do diesel em veículos de passeio, o momento é discutir híbridos/elétricos e colocar o Etanol de uma forma descente no mercado de combustíveis denovo.

Aliás, o que poderíamos dizer a respeito, que tipo de politica deveria gerir o Etanol para que ele aflorasse novamente como uma opção viável?

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Regulamentar o etanol como combustível e oferecer incentivos, seriam os primeiros passos.

KÜLL



Comissão do congresso reprova liberação de carros diesel no Brasil

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  • Governamental/Legal
  • Mercado
  • Tecnologia


07/11/2014

Liberação de carros a Diesel no Brasil 700x466xvolkswagen-passat-tdi-recorde-11-700x466.jpg.pagespeed.ic.ITbTb4cW-g





A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados reprovou o PL-1013/11, que liberava o uso de óleo diesel como combustível para automóveis. O objetivo do texto era liberar a produção e comercialização de veículos leves desse segmento no Brasil.
No entanto, a reprovação cai como um balde de água fria nas pretensões do movimento Aprove Diesel, empenhado em liberar o combustível para veículos abaixo de 1 tonelada. A comissão se posicionou contra porque acredita que “haverá aumento na emissão de poluentes” no país, colocando-o na “contramão da história”.
Ainda assim, a guerra para a liberação do carro diesel no Brasil ainda não está terminada, pois mesmo com a derrota nessa comissão, o PL-1013/11 ainda passará pela Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, bem como na de Minas e Energia e na de Constituição, Justiça e Cidadania.
O revés inicial obriga que o PL-1013/11 seja levado ao plenário da câmara para discussão mediante a assinatura de 51 deputados. Antes, o projeto tramitava em caráter conclusivo, o que dispensava votação, que agora ocorrerá por causa da divergência entre as comissões.
Para a Aprove Diesel, a decisão da comissão foi fundamentada em desconhecimento da evolução técnica e que os níveis de poluição em comparação com a gasolina estão fora da realidade. A entidade diz também que os carros diesel atendem todas as normas de emissões, especialmente na Europa, onde são mais restritivas que no Brasil.
[Fonte: Auto Data]

COMENTÁRIOS: Lembram da reportagem que falava do aumento de particulados emitidos pelos motores com injeção direta? Pois é, este é o caso, lá, motores a Diesel emitem menos particulados do os a gasolina, devido à escolha deste combustível por lá e, portanto, o desenvolvimento deste tipo de motor.

R8V

R8V
Administrador

Em termos de poluição, não acho que hoje tenha tanta diferença; mas agora o momento é de discutir os elétricos e híbridos.

Mas com essa falta de vontade política(vide o caso do diesel,a omissão dos elétricos no tocante à redução do IPI e a falta da regulamentação do etanol), fica difícil...

KÜLL



PROJETO DE LEI QUE LIBERA CARROS A DIESEL RECEBE PRIMEIRO PARECER FAVORÁVEL

Texto vai ser analisado novamente em comissão na próxima semana e só depois pode seguir para o plenário, mas não há prazo para ser votado

por REDAÇÃO AUTOESPORTE

13/11/2015 09h18

Liberação de carros a Diesel no Brasil Motor_tdi_diesel_da_volkswagen_2
Motor TDI diesel da Volkswagen (Foto: Divulgação)

O projeto de Decreto Legislativo que tenta liberar a venda de carros de passeio equipados com motores a diesel no Brasil passou por uma primeira análise e recebeu parecer favorável no Senado Federal. Mas, sua aprovação ainda não está garantida.

O projeto de lei nº 84 foi proposto pelo Senador Benedito de Lira em abril deste ano e encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Nesta quarta-feira (11) o Senador Marcelo Crivella, relator do projeto, terminou sua análise do texto e deu parecer favorável. O relator tinha como objetivo avaliar se os argumentos apresentados pelo autor do projeto eram válidos.

O texto proposto por Benedito de Lira argumenta que a venda dos carros de passeio a diesel foi proibida com base em decisões do extinto Departamento Nacional de Combustíveis (DNC) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que "extrapolaram os limites de competência do Poder Executivo". Segundo o Senador, esses órgãos não teriam competência para determinar a proibição da venda, já que isso seria prerrogativa do Congresso Federal.
Assim, o autor propõe que essas determinações sejam revogadas, liberando, na prática, a venda de qualquer tipo de carro equipado com motor a diesel. Em seu parecer favorável, o relator do caso afirma que há "flagrante extrapolação do poder regulamentar" na Portaria nº 23, de 6 de junho de 1994, que limitou a venda de motores a diesel em veículos de carga, transporte coletivo ou fora de estrada. Em outras palavras, o DNC e o Contran teriam, há mais de vinte anos, decretado a proibição da venda de carros leves a diesel sem ter competência para isso, segundo a análise deste caso.
Em resposta à Autoesporte, a assessoria de imprensa do Ministério das Cidades informou que "por ainda se tratar de um projeto de lei o Denatran não se posicionará sobre o assunto".
Liberação de carros a Diesel no Brasil Img_0769
Próximas etapas
Isso não significa, porém, que a venda dos carros a diesel esteja para ser liberada. Na próxima quarta-feira (18), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado irá se reunir novamente e analisará o parecer desta semana. Então, será publicado um novo parecer, desta vez uma análise de toda a comissão a respeito do voto do relator.
Se for novamente aprovado pelo colegiado, o Projeto de Decreto Legislativo é despachado para a coordenação do Senado até o dia seguinte. Durante uma semana, outros senadores poderão propor emendas ao caso. Caso alguma emenda seja feita, os integrantes da CCJ têm até 20 dias para analisá-las. Não tendo emendas, cabe à presidência do Senado colocar o assunto na pauta. Em votação, teria que ser aprovado por maioria simples no plenário da casa. Depois de aprovado no Senado, o projeto ainda teria que ser votado novamente no plenário da Câmara dos Deputados.
No entanto, esse tipo de projeto de lei não tem prazo para ser colocado em pauta. Tudo depende de decisão políticados líderes dos partidos de colocar ou não o assunto em votação. Mesmo depois de aprovado pela CCJ, pode nunca vir a ser votado em plenário.

Liberação de carros a Diesel no Brasil Golfgtd
Volkswagen Golf GTD (Foto: Divulgação)

Fabiano

Fabiano

Quase dois meses aqui, e já começo a ver as vantagens de não permitir a abastecer carros a diesel, quem enfrente trânsitos de cidade no dia-dia, sofre com o péssimo odor de tantos carros a diesel que tem rodando por aqui, não estou bem certo ainda, mas não compraria um neste momento, ainda mais como os kits de LPG são montados nos carros e o custo do metro cúbico.

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Fora a lambança do "Dieselgate/VW" que, convenhamos, sem trocadilho, sujou e muito a imagem dos motores com este combustível.

R8V

R8V
Administrador

Imagino que os a gasolina tenham a mesma "malandragem".

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