TOYOTA ETIOS GANHA MELHORIAS IMPORTANTES PARA LINHA 2017 O Toyota Etios chegou à linha 2017 quase sem mudanças no visual, mas não se engane, porque o modelo tratou de melhorar naquilo que os olhos não veem. Com preços a partir de R$ 43.990, o compacto ganhou mais equipamentos e novas motorizações para justificar o aumento de R$ 2 mil em relação à versão anterior. E se a intenção é aposentar o pé esquerdo, agora existe a opção de câmbio automático para todas as configurações.
Confira todos os preços do novo Toyota Etios 2017:
Toyota Etios X manual – R$ 43.990
Toyota Etios X automático - R$ 47.990
Toyota Etios XS manual - R$ 48.995
Toyota Etios XS automático - R$ 52.495
Toyota Etios XLS manual - R$ 53.895
Toyota Etios XLS automático – R$ 57.395
Toyota Etios Sedan X manual - R$ 48.495
Toyota Etios Sedan X automático - R$ 51.995
Toyota Etios Sedan XS manual - R$ 51.695
Toyota Etios Sedan XS automático - R$ 55.195
Toyota Etios Sedan XLS manual - R$ 56.795
Toyota Etios Sedan XLS automático – R$ 60.295
Toyota Etios Cross manual - R$ 57.395
Toyota Etios Cross automático - R$ 60.895
Novidades do lado de dentro
Por fora, só as novas rodas e a antena mais curta identificam a atualização, mas basta entrar na cabine para perceber a primeira melhoria: o quadro de instrumentos. Tudo bem que os mostradores continuam no meio do painel, uma posição pouco habitual para alguns motoristas, mas agora ficou mais fácil de ler as informações graças ao novo conjunto digital com duas telas de TFT e computador de bordo – ambos de série em toda a gama.
Os vidros mais espessos nas portas dianteiras e no para-brisa, a nova proteção interna dos para-lamas e as aletas aerodinâmicas sob o para-choque foram pensados para diminuir os ruídos no interior da cabine, que agora recebe todos os ocupantes com cintos de três pontos e apoio de cabeça (antes indisponíveis para o quinto passageiro). Além disso, as versões mais em conta X e XS também ganharam novos tecidos de revestimento para os bancos.
Menos perceptível é a atualização na direção elétrica, que ganhou novo ajuste para ficar mais precisa e vem acompanhada de mudanças no conjunto de suspensão, que ganhou batentes hidráulicos e realmente trata melhor quem vai a bordo. Se antes o Etios já era bom de guiar, agora ele ainda te poupa das batidas secas ao passar por buracos e obstáculos, mas o acabamento interno ainda deixa a desejar e destoa quando comparado à concorrência.
Aumento nas vendas
“Preferimos deixar nossos clientes mais satisfeitos do que vender mais, esse é o nosso objetivo”, diz Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da Toyota. Ainda assim, a marca projeta um crescimento de 8% das vendas em relação a 2015, o que totalizaria 68 mil unidades comercializadas neste ano. A grande fidelidade dos clientes pode ajudar a atingir a marca, já que a fabricante indica que 65% dos donos de Etios voltam a comprar o modelo.
A potência, que antes era de 90 cv no motor menor e de 96 cv no motor maior, também aumentou e agora é de 98 cv e 107 cv, respectivamente. Além disso, já não é mais preciso se preocupar com o tanquinho de partida a frio, que foi aposentado para dar lugar a um sistema de aquecimento de combustível. O consumo também ficou mais amigável, com uma redução de até 9% em comparação com o modelo anterior, de acordo com a Toyota.
Novos câmbios
Única opção oferecida até então, o câmbio manual de cinco velocidades deu lugar a uma nova transmissão com seis velocidades, sendo que a última marcha funciona como um overdrive, que diminui as rotações do motor e o consumo de combustível na estrada. A embreagem também passou por melhorias e agora tem funcionamento mais suave graças ao acionamento hidráulico, enquanto o modelo anterior tinha um sistema mecânico.
O câmbio automático será oferecido para toda a linha por R$ 3.500, mas não chega a ser uma novidade para os brasileiros, já que é o mesmo utilizado pela última geração do Corolla. Com apenas quatro marchas, a caixa não traz recursos já disponíveis em modelos mais modernos, como opções trocas manuais ou modos de condução visam a esportividade e ou a eficiência energética. O controle automático de velocidade é de série a partir da versão XS.
Melhor do que os câmbios automatizados, a opção adotada no Etios deixa a desejar quando comparada a concorrentes que já dispõem inclusive de caixas com seis velocidades – como é o caso dos Chevrolet Cobalt e Prisma. As retomadas são lentas e as quatro marchas cobram seu preço nas acelerações e nas ultrapassagens, por exemplo, mas a Toyota afirma que a opção tem boa relação custo-benefício e atende as expectativas dos consumidores.
Cores e preços das revisões
Agora disponível em oito cores, o Etios recebeu duas novas opções inspiradas na linha Lexus (marca de luxo da Toyota), sendo uma prata e outra cinza – a carroceria também é oferecida em azul, vermelho, preto, um tom de prata e dois tons de branco. No que diz respeito às manutenções, o custo total previsto para o modelo é de R$ 2.400 ao longo das seis revisões programadas até os 60 mil quilômetros, sendo que a garantia total é de 3 anos. Confira os preços das revisões:
10.000 km – R$ 213,00
20.000 km – R$ 417,00
30.000 km – R$ 410,00
40.000 km –R$ 567,00
50.000 km – R$ 317,00
60.000 km – R$ 4940,00
Fonte: AutoEsporte