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Citroën C4 Cactus (nacional)

3 participantes

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1Citroën C4 Cactus (nacional) Empty Citroën C4 Cactus (nacional) Seg 7 maio - 15:12

KÜLL



Citroen C4 CACTUS nacional tem primeiras fotos divulgadas

CATEGORIAS: CITROEN , CITROEN-C4-CACTUS , LANÇAMENTO , [url=https://www.car.blog.br/search/label/Lan%C3%A7amento Brasil]LANÇAMENTO BRASIL[/url] , SUV 7 COMENTÁRIOS






A Citroën apresenta as primeiras imagens de seu SUV C4 CACTUS para o Brasil. O modelo tem previsão de chegada ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2018.

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O C4 CACTUS brasileiro é baseado em um projeto global, com desenvolvimento e produção realizados na América Latina, com design para atender as demandas e o gosto dos clientes latino-americanos.

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A estética é caracterizada por frente alta, mantendo as tradicionais características dos SUV, porém com uma silhueta mais dinâmica. Assim como os últimos lançamentos da marca, a frente se destaca pelo grupo ótico em dois níveis.

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No perfil, uma silhueta que contempla um teto “flutuante”, barras superiores, rodas aro 17“ diamantadas com pneus de uso misto e os protetivos Airbump®️, assinatura estilística do modelo.

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Na traseira, destaque para o aerofólio integrado e para os módulos em LED com efeito 3D, que formatam a assinatura luminosa gráfica.

COMENTÁRIOS: Quem diria... Falaram tanto que o interior seria diferente do modelo europeu e, ao que parece, É EXATAMENTE O MESMO.[/size]

KÜLL



[size=52]Citroën C4 Cactus chega no segundo semestre de 2018[/size]

8 comentários
Ricardo de Oliveira
3 Minutos de Leitura


Citroën C4 Cactus (nacional) C4-cactus-teaser-1-1-1024x767
O Citroën C4 Cactus em breve estará rodando por ruas e estradas brasileiras. O crossover da marca francesa chega no chega no segundo semestre de 2018. A marca francesa divulgou algumas imagens do modelo que, pelo jeito, não apresenta alterações na estética frontal, mas revela o que já era esperado aqui no Brasil: portas traseiras com janelas de abertura vertical.
O item é importante, visto que o consumidor brasileiro não está mais acostumado com janelas basculantes, visto que a tendência de mercado dos carros com duas portas caiu por terra há muito tempo. Além disso, portas traseiras com esse tipo de janela não são de costume dos compradores nacionais, embora seja aceitável em mercados mais orientados com a Europa. Tanto é que o Volkswagen up! nacional teve o projeto alterado também nesse aspecto.
Fora isso, o Citroën C4 Cactus se apresenta da mesma forma que no mercado europeu, onde surgiu em 2014, sendo feito atualmente apenas em Madrid, Espanha. Em seu segundo visual, após reestilização recente, o crossover apresenta conjunto ótico duplo localizado no mesmo corpo do para-choque, enquanto repetidores de direção e luzes diurnas, ambos em LED, ficam em separado na parte superior. Uma estreita grade com o duplo chevron se apresenta na parte superior.
Citroën C4 Cactus (nacional) C4-cactus-teaser-2-1-1024x767
O protetor frontal ainda agrega uma grade centralizada e outra inferior, onde os faróis de neblina possuem molduras em cor contrastante, bem como pequenas entradas de ar se revelam nas laterais. O Citroën C4 Cactus terá Airbumps no Brasil, sendo esses fixados na base das portas, em tamanho menor que no modelo anterior, cuja superfície abrangia quase toda a lateral do veículo. Por aqui, retrovisores, teto, molduras dos faróis de neblina e uma das molduras dos Airbumps terão contraste em relação à pintura.
As lanternas duplas são de LED e cortadas pela tampa do porta-malas. O para-choque envolvente não teve alteração. Nota-se na exclusividade que as maçanetas são pretas e que a moldura das portas traseiras permite um vidro menor, que deve baixar até a base da janela. No teto, barras longitudinais estilizadas. Não se sabe se ganhará teto panorâmico por aqui. Suspensão elevada e saias de rodas protegidas ajudam a reforçar a proposta aventureira do Citroën C4 Cactus. As rodas de liga leve tem desenho esportivo e aro 17 polegadas.
Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-2018-12-1024x770
O interior do modelo brasileiro – que será feito em Porto Real-RJ – não foi revelado, mas acredita-se que terá cluster digital. A multimídia com Android Auto e Car Play será outro item importante. Em relação ao interior, existe a chance de manutenção do estilo francês, que possui bancos largos e confortáveis, bem como padronagem bem exclusiva e atraente.
Dois pontos importantes ainda não conferidos são a mecânica e o Citroën Advanced Comfort. No primeiro caso, o motor pode ser tanto o 1.6 EC5M de até 118 cavalos e/ou o 1.6 THP Flex com até 173 cavalos. Mas, o que se espera mesmo é o Puretech 1.2 Turbo Flex com 110 ou 130 cavalos na gasolina. O câmbio automático de seis marchas é quase obrigatório. No segundo caso, são desejáveis os batentes hidráulicos progressivos, isolamento acústico ampliado e bancos de densidade exclusiva, o que ainda não foi confirmado.

COMENTÁRIOS: Ué?! Na reportagem anterior, então, o interior não é o do modelo nacional?

KÜLL



Citroën C4 Cactus nacional aparece nas primeiras imagens oficiais
[size=12][size=11]LANÇAMENTOS[/size]
PrincipalCitroënC4 CactusNotícias[/size]

MAI 07, 2018 em 14:03



POR: NICOLAS TAVARES, Repórter


SUV compacto terá motores 1.6 de 118 cv e 1.6 THP de 173 cv


O Citroën C4 Cactus será a principal novidade da marca francesa para o nosso mercado e filial brasileira acaba de divulgar as primeiras imagens do modelo nacional. Com algumas diferenças de design em relação ao europeu, o novo SUV compacto tem estreia agendada para o segundo semestre.

“Mais do que um produto estratégico, o C4 Cactus representa para nós a renovação da Citroën, totalmente conectada aos desejos e necessidades de nossos clientes”, explica Ana Theresa Borsari, presidente do Grupo PSA no Brasil. “Ele é a essência da marca hoje e chega para romper os códigos do segmento.”
Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-br-primeiras-imagens
No exterior, as mudanças mais chamativas são a adoção de rack no teto e os vidros diferentes nas portas traseiras. A alteração dos vidros é fácil de entender: na Europa eles são do tipo basculantes (ou seja, saltam para fora da carroceria), o que não teria boa aceitação no Brasil. Por isso, agora tem vidros comuns e adicionaram molduras nas colunas. Assim como os últimos lançamentos da marca, a dianteira incorpora o novo DNA de estilo com a adoção do grupo óptico em dois níveis.
Outra novidade de estilo é o chamado teto flutuante, ou seja, a pintura apenas do teto em cor contrastante, diferente dos concorrentes que trazem a pintura também na coluna C. Completa o visual as rodas aro 17“ diamantadas com pneus de uso misto e os exclusivos Airbump®️.
Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-br-primeiras-imagens
A Citroën ainda não divulgou fotos do interior nem informações sobre sua mecânica, mas é possível notar duas coisas nas imagens. Aproximando as fotos, podemos ver o mesmo painel digital que estreou no C4 Lounge reestilizado. E, na tampa traseira, está o emblema THP, indicando que terá o motor 1.6 THP de 173 cv. Deve utilizar também o 1.6 FlexStart aspirado de 118 cv. As transmissões devem ser a manual de 5 marchas e automática de 6 velocidades, somente com tração dianteira. A produção será em Porto Real (RJ).
Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-br-primeiras-imagens
Fotos: Divulgação

Citroën C4 Cactus BR - Primeiras imagens



Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-br-primeiras-imagens

4 fotos

Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-br-primeiras-imagens
Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-br-primeiras-imagens
Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-br-primeiras-imagens
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4Citroën C4 Cactus (nacional) Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Qui 10 maio - 16:13

Grilo

Grilo
Administrador

Estou bem curioso para saber o que fizeram com o interior. Ele precisaria de uma reforma bem grande para não ser taxado de exotico/estranho por aqui, infelizmente.

http://www.autouniverso.com.br

5Citroën C4 Cactus (nacional) Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Sex 11 maio - 11:11

R8V

R8V
Administrador

A princípio, gostei .

6Citroën C4 Cactus (nacional) Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Sex 25 maio - 11:35

KÜLL



[size=52]Testes e lançamentos[/size]










[size=52]Citroën C4 Cactus nacional sem segredos: UOL Carros andou e conta tudo[/size]






  • Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-nacional-1527112172395_v2_1920x1279


    [size=32]Veja como será o Citroën C4 Cactus nacional[/size]


  • Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-2018-1520433438064_v2_150x150


  • Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-nacional-1527112153669_v2_150x150


  • Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-2018-1520433436353_v2_150x150


  • Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-camuflagem-lateral-1527112146539_v2_150x150


  • Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-camuflagem-1527112139931_v2_150x150


  • Citroën C4 Cactus (nacional) Projecao-do-painel-do-c4-cactus-brasileiro-1527202474938_v2_150x150

    [size=30]+4[/size]













Eugênio Augusto Brito
Do UOL, em São Paulo (SP)
25/05/2018 00h00


Dirigimos unidades de teste do crossover feito para o Brasil e para Argentina; modelo chega antes do Salão de SP
Você já sabe: a Citroën vai lançar seu primeiro "SUV" no Brasil antes do Salão do Automóvel de São Paulo (que acontece em novembro). Com a missão de concorrer com Honda HR-V, Nissan Kicks, Jeep Renegade e afins, o C4 Cactus já foi rotulado pela própria direção da Peugeot-Citroën como "o maior lançamento de sua história no Brasil".
Pudera: o C4 Catus terá de atualizar a base de produtos compactos do grupo PSA na América Latina e, ainda, reverter a queda contínua nas vendas da fabricante. Vai dar conta do recado? 
Citroën C4 Cactus (nacional) ?dc=5550001580;ord=1527258875645

[ x ]

Essa resposta só será completa com o lançamento de fato e o início das vendas, mas UOL Carros já pode antecipar o debate: participamos da "primeira experiência de rodagem do Projeto F3" (o codinome interno do C4 Catus nacional), e trazemos em primeira mão nossas impressões sobre esse teste muito específico. Veja como foi.


Alta expectativa


É exatamente isso que UOL Carros sente após ter experimentado quatro unidades "pré-série" do C4 Cactus nacional por quase 250 quilômetros, tanto ao volante, quanto como passageiro no banco de carona e no banco traseiro. "Pré-série" é o termo usado para carros construídos para testes finais, mas ainda fora do padrão final de montagem que será usado nas unidades para venda.
Com foco no desenvolvimento de chassis e trem-de-força, os carros tinham disfarces visuais (camuflagem), enquanto o interior era totalmente fora do padrão. Materiais, texturas e cores eram mescladas e, em alguns casos, ainda inexistentes. Tanto que a fabricante proibiu fotos da cabine. A imagem que temos no álbum que ilustra essa reportagem é uma "projeção" (mas bem fiel) baseada no que vimos.
Apesar dessas ressalvas, boa parte do material visto no interior já é suave ao toque, com boas texturas e boas soluções de posicionamento de comandos. O volante, por exemplo, estreia um novo padrão no Brasil: vem do C3 europeu e traz boa ergonomia e tecnologia multifunção.
Não é um SUV, como a Citroën já afirma em suas peças de marketing, porém. É um crossover: o comprimento chama mais atenção que largura ou alturas -- não há qualquer dado técnico revelado neste momento, mas ele nos aparentou estar muito próximo do modelo europeu (que vimos de perto em março, em Genebra), ainda que sejam construídos sobre bases diferentes (fabricado na Espanha, o carro europeu usa a plataforma PF1 do novo C3, tendo 4,17 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos; o brasileiro usa a base do 2008, mas ampliada -- o crossover da Peugeot, por exemplo tem 4,15 m e 2,54 m).
Assim, o Cactus tem estabilidade em curvas mais ao nível de sedãs e peruas (por ter centro de gravidade mais baixo), menos como um SUV (geralmente mais alto); o espaço para passageiros é bom, mas o de carga não é tão generoso quanto em rivais; tração é apenas 4x2 e dianteira; há um ajuste do controle de estabilidade para melhorar uso de freios e aderência de rodas em terrenos mais difíceis (exatamente como o "Grip Control" do 2008), mas nada de controle de tração avançado ou bloqueio de diferencial.
Mesmo com detalhes a serem evoluídos, afirmamos: o C4 Cactus é o melhor veículo feito pela PSA em suas fábricas do mercado sul-americano (Brasil e Argentina). Para competir em pé de igualdade com qualquer outro rival urbano do segmento, basta saber posicioná-lo em termos de preços e entrega de equipamentos, nossa maior dúvida nesse momento. 



Citroën C4 Cactus (nacional) Citroen-c4-cactus-camuflagem-lateral-1527112146539_v2_750x421

C4 Cactus será mais longo e mais espaçoso que o Peugeot 2008, isso é certoImagem: Pedro Bicudo/Divulgação


Direto aos detalhes   


Dos quatro carros experimentados desse "Projeto F3", um era um veículo "argentino", com motor 1.6 THP de 165 cavalos máximos programado para rodar com a gasolina E10 (com mistura de até 10% de etanol) utilizada no país vizinho. Os demais eram "brasileiros", com o 1.6 THP Flex chegando a 173 cv máximos, calibrado para rodar usando tanto a mistura E27 (gasolina com até 27% de etanol), quanto etanol puro (E100). Câmbio em todos os casos foi o automático de seis marchas, já utilizado no C3, Aircross, C4 Lounge, Peugeot 308 e 408.
Ainda não está claro se a Citroën terá configurações usando câmbio manual ou mesmo o motor 1.6 aspirado (que ajudou o 2008 a não ser tão aceito no mercado). Há especulações sobre a estreia de uma versão 1.2 turbo (como na Europa), mas a empresa cala totalmente sobre esta possibilidade e nós não apostaríamos nisso para o momento. Aliás, os técnicos se calaram sobre qualquer pergunta feita em termos de equipamentos.
Voltando ao motor THP, nos testes de validação, seu sistema de partida a frio (sem tanque) é submetido a temperaturas mínimas entre -5ºC (patamar para homologação brasileira) e -16º (padrão argentino), tendo de funcionar normalmente, sem trancos ou falhas de arranque.
Duas das unidades tinham respostas mais morosas ao acelerador, enquanto as outras duas (incluindo a argentina) eram bastante precisas, diretas. A Citroën afirma que são opções de mapeamento de acelerador, volante a até de suspensão a serem colocadas na balança. Claro, preferimos aquelas com respostas mais diretas, mas mesmos as relativamente "anestesiadas" ainda são muito boas e serviriam bem ao consumidor que gosta de conforto ao rodar.   
Falhas do Peugeot 2008 foram corrigidas: há mais espaço para passageiros, o porta-malas não teve volume divulgado, mas parece manter o espaço mediano do Cactus europeu, a alavanca de freio usa o padrão "Z", com uso mais facilitado que o mecanismo curto do modelo da Peugeot. Por fim, há o casamento do motor THP com o câmbio automático de seis marchas e com uma calibração mais perfeita do que aquela utilizada até mesmo no sedã C4 Lounge renovado, deixando o Cactus rodar mais suave, com menos barulho e trancos, aproveitando melhor os giros do motor e sendo mais preciso nas retomadas.
Mesmo sem qualquer indicação sobre os equipamentos, alguns itens já estavam presentes e deverão permanecer, ao menos nas versões mais caras: assistente de condução com frenagem automática (que funciona de forma mais correta do que no Nissan Kicks); informativo de velocidade máxima do trecho baseado em GPS; ar-condicionado digital de duas zonas; alerta de atenção do condutor, faróis direcionais automáticos e luzes diurnas de LED. Ausências sentidas: aletas para trocas manuais de marchas no volante; teto solar (existente no 2008 e no C4 Cactus europeu)´, bancos ainda mais confortáveis (o C4 Cactus europeu, aliás, estreia tecnologia nesse sentido) e faróis Full LED. 
Retrovisores internos comuns podem conviver com peças com anti-ofuscamento automático (versões mais completas), de acordo com a versão; auxílio de estacionamento pode ter câmera de ré com gráficos simples, mas sem sensor. E as rodas aro 17 com pneus 205/55 utilizadas se mostraram adequadas para nosso pavimento, sem deixar carro arisco ou solto em demasia.



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Nossa projeção para o interior do C4 Cactus nacional: mistura de Cactus europeu, C3 europeu e C4 Lounge argentinoImagem: Arte UOL Carros


Soluções locais, novas possibilidades


Vantagens para o C4 Catus europeu puderam ser confirmadas: os vidros das portas traseiras realmente são convencionais, com acionamento elétrico (e não basculantes). O desenho das rodas será exclusivo e mais adequado ao nosso piso. E há racks enormes sobre o teto, que são tanto funcionais (permitem ancoragem correta de bagagem), quanto estéticos (dão mais altura, "porte", ao Cactus, coisa que não ocorre com o europeu). 
Ainda que o acabamento ainda não esteja definido, o fato de usar a base de estilo do C3 europeu, não do C4 Cactus europeu, se mostra um acerto: não há o porta-luvas duplo, que pode ser uma perda, mas permite o uso de estilo e materiais mais próximos do que nosso consumidor aceita. O Cactus europeu se vale de tecidos como lona e sarja e usa puxadores que remetem às alças de maças e valises de luxo, com presilhas metálicas, que acabariam encarecendo o produto sem necessidade.
No caso do C3 europeu, bem como do nosso Cactus, detalhes são mais racionais e, ainda assim, há chance do uso de cores em alguns painéis, para fazer uma graça e atrair consumidores diferentes em algumas versões (como faz o Kicks, de novo, ou mesmo o Hyundai Creta). Quer um bônus disso tudo? Com a produção do C4 Cactus nacional, a Citroën dá também alguns passos em direção à possibilidade de ter, em breve, um novo C3 nacional semelhante ao europeu.
Fora isso, o design externo terá a mesma pegada. Dianteira e lanternas traseiras lembram bastante outro modelo da família C4, a minivan C4 Picasso. Há muitos apliques de plástico por toda a carroceria, além de variantes com teto em cor contrastante.

7Citroën C4 Cactus (nacional) Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Sex 25 maio - 11:44

KÜLL



PRIMEIRAS IMPRESSÕES: CITROËN C4 CACTUS NACIONAL

Em seu pior momento no Brasil, Citroën prepara o lançamento do utilitário compacto que chega entre setembro e outubro para revitalizar a marca



por DIOGO DE OLIVEIRA



25/05/2018 00h01
Citroën C4 Cactus (nacional) Alta-0589
PARA SE DIFERENCIAR, CACTUS NACIONAL APOSTARÁ NO MOTOR 1.6 THP FLEX DE 173 CV ASSOCIADO AO CÂMBIO AUTOMÁTICO DE SEIS MARCHAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)



Era verão de 2003 quando acompanhei meu pai até a concessionária Versailles, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, para fazer a revisão do seu Xantia. Eu adorava ir à oficina e conferir os modelos novos do showroom. E foi numa dessas visitas que avistei pela primeira vez o Citroën C3. Na época, fiquei encantado com seu design. Era totalmente fora do padrão da categoria, por fora e por dentro. Queria que meu velho levasse o hatch para casa — até tentei convencê-lo! Mas não era barato e não tínhamos grana para outro Citroën. A francesa sempre atuou como marca premium e cobrava caro. Qualquer parada do sedã médio na manutenção era uma nota.
Isso foi há mais de 15 anos, e muito mudou desde então. A revenda Versailles fechou e o momento da parisiense não é dos melhores, o que joga a responsabilidade sobre seu futuro lançamento, o inédito Citroën C4 Cactus. Lançado na Europa em 2014, o utilitário derivado do C3 surgiu com elevada dose de irreverência, bem ao estilo do fabricante. A primeira versão, já cotada para o Brasil, apareceu como conceito em edições passadas do Salão do Automóvel de São Paulo, mas era excêntrica demais para os padrões daqui. Os airbumps, bolsas de ar externas que preenchiam laterais e para-choques para proteger a carroceria de "encostões", acabaram descartados no facelift deste início de ano, o que deixou o SUV compacto menos extravagante.
Citroën C4 Cactus (nacional) Alta-0520
AINDA NOS TESTES FINAIS DE VALIDAÇÃO, CACTUS DEVE CHEGAR ÀS LOJAS BRASILEIRAS ATÉ OUTUBRO COM PREÇOS ENTRE R$ 75 MIL E R$ 100 MIL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

As mudanças tornaram o design mais palatável, para finalmente ganhar outros mercados — em especial o brasileiro, onde terá produção local, na fábrica de Porto Real (RJ), a partir do segundo semestre deste ano. Por aqui, o crossover terá a indigesta missão de guinar novamente o negócio da Citroën, que anda bem cabisbaixo. Nos últimos anos, a francesa viu as vendas internas despencarem, e a crise financeira imobilizou os negócios, retardando a chegada de novidades. Agora, a marca corre para finalizar o projeto do C4 Cactus nacional, indicado pela sigla F3. Para colher as primeiras impressões, e fazer os últimos ajustes, a montadora convidou alguns jornalistas para acelerar o protótipo. Eu fui um deles.
Tropicalização profunda

Para produzir e vender o C4 Cactus no Brasil e na América Latina, a Citroën fez alterações bem mais profundas do que o visual externo faz parecer. Visto de fora, o SUV parece igual ao fabricado na Espanha e comercializado na Europa. O design é ousado e distinto como no C3 de primeira geração, do início dos anos 2000.
Frente aos utilitários atuais, traz uma quebra de padrão interessante, que despertará curiosidade. Contudo, a casca futurista esconde soluções locais. A montadora não comenta nada sobre o produto, mas sabemos que a plataforma do C4 Cactus daqui é uma adaptação da estrutura PF1, compartilhada por AircrossC3 e os Peugeot 208 e 2008, o que não descredencia o futuro aventureiro.

Citroën C4 Cactus (nacional) Alta-9094
SUV MOSTROU ÓTIMO EQUILÍBRIO DINÂMICO E ROBUSTEZ AO ENCARAR PISOS IRREGULARES; FRENTE AO EUROPEU, DEVE TRAZER AMORTECEDORES COMUNS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Adaptações, porém, deixarão o C4 Cactus nacional simplificado. O conjunto de suspensão, por exemplo, não deve adotar as buchas hidráulicas do europeu, que foram bastante elogiadas nas primeiras avaliações do carro na Europa. A solução entrega o famoso conforto de rodagem que marcou os Citroën com suspensão hidropneumática — ê saudade do Xantia do meu pai! Por aqui o crossover deve trazer amortecedores tradicionais no conjunto McPherson combinado ao robusto eixo de torção da traseira, mais barato, porém adequado ao asfalto brasileiro. Já o interior será diferente do gringo, sobretudo em materiais.
No contato que tivemos com protótipos ainda camuflados, deu para notar muitas mudanças entre os modelos de lá e daqui. Para começar, o C4 Cactus brasileiro não terá o requinte do franco-hispânico. Os plásticos que cobrem a cabine são quase todos rígidos sem muito glamour. Algumas peças, como maçanetas e botões dos vidros elétricos, virão da dupla C3 Aircross, enquanto a alavanca do câmbio, o quadro de instrumentos digital e a central multimídia são os mesmos do sedã médio C4 Lounge, reestilizado neste início de ano. A tela de sete polegadas, por sinal, foi reposicionada para o centro do painel, deslocando as saídas de ventilação para o topo. E o estiloso porta-luvas que se abre para cima foi substituído por um convencional.
 

Citroën C4 Cactus (nacional) B73mv_int_combine_detalhe_1
CITROËN AINDA NÃO REVELOU O PAINEL DO CACTUS BRASILEIRO, MAS JÁ SABEMOS QUE O QUADRO DE INSTRUMENTOS DIGITAL SERÁ O MESMO DO C4 LOUNGE (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Mecânica será trunfo

Ainda sobre a cabine, outras soluções vistas no estrangeiro ficaram de fora. Uma delas é o airbag do passageiro fixado no teto, que abre espaço ao porta-luvas no alto. Aqui, o C4 Cactus terá airbag convencional, à frente do passageiro. Além das bolsas frontais, os protótipos traziam airbags laterais. Se perdeu modernidades, o crossover nacional ao menos ganhou itens interessantes. As janelas traseiras, por exemplo, terão vidros que se abrem no lugar dos basculantes do europeu. Em espaço, não será referência, mas promete receber melhor os adultos e bagagens que o irmão Peugeot 2008. Vãos para pernas e cabeças são maiores no SUV da Citroën.
Se parece simples por dentro para um Citroën de visual hipster, é ao volante (de estilo próprio) que o C4 Cactus promete se destacar. Na missão de rodagem com os protótipos, batizada de "Orion", as quatro unidades contavam com o potente conjunto que combina o motor 1.6 THP turbo flex e o câmbio automático de seis marchas, presentes no C4 Lounge. No sedã médio e em outros carros do grupo francês, rende 173 cv a 6.000 rpm e torque de 24,5 kgfm desde 1.400 giros com etanol. Supondo que o crossover tenha seus 1.200 kg, a mecânica dará fôlego maior que nos rivais diretos, incluindo Hyundai CretaHonda HR-V, Nissan KicksJeep Renegade e o turbinado Chevrolet Tracker.

Citroën C4 Cactus (nacional) B73mv_int_aio_waze
CROSSOVER TAMBÉM HERDARÁ DO LOUNGE A TELA MULTIMÍDIA DE SETE POLEGADAS COM AS PLATAFORMAS ANDROID AUTO E CARPLAY E APENAS UMA USB (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A unidade que mais agradou produziu belas arrancadas e consumo na casa dos 11 km/l de gasolina, com ergonomia agradável e ótimo equilíbrio dinâmico. Só faltaram paddle-shifts. Outro recurso interessante será o Grip Control, já presente no 2008, com quatro modos (normal, neve, areia e lama) e opção para desligar o controle de estabilidade. Não fará milagres no offroad, uma vez que o C4 Cactus terá tração dianteira, mas será um diferencial para a maioria da clientela, que roda na cidade e pega uma terra de vez em quando. Resta saber como a Citroën vai "empacotar" o SUV, que deve ter versão 1.6 aspirada e preços entre R$ 75 mil e R$ 100 mil. A estreia deve acontecer entre setembro e outubro.
Citroën C4 Cactus (nacional) C4_cactus_amlat_002
ESTA É A PRIMEIRA IMAGEM OFICIAL DO CACTUS BRASILEIRO, QUE TEM O MESMO VISUAL ADOTADO PELO EUROPEU NA REESTILIZAÇÃO FEITA NESTE ANO (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Pintura em dois tons

As primeiras fotos oficiais do C4 Cactus nacional foram divulgadas uma semana depois que aceleramos o SUV, ainda camuflado, por estradas vicinais da região de Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro. Na ocasião, a Citroën não comentou sobre os detalhes do SUV, mas as imagens mostram que a montadora apostará na customização. O cliente poderá escolher carroceria em duas cores, com o teto combinando tons com espelhos retrovisores e detalhes nos para-choques e nas laterais. O visual será bem aventureiro, com molduras plásticas cobrindo toda a parte inferior. A cor azul será a de lançamento.
Gostamos: Mecânica e estilo ousado serão os pontos fortes do Cactus produzido no Brasil
Não gostamos: Acabamento pode decepcionar e espaço interno não será referência
Citroën C4 Cactus (nacional) C4_cactus_amlat_001
UTILITÁRIO VIRÁ COM RACK NO TETO, PARA AMPLIAR A SENSAÇÃO DE ALTURA, E APOSTARÁ NO ESTILO AVENTUREIRO, COM PLÁSTICOS NA PARTE INFERIOR (FOTO: DIVULGAÇÃO)


COMENTÁRIOS: Vejam que testando exatamente os mesmos carro ao que parece, no UOL, falam de interno macio e aqui, de plástico duro.

8Citroën C4 Cactus (nacional) Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Sex 25 maio - 14:19

R8V

R8V
Administrador

Vai depender do preço e marketing.

9Citroën C4 Cactus (nacional) Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Seg 28 maio - 12:16

Grilo

Grilo
Administrador

Não consigo me animar pois tem tudo para não dar certo por aqui.

Estão apostando no carro errado, na hora errada.

Mais valia um C3/Aircross atualizados com o europeu e com o 1.2 PureTech Turbo.

http://www.autouniverso.com.br

R8V

R8V
Administrador

Faria mais sentido, com certeza.

O Cactus dependerá muito do preço.

Grilo

Grilo
Administrador

R8V escreveu:Faria mais sentido, com certeza.

O Cactus dependerá muito do preço.

Confirmado até então, somente uma versão para PCD naquele limite de 69.999

http://www.autouniverso.com.br

12Citroën C4 Cactus (nacional) Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Seg 11 Jun - 17:20

KÜLL



[size=42]Flagra: Chamado de SUV, Citroën C4 Cactus 2019 tem porte de hatch[/size]


Por
 Marlos Ney Vidal
 -
 11 de junho de 2018 
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Versão Shine 1.6 THP do Citroën C4 Cactus 2019 é flagrada no Rio de Janeiro
Citroën C4 Cactus (nacional) Flagra-citroens-c4-cactus-shine-1.6-1
Foto | Daniel |Fontenelle

O Citroën C4 Cactus 2019 já roda licenciado pelo Rio de Janeiro. O leitor Danile Fontenelle fotografou uma unidade em Barra do Piraí (RJ). Pela foto, nota-se que apesar de ser chamado de SUV, o modelo francês de porte de hatch “bombado”. A versão do C4 Cactus 2019 fotografada pelo leitor é a topo de linha 1.6 THP Shine. O que indica que o aventureiro seguirá o padrão de versões do C4 Lounge. Parte da imprensa especializada que já andou no modelo diz que o lançamento será em setembro.

Citroën C4 Cactus (nacional) Flagra-citroens-c4-cactus-shine-1.6-2
Foto | Daniel Fontenelle – Ao lado do Volkswagen Fox o Citroën C4 Cactus não aparenta ter porte de SUV

Plataforma

O SUV será construído a partir da plataforma usada pelo C3 e também pelos Peugeot 208 e 2008. Produzido em Porto Real (RJ), o SUV deverá ter preços entre R$ 70 mil e R$ 100 mil. O Citroën C4 Cactus terá motores 1.6 FlexStart e 1.6 THP.

Motores

O Citroën C4 Cactus terá duas opções de motores no Brasil como nossa reportagem antecipou em julho. O SUV será equipado com o motor 1.6 16V FlexStart e também o 1.6 16V THP. O propulsor aspirado poderá ser acoplado aos câmbios manual de cinco velocidades e o automático também de seis posições. Já o propulsor turbo trabalhará em conjunto somente com a transmissão automática de seis velocidades.

O motor 1.6 16V FlexStart rende potência de 115cv a 5.750 rpm e torque de 16,1 kgfm a 4.000 rpm com gasolina, com etanol a potência é de 118 cv  a 5.750 rpm e o torque é 16,1 kgfm 4.000 rpm.
Já o propulsor 1.6 16V THP rende potência de 166 cv a 6.000 rpm e torque 24,47 kgfm  a 1.400 rpm com gasolina no tanque. Com etanol, a potência é de 173cv a 6.000 rpm e o torque é de 24,47 kgfm a 1.400 rpm.

13Citroën C4 Cactus (nacional) Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Sáb 16 Jun - 22:37

Grilo

Grilo
Administrador

Ele é um C3 'bombado', tal como o GLA é do Classe A.

http://www.autouniverso.com.br

14Citroën C4 Cactus (nacional) Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Qui 21 Jun - 16:39

KÜLL



[size=48]Rodamos com o C4 Cactus, primeiro SUV compacto da Citroën[/size]

Modelo chega ao segundo semestre e está na fase final de desenvolvimento


Por Rodrigo Ribeiro



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21 jun 2018, 15h51


Citroën C4 Cactus (nacional) Alta-0589 Versão nacional é idêntica à europeia
Versão nacional é idêntica à europeia (Divulgação/Citroën)


Quando QUATRO RODAS foi parada a bordo de um protótipo do novo Citroën C4 Cactus por policiais, o objetivo real dos oficiais não era procurar artigos ilícitos ou verificar a documentação dos veículos.

“É comum eles fazerem isso para perguntar sobre o carro ou até tentar espiar o interior”, nos contou um dos engenheiros que acompanhava o comboio de quatro protótipos do SUV.

Citroën C4 Cactus (nacional) Alta-9343 Adesivos escondem detalhes do veículo
Adesivos escondem detalhes do veículo (Divulgação/Citroën)


O teste foi feito a convite do Grupo PSA, que buscava colher as primeiras impressões (ainda confidenciais) do C4 Cactus.

Isso incluiu lidar com a curiosidade alheia e dirigir carros aparentemente iguais, mas bem diferentes entre si.

Citroën C4 Cactus (nacional) Alta-0520-e1527209115925 A câmera de ré irá equipar as versões mais caras do modelo
A câmera de ré irá equipar as versões mais caras do modelo (Divulgação/Citroën)


Na ocasião do teste, ainda faltava definir itens como o mapa das trocas de marcha do câmbio automático, especificação de acabamentos e até a dureza da espuma dos bancos.

Citroën C4 Cactus (nacional) Alta-9234 Protótipos estão em fase de homologação
Protótipos estão em fase de homologação (Divulgação/Citroën)


As unidades das fotos já faziam parte do lote fabricado em Porto Real (RJ) para verificar processos, mas algumas peças em desenvolvimento tinham marcações para correções e acabamentos sem texturas.

Citroën C4 Cactus (nacional) Alta-8989-e1527209566442 As capas possuem um cabo de aço trancado por cadeado em sua base, impedindo que elas sejam levantadas quando o carro está estacionado
As capas possuem um cabo de aço trancado por cadeado em sua base, impedindo que elas sejam levantadas quando o carro está estacionado (Pedro Bicudo/Divulgação/Citroën)


Adesivos tampavam a câmera dos celulares dos jornalistas e capas que cobriam os carros sempre que eles eram estacionados, visando impedir registros indiscretos, sobretudo do interior – que será exclusivo do Brasil.


Mas, se alguém quisesse tirar fotos dos veículos na estrada, o procedimento era não tentar fugir ou impedir as imagens. Até porque a ideia da camuflagem é justamente esconder até seu lançamento as linhas finais do carro – inclusive dos policiais.

15Citroën C4 Cactus (nacional) Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Seg 25 Jun - 15:34

R8V

R8V
Administrador

Pena que não terá o 1.2 turbo.

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