Chevrolet Cobalt: nas lojas em outubro
Segundo fontes, produção do Chevrolet começa em setembro em São Caetano do Sul (SP)
Ícaro Bedani / com César Tizo
Você viu na edição 213 da Revista Carro que o mercado dos sedãs-compactos ganhará algumas novidades ainda este ano. O Chevrolet Cobalt chega para substituir o Corsa Sedan, por um valor semelhante ao pedido hoje pelo três volumes, algo por volta de R$ 45.000. Agora, a novidade apurada pela equipe da Carro Online é que o Cobalt começa a ser produzido em setembro deste ano e começa a ser vendido em outubro.
O sedã será fabricado em São Caetano do Sul (SP), em uma das principais plantas da Chevrolet no Brasil. Caso você não tenha lido a reportagem completa na Revista Carro do mês de julho sobre o Cobalt, não se sinta desamparado. Pensando em você e naqueles que querem refrescar a memória sobre o novo sedã da Chevrolet, colocamos a matéria logo abaixo. Confira.
Chevrolet Cobalt
Por muitas vezes ele acabou passando despercebido, mas a edição deste ano do Salão de Buenos Aires, na capital argentina, foi muito especial. Afinal, Volkswagen, Ford, Chevrolet e Citroën (só para citar algumas marcas) aproveitaram o evento para exibir importantes novidades para o mercado sul-americano. Algumas na forma de protótipo, outras já na versão final em que chegarão às lojas.
Um dos produtos de mais destaque foi o Cobalt Concept. Revelado como um protótipo, ele é oriundo do projeto GSV (Global Small Vehicle), já flagrado por nós em testes no Brasil. Agora, você confere uma projeção baseada no conceito e mais próxima do carro definitivo.
Segundo revelaram nossas fontes, a Chevrolet espera alcançar um volume de 4.500 Cobalt vendidos por mês. Para tanto, ele deverá ter, além de atributos técnicos, um preço bem camarada. Como ele vai tirar de cena o Corsa Sedan, nada mais natural que seu preço básico gire em torno dos R$ 45.000.
Na apresentação em Buenos Aires, a Chevrolet não se aprofundou em detalhes técnicos do Cobalt Concept. Se limitou a dizer que ele terá “refinamento no acabamento e equipamentos capazes de colocar o sedã em uma faixa de segmentação mais ampla”.
Ainda de acordo com o comunicado oficial, o Cobalt, que foi desenvolvido pelas equipes de engenharia e design brasileiras da empresa, levou em conta “pesquisas que reforçam a importância do espaço interno”. E, como é de praxe nesse segmento, por consequência podemos colocar nessa conta um bom porta-malas com capacidade para algo em torno de 500 litros.
A Chevrolet optou por não revelar as opções de motorização do Cobalt, nem mesmo as dimensões. Contudo, como o Astra Sedan mede 4,34 m de comprimento e tem 2,61 m de entre-eixos (o Corsa Sedan conta, respectivamente, com 4,18 m e 2,49 m), podemos um carro com medidas próximas às do Astra. Quem viu o conceito de perto confirma essa teoria. “De perto o Cobalt parece grande. É maior que o Corsa Sedan, com certeza”, relatou o nosso colaborador Cacá Clauset, que esteve no evento.
Já no mercado, o Honda City (com 4,40 m de comprimento, 1,69 m de largura e 2,55 m de entre-eixos) desponta como o rival de proposta mais semelhante à do futuro Chevrolet. No quesito preço, entretanto, o City mais barato custa R$ 53 620 na versão DX, portanto bem acima do que deverá ser pedido pelo Cobalt. Mesmo assim, o Honda tem conseguido uma boa média de 2.600 carros emplacados/mês. Se entregar tudo o que a GM promete, o Cobalt tem grande chance de sucesso no mercado.
FONTE: http://carroonline.terra.com.br/noticia,7431,chevrolet-cobalt-nas-lojas-em-outubro