Novo VW Polo nacional terá 1.0 TSI com 128 cv e câmbio automático2017-07-27 13:50:19
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Jul 27, 2017 em 13:50
Por: Nicolas Tavares, Repórter
Hatch estreia plataforma MQB-A0 no Brasil e chega às concessionárias até novembro
Previsto para chegar às concessionárias até novembro, o novo Volkswagen Polo nacional começou a ser apresentado pela fabricante. E uma de suas maiores novidades será o motor 1.0 TSI de 128 cv com câmbio automático Tiptronic de 6 marchas. Recebemos a novidade em um workshop promovido pela marca para mostrar todas as novidades da plataforma MQB-A0, variação da plataforma modular já era utilizada no Golf que dará origem a mais três modelos além do Polo:
o sedã compacto Virtus, uma picape acima da Saveiro, conhecida como
projeto Bala de Prata, e um SUV compacto,
provavelmente o T-Cross.
“Será a renovação mais abrangente da história da Volkswagen”, diz David Powels, presidente da marca para Brasil e América Latina. E tudo começa com a MQB-A0. Ela terá foco na linha de motores com a tecnologia TSI, com turbocompressor. O 1.0 TSI, já utilizado no up! e no Golf, também estará no Polo, como já adiantamos. Segundo nossa apuração, será capaz de gerar 128 cv e 20,4 kgfm de torque, 3 cv a mais do que o Golf 1.0 TSI. Mas a maior novidade é a possibilidade de trabalhar com a transmissão automática Tiptronic, tipo de caixa que ainda não era utilizada nessa motorização em nenhum lugar do mundo. A VW usará essa mecânica para sua nova estratégia de marketing, dando destaque ao torque de 200 nm.
Com esse motor, a linha do Polo começa a ser definida. Terá o 1.0 MSI aspirado como a opção de entrada,
preparado para gerar 90 cv, contra os 82 cv disponíveis para os outros carros da Volkswagen. Pela potência do 1.0 TSI, cria um espaço para que o 1.6 MSI seja utilizado na versão intermediária, pois gera 120 cv.
A plataforma foi alterada para atender ao mercado nacional. A suspensão foi elevada em 20 mm em relação à Europa, com eixo de torção na traseira – uma modificação semelhante à feita no Golf, que perdeu o multilink. Segundo a VW, ela garante mais conforto por causa do solo brasileiro, que é mais acidentado. Para que o estepe caiba na traseira, o Polo teve de perder espaço no porta-malas, que será de aproximadamente 300 litros.
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Todos os carros montados sobre essa base terão direção elétrica com assistência variável. Ela utiliza alguns sistemas mais avançados, como controle de tração integrado aos freios ABS (assim como no up! renovado) e limpeza automática dos freios quando o limpador do parabrisa está ligado (as pastilhas encostam no disco).
Alguns itens variam pela motorização. Quando equipado com o TSI, o Polo receberá controle eletrônico de estabilidade (ESP) de série, assim como freio a disco nas 4 rodas. Estes itens serão opcionais para os carros com motor aspirado, que mantêm os tambores na traseira de série. O sensor de pressão dos pneus também será adquirido à parte.
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Com informações de Daniel Messeder[*]
Fotos: Daniel MessederCOMENTÁRIOS: Primeiro, vejam a data no começo da reportagem: 13:50:19. Mal passamos do meio dia. Será que esquceram de acertar o relógio no fim do horário de verão (DUAS HORAS?). Ou será que havia algum embargo de data/horário e como o Car Blog desrespeitou, este site também o fez, mas sem acertar a hora? Indo ao que interessa,
200 TSi, é a VW adotando aqui a estratégia que ela e várias outras adotaram/estão adotando na China, divulgando o torque em vez do tamanho dos "motorzinhos"? Gostei do desenho da roda, embora não dê para ver o tamanho. Como sempre, triste é ver os carros daqui com salto alto, por conta do nosso "asfalto lunar", algo que acaba enfeiando tanto os carros. Nada sobre a existência de um "outro" motor TSi, o 1.4 em uma versão ao menos "esportivada". De novo, nada sobre a quantidade de airbags de série.