[size=52]Honda HR-V Turbo chega com motor 1.5 em dezembro[/size]
Ricardo de Oliveira
2 Minutos de LeituraO Honda HR-V em breve ganhará uma versão turbinada para comemorar os cinco anos de lançamento do produto no Japão, onde tem o nome Vezel. Por lá, o crossover tem basicamente duas motorizações, sendo uma a gasolina com motor 1.5 i-VTEC Earth Dream (injeção direta de combustível) com 130 cavalos.
A outra opção do Vezel é a Hybrid, que conta com o mesmo motor, mas um adicional elétrico que ajuda a derrubar o já bom consumo de combustível em relação ao modelo a gasolina. Nesse caso, o câmbio é de dupla embreagem com sete marchas, mas o 1.5 “purista” mantém a transmissão CVT.
Segundo o site japonês Bestcar, o Honda Vezel Sport será a versão turbinada e deve chegar até dezembro ao mercado local com algumas mudanças visuais e técnicas, entre elas a introdução de rodas esportivas aro 18 polegadas, grade exclusiva, kit aerodinâmico, detalhes cromados, vidros escurecidos e pedais de aço inox.
Além disso, fala-se também em suspensão mais rígida para conferir uma performance realmente mais esportiva. Mas, a cereja do bolo será o propulsor, que provavelmente será o 1.5 VTC Turbo. Este motor com dois comandos variáveis no cabeçote, turbocompressor, intercooler e injeção direta, tem pelo menos quatro potências conhecidas.
A primeira opção para o Vezel Sport pode ser 150 cavalos e 20,8 kgfm, sendo este o motor usado nas minivans Step-WGN e Jade, esta última fabricada na China e vendida no mercado nipônico.
A segunda é a que entrega 173 cavalos, usado no Civic Touring brasileiro, por exemplo. A terceira é a calibração do CR-V 2019: 190 cavalos. Por, fim, a opção realmente esportiva é aquela de 208 cavalos do Civic Si.
Como se trata de um produto para o mercado japonês, o Vezel Sport pode utilizar qualquer uma das opções. Em nível internacional, no entanto, o HR-V deve beneficiar-se mais de uma calibração menor (150 cavalos) para substituir o 1.8 i-VTEC, que no Brasil tem até 140 cavalos com gasolina.
[Fonte: Bestcar via IAB]
COMENTÁRIOS: E eis aí, do meu ponto de vista, a janela necessária para a nacionalização do motor 1.5 turbo: passar a equipar toda a linha Civic com ele, mais versões, digamos, intermediárias e top do HR-V.