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NOTAS INTERESSANTES

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271NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 2 Set - 8:58

Fabiano



Eu já discordo, não será nada útil se não houver um período de intensa educação dos motoristas, pois como não é o mesmo que um DLR, haverá eternamente o fator esquecimento.
Só mais a favor de mudar a legislação para que todos carros a partir de 2016 viessem com sistema de acendimento automático dos faróis ou mesmo o DLR.

http://www.oticainova.com.br

272NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 2 Set - 18:21

KÜLL



02/09/2015 - 12h18

NOTÍCIAS > CRISE


Brasil perde “um México” em 2015, afirma presidente da Fenabrave

Mercado de carros cai 22,87% em agosto e 20,38% no acumulado do ano


Luís Perez
do Carpress, em São Paulo






Divulgação Fabricantes estão com estoques para 47 dias, segundo Fenabrave


O mercado de carros de passeio e comerciais leves em agosto registrou queda de 22,87% em relação ao mesmo mês do ano passado, com 199.853 unidades vendidas – no ano passado foram 259.110.


No acumulado no ano, foram comercializadas 1.689.074 unidades, 20,38% inferior ao registrado nos oito primeiros meses de 2014, quando foram registrados 2.121.468 veículos. De julho para agosto, houve uma queda de 8,91%, de 219.400 para 199.853. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

No mercado total, incluindo, além de carros de passeio e comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários, agosto registrou 319.245 unidades vendidas, ante 398.045 unidades do mesmo mês de 2014 – queda de 19,80%.

Em relação a julho, quando foram vendidas 348.673 unidades, a queda foi de 8,44%. O acumulado do ano está em 2.697.175 unidades, 18,01% a menos do que no mesmo período de 2014, quando foram vendidas 3.289.671 unidades. Os estoques continuam altos: 47 dias, contra 45 dias em julho.

A projeção para 2015, segundo a entidade, é de 3.960.323 unidades vendidas, queda de 19,63% em relação ao ano passado, quando foram comercializadas 4.927.732 unidades. “O Brasil perde um México, ou o equivalente a um mercado interno daquele país. Em números redondos, 1 milhão de unidades”, afirma Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave. Ele criticou a tentativa do governo de recriar a CPMF. 'É como pedir doação de sangue a um paciente que está na UTI."

273NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 2 Set - 18:23

KÜLL



[quote="Fabiano"]Eu já discordo, não será nada útil se não houver um período de intensa educação dos motoristas, pois como não é o mesmo que um DLR, haverá eternamente o fator esquecimento.
Só mais a favor de mudar a legislação para que todos carros a partir de 2016 viessem com sistema de acendimento automático dos faróis ou mesmo o DLR.[/quote]

CONCORDO.

274NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 2 Set - 22:53

Grilo

Grilo
Administrador

Uma lei atrasada para variar.

As DLR surgiram justamente com o propósito de se evitar o esquecimento, assim como, poupar o meio ambiente (até parece absurdo isso, mas tem pesquisas que alegam um aumento de 0,000000 alguma coisa no consumo de combustível quando se usa faróis - e que isso multiplicado por milhões de carros, seria prejudicial).

Enfim, seria muito mais fácil exigir a DLR, de fácil adaptação, inclusive pela obrigatoriedade na Europa e alguns estados dos EUA.

http://www.autouniverso.com.br

275NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 3 Set - 18:14

KÜLL



Raptur, a picape grande da Renault








Projeto tripartite de utilitário foi desenvolvido em conjunto com sua associada Nissan e com a Mercedes-Benz



A Renault apresentou hoje (3) em Paris, sob o nome Alaskan, o protótipo de sua picape Raptur. Na prática, a terceira parte de projeto tripartite desenvolvido em conjunto com sua associada japonesa Nissan e com a alemã Mercedes-Benz. Trata-se de produto para atuar em faixa superior à da também picape Oroch, a ser apresentada no fim deste mês, nova concentração de esforços da Renault. No caso, a Raptur — como a Nissan NP 300 ou nova Frontier e a Mercedes Classe GLT — serão maiores, com motores a diesel e opção de tração nas quatro rodas.

A apresentação foi conduzida pelo holandês Laurens van de Acker, designer chefe da Renault, e a morfologia não foge ao padrão mundial de porta dianteira de acesso confortável, sofrível para a posterior, caçamba curta. A linha a costurar as três fortes marcas é a facilidade industrial e tecnológica da Aliança Renault-Nissan. A primeira ocupa os históricos prédios onde a IKA se instalou para fazer Jeeps na Argentina. A Nissan recentemente se declarou em processo de implantação no vizinho país e ocupará espaços na área da associada Renault.

O desenho é claro para a aliança franco-nipônica, com a Nissan utilizando sua tecnologia para produzir o chassi rolante, transmissões, eixos. Novo motor Nissan de 2,3 litros, um ou dois turbos, já enquadrado na regulamentação Euro 6 para os produtos da Aliança, e cada um deles produzirá a carroceria em chapa de aço para dar caracterização visual de marca.

No caso da Mercedes-Benz, dúvida resta se o chassi será transportado da fábrica Nissan, dentro da área Renault nas proximidades de Córdoba, até as beiradas de Buenos Aires, onde está sua fábrica argentina, para ser vestido e ter aplicado motor da marca. Como informado na semana passada, Nissan e Renault tê-las-ão à venda em 2017. Mercedes diz apenas em 2018. A fórmula tripartite de meios, facilidades e sinergias viabiliza presença de Renault e Mercedes em segmento onde não tem representação. A operação foi furo da Coluna.











Celta caiu do telhado

Apesar de não se manifestar sobre o fim oficial do Celta, confirmação da General Motors no Brasil e quantitativo vieram em documento distribuído nas comemorações da produção de 500 milhões de veículos. Total reuniu mundialmente todas as marcas que estão ou estiveram sob o guarda-chuva da GM, surgida há 107 anos, com junção das marcas antigas: Buick, Oldsmobile, Cadillac, Oakland.

O Celta, projetado e construído sobre a plataforma do Corsa em Gravataí, RS, foi lançado em setembro de 2000 e até junho passado, quando descontinuado, havia produzido 1.799.870 unidades. Fim da fabricação não se deu apenas por conta do encolher do mercado doméstico, perdendo ¼ de vendas relativamente ao exercício passado, mas principalmente pela equação econômica visando o futuro.

Números não justificaram sua atualização, e a supressão abre espaço industrial para a montagem complementar em Gravataí da segunda geração do Chevrolet Cruze, o Projeto Phoenix, de partes enviadas a partir da Argentina. Greves, interrupções, arrepios e desconfiança de parte a parte entre a fábrica da GM em São José dos Campos, SP, e o sindicato local de metalúrgicos pela insegurança definiram a migração dos recursos para instalar fábrica de transmissões em Santa Catarina e do automóvel em Rosário, na Argentina. Raiz do negócio é o fato de o Cruze oferecer lucro muito superior ao Celta.

Foi produto extremamente rentável, de construção simplória sobre o igualmente simples Chevrolet Corsa.



Roda a Roda

Abraço – Sabido, polêmico e marqueteiro, Sergio Marchionne fez entrevista coletiva e mandou recado à GM sobre a oportunidade de fazer negócios com a FCA — Fiat Chrysler — e ampliar faturamento o lucros.

Nem aí – A GM fez cara de paisagem, dizendo estar mais preocupada em fazer fusões internas, aludindo ao tamanho gigantesco e necessidade de cortes. Ainda tem sequelas das queimaduras quando assinou memorando para associar-se à Fiat e, para sair, gastou US$ 4 bilhões, início do grande buraco de sua crise.

Procura – O titular da FCA vem indicando: o único caminho de salvação da indústria automobilística é operação em escala, gerada por fusões entre marcas diferentes. Já mostrou interesse em associação com a Honda e a Suzuki.

Retrô – Fiat quer fazer surpresa ao mercado dos EUA no Salão de Los Angeles, novembro: a volta do modelo 124, sucesso nas décadas de 60 e 70. Na prática apenas o nome tem apelo com o passado. Produto será novo, não italiano, mas japonês Mazda MX5. Mecânica Fiat, basicamente o motor 1,4 turbo em vários degraus de potência, incluindo versão Abarth. Vendas em meados de 2016.

Barreira – Na disputa surda travada com VW Golf, líder da categoria, Peugeot francesa faz marcação cerrada com o 308. Ano passado apresentou versão com conhecido motor 1,6 HTP elevado a produzir 270 cv. Agora chega a 308 cv. Lançamento no Salão de Frankfurt.

Especial – É para corridas e ajeitado a tal uso. Ideia é disponibilizá-lo para um campeonato francês, o 308 Racing Cup, e outros europeus. Visto o motor 1,6 fornecendo 308 cv, surpreende o desenvolvimento de potência, torque e durabilidade, em grandezas antes inconciliáveis, como a elevada relação peso-potência e vida longa.

Civic 2016 – Honda apresentará a 10ª. geração do Civic no meio de setembro, nos EUA. Novidades maiores, estética fluida e nova família de motores, quatro-cilindros, 1,5 litro, turbo com o sistema de válvulas VTEC e, em tempos de automóvel cruzado com smartphone, tela tátil para comando de informação e divertimento compatível com Apple e Android. Na foto, versão cupê conceitual mostrada em abril.

Aqui – Honda já faz encomendas a fornecedores de maquinário e componentes e prevê produção em meados de 2016, dependendo de finalizar a nova fábrica em Itirapina, SP, remanejando produção de Fit, City e HR-V. Não conversa sobre a nova motorização para o Brasil — mas virá.

Mercado – A fim de carro importado? Corra e compre. Os estoques foram adquiridos em dólar mais baixo, e impostos incidirão sobre tal valor. Os importadores estão em fase crítica, e com a certeza de não conseguir repor estoques, sustam a compra de veículos novos, à espera de alguma novidade no comando do país para afastar o negativismo, artificial fomentador da desvalorização do Real.

Extensão – Observação vale para tudo importado ou com elevado conteúdo estrangeiro, como eletrônicos e bebidas — e estes terão aumento de IPI ao final do ano.

Charme – Fiat insiste em divulgar sua marca e produtos em artigos de charme. Tem nova linha de presentes Fiat 500 PinUp by Carpe Diem, criada por esta empresa sobre os dois ícones dos anos 50: o Fiat 500 e as Pin Ups, musas da sensualidade. Coleção no comércio e em www.fiatfashion.com.br.

Pena – Grupo Hyundai-CAOA assinou TAC, Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público de São Paulo. Por conta das insistentes mentiras contadas em anúncios denunciados pelo Conar, o conselho de auto-regulamentação publicitária, foi condenado e pagará com doação de 68 caminhõezinhos baú a entidades pias.

É pouco – Penas deveriam ter aplicação imediata. Com o passar do tempo entre a infração e a punição, a indução a erro terá efeito, motivando compras. Assim, no caso, o buscado por cliente e a agência Z+: vender carros. A atual forma é incentivo ao mal feito, tipo minta e venda agora e aguarde as chances no futuro.

Opção – Depois do jipe militar Marruá, a gaúcha Agrale desacelerou sua fabricação e se aplica a caminhões pequenos, cabine simples e dupla para uso fora de estrada. Mercado ocioso desde o fim do Toyota Bandeirante.

Caminho – Mudança os marca como nova geração, com pequena mudança estética, capacidade mecânica de até 80 cm de profundidade, e opcionais confortos automobilísticos — ar-condicionado, direção assistida, kit multimídia, câmera de ré. Preços partem de R$ 170 mil.

Surpresa – Foton diz ter sido a terceira marca mais vendida entre janeiro e agosto nas regiões Norte e Nordeste, até 3,5 toneladas. Caminhões de rodado traseiro duplo e simples, condução por motoristas com CNH categoria B. É chinês, porém com motor Cummins, injeção Bosch e transmissão ZF.

Questão – Até o lançamento do Plano Real, com inflação ativa, consumidores corriam aos supermercados nos dias de receber salário, para fazer grande compra mensal. Era maneira de perder menos, investir no encher porta-malas. Então, sedãs e camionetas eram preferidos ante necessidade de acomodar inúmeras sacolas. Com o acerto do Plano Real e a inflação baixa, preços quase estáveis, hábito mudou, dispensando as compras volumosas.

Muda? – Agora, com preços ao sabor da especulação, voltarão a ser preferidos os carros com grande espaço para receber o investimento em comida e material de limpeza? Ou a falta de controle na economia nacional é passageira?

Negócio – Implantação do Renave, Registro Nacional de Veículos, foi saudada pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa ao dispensar agências de carros usados da obrigatoriedade de licenciá-los em seu nome até o momento da venda. Agora serão relacionados como estoque por meio eletrônico. Detrans não gostarão de perder receita, mas tal operação tem custos elevados, sempre repassados ao comprador.

Mais – Nestes tempos de desgoverno, prefeito petista Fernando Haddad, de São Paulo, exercitou a criatividade partidária da socialização da má gestão: propôs criação de imposto adicional sobre combustíveis, coisa de R$ 0,10/litro. Destinação municipal para aplicação em transporte público. Para lembrar, no descalabro da maior soma de impostos, já pagamos 30% sobre os combustíveis.

Tecnologia – Hackers nominados aqui na Coluna ao assumir, via celular e Bluetooth, o controle de veículo de terceiro, têm novo emprego. Após desenvolver um bloqueio para evitar tal ocorrência em carros FCA, foram contratados pelo Uber.

Ecologia – Revenda BMW Barigui em Maringá, PR, recebeu certificação LEED, de orientação ambiental para construções com foco de relacionamento positivo com o meio ambiente: espaço sustentável, eficiência no uso de água. Primeira na América Latina a conseguir a láurea.

Retífica RN – Matéria sobre não aquisição da TAC pela Fiat, a par do interesse provocado, fez aflorar engano ora corrigido: foram 200 os motores fornecidos pela FPT — e não os 1.000 citados. Ou seja, produção inferior a tal número.

Gente – Amedeo Felisa, CEO da Ferrari, demissionário. Aguarda indicação de substituto. Sergio Marchionne, número 1 da FCA, visto como interessado no cargo. / Conselho da Volkswagen colocou em votação extensão do contrato de Martin Winterkorn como CEO até o final de 2018. Ele bateu de frente e provocou a demissão de Ferdinand Piech, presidente do Conselho e acionista da VW, em razão de um projeto de reestruturação da marca. Projeto propõe a divisão da VW em quatro holdings sobre as 12 empresas do grupo. / Nour Bouhassoun, executivo da Michelin, volta. Foi diretor no Brasil e América do Sul, retorna como presidente.

276NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 3 Set - 23:32

R8V

R8V
Administrador

Confesso que teria um minimo de simpatia por ela se renunciasse logo.

277NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 4 Set - 12:14

KÜLL



VOCÊS ASSISTEM HANNIBAL? Passa às sextas no canal AXN, as 10 da noite, com reprises no domingo e acho que na segunda. Nos primeiros capítulos da atual temporada, filmados na Europa, em um deles, na Itália, Milão, creio eu, em frente a um museu, quase na esquina, aparece um pequeno out door com o Punto. Não achei nada demais. Depois, já nos EUA, o protagonista, Will Graham, aparece em sua casa, na neve, com uma touca de lã, com a borda dobrada onde aparecia um logo da Fiat. Já achei bastante curioso, mas não consegui notar que o logo fosse colocado digitalmente. No penúltimo episódio, aparece uma personagem, cega, num ponto de ônibus, com os daqui: uma cobertura, com assento e um painela de propaganda atrás, onde neste aparece o novo Uno. Achei muito interessante porque deve ser colocado digitalmante e exatemente como o logo na touca, não consegui percber bordas irregulares na imagem. Boa idéia e muito bem executada.

278NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 4 Set - 13:23

Fabiano

Fabiano

No mundo atual, onde os conteúdos de mídia e digitais são cada vez mais distribuídos sem custos, apelas a patrocínio, acaba sendo a única saída....

http://www.oticainova.com.br

279NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 4 Set - 21:25

R8V

R8V
Administrador

Assisti a primeira temporada, e bem bacana.

280NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 9 Set - 18:15

KÜLL




Volkswagen Bulli pode retornar na CES 2015 – Minivan deve ser feita no México

■Elétricos
■EUA
■Minivans
■Volkswagen


09/09/2015

NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Vw-bulli

De acordo com a revista Autocar, a Volkswagen deve mostrar na CES 2015, evento de tecnologia em Las Vegas, uma releitura atual da minivan conceitual Bulli.

Inspirada na clássica Kombi, a minivan elétrica deve não só retornar como conceito, mas ser fabricada em definitivo no México a partir de 2017.

Comenta-se que terá autonomia de 500 km, mas também teria uma variante híbrida com motores a gasolina ou diesel, além de uma transmissão de acionamento elétrico.

NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Vw-bulli-8

Se de fato a minivan da Volkswagen surgir na CES e for fabricada no México, então há boas chances de chegar ao mercado brasileiro, graças ao acordo automotivo com este país, deixando de pagar imposto de importação e IPI majorado.

Como a planta de Puebla foi convertida em produção quase exclusiva da plataforma modular MQB, provavelmente a próxima Bulli será feita também sobre esta base, o que ajudaria a reduzir os custos de produção no México, tornando o preço mais atrativo nos EUA.

[Fonte: Autocar]

COMENTÁRIOS: A sensação que eu tenho é que voltamos a 2.005/2.006, onde produzir no Brasil, só mesmo para o Brasil, ainda que com câmbio favorável.

281NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 9 Set - 21:26

R8V

R8V
Administrador

Tb tenho a mesma impressao....

Vi um episodio hannibal,que tinha propaganda do Uno.O anuncio era proximo de um hospital psiquiatrico.

Quanto a minivan, adorei!!!!

282NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 10 Set - 18:17

KÜLL



Salão do Automóvel de São Paulo deve mudar de endereço

Realizado desde 1970 no Pavilhão do Anhembi, evento pode estar de mudança para o espaço São Paulo Expo, na zona sul da cidade.

Por Redação | 10/09/2015




Depois de décadas de reclamações a respeito da falta de espaço e de ar-condicionado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o Salão do Automóvel de São Paulo pode estar mudando de endereço. Segundo informações publicadas pela agência de notícias AutoData, a próxima edição do evento, em 2016, será realizada no São Paulo Expo, novo nome do local conhecido anteriormente como Centro de Exposições Imigrantes.

O São Paulo Expo atualmente passa por uma grande reforma que deve acrescentar mais 50 mil metros quadrados de área de exposição aos 40 mil metros quadrados já existentes, somando 90 mil metros quadrados - o Pavilhão do Anhembi hoje conta com área de 76 mil m2. Além disso, o local deve oferecer climatização, conexão wi-fi de internet e um estacionamento coberto com 4,5 mil vagas.

Segundo a AutoData, a mudança de endereço também implicará em uma nova data. Tradicionalmente realizado na virada do mês de outubro para novembro, o Salão do Automóvel seria agendado para ocorrer entre os dias 10 e 20 de novembro de 2016. A última edição, em 2014, reuniu 756 mil pessoas ao longo de onze dias. Na década de 1980, o evento chegou a bater a marca de 1 milhão de visitantes.



Fonte: Agência AutoData

COMENTÁRIOS: Até que enfim, ainda que com atraso, pois se não me engano, em 2.012 se noticiava a construção de um grupo de pavilhões por uma empresa italiana que, entre outras feiras, com muito mais espaço e conforto, serviria ao Salão. Até onde eu sei, tal empreendimento nem começou, se é que vai começar.

283NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 11 Set - 20:56

R8V

R8V
Administrador

Finalmente!!!!

284NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Dom 13 Set - 23:33

Grilo

Grilo
Administrador

Finalmente!! aprove

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285NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 17 Set - 18:15

KÜLL



CONTRAN VOLTA ATRÁS E USO DO EXTINTOR NO CARRO DEIXA DE SER OBRIGATÓRIO

Medida entraria em vigor no dia 1º de outubro; Equipamento será obrigatório apenas em veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros


por REDAÇÃO AUTOESPORTE

17/09/2015 15h06- atualizado às 15h18 em 17/09/2015





Extintor automotivo (Foto: KDM)

Depois de inúmeros adiamentos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu hoje (17) após uma reunião dos membros de seu conselho que o uso dos extintores ABC em automóveis  não será mais obrigatório, medida que entraria em vigor no próximo dia 1º de outubro. A mudança na legislação ocorre após 90 dias de avaliação técnica e torna o uso do equipamento facultativo também em utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

O extintor só será obrigatório para os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, além de caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

Segundo o Ministério das Cidades, a decisão foi tomada com base em estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran que constataram que outras ações seriam muito mais eficazes contra incêndio que o uso dos extintores, como o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.

Segundo o presidente do Contran e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alberto Angerami, a prorrogação da data para a obrigatoriedade do extintor ABC para 1º de outubro forneceu o tempo necessário para que o órgão chegasse a essa conclusão. “Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor”, explica Angerami.

Histórico

A decisão vem depois de uma grande polêmica envolvendo a obrigatoriedade dos extintores tipo ABC. Este tipo de extintor é mais completo que o BC, utilizado anteriormente. Além de combater incêndios das classes B, que são líquidos inflamáveis, e C, equipamentos elétricos, também combate as chamas da classe A, que envolve materiais usados em painéis, bancos, revestimentos internos, mangueiras de borracha e forro do capô do motor. Sua validade é de cinco anos e não pode ser recarregado. Porém, uma vez acionado, deve ser completamente descarregado e substituído por um novo.

A obrigatoriedade do uso do novo extintor passaria a valer a partir do próximo dia 1º de outubro, após três adiamentos por parte do Ministério das Cidades. A medida já havia sido contestada por várias instituições, incluindo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. “É um dinheiro jogado fora, já que a medida não obriga o dono do carro a passar por treinamento que o habilite a usar o extintor em casos de emergência”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

O Brasil era um dos poucos países onde os extintores de incêndio veiculares eram obrigatórios. Nesse restrito clube ainda estão Bélgica, Turquia, Bulgária, Polônia, Egito, Estônia, Israel, Lituânia, Luxemburgo e Romênia. Países como a Dinamarca, a Noruega e a França aconselham, mas não exigem a presença do equipamento no veículo.


COMENTÁRIOS: ATÉ QUE ENFIM! É um custo a mais na aquisição do carro, uma preocupação a mais na manutenção do mesmo e, comprovadamente, é de eficácia baixa.

286NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 17 Set - 18:34

KÜLL




Tecnologia que prevê acidentes já é estudada em carros mais baratos
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Fernando Calmon
Colunista do UOL 15/09/201517h24
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Paul Sancya/AP

Sistema autônomo e semiautônomo começa a ser testado em modelos mais simples


Eletrônica de bordo voltada à segurança preditiva -- capaz de prever um possível acidente -- foi o ponto de partida para pesquisas que darão vida aos veículos de direção autônoma a partir de 2020. Embora muitas questões precisem ainda ser resolvidas, inclusive de legislação de trânsito e responsabilidade civil, alguns recursos já estão disponíveis e tendem a ser oferecidos não apenas em veículos premium ou de topo de gama, mas também em carros mais baratos/acessíveis.

Um exemplo é o controle ativo inteligente de velocidade de cruzeiro (i-ACC, na sigla em inglês) com capacidade de prever e reagir automaticamente no caso de outro carro ameaçar sair da sua faixa de repente, manobra conhecida popularmente como "fechada". Quando isso ocorre, em uma rodovia, pode causar acidentes graves em cadeia, envolvendo vários veículos e colocando vidas em jogo.

A Honda anunciou que ainda este ano colocará na versão europeia do CR-V o primeiro dispositivo desse tipo. Utiliza câmera e radar para analisar o tráfego à frente, como em outros ACCs. O recurso adicional de segurança vem de um algoritmo desenvolvido em situações reais de trânsito por estradas de toda a Europa para prever o que acontece nas faixas de circulação em torno.

Vidente? Não, tecnológico

O i-ACC age cinco segundos antes da efetiva invasão de faixa e aciona levemente os freios por precaução, além de avisar ao motorista por meio de um ícone no quadro de instrumentos. Se a ameaça se tornar verdadeira e o motorista demorar a reagir, os freios são aplicados para valer, de forma automática, até se restabelecer a distância de segurança prevista no controlador ativo de cruzeiro.

A calibração foi desenvolvida para atuar sem sobressaltos e reduzir praticamente a zero os riscos de colisão, algo essencial no projeto de direção autônoma ou semiautônoma que a maioria, senão todos os fabricantes, pretende oferecer.


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Câmeras 3D

Outro caminho foi explorado pela Bosch em colaboração com a Land Rover: desenvolveu-se uma câmera de vídeo estéreo, conjugada a um sistema de frenagem emergencial, que dispensa o uso de radar ou a combinação deste com sensor de vídeo. Lentes sensíveis à luz e tecnologia tridimensional permitem cobrir um campo de visão horizontal de 50° e até 50 metros à frente, a fim de evitar acidentes em ambiente urbano.

Graças à captação de imagens em 3D, o cálculo para acionar os freios emergencialmente é mais preciso, independe de outros sensores e também pode identificar pedestres, em uma evolução posterior, para evitar atropelamentos. Outro avanço está nas dimensões compactas inéditas: a distância entre os eixos ópticos das duas lentes é de apenas 12 cm. As unidades de controle de dados e processamento de imagens estão integradas em um único bloco que cabe no interior do espelho retrovisor central, sem afetar o campo de visão do motorista.

A compacta câmera de vídeo estéreo, antes só disponível em automóveis grandes e caros, ficou mais acessível e integra a lista de opcionais do sucessor do Freelander 2, o Discovery Sport, menor dos SUVs da marca inglesa. Este é um dos modelos que serão fabricados no Brasil, em Itatiaia (RJ).

Siga o colunista: twitter.com/fernandocalmon



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Calmon também visita esta semana o Salão de Frankfurt 2015; veja os21 fotos
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Presidente da BMW, Harald Krueger, cai e desmaia durante apresentação no Salão de Frankfurt 2015; segundo o site britânico Financial Times, executivo sofreu uma tontura súbita e precisou ser retirado do pavilhão com ajuda de dois assessores; após ser rapidamente atendido por médicos, sua situação se estabilizou e, num breve comunicado, BMW informou que ele passa bem; por conta do imprevisto, coletiva da marca foi cancelada Leia mais Uli Deck/EFE

Roda Viva
■ Aumento dos estoques totais de veículos de 50 dias (julho) para 52 dias (agosto) continua a preocupar. Enquanto a produção caiu 17% em um ano, o nível de emprego das fabricantes reduziu 10%, ou seja, ociosidade elevada. Outros 17 mil empregos se esvaíram, com 347 concessionárias parando de faturar (balanço líquido entre aberturas e fechamentos).
■ Fiat decidiu que nova picape média (Toro) será lançada apenas no início de 2016. Provável causa: flacidez do mercado. Será o primeiro modelo a transportar 1.000 kg em estrutura monobloco e suspensão traseira independente para conforto de marcha superior. Fotos vazadas mostram tampa da caçamba bipartida (menor peso) de abertura vertical.
■ Sandero R.S. 2.0 resgata o esquecido e verdadeiro conceito de esportivo. Aumento de potência (150 cv) foi simbólico, mas altura de suspensão mais baixa e firme, câmbio de seis marchas com relações curtas, volante de menor diâmetro, defletor avantajado de teto e rodas de 17 polegadas compensam. Acelerar 0 a 100 km/h em 8 s convence. Preço razoável: de R$ 58.880 a R$ 59.880.
■ Início de produção da nova fábrica Kia no México, no primeiro semestre de 2016, proporciona rara conjugação dos astros em termos de lançamentos. Afinal, apresentar o hatch compacto Kia Rio nos dias que precedem ou sucedem as Olimpíadas do Rio é quase certeza. Modelo tem linhas arrojadas e tudo a ver com o segmento mais importante do mercado.
■ Confirmado o que este espaço previu na edição 806, de 15 de outubro de 2014: Salão do Automóvel de São Paulo muda-se do complexo do Anhembi para o São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes, ampliado, climatizado e com o maior estacionamento coberto do país). Investimento é de R$ 300 milhões, conforme antecipado. Data do evento passa para 10 a 20 de novembro de 2016.

287NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 17 Set - 23:26

Grilo

Grilo
Administrador

Não vejo a hora de arrancar os extintores/suportes. Só atrapalham!

http://www.autouniverso.com.br

288NOTAS INTERESSANTES - Página 19 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 18 Set - 17:26

R8V

R8V
Administrador

E nao faz sentido.

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