BMW i5 tem patente supostamente revelada
04/10/2016 09:17
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A BMW está preparando um terceiro membro da família de carros ecológicos “i”. Isso não é novidade, mas até agora especulou-se como seria esse novo modelo. Então, eis que surgem imagens de registro de patente que surgiram em um site canadense, reportando arquivos japoneses, que dão conta de um hatchback com estilo inspirado nos modelos BMW i3 e i8.
Estas imagens são supostamente do terceiro membro dessa família, o BMW i5. O porte é intermediário entre os i3 e i8, tendo quatro portas, sendo as traseiras com abertura invertida, eliminando assim as colunas B e facilitando a entrada no habitáculo. O BMW i3 utiliza também esse recurso para facilitar a entrada de quem vai atrás.
No visual, o BMW i5 aparece com estilo característico da marca, tendo grade dupla (aberta nas vistas do projeto, mas que pode ou não ficar fechada na versão de produção), apesar da abertura no para-choque. Os faróis retangulares provavelmente serão de LED e com LEDs diurnos estilizados.
Sobre o capô, uma grelha chama atenção, sendo esta incorporada à tampa que reveste a parte frontal. Além das portas, existem vigias nas colunas A e C, além do vinco característico da família “i” nesta última. O teto em cor preta aparentemente é panorâmico.
Na traseira, a tampa do bagageiro incorpora a maior parte das lanternas, que possuem desenho frisos proeminentes e provavelmente serão de LED ou OLED. O para-choque possui aberturas laterais. Chama atenção um pequeno ponto sobre o teto, junto da tampa do porta-malas.
Isso em si já é um fator importante quando se pensa no que um BMW i5 contribuirá para o mercado em si. Como já se sabe, a Volkswagen quer emplacar a partir de 2020 o modelo de produção do conceito I.D., que terá entre 400 e 600 km. Pelo porte e proposta, aparentemente o futuro produto da marca bávara encontrará o VW em seu caminho.
Com base nisso, provavelmente o alcance do BMW i5 deverá ser de 500 km em média. Hoje, o BMW i3 atualizado já dispõe dessa autonomia com novas baterias de lítio. Se a montadora não ampliar a densidade de suas células de lítio, terá de recorrer ao gerador de bordo, criando assim um i5 REx, tal como o i3.
Para manter um equilíbrio na disputa, o ideal é a ampliação da densidade para obter os 500 km e a partir daí, utilizar um gerador para estender o alcance das baterias para além de 600 km, sendo assim uma opção para quem quer ir mais longe. Quanto ao motor, o i3 atua utiliza uma unidade de 170 cv e 25,5 kgfm, que seria suficiente para o i5 brigar com o I.D, que provavelmente utiliza o mesmo motor da Siemens.
Se for fazer a diferença, então uma unidade de 131 cv (oriunda do i8) poderia ser instalada na frente, enquanto o elétrico de 170 cv ficaria atrás. Outra possibilidade são duas unidades de 170 cv. Por fim, diante das aberturas vistas na frente, o motor B38T15 1.5 de três cilindros com 136 cv (eixo dianteiro) e o elétrico de 131 ou 170 cv montado atrás, criaria uma configuração híbrida definitiva, mas assim abandonando uma disputa direta com o VW I.D. Enfim, muitas opções de propulsão estão à disposição do i5.
Inicialmente pensou-se que se tratava do i5, mas descobriu que na verdade era um protótipo desenvolvido em conjunto com a divisão chinesa da BMW para estudos relacionados com células de combustível, outra área que a marca alemã aposta para o futuro. De fato, era baseado no i8 e não destinado à produção.
[Fonte: Auto Guide]
04/10/2016 09:17
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A BMW está preparando um terceiro membro da família de carros ecológicos “i”. Isso não é novidade, mas até agora especulou-se como seria esse novo modelo. Então, eis que surgem imagens de registro de patente que surgiram em um site canadense, reportando arquivos japoneses, que dão conta de um hatchback com estilo inspirado nos modelos BMW i3 e i8.
Estas imagens são supostamente do terceiro membro dessa família, o BMW i5. O porte é intermediário entre os i3 e i8, tendo quatro portas, sendo as traseiras com abertura invertida, eliminando assim as colunas B e facilitando a entrada no habitáculo. O BMW i3 utiliza também esse recurso para facilitar a entrada de quem vai atrás.
No visual, o BMW i5 aparece com estilo característico da marca, tendo grade dupla (aberta nas vistas do projeto, mas que pode ou não ficar fechada na versão de produção), apesar da abertura no para-choque. Os faróis retangulares provavelmente serão de LED e com LEDs diurnos estilizados.
Sobre o capô, uma grelha chama atenção, sendo esta incorporada à tampa que reveste a parte frontal. Além das portas, existem vigias nas colunas A e C, além do vinco característico da família “i” nesta última. O teto em cor preta aparentemente é panorâmico.
Na traseira, a tampa do bagageiro incorpora a maior parte das lanternas, que possuem desenho frisos proeminentes e provavelmente serão de LED ou OLED. O para-choque possui aberturas laterais. Chama atenção um pequeno ponto sobre o teto, junto da tampa do porta-malas.
Híbrido ou elétrico?
Se este de fato for o BMW i5, o que ele poderá fazer de diferente em relação aos i3 e i8 já conhecidos? Antes de sabermos isso, devemos mirar em quem o elétrico ou híbrido irá focar. Os consumidores europeus já começam a receber os primeiros modelos elétricos com autonomia entre 400 e 500 km.Isso em si já é um fator importante quando se pensa no que um BMW i5 contribuirá para o mercado em si. Como já se sabe, a Volkswagen quer emplacar a partir de 2020 o modelo de produção do conceito I.D., que terá entre 400 e 600 km. Pelo porte e proposta, aparentemente o futuro produto da marca bávara encontrará o VW em seu caminho.
Com base nisso, provavelmente o alcance do BMW i5 deverá ser de 500 km em média. Hoje, o BMW i3 atualizado já dispõe dessa autonomia com novas baterias de lítio. Se a montadora não ampliar a densidade de suas células de lítio, terá de recorrer ao gerador de bordo, criando assim um i5 REx, tal como o i3.
Para manter um equilíbrio na disputa, o ideal é a ampliação da densidade para obter os 500 km e a partir daí, utilizar um gerador para estender o alcance das baterias para além de 600 km, sendo assim uma opção para quem quer ir mais longe. Quanto ao motor, o i3 atua utiliza uma unidade de 170 cv e 25,5 kgfm, que seria suficiente para o i5 brigar com o I.D, que provavelmente utiliza o mesmo motor da Siemens.
Se for fazer a diferença, então uma unidade de 131 cv (oriunda do i8) poderia ser instalada na frente, enquanto o elétrico de 170 cv ficaria atrás. Outra possibilidade são duas unidades de 170 cv. Por fim, diante das aberturas vistas na frente, o motor B38T15 1.5 de três cilindros com 136 cv (eixo dianteiro) e o elétrico de 131 ou 170 cv montado atrás, criaria uma configuração híbrida definitiva, mas assim abandonando uma disputa direta com o VW I.D. Enfim, muitas opções de propulsão estão à disposição do i5.
E o que seria isso?
Há pouco tempo surgiram imagens na imprensa chinesa que eram relacionadas com um interessante modelo da BMW. O cupê duas portas era compacto e bem distante em proposta do BMW i8, embora com detalhes estéticos que remetiam ao cupê híbrido.Inicialmente pensou-se que se tratava do i5, mas descobriu que na verdade era um protótipo desenvolvido em conjunto com a divisão chinesa da BMW para estudos relacionados com células de combustível, outra área que a marca alemã aposta para o futuro. De fato, era baseado no i8 e não destinado à produção.
Galeria de fotos do BMW i5:
[Fonte: Auto Guide]