Yarovit: ë-Crossback é o novo crossover híbrido russo
02/12/2014
Em 2012, a Yarovit prometia um híbrido barato para o mercado russo, que chegaria em 2015. Nesse período, ela apresentou o ë-Crossover, um utilitário esportivo de desenho um pouco diferente do comum, mas com potencial para ir além das fronteiras eslavas.
Agora a empresa está preparando uma opção mais esportiva, o ë-Crossback. Trata-se de um crossover duas portas derivado do primeiro e visual agressivo. O destaque exterior fica para os faróis redondos e diminutos, que possuem uma fileira de LEDs como indicadores de direção. Na traseira, as lanternas são verticais e em LED.
A carroceria possui a parte inferior em acabamento plástico preto que se eleva bastante na parte traseira, chegando quase à altura dos vidros. O visual cria um efeito mais esportivo e musculoso, reforçado ainda pela tampa do porta-malas proeminente. Sua estrutura básica é em aço, mas a “casca” em poliuretano e plástico ABS.
Rodas de liga leve aro 18, freios a disco nas quatro rodas e suspensão elevada fecham o pacote exterior. Por dentro, o ë-Crossback tem um visual moderno, exceto pela tela dos instrumentos na parte superior do painel, que parece ter sido feita de última hora. Uma tela destacada e “suspensa” como a dos Mercedes, por exemplo, ficaria melhor.
Logo abaixo, uma central multimídia com ar condicionado logo abaixo, duas entradas USB, fonte 12V, entre outros, podem ser observados. Há um botão de navegação com controles adicionais em volta sobre o túnel central, onde também ficam o botão de partida e o freio eletrônico. A alavanca de marchas fica na coluna de direção e o acabamento interno mescla couro, plástico e outros materiais leves.
Com dois motores elétricos de 80 cv e 20,3 kgfm, além de baterias de íons de lítio sob o assoalho, o ë-Crossback apresenta dois porta-malas, sendo um dianteiro. O modelo possui um pequeno gerador e um tanque de somente 7 litros para extensão de alcance das baterias. Mas ainda é limitado, pois se funcionar durante 14 horas, o volume seca. Provavelmente o tanque será aumentado.
Outros projetos
A Yarovit tem outros projetos na manga, todos comandos pelo designer-chefe Andrew Ginsburg. O primeiro é uma gama de utilitários leves chamados YA3a, que aparentemente significaria “pão” em russo. O motivo é o formato de pão de forma, muito semelhante ao da Kombi.
A ideia é ter um furgão, van e uma picape com caçamba basculante. Por fim, ônibus urbano elétrico ou híbrido também está na pauta, desenvolvendo um modelo com dois motores traseiros (um em cada roda) e chassi com piso baixo, podendo ter ou não motor/gerador.
[Fonte: Rusautomobile]
- ■Crossovers
- ■Elétricos
- ■Híbridos
- ■Rússia
02/12/2014
Em 2012, a Yarovit prometia um híbrido barato para o mercado russo, que chegaria em 2015. Nesse período, ela apresentou o ë-Crossover, um utilitário esportivo de desenho um pouco diferente do comum, mas com potencial para ir além das fronteiras eslavas.
Agora a empresa está preparando uma opção mais esportiva, o ë-Crossback. Trata-se de um crossover duas portas derivado do primeiro e visual agressivo. O destaque exterior fica para os faróis redondos e diminutos, que possuem uma fileira de LEDs como indicadores de direção. Na traseira, as lanternas são verticais e em LED.
A carroceria possui a parte inferior em acabamento plástico preto que se eleva bastante na parte traseira, chegando quase à altura dos vidros. O visual cria um efeito mais esportivo e musculoso, reforçado ainda pela tampa do porta-malas proeminente. Sua estrutura básica é em aço, mas a “casca” em poliuretano e plástico ABS.
Rodas de liga leve aro 18, freios a disco nas quatro rodas e suspensão elevada fecham o pacote exterior. Por dentro, o ë-Crossback tem um visual moderno, exceto pela tela dos instrumentos na parte superior do painel, que parece ter sido feita de última hora. Uma tela destacada e “suspensa” como a dos Mercedes, por exemplo, ficaria melhor.
Logo abaixo, uma central multimídia com ar condicionado logo abaixo, duas entradas USB, fonte 12V, entre outros, podem ser observados. Há um botão de navegação com controles adicionais em volta sobre o túnel central, onde também ficam o botão de partida e o freio eletrônico. A alavanca de marchas fica na coluna de direção e o acabamento interno mescla couro, plástico e outros materiais leves.
Com dois motores elétricos de 80 cv e 20,3 kgfm, além de baterias de íons de lítio sob o assoalho, o ë-Crossback apresenta dois porta-malas, sendo um dianteiro. O modelo possui um pequeno gerador e um tanque de somente 7 litros para extensão de alcance das baterias. Mas ainda é limitado, pois se funcionar durante 14 horas, o volume seca. Provavelmente o tanque será aumentado.
Outros projetos
A Yarovit tem outros projetos na manga, todos comandos pelo designer-chefe Andrew Ginsburg. O primeiro é uma gama de utilitários leves chamados YA3a, que aparentemente significaria “pão” em russo. O motivo é o formato de pão de forma, muito semelhante ao da Kombi.
A ideia é ter um furgão, van e uma picape com caçamba basculante. Por fim, ônibus urbano elétrico ou híbrido também está na pauta, desenvolvendo um modelo com dois motores traseiros (um em cada roda) e chassi com piso baixo, podendo ter ou não motor/gerador.
Galeria de fotos do ë-Crossback e projetos Yarovit:
[Fonte: Rusautomobile]