Trabalhadores que fabricam HB20 entram em greve, mas Hyundai promete honrar entregas
Os operários da unidade da Hyundai em Piracicaba, no interior de São
Paulo, anunciaram greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (13), apenas quatro dias após a inauguração oficial da fábrica, que produz o compacto HB20, modelo projetado e produzido exclusivamente para o mercado brasileiro.
Apesar da cerimônia de inauguração de Piracicaba ter ocorrido apenas no
último dia 9, a fábrica está produzindo de fato desde o dia 20 de
setembro. O HB20 foi apresentado à imprensa especializada no dia 13 de
setembro (relembre e veja preços versões e impressões sobre a versão mais equipada do modelo aqui) e teve suas vendas iniciadas no último dia 10 de outubro (saiba mais aqui).
Além disso, os trabalhadores da unidade têm o mês de novembro como
data-base, seguindo o calendário estabelecido pelo movimento sindical do
setor metalúrgico, não as datas de fundação ou inauguração da fábrica.
De acordo com a assessoria da fabricante, a paralisação foi decidida
pelos representantes do primeiro turno de produção, que assumiria suas
funções às 6 horas da manhã desta terça-feira. Em assembleia inciada
ainda na segunda-feira (12), os trabalhadores discordaram da proposta de
aumento feita pela Hyundai e não começaram a jornada de trabalho do
dia.
Já segundo a Força Sindical, entidade à qual estão vinculados os
metalúrgicos de Piracicaba, o piso salarial pago pela Hyundai passaria
dos atuais R$ 1.287 para R$ 1.600 (aumento de 24,47%), abaixo das
pretensões da entidade e dos operários, que buscam um salário-base
de pelo menos R$ 1.800. Para a Força, a situação é apenas um
desdobramento da falta de acordo em negociações iniciadas ainda na fase
de implantação da fábrica, quando apenas 100 operários estavam
trabalhando na unidade.
Outra reunião está marcada para as 17 horas desta terça, com a presença
dos trabalhadores do segundo turno e representantes da Delegacia do
Trabalho e da empresa. Segundo a Hyundai, as negociações seguem
ocorrendo, mas é muito provável que os operários do segundo turno
ratifiquem o posicionamento do turno inicial e também entrem em greve,
já que a proposta apresentada pela fabricante é a mesma.
Além da discussão sobre o piso, os trabalhadores também estudam a
proposta de aumento de cerca de 8% nos salários gerais, com ganho
automático de 5% após seis meses de trabalho e novos reajustes de 5%
após um e dois anos de trabalho, além de benefícios, revisão da jornada
de 40 horas semanais e direito à PLR (Participação nos Lucros e
Resultados).
HYUNDAI PROMETE ATENDER DEMANDA
Mesmo que haja uma surpresa e os trabalhadores do segundo turno decidam
trabalhar, a Hyundai admite que não conta com a produção que seria
esperada das primeiras oito horas (primeiro turno) desta terça-feira. A
empresa não informa qual seria o atraso total em termos de unidades não
produzidas, mas a capacidade média de produção de Piracicaba é de 34
carros por hora, em situações normais. Apesar da conta de multiplicação
ser simples, o resultado prático pode ser alterado por uma série de
fatores.
O certo é que a Hyundai afirma que manterá o compromisso divulgado na
inauguração de entregar 26 mil unidades do HB20 até o final do ano. A
demanda pelo novo modelo é alta: de acordo com a Fenabrave (entidade que
reúnes os concessionários do país), pouco mais de 3 mil unidades do hatch foram emplacadas
em outubro. Pelas contas da Hyundai, cerca de 10 mil unidades foram
entregues aos lojistas desde o lançamento do carro e há outros 50 mil
pedidos fechados (traduzindo, com pagamento efetuado).
Ou seja, com ou sem greve muitos dos compradores do compacto da Hyundai só irão receber o carro comprado agora em 2013, fato já apontado por UOL Carros.
O HB20 é um dos lançamentos que marcaram o setor automotivo no ano, a
ponto de já ter uma variante anunciada -- o "aventureiro" HB20X,
mostrado no Salão do Automóvel (veja mais aqui) --, além da carroceria sedã prometida para 2013. Ambas sairão da fábrica da Piracicaba, como o hatch.
Além disso, o carro estreou bem na avaliação do Inmetro de carros mais
eficientes com nota A de consumo para o motor flex de três cilindros e 1
litro (saiba mais sobre os menos "gastadores" aqui).
Fonte: Uol Carros
- Fábrica de Piracicaba (SP) tem capacidade para produzir 34 unidades do HB20 por hora
Os operários da unidade da Hyundai em Piracicaba, no interior de São
Paulo, anunciaram greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (13), apenas quatro dias após a inauguração oficial da fábrica, que produz o compacto HB20, modelo projetado e produzido exclusivamente para o mercado brasileiro.
Apesar da cerimônia de inauguração de Piracicaba ter ocorrido apenas no
último dia 9, a fábrica está produzindo de fato desde o dia 20 de
setembro. O HB20 foi apresentado à imprensa especializada no dia 13 de
setembro (relembre e veja preços versões e impressões sobre a versão mais equipada do modelo aqui) e teve suas vendas iniciadas no último dia 10 de outubro (saiba mais aqui).
Além disso, os trabalhadores da unidade têm o mês de novembro como
data-base, seguindo o calendário estabelecido pelo movimento sindical do
setor metalúrgico, não as datas de fundação ou inauguração da fábrica.
De acordo com a assessoria da fabricante, a paralisação foi decidida
pelos representantes do primeiro turno de produção, que assumiria suas
funções às 6 horas da manhã desta terça-feira. Em assembleia inciada
ainda na segunda-feira (12), os trabalhadores discordaram da proposta de
aumento feita pela Hyundai e não começaram a jornada de trabalho do
dia.
Já segundo a Força Sindical, entidade à qual estão vinculados os
metalúrgicos de Piracicaba, o piso salarial pago pela Hyundai passaria
dos atuais R$ 1.287 para R$ 1.600 (aumento de 24,47%), abaixo das
pretensões da entidade e dos operários, que buscam um salário-base
de pelo menos R$ 1.800. Para a Força, a situação é apenas um
desdobramento da falta de acordo em negociações iniciadas ainda na fase
de implantação da fábrica, quando apenas 100 operários estavam
trabalhando na unidade.
Outra reunião está marcada para as 17 horas desta terça, com a presença
dos trabalhadores do segundo turno e representantes da Delegacia do
Trabalho e da empresa. Segundo a Hyundai, as negociações seguem
ocorrendo, mas é muito provável que os operários do segundo turno
ratifiquem o posicionamento do turno inicial e também entrem em greve,
já que a proposta apresentada pela fabricante é a mesma.
Além da discussão sobre o piso, os trabalhadores também estudam a
proposta de aumento de cerca de 8% nos salários gerais, com ganho
automático de 5% após seis meses de trabalho e novos reajustes de 5%
após um e dois anos de trabalho, além de benefícios, revisão da jornada
de 40 horas semanais e direito à PLR (Participação nos Lucros e
Resultados).
HYUNDAI PROMETE ATENDER DEMANDA
Mesmo que haja uma surpresa e os trabalhadores do segundo turno decidam
trabalhar, a Hyundai admite que não conta com a produção que seria
esperada das primeiras oito horas (primeiro turno) desta terça-feira. A
empresa não informa qual seria o atraso total em termos de unidades não
produzidas, mas a capacidade média de produção de Piracicaba é de 34
carros por hora, em situações normais. Apesar da conta de multiplicação
ser simples, o resultado prático pode ser alterado por uma série de
fatores.
O certo é que a Hyundai afirma que manterá o compromisso divulgado na
inauguração de entregar 26 mil unidades do HB20 até o final do ano. A
demanda pelo novo modelo é alta: de acordo com a Fenabrave (entidade que
reúnes os concessionários do país), pouco mais de 3 mil unidades do hatch foram emplacadas
em outubro. Pelas contas da Hyundai, cerca de 10 mil unidades foram
entregues aos lojistas desde o lançamento do carro e há outros 50 mil
pedidos fechados (traduzindo, com pagamento efetuado).
Ou seja, com ou sem greve muitos dos compradores do compacto da Hyundai só irão receber o carro comprado agora em 2013, fato já apontado por UOL Carros.
O HB20 é um dos lançamentos que marcaram o setor automotivo no ano, a
ponto de já ter uma variante anunciada -- o "aventureiro" HB20X,
mostrado no Salão do Automóvel (veja mais aqui) --, além da carroceria sedã prometida para 2013. Ambas sairão da fábrica da Piracicaba, como o hatch.
Além disso, o carro estreou bem na avaliação do Inmetro de carros mais
eficientes com nota A de consumo para o motor flex de três cilindros e 1
litro (saiba mais sobre os menos "gastadores" aqui).
Fonte: Uol Carros