Chinesa Brilliance chega em 2011Nova marca estreará no Salão de São Paulo por meio da importadora CN Auto
Thiago Vinholes - fotos: divulgação
A invasão de carros chineses terá, a partir de 2011, mais um contingente no "front" brasileiro. Quem vem por ai é a Brilliance Auto, uma das marcas chinesas mais famosas no exterior. Em seu país de origem, a fabricante é sócia da BMW, que precisa da parceria oriental para marcar seu território no país, conforme exigido pelas leis chinesas. Além do foco mercadológico, a montadora alemã também auxilia no desenvolvimento de veículos da empresa.
No Brasil, a Brilliance será controlada pela importadora CN Auto, que já traz da China a Jinbei com as vans Towner e Topic. A primeira apresentação da marca ao público brasileiro acontece no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro deste ano. No espaço, serão postos à mostra os modelos FRV, FRV Cross, FSV e Splendor.
A linha FRV, um hatchback médio, tem desenho assinado pelo estúdio italiano Italdesign Giugiaro e seu motor 1.5 a gasolina rende 113 cv. Já o câmbio vem apenas na opção manual de 5 marchas. O FRV Cross, além de possuir visual aventureiro, é 20 mm mais comprido. Seu conjunto mecânico, por outro lado, não muda.
O Brilliance FSV, um sedã médio também elaborado por Giugiaro, usa a mesma base e o motor do FRV, mas com 13 cv a menos. A marca destaca ainda a vasta lista de itens de série do veículo, que inclui freios ABS, 4 airbags, monitor touchscreen no painel com GPS e DVD, sensor de estacionamento e transmissão automática.
Por fim, o sedã de luxo Splendor, que vem para o Salão apenas em caráter experimental. “Queremos testar a reação dos consumidores a este tipo de modelo”, enfatiza Ricardo Strunz, diretor-geral da CN Auto, no comunicado da empresa. Com desenho desta vez encomendado ao estúdio Pininfarina, o veículo conta com o motor 1.8 de 134 cv, opções de câmbio manual ou automático e uma longa lista de equipamentos.
A importadora, porém, ainda não divulga os valores dos três veículos Brilliance. Mas a empresa, assim como as demais montadoras chinesas já presentes no Brasil, revela no informe que apostará nos preços competitivos para ganhar seu espaço no mercado nacional.