Andei lendo algumas reportagens sobre este investimento da Ford, o que e uma boa noticia, mas antes destas leituras, faltava relativizar o anuncio. Este investimento, que e uma boa noticia, nao vai sanar os problemas da Ford. E bom lembrar que desde a inauguraçao da planta baiana, a Ford foi a empresa que mais lucrou, relativamente ao seu tamanho e por mais tempo. Este investimento vai aumentar a capacidade da planta baiana vai aumentar a capacidade da mesma em 20% e, em relaçao a capacidade total no Brasil em uns 18% MAS, considerando o mercado como um todo, nao e nada pois o mercado brasileiro DOBROU desde 2.005. A Ford que de 2.003 para ca tinha "share" medio de 11%, com seu melhor ano com 12,8%, tem agora menos de 9,5% (este ano), portanto, o investimento vai, no maximo, recuperar a participaçao anterior da marca. Se contarmos com os produtos argentinos, lembrando que nao se sabe bem a capacidade da linha de produçao do Focus e nem ao menos SE e QUANDO o Kuga vai chegar, produto este que, equipado com um motor 2.0, sem traçao total, mas com um acabamento do tipo dos modelos Ghia, pela sua beleza seria um serio competidor ao Tucson e mesmo ao Captiva e ao CRV, a particpaçao da empresa deve bater em uns 10%, portanto BEM ABAIXO da participaçao historia da marca, que era de 15% ou mais.
Lembro que qualquer perda de participaçao impacta muito mais fortemente na Ford do que na Fiat, na VW ou ate mesmo na Chevrolet porque A BASE DESTA E MENOR e que para o futuro proximo teremos aqui o (substituto do) Micra, que eu suponho que para abarcar um mercado maior pode usar a estrategia da VW com o Polo na Europa, de oferecer um interior "barato" para ter bom preço nas versoes simples, ganhando volume e, quem sabe aqui tambem, um interior melhor para as mais caras, emprestando prestigio ao modelo em si. Alem deste, temos que contar ainda com o produto da Hyundai, que pode ou nao ser o i20 e o futuro compacto da Toyota, portanto, que tem mais a temer neste caso e a Ford pois, como disse, por ter base de produçao menor, qualquer perda impacta mais sobre ela do que nas outras montadoras.
A rigor, este investimento nao e para ganhar mercado, mas para nao perder mais e, se possivel, retornar aos niveis anteriores.
Lembro que qualquer perda de participaçao impacta muito mais fortemente na Ford do que na Fiat, na VW ou ate mesmo na Chevrolet porque A BASE DESTA E MENOR e que para o futuro proximo teremos aqui o (substituto do) Micra, que eu suponho que para abarcar um mercado maior pode usar a estrategia da VW com o Polo na Europa, de oferecer um interior "barato" para ter bom preço nas versoes simples, ganhando volume e, quem sabe aqui tambem, um interior melhor para as mais caras, emprestando prestigio ao modelo em si. Alem deste, temos que contar ainda com o produto da Hyundai, que pode ou nao ser o i20 e o futuro compacto da Toyota, portanto, que tem mais a temer neste caso e a Ford pois, como disse, por ter base de produçao menor, qualquer perda impacta mais sobre ela do que nas outras montadoras.
A rigor, este investimento nao e para ganhar mercado, mas para nao perder mais e, se possivel, retornar aos niveis anteriores.