Conheça o Novo Uno, que começa em R$ 25.550
Depois de muitos flagrantes, a Fiat finalmente apresenta o Novo Uno. O compacto chega para modernizar a linha de entrada da montadora, hoje composta pelo antigo Uno, que atende pelo nome de Mille desde 1993, e o Palio Fire. Para isso, preparou um veículo espaçoso e de desenho moderno.
O Novo Uno segue as características do Uno original. É alto, largo e tem boa área envidraçada. Apesar de majoritariamente retos, seu traços foram arredondados nas extremidades. As lanternas traseiras estão nas colunas, enquanto a grade toma boa parte do para-choque e tem três aberturas assimétricas entre os faróis.
A paltaforma é a mesma do Palio, muito embora a Fiat afirme que apenas o assoalho foi
aproveitado. Dele, inclusive, herda a suspensão traseira com eixo de torção. O Novo Uno mede 3,77 metros de comprimento, 1,49 m de altura e 1,64 m de largura, com distância entreeixos de 2,37 metros. No Mille
são, respectivamente, 3,69 m, 1,45, 1,55 e 2,36. A capacidade do porta-malas, contudo, caiu de 290 para 280 litros.
O painel é totalmente novo entre os Fiat nacionais. Está mais para 500 do que para Palio. Como o primeiro, permite personalização da capa onde ficam os difusores de ar. Os mostradores foram reunidos dentro de uma
meia lua e parecem um casamento do Fox antigo com o C3. O velocímetro é central e traz junto uma tela com hodômetro, relógio e marcadores de temperatura do motor e do nível de combustível. O conta-giros fica à direita. Há abundância de porta-objetos pelo habitáculo e o banco traseiro pode ser reclinado em duas posições.
O novo Uno começa a ser vendido com quatro portas. A versão duas portas chega em 45 dias. As versões são três: Vivace, Attractive e Way. A primeira vem somente com motor 1.0. Traz para-choques sem pintura, econômetro no lugar de conta-giros, rodas de aço aro 13" e alerta de manutenção programada. Opcionalmente, o compacto pode ser equipado com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, para-brisas térmico, kit HSD com airbag duplo e freios ABS, faróis de neblina, vidros elétricos e rádio CD/Mp3 com conexão USB e Bluetooth e comando viva voz.
Já o Uno Attractive tem somente motor 1.4. Agrega os mesmo itens do Vivace mais regulagem de altura para os cintos de segurança dianteiros e volante, luz de cortesia para na porta do passageiro, para-choques pintados na cor da carroceria, rodas aro 14", porta-luvas iluminado e vidro traseiro temporizado com limpador e lavador com intermitência. Os opcionais são os mesmos oferecidos no Uno Vivace.
Por fim, o Way mantém o aspecto fora de estrada do Mille de mesmo nome. Seus para-choques são mais destacados e não têm pintura, bem como as molduras e o suporte de teto. Seus equipamentos e opcionais são os mesmos do Attractive, no entanto variam conforme a motorização, que pode ser 1.0 ou 1.4 nesta versão.
Falando em motores, são os mesmos Fire do restante da linha Fiat. No entanto, passaram por melhorias que lhes deram o sobre nome EVO. São elas: bielas mais longas e mais leves, pistões com anéis de baixo atrito, comando de válvulas com novos ressaltos em conjunto com as molas das válvulas. Com isso, de acordo com a Fiat, ficaram até 5% mais econômicos. Na opção 1.0 8V, ele gera até 75 cv a 6.250 rpm, enquanto o torque máximo é de 9,9 kgfm a 3.850 rpm. Já o propulsor 1.4 8V desenvolve 88 cv a 5.750 rpm e 12,5 kgfm de torque a 3.750 rpm.
Os preços começam nos R$ 25.550 na versão Vivace 2 portas (ou R$ 27.350 com 4 portas) e passam para R$ 29.280 da Attrative (R$ 30.070 4 portas). A Way está disponível desde R$ 26.690 com 2 portas e motor 1.0 até R$ 31.870 com propulsor 1.4 e 4 portas.
Fonte: Alpini