VW Jetta 2016: itens de série das versões e especificações
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Volkswagen do Brasil anunicia a linha 2016 do sedã médio
Jetta com novidades mecânicas e tecnológicas. As versões Trendline e Comfortline trazem novo motor 1.4 TSI de 150 cv com transmissão automática de seis marchas e função Tiptronic.
Esse novo motor das versões de acesso do Jetta implica em um aumento de potência de 30 cv (25%) e de 7,1 kgfm (38%) no torque, em comparação à motorização anterior . Com isso, o sedã é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e bloqueio eletrônico de diferencial (EDS) com XDS são itens de série em todas as versões, assim como direção elétrica de série, suspensão traseira multlink.
No campo de tecnologia, o Jetta 2016 conta com o novo sistema de infotainment com Volkswagen App-Connect que permite espelhamento do smartphone com as plataformas MirrorLink, Android Auto e Apple Car Play. O pPorta-malas oferece com 510 litros de capacidade.
Outra novidade é a volta da versão Trendline com transmissão manual, que passa a ser ofertada com caixa de seis marchas, enquanto a topo de gama, Highline, mantém o motor 2.0 TSI com 211 cv associado à transmissão automática DSG de seis marchas.
O Novo Jetta é o carro mais seguro entre os sedãs médios, tendo atingido nota máxima no Latin NCAP e no IIHS (“Top Safety Pick+”).
Tabela de preços - Jetta 2016 Modelo | Preço |
Jetta 1.4 TSI Trendline Manual | R$ 78.230,00 |
Jetta 1.4 TSI Trendline Automático | R$ 83.630,00 |
Jetta 1.4 TSI Comfortline Automático | R$ 89.750,00 |
Pacote Exclusive (para o Comfortline) | R$ 6.470,00 |
Teto Solar | R$ 4.130,00 |
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Jetta 2.0 TSI Highline DSG6 | R$ 102.990,00 |
O Novo Jetta chega à linha 2016 com melhor desempenho, novos equipamentos e tecnologia. O sedã Volkswagen passa a ser equipado nas versões Trendline e Comfortline com o novo motor 1.4 TSI de 150 cv. A configuração Highline mantém o consagrado motor 2.0 TSI com 211 cv, associado à transmissão automática DSG de seis marchas.
Além do novo motor, o Novo Jetta 2016 passa a contar de série em todas as versões com itens como direção elétrica, controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial e a nova geração de sistemas de infotainment da Volkswagen, capaz de espelhar a tela do celular com a do console central. Outra novidade é a oferta da transmissão manual de seis marchas para a versão Trendline.
Motor premiado do “International Engine of the Year”A configuração de motor TSI, de 1,4 litro, foi eleito em 2014 o “International Engine of the Year” (motor do ano) pela nona vez consecutiva na categoria entre 1 e 1,4 litro de cilindrada. Com o resultado, a configuração 1.4 TSI é a mais bem sucedida da história desse concurso internacional de tecnologia de motores.
O motor 1.4L TSI, da família EA211 chega para substituir o 2.0 aspirado (da família EA113), que equipava as versões Trendline e Comfortline.
Os números mostram os benefícios do downsizing (redução da cilindrada, com desempenho). O Novo Jetta com o motor 1.4L TSI tem 150 cv na faixa de 5.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf já disponíveis a 1.500 rpm. Ou seja: um motor 30% menor em cilindrada, porém com 25% a mais de potência e 38% a mais de torque em comparação ao 2.0 aspirado utilizado anteriormente.
Motor 1.4 TSI - DesempenhoO motor 1.4L TSI pode ser combinado à transmissão manual de seis marchas ou à transmissão automática de seis velocidades com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). Independentemente da transmissão, o Novo Jetta equipado com o motor 1.4 TSI acelera, segundo a VW, de
0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcança 203 km/h de velocidade máxima.
Eficiência energéticaA sigla TSI representa as tecnologias aplicadas ao motor: injeção direta de combustível, combinada ao turbocompressor, de forma a entregar prazer ao dirigir e eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por baixo consumo, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. A taxa de compressão é elevada, de 10:1, possível graças à injeção direta, e há variação das válvulas contínua na admissão e no escape.
Volkswagen App-Connect – Sistema de infotainmentTodas as versões do Novo Jetta passam a contar, de série, com novo sistema de infotainment . O Volkswagen App-Connect, disponível para as versões Comfortline e Highline, permite espelhamento do smartphone com as plataformas MirrorLink (sistemas Android), Carplay (compatível com aparelhos com sistema Apple) e também com o sistema Android Auto (estando portanto já preparado para futuros lançamentos de smartphones da Google). Esses sistemas proporcionam a reprodução e operação da tela do telefone celular, diretamente na tela do infotainment, como se fosse um espelho e sem comprometer a segurança na condução do veículo.
A versão de entrada Trendline traz o novo sistema de infotainment “Composition Touch” para espelhamento de telefone celular (smartphone) Android pela plataforma MirrorLink. O sistema Composition Touch tem tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 5 polegadas, rádio, leitor de CD e arquivos MP3, Bluetooth e entradas USB, Aux-in e para SD-card.
As configurações Comfortline e Highline contam com o “Composition Media”. Essa central multimídia com tela de 6.3”, sensível ao toque, colorida e de alta resolução, possibilita maior interatividade e entretenimento, além de um visual moderno e tecnológico. Outro destaque é a facilidade de uso, possibilitando uma condução mais segura e confortável.
O Novo Jetta Comfortline e Highline pode ser equipado ainda com o sistema de infotainment “Discover Media”. Conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central, uma região de fácil acesso que permite abrigar com segurança aparelhos de celular no porta-copos, por exemplo. As entradas para SD-Card ficam nas lateralais da área frontal dos sistemas de infotainment. Tudo ao alcance do motorista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia do Novo Jetta.
É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central de infotainment “Discover Media” permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.
O sistema de infotainment “Discover Media” traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.
Versões: itens de série e opcionaisTrendline – Todas as versões do Novo Jetta utilizam sistema de suspensão traseira do tipo Multilink, que garante conforto e segurança em todas as condições de uso. O Novo Jetta Trendline, que pode ser equipado com transmissão manual de seis marchas ou transmissão automática de seis marchas com função tiptronic, tem excelente relação custo-benefício. Sua lista de itens de série inclui volante global da marca, bancos revestidos em tecido preto, direção com assistência elétrica, ar-condicionado Climatic,
rodas de liga leve “Sedona” de 16 polegadas com pneus 205/55 R16,
sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alarme com comando remoto “keyless”.
Complementam a lista de itens de série do Novo Jetta Trendline o apoia braço com tomada de 12V adicional e saída de ar-condicionado para o banco traseiro, porta-luvas refrigerado, sistema de infotainment “Composition Touch”, iluminação da placa de licença em LED, volante com ajustes de altura e distância e freios ABS com EBD (distribuição das forças de frenagem).
Comfortline – Disponível exclusivamente com a transmissão automática de seis marchas, a versão intermediária Comfortline traz todos os equipamentos da versão Trendline e acrescenta o novo volante global da marca revestido de couro com hastes para troca de marcha (shift paddles) e comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de telefonia, acabamento interno em native (oferecido nas tonalidades preta ou bege), rodas de liga-leve de 16” estilo “Atlanta” e controle automático de velocidade de cruzeiro (cruise control). Também é de série o sistema “Composition Media”.
A versão
Comfortline oferece como opcional o teto solar e o pacote Exclusive, que conta com sistema de infotainment “Discover Media”, sistema Coming & Leaving Home, sensor de chuva, rodas “Queensland” de 17 polegadas e pneus 225/45, sistema Kessy (que permite abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de um botão), ar-condicionado digital de duas zonas de resfriamento
Climatronic, entre outros.
O ar-condicionado Climatronic possui duas zonas de climatização (para motorista e passageiro) e saída para o banco traseiro, conta com layout semelhante ao do Passat – a temperatura é exibida em mostrador digital.
Highline – Topo de linha para o Novo Jetta, a versão Highline traz o conjunto mecânico com o motor 2.0 TSI de 211 cv e transmissão automática DSG. Adicionalmente ao Novo Jetta Comfortline, conta com retrovisor interno eletrocrômico, rodas exclusivas “Lancaster” de 17 polegadas, entre outros itens.
O Novo Jetta Highline é equipado com a nova geração do motor 2.0l TSI, da família EA888. O motor utiliza sistema de injeção direta de combustível, turbocompressor e quatro válvulas por cilindro, com comando de válvulas variável, gerando uma curva de torque plana a partir de baixas rotações. O Novo Jetta Highline acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 241 km/h.
Como opcionais, o modelo oferece, além do teto solar panorâmico, dois pacotes de equipamentos: Exclusive e Premium. O primeiro acrescenta ao sedã Volkswagen bancos de couro Vienna (com sistema de aquecimento para os dianteiros em duas opções de cores: preto ou bege) e sensores de chuva e de luminosidade. O pacote Exclusive também oferece retrovisor interno eletrocrômico, espelhos externos rebatíveis, porta revistas no encosto dos bancos dianteiros e função “Coming & Leaving Home”, que acende a farol ao entrar ou sair do carro.
Já o módulo Premium traz todos os itens do “Exclusive”, além de sistema de infotainment “Discover Media” com navegação integrada, comando de voz, sistema Kessy (que permite abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de um botão), faróis bixenônio com luzes diurnas de LED e ajuste elétrico do assento do motorista.
Segundo o INMETRO, o Jetta 2,0 TSI consome 8,9 Km/l de gasolina em cidade, e chega a 12,1 Km/l em estrada.
Segurança – o mais seguro da categoriaSegurança máxima para motorista e passageiros é uma prioridade para a Volkswagen. Essa premissa foi reconhecida pela organização americana IIHS (Insurance Institute for Highway Safety – Instituto das Seguradoras para Segurança Viária), que classificou o
Novo Jetta como “Top Safety Pick+” (veja detalhes aqui).
Para ser classificado como “Top Safety Pick+”, o veículo precisa ter obtido excelentes resultados nos testes de colisão realizados pelo IIHS – incluindo duas simulações de colisão frontal (small overlap e moderate overlap), uma de colisão lateral, de traseira e uma simulação de capotamento.
O Volkswagen Jetta recebe também cinco estrelas pelo Latin NCAP, com os melhores resultados na proteção aos ocupantes adultos, considerando ensaios de impactos frontal e lateral.
As crianças também estarão seguras no Novo Jetta: testes com bonecos (dummies), que simulam crianças com idades entre 18 meses e três anos, confirmam a excelente proteção oferecida pelo modelo, com quatro estrelas.
As versões Trendline e Comfortline contam com quatro airbags de série (dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros) e a configuração Highline traz seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois do tipo cortina). Todo o Novo Jetta comercializado no mercado nacional traz o sistema ISOFIX, para a fixação de cadeirinhas de crianças.
Somam-se a isso importantes recursos de segurança, de série em todas as configurações do sedã Volkswagen:
ESC - Controle eletrônico de estabilidade – O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração - O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel.
HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
HBA – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem). O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
COMENTÁRIOS: Pelos preços, deveriam ter seis airbags em todos. Por fim, mesmo sendo apenas montado no Brasil, era mais do que esperada a presença do motor 1.4 TSi Flex, não o sendo, fica a certeza de que o modelo é apenas um CKdzão, como o atual Cruze, com o modelo completo importado do México e, como um Lego, apenas 'ajuntado" aqui.