<table cellSpacing=0 cellPadding=0 width="100%" border=0><tr><td></TD></TR> "SEGREDO - VW Polo com cambio robotizados chega mes que vem <tr><td height=6></TD></TR> Flagramos o carro durante testes estacionado em um supermercado, na regiao Oeste da cidade de Sao Paulo. <tr><td></TD></TR></TABLE> |
Texto: Rodrigo Samy Fotos: Rodrigo Samy
(06-07-09) - O WebMotors conseguiu flagrar o próximo lançamento da Volkswagen. Trata-se do Polo E-Motion, versão equipada com câmbio robotizado da empresa italiana Magneti Marelli. O mesmo equipamento foi o responsável por puxar o Fiat Stilo das últimas posições do ranking de vendas para as primeiras.
O Polo com as placas verdes estava estacionado todos os dias em um supermercado no caminho de nossa reportagem. Certo dia, o WebMotors resolveu parar e olhar do que se tratava aquele carro, cheia de lastros e com o tapete do chão cobrindo a alavanca do câmbio. A primeira imagem registrada por uma lente de celular foi feita do volante. Sei que a resolução não ajuda muito (a do celular), mas o que valeu são as borboletas atrás do volante. Iguais às do Fiat Stilo.
Como o WebMotors é persistente, resolveu encostar no Polo com placas “verdinhas” em um outro dia. Todo dia no mesmo caminho não é para deixar de lado. Foi quando nos deparamos com a alavanca do câmbio, semelhante à dos Fiat Stilo e Linea.
As imagens já estavam no WebMotors por mais de um mês. Acontece que estávamos esperando o momento certo para dar o ponta-pé inicial, ou melhor, a notícia correta de primeira mão. E o momento certo veio com a confirmação do nome da versão, algo que aconteceu meio por acaso.
Procurando por informações de outro assunto da Volkswagen, ficamos sabendo que a empresa está realizando o evento de lançamento do novo carro, possivelmente para revistas (que precisam escrever suas reportagens com boa antecedência, para chegar às bancas ainda atuais). O nome do carro? Será E-Motion. Faz sentido.
O Polo já tem a versão E-Flex, a primeira do mundo a dispensar o tanquinho de partida a frio com 100% de etanol, e a BlueMotion, feita para economizar combustível. O termo E-Motion combina os dois nomes e deve se referir ao câmbio robotizado (controlado eletronicamente, daí o E) e à mobilidade confortável que ele proporciona.
Na parte da tarde, o WebMotors ligou para algumas concessionárias do grupo. Para facilitar a comunicação, não citamos o nome da versão, que poderia ser confundido com a BlueMotion. Fizemos a seguinte pergunta: “Quando chega o Polo com câmbio robotizado (automático)?” Resposta: “Amanhã o pessoal começa a fazer o treinamento desse câmbio. O carro chega no final do mês”..."
Ate onde eu sei, estas sao as primeiras fotos do carro. Pelo texto, o modelo esta "estourando" por ai, provavelmente aparecendo nas revistas de Agosto. Segundo diversos meios especializados, e provavel que este cambio automatizado seja uma geraçao MAIS MODERNA do que o usado no Stilo, o que faz prever um comportamento mais civilizado do que no hatch da Fiat. Mais ate do que o cambio, que ja era esperado, interessante notar o volante, igual ao usado nos Golf VI e novo Polo. Eu ja havia notado que o volante da Amarok era igual ao do Polo, mas aquele que aparecia nas fotos da pick up nao contava com controles de som e borboletas. Isso e bom porque, alem do cambio robotizado, o carro vai ganhar mais itens de conforto/tecnologia, que o Punto ja tem, por exemplo. Isso e mau, porque se temos o volante do Polo novo no Polo antigo, podemos realmente esperar mas noticias/surpresas da VW em relaçao ao modelo novo do hatch. Por fim, se o Golf receber ou nao o mesmo volante, o que temos e um carro velho que tende a permanecer no mercado. |