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Citroën C4 Cactus (nacional)

3 participantes

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46Citroën C4 Cactus (nacional) - Página 4 Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Ter 28 Ago - 17:54

KÜLL



Citroën C4 Cactus (nacional) - Página 4 Thumb-blog-o-mundo-em-movimento
[size=52]O Mundo em Movimento

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[size=52]C4 Cactus, a aposta da Citroën no apetitoso segmento dos SUV[/size]











Joel Leite
28/08/2018 16h56


– Carro chega bem equipado: sistema de frenagem de alerta de colisão e de saída de faixa
– Segmento cresceu 26,2% este ano e já representa 20% do total do mercado
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O lançamento, nesta terça-feira, do Citroën C4 Cactus, é mais uma investida da indústria automobilística no segmento de carros que mais cresce no Brasil e no mundo.
O Cactus é um utilitário esportivo, ou, como se costuma chamar, um SUV, na sigla em inglês.
E a Citroën não economizou na tecnologia. O carro tem, entre outras coisas, o sistema de frenagem de alerta de colisão, que freia automaticamente quando uma pessoa cruza a frente do veículo ou em qualquer perigo de colisão.
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Outro sistema sofisticado que o Cactus apresenta é o alerta de saída de faixa: um sinal sonoro avisa o motorista quando o carro avança na faixa lateral sem o pisca ligado.
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A versão topo de linha, a Shine Pack, com todos esses equipamentos (veja lista) custa menos de R$ 100 mil, exatamente R$ 98.990,00, preço inferior a alguns concorrentes na categoria. Mas a versão de entrada, a Live, sai por R$ 68.990,00.
O Cactus chega na faixa de preço onde estão a maioria dos utilitários esportivos do mercado, que vai de R$ 65 mil a R$ 110 mil (em alguns casos, as versões a diesel chega aos R$ 130 mil).
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São pelo menos uma dúzia de opções para o consumidor, cada qual com suas características, com um pouco mais ou um pouco menos de equipamentos e motorizações com diferentes potências, mas todos eles oferecendo as características de dirigibilidade, espaço interno, altura do solo que tanto agradam o consumidor.
A Renault (Duster e Captur) tem duas opções, assim como a Honda, com o HR-V e o WR-V. A GM tem o Tracker, a Ford vem com o Ecosport, a Hyundai com o Creta e a Nissan com o Kicks. A Jeep também oferece duas opções ao consumidor na categoria: o Renegade e o Compass e a Peugeot tem o 2008.
No total, as vendas de SUVs representam 20,6% do mercado em 2018, isto é: a cada cinco carros vendidos no Brasil, um é SUV. Em volume de vendas os utilitários esportivos só perdem para o modelo hatch, que têm 24,2% do mercado.
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Mas é a que mais cresce: de primeiro de janeiro até a última sexta-feira, dia 25 de agosto, foram vendidos 310.848 unidades, contra 246.275 no mesmo período de 2017, um crescimento, portanto, de 26,2%. Trata-se do segmento mais cobiçado pelas montadoras. O líder dos SUVs é o Compass, responsável por 12% das vendas do segmento. HRV, Renegade, Kicks e Creta disputam a segunda posição, os quatro na faixa de 9% de participação (veja o ranking dos dez SUVs mais vendidos este ano).
O Cactus está disponível em dois tipos de motorização (1.6 e 1.6 THP) O motor 1.6 flex de 122 cv a 5.800 rpm e um torque de 16,4 kgfm a 4.000 rpm nas versões manuais, e 118 cv a 5.750 rpm e um torque máximo de 16,1 kgfm a 4.750 rpm quando equipado nas versões automáticas.
Já o 1.6 turbo, oferece potência máxima de 173 cv (com álcool) ou 166 cv (com gasolina) a 6.000 rpm e um torque máximo de 24,5 kgfm. O torque máximo já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Essa característica garante grande dinamismo e prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 s (com etanol) e uma velocidade máxima de 212 km/h.
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O Cactus é oferecido em 3 versões de acabamento. Confira os equipamentos e preços de cada uma delas:
C4 Cactus Live 1.6 manual – R$ 68.990,00
A versão Live traz de série: direção elétrica, ar-condicionado manual digital e integrado à central multimídia, Assinatura luminosa com DRL em led, barras de teto, rodas 16 polegadas com pneus 205/60 R16 e calota, painel de instrumentos digital, volante com regulagem de altura e profundidade com comandos integrados, Citroën Connect Radio com tela tátil de 7 polegadas + bluetooth + 6 alto-falantes + tomada USB + 12V, comandos dos vidros e retrovisor elétricos, travamento centralizado das portas e porta-malas, bancos dianteiros reguláveis em altura e bancos traseiros com três apoios de cabeça e ISOFIX, entre outros.
C4 Cactus Feel 1.6 MT – R$ 73.490,00 / AUT – R$ 79.990,00 / Pack – R$ 84.990,00
A versão Feel traz de série (a mais que a Live): faróis de neblina, câmera de ré, rodas de alumínio de 17 polegadas e pneus 205/55 R17, eco-coaching, alarme perimétrico, quatro vidros elétricos, piloto automático e cruise control e, para as versões automáticas, ESP + DSGi + HillAssist.
Como opcional: acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, ar-condicionado digital automático, volante de couro, alarme volumétrico, airbag lateral, barras de teto tipo "flutuantes", rodas de alumínio diamantado de 17 polegadas e teto de duas cores.
C4 Cactus Shine 1.6 THP AUT – R$ 94.990,00 / Pack – R$ 98.990,00
Já a versão Shine traz de série (a mais que a Feel): barra de teto "flutuante", ar-condicionado digital automático, rodas de 17 polegadas de alumínio diamantado com pneus 205/55 R17, painel de bordo com revestimento soft-touch, acendimento automático dos faróis + limpador de para-brisa automático, volante e bancos de couro, airbag lateral, Grip Control (seletor de modo de condução) e alarme perimétrico e volumétrico.
Como opcional: sistema de frenagem automática, alerta de colisão, alerta de atenção ao condutor, alerta de saída de faixa, indicador de descanso, retrovisor eletrocrômico, airbag de cortina e carroceria de duas cores.
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Como se podem ver, a Citroën entrou forte na briga dos suvinhos, oferecendo um modelo recheado de equipamento e com preço mais barato que os concorrentes.


Veja os SUVs mais vendidos em 2018 


Luiz Cipolli Junior, de Mogi das Cruzes, SP

47Citroën C4 Cactus (nacional) - Página 4 Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Qui 30 Ago - 17:51

Grilo


Administrador

Essas rodas caíram muito bem nele.

Achei os preços agressivos e o pacote em geral está interessante.

Ao meu ver, a única falha é que todos deveriam oferecer 4 airbags ao menos, como o irmão 2008. As intermediárias já deveriam vir com 6 airbags.

Obs. Os bancos são exatamente os mesmos que o 208/2008 receberam na simplificação que sofreram na linha 2018.

http://www.autouniverso.com.br

R8V


Administrador

Estou curioso para ver ao vivo!

49Citroën C4 Cactus (nacional) - Página 4 Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Ter 18 Set - 17:37

KÜLL



R8V escreveu:Pena que não terá o 1.2 turbo.

CONCORDO.

Na mesma linha que eu comentei sobre o novo HB20 e as críticas já chegando a ele antes mesmo de ser lançado, no fim de semana, assisti a alguns vídeos de canais ditos especializados em carros. Em uns 3, assim como em 2 sites que já havia lido, criticam o fato da tampa do porta luvas do C4 Cactus "despencar" ao ser aberta. Concordo que é um erro e talvez as críticas tenham vindo por conta do perfil de produtos de mais qualidade da Citroen, mas apenas falando de outros lançamentos, no caso do Captur, que é basicamente um Duster travestido, convenhamos, tal "defeito", herdado de seu genitor, o Duster, me parece que não foi tão ressaltado, apesar da Renault tentar grudar a pecha de produto de qualidade ao Captur. Ficando em outro lançamento, a atual Hilux e, imagino o mesmo na SW4, TEM EXATAMENTE O MESMO DEFEITO: a tampa do porta luvas despenca ao ser aberta. Isso, ainda agora, depois do facelift e lembrando que a Hilux mais cara chega a quase O DOBRO DO PREÇO DO C4 CACTUS e a SW4, ainda mais.

50Citroën C4 Cactus (nacional) - Página 4 Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Qui 20 Set - 12:02

KÜLL



Opinião: Como o C4 Cactus pode resgatar os bons tempos da Citroën

SET 20, 2018 em 09:15

Citroën C4 Cactus (nacional) - Página 4 Daniel-messeder1
POR: DANIEL MESSEDER, Diretor Editorial


Crossover tem o que sempre destacou os carros da marca: é diferente da concorrência


Você pode gostar ou não dos Citroën, mas é inegável que eles ganharam fama por serem diferentes da maioria dos rivais. Desde que a marca começou a vender seus carros no Brasil, nos anos 1990, tivemos o ZX com o eixo traseiro direcional, o Xantia com a suspensão hidropneumática, a Xsara Picasso com as soluções de espaço, o C3 com o design oval e o C4 com o volante de miolo fixo, entre outras inovações. Mas nos últimos tempos a marca francesa parece ter perdido a capacidade de se reinventar. O atual C3 é bem mais careta que o irmão Peugeot 208, o C4 Lounge é mais tradicional que os sedãs japoneses, o Aircross já perdeu seu encanto e a C4 Picasso, bem, ela é muito legal, mas é cara (importada) e faz parte de um segmento em baixa (minivans).

Citroën C4 Cactus (nacional) - Página 4 Citroen-c4-cactus-shine
Neste cenário, o lançamento do C4 Cactus produzido em Porto Real (RJ) significa bem mais do que um novo carro para a Citroën. Ele é a esperança da marca por dias melhores no Brasil, após a empresa ter visto sua participação de mercado ruir de 2,6% em 2008 para apenas 0,8 % agora em 2018. Mas o que o Cactus tem de tão especial assumir essa responsabilidade toda? Bem, digamos que ele é diferente do mar de SUVs compactos que invadiu nosso mercado nos últimos anos. 


Para começar, ele não tem nem jeito de SUV - por mais que o termo tenha sido deturpado nos últimos anos. Se tem um carro que merece ser chamado de crossover, este é o C4 Cactus. Ao reunir características de diversos segmentos num modelo só, ele traz design e altura de carroceria de hatch médio, motor do antigo cupê esportivo DS3 (nas versões THP), altura do solo de SUV e conforto de rodagem de sedã. Claro que isso também se reflete em limitações na comparação com concorrentes tradicionais, como o espaço interno ou o porta-malas limitado (320 litros). Na prática, porém, o Cactus é um carro pra lá de interessante. 
Citroën C4 Cactus (nacional) - Página 4 Citroen-c4-cactus-brasil
Uma coisa que curti logo de cara foi a posição de dirigir. Enfim temos um carro alto de suspensão que não obriga você a guiar como se estivesse numa carreta (embora o público típico de SUV aprecie isso). Apesar dos ótimos 22,5 cm de altura livre do solo, você fica na média de altura da maioria dos carros, sem aquela forçada de barra para parecer que você está num jipe. Para colaborar, o apoio de braço da porta fica em posição perfeita e o volante tem as extremidades achatadas (como no irmão de projeto 2008), com aro de ótima pegada. O interior segue a linha "clean" que está na moda atualmente, trazendo a maioria dos comandos na própria central multimídia. Com tela de 7", o sistema concentra o sistema de som, a câmera de ré, o GPS e também o ar-condicionado, entre outras funções. É preciso se acostumar com a falta de comandos físicos, como nos SUVs da Volvo, mas não é nada demais. O quadro de instrumentos é outra tela digital, a mesma do C4 Lounge, que funciona bem, mas carece de recursos - não dá para mudar o layout, por exemplo.
A Citröen também pensou diferente no acabamento, que mescla plásticos rígidos com materiais macios e couro com tecido. Na parte central do painel, um aplique emborrachado suaviza o contato com as mãos, enquanto uma faixa de tecido cinza na vertical corta a peça lembrando um adereço de moda - detalhe que remete ao Peugeot 3008. Essa faixa de tecido também aparece nos encostos dos bancos, tirando a monotonia do couro preto. Outra coisa legal é que as luzes da cabine são brancas, deixando o ambiente moderno. Mas a Citroën economizou nas lâmpadas: não há iluminação central no teto, nos espelhos dos para-sóis e nem no porta-luvas, um vacilo para um carro de quase R$ 100 mil. 
Citroën C4 Cactus (nacional) - Página 4 Citroen-c4-cactus-brasil
Em relação ao C4 Cactus original francês, o nacional perdeu algumas excentricidades. É o caso dos airbumps nas portas (espécie de bolhas plásticas para proteção) e dos vidros traseiros basculantes, que aqui passaram a abrir (felizmente) do modo tradicional. A cabine não é espaçosa como num Creta ou HR-V, mas é suficiente para quatro adultos e não há dificuldades para colocar cadeirinhas infantis no banco traseiro (Isofix é de série). Já o porta-malas parece ter mais que a capacidade divulgada, pois na prática seu formato é mais aproveitável que o do Ford EcoSport ou do Jeep Renegade. Mas há uma "parede" que dificulta o acesso de objetos pesados, deixando a base do compartimento lá embaixo.       
É ao volante, no entanto, que o Cactus mais se afasta dos rivais - literalmente. Como o modelo tem o teto baixo (1.563 mm de altura), a suspensão elevada e robusta para superar os obstáculos urbanos não chega a ser problema na hora de conter a inclinação nas curvas. Claro que a vocação SUV do modelo fez ele ser mais "soft" do que o esperado para um carro de motor forte (o mesmo vale para a direção elétrica levinha), mas o resultado é muito agradável para uso geral. O Cactus une a pegada de desempenho de um bom hatch médio turbinado (anda junto com Golf e Cruze 1.4 turbo) com a despreocupação de encontrar pisos ruins pelo caminho. Também os balanços curtos proporcionam excelentes ângulos de ataque e saída, de modo que praticamente não há risco de raspar os para-choques em valetas e saídas de garagem mal projetadas. E ainda tem o sistema Grip Control, que, por meio do ESP, controla a distribuição de torque nas rodas dianteiras de acordo com o modo escolhido (neve, areia ou lama).
Citroën C4 Cactus (nacional) - Página 4 Citroen-c4-cactus-shine
Na comparação com o 2008 THP, a vantagem do Cactus é unir, pela primeira vez nesta plataforma, o motor 1.6 THP Flex (173 cv e 24,5 kgfm) ao câmbio automático - o mesmo Aisin de 6 marchas do C3 1.6 aspirado. O casamento em geral é bom, mas às vezes há um tranco ou outro nas passagens e a caixa cisma em segurar a segunda marcha por mais tempo do que deveria - algo desnecessário num motor com tanto torque em baixa. Isso se resolve no modo Econômico, mas aí o carro perde um pouco do ímpeto nas respostas. Também há opção de se esticar as marchas usando o modo Esportivo ou Manual, este só com mudanças pela alavanca (não há borboletas na direção). Qualquer que seja o modo escolhido, nenhum SUV compacto é capaz de acompanhar o Cactus nas acelerações (fez 8,3 s de 0 a 100 km/h em nosso teste com gasolina) ou ultrapassagem (5,2 s de 80 a 120 km/h). E sem pesar no consumo, como mostrou ao registrar média de 9,5 km/l na cidade com gasolina durante os dias em que passou na minha garagem.    

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Então, em resumo, acredito que o C4 Cactus pode sim resgatar os bons tempos da Citroën por aqui - embora a rede recém-reformulada seja um desafio à parte. Ele é estiloso, chama a atenção nas ruas com seu conjunto óptico duplo e a carroceria de duas cores, tem motor de sobra, roda macio, é confortável e ainda vem muito bem equipado nesta versão top Shine Pack (R$ 98.990). Ela se destaca pela presença de itens de segurança como alerta de saída de faixa e de proximidade do carro à frente, incluindo frenagem automática em baixas velocidades. Na prática, achei o sistema um tanto "desesperado" no trânsito. Mas, em se tratando de Citroën, como disse no começo, prefiro quando ela peca pelo excesso do que pela falta...    
Fotos: divulgação

Gallery: Citroën C4 Cactus Shine - Brasil



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75 fotos

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51Citroën C4 Cactus (nacional) - Página 4 Empty Re: Citroën C4 Cactus (nacional) Qua 26 Set - 17:19

R8V

R8V
Administrador

Olhei o Cactus que estava exposto no Iguatemi. Ao vivo, não gostei da cor azul - achei mais bonita em fotos.

Ele tem bom espaço interno e um porta malas grande- bem maior que os 320 l sugerem.

Não gostei da falta de cobertura integral da tampa do porta malas.

No geral, gostei , mas esperava mais do acabamento interno .

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