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Fabiano
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811NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 13 Set - 17:54

KÜLL



João Doria confirma produção de novo veículo da Toyota no Brasil

Governador do estado de São Paulo deverá fazer anúncio do inédito SUV compacto da marca durante visita ao Japão na semana que vem

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Daihatsu_dn-trec_2018_16_26102017_7734_1280_960
Daihatsu DN Trec 2018 Imagem: Newspress

13/09/2019 13:45

A Toyota está a um passo de confirmar a produção de um inédito SUV compacto no Brasil. Pelo menos é que deu a entender o governador do estado de São Paulo João Doria nesta sexta-feira, 13.

Durante divulgação do roteiro da sua nova missão ao exterior com destino ao Japão em busca de investimentos para o estado, Doria confirmou que haverá um novo veículo da Toyota a ser fabricado em São Paulo, onde estão as duas fábricas da montadora japonesa.

“Vamos anunciar um novo investimento, um novo veículo e novos empregos em uma das unidades de São Paulo”, adiantou Doria sem explicar de que modelo se trata. A reunião com a cúpula da Toyota ocorrerá na próxima quinta-feira, 19, em Nagoya, quando o anúncio será feito.

Segundo informações a que Autoo teve acesso há alguns anos, esse novo veículo nacional é o seu inédito SUV compacto, um projeto que já é desenvolvido há bastante tempo e tinha no horizonte o ano de 2020, o que coincide com a visita do governador paulista à sede da Toyota.

Durante o lançamento do novo Corolla 2020, o editor César Tizo questionou o presidente da Toyota sobre o assunto. Rafael Chang tentou despistar, mas no fim reconheceu que o modelo é prioritário: “Eu acho que é muito cedo para falarmos de um SUV compacto da Toyota fabricado aqui, mas é claro que todos podem ver a importância e a relevância do segmento por aqui”.

O SUV em questão usará uma nova plataforma batizada de GA-B, derivada da arquitetura que deu formas ao Corolla e ao RAV4, mas tem construção mais barata, embora possa até mesmo ser eletrificada.

Em vez do ousado e pequeno CH-R, um crossover que é vendido em várias partes do mundo, a Toyota deve usar como base o conceito DN Trec da Daihatsu, com formas mais volumosas e porte maior que coincidem com os requisitos buscados pelo consumidor no Brasil.

A entrada no segmento de SUVs compactos é obrigatória para a Toyota, hoje a única das grandes marcas a não atuar nele – como marca, a Fiat também está fora, mas o grupo FCA sobra com a Jeep.

O inédito utilitário esportivo será produzido em Sorocaba, a mais nova unidade da montadora e pode chegar em 2020 ao mercado brasileiro finalmente.

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Fabrica_toyota_sorocaba_13092019_15819_960_720
Fábrica da Toyota em Sorocaba: novo SUV deve ser produzido na planta, que tem espaço ocioso
Imagem: Divulgação

COMENTÁRIOS: Colei a nota achando que já fosse a confirmação. No fim, informação requentada e sem confirmação DE FATO. Triste e beirando o absurdo é não termos o C-HR, que é quem realmente concorre com o HR-V mundo afora.

812NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 16 Set - 11:55

KÜLL



Por causa de elétricos, VW envia produção de motores para o Mercosul
Ricardo de Oliveira

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Vw-fabrica
A Volkswagen está bem comprometida com a produção de carros elétricos na Europa e isso já tem reflexos aqui na região. De acordo com Pablo Di Si, presidente da marca para a América do Sul, parte da produção de motores a combustão do grupo alemão está sendo transferida para Brasil e Argentina.

Segundo o executivo argentino, a Volkswagen converteu parte da produção de motores na Alemanha para fazer baterias para seus carros híbridos plug-in e elétricos, assim como também para fazer carros eletrificados. Com isso, é necessária a transferência de parte do volume de produção tradicional de motores para uma região com estrutura para recebe-la.

Nesse caso, as plantas de São Carlos, interior de São Paulo, e Córdoba, no norte da Argentina, ganham a carga extra de produção, que irá ampliar as exportações do Mercosul para a Europa, nesse caso. O volume adicional maior ficará com o país vizinho, que terá um acréscimo de 150.000 motores ao ano. Já a unidade paulista terá aumento de 40.000 por ano.

Isso deve ajudar muito a Argentina, que está em profunda crise econômica, ampliando assim a exportação. Pensando em um futuro bem mais a frente, Di Si salientou que a produção maior não deve durar por muito tempo, pois, a eletrificação chegará ao Mercosul e isso também reduzirá o volume de motores convencionais.

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Volkswagen-id-crozz-frankfurt-5

Embora a declaração seja otimista, a realidade é que o mercado da região ainda não foi fomentado para os carros elétricos e, apesar do lançamento possível do ID Crozz em 2021, um volume de vendas de carros elétricos que impactaria diretamente a produção aqui, vai demorar muito mais do que na Europa.

A Volkswagen está empenhada em ampliar enormemente a produção de carros elétricos na Europa, em especial na Alemanha. O ID.3 é o primeiro produto dessa nova linha de eletrificados, mas não deve chegar aqui.

[Fonte: Terra]

813NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 17 Set - 16:31

Fabiano



Quero ver quem vai comprar esses carros elétricos todos por aqui.....

http://www.oticainova.com.br

814NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 18 Set - 1:54

Domingos V


Administrador

Tudo papo e esse Pablo de Si ainda por cima é fraquinho nisso. Esses 190 mil motores por ano não são quase nada, cobririam só a produção do Polo e Gol no nosso mercado por exemplo. Dizer que isso vai abastecer o mercado europeu inteiro, mesmo que em parte, é coisa que nem passa mesmo.

No máximo vai ser o mais manjado que é pegar algum motor que por lá eles nem tenham muito mais uso/interesse e ficar exportando isso para mercados pequenos.

E na Europa a capacidade deve estar aumentando e não diminuindo. A maior parte dos motores que eles querem colocar nos carros hoje nem dá para sair fazendo localmente. O 1.0 TSI era "meio importado" até ontem, por exemplo, e isso porque somos um grande mercado, onde vende-se muito desse motor, com grandes fábricas exportadoras da VW.

815NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 18 Set - 16:36

KÜLL



OPINIÃO | Fernando Calmon |

17/09/2019

Onix Plus, surpreendente

Segunda geração reúne todas as condições de manter ou mesmo ampliar a liderança no mercado brasileiro

Se a concorrência sempre foi duríssima entres os compactos e, ainda assim, o Chevrolet Onix conseguiu liderar nos últimos quatro anos, a segunda geração reúne todas as condições de manter ou mesmo ampliar. Inicialmente, conforme a Coluna antecipou, está disponível apenas a versão sedã, enquanto o hatch só em novembro. Agora se chama Onix Plus e o nome Prisma continua apenas na versão básica Joy, da primeira geração.

Como é uma variável particularmente sensível nesse segmento, o maior do mercado, a GM manteve as mesmas faixas de preços anteriores do seu sedã mais barato: R$ 54.990 a R$ 77.780 (aqui incluídos todos os opcionais), motor 1-L turboflex e câmbio automático de seis marchas. Uma explicação é que há apenas motores de 1 litro, ou seja, 4 pontos percentuais a menos de IPI, uma boa ajuda na precificação do modelo. Não deixa de ser uma surpresa, pelo que oferece de série desde a versão mais em conta: seis airbags (nota máxima nos testes de colisão para adultos e crianças), controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa, entre outros. Motor de 1-L aspirado (82 cv, flex) estará apenas no hatch.

O Onix Plus cresceu 7,2 cm na distância entre-eixos (o que aumentou em 3,6 cm o espaço para joelhos no banco traseiro) e 4,1 cm na largura. Só perde para o VW Virtus que oferece 2,65 m de entre-eixos, 5 cm a mais. O porta-malas de 469 litros é um pouco menor em relação à geração anterior, contudo seu formato permite melhor acomodação da bagagem. Tanque de combustível perdeu 10 litros e os 44 litros significam autonomia uns 15% menor, ponto negativo.

Novo motor não tem injeção direta, mas potência de 116 cv (etanol e gasolina) e torque de 16,8/16,3 kgfm (etanol/gasolina) permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 10,4 s com câmbio automático (9,7 s câmbio manual), segundo o fabricante. O carro, no entanto, oferece conjunto motriz dos mais acertados. O motor surpreende pelo baixo nível de vibração e ruído – o melhor entre os de três cilindros do mercado – e casamento perfeito com o câmbio automático. A 120 km/h o conta-giros indica apenas 2.500 rpm, mas a seleção manual de marchas é feita por um botão na alavanca, solução pouco prática.

Apesar de plásticos duros em excesso no interior, painel e laterais de portas, na versão de topo, Premier, há acabamento bicolor de bom efeito visual. Bancos dianteiros firmam bem o corpo, porém o assento é curto, o que pode cansar em viagens longas. Novo volante tem ajustes em distância e altura. Visibilidade também se destaca. Tela multimídia flutuante de desenho agradável, aceita Android Auto e CarPlay, além de pareamento para dois celulares independentes com carregamento por indução. Há duas portas USB para o banco traseiro, mas sem saídas de ar-condicionado.

Muito bons os acertos de suspensão e direção (novo volante), mas freios traseiros não são a disco. A fábrica disponibiliza a opção de seu exclusivo sistema de internet a bordo, antena de alto ganho e roteador Wi-Fi para até sete equipamentos. Impressiona, ainda, pela grande evolução em estilo, em particular as belas lanternas traseiras.

ALTA RODA

SALÃO de Frankfurt, o maior do mundo em área disponível, encolheu este ano em razão da ausência de grande parte de marcas não alemãs. Com tantos investimentos em eletrificação e condução autônoma não sobra mesmo muito dinheiro para exposições ao grande público. Obviamente as marcas “da casa” tinham muito a mostrar, a começar pela VW. O Salão manteve ênfase nos elétricos.

PORTE de Golf, espaço interno de Passat: assim é ID.3, primeiro elétrico com arquitetura específica MEB que a fábrica anunciou por a partir de 30.000 euros (conversão direta, R$ 136.000) e autonomia proporcional ao preço. A Mercedes-Benz exibiu o carro-conceito EQS que deve chegar em dois anos como produto alternativo ao seu topo de linha Classe S.

FRANKFURT também viu o BMW Concept 4 com grade do radiador bastante pronunciada e que introduz novo visual estendível aos outros modelos. MINI elétrico estreou para o público. Audi AI:Trail atraiu por ser um SUV-conceito atrevido, incluindo soluções disruptivas como faróis anexados em drones que podem se destacar do veículo para iluminar o caminho.

TRAÇÃO traseira (como no ID.3) está no primeiro elétrico compacto da Honda, batizado simploriamente como “e”. Entre os modelos convencionais, a Land Rover apresentou o novo Defender, seu SUV de entrada com longo histórico de desempenho fora de estrada pelo mundo. Mantém versões de cinco e sete lugares. Lamborghini aproveitou ausência da Ferrari para destacar o impressionante Sian, 830 cv.

ANÍSIO CAMPOS, o mais consagrado desenhista brasileiro de automóveis, faleceu aos 86 anos. Pessoa afável e de muita competência, projetou mais de 15 modelos desde 1962. O de maior sucesso foi o Puma GT. Apaixonado por seu trabalho, manteve sempre o mesmo entusiasmo ao projeto de um minicarro, batizado de Óbvio!, que acabou não sendo produzido.

____________________________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

816NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 18 Set - 20:30

Domingos V


Administrador

Ê Calmãozão velho de guerra. Esse aí nem em nota de falecimento transmite verdade ou credibilidade no que fala, parece sempre um press release falante.

Óbvio que marca nenhuma vai num salão que ninguém vai porque é chato (só tem carro elétrico). O Nico Rosberg visitou o salão esses dias no seu canal do Youtube e impressionava como era vazio. O daqui de São Paulo parece praia do Rio de Janeiro em feriado na comparação.

817NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 24 Set - 11:42

KÜLL



Grupo Gandini investe R$ 25 milhões em laboratório independente de emissões
Centro tecnológico está localizado em Salto (SP) e vai atender fabricantes e sistemistas

César Tizo
23/09/2019 19:48

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Gnd1_23092019_15937_960_720
O Gandini Centro Tecnológico está localizado na Rodovia Santos Dumont, em Salto (SP) | Imagem: Divulgação

O Grupo Gandini, conglomerado paulista também responsável pelas operações da Kia no Brasil, inaugurou nesta segunda-feira (23) o Gandini Centro Tecnológico, único laboratório independente instalado no Brasil apto a realizar testes de emissões veiculares.

Segundo a empresa responsável pela iniciativa, o Gandini Centro Tecnológico foi anunciado em setembro de 2016 como uma iniciativa para atender as normas do novo regime automotivo Rota 2030. O local vai oferecer um pacote completo de homologação de veículos, sejam movidos à gasolina, álcool, flex, Diesel, gás, híbridos ou elétricos, com tração 4x2 ou 4x4, e atenderá fabricantes, importadores e sistemistas.

Foram investidos R$ 25 milhões na construção do Gandini Centro Tecnológico, que ocupa uma área total de 5.900 m2, sendo 2.400 m2 de área construída, as instalações incluem modernos laboratórios e uma ampla oficina. Figuram como destaques o sistema AVL para análise de emissões Otto/Diesel, incluindo contagem de partículas; analisador Hioki integrado para medição de veículos híbridos e elétricos; cromatógrafos Agilent de última geração; câmara limpa para pesagem de material particulado e opacímetro.

Também integra a relação de equipamentos uma câmara SHED VT com volume variável, para medição de emissões evaporativas em veículos leves, permitindo a realização de ensaios de homologação tanto para o Brasil quanto para o Mercosul.

“O Gandini Centro Tecnológico possui capacidade técnica – já reconhecida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) – para realizar testes de emissões de gases de escapamento (NBR 6601), consumo de combustível (NBR 7024), emissões evaporativas (NBR 11481), análise de aldeídos (NBR 12026), análise de álcool não queimado (NBR 15598), medição de opacidade (NBR 130370) e veículos rodoviários híbridos leves (NBR 16567), entre outros”, destaca a empresa.

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Gnd2_23092019_15938_960_720
Gandini Centro Tecnológico
Imagem: Divulgação

COMENTÁRIOS: A mim parece apenas um "engana trouxa", para ter acesso aos incentivos/descontos do Rota 2.030. Carros vindos do México, em vista do acordo automotivo, se não tem, em breve deve passar a ter a aceitação dos exames de emissão de lá. Coreanos, já faziam isso sem tal aparato, então, até em vista da pequenez da operação aqui, dos poucos modelos que a empresa oferece, não me parece algo necessário.

818NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 24 Set - 13:30

Domingos V


Administrador

Isso conta para o Rota?

De qualquer forma, me parece mais é que isso aí deve ser mais lucrativo para o Gandini do que a comercialização dos KIA hoje...

Talvez tenha sido melhor investimento.

819NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 30 Set - 11:41

KÜLL



Brasileira WEG quer converter carros comuns em elétricos
Ricardo Oliveira

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Nissan-fabrica-inglaterra-bateria-eletricos-9

A WEG é uma empresa catarinense que produz motores elétricos e componentes para veículos eletrificados, incluindo híbridos. A companhia é mais conhecida por fornece o powertrain de ônibus elétricos e híbridos que circulam em corredores exclusivos em São Paulo e Grande ABC.

Agora, a WEG pretende converter carros comuns em elétricos. Para isso, a empresa fechou parceria com a FuelTech, que é especializada em injeção eletrônica, mas que agora vai produzir o kit de conversão junto com a catarinense. Esta segunda companhia tem sede no Rio Grande do Sul e escritório nos EUA.

As duas empresas também pretendem desenvolver carros de competição elétrica. WEG e FuelTech esperam por uma redução nos custos do transporte com menor consumo de combustível, obviamente, alcançando altos níveis de eficiência energética.

Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação, disse: “Com o movimento da eletrificação, existe no Brasil um nicho a ser explorado”. Ele completa: “Esse mercado de conversão de automóveis pode surgir com o tempo”.

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Honda-fit-ev-baterias

Anderson Frederico Dick, diretor geral da FuelTech, disse: “A gente está diante da maior revolução da indústria automobilística e a gente vê como isso está impactando o mundo”. Ainda assim, especialistas observam que o maior potencial para esta tecnologia é a conversão de carros clássicos em elétricos.

A WEG tem parceira com Volkswagen, Metra (ônibus híbrido) e Embraer para o desenvolvimento de veículos de transporte urbano. No novo negócio, um modelo deverá ser definido para uma rede inicial de 1.000 pontos de recarga.

A estratégia é atingir um consumidor que deseja manter seu carro, mas com eficiência superior do uso de energia elétrica. Como os carros elétricos novos são caros, aqui no Brasil brincam na faixa de R$ 150.000, já a conversão elétrica tem custo menor, que é bem inferior nesse caso. A estimativa lá fora fica entre US$ 7 mil e US$ 16 mil.

[Fonte: Época Negócios]

[Imagens ilustrativas]

820NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 30 Set - 13:33

Domingos V


Administrador

Meio decepcionante a declaração da FuelTech, que inclusive provavelmente não fornecerá peça nenhuma para esses kits - sendo portanto só um marketing usando-se da marca bem enganoso e safado.

No mais, ninguém vai gastar entre 24 e CEM MIL REAIS para gastar mais do que com álcool ou gasolina.

Esses kits existem há muito tempo, tem uma porrada de Fusca elétrico no Brasil por exemplo. Todos são curiosidade para aparecer em programa de TV.

821NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 2 Out - 11:51

KÜLL



VW apresenta linha de caminhões e ônibus eletrificados para o Brasil

02 OUTUBRO 2019 em 08:39

Por: Nicolas Tavares

Modelo EV Delivery deve chegar ao mercado já em 2020

O processo de eletrificação da Volkswagen não está restrito aos seus carros de passeio. Além de chegada do híbrido Golf GTE em novembro, a fabricante alemã apostará também em sistemas eletrificados para sua linha de caminhões e ônibus, criando o conceito e-Consórcio para compartilhar infraestrutura, desenvolvimento, montagem e gerenciamento de ciclo de vida de caminhões elétricos, como parte de um investimento de R$ 1,5 bilhão da fabricante no Brasil apenas para o segmento. Isso irá acelerar a produção do caminhão EV e-Delivery em Resende (RJ), previsto para chegar ao mercado em 2020.

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Arquitetura-flexivel
NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Arquitetura-flexivel
NOTAS INTERESSANTES - Página 55 E-consorcio
NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Vw-e-delivery-11ton-e-14ton
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NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Vw-e-delivery-11ton-e-14ton
NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Volkswagen-bus-e-flex
NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Volkswagen-bus-e-flex
Galeria: Traton Innovation Day 2019

Nosso time construiu de forma pioneira configurações de tecnologia e de modelo de negócios que vão facilitar a introdução desses veículos elétricos no cenário do transporte mundial”, explica Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, durante o Traton Innovation Day. O evento do grupo, do qual também fazem parte Man e Scania, acontece nesta semana em Södertäjle (Suécia).

O e-Consórcio é uma evolução do Consórcio Modular criado pela VWCO, no qual a fabricante divide a montagem dos veículos dentro da fábrica com sete fornecedores. O novo sistema traz mais empresas e prevê mais etapas do processo além da produção. A Siemens, por exemplo, fornecerá infraestrutura, carregadores e energia; CATL e Moura irão fornecer, gerenciar e fazer a manutenção das baterias; e Bosch, WEG e Semcon desenvolverão componentes específicos para os veículos eletrificados.

Outra inovação apresentada pela Volkswagen é uma arquitetura modular para construção de veículos elétricos. No momento, a fabricante tem dois modelos com este conceito. O primeiro é o e-Delivery, caminhão desenvolvido no Brasil e que será fabricado em 2020. Está sendo testado no Brasil há um ano, em parceria com a Ambev, contabilizando mais de 15 mil quilômetros de testes.

O e-Delivery é equipado com um motor elétrico de 272 cv e 219 kgfm de torque, na versões de 11 e 14 toneladas. Agora a fabricante revela a variante de 4 toneladas, com um conjunto menos potente de 115 cv e 28,5 kgfm. Em todos os casos, o caminhão tem autonomia em torno de 200 km, sem contar a recuperação de energia através dos freios.

Já o segundo produto é o Volksbus e-Flex, ônibus que ainda está em fase de testes e que traz a ideia de uma motorização variável. Ele pode rodar por 200 km usando apenas a energia das baterias; e pode usar o motor a combustão (1.4 TSI flex ou a versão a gás natural 1.4 TGI) como gerador de energia para as baterias - como a BMW faz com o i3. Desde sua apresentação em 2018, a Volkswagen melhorou a recuperação de energia em frenagens, alcançando os 40% de regeneração.

Por Nicolas Tavares, de Södertäjle (Suécia)

Viagem a convite da Volkswagen Caminhões e Ônibus

822NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 2 Out - 17:47

KÜLL



Brasil: GM deseja transportar carros por ferrovias


Darlan Helder

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A General Motors do Brasil anunciou interesse em transportar automóveis exportados do Brasil por sistema ferroviário, fluvial e cabotagem. A notícia foi dada por Carlos Zarlenga, presidente da GM na América do Sul.

A empresa avalia fechar parcerias com outros grupos empresariais para fazer a diversificação do transporte. O ponto central dessa modalidade consiste, primeiro, em reduzir o custo de logística e, assim, melhorar a competitividade. Se o modelo for adotado, a General Motors terá melhora na produtividade local e carga tributária reduzida.

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Zarlenga não adiantou detalhes do estudo, mas informou que é possível até mesmo desenvolver o transporte, assim como a mineradora Vale tem feito. O presidente da GM também disse que a companhia não está sozinha nessa proposta.

Além disso, as exportações não ficariam apenas em automóveis, mas sim em vários outros produtos.

A GM está investindo R$ 10 bilhões na região. Entre os anos de 2020 e 2024 novos carros serão lançados. Muitos deles também serão exportados. “Com o novo portfólio e preços competitivos essa participação nas vendas na região poderá chegar a 80% de carros produzidos localmente”, explica Zarlenga.

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Carlos-zarlenga-gm
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A General Motors pretende lançar 30 carros até 2024; 11 neste ano; e em 2020, o país vai receber sete novos veículos. Importado dos Estados Unidos, o elétrico Bolt já está com passaporte carimbado para chegar ao Brasil. O carro vai custar R$ 175 mil (incluindo carregador de bateria e instalação).

Anualmente, a General Motors do Brasil exporta cerca de 30 mil carros da América do Sul, exceto a Argentina. Caso as outras modalidades de exportações sejam concretizadas, a empresa passará a enviar entre 130 mil a 150 mil veículos a cada ano. “Desenvolver um sistema multimodal de transporte é fundamental, pois com o custo logístico atual, é difícil competir para exportar”, ressalta Carlos Zarlenga.

O governo também já participa dos estudos. Ainda não há outros detalhes sobre a concretização do projeto.

[Fonte: Terra]

COMENTÁRIOS: Com algumas, MUITAS, décadas de atraso em relação ao que sempre se fez mundo afora.....

823NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 3 Out - 19:53

Domingos V


Administrador

Impraticável de baixo alguns desses caminhões. Por enquanto, para gerar matéria mesmo (e para quem tem acesso a energia muito mais barata, pelo visto no caso).

824NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 4 Out - 11:37

KÜLL



Com modelo inédito, Hyundai pode se destacar entre as picapes médias

Modelo deverá ser feito na Argentina e vai disputar mercado com Hilux e cia.

César Tizo
04/10/2019 10:50

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Prj1_04102019_16077_960_720
Projeção de Kleber Silva para a futura picape média da Hyundai | Imagem: Kleber Silva

Ainda é cedo para entrarmos em detalhes técnicos, uma vez que produto encontra-se nas etapas de desenvolvimento, mas pelo que já foi dito até o momento sobre a inédita picape média da Hyundai, podemos esperar um modelo com todas as condições para ser muito bem aceito no segmento.

Além do projeto em si, a Hyundai é uma marca que obteve uma notável consolidação no mercado brasileiro. Atributos como os 5 anos de garantia que confere para sua linha de automóveis e a fama de robustez de seus veículos por aqui, certamente vão contribuir em grande parte para o sucesso da futura picape média da marca em nosso país. Afinal, uma parcela considerável de consumidores desses modelos utiliza sua picape média para o deslocamento em vias sem pavimentação e também precisa de um modelo com boa capacidade de carga para o trabalho mais pesado, portanto eles tendem a adquirir veículos que não os deixem na mão. Todos esses traços estarão presentes na representante que a Hyundai prepara para o segmento.

Como o principal executivo da Hyundai para o mercado australiano antecipou, a inédita picape média contará com a tradicional construção de carroceria sobre chassi, assim como ocorre com a Toyota Hilux e todas as suas rivais. Se não oferece o mesmo conforto ao rodar e as qualidades dinâmicas de uma Fiat Toro, que usa carroceria monobloco, o chassi garante o suporte necessário para levar mais de uma tonelada de carga na caçamba  e vencer os terrenos mais difíceis no off-road com segurança.

Fica claro, com essa estratégia, que a Hyundai prefere marcar sua entrada na categoria com um modelo muito mais robusto, uma forma de provar do que ela é capaz de produzir, até mesmo porque a categoria de picapes de médio porte ainda é mais relevante do que as compactas-médias, hoje lideradas pela Toro no Brasil. Tudo isso não descarta, contudo, a possibilidade da Hyundai também trabalhar em uma rival para a Toro no futuro, como o conceito Santa Cruz deixa claro.

Além de fortalecer a imagem da marca, basta ver que modelos como Hilux e Chevrolet S10 apresentam excelentes números de venda no Brasil e região, portanto é um ótimo segmento para contar com um representante. Além disso, a Ford Ranger colaborou para tornar esse segmento mais atrativo também nos EUA, o certamente pesou na decisão da Hyundai.

Pelo perfil que já traçamos até aqui, é certo que a futura picape média da Hyundai oferecerá sistema de tração 4x4 com reduzida, bem como motorizações diesel de maior eficiência enerética certamente estão nos planos para o modelo.

“Os requisitos fundamentais para a picape em termos de conjuntos mecânicos, transmissão, acerto de chassi, bem como capacidade de reboque e uso off-road não mudaram. Esses são pedidos fundamentais e muito consistentes. Só estamos realizando pequenos ajustes para adequar o projeto à capacidade de produção e as fábricas que serão responsáveis por produzir a picape. Esse é o nosso atual estágio para o desenvolvimento da picape. Nós queremos nos assegurar de que as soluções para uma picape de uma tonelada funcionem em todos os mercados onde ela vai atuar”, explicou Andrew Tuatahi, da subsidiária australiana da Hyundai, em entrevista ao Which Car. O país em questão é um dos mercados já confirmados para a picape.

Aqui na América do Sul, é muito provável que a novidade seja fabricada na Argentina para abastecer a região, incluindo aí o Brasil. O país vizinho conta com uma vasta reputação de concentrar a fabricação de modelos da categoria e a Hyundai deve seguir a tendência como declarações de executivos da marca em 2018 deixaram transparecer.

Enquanto ainda não temos uma data mais consolidada para o lançamento da picape média da Hyundai, apresentamos aqui algumas projeções de Kleber Silva sobre o que podemos esperar do modelo. Segundo notícias dos bastidores, talvez 2022 seja uma aposta mais próxima para a estreia do modelo definitivo. Vamos acompanhar de perto!

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Prj2_04102019_16078_1280_960
Projeção da picape mescla elementos dos modelos mais recentes da Hyundai
Imagem: Kleber Silva

COMENTÁRIOS: E assim, a Argentina, finalmente, consegue arrancar, mais uma vez, diga-se de passagem, uma fábrica para seu território, às custas do mercado brasileiro estar aberto para produtos de lá, o que não ocorre no sentido contrário de fato, faz tempo, muito tempo.

825NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 4 Out - 20:00

Domingos V


Administrador

Argentina com essa da nacionalização "mais ou menos" realmente conseguiu fazer história a nossas custas. Tinha que mudar essa regra, mas também se mudar isso agora vão falir ainda mais...

Mas gostei bastante. Concorrerá em alto nível com as picapes de verdade, algo que realmente faz falta e trás mais benefícios à imagem da marca que as picapes "de estilo" como Toro e companhia.

Resta agora que seja boa mesmo, pois desse tipo de carro se espera mais do que só chamar atenção.

826NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 14 Out - 11:38

KÜLL



Próxima geração do Citroën C3 será fabricada no Brasil

Hatch finalmente será renovado no país; saiba mais detalhes

César Tizo
14/10/2019 11:05

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Cit1_14102019_16162_1280_960
Acima o atual Citroën C3 vendido na Europa: nova geração estreia em 2020 | Imagem: Divulgação

Aos poucos a estratégia da Peugeot Citroën (PSA) para a América do Sul vai se tornando mais clara. Recentemente o conglomerado francês anunciou um maciço investimento para modernizar seu complexo fabril de Porto Real (RJ), adaptando o local para receber a plataforma mais avançada da empresa para veículos compactos e médios, a CMP.

A notícia muito interessante que surge nesta segunda-feira (14) foi apurada por Fernando Calmon, que conta com coluna semanal no Autoo. De acordo com o jornalista, o investimento na unidade de Porto Real permitirá que a Citroën nacionalize a próxima geração do C3. A estreia da novidade no Brasil deverá ocorrer por volta de 2021.

Com a informação – ainda não confirmada pela PSA aqui no Brasil – fica claro que caberá à unidade do grupo em El Palomar concentrar a produção da marca Peugeot, enquanto Porto Real deverá reunir a fabricação de modelos mais atuais da Citroën. A nova geração do Peugeot 208 será fabricada na Argentina a partir de 2020 e, em 2021, é a vez da segunda geração do Peugeot 2008 entrar em produção no local. A dupla da Peugeot completamente renovada também chegará ao Brasil.

Hoje com vendas inexpressivas no segmento, o Citroën C3 soma apenas 2.500 unidades emplacadas no Brasil entre janeiro e setembro deste ano, volume extremamente baixo para um hatch compacto. Isso não é sem razão, uma vez que, apesar do bom custo-benefício que a marca trouxe para o C3 nos últimos anos, o modelo já conta com um projeto extremamente defasado em relação aos concorrentes diretos. A renovação do C3 por aqui é algo mais do que necessário caso a Citroën queira retomar a competitividade de outros tempos em uma das categorias mais importantes do mercado.

A próxima geração do Citroën C3, que deverá trazer um conjunto muito mais em linha com os modelos recentes do segmento em termos de segurança, eficiência e nível de equipamentos. Ela deverá ser apresentada em 2020 na Europa, portanto é bom acompanharmos de perto tudo o que a Citroën está preparando para ela.

Procurada pelo Autoo para comentar o assunto, até o momento a Citroën não se manifestou. De qualquer forma, o espaço segue aberto para a marca.

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O atual C3 europeu traz uma cabine muito mais moderna do que o modelo brasileiro
Imagem: Divulgação

827NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 14 Out - 18:04

Domingos V


Administrador

O C3 atual é um carro francês, com todos os poréns que isso trás, mas que parece um Gol. Não tem cara nem o jeito interessante ao dirigir de um francês. Todas as desvantagens com nenhuma vantagem.

Ao mesmo tempo, esse novo deve vir como "SUV' custando certamente seus 70 mil em diante, fazendo com que a marca deixe de vez de ter um carro de volume. Logo, não interessa muito a não ser para quem queria um C4 Cactus mas gostaria de pagar mais barato por ele - leia-se: deve vender algo, mas também será irrelevante de maneira geral.

Essa suvização matou até mesmo os poucos modelos de sucesso de marcas "menores". O C3 inicial por exemplo teve um sucesso muito maior que qualquer outra coisa dos últimos anos.

Da estratégia PSA: bom, querem mesmo matar a Peugeot no Brasil então. Não sei se é uma boa escolha. O modelo antigo, com o 206/7/8 feitos aqui me parecia melhor. E eles vendiam mesmo muito mais. Falta é renovar os carros e resolver seus problemas.

828NOTAS INTERESSANTES - Página 55 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 15 Out - 11:35

KÜLL



Novo Honda City se aproxima do lançamento e é flagrado novamente

Ricardo de Oliveira

NOTAS INTERESSANTES - Página 55 City-1
O Novo Honda City apareceu novamente na Ásia. O sedã compacto da marca japonesa vem dando as caras pelas estradas do Sudeste Asiático, em especial pela Tailândia, onde a montadora tem uma importante base de desenvolvimento e produção de veículos.

No site Head Light Mag, duas imagens recentes do Novo City apareceram, sempre com o carro camuflado. O compacto reafirma sua posição de ser um irmão menor do Civic 10, ostentando elementos estéticos semelhantes ao do sedã médio. Na frente, é possível ver os faróis de lentes complexas e grade com a barra cromada bem pronunciada.

O para-choque proeminente revela extensões pronunciadas nas laterais. Com capô curvado e teto bem fluído, o Novo City aparentemente parece ter a mesma base, mas diante da concorrência e da busca por mais espaço, esta deve ser ampliada um pouco mais, assim como provavelmente ocorrerá no Novo Fit.

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O tamanho do Novo Honda City será naturalmente maior que o atual, se aproximando assim dos VW Virtus, Toyota Yaris Sedan e Onix Plus. Ou seja, pelo menos uns 2 cm a mais. Em outro flagra, o sedã da japonesa mostra lanternas horizontais mais afiladas e cortadas pela tampa do porta-malas, que possui um pequeno defletor de ar.

Com mais aços de alta resistência e, portanto, tendo rigidez estrutural superior ao atual, o Novo Honda City ficará mais leve, ainda mais com a introdução de motor de três cilindros, que no caso será o 1.0 VTC Turbo com até 127 cavalos e em torno de 18 kgfm.

Esta opção trabalhará aqui com câmbio CVT, mas em alguns mercados, ele pode receber uma caixa de dupla embreagem. A mesma deverá ser empregada na versão Hybrid, que será bem mais eficiente, porém, não disponível no Brasil, onde a Honda vai lançar três modelos com essa tecnologia, devendo ser CR-V, Accord e o esperado Insight.

[Fonte: Head Light Mag]

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