AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fiat Mobi 2.016

5 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 4 de 7]

46Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 16 Abr - 12:43

KÜLL



Fiat Mobi: desempenho fraco, consumo alto e preço elevado
Categorias: [url=http://www.car.blog.br/search/label/An%C3%A1lise de Usados]Análise de Usados[/url] , Fiat , Fiat-Mobi 6 Comentários

.post-header-line-1 { padding: 0 0 15px 0; }






O Fiat Mobi é o "novo" veículo do mercado brasileiro que chega para competir no segmento de sub-compactos, segmento de mercado que conta com o Volkswagen Up!, Chery QQ (agora nacional, veja aqui) e Kia Picanto. Neste artigo relatamos nossas impressões sobre o modelo após um test-drive e análise detalhada do interior e dados de desempenho e consumo.


Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252864%2529

O Fiat Mobi, como o próprio nome sugere, está sendo apresentado pela Fiat como um novo conceito de mobilidade urbana, ou seja, um carro destinado ao uso prioritariamente em cidade. Para tanto, ele confia em dimensões externas reduzidas (o Mobi é 21 cm menor que o Uno, do qual empresta a plataforma), multiplicidade de porta-objetos - inclusive no porta-malas, novidades em termos de conectividade, preço relativamente competitivo e confiabilidade mecânica (mesmo conjunto mecânico do Uno).

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252853%2529

A ausência de termos como "inovação" ou "modernidade" no rol das características do Mobi se justifica pelo fato de que o "novo" carro da Fiat é baseado em uma plataforma antiga (a do Uno) e adota soluções mecânicas ultrapassadas, como o fraco e ineficiente motor Fire 1.0 de quatro cilindros associado a uma transmissão manual de cinco marchas e assistência hidráulica de direção.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi-interior%2B%252813%2529

Assim, para tornar o Mobi "urbano", a Fiat Chrysler teve que reduzir o comprimento da carroceria do Uno em 21 cm, fazendo do Mobi um carro com comprimento total de 3,56 metros (contra 3,77 metros do Uno), e com distância entre-eixos de 2,3 metros (7 cm a menos que os já reduzidos 2,37 metros do Uno).

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi-interior%2B%25281%2529

O problema é que como a plataforma é a mesma do Uno, que é projetada para comportar um motor de quatro cilindros, não há milagre: ao se reduzir as dimensões externas, sem redução do compartimento do motor, o "prejuízo" vai para o espaço destinado aos passageiros e bagagens.

Espaço interno: mais apertado que o já apertado Uno

E isso fica bem claro ao se ajustar o Fiat Mobi para condução e observar o espaço destinado aos demais passageiros. O carona no banco dianteiro fica com pouco espaço para as pernas, e, ao abrir o porta-luvas, a tampa do mesmo fica apoiada em sua perna.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi-interior%2B%252815%2529

A situação para os passageiros traseiros é ainda mais dramática. Mesmo com o banco dianteiro ajustado para um motorista de apenas 1,70 metro de altura, um passageiro de 1,70 metro de altura terá que ficar com as pernas abertas no banco traseiro, o que torna o modelo inviável, do ponto de vista físico, para transportar três passageiros adultos no banco traseiro.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi-interior%2B%25282%2529

O porta-malas é outro ponto que impressiona por sua exiguidade. Ao se abrir a tampa do porta-malas (totalmente de vidro), encontra-se um volume típico de um porta-luvas, de tão pequeno que é. E a situação fica agravada pois a Fiat quis criar um sistema concorrente ao S.A.V.E. do Up!, que é o chamado Cargo Box, que piorou a situação. Ao contrário do sistema da VW - que é uma plataforma, com um engenhoso e prático sistema de suporte - o Cargo Box não passa de uma caixa enorme que ocupa quase metade do volume do porta-malas.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-Mobi-Like%2B%252824%2529

O problema é que o Cargo Box não fica preso no interior do porta-malas, sua tampa cai e fica solta, configurando-se em uma verdadeira "mala sem alça" que ocupa volume no já reduzido porta-malas do Mobi. De qualquer forma, a solução para esse "problema" é simples: não pedir esse opcional, ou, no caso dos modelos que já vem com ele de série, retirá-lo e deixá-lo em casa, ocupado um espaço menos escasso.



O contra-ponto a essa abordagem da Fiat é o Volkswagen Up!: o modelo da Volkswagen é um carro projetado do zero para ser um sub-compacto.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252861%2529

Assim, seu cofre do motor só comporta motores de três cilindros, e, por isso, tem quase a metade do tamanho do observado no Mobi, permitindo que mesmo com reduzidas dimensões externas (o Up! é 4 cm maior que o Mobi), ele tenha um espaço interno para passageiros e bagagens muito superior ao do Mobi (pois "desperdiça" menos espaço com um cofre de motor menor).

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Hyundai-Hb20-2016-x-VW-up%2B%252829%2529

Ou seja, em termos de espaço interno o Fiat Mobi é uma má surpresa, pois ele é pior até que o Fiat Uno, um modelo que já não era um exemplo de eficiência espacial.

Mecânica ineficiente: desempenho letárgico, consumo elevado

Se no aspecto dimensional o Fiat Mobi é pior que o Uno, em termos mecânicos há um empate, já que motor, transmissão, direção, suspensão, freios são rigorosamente os mesmos do irmão mais velho, mas isso também não é uma boa notícia.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252857%2529

O Mobi, por ser um Uno encurtado, perdeu cerca de 40 Kg, mas isso é imperceptível em termos de desempenho.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi-interior%2B%25288%2529

Segundo testes da revista Quatro Rodas, o Mobi, quando abastecido com gasolina, apresentou uma aceleração de 0 a 100 Km/h em 17,5 segundos - mesmo tempo obtido pelo Uno. Em nossa avaliação, cujo vídeo reproduzimos abaixo, ficamos negativamente impressionados com a lentidão de respostas do Mobi.



Esse número de 17,5 segundos na aceleração de 0 a 100 Km/h o torna mais lento que o já lento Hyundai HB20 1.0 aspirado (veja avaliação deste modelo aqui). Mais que isso, o Fiat Mobi é 1 segundo mais lento que o VW Gol 2017 Comfortline (avaliação aqui) e que o Chevrolet Onix 1.0.

Quando comparado com modelos modernos, como Up! e Ka, a diferença fica ainda maior: O Ford Ka 1.0 é 2,3 segundos mais rápido que o Fiat Mobi, e o Volkswagen Up! 1.0 MPI é nada menos que 3,2 segundos mais rápido. O gráfico abaixo coloca esses números em perspectiva.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-Mobi-x-Volkswagen-Up-desempenho

Essa inferioridade do Fiat Mobi em termos de desempenho mostrada pelos números é plenamente sentida ao se conduzir o carro logo nas primeiras aceleradas. Mesmo para quem está acostumado com a lentidão da Fiat Toro 1.8 Flex (veja aqui), o Fiat Mobi surpreende negativamente, mostrando muita dificuldade de ganhar velocidade, com um comportamento amarrado e que evidencia a ineficiência do motor, que mesmo submetido a elevadas rotações não consegue entregar agilidade ao sub-compacto Mobi.

Consumo: Fiat Mobi é o menos econômico da categoria

O problema da adoção de uma mecânica desatualizada por parte da Fiat no "novo" Mobi é que além do desempenho insuficiente, seus números de consumo, segundo o INMETRO, são os piores da categoria, ficando atrás até mesmo do Chery QQ 1.0, conforme mostramos nas tabelas abaixo.

ModeloConsumo de gasolinaConsumo de etanol
CidadeEstradaMédiaΔ MobiCidadeEstradaMédiaΔ Mobi
Volkswagen Up! MPI13,514,61411,7%9,210,29,6510,2%
Ford Ka 1.01315,113,9511,3%8,910,49,589,4%
VW Gol 1.0 201712,914,513,628,7%8,810,39,488,2%
Hyundai HB20 1.012,514,113,225,5%8,59,99,134,2%
Chery QQ11,813,912,751,8%N/A (não se aplica)
Fiat Mobi 1.011,913,312,53N/A8,49,28,76N/A

O quadro acima mostra que o Fiat Mobi, além de oferecer o pior desempenho entre seus concorrentes, é ainda o que apresenta o pior consumo, e isso é resultado direto das escolhas mecânicas feitas pela Fiat, que soma um motor antigo com recursos de assistência ultrapassados, como o direção hidráulica (que contribui para piorar o consumo e o desempenho do Mobi ao roubar potência do motor).

Comportamento dinâmico

A Fiat adotou no Mobi um ajuste de suspensão que é mais firme que o usado no Uno e Palio (carros caracterizados por sua suspensão molenga), mas que ainda assim é mais macia que a observada em Volkswagen Up! e Ford Ka. Esse ajuste, apesar de prejudicar a estabilidade do Mobi em curvas, faz com que as irregularidades das vias sejam menos sentidas pelos passageiros que seus concorrentes.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252882%2529

Assim, ao se andar com o Mobi em vias esburacadas, com valetas e lombadas, o ajuste de suspensão que prioriza o conforto agrada bastante, visto que a suspensão filtra bem as imperfeições. Além disso, o conjunto mostra-se robusto, de modo que mesmo ao se passar inadvertidamente em uma lombada (como fizemos no vídeo) sem reduzir a velocidade a suspensão não apresenta sinal de batida seca (que indicaria fim de curso) e também não há impacto da parte inferior da carroceria. Ao contrário: ouve-se apenas o ruído seco dos amortecedores trabalhando.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi-interior%2B%25284%2529

Esse ajuste macio, associado com a leveza da direção hidráulica (que é muito leve mesmo sem assistência elétrica), faz com que o Mobi transmita conforto ao motorista, o que é reforçado pelo ruído interno baixo, mostrando um bom isolamento acústico.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252862%2529

É importante considerar, porém, que se sente a carroceria torcer ao superar obstáculos, o que indica que a mesma não conta com um nível de resistência à torção no mesmo nível apresentado pelo Volkswagen Up!.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252858%2529

A direção, porém, tem uma boa empunhadura, e o volante da versão Like On, com comandos multifuncionais, permite comandar o sistema de áudio e atender e fazer ligações telefônicas sem tirar as mãos do volante - aspecto que reforça a segurança dinâmica do carrinho.

Estética

A estética do Fiat Mobi é outro aspecto que tem sido objeto de elogios de pessoas que estão chegando às concessionárias para conhecê-lo. A dianteira é o ponto que mais agrada, com seu visual agressivo, esportivo e imponente - e que sugere ter sido inspirada na frente do Range Rover Evoque.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252863%2529

Ao se observar o Fiat Mobi de frente tem-se a impressão de que ele é um carro bem maior do efetivamente é de fato, e isso é claramente um recurso estético para tentar contornar o preconceito do consumidor brasileiro com carros muito pequenos.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252856%2529

A lateral também agrada, com suas linhas recortadas e pronunciadas, mas, vista de perfil, a frente parecer ser excessivamente pesada para as reduzidas dimensões longitudinais do modelo.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252859%2529

Finamente a traseira busca também transmitir uma impressão de esportividade - com a porta do bagageiro totalmente preta e confeccionada em vidro estrutural. As lanternas de grandes dimensões reforçam a sensação dimensional.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi-interior%2B%252810%2529

O problema dessa estética agressiva e ousada do Fiat Mobi é que sua disposição dinâmica não traduz o que o design sugere. Ao se observar o Mobi com sua dianteira agressiva e esportiva, a decepção com a lentidão das respostas do motor fica ainda mais pronunciada, pois o carro não entrega o que o visual sugere.

De qualquer forma, é exatamente sua estética, mais que seus atributos dinâmicos, de desempenho e consumo, que se consubstanciará seu principal argumento de vendas.

Acabamento

A Fiat Chrysler fez saber, antes do lançamento do Mobi, que o modelo teria padrão de montagem e acabamento "nível Toro", e que seria o carro mais bem montado que sairia da fábrica de Betim (MG).


Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-Mobi-Like%2B%252831%2529

Entretanto, ao se analisar mais detidamente os plásticos duros com aspecto de baixa qualidade do interior, peças plásticas com rebarbas e frequentemente mal encaixadas, revestimentos ásperos dos bancos, a impressão que se tem que não há qualquer avanço nesta área quando comparado aos demais modelos compactos da marca, como Uno e Palio.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-Mobi-Like%2B%252832%2529

A sensação de carro barato fica reforçada pela aparência de baixa qualidade dos plásticos - sem uniformidade - e que não é disfarçada nem mesmo pelas texturas aplicadas ao painel, compondo um interior que está muito longe do padrão de acabamento adotado em seu principal concorrente, o Up!.

Custo x benefício

A ineficiência espacial e dinâmica do Fiat Mobi poderiam ser parcialmente compensadas se as economias de escala e de escopo que a Fiat conseguiu ao usar em seu "novo" carro componentes antiquados se refletissem em um preço extremamente competitivo frente à concorrência, mas isso não se verifica na prática.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252855%2529

O preço do Fiat Mobi Like (OBS: o Mobi das imagens é um Mobi Like On, com preço de R$ 42.300 reais; clique aqui para ver o vídeo do Mobi Like de R$ 37.900 reaistem preço sugerido de R$ 37.900 reais, sendo R$ 2.090 reais mais em conta que seu concorrente direto, o Volkswagen Up! Take Completo, mostrado no vídeo abaixo.



A questão é que o valor adicional do Up! é diluído ao longo de um período de três anos, pois o modelo da VW é mais econômico que o Mobi. Além disso, o Up! tem vantagens claras, como direção com assistência elétrica, ajustes de altura do banco e do volante (ausente no Mobi Like).

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 VW-Gol-2018

Já o preço da versão Like On (modelo mostrado nas imagens), de R$ 42.300 reais, coloca o Mobi em um nível de preço mais elevado que carros de categoria superior, como VW Gol 2017 Comfortline (R$ 42.690), Ford KA SE 1.0 (R$ 41.990 reais) e até mesmo do Hyundai HB20 1.0 (R$ 40.545 reais).

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-KA-2015+(1)

Todos esses modelos compactos apresentam desempenho superior ao Mobi, consumo menor, mais espaço interno.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Volkswagen-Up-I-Motion%2B%252829%2529

É bom lembrar também que, em se tratando de um carro urbano (congestionamentos), a Volkswagen oferece o ótimo Up! I-Motion (veja nosso teste de longa duração com esse modelo aqui) na versão Move (com os mesmos itens do Mobi Like On, incluindo o sistema de som) por R$ 44.890 reais. A transmissão I-Motion do Up!, ao isentar o motorista de trocar marchas e acionar a embreagem, resulta em um nível de conforto ao motorista muito elevado, especialmente em congestionamentos, como mostramos no vídeo abaixo.



Ademais, o motor do Up! é tão superior ao do Mobi, que mesmo o Up! equipado com transmissão de operação automática, ainda assim ele é mais rápido, veloz e econômico que o Fiat Mobi.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Hyundai-Hb20-2016-x-VW-up%2B%25289%2529

Dessa forma, em face dos preços apresentados pela Fiat para o Mobi, consideramos que ele não apresenta uma relação custo x benefício favorável frente aos concorrentes de mercado.

Conclusão

O Fiat Mobi chega ao mercado para disputar o segmento de sub-compactos, trazendo uma estética ostensiva e esportiva, desempenho mais fraco que de todos os concorrentes e consumo mais elevado que todos eles também. O espaço interno e de porta-malas é o pior da categoria, assim como o acabamento interno não é melhor que o do Uno.

Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Novo-Fiat-Mobi%2B%252860%2529

Ademais, a relação custo x benefício também não é favorável, já que o Mobi chega a ser mais carro que modelos compactos mais modernos e eficientes que ele.

47Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 16 Abr - 12:45

KÜLL



Em que pese a sensação de que este site é "VW friendly", concordo.



Última edição por KÜLL em Sáb 16 Abr - 15:32, editado 1 vez(es)

48Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 16 Abr - 14:23

R8V


Administrador

KÜLL escreveu:Em que pese a sensação de que este site é "V friendly", concordo.
2.

E "3" : o up e mais negocio que o Mobi.

49Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 16 Abr - 15:34

Grilo

Grilo
Administrador

Queria ver um comparativo entre os sub compactos de 40mil: Mobi x UP x Picanto.

http://www.autouniverso.com.br

50Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 16 Abr - 17:26

Fabiano

Fabiano

Quem ai imaginava que o Mobi teria desempenho exemplar e o melhor consumo da categoria? Tem que ser muito otimista....

http://www.oticainova.com.br

51Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 16 Abr - 18:39

KÜLL



Grilo escreveu:Queria ver um comparativo entre os sub compactos de 40mil: Mobi x UP x Picanto.


Deve ser o assunto das próximas revistas.

52Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Ter 19 Abr - 12:10

KÜLL



Fiat Mobi: motor 1.0 três cilindros e direção elétrica este ano
Categorias: Fiat , Fiat-Chrysler , Fiat-Mobi 26 Comentários
Twittar
O Fiat Mobi, modelo sub-compacto da FCA lançado na semana passada no mercado brasileiro, terá novidades mecânicas ainda neste ano de 2016.





O Mobi chegou ao mercado com o confiável porém antiquado motor quatro cilindros 1.0 Fire Evo, de apenas 75 cavalos (com etanol), e com recursos ultrapassados de assistência na direção (hidráulica), fazendo com que o modelo apresente (veja aqui) os piores números de desempenho e consumo entre seus concorrentes (Volkswagen Up!, Chery QQ e Kia Picanto).




Entretanto, a Fiat Chrysler prepara uma atualização mecânica para o modelo ainda em 2016: trata-se do novo motor tri cilíndrico 1.0 de 6 válvulas (2 válvulas por cilindro), o qual está em fase final de desenvolvimento, e terá cerca de 80 cavalos quando abastecido com etanol.




A novidade chega ao mercado em quatro meses e trará uma outra novidade para o Mobi: direção com assistência elétrica, que além de mais leve, não rouba potência do motor, melhorando a eficiência do modelo.




Dessa forma, o Fiat Mobi no segundo semestre de 2016 ficará mais eficiente, com menor consumo e melhor desempenho, podendo, assim, competir em melhores condições com seus modernos e atualizados concorrentes, especialmente o Up!.


COMENTÁRIOS: ESTUPIDEZ! Assim, quem ler esta matéria pode se sentir tentado a esperar as melhorias. Quem comprar agora e vir as melhorias depois, vai fica "P" da vida.



Última edição por KÜLL em Ter 19 Abr - 17:58, editado 1 vez(es)

53Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Ter 19 Abr - 17:14

Grilo

Grilo
Administrador

Como pretendem coloca-lo no top 3 em vendas (o que acho bem difícil), deveriam esperar para ter lançado o carro 'finalizado'.

http://www.autouniverso.com.br

54Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Ter 19 Abr - 17:59

KÜLL



Pois é. Ficou com cara de projeto lançado às pressas, apenas para não ficar de fora do segmento.

55Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Qua 20 Abr - 7:50

Fred



Pior é que não tinha a menor necessidade disso tudo. Melhorando os descontos no Uno já faria uma boa concorrência no segmento.

56Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Qui 21 Abr - 12:13

R8V

R8V
Administrador

Fred escreveu:Pior é que não tinha a menor necessidade disso tudo. Melhorando os descontos no Uno já faria uma boa concorrência no segmento.
2

57Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sex 6 maio - 18:23

KÜLL



Fiat Mobi conta extensa lista de acessórios Mopar
6 maio 2016 / 28 Comentários


Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_006_BAGAGEIRO-TETO-TUBULAR-1-MOBI-Vermelho-Alpine
O comprador do recém-lançado Fiat Mobi conta com várias opções de customização para o seu carro. A Mopar divisão de acessórios do Grupo FCA disponibiliza para compacto itens que vão de rodas, malas e até os destinados ao transporte de animais.
A Mopar, empresa fundada em 1937, desembarcou no Brasil em 2013 e, desde então é a responsável pela linha de acessórios para os modelos do Grupo FCA no Brasil. Para o Mobi a marca disponibilizou uma lista com vários acessórios para que o cliente customize o carro ao seu gosto pessoal.
A linha de acessórios destinados ao Mobi é dividida em personalização, segurança, conforto, sonorização e lazer. Nossa reportagem apurou o valor sugerido para cada item.
PERSONALIZAÇÃO
No quesito personalização o Mobi tem a disposição o adesivo lateral, rodas de liga-leve de 14” e pedaleiras esportivas.
ADESIVO LATERAL
Faixa com a inscrição Mobi para as portas – R$ 276,50
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_017_PARAFUSO-DE-SEGURANCA-DAS-RODAS-MOBI
KIT DE RODAS DE LIGA LEVE COM ARO 14″
Rodas aro 14 Low (4 rodas, parafusos normais, calota central e jg antifurto) – R$ 2.589,66
Rodas aro 14 Way (4 rodas, parafusos normais, calota central e jg antifurto) – R$ 2.720,91
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_022_PEDALEIRAS-ESPORTIVAS-50902789
PEDALEIRA ESPORTIVA
Pedaleiras esportivas (azul, vermelha e amarelo) – R$ 402,48
Pedaleiras esportivas (cromado) – R$ 439,18
SEGURANÇA
Os acessórios disponíveis para o item segurança são o alarme, parafuso antifurto para rodas, retrovisor com câmera de ré e protetor de cárter.
ALARME
Rede Can com trava – R$ 544,65
Rede Can discreto sem trava – R$ 593,49
PARAFUSO ANTIFURTO RODA DE LIGA LEVE
Parafuso – R$ 250,45
RETROVISOR COM CÂMERA DE RÉ
Acessório para auxiliar em manobras com tela de 3,5 polegadas – R$ 1.314,63
PROTETOR DE CÁRTER
Protetor desenvolvido para o Mobi – R$ 118,15
PROTETORES ADESIVOS
Adesivos transparentes para serem aplicadas nas extremidades dos para-choques – R$ 45,29
FRISO LATERAL MAGNÉTICO
Friso em formato de espuma com atração magnética para proteger as portas em locais com vagas apertadas – R$ 120,77
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_018_PARAFUSO-ANTIFURTO-PARA-ESTEPE-MOBI
PARAFUSO ANTIFURTO PARA ESTEPE
Parafuso com várias combinações de segredo para proteger o estepe – R$ 222,72
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_016_KIT-FAROL-NEBLINA-MOBI-VermelhoOpullence
FAROL DE NEBLINA
Par de faróis de neblina – R$ 525,81
CONFORTO
Os itens no quesito conforto são acendedor de cigarro, capa para bancos em tecido toalha, capa para transporte de animais no banco traseiro, cargo box, kit de revestimento porta-malas, porta-objetos (Ecobag), protetor solar de para-brisa, kit de malas, para de bolsa expansíveis, rede elástica para banco, rede elástica para porta-malas e tapete de borrrachas.
ACENDEDOR DE CIGARRO
Acessório para gerar calor e também para entrega de voltagem para carregar equipamentos eletrônicos – R$ 114,84
CAPA PARA BANCOS EM TECIDO TOALHA
Capa para proteção para manter os bancos limpos – R$ 229,43
CAPA PARA TRANSPORTE DE ANIMAIS NO BANCO TRASEIRO
Item para transporte de animais com cinta de fixação – R$ 484,71
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_005_CARGO-BOX-MOBI-MPV
CARGO BOX
Item para otimizar o espaço do porta-malas – Sem preço definido
KIT DE REVESTIMENTO PORTA-MALAS
Desenvolvido exclusivamente para a versão Easy, o kit permite composição completa com o cargo box – Sem preço definido
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_019_PORTA-OBJETOS-ECOBAG-2-MOBI
PORTA-OBJETOS FLEXÍVEL (ECOBAG)
Bolsa organizadora com quatro divisórias formatadas e expansíveis para transportes de objetos no porta-malas ou nos bancos traseiros – R$ 164,13
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_022_PORTA-OCULOS-MOBI-MPV
PORTA-ÓCULOS
Compartimento localizado no lado do motorista para acomodar óculos – R$ 18,18
PROTETOR SOLAR DE PARA-BRISA
Item para proteger o painel e outros partes do interior do veículo contra os raios solares – R$ 73,19
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_002_KIT-MALAS-MOBI-MPV-2
KIT MALAS
Kit com três malas, tamanhos (P,M,G) – Sem preço definido
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_004_PAR-BOLSA-EXPANSIVEIS-MOBI
PAR DE BOLSAS EXPANSÍVEIS
Bolsas que possuem capacidade expansiva para acomodação de objetos no porta-malas – R$ 522,41
REDE ELÁSTICA PARA BANCO
Rede de retenção de objetos com hastes flexíveis e expansíveis para acomodar produtos – R$ 81,06
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_021_REDE-ELASTICA-PORTA-MALAS-MOBI
REDE ELÁSTICA PARA PORTA-MALAS
Rede de retenção de objetos – R$ 59,94
TAPETE DE BORRACHA
Tapete desenhado exclusivamente para o Mobi – R$ 113,99
SONORIZAÇÃO
Na parte de sonorização o Mobi tem antena, kit de alto-falantes, rádio DVD Mopar, rádio Mopar, central multimídia e mostrinas para central multimídia
ANTENA
Equipamento que faz integração com todos os rádios e centrais disponíveis – R$ 41,74
KIT COMPLETO DE ALTO-FALANTES
Quatro alto-falantes de 5” e 6” polegadas – R$ 303,95
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_014_RADIO-DVD-MOPAR-MOBI
RÁDIO DVD MOPAR
Rádio DVD Player com tela de 2,5” com conexão com smartphone, porta USB e integração com câmera de ré – R$ 819,40
RÁDIO MOPAR
Rádio com funções com frequência FM, porta USB e leitor de arquivos MP3 – R$ 279,07
CENTRAL MULTIMÍDIA HIGH
Equipamento com TV Digital, porta USB, conexão com smartphone, DVD Player, câmera de marcha a ré e sistema de navegação – Sem preço definido
MOSTRINAS PARA CENTRAL MULTIMÍDIA
Molduras nas cores high, preta, marrom ou cinza – R$ 199
LAZER
Na categoria lazer os itens disponíveis são bagageiro tubular, barras transversais e cinta para prancha de surf.
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_007_BAGAGEIRO-TETO-TUBULAR-2-MOBI
BAGAGEIRO DE TETO TUBULAR (VERSÃO WAY)
Item desenvolvido para transporte de objetos diversos – R$ 1.178,28
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 FIAT_MOBI_011_BARRAS-TRANSVERSAIS-TETO-3-MOBI-VerdeAmalfi
BARRAS TRANSVERSAIS SOBRE LONGITUDINAL (VERSÃO WAY)
Juntamente com as barras longitudinais elas formam um acessório funcional para o transporte de objetos como pranchas de surf – R$ 632,57
CINTA PARA PRANCHA DE SURF
Acessório afixado junto às barras longitudinais transversais para transportes de pranchas de surf – R$ 531,66
Foto | Fiat/Divulgação

58Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 7 maio - 11:43

R8V

R8V
Administrador

Olhei o Mobi. Impressoes:

- Acabamento correto, inferior ao do Picanto e Hb20;
- Espaco interno e portamalas inferior ao do Picanto e Up;
- Visual agradavel e contemporaneo- corre risco de envelhecer rapidamente;
- Bancos muito macios.

Qq , Ec 2 nao devem ser menosprezados por quem considera um Mobi.

59Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 7 maio - 17:00

Fabiano

Fabiano

Li uma reportagem hoje sobre o MOBI, e a conclusão é de que, ele é um carro urbano, com direção dura e consumo desproporcionalmente alto, as duas características mais interessantes para ser chamado de carro urbano....

http://www.oticainova.com.br

60Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 7 maio - 23:37

Grilo

Grilo
Administrador

Assim que passar a empolgação do lançamento, vai ser mesmo que aquele Ka híbrido com Fiesta Street.

http://www.autouniverso.com.br

61Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Dom 8 maio - 0:49

KÜLL



Fiat Mobi, Fiat Uno ou Volkswagen up!: qual a melhor opção de compra?
07/05/2016
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Vw-up-uno-mobi-700x445
Antes de ser apresentado oficialmente, o Fiat Mobi era tratado pela imprensa como um carro barato, com preço inferior a R$ 30 mil na versão de entrada (valor praticado por poucos veículos no mercado nacional). No entanto, após ser lançado, o hatch subcompacto deixou claro que sua aposta não era o baixo preço: a variante mais básica do carrinho custa R$ 31,9 mil, enquanto o topo de linha alcança os R$ 43.800.
Devido a isso, o Mobi acaba tendo um conflito interno com o Uno, modelo que divide motorização, plataforma e uma série de outros componentes com a novidade. Essas semelhanças, querendo ou não, acabam formando um ponto de interrogação na cabeça do consumidor que deseja estacionar na garagem de casa um veículo 0km dessa categoria e/ou faixa de preço.
Além disso, tanto o Mobi como o Uno têm como concorrente o Volkswagen up!, que se destaca pela modernidade e o motorização eficiente. Então, qual é a melhor opção?
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-uno-vs-fiat-mobi-700x323
Fiat Mobi x Fiat Uno
O Mobi, por se tratar de um modelo inédito, carrega o fator novidade, algo que pode ser de importância para alguns compradores. Por outro lado, o Uno, apesar de ter sido reestilizado há cerca de um ano, já é um carro bastante conhecido pelos brasileiros – a geração atual do carro soma seis anos de estrada.
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-uno-vs-fiat-mobi-lateral-700x257
Visual
No visual, o Fiat Mobi apresenta linhas mais modernas, apesar de dividir opiniões. O hatch de entrada da marca é marcado pelos enormes faróis na dianteira, formando conjunto com a grade com acabamento em preto. Há ainda como destaque os vincos marcantes nas laterais, linha de cintura elevada e lanternas grandes fazendo junção com a tampa do porta-malas, esta totalmente de vidro e na cor preta.
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-uno-vs-fiat-mobi-traseira-700x251
Por outro lado, o Fiat Uno, mesmo após ter sido retocado, manteve sua essência com o conceito “rounded square” (quadrado arredondado, em inglês). O modelo ostenta faróis retangulares com cantos arredondados, três quadradinhos simulando uma entrada de ar logo ao lado do logotipo da fabricante na dianteira, além de lanternas verticais em posição superior.
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-uno-vs-fiat-mobi-interior-700x263
Interior
Se por um lado ambos os modelos são totalmente diferentes no design externo, por outro o Mobi e o Uno têm uma série de semelhanças no interior. O volante dos dois carros é o mesmo, assim como painel de instrumentos (com exceção dos grafismos), chaves de seta e limpador atrás do volante, comandos do ar-condicionado, manopla de câmbio, central multimídia, entre vários outros.
Nas medidas, porém, a situação muda de figura. O Mobi mede 3,56 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 1,49 m de altura, com distância entre-eixos de 2,30 m, e porta-malas com capacidade para 235 litros. Já o Uno tem 3,81 m, 1,63 m, 1,48 m, respectivamente, com entre-eixos de 2,37 m, e porta-malas de até 290 litros. Nas versões de entrada, o Mobi pesa 933 kg e o Uno, 955 kg.
As diferenças mais expressivas estão no comprimento, onde o Uno é 25 cm maior, e na distância entre-eixos, com 7 cm a mais que o Mobi. Por conta disso, o espaço interno do Mobi é bem mais limitado, em especial para os ocupantes do banco de trás. Assim, se sua intenção é comprar um carro para viajar com mais de duas pessoas a bordo, o Mobi pode não ser o seu número.
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-uno-vs-fiat-mobi-motor-700x251
Motorização
No conjunto motriz, o Mobi e o Uno voltam a mostrar que pertencem a uma mesma família. Ambos os hatches trazem o propulsor 1.0 litro Fire Evo Flex, com até 75 cv de potência, a 6.250 rpm, e 9,9 kgfm de torque, a 3.850 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Todavia, o Uno dispõe também da opção do bloco 1.4 de 88 cv e 12,5 kgfm, além de transmissão automatizada Dualogic e sistema start/stop, que desliga o motor em paradas curtas (como em semáforos).
Segundo dados da Fiat, o Mobi vai de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e tem velocidade máxima de 154 km/h, enquanto o Uno completa a mesma prova no mesmo tempo e tem máxima de 153 km/h, ambos com etanol no tanque. Já no consumo, seguindo os números do Inmetro, o menor da turma consegue 8,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l e 13,3 km/l com gasolina, enquanto o veterano registra 8 km/l e 9,4 km/l com etanol e 11,6 km/l e 13,4 km/l com gasolina. Ou seja, no desempenho e no consumo, os dois modelos são bem parecidos.
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-uno-vs-mobi-equipamentos-700x251
Equipamentos e preços
Comparando versões equivalentes do Fiat Mobi e do Fiat Uno, no caso do primeiro a Easy On (R$ 35.800) e do segundo a Attractive 1.0 (R$ 38.990), ambos os carros são equivalentes no quesito equipamentos, sendo que o modelo mais recente dispõe de alguns itens a mais.
De série, o Mobi Easy On traz airbags frontais, freios ABS com EBD, banco traseiro bipartido, rebatível e com duas posições para o encosto, Carga Box (compartimento removível no porta-malas), direção hidráulica, ESS (sinalização de frenagem de emergência), painel de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas e computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, desembaçador do vidro traseiro, predisposição para rádio, follow me home, entre outros.
Já o Uno Attractive oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, computador de bordo, direção hidráulica, ESS, follow me home, faróis de neblina, painel de instrumentos com display LCD de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, entre outros.
Entre os equipamentos opcionais das versões mais caras, o Fiat Mobi oferece o Live On, um sistema que “transforma” o smartphone do proprietário em uma espécie de central multimídia com o uso de um app especial e conexão Bluetooth, que possibilita a execução de aplicativos como Waze e Spotify, além de integração com o computador de bordo do veículo. Todavia, o item será oferecido a partir de junho.
O Uno, por sua vez, se destaca por dispor de sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico na tela LCD do painel de instrumentos, além dos já citados câmbio Dualogic com botões e aletas atrás do volante para troca manual de marcha e sistema start/stop, este uma exclusividade da versão Evolution.
Tabelas de preços do Fiat Mobi e do Fiat Uno:
Mobi Easy – R$ 31.900
Mobi Easy On – R$ 35.800
Mobi Like – R$ 37.900
Mobi Like On – R$ 42.300
Mobi Way – R$ 39.300
Mobi Way On R$ 43.800
Uno Attractive 1.0 – R$ 38.990
Uno Evolution 1.4 – R$ 43.210
Uno Sporting 1.4 – R$ 44.840
Uno Way 1.0 – R$ 40.090
Uno Way 1.4 – R$ 43.210
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-mobi-vs-vw-up-700x256
Fiat Mobi x Volkswagen up!
O principal concorrente do Mobi é, sem dúvidas, o Volkswagen up!. O carro mais barato da marca alemã foi introduzido no Brasil no início de 2014, mas um conhecido dos europeus há cerca de cinco anos. Por aqui, apesar de todos seus atributos, o up! não é um dos automóveis que se posiciona no pódio dos mais vendidos – de janeiro a abril, o modelo emplacou quase 13,6 mil unidades, ficando com a 14º posição no ranking geral, atrás de Uno, Sandero e Fox.
O Mobi segue a mesma linha do up!, ou seja, em ambos a proposta é urbana.
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-mobi-vw-up-lateral-700x251
Visual
Diferente do Mobi, que se sobressai pelas formas diferenciadas e os vincos marcantes, o up! é aquele carro que não vai te cativar pelo design. Longe disso, para muitos o carrinho da Volks é ao estilo “ame ou odeie”. Entretanto, podemos concordar que o modelo da marca germânica é até bem resolvido, sem desproporcionalidades ou qualquer outro detalhe diferenciado que consiga destoar o conjunto.
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-mobi-vw-up-traseira-700x251
A dianteira do modelo é marcada pelos faróis espichados, que formam conjunto com uma abertura logo abaixo do capô. O para-choque tem uma entrada de ar no envolto do suporte de placa e dos faróis de neblina, desenho aplicado também no para-choque traseiro (mas sem as aberturas). As laterais trazem formas limpas, enquanto a traseira dispõe de lanternas verticais. Nos modelos com motor TSI, a tampa do porta-malas recebe pintura em preto brilhante.
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-mobi-vw-up-interior-700x251
Interior
A cabine do up! também não surpreende no desenho. O desenho do painel do modelo é simples, mas com comandos à mão. Todavia, o Volkswagen peca por deixar à mostra parte da lataria das portas no interior. A montagem dos materiais, pelo menos, é bem-feita. O Mobi leva vantagem em alguns equipamentos, como o painel de instrumentos com tela LCD e volante com comandos, além de algumas soluções, como as saídas de ar ajustáveis (no up!, somente as peças das extremidades possibilitam ajuste).
Quanto as medidas, o Volkswagen up! apresenta 3,60 m de comprimento, 1,64 m de largura e 1,50 m de altura, com distância entre-eixos de 2,42 m e porta-malas de 285 litros. Ou seja, o modelo é 4 cm mais longo, 1 cm mais largo e 1 cm mais alto que o Mobi, enquanto a distância entre-eixos é maior em 12 cm e o porta-malas em 50 litros. Com isso, o up! acaba oferecendo maior espaço interno tanto para os ocupantes como para as bagagens.
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-mobi-vw-up-motor-700x251
Motorização
Neste quesito o carrinho da Volkswagen também se dá bem. O up! é equipado com um propulsor 1.0 litro flex de três cilindros, que rende até 82 cv e 10,4 kgfm de torque, com transmissão manual de cinco marchas ou automatizada i-Motion, também de cinco velocidades. Há ainda a opção do 1.0 litro TSI flex de três cilindros, com 105 cv e 16,8 kgfm, apenas com caixa manual.
Segundo dados da VW, o up! aspirado abastecido com etanol consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e alcançar máxima de 164 km/h – no caso do Mobi, a Fiat declara 13,8 s e 154 km/h. Já o up! TSI alcança os 100 km/h em 9,3 s e tem máxima de 184 km/h.
No consumo, o up! entrega 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol e 14,2 km/l e 15,3 km/l com gasolina – o Mobi, também segundo as medições do Inmetro, tem consumo de 8,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l e 13,3 km/l com gasolina. O TSI, por sua vez, tem médias de 9,6 km/l e 11,1 km/l com etanol e 13,8 km/l e 16,1 km/l com gasolina.
Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Fiat-mobi-vw-up-equipamento-700x251
Equipamentos
Comparando as versões de entrada em ambos os casos, o Volkswagen take up! (oferecido por R$ 33.520) dispõe de airbags frontais, freios ABS com EBD, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, retrovisores externos com comando manual interno, Isofix, lavador, limpador e desembaçador traseiro, banco traseiro com encosto rebatível, preparação de som sem alto-falantes, entre outros.
Já o Mobi Easy, que custa R$ 31.900, oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, follow me home, ESS, painel de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas, banco traseiro bipartido, rebatível e com duas posições para o encosto, retrovisores externos com comando manual interno, etc.
Nos modelos aventureiros, as listas de equipamentos ganham recheios. O Volkswagen cross up!, vendido por R$ 48.290, agrega rodas de liga-leve aro 15, computador de bordo, direção elétrica, ESS, sensor de estacionamento traseiro, alarme, volante com ajuste de altura, porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, volante, alavanca de câmbio e freio de mão revestidos em couro, ar-condicionado, chave tipo canivete com controle remoto, retrovisores elétricos com repetidores de seta, faróis de neblina, lanterna de neblina, sistema de som com CP Player, Bluetooth e entradas USB, auxiliar e para iPod, tapetes de carpete, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, etc.
Já o Mobi Way On, por R$ 43.800, recebe rodas de liga-leve de 14 polegadas, console de teto com porta-objetos e espelho adicional, faróis de neblina, banco do motorista com ajuste de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, alarme, rádio Connect com comandos no volante, vidros dianteiras e travas elétricas, chave com telecomando, entre outros.
Nos opcionais de destaque, o Mobi oferecerá o já citado sistema Live On, enquanto o Volkswagen up! conta com o Maps & More, uma central multimídia (com aparência de GPS) com tela sensível ao toque de cinco polegadas, GPS, Bluetooth, pareamento para dois celulares, exibição de imagens em slideshow e funções Think Blue (que dá dicas para economizar combustível) e infotrip (com gráficos do  consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia, velocidade média, conta-giros e temperatura do motor).
Tabelas de preços do Fiat Mobi e Volkswagen up!:
Mobi Easy – R$ 31.900
Mobi Easy On – R$ 35.800
Mobi Like – R$ 37.900
Mobi Like On – R$ 42.300
Mobi Way – R$ 39.300
Mobi Way On R$ 43.800
take up! 2P – R$ 33.520
move up! – R$ 43.190
move up! i-Motion – R$ 45.590
move up! TSI – R$ 47.190
high up! – R$ 48.190
high up! i-Motion – R$ 51.490
high up! TSI – R$ 52.190
cross up! – R$ 46.990
cross up! i-Motion – R$ 50.290
cross up! TSI – R$ 50.990
black/white/red up! TSI – R$ 52.390
speed up! TSI – R$ 52.390
Conclusão
A decisão é sua! O Fiat Mobi se sobressai pelo visual mais moderno e algumas novidades, como o sistema Live On (para quem comprar o veículo a partir de junho). Já o Fiat Uno, frente ao Mobi e também ao Volkswagen up!, se diferencia, principalmente, pelo espaço interno mais amplo. Por fim, o up! se destaca pelo conjunto mecânico mais moderno e lista de equipamentos mais recheada, além da segurança (o modelo recebeu 5 estrelas nos testes do Latin NCAP). No entanto, o carro da VW cobra a mais por isso.
E aí, se estivesse em busca de um compacto 0km na faixa de preço dos três, qual seria a sua escolha?

62Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Dom 8 maio - 10:31

Fabiano

Fabiano

"Pota Meada", que comparativo escroto, não preciso ler nenhuma palavra dele, pra me decidir pelo UP!....

http://www.oticainova.com.br

63Fiat Mobi 2.016 - Página 4 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Dom 8 maio - 18:29

Grilo

Grilo
Administrador

Picanto e UP estão um patamar bem acima do Mobi/Uno.

http://www.autouniverso.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 4 de 7]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos