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Fiat Mobi 2.016

5 participantes

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31Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sex 1 Abr - 15:21

Fabiano



R8V escreveu:Afinal, consumidor so quer a "casca" bonitinha e um multimidia.

Pora man, tu falou tudo um veiz.... smilbg

http://www.oticainova.com.br

32Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 2 Abr - 14:23

R8V


Administrador

Oh yeah heheheheh

33Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 2 Abr - 18:32

Grilo


Administrador

Vamos ver se pelo menos segurança ele vai conseguir ter a mais que o Uno.

http://www.autouniverso.com.br

34Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Seg 11 Abr - 11:54

KÜLL



Fiat Mobi: preço menor compensa desvantagens ao VW Up!

Categorias: Comparativo , Fiat-Mobi , Volkswagen-UP 0 Comentários










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A Fiat Chrysler do Brasil lança no mercado brasileiro o sucessor do Uno Vivace, o Mobi, modelo sub-compacto criado com base na plataforma encurtada do Uno, e compartilhando com este o conjunto mecânico (suspensão, motor, direção e transmissão).



Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Os preços do Fiat Mobi, cujos detalhes nós mostramos no vídeo abaixo, ainda não foram divulgados oficialmente, mas os dados de consumo sim, o que nos permite calcular os custos de gasto com gasolina e etanol com o modelo ao longo de um ano, três anos, e compará-los com os dados do Up!, seu principal concorrente.



O Fiat Mobi adota um conjunto mecânico ultrapassado, formado pelo antiquado motor quatro cilindros Fire 1.0 8V, que apresenta potência e torque inferiores aos motores de três cilindros modernos, como o do Up!.


Fiat Mobi x Volkswagen Up!

O motor do Mobi oferta 73/75 cv (G/E) de potência e torque máximo de 9.5/9,9 Kgfm (G/E), enquanto o motor do Up! chega a 75 cv/82 cv (G/E) e torque máximo de 9,7/10,4 (G/E).


Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Além disso, o Mobi é menor que o Up!, com comprimento total de 3,54 metros, mas mesmo assim pesa a mesma coisa que o modelo da VW: entre 906 kg e 960 kg do Mobi, contra entre 910 Kg e 960 Kg do up!.


Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Associe-se a isso o fato de o Mobi adotar direção com assistência hidráulica, um recurso que rouba potência do motor (diminuindo desempenho e aumentando o consumo), enquanto o Up! usa direção elétrica (que, além de mais leve, não usa potência do motor).


Fiat Mobi x Volkswagen Up!

O resultado é que o Mobi terá um desempenho pior que o do Up!, pois seu motor é mais fraco e sua direção rouba potência do motor, e ainda é mais gastão. Como mostramos em artigo anterior (veja aqui), o Mobi bebe 13,4% mais gasolina que o Up! MPI em cidade, e 9,8% mais em estrada.


Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Em termos dimensionais, o Mobi é 6 cm menor que o Up!, porém tem um compartimento de motor maior, o que rouba espaço útil dos passageiros, e o resultado é que o Mobi tem menos espaço interno e um porta-malas muito pequeno, de cerca de 200 litros, contra os 285 litros do Up!.


Volkswagen Up! - interior - painel

Ou seja, todas as desvantagens do Fiat Mobi frente ao Volkswagen Up! sugerem que a Fiat terá que estabelecer preços para o Mobi significativamente inferiores ao do Up!, procurando oferecer uma melhor relação custo x benefício. Ocorre que o menor preço do Mobi terá que compensar também o custo adicional de combustível, já que o Mobi, por ser mais gastão, faz com que seu dono gaste mais para rodar com ele que os donos de Up!.


Fiat Mobi - painel - interior
Fiat Mobi - painel - interior
A tabela abaixo mostra os custos de combustível incorridos pelo Mobi e pelo Up! ao longo de um período de 3 anos, em um cenário de rodagem de 15.000 km/ano e 30.000 km/ano.

















Modelo
Etanol Gasolina Custo para rodar
Cidade Estrada Média (55% cidade / 45% estrada) Cidade Estrada Média 15.000 km/ano - Etanol 30.000 Km/ano - Etanol 15.000 km/ano - Gasolina 30.000 Km/ano - Gasolina
Fiat Mobi 8,40 9,20 8,76 11,90 13,30 12,53 R$ 4.883,56 R$ 9.767,12 R$ 4.461,69 R$ 8.923,38
VW Up! MPI 9,20 10,20 9,65 13,50 14,60 14,00 R$ 4.433,16 R$ 8.866,32 R$ 3.994,64 R$ 7.989,28
VW Up! TSI 9,60 11,10 10,28 13,80 16,10 14,84 R$ 4.163,50 R$ 8.327,01 R$ 3.768,45 R$ 7.536,91



Custo adicional anual do Mobi frente ao Up! mpi R$ 450,40 R$ 900,80 R$ 467,05 R$ 934,10
Custo adicional anual do Mobi frente ao Up! TSI R$ 720,06 R$ 1.440,12 R$ 693,24 R$ 1.386,48


Custo adicional (3 anos) Mobi x Up! MPI R$ 1.351,20 R$ 2.702,41 R$ 1.401,15 R$ 2.802,31
Custo adicional (3 anos) Mobi x Up! TSI R$ 2.160,17 R$ 4.320,35 R$ 2.079,72 R$ 4.159,43

Os dados acima mostram que, ao longo de três anos, o dono de um Mobi gastará R$ 1.400 reais a mais de gasolina que o de um Up!, caso rode 15.000 Km/ano. No caso de rodar 30.000 Km/ano, o dono do Mobi incorrerá numa despesa adicional de R$ 2.800 reais.


Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Tendo em vista que o percurso médio do consumidor brasileiro é de 15.000 km/ano, então consideramos que o custo adicional de R$ 1.400 reais ao longo de três anos é o resultado mais correto.


Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Dessa forma, o Fiat Mobi sendo em média R$ 1.400 reais mais barato que o Up! MPI, já compensará o custo adicional de combustível incorrido pelo proprietário em um período de três anos.

Conclusão


Fiat Mobi x Volkswagen Up!

O Fiat Mobi chega ao mercado para concorrer com o Volkswagen Up!.


Fiat Mobi x Volkswagen Up!

O Mobi, porém, é menor por fora, tem menos espaço interno, menor porta-malas, e adota uma mecânica antiquada quando comparado ao Up!, resultando em um consumo maior e menor desempenho. Para compensar apenas o custo adicional de combustível, o Mobi terá que ser, em média, R$ 1.400 reais mais barato que o Up!.

35Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Seg 11 Abr - 12:59

Grilo

Grilo
Administrador

A inovação do Mobi é basicamente visual. Uma pena, pois será um carro que ficará defasado rapidamente, tal como ocorreu com o Uno.

http://www.autouniverso.com.br

36Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Ter 12 Abr - 16:02

Fabiano

Fabiano

Ou seja, para a VW, evoluir ele, custará sempre menos que fazer sempre um carro todo novo e defasado como o Mobi.

http://www.oticainova.com.br

37Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Ter 12 Abr - 16:59

KÜLL



Acaba sendo aquele "por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento". Inovação DE VERDADE, nenhuma; tem é muito "espelhinho de índio". O pior é que com isso, a Fiat ainda é líder. Neste segmento, por mais que já tenha criticado a VW, acho o up!, em qualquer motorização, mas ainda mais no TSi, IMBATÍVEL: pode não ser lindo, mas não compromete, já demonstrou suas qualidade em termos de segurança, para mim, pensando na família média brasileira (4 indivíduos) cabem todos, fora o quanto é econômico.

38Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Ter 12 Abr - 17:06

Fabiano

Fabiano

Um UP! ao lado de um Fabia, é um deus grego hehehehe....

http://www.oticainova.com.br

39Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Ter 12 Abr - 22:45

Grilo

Grilo
Administrador

Fabiano escreveu:Ou seja, para a VW, evoluir ele, custará sempre menos que fazer sempre um carro todo novo e defasado como o Mobi.

KÜLL escreveu:Acaba sendo aquele "por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento". Inovação DE VERDADE, nenhuma; tem é muito "espelhinho de índio". O pior é que com isso, a Fiat ainda é líder. Neste segmento, por mais que já tenha criticado a VW, acho o up!, em qualquer motorização, mas ainda mais no TSi, IMBATÍVEL: pode não ser lindo, mas não compromete, já demonstrou suas qualidade em termos de segurança, para mim, pensando na família média brasileira (4 indivíduos) cabem todos, fora o quanto é econômico.

x2

http://www.autouniverso.com.br

40Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Qui 14 Abr - 18:13

KÜLL



Fiat Mobi mini car on stilts debuts in Brazil [98 pics]


2016 Fiat Mobi





Fiat Brazil has taken the wraps off the Mobi, an A-segment car with a rather questionable design.


It’s a preemptive move to rival the Renault Kwid which isn’t available yet in Brazil, but will soon arrive as an import from India. Just like the Kwid, the Mobi is a city car with a significantly increased ground clearance and with a design that certainly takes some time getting used to, but it is perhaps a tad more appealing than the Kwid.

Fiat Brazil will sell the Mobi in no less than six trims (Easy, Easy On, Like, Like On, Way, Way On) and all of them will share a flex-fuel 1.0-liter four-cylinder engine delivering 73 horsepower (54 kilowatts) and 69 pound-feet (93 newton meters) of torque when running on gasoline. Switch to ethanol and the output increases a little bit to 75 hp (56 kW) and 72 lb-ft (97 Nm).

The engine is paired exclusively to a five-speed manual transmission which delivers the power to the front axle. Given the hardware, don’t expect stellar performances from the Fiat Mobi, with the 0-62 mph (0-100 kph) taking an agonizing 14.3 seconds before topping out at 95 mph (153 kph).

The Way and Way On trims make the Mobi look like a miniature crossover with plastic cladding around the wheel arches and also with roof rails. The base version sits on tiny 13-inch wheels with 165/70 R13 tires, while all of the others get 14-inch wheels shod in 175/65 R14 rubbers. Depending on the trim level, weight varies between 2,000 pounds (907 kilograms) and 2,129 lbs (966 kg).

Being an A-segment vehicle, the Mobi is very small, with an overall length of 3566 mm (3596 mm for Way and Way On), a width of 1633 mm (1685 mm for Way and Way On), and a height varying from 1490 mm to 1550 mm, depending on trim. The trunk is also very limited in terms of cargo capacity and varies from 215 to 235 liters.

Fiat Brazil is already taking orders for its city car and is asking R$31,900 for the entry-level Mobi Easy and R$43,800 if you want the range-topping Mobi Way On.


FONTE: http://www.worldcarfans.com/1160414106199/fiat-mobi-mini-car-on-stilts-debuts-in-brazil-98-pics

COMENTÁRIOS: "Design mais do que questionável"? Vamos combinar que até não é lindo, mas neste segmento, é dificílimo acertar, pois os carros tendem a não serem proporcionais por conta da necessidade de espaço.

41Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Qui 14 Abr - 18:19

R8V

R8V
Administrador

Achei que o desing e o mehor do carro hehehe

42Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Qui 14 Abr - 23:52

KÜLL



Volta rápida: Sem inovar, Fiat Mobi mira pontos fracos do up!
14/04/2016 | Por: Daniel Messeder


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Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Fiat-Mobi-32-620x427
A ideia não é inédita: um hatch com cerca de 3,5 metros de comprimento, teto elevado, ágil no trânsito urbano, equipado com motor 1.0, econômico e de design moderninho. Você encontra esse carro nas concessionárias da Volkswagen desde 2014, ele se chama up!. Apesar de suas inúmeras qualidades, que incluem ser o carro mais econômico do Brasil em nossas medições de consumo e a segurança cinco estrelas nos testes de impacto, ele não consegue figurar sequer no Top 10 de vendas brasileiro. Pois o novo Fiat Mobi segue receita básica semelhante à do rival, embora sem a mesma atualidade mecânica e rigor construtivo. Então por que a marca italiana aposta que vai conseguir emplacar 8 mil unidades do carrinho por mês? É o que fomos descobrir.
O que é?
“Somos a montadora mais brasileira do mercado”, bradou Stefan Ketter, presidente da Fiat local, no discurso de lançamento do Mobi. Após a Toro, o novo compacto é o segundo modelo de uma nova fase da empresa. Mas, diferentemente da picape, que entra num terreno até então inexplorado pela marca, o Mobi está dentro do que é especialidade da casa: carros pequenos. A partir da plataforma 327 do Uno, o novo hatch nasce com 3,56 metros de comprimento, 2,30 m de entre-eixos e porta-malas de 235 litros – contra 3,81 m, 2,37 m e 280 litros do irmão maior, respectivamente. Motor 1.0, câmbio de cinco marchas, para-brisa e uma série de componentes internos são compartilhados entre eles.
Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Fiat-mobi-like-on-11-620x413
Dentro do discuso do presidente, entenda-se que a Fiat trabalhou no gosto local, principalmente no design. Como dissemos anteriormente, o Mobi é mais bonito ao vivo do que pelas fotos. A frente é imponente, as laterais vincadas transmitem robustez e a traseira completa o conjunto com a elegância da tampa preta, totalmente de vidro. A solução, além de salvar 5 kg do peso do carro, não deixa de ser uma “espetada” na VW, que preferiu não adotá-la no up! brasileiro, apesar de o modelo original europeu ter o recurso. Por dentro, a Fiat também ouviu os consumidores e não deixou nada de lataria aparente, como o up! abusa nas portas, dando a impressão de ser mais bem acabado.
Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Fiat-Mobi-4-620x437
O que também não deixa de ser verdade, pois o Mobi tem qualidade de construção ainda não vista em Betim (MG). Junções de carroceria mais justas, peças plásticas mais bem montadas e até mesmo o corte dos plásticos do interior, com menos rebarbas, transmitem boa sensação a bordo. Para completar, há diferentes texturas e uso de materiais no painel e laterais de porta, além de um tecido bacana nos bancos. Ao menos na versão Like On avaliada por nós, o Mobi não passa a ideia de “carro de entrada” – só vimos o painel do Easy por fotos, e parece bem simplório.
Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Fiat-mobi-like-on-9-620x413
Em termos de espaço, não há milagres: na frente a acomodação é semelhante à do Uno (ainda com dois porta-copos muito rasos no console à frente do câmbio), mas atrás há mais espaço para a cabeça que para as pernas – nada muito diferente do up!, é verdade. Boa sacada das portas traseiras que abrem num ângulo de 75 graus, o que facilita bastante o acesso. Já a tampa do porta-malas pode gerar estranheza num primeiro contato, mas a Fiat garante que não é preciso cautela: o vidro é bem grosso, com 5 mm de espessura, e o para-choque traseiro tem alma interna de aço, para proteger a tampa em caso de pequenos impactos. Faltou apenas uma lingueta junto do miolo da chave, pois ao manusear a tampa é preciso pegar no vidro e, com isso, ele acaba ficando marcado de dedos.
Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Fiat-Mobi-11-620x443
A partir da versão Like, o Mobi traz o que a Fiat chama de Cargo Box, uma cesta de 14 litros encaixada no porta-malas, com divisórias para pequenos objetos – bom para levar as compras do mercado sem deixar as coisas soltas. Mas, ao levar bagagens volumosas, é preciso tirar a cesta e deixar em casa, pois ela rouba espaço do já limitado compartimento de bagagens.
Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Fiat-Mobi-20-620x444
Um opcional bastante interessante será oferecido a partir de junho: trata-se do Live On (acima), um dock com integração ao sistema nervoso do carro. A ideia é usar seu celular (Android ou iPhone) como central multimídia do carro via Bluetooth, a partir de um aplicativo que integra rádio, Waze e Spotfy, além de uma espécie de econômetro que vai te mostrando como dirigir gastando menos combustível. Para carregar o celular há uma tomada USB bem próxima do dock, e para não haver distração alguns comandos podem ser feitos pelas teclas do volante. Resta esperar até a estreia do recurso para ver se a Fiat vai cumprir a promessa de cobrar bem menos que uma central multimídia.
Como anda?
Quem já dirigiu um Uno se sentirá em casa no Mobi, pois, se não olharmos pelo retrovisor interno, a impressão é de se estar dirigindo o irmão maior – o que é bom por um lado e nem tanto por outro. Bom porque a posição de guiar é correta, bem centrada, o volante tem boa pegada e a dirigibilidade geral é bastante leve, seja no peso dos pedais, resistência dos engates do câmbio ou no esforço da direção (que ainda mantém a assistência hidráulica). O lado não muito bom é que, mesmo sendo cerca de 60 kg mais leve que o Uno (dependendo da versão), o Mobi tem desempenho apenas razoável.
Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Fiat-Mobi-41-620x435
Equipado com o conhecido motor 1.0 Fire de 75 cv e 9,9 kgfm de torque, o novato tem saídas morosas e precisa de giros além das 3 mil rpm para responder a contento nas retomadas. Ou seja, é preciso trabalhar bem o câmbio (que nos pareceu mais “justinho” em relação ao Uno apesar de não ter havido troca do trambulador) para não perder o pique, mesmo rodando em ambiente urbano. Ao menos o consumo nos pareceu interessante, com média de 9,5 km/l de etanol num trajeto pela capital paulista, sem muito trânsito.
Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Fiat-mobi-like-on-5-620x413
A calibração de molas e amortecedores é semelhante à do Uno, bem confortável, mas como o entre-eixos e os balanços são mais curtos, o Mobi transmite ser um pouco mais à mão que o irmão, com menor rolagem da carroceria nas curvas e frenagens. Mas nada que tire a boa absorção de impactos, coisa que ele faz com mais delicadeza que o up!, mais firme como todo VW. No geral é um carrinho leve e ágil na cidade, além de ser bastante fácil de estacionar – apenas a visibilidade traseira acabou restrita pela tampa de vidro, já que a parte transparente é pequena.
Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Fiat-mobi-like-on-10-620x413
Salvo atrasos, o Mobi deverá entrar mais sério na briga com up! daqui em 2017, para quando está prevista a adoção do novo motor 1.0 GSE 3-cilindros da Fiat – que estreia no segundo semestre deste ano sob o capô do Uno. Até lá, o compacto da VW seguirá na frente em consumo e, principalmente, performance. Ainda que desempenho não seja prioridade em se tratando de 1.0, é certo que os motores tricilíndricos modernos deixaram a tocada dos “milzinhos” bem mais agradável.
Quanto custa?
Contrariando a expectativa do preço inicial abaixo de R$ 30 mil, o Mobi estreou a partir de R$ 31.900. Mas a versão Easy é totalmente destinada a frotistas que talvez desejem algo mais moderno que o Palio Fire – que segue em produção ao menos até que o Mobi “embale” nas vendas. Já o consumidor comum terá de gastar mais.
Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Fiat-mobi-like-on-7-620x413
A versão que a Fiat considera que será a mais vendida é a intermediária Like, de R$ 37.900, que vem com ar-condicionado, direção hidráulica, limpador/lavador do vidro traseiro, vidros dianteiros elétricos, comando interno para abertura do bocal de combustível e do porta-malas. A versão avaliada, a Like On, já pula para R$ 42.300, adicionando rodas de liga, ajuste de altura do banco do motorista, rádio com Bluetooth, retrovisores elétricos e sensor de estacionamento, entre outros itens – veja tabela completa de preços e equipamentos.
Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Comparativo-mobi.jpg-620x349
Atrás em termos técnicos, a Fiat rebate dizendo que o Mobi Like é R$ 2.090 mais barato que o Take up! com ar e direção assistida (elétrica). E compara a novidade até mesmo com o Ka SE, alegando ser R$ 3.690 mais em conta. No entanto, vale lembrar que o Ka é substancialmente maior, sendo mais concorrente de Uno e Palio do que do Mobi.
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O fato é que, seja qual for o rival escolhido, quase todos eles estão sendo vendidos com descontos nas lojas. Tem Onix a R$ 35.900, Ka a R$ 39.900, up! com taxa reduzida… Com mercado em baixa devido à crise, acreditamos que o Mobi também terá de entrar na guerra de preços para se dar bem.
Por Daniel Messeder
Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Ficha-tecnica
Fiat Mobi Like On
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 999 cm3, flex; Potência: 73/75 cv a 6.250 rpm; Torque: 9,5/9,9 kgfm a 3.850 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga-leve aro 14″ com pneus 175/65 R14; Peso: 946 kg; Capacidades: porta-malas 235 litros, tanque 47 litros; Dimensões: comprimento 3.566 mm, largura 1.633 mm, altura 1.500 mm, entre-eixos 2.305 mm

43Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sex 15 Abr - 17:31

Grilo

Grilo
Administrador

Concordo que o visual dele é o item mais acertado, ainda que quando colocado ao lado de um UP, fica evidente que o projeto ficará defasado rapidamente:

Fiat Mobi 2.016 - Página 3 WP_20160414_11_19_10_Pro1

Agora, pelo preço, não vejo muitas chances de sucesso.

http://www.autouniverso.com.br

44Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sex 15 Abr - 17:39

Fabiano

Fabiano

Desculpa, mas eu fico com o UP!, sem pensar muito...

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45Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sex 15 Abr - 17:51

Grilo

Grilo
Administrador

Fabiano escreveu:Desculpa, mas eu fico com o UP!, sem pensar muito...

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46Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 16 Abr - 12:43

KÜLL



Fiat Mobi: desempenho fraco, consumo alto e preço elevado
Categorias: [url=http://www.car.blog.br/search/label/An%C3%A1lise de Usados]Análise de Usados[/url] , Fiat , Fiat-Mobi 6 Comentários

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O Fiat Mobi é o "novo" veículo do mercado brasileiro que chega para competir no segmento de sub-compactos, segmento de mercado que conta com o Volkswagen Up!, Chery QQ (agora nacional, veja aqui) e Kia Picanto. Neste artigo relatamos nossas impressões sobre o modelo após um test-drive e análise detalhada do interior e dados de desempenho e consumo.


Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Novo-Fiat-Mobi%2B%252864%2529

O Fiat Mobi, como o próprio nome sugere, está sendo apresentado pela Fiat como um novo conceito de mobilidade urbana, ou seja, um carro destinado ao uso prioritariamente em cidade. Para tanto, ele confia em dimensões externas reduzidas (o Mobi é 21 cm menor que o Uno, do qual empresta a plataforma), multiplicidade de porta-objetos - inclusive no porta-malas, novidades em termos de conectividade, preço relativamente competitivo e confiabilidade mecânica (mesmo conjunto mecânico do Uno).

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A ausência de termos como "inovação" ou "modernidade" no rol das características do Mobi se justifica pelo fato de que o "novo" carro da Fiat é baseado em uma plataforma antiga (a do Uno) e adota soluções mecânicas ultrapassadas, como o fraco e ineficiente motor Fire 1.0 de quatro cilindros associado a uma transmissão manual de cinco marchas e assistência hidráulica de direção.

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Assim, para tornar o Mobi "urbano", a Fiat Chrysler teve que reduzir o comprimento da carroceria do Uno em 21 cm, fazendo do Mobi um carro com comprimento total de 3,56 metros (contra 3,77 metros do Uno), e com distância entre-eixos de 2,3 metros (7 cm a menos que os já reduzidos 2,37 metros do Uno).

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O problema é que como a plataforma é a mesma do Uno, que é projetada para comportar um motor de quatro cilindros, não há milagre: ao se reduzir as dimensões externas, sem redução do compartimento do motor, o "prejuízo" vai para o espaço destinado aos passageiros e bagagens.

Espaço interno: mais apertado que o já apertado Uno

E isso fica bem claro ao se ajustar o Fiat Mobi para condução e observar o espaço destinado aos demais passageiros. O carona no banco dianteiro fica com pouco espaço para as pernas, e, ao abrir o porta-luvas, a tampa do mesmo fica apoiada em sua perna.

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A situação para os passageiros traseiros é ainda mais dramática. Mesmo com o banco dianteiro ajustado para um motorista de apenas 1,70 metro de altura, um passageiro de 1,70 metro de altura terá que ficar com as pernas abertas no banco traseiro, o que torna o modelo inviável, do ponto de vista físico, para transportar três passageiros adultos no banco traseiro.

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O porta-malas é outro ponto que impressiona por sua exiguidade. Ao se abrir a tampa do porta-malas (totalmente de vidro), encontra-se um volume típico de um porta-luvas, de tão pequeno que é. E a situação fica agravada pois a Fiat quis criar um sistema concorrente ao S.A.V.E. do Up!, que é o chamado Cargo Box, que piorou a situação. Ao contrário do sistema da VW - que é uma plataforma, com um engenhoso e prático sistema de suporte - o Cargo Box não passa de uma caixa enorme que ocupa quase metade do volume do porta-malas.

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O problema é que o Cargo Box não fica preso no interior do porta-malas, sua tampa cai e fica solta, configurando-se em uma verdadeira "mala sem alça" que ocupa volume no já reduzido porta-malas do Mobi. De qualquer forma, a solução para esse "problema" é simples: não pedir esse opcional, ou, no caso dos modelos que já vem com ele de série, retirá-lo e deixá-lo em casa, ocupado um espaço menos escasso.



O contra-ponto a essa abordagem da Fiat é o Volkswagen Up!: o modelo da Volkswagen é um carro projetado do zero para ser um sub-compacto.

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Assim, seu cofre do motor só comporta motores de três cilindros, e, por isso, tem quase a metade do tamanho do observado no Mobi, permitindo que mesmo com reduzidas dimensões externas (o Up! é 4 cm maior que o Mobi), ele tenha um espaço interno para passageiros e bagagens muito superior ao do Mobi (pois "desperdiça" menos espaço com um cofre de motor menor).

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Ou seja, em termos de espaço interno o Fiat Mobi é uma má surpresa, pois ele é pior até que o Fiat Uno, um modelo que já não era um exemplo de eficiência espacial.

Mecânica ineficiente: desempenho letárgico, consumo elevado

Se no aspecto dimensional o Fiat Mobi é pior que o Uno, em termos mecânicos há um empate, já que motor, transmissão, direção, suspensão, freios são rigorosamente os mesmos do irmão mais velho, mas isso também não é uma boa notícia.

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O Mobi, por ser um Uno encurtado, perdeu cerca de 40 Kg, mas isso é imperceptível em termos de desempenho.

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Segundo testes da revista Quatro Rodas, o Mobi, quando abastecido com gasolina, apresentou uma aceleração de 0 a 100 Km/h em 17,5 segundos - mesmo tempo obtido pelo Uno. Em nossa avaliação, cujo vídeo reproduzimos abaixo, ficamos negativamente impressionados com a lentidão de respostas do Mobi.



Esse número de 17,5 segundos na aceleração de 0 a 100 Km/h o torna mais lento que o já lento Hyundai HB20 1.0 aspirado (veja avaliação deste modelo aqui). Mais que isso, o Fiat Mobi é 1 segundo mais lento que o VW Gol 2017 Comfortline (avaliação aqui) e que o Chevrolet Onix 1.0.

Quando comparado com modelos modernos, como Up! e Ka, a diferença fica ainda maior: O Ford Ka 1.0 é 2,3 segundos mais rápido que o Fiat Mobi, e o Volkswagen Up! 1.0 MPI é nada menos que 3,2 segundos mais rápido. O gráfico abaixo coloca esses números em perspectiva.

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Essa inferioridade do Fiat Mobi em termos de desempenho mostrada pelos números é plenamente sentida ao se conduzir o carro logo nas primeiras aceleradas. Mesmo para quem está acostumado com a lentidão da Fiat Toro 1.8 Flex (veja aqui), o Fiat Mobi surpreende negativamente, mostrando muita dificuldade de ganhar velocidade, com um comportamento amarrado e que evidencia a ineficiência do motor, que mesmo submetido a elevadas rotações não consegue entregar agilidade ao sub-compacto Mobi.

Consumo: Fiat Mobi é o menos econômico da categoria

O problema da adoção de uma mecânica desatualizada por parte da Fiat no "novo" Mobi é que além do desempenho insuficiente, seus números de consumo, segundo o INMETRO, são os piores da categoria, ficando atrás até mesmo do Chery QQ 1.0, conforme mostramos nas tabelas abaixo.

ModeloConsumo de gasolinaConsumo de etanol
CidadeEstradaMédiaΔ MobiCidadeEstradaMédiaΔ Mobi
Volkswagen Up! MPI13,514,61411,7%9,210,29,6510,2%
Ford Ka 1.01315,113,9511,3%8,910,49,589,4%
VW Gol 1.0 201712,914,513,628,7%8,810,39,488,2%
Hyundai HB20 1.012,514,113,225,5%8,59,99,134,2%
Chery QQ11,813,912,751,8%N/A (não se aplica)
Fiat Mobi 1.011,913,312,53N/A8,49,28,76N/A

O quadro acima mostra que o Fiat Mobi, além de oferecer o pior desempenho entre seus concorrentes, é ainda o que apresenta o pior consumo, e isso é resultado direto das escolhas mecânicas feitas pela Fiat, que soma um motor antigo com recursos de assistência ultrapassados, como o direção hidráulica (que contribui para piorar o consumo e o desempenho do Mobi ao roubar potência do motor).

Comportamento dinâmico

A Fiat adotou no Mobi um ajuste de suspensão que é mais firme que o usado no Uno e Palio (carros caracterizados por sua suspensão molenga), mas que ainda assim é mais macia que a observada em Volkswagen Up! e Ford Ka. Esse ajuste, apesar de prejudicar a estabilidade do Mobi em curvas, faz com que as irregularidades das vias sejam menos sentidas pelos passageiros que seus concorrentes.

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Assim, ao se andar com o Mobi em vias esburacadas, com valetas e lombadas, o ajuste de suspensão que prioriza o conforto agrada bastante, visto que a suspensão filtra bem as imperfeições. Além disso, o conjunto mostra-se robusto, de modo que mesmo ao se passar inadvertidamente em uma lombada (como fizemos no vídeo) sem reduzir a velocidade a suspensão não apresenta sinal de batida seca (que indicaria fim de curso) e também não há impacto da parte inferior da carroceria. Ao contrário: ouve-se apenas o ruído seco dos amortecedores trabalhando.

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Esse ajuste macio, associado com a leveza da direção hidráulica (que é muito leve mesmo sem assistência elétrica), faz com que o Mobi transmita conforto ao motorista, o que é reforçado pelo ruído interno baixo, mostrando um bom isolamento acústico.

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É importante considerar, porém, que se sente a carroceria torcer ao superar obstáculos, o que indica que a mesma não conta com um nível de resistência à torção no mesmo nível apresentado pelo Volkswagen Up!.

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A direção, porém, tem uma boa empunhadura, e o volante da versão Like On, com comandos multifuncionais, permite comandar o sistema de áudio e atender e fazer ligações telefônicas sem tirar as mãos do volante - aspecto que reforça a segurança dinâmica do carrinho.

Estética

A estética do Fiat Mobi é outro aspecto que tem sido objeto de elogios de pessoas que estão chegando às concessionárias para conhecê-lo. A dianteira é o ponto que mais agrada, com seu visual agressivo, esportivo e imponente - e que sugere ter sido inspirada na frente do Range Rover Evoque.

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Ao se observar o Fiat Mobi de frente tem-se a impressão de que ele é um carro bem maior do efetivamente é de fato, e isso é claramente um recurso estético para tentar contornar o preconceito do consumidor brasileiro com carros muito pequenos.

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A lateral também agrada, com suas linhas recortadas e pronunciadas, mas, vista de perfil, a frente parecer ser excessivamente pesada para as reduzidas dimensões longitudinais do modelo.

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Finamente a traseira busca também transmitir uma impressão de esportividade - com a porta do bagageiro totalmente preta e confeccionada em vidro estrutural. As lanternas de grandes dimensões reforçam a sensação dimensional.

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O problema dessa estética agressiva e ousada do Fiat Mobi é que sua disposição dinâmica não traduz o que o design sugere. Ao se observar o Mobi com sua dianteira agressiva e esportiva, a decepção com a lentidão das respostas do motor fica ainda mais pronunciada, pois o carro não entrega o que o visual sugere.

De qualquer forma, é exatamente sua estética, mais que seus atributos dinâmicos, de desempenho e consumo, que se consubstanciará seu principal argumento de vendas.

Acabamento

A Fiat Chrysler fez saber, antes do lançamento do Mobi, que o modelo teria padrão de montagem e acabamento "nível Toro", e que seria o carro mais bem montado que sairia da fábrica de Betim (MG).


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Entretanto, ao se analisar mais detidamente os plásticos duros com aspecto de baixa qualidade do interior, peças plásticas com rebarbas e frequentemente mal encaixadas, revestimentos ásperos dos bancos, a impressão que se tem que não há qualquer avanço nesta área quando comparado aos demais modelos compactos da marca, como Uno e Palio.

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A sensação de carro barato fica reforçada pela aparência de baixa qualidade dos plásticos - sem uniformidade - e que não é disfarçada nem mesmo pelas texturas aplicadas ao painel, compondo um interior que está muito longe do padrão de acabamento adotado em seu principal concorrente, o Up!.

Custo x benefício

A ineficiência espacial e dinâmica do Fiat Mobi poderiam ser parcialmente compensadas se as economias de escala e de escopo que a Fiat conseguiu ao usar em seu "novo" carro componentes antiquados se refletissem em um preço extremamente competitivo frente à concorrência, mas isso não se verifica na prática.

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O preço do Fiat Mobi Like (OBS: o Mobi das imagens é um Mobi Like On, com preço de R$ 42.300 reais; clique aqui para ver o vídeo do Mobi Like de R$ 37.900 reaistem preço sugerido de R$ 37.900 reais, sendo R$ 2.090 reais mais em conta que seu concorrente direto, o Volkswagen Up! Take Completo, mostrado no vídeo abaixo.



A questão é que o valor adicional do Up! é diluído ao longo de um período de três anos, pois o modelo da VW é mais econômico que o Mobi. Além disso, o Up! tem vantagens claras, como direção com assistência elétrica, ajustes de altura do banco e do volante (ausente no Mobi Like).

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Já o preço da versão Like On (modelo mostrado nas imagens), de R$ 42.300 reais, coloca o Mobi em um nível de preço mais elevado que carros de categoria superior, como VW Gol 2017 Comfortline (R$ 42.690), Ford KA SE 1.0 (R$ 41.990 reais) e até mesmo do Hyundai HB20 1.0 (R$ 40.545 reais).

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Todos esses modelos compactos apresentam desempenho superior ao Mobi, consumo menor, mais espaço interno.

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É bom lembrar também que, em se tratando de um carro urbano (congestionamentos), a Volkswagen oferece o ótimo Up! I-Motion (veja nosso teste de longa duração com esse modelo aqui) na versão Move (com os mesmos itens do Mobi Like On, incluindo o sistema de som) por R$ 44.890 reais. A transmissão I-Motion do Up!, ao isentar o motorista de trocar marchas e acionar a embreagem, resulta em um nível de conforto ao motorista muito elevado, especialmente em congestionamentos, como mostramos no vídeo abaixo.



Ademais, o motor do Up! é tão superior ao do Mobi, que mesmo o Up! equipado com transmissão de operação automática, ainda assim ele é mais rápido, veloz e econômico que o Fiat Mobi.

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Dessa forma, em face dos preços apresentados pela Fiat para o Mobi, consideramos que ele não apresenta uma relação custo x benefício favorável frente aos concorrentes de mercado.

Conclusão

O Fiat Mobi chega ao mercado para disputar o segmento de sub-compactos, trazendo uma estética ostensiva e esportiva, desempenho mais fraco que de todos os concorrentes e consumo mais elevado que todos eles também. O espaço interno e de porta-malas é o pior da categoria, assim como o acabamento interno não é melhor que o do Uno.

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Ademais, a relação custo x benefício também não é favorável, já que o Mobi chega a ser mais carro que modelos compactos mais modernos e eficientes que ele.

47Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 16 Abr - 12:45

KÜLL



Em que pese a sensação de que este site é "VW friendly", concordo.



Última edição por KÜLL em Sáb 16 Abr - 15:32, editado 1 vez(es)

48Fiat Mobi 2.016 - Página 3 Empty Re: Fiat Mobi 2.016 Sáb 16 Abr - 14:23

R8V

R8V
Administrador

KÜLL escreveu:Em que pese a sensação de que este site é "V friendly", concordo.
2.

E "3" : o up e mais negocio que o Mobi.

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